A convocação da Seleção Feminina



José Roberto Guimarães anunciou uma longa lista de convocadas para a Seleção Brasileira, que neste ano será dividida em dois times para as disputas do Grand Prix e do Pan-Americano (vejam mais tarde trechos da coletiva no L!Net)

Várias das atletas já estão treinando desde o fim da participação na Superliga. Outras irão se juntar mais adiante, após as férias e a participação do Mundial de Clubes, no caso das atletas do Rexona-Ades.

Convocação da Seleção feminina (Divulgação)

Convocação da Seleção feminina (Divulgação)

Já Fabiana e Sheilla estão fora deste início de trabalho, ganhando um período a mais de descanso. Era um pedido antigo da dupla, que agora foi atendido. Entre nomes que poderiam estar abaixo, o blog apurou que a central Bia e a líbero Suellen, ambas do Sesi, não aceitaram a convocação.

Eu não precisaria dizer que será um período de muitos testes, a julgar pela quantidade de jogadoras que estão tendo a primeira chance na Seleção adulta e também pela oportunidade que voltou a ser dada para outras mais experientes.

Confira a lista:

Levantadoras: Dani Lins, Fabíola, Ana Tiemi, Macris, Juma e Roberta

Opostos: Joycinha, Monique, Ivna, Jéssica, Ana Paula

Centrais: Adenízia, Carol, Angélica, Bárbara, Fran, Juciely, Letícia Hage, Mayhara, Mara Leão e Thaisa

Pontas: Ellen, Fernanda Garay, Gabi, Jaqueline, Mari Paraíba, Michelle Pavão, Natália, Rosamaria, Suelle

Líberos: Camila Brait, Léia e Sassá



  • Vinícius

    Então o jogador (a) que recusou seria Bia?? Diante os fatos não convocaria Juma e sim Naiane do Minas.

  • Alan

    E a Rosamaria?

    • Daniel Bortoletto

      está lá. faltaram dois nomes no meu control C/control V. Agora estão lá Rosamaria e Suelle

      • marcian

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        eu ri do “faltaram dois nomes no meu control C/control V” =P

        • Daniel Bortoletto

          só falei a verdade

  • Marcelo

    Fabiana e Sheilla pediram dispensa temporada passada, foram atendidas e depois voltaram atrás, precisaram de um Mundial pífio para perceber que ninguém é de ferro.

    • Nilton

      Pífio? Ser vice campeã mundial é fazer um campeonato pífio? Seilá viu, acho que sou de outro planeta…

      • Marcelo

        O Brasil foi vice? Falha minha, estão de parabéns.

      • Juliano

        Qm foi vice foi a sel. masculina. A feminina ficou com o bronze, pois perdeu nas semis para a seleção campeã, a dos EUA.

  • Walber

    A Suelle ponteira do sesi não foi convocada?

    • Daniel Bortoletto

      está na lista. atualizei o texto: tinha esquecido dela e da Rosamaria

    • Antonio Silva

      Suellen joga bem, mas nunca será top com aquele peso, se perder uns 10kg poderemos ver se não perde o toque. Bolas difíceis e afastadas são impossíveis para ela, como os voos da Gabi na defesa ou da Adenízia na cobertura. O esporte impõe restrições e peso e altura são opções inevitáveis e inescapáveis no volei.

  • klaus

    Por favor quero a Bárbara de oposta.Aliás, que excesso de centrais.Preferia mais ponteiras convocadas pois pra mim esse é o ponto fraco da seleção.Nada contra a jogadora, mas Jéssica não dá.E com relação à Bia, é uma pena não vê-la na seleção mas é um direito dela e temos que respeitar.

  • Ricardo

    Zé Roberto deixar Naiane de fora é injusto, afinal convocou juma, tiemi e Roberta!

    • Drica

      Muito injusto. Juma e Roberta eram reservas, enquanto a Naiane saiu de 3 reserva para titular absoluta.
      Não concordo com a convocação da Ivna, Angélica, Hage, Jéssica e Roberta. Sassá já deu e Mayhara jogou umas 3 vezes no máximo. Difícil entender o que se passa na cabeça do Zé.

  • fernando

    Roberta (NIKI LAUDA)……afff !!

    • Edu

      Roberta = Gamovinha: sem a marra da maior mas muito tímida.

  • Marcelo

    O bom dessa convocação é que diferente da seleção masculina todas terão chances iguais de mostrar trabalho e de acordo com o desempenho dos treinos o grupo será dividido para o Pan e GP, não há uma pré-divisão já existente.

  • fernando

    Antes ter convocado a NAIANE

  • Claudiane Duarte

    Daniel, vc sabe a justificativa da Bia e da Suellen para não aceitarem a convocação?

  • Iuri

    Casal Bia e Suellen pediu dispensa…que coisa estranha…

    • AndersonRexona

      Elas são mesmo um casal?

      • Iuri

        Aparentemente sim…e nao parecem esconder pelo que vejo nas redes sociais. Se forem mesmo, acho legal!

        • AndersonRexona

          Eu também! Pergunto porque depois da final da superliga, as encontrei na saída do arena e meio que juntos fomos almoçar num lugar próximo. Quando as chamei para tirar fotos, o jeito da Suelen me chamou atenção, pois nunca tinha percebido nada. Depois desse dia fiquei olhando algumas fotos na net e percebi que elas estão sempre juntas!!! Sou muito fã da JOGADORA Suelen e sei que não é legal gostar mais das pessoas por causa desse detalhe, mas a identificação acaba rolando e eu passo a gostar mais ainda. hehehe

          • Edu

            Detalha esse “meio que juntos fomos almoçar”.Foi segurando vela?.E meus caros o mundo evoluiu.Uma das razões que esta impedindo a Ana Moser de ser aprovada como autoridade geral olímpica e ser assumidamente gay sofrendo restrições de uma ala mais conservadora do Congresso.Outra jogadora em atividade é absolutamente franca no seu instagram com declarações rasgadas a sua namorada.E uma pessoa muito integra,feminina , séria e não tem nada a esconder ou se constranger com sua opção sexual.

          • AndersonRexona

            hahaha, segurando vela não. Elas estavam com outros amigos, inclusive a Mari Cassemiro, e eu estava com meus amigos. Não estávamos juntos, mas caminhando para uma “praça de alimentação”, meu grupo próximo do grupo delas.
            Nossa Edu, como você tem esta informações “privilegiadas”. As “curiosidades” sobre o mundo do vôlei que você posta me parecem ser sempre verídicas.
            Que jogadora é esta que é assumida?

          • Edu

            Eu não tenho informações privilegiadas não.Consegui apenas ter a sorte de assistir a dois mundiais em loco.Um deles, em 2002, passei uma semana em Mendoza no mesmo hotel com os jogadores e naquele tempo era mais fácil e informal o contato.Quanto a revelar a informação: ela é publica pela opção da jogadora.O Instagram dela é aberto e ela não tem o maior constrangimento de declarar seu natural amor pela namorada e estima pelo relacionamento.

    • Billy

      Pois é Iuri…voce e o luiz aqui do blog( que também são outro ¨e stranho¨casal aqui do blog)também poderiam pedir dispensa e nos poupar dos seus péssimos comentários.Eu soltaria rojões para comemorar.Na verdade a Bia e a Suellen pediram dispensa porque é um saco aturar o ZRG na seleção.

      • Ricardo

        Que comentário sem propósito

      • Sergio Roberto Santos

        Então quando a seleção tiver um técnico do gosto delas, elas podem voltar.
        Nós vamos esperar as duas

      • Iuri

        Vc é doente…coitado…nao chamei ninguem de estranho… se nao quiserem aturar o ZRG na selecao, entao que mofem no clube, sendo vice e bronze eternamente de tudo q participam…

  • JESSICA, IVNA E ROBERTA?

    Não dá pra entender é Jéssica, Ivna e Roberta. São horríveis. É uma falta de noção deixar a Naiane de fora depois do que ela fez na Superliga. Levantadora talentosa demais para ser preterida pela péssima Roberta.
    O fim é Ivna e Jéssima. Essa foi de doer.

    • Fernando

      Eu acho que o ZRG tá de saco cheio da seleção e resolveu chutar o balde de uma vez por todas convocando essas três, e pior é que a Adenízia e Juma fecham essa lista horrível, vai ser só toco, balão, china que não volta mais, carão, saco de pancadas

    • Juliano

      Não acho a Roberta horrível. Eu a acho uma boa levantadora. É rápida e alta.

      Bernadinho não investe nela a toa. Se fosse horrível como tivesse falando, não estaria há tantos anos sendo preparada. Quando entra no lugar da Fofão, sempre vem jogando bem. Em algumas partidas, é ela quem salva o Rio por causa da recepção e a falta de vigor físico da Fofão.

      • AndersonRexona

        Penso igual. Afinal, ela aprendeu com as duas melhores!!!

      • Aline

        Assino embaixo!!! Roberta é uma boa levantadora, está no REXONA há vários anos. Discípula de FERNANDA VENTURINI e FOFÃO, aprendeu muito com essas 2 GRANDES MESTRAS.
        BERNARDINHO não investe em quem não tem futuro, se Bernardinho não acreditasse no potencial de Roberta, ela não estaria no RExona por tantos anos seguidos!!!

  • Alex Lima

    IVNA?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?

  • Edu

    E atirar a torto e a direito mirando qualquer alvo.A Suellen foi a melhor libero da ultima Superliga tem o melhor toque da posição no voleibol brasileiro mas sofre um tamanho bulying que se poupou dessa experiencia adicional.Talvez aproveite esse período da folga para fazer uns exames e se condicionar melhor fisicamente fora dos holofotes de treinamento.Bia tem pretensões maiores fora do voleibol profissional e já deixa isso claro.É um direito dela.Outra coisa, como justificar convocações de jogadoras que ficaram a temporada quase inteira no banco como a Mayara. E a Adenizia pelo que joga há dois anos nem merece uma convocação pelo número de centrais convocadas.Vai na cota fez parte do grupo olímpico.Na campanha do Mundial e Superliga ela ficou dezesseis partidas consecutivas sem ser relacionada até para o banco.Justifica agora uma convocação?Roberta,Ivna,Jéssica,Leticia Hage,Mari Paraiba não me entra no critério selecionáveis.Fabíola e a Fê merecem umas férias de uns dois meses pois jogaram muito mais minutos em quadra e viajaram entre países que a Sheilla e a Fabizona juntas ( que se escoraram no critério titular indiscutíveis).Sassa nem esta jogando oficialmente como líbero e como pode ser convocada.A líbero Nine do São Caetano que ficou boa parte da temporada lesionada é uma verdadeira leoa na defesa mesmo sendo uma jogadora mais veterana (33 anos).Para finalizar essa coisa de cadeira cativa na seleção é uma atitude que dificilmente não se mostra equivocada e burra com o passar do tempo.Veja a Kristin Hildebrand.Fez boa temporada pelo Campinas e era capitã e titular da seleção estadunidense.Aos poucos e em menos de ano e meio na transição do mundial perdeu a titularidade,depois a capitania e nem fez mais banco na sua seleção.Foi contratada pelo Fenerbache descendo da titularidade para a reserva e nessa ultima fase nem mais foi relacionada para o banco.

    • Edu

      Digo Mundial e Grand Prix.

      • Marcelo

        Que comparação descabida, quem é Hildebrand para ter cadeira cativa em algum lugar? Ela só foi titular no Fenerbahçe porque Bosetti estava machucada, era óbvio que com tantas estrangeiras na equipe ela ia ficar na arquibancada durante o campeonato turco e ser banco na CL, na seleção mesmo ela só se garante porque é da panelinha Stanford-Penn State-Nebraska.

        • Edu

          Ela foi titular do Campinas.Foi capitã da seleção estadunidense.Foi titular e foi perdendo espaço com o decorrer da temporada.Foi contratada antes da Bosetti para no Fenerbache portanto não havia interesse que ela fosse expectadora de arquibancada.Perdeu espaço .Apenas registrei a trajetória.Ela jogou uma boa temporada pelo Campinas.E se constatarmos o o índice de modificação de elenco da Olimpiada para o Mundial um dos últimos lugares no voleibol onde existe panelinha e a seleção estadunidense.Outro fato nenhum clube que disputa a CL e que já foi campeão mundial e europeu contrata estrangeira com obrigação de regularizar todo tramite burocrático na Turquia para ela assistir o campeonato das cadeiras dos ginásio.Passar bem.

          • Marcelo

            Sério que você está comparando ser titular na liga brasileira com ser titular na liga turca? Até a Fofão passava jogos e mais jogos na arquibancada, Lo Bianco idem, até parece que a fraquíssima Hilderbrand não ia passar, se você acha que uma atleta ser aunciada primeiro quer dizer que ela vai ser titular, não entro em mais nenhuma discussão com você, já que por aí dá para ver o quanto entende de vôlei.

            E mais, se os EUA não tem panela como que a Hooker foi afastada por indisciplina e uma husker queridinha do técnico fez a mesma coisa que ela e não levou nem advertência? Tanto que o Beal é completamente a favor da volta imediata da jogadora vista tamanha injustiça.

          • Edu

            Eu entendo tanto de vólei como entendo de arroz e feijão e prefiro os bem preparados.Eu não te chamei para nenhum debate então fique com sua opinião , que respeito mas abomino na causa xiita de que eu sei demais.Que eu tenho a minha, calcada na minha absoluta despretensão de saber com sua tamanha profundidade.

  • Lucas

    Convocar a IVNA FOI DMAIS!!!! SÓ DÁ BALÃO. NA FINAL, N JOGOU NADA.PODERIA TER CHAMADO A MAEI, ENTÃO. PALHAÇADA. IVNA??? É CADA UMA.DE 100% DAS BOLAS Q RECEBE, SÓ CRAVA 10%.SÓ É BALÃO. SERIA MELHOR TER CHAMADO A REGIANE. MTO MELHOR.

  • marcian

    Ivna e Jessica foram convocadas por falta de jogadoras?
    Jesus amado, tenho ate medo dessas ai em quadra contra uma seleção mediana.

    Mas, vou torcer pra algumas fiquem inspiradas com a camisa da seleção e voem! Bora brasil!

  • Felipe

    Alguém sabe da Roberta, central do Brasília? Estava jogando incrivelmente bem e merecia uma convocação, porém teve uma lesão e não sei se isso interferiu. Realmente é difícil de engolir A convocação de Jessica. Também não entendo convocar Mari Paraíba e deixar a Thaisinha do São Cartano (que comeu bola nessa temporada) de fora.

  • Mari

    Uma pena a Bia não aceitar a convocação, mas a Mayahara ser convocada é brincadeira. Outra, convocar a reserva da Juma e não a Naiane.
    Tirando a surpresa da Sassá, de resto tudo ok.
    Outra coisa, não convocaria a Garay, a Dani Lins, a Fabiola e a Thaisa. Deixaria elas descansarem pq no ano q vem é o título mais importante, não precisamos nem de Pan e nem de Grand Prix. Precisamos do tri olímpico!!!

    • Juliano

      Mayhara e Bia é trocar seis por meia dúzia. Gosto das duas, e vejo uma vantagem um pouquinho maior na Mayhara por ser melhor atacante. Era a única central que o Praia tinha que prestava. Uma pena ter ido ao Rio para ser banco.

      Como Bia pediu dispensa, acho justa a convocação, ainda que ela tinha bancado boa parte da competição. Sou mais ela do que a Letícia. No lugar da Letícia para mim o ZR tinha que ter convocado a Roberta.

  • Ivna?Me poupe…ela não é jogadora de seleção, assim como a oposta Andreia, que foi convocado e foi um fiasco na seleção.Roberta, meio do Brasilia merecia ter sido convocada.

  • Daniela

    A minha pergunta é: Qual o critério utilizado por ZR pra convocar Jéssica??

    • Marcelo

      Jéssica é a Hill brasileira, atleta universal, joga como central, oposto e ponta.

      • Juliano

        Faz várias funções e nenhuma satisfatoriamente, o que é uma pena.

  • Fernando

    Ivna e Jessica, duas presépios! Vão la para dar balão e fazer carão com a Adenízia que é mais uma figurante enfeite na seleção!

    Abriram a gaiola do mau gosto na seleção, é piada né Brasil??

  • Sergio Roberto Santos

    Uma coisa é respeitar uma opinião, outra é concordar com ela. O maior sonho de todo atleta é defender a seleção brasileira. Ser convocado e não ir me parece um contra senso, é o máximo da carreira profissional.
    Podem pensar que é “patriotada” e é mesmo.

  • Junior Lins

    Fala sério essa convocação:
    No dia em que a Elen, Michele Pavão, Mari Paraíba, Jéssica, Angélica, Mayhara, Letícia Hage forem melhor do que a REGIANE e merecerem essa convocação aí sim nós teremos uma convocação decente, MAS COMO ELAS NÃO SÃO, isso é injusto. O único problema da Regiane, que tem suas limitações, mas me digam, essas 3 acima também tem as suas limitações, é ser treinada pelo Bernardinho, não faz parte da panela desse Zé Mané. Digo mais, a Sassá ser convocada porque é GENTE BOA é de uma coerência sem tamanho, e isso porque é para disputar JOGOS OLÍMPICOS NO BRASIL. Esse é o esporte brasileiro, a seriedade que damos a ele, depois reclamam do 7×1 que a Alemanha aplicou no futebol. No voleibol nós não estaremos livres de um 7×1 também. São essas coisas que levam o esporte para baixo. É Zé Mané, a sorte está lançada, se não ganhar medalha de ouro no Rio, de nada adiantará ter 3 medalhas de ouro em Jogos Olímpicos.

    • lucoelho

      Concordo com relação a Regis. Tinha vaga para ela ali. Quanto a Sassá nem tanto… Ter equilibrio emocional é importantissimo, especialmente quando se é país sede dos jogos. Um atleta que compoe bem grupo pode ser muito util para promover esse equilibrio. Muito pior foi a convocação da Natalhia sem condições de jogo nos jogos de londres (e sem assumir que ela era uma liderança e/ou um ponto de equilibrio importante na equipe).

      • Marcod

        Régis tem uma físico privilégiado, lembra a Calderón, chegou a seleção principal anos atrás sobre grande expectativa, o problema é que ela é super preguiçosa nos treinos, isso atrapalha a evolução de qualquer atleta.

        • AndersonRexona

          Concordo. Acho ainda que ela não tem muita confiança. No jogos que eu vou o que mais grito é “acredita Regis”… rsrsr

  • Lucia

    Coitada da Dani Lins, vai ter que se virar sem Fabiana e sem oposta.

  • Billy

    Espero que a outra central titular(depois da Thaísa) seja a Mara(1.92m).As outras não são grandes coisas,além de serem mais baixas.A Adenízia eu acho um horror(só tem carão e á nível internacional é ruim mesmo).

  • Ju

    Todas já previstas! Jucy e Roberta são surpresas boas, Roberta merecia a convocação há um tempo já. Pelo visto, Zé vai mesclar as seleções, Sheilla e Fabiana com descansos merecidos, campeonato Turco é longo demais. Rosamaria vem de ponta, mas rende muito mais como oposta.

  • Raffy

    Meu Deus, quando pensei que nada mais me surpreenderia depois das convocações iniciais, me vem Ivna, Mayhara e Sassá. ZRG não deve tá bem não. Já que é pra descambar tudo, poderia ter convocado no lugar da Ivna a Thaisinha, Renatinha, Regiane, Carla ou Bárbara (as 3 últimas improvisadas) esforçadas e que rendem muito mais. Para central, cadê a Roberta? Coloca no bolso a Hage, Mayhara, Fran e Angélica. Bia também faz falta na lista mas infelizmente prefere não aceitar. Uma pena! Nem digo mais nada em relação a Adenízia porque mesmo não rendendo nada há temporadas, ela faz parte da “panelinha”. Mas levando em consideração esse “seleto” grupo de centrais mencionados acima até que ela é a melhorzinha. Cadê Naiane? Perdendo vaga pra Juma (reserva em seu clube) e Tiemi (até gosto dela mas já teve suas chances e nunca convenceu)? Se é pra testar, vamos testar gente nova. Quanto a líberos, levar Sassá chega a ser bisonho. A mesma nem chegou a atuar na função por nenhuma temporada e é convocada? Nem mostrou trabalho e já merece convocação? Ainda mais tendo Tássia como opção. Uma pena Suellen não aceitar, apesar do físico ela é boa, seria interessante. E a justificativa pra convocação de Sassá foi pior ainda. Achei um absurdo. Tô até vendo, outra pra fazer parte da “panelinha”. Aí me pergunto, qual estímulo uma jogadora terá pra jogar, se esforçar, render em seu clube, estar apta pra Seleção se na hora de convocação pra copetições importantes (Olimpíada e Mundial) ser da “panelinha” conta mais? Será esse o pensamento de Bia e Suellen? Se for, eu entendo perfeitamente…

    • Raffy

      Só lembrando que Bárbara (com qual justificativa eu não sei) foi convocada sim mas para vaga de central e nem titular era em seu clube nesta função, antes de ser improvisada como oposta na vaga de Monique. Melhorando o seu fundo de quadra ela dá de 10×0 na Ivna como oposta.

  • Bernardo

    Pq Juma e Roberta e não a NAIANE?
    Pq Hage, Fran e Angélica e não a Roberta do Brasília?
    Espero ver a Rosamaria como oposta, e até a Bárbara e a Natália podem ser usadas nessa função, pois a coisa pro Brasil tá feia neta posição. Pode colocar qualquer uma menos a Jéssica, como ela conseguiu ser convocada, até agora não entendi.

MaisRecentes

O novo conceito da FIVB para 2018



Continue Lendo

Apenas Lebes/Canoas faz o dever de casa na rodada



Continue Lendo

Um líder por pontos ganhos. Outro por pontos perdidos



Continue Lendo