A assustadora derrota do Brasil na Liga Mundial



Esqueçam as partidas instáveis do Brasil na fase de classificação da Liga Mundial. O que estava ruim ainda podia piorar.

A derrota categórica por 3 a 0 para o jovem e inexperiente time de Cuba acende todos os sinais de alerta que existem antes da Olimpíada de Londres.

Faltam adjetivos para definir a atuação do Brasil: desastrosa, apática, errática, assustadora, desinteressada… E olha que não estou exagerando. Vejam a frase de Leandro Vissotto no Twitter: “Pior jogo que eu participei na minha história na seleção!”.

Outra frase sintomática retirada do Twitter é do central Gustavo: “Tá difícil até de entender o modo da Seleção jogar. Realmente não é o que sempre nos caracterizou”.

Muito difícil compreender mesmo. A Seleção teve duas semanas para treinar, desde que perdeu para a Polônia e ficou perto da eliminação na Liga. Alguns jogadores que estavam com problemas físicos puderam se recuperar. Bernardinho pôde testar variações, como Leandro Vissotto no lugar de Wallace no time titular que começou o jogo em Sofia hoje.  Não deu certo. E não foi só ele. Ninguém deu certo. Nada funcionou.

Não vou ficar fazendo conta para que o Brasil passe para as semifinais. Vencer a Polônia, torcer no jogo seguinte, blá, blá, blá. Isso é o de menos. Está cada vez mais claro que este time vai precisar se reinventar em 20 dias para chegar a Londres no patamar que nos acostumamos a ver nos últimos anos. Talvez como nunca precisou fazer antes em espaço tão pequeno de tempo. E provar mais uma vez que gosta de superar as maiores adversidades que atravessa.

 



  • Bethania

    A recepção foi péssima,o ataque inexistente e o saque não entrou. Esse é pra esquecer!

    • Rogerio

      Somente iremos esquecer se a Seleção mudar tudo.
      Principalmente o paneleiro do Bernadinho – Já fez muito pela seleção é hora de passar o bastão.
      Para mim, não é novoidade nenhuma.
      Com Giba (lesionado);
      Dante (lesionado) muito decadene;
      Ricardinho – não consigo enter a convocação. Quando jogava, o paneleiro expulsou o “incomodo”.
      Murilo – joga muito – mas não machucado.
      Serginho – 38 anos – dá lugar para outro sr. firula.
      Mario junior – Vai desagregar no teu time.
      Rodrigão – não é nem reserva de time da superliga.
      Visotto – O que tm esse cara que não joga na seleção.
      A questão é de mudança.
      Fora ex-atletas e paneleiro.

    • SURRA DOS JUVENIS DE CUBA

      A seleção masculina adulta do Brasil levou uma tremenda surra dos juvenis de CUBA que sequer conseguiram se classificar às olimpíadas. Interessante que o divisor de águas disso tudo foi o “RETORNO DO RIGORDINHO”. O corte de MARLON p/ garantir a vaga do ultrapassado RIGORDINHO não foi digerido pelos companheiros da seleção. O clima ficou ruim, o grupo está dividido. MARLON foi injustiçado e muitos colegas do grupo não estaõ satisfeitos com essa situação. Na verdade quem convocou o RIGORDINHO não foi o BERNARDINHO foi o próprio ARY GRAÇA e um LOBBY enorme por parte da imprensa, prinicpalmente da GLOBO/SPORTV. Psicologicamente a seleção está fragilidade e os mesmos jogadores não conseguem mais render e obter os mesmos resultados que vinham tendo até o ano passado. Com MARLON e BRUNO o Brasil foi campeão MUNDIAL em 2010, e BRONZE na COPA DO MUNDO vencendo a RÚSSIA e a POLÔNIA, ouro e prata, no torneio. A baque psicologico do corte de MARLON p/ a manutenção do RIGORDINHO foi enorme e parece irreparável. O mesmo vai acontecer com o corte da FABÍOLA no feminino, uma “ENORME INJUSTIÇA” do Zé que nunca gostou da FABÍOLA pessoalmente e não como jogadora.

  • carla

    Daniel no comment! O q se passa com Murilo? So abana a cabeça! Acho nossos centrais pessimos, p nao dizer pior, tirando o sidao. O q faz lucao na seleçao? Erra mts saques. Acredito no Bernadinho mas ele tera q arriscar c lucarelli, wallace, thiago, pq Dante, Murillo, Vissoto ficaram pelo caminho.

    • Vívian

      Murilo anda treinando com a Jaqueline.. Não passa, não ataca e não bloqueia mais..

  • Paula

    Pior do que tentar entender a apatia do time brasileiro no jogo de hoje é tentar entender o porque do Bernardo não ter mexido no time no terceiro set. Já que as coisas já não estavam boas mesmo, porque não colocar Ricardo e Giba no jogo? Receio de piorar o jogo? Ué, mas tinha como ser pior do que perder de 3 a 0? Pra que ter banco se não vai usar? A entrada de Ricardo poderia mudar o esquema tático do jogo. O Giba poderia ajudar mais na recepção e melhorar o passe. Porque não arriscar? Pior que estava, não iria ficar.

    • rodrigo

      minha filha vc viu o o jogo passe horrivel hoje ñ tinha ricardino ou ball q desse jeito.

      • Paula

        Eu vi sim Rodrigo, mas pra que ter banco se nem se arrisca mexer no time? Talvez (digo talvez, não tenho bola de cristal) o passe pudesse melhorar um pouco com o Giba. Talvez o Ricardo conseguisse fintar melhor o bloqueio. Como saber se nem arriscamos essa possibilidade?

        • CMA

          o Dante com bloquei simples atacou uma bola no meio da rede. Acho que o Bruno não jogou bem, mas a verdade é que os ponteiros estão péssimos.

          Nunca vi tanto ataque para fora.

        • Taís

          Talvez pq o Giba ainda está sem ritmo de jogo e como tudo estava horrível, sem ritmo, era só piorar o que seria impiorável hahahaha essa foi rima

        • Luciano

          Se eu fosse o Bernardinho levaria a Camila Brait.rsrsrs..
          Brincadiera ess sele ção.. viu… não quer ganhar não vai C…

  • rodrigo

    EU JÁ FALEI TODO MUNDO COLOCAVA A CULPA NOS LEVANTADORES MAIS PODE SER COM BRUNO RICARDO, RAFHA, WILLAN, O NOSSO MAIOR POBLEMA SÃO OS PONTEIROS FRACOS SEM POTENCIA E ISSO FICA MAIS CLARO VENDO LEON JOGAR A BOLA Q VEM ALTA VEM BAIXA ELE VIRA E BELL 1,88 COM PODE. É TÁ DIFICIL MAIS.

  • Debora correa

    Conta pra mim como o Brasil quer ganhar alguma coisa sem ponteiros? O Dante esta uma temeridade! Sem comentarios! Ha algo de muito podre no reino da Dinamarca!

  • Debora correa

    Alias, o grupo esta totalmente rachado!

    • CMA

      também acho, nos pedidos de tempo era cada um para um lado.

      estão todos pagando por dez anos de panelas.

      Fora todo mundo. deixa só o Wallace

  • Torcedora de volei

    Daniel, quem jogou? (time)

    • Daniel Bortoletto

      Bruno, Vissotto, Murilo, Dante, Sidão, Lucão e Escadinha

      • Torcedora de volei

        ainda bem que o Ricardinho não estava. Senão a culpa era dele.

  • Naty

    É Daniel….esse jogo realmente é daqueles para esquecer.
    Bernardinho não quis mexer no time. Apenas poupou Murilo de participar desse jogo horroroso. Poderia ter tirado Dante, Bruninho, Lucão….todos estavm horríveis. Mas, na minha humilde opinião, Bernardinho não quis tirar o Dante para ver até onde ele pode ir. E sinceramente, acho que Dante ratificou sua péssima fase e seu corte para as Olimpíadas.
    Triste ver nossos ponteiros com tanta dificuldade de virar bola. Agora quem tanto criticou os levantadores está percebendo que com Bruninho ou Ricardinho o time perde do mesmo jeito.
    Obs: O QUE ERAM AQUELAS LARGADINHAS DO DANTE E AQUELE ATAQUE DELE NO BORDO INFERIOR DA REDE? sem mais……

    • Taís

      falou tudo!! Candei reclamações e ofensas ao Ricardinho e ao Bruninho.

      Não temos meio de rede, não temos ponteiros eficientes, tirando o Wallace e mais ou menos o Thiago. Acho que chegou a hora de arriscar tudo, testar Lucarelli, wallace, Thiago e ver o que se pode fazer. Temos que ter consciência que a safra não é lá grande coisa neste momento.

      • Taís

        *Cansei das (…) – corrigindo

        • Naty

          Pois é…..tem que colocar mais garotos pra jogar….Lucarelli tem que ser testado….pior que Dante e Giba ele não está….não sei pq o medo de colocar jovem pra jogar…..

  • Geraldo M

    Eu só tenho que dizer o seguinte.. Eu não acreditei no q vi, essa não é a seleção que gostamos de ver!! Onde estava aquela raça e garra de sempre? Mudanças já!!!

  • CMA

    o pai de santo do Marlon é a coisa mais poderosa que já vi na vida.

    Manda todo mundo embora e vai para Londres com o time B, qualquer coisa é melhor que isso.

    e o Giba, vai para Londres sem ter endrado em quadra??daí é fácil ganhar a vaga né??

    tem que trocar a comissão técnica e assim sumir com todos os medalhoes. Bernardo já desistiu, o cara que começa o jogo com o Vissoto, e deixa o Murilo em quadra. não quer mais ganhar nada.

  • CMA

    Cade o Willian, cade o Renan, cade o Tavares cade o Lucarelli. chega de cara velho que não consegue colocar uma bola no chão.

    quantas bolas para fora o Murilo colocou???

    acho que o Bernardo esta tentando esconder o jogo, por isso que o Ricardo e o Giba não entram em quadra.

    • Paula

      CMA, como assim esconder o jogo? Essa derrota pra Cuba praticamente nos tira da Liga, certo? Você diz esconde o jogo para Londres? Também não entendi porque o Bernardo não arriscou com eles. O que de pior poderia acontecer?

      • CMA

        parece que rola um boato na Europa que esta todo mundo morrendo de medo do Ricardinho, então o Bernardo esta escondendo o jogo.

        eu estou tentando é arrumar desculpa para o GIba e ele não jogarem, porque não faz o menor sentido. um foi para lá para ser o salvador da patria, e não joga mais, o outro não joga a seis meses, e vai para Londres sabe-se lá como

        • tiago

          hahaha europeus com medo do rigordinho?ta de brincadeira ne?

  • klaus

    A única explicação para uma atuação lastimável dessas seja que a nossa seleção esteja escondendo o jogo e se fazendo de “morta”.Se era para demonstrar tanto desinteresse assim, cedesse a vaga para outra seleção ou levasse uma equipe jovem.Como pode os nossos ponteiros praticamente não colocarem uma bola no chão?Onde foi parar a potência de ataque?Nossos ponteiros praticamente não saltam mais!Sou otimista e quero muito acreditar que serei surpreendido nas Olimpíadas.

  • tiago

    Daniel, não vi o jogo, mas pelas estatísticas da FIVB o Brasil foi melhor apenas no ataque. No bloqueio e no saque fomos pior e demos 26 pontos de erros para Cuba.
    O passe pelo jeito não funcionou novamente, correto?
    Pelas estatísticas, o Murilo e o Vissoto foram um desastre em quadra, só marcaram 2 pontos.
    Mas pelo que você disse o time inteiro foi ruim. Estranho.
    Ou o time está escondendo o jogo, ou tem algo de errado no quesito relacionamento.
    Saiu uma notícia, que carece de verdade, de que o Ricardinho tinha pedido para sair da seleção na etapa de São Bernardo. Será que a presença de Ricardinho está atrapalhando o time?
    Na minha opinião, o time está velho, não houve renovação do elenco que fracassou em Pequim, a maioria dos jogadores já passou dos 30 anos, não tem mais condicionamento físico e técnico de um time jovem.
    Abaixo:
    1) Giba: 36 anos, não atuou na última Superliga, é um ponteiro baixo hoje em dia, não é aquele jogador de antigamente, não tem mais condicionamento físico e velocidade;
    2) Sérginho: 36 anos, já não é mais o mesmo, não passa bem e não defende como antes;
    3) Rodrigão: 33 anos, foi reserva no Sesi na última Superliga, andou machucado;
    4) Ricardinho: 36 anos, está gordo, lento, ficou 5 anos fora da seleção;
    5) Murillo: 31 anos, está mal ultimamente, não tem mais um bom passe, não vira bola ultimamente e é baixo para os padrões atuais;
    Essa é a turma dos que passaram dos 30 anos, fora os que estão na seleção e que nem nível de seleção tem.

    • CMA

      Faltou o Dante, que parece o mais velho de todos.

      atacou uma bola com bloqueio simples na parte de baixo da rede.

      Murilo hoje parece mais velho que o Giba.

    • Joau

      Bruno pelas estatísticas da FIVB é o primeiro dos levantadores tem 10:33 de pontuação ,  Diaz de Cuba e está em quarto lugar com 4,0 .Então …. o que está acontecendo?

      • CMA

        as estatisticas surtaram. kkkkk

        acho o Diaz um grande levantador.

        a culpa não é de levantador, não que o Bruno jogou bem, porque foi muito mal, mas a verdade é que time sem ponteiros não existe.

  • Fabiano

    A cada apresentação da seleção fica mais claro aos defensores do tal ciclo olímpico que SELEÇÃO É MOMENTO!

    Infelizmente não consigo imaginar que essa equipe vai chegar diferente com outro espírito nas Olimpíadas. Só posso dizer que deu gosto de ver a equipe cubana jogar, aliás, sou fã da escola cubana.

    Quanto ao Brasil de hoje, que decepção…

  • OSA

    O Problema do Brasil é Simples PONTEIROS
    E NÃO Levantadores comos os leigos adoram apontar
    Dante Amaral, Gilebrto Godoy só estão o pó
    Murilo Endres só está o corpo dele o Espirito ficou em 2010, tá pior que a Marianne no Volei Feminino
    O Bruno Mossa é um grande levantador mas está fazendo milagre com estes caras que não viram uma bola sequer e não dão o passe
    O Tiago Alves é esforçado, sem falar q o Leandro Vissotto foi terrrivel hj
    Não me lembro da ultima vez q o Brasil foi atropelado, hj foi uma vergonha, tá dificil acreditar nestes caras e esta fase ruim surge justamente na volta do Ricardo Garcia é muita coincidencia

    • Leonardo

      Concordo, tem alguma coisa acontecendo nos bastidores.

  • meyre

    Estou indignadaaaaaaaa, com a reação ou melhor com falta de reação da nossa seleção.
    Gente , o que está acontecendo ?????

  • bruno

    nao se monta um time em 20 dias…nao sei o pq de tamanha surpresa apos, mais uma, derrota.desde o inicio dá liga, o time vem jogando no seu máximo.o time é esse e temos q engolir.não. temos nenhum jogador excepcional, ao contrário dos outros que possuem ao menos um. Nossos meios sao limitadíssimo, Murilo, esta jogando com o nome, nossa esperança é o Dante, q infelizmente nao esta bem fisicamente…vamos sofrer

  • Marcelo

    Bom, assisti todos os jogos na fase de classificaçao, e ouvia dos comentaristas que a seleção chegaria voando na fase final, preparação para as olimpiadas e tal, mas o pior cego é aquele que não quer ver, o time não é mais o msmo dsd o mundial do ano passado,..em 4 jogos, perdeu 3 para a Polonia, perdeu para o Canadá, e não só o fato de perder, mas o voleybal comum que a seleção vem jogando, sem brilho individual, sem brilho coletivo, acho que esta chegando ao fim a era mais vencedora da historia do volei mundial, infelizmente para nos brasileiros

  • Valdir

    Jogo foi horroroso mesmo. A Copa do Mundo fez mal pro Brasil… ficamos com a impressão que o problema eram os levantadores, mas não, nosso problema maior são os atacantes que não derrubam bola. Hoje só Wallace e Sidão estavam botando a bola no chão. Murilo, Dante, Lucão e Vissotto não botam a bola no chão nunca. O que aconteceu com o Lucão? Ele costumava ser 100% de aproveitamento no ataque…

    • Carlos

      Péssimo esse Lucão, se ele esconde jogo por birra com Ricardinho, o que custa acreditar. Deve ser cortado! Jogador tem que parar de birra e jogar bola, se não que dê lugar a outro que queira mostrar serviço. Bernadinho chegou um momento que só falava com o assistente, nem ele sabia pq estavam tão maus em todos os fundamentos.

  • Jairo(RJ)

    Daniel, não vi o jogo, mas assustei-me com o placar. Situação tensa, séria.
    Espero que algo de bom possa acontecer para nossa seleção.

  • Renato Junior

    Se continuar do jeito que jogou hoje com essa atuação vergonhosa certamente seremos uma das piores seleções dos jogos olimpicos.

  • RJ Volei

    As atuações do Brasil nesse ano estão muito estranhas. Ninguém desaprende de repente a jogar vôlei. O Bernardo até o início do ano possuía um aproveitamento de 90% de vitórias durante toda a sua carreira como técnico do masculino. Esse ano até o ¨possante¨Canadá está fazendo frente.

  • José Pires

    Tem muita gente falando que devia-se renovar o grupo que “fracassou” em Pequim, gente o Brasil foi prata e perdeu p/ uma seleção que estava em um momento melhor, o problema no Brasil hj creio eu é que os ponteiros estçao sem confiançã p/ atacar, o Dante não estourou uma bola, muito menos o Murilo, eles só iam na largada, do jeito que está, precisamos de algum choque, o Dante não pode de maneira nehuma ir á Londres, o Lucarelli merece uma chance, faltam 20 dias e alguma coisa tem que ser feita, só assistindo passivamente á essa seleção passar vergonha não dá…

    P.S: CUBA NEM NAS OLIMPÍADAS ESTÁ E A POLÔNIA NÃO É O BICHO-PAPÃO QUE TODOS PENSAM, A GENTE PERDEU PARA ELES E NÃO ELES QUE GANHARAM DA GENTE,

    O QUADRO É ASSUSTADOR…

    • Rodrigo

      acrescentando, campeão mundial em 2010, bi da liga 2009/10 e vice perdendo no 5º set para a Rússia que não está nas finais!!!

      eu ainda acredito na SMV!!!

  • CMA

    Boataria que rola é que o grupo esta rachado, isso é bem obvio, nos tempos técnicos é cada um para um lado. rs

    bota todo mundo pra fora. inclusive a comissão técnica

    • OSA

      A Culpa deste Clima Ruim é do Bernardo Rezende que Inventou o Ricardo Garcia há 70 dias das Olimpiadas e parece bem claro q ele é mau visto pelo grupo

      Repito a Culpa do Brasil não é Levantador, podem estar lá o Raphael Oliveira, Willian Arjona, Marlon Yared, q a situação seria semelhante

      Pois os Ponteiros do Brasil não Passa, não ataca, não defende, são inuteis,
      estamos jogando com 2 a menos, uma vergonha !!!!!!!

  • Daniel

    Não assisti o jogo, mas se até o Borroletto, que não é de gostar de manchetes incendiárias, definiu a partida assim, o negócio deve ter sido feio mesmo.

    • Daniel

      Bortoletto, corrigindo

  • CMA

    outra coisa, menos twitter e instagram e mais bola.

    não aguento mais as frases de auto ajuda do Giba. parece um mané.

    • OSA

      Se te incomoda as frases do Gilberto Godoy
      Para de seguir ele

  • Luiz

    O Bernardinho confiou demais que o time reverteria o jogo. Se deu mal.

    O Bruninho não podia ter feito milagre, mas ele tem que a prender e encutar as bolas de ponta até os atacantes entrarem no jogo – coisa que o só o Ricardinho foi fazer no final do terceiro set. É assim que se coloca um atacante de ponta no jogo. Faz uma mico, e depois vai soltando ao longo do jogo. Nunca vi o Bruninho levantar uma mico, uma desmico, são só bolas retas. Já passou da hora do Ricardinho abrir o seu leque de jogadas como ele faz com o Dentinho e com o Camejo. O Ruim é que nesta atual seleção não tem nem um Dentinho e nem um Camejo (a que ponto chegamos!!!)

    • Rogerio

      Ricardinho tá mais para “SEU BARIGA”

  • O brasil esta escondendo o jogo.

    • Rogerio

      Concordo.
      Até deles mesmos!
      Se se for jogo de truco!

  • Marcelo alencar

    Coitado do Ricardinho, mesmo quando não joga a culpa é dele: grupo rachado, má influência, blá blá blá…

  • Mauricio

    BERNADINHO;

    ESCUTA NOSSA GENTE!!! PÕE O LUCARELLI; WALLACE E BUSQUE ALGUÈM QUE SAIBA BLOQUEAR!!!! LUCÃO NEM SACAR SABE!!

  • bernardo

    concordo com o que muitos falaram:
    giba, dante e serginho esses já não deveriam estar faz tempo na seleção mas o bernardinho insiste nesses jogadores.
    ricardinho e rodrigão tem muita qualidade, mas não conseguiram jogar como antes
    murilo e lucão não são os mesmos de dois anos atras quando eram os melhores de suas posições.
    acho que muito desses maus resultados são pelos tecnicos tanto no masculino quanto no feminino que continuam convocando e escalando atletas pelo peso do nome, a melhor coisa seria modificar esses tecnicos para quem vier trazer coisas novas para a seleção.
    o nosso maior desafio daqui em diante é achar jogadores (no masculino e feminino) que tenham boa estatura, principalmente no masculino, caso contrario ficaremos muito atrasados na evolução do voleibol

  • Luciano

    Relaxa galera.. esse time que jogou hoje é o time Infanto Juvenil. O Principal está esperando para a estréia em 2016. Qume viver verá;;; ou não..?..rsrs

  • Rogerio

    Quando, na primeira fase da liga Mundial, eu questionei o time do paneleiro, não faltaram desagrados a minha pessoa.
    Agora só está confirmando o que já havia dito.
    O paneleiro tá se despedindo com a turminha do bolinha.
    BRONZE PARA O BRASIL É LUCRO!
    E a Olimpiada vai ser pior!
    NÃO ESQUEÇA DO QUE SEMPRE DISSE.
    Não sou de fazer média como o nosso anfitrião.
    Mas a relaidade está exposta de maneira bem clara.
    FORA PANELEIRO.
    VAMOS CHAMAR O MARCELO FRONKOWIAK

MaisRecentes

Coluna: O polêmico teste na regra do vôlei



Continue Lendo

Vaivém: Mais estrangeiras na Superliga?



Continue Lendo

Com emoção, Corinthians se garante na Superliga



Continue Lendo