A aposta de levar Renan ao Mundial como central



Uma pausa no tema Seleção feminina para falarmos da masculina, algo que já gostaria de ter feito dias atrás.

Bernardinho me surpreendeu ao definir os 14 atletas que irão disputar o Campeonato Mundial da Polônia. O técnico abriu mão de levar quatro centrais, cortando Isac, e resolveu apostar no oposto Renan.

E, fico ainda mais surpreso, ao ver um texto enviado pela CBV tratando o jogador como oposto/central. Ou seja: ele está voltando a atuar pela posição que despontou, ainda nas categorias de base, cinco anos atrás. Vale lembrar que Renan chegou a ser eleito o melhor bloqueador do Mundial juvenil de 2009, na Índia. O Brasil foi campeão, vencendo Cuba (de Leon e Camejo),  e tinha como time-base, além de Renan, Murilo Radke, Mauricio Borges, Mão, Franco, Isac e Thales.

Há tempos de fala de Renan como futuro da Seleção. Um oposto canhoto, com uma estatura fora dos padrões “verde-amarelos”: 2,17m. Mas a revelação demorou muito para se consolidar, tendo dificuldades atualmente até para se firmar como titular pelo Sesi, seu clube atual.

Rubinho, assistente de Bernardinho, trabalhou anos e anos com Renan em São Bernardo e talvez seja a pessoa com maior conhecimento sobre o potencial do oposto (ou ex-oposto que voltou a ser central). No Mundial, Renan terá como “concorrentes” pela vaga Lucão, Sidão e Eder. À distância, não parece ser mais do que a quarta opção. Mas admito, novamente, que a opção de levá-lo para o Mundial me surpreendeu bastante.

 

 



  • Lauriclecio

    Também estou surpreso!

    Não consigo pensar em nenhuma estratégia tática que levou Bernadinho a deixar ele (Renan) na lista. Só consigo imaginar que ele não tenha total confiança em seus opostos, sendo o Renan assim mais uma opção. Wallace em geral cai um pouco de rendimento em finais e Vissoto, quando não se machuca, é sempre uma incognita, pode fazer alternada e sucessivamente um jogo espetacular (vide Semi e final de 2010) ou abaixo da média (vide maioria dos jogos pela seleção)

    Não acredito também que o Bernadinho esteja preparando o Renan para o próximo ciclo. Nesses 14 anos de seleção isso nunca aconteceu em mundial ou olimpiadas. Nestes eventos, Bernadinho sempre leva quem ele considera como o melhor.

  • hicham

    Daniel ótimo que a comissão técnica optou por levar o Renan e por outro lado pena em deixar o Isac de fora.Eu deixaria o Èder de fora pois acho o Isac melhor que ele.Mas o Renan será muito importante para bloquear o Musersky da Rússia na rede poias a altura é a mesma,não? Sorte para a nossa seleção e que venha o tetra- mundial.Estou ansioso para assistir os grandes duelos que estão por vir.Abraços á todos.

  • klaus

    Daniel, acabei de ler o release no site da CBV e esperava seu comentário.Fiquei muito surpreso com a convocação dele , mas achei importante pois é um nome que pode estar em 2016.Agora, me lembro de ler um comentário de um especialista em vôlei, o Rodrigo do blog Falando de Vôlei onde ele disse ser um erro grave colocar um canhoto como central.Não me lembro ao certo quais as justificativas dele, mas ele sabe muito do que diz.De qualquer maneira, antes dos nomes oficiais, eu achava que o Bernardo devia levar somente três centrais e apostar em um terceiro oposto.Gostei da novidade.

  • Juliano

    Fiquei chocado com isto. Surpreendeu-me também. Eu tinha visto uma postagem dele no twitter, mencionando que estava viajando com a seleção.

    Daí eu pensei, será que ele (Bernadinho) tirou o Vissottoco? Depois, vi no face do Sada/Cruzeiro a postagem de que Isac tinha voltado, daí entendi quem ficou de fora.

    O bom é ter jogador para as duas funções, de oposto e central. O problema é que não sei se ele joga satisfatoriamente em qualquer uma das duas… Todo mundo fala deste mundial que ele foi eleito melhor bloqueador como central e toda a história, mas passado não ganha jogo. Porém, quem sou eu para criticar, quem é o técnico super campeão é o Bernadinho e não eu.

    Uma pena pelo Evandro. Ele tava voando até ter o problema na mão. Para mim, se tivesse no nível da Superliga, sem dúvida estaria em melhores condições do que Vissotoco. E digo mais, fico em séria dúvida entre ele e o Wallace.

    Quanto às pontas, está certíssimo o Bernadinho. Apesar de gostar do Felipe, não vejo como ser convocado agora. Se o Bernadinho o tivesse chamado para a Liga Mundial, tudo bem, mas nem isto, então fica complicado. No caso do Renan, embora não tenha ido para a Liga Mundial, ele treinou com a seleção brasileira em Saquarema desde a preparação a esta competição.

    Lucarelli é futuro do Brasil. Tem que jogar. Errar e aprender. Só assim para crescer e ocupar o seu devido espaço no cenário mundial. Murilo é essencial para dar segurança ao Lucarelli. Quanto ao resto, só gosto do Lipe. Jogou demais pelo time turco, era uma das estrelas do time. Quando Lucarelli ou Lipe não estiver bem, é, para mim, a primeira opção. Quanto ao Maurício, só o o vi jogar bem pela seleção na Copa dos Campeões, mas mesmo assim foi decepcionante contra a Rússia. Já o Lipe entrou e fez dois aces seguidos no jogo (acho que foi isto). Não tem como não convocá-lo!

    De líbero, mais uma vez, acredito no sucesso do melhor líbero do campeonato mundial passado, que já recuperou 70% da sua melhor forma na Liga Mundial. Com os 30% restantes na defesa, que acredito que já esteja na iminência de recuperar, vai dar só Brasil neste mundial.

    Quanto aos levantadores, sem novidade e ainda bem que o Rapha ficou. Torço muito pelo sucesso profissional do Murilo, mas era arriscado demais nesta competição. Espero que o Bernadinho o teste como titular nos campeonatos menores. É o levantador atual, que não é tão técnico, faz o feijão com o arroz, porém defende, saca e bloqueia muito. A gente tem este tipo de levantador, é só usar!

  • daniel

    Muito simples. Se Muserskiy estiver afundando a quadra brasileira, batendo por cima do bloqueio de Sidão e Lucão, Renan entrará para tentar pará-lo. Gostei.

  • DÚVIDA – RENAN

    Daniel, o Renan jogou o mundial de 2009 como central?

    • Daniel Bortoletto

      sim.
      o oposto era o Franco.
      fazia dupla com Isac

      • DÚVIDA – RENAN

        Bernardinho deve ter feito vários testes com os centrais. É nítido que Lucão, Sidão, Éder e Isac não conseguiram parar o Musersky. Foi convocado o Gustavão, mais ele não foi nem testado em jogos da seleção pela Liga Mundial. Vai entender.

        Bernardinho deve ter testado o Renan como central e gostou do resultado. Ou seja, ele ganha um jogador para duas posições. Gostei.

        • Bruna

          Convenhamos se o Gustavão não foi testado e pq nem no treino conseguiu fazer a diferença. Nem sei por que o Bernadinho o convocou. Gosto muito do Isac, mas é novo e deve amarelar como ocorreu com o Lucão, na final com o EUA, entao melhor mesmo manter o Eder no time. Gosto muito do Renan, acredito no jogo dele. Infelizmente nunca o vi jogando como central, porém certamente irá contribuir muito.

  • Samuel

    Acho que a estratégia de Bernardinho é ter um jogador polivalente. É inscrito como central, mas atua como Oposto. Além de ter uma opção à mais como Central, terá como oposto, haja vista que o Vissoto e Wallace são inconstante.

  • Robert Rj

    Que surpresa boa,seleção precisa se reinventar e pode ser que o Renan ache sua verdadeira função para diferenciar a seleção brasileira.Maurício também é um grande jogador e espero que entenda a confiança que o Bernardinho tem nele e mostre ao mundo seu verdadeiro potencial! Que venha o Mundial,uma pena que vai começar a poucos dias de terminar minhas férias mas vou torcer muito!!

  • Luiz

    Eu acho que isso é só pra incomodar Lucão e Sidão, ambos acomodados em suas posições.

  • Aline

    Se Renan, até hoje, não vingou como oposto que volte a ser central já. O que não pode é desprezar um jogador de 2,17m com alto potencial de bloqueio.
    Se Renan foi campeão mundial em 2009, sendo eleito o MELHOR BLOQUEADOR do mundial jogando como central, porque não voltar aos bons tempos e ajudar a seleção brasileira no que ele sabe fazer melhor que é o BLOQUEIO???

    Parabéns DANIEL por ser tão sensato e cuidadoso nos seus textos.
    Acabei de assistir a derrota do Brasil para a Turquia por 3×2.
    E pensei como pode ser tão ridículo essa ameba do Voloch, as previsões dele são piores que a da Mãe Dinah, só fala besteira, mostra cada vez mais que não entende NADA DE VÔLEI e sua especialidade é ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE FOFOCA, vai trabalhar na CONTIGO seu analfabeto em vôlei!
    Últimas coisas ridículas que ele disse:
    1.Se Carol não estará no mundial, por que então não ter inscrito Adenízia na etapa da Tailândia?
    Ora, pelo que tenho VISTO DENTRO DE QUADRA, a central CAROL está ANOS-LUZ à frente da Adenízia e merece ser a terceira central do mundial.
    2.Como a Turquia não tem tradição, não seria tão absurdo ver as russas brigando pelo título.
    Nossa a Turquia está jogando MUITO VOLEIBOL e vem mostrando isso desde o início do Grand Prix, a Turquia esteve a fase de classificação inteira sempre dentro do G4, na zona de classificação. Além disso, a Turquia conta com uma Liga fortíssima com 4 das equipes mais poderosas e vitoriosas da Europa: VakıfBank,Fenerbahçe,Galatasaray e Eczacıbaşı. Quer mais tradição que isso querido?
    3.Antes de iniciar a FASE FINAL, Voloch já estava elegendo Thaísa como MVP do torneio. Eu havia dito que era a mesma coisa que dar a BOLA DE OURO da COPA DO MUNDO, após a FASE DE GRUPOS. A fase da classificação e a fase final são 2 campeonatos completamente diferentes, a primeira é usada para testes pela maioria das equipes e a segunda é a HORA DA VERDADE, PONTOS CORRIDOS, TODOS ENTRAM AFIADOS NA BUSCA DO TÍTULO.
    Gosto muito da Thaísa,UMA DAS MELHORES DO MUNDO,mas a PREVIAMENTE ELEITA MVP DO VOLOCH,jogando os 3 primeiros sets como titular terminou o jogo sem NENHUM PONTO DE BLOQUEIO OU DE SAQUE,enquanto CAROL que a substituiu e foi titular nos 2 últimos sets fez 5 pontos de bloqueio e 1 de saque.
    Não considero que o Brasil jogou mal, mas que a Turquia jogou muito bem e conseguiu anular taticamente algumas das principais jogadoras do Brasil como Thaísa, Fê Garay e Sheilla.
    A levantadora NAZ AYDEMIR foi espetacular e muito feliz na sua excelente distribuição.
    A Capitã Sonsirma deu show.
    A Central novata Akman é muito alta e promissora e a outra central mais experiente, Bahar Toksoy, fez ótima partida no ataque e no bloqueio.
    O time turco defendeu muito, o sistema block-defesa estava marcando muito bem as jogadas brasileiras que parecem ter sido muito bem estudadas.
    Menção honrosa para Tandara e Carol, que entraram e fizeram EXCELENTE PARTIDA.
    Enfim, Voloch mais uma vez tomou na lata em TODOS OS SENTIDOS, falando um monte de besteiras e como sempre quebra a cara.

    • michel

      Aline já que você esta criticando tanto o Bruno Voloch porque você não posta todo esse seu comentário no próprio blog do mesmo?Tem medo que a moderação de lá não deixe passar?Não acho que o blog dele seja exclusivamente de fofoca.Se você não aprecia o blog dele porque perde seu tempo indo lá ?

      • Aline

        Não escrevo nada lá porque:
        1. Prefiro o blog do Daniel porque posso me expressar de forma sadia sobre vôlei e inclusive criticar os absurdos do Voloch que lá nunca seriam publicados;
        2. O Daniel não vive de fofocas, vive de fatos;
        3. O Daniel é um jornalista eclético: fala das seleções, clubes, vôlei nacional e internacional, história do esporte, vôlei de praia entre outros assuntos interessantes que só encontro aqui nesse blog.
        4. No blog do Daniel vemos textos sempre bem redigidos, que dão importância à norma culta da língua portuguesa, uma riqueza vocabular que dispensa vícios de linguagem ou uso de palavras agressivas aos atletas ou aos técnicos de vôlei;
        5. Se os comentários tiverem bastante palavrões, provocações e denegrindo a imagem de jogadores e técnicos o Voloch publica;
        6. Se os comentários contrariarem a fofoca ou a ideia que ele estiver IMPONDO, o Voloch não publica;
        7. Lá é um blog tendencioso e vive de factoides.
        8.Por isso tudo, prefiro comentar aqui!!!

        • michel

          Entendi os seus pontos de vista e concordo com quase tudo.Você escreve muito bem Aline-continue assim.Ainda bem que não ficou brava comigo.Um abraço e vamos continuar torcendo sempre para o Brasil,OK!

    • Edu

      Desculpe ,senhora,mas acho que assistiu o jogo das 7:15 em vez das 3:15 para afirmar que o Brasil não jogou mal.Ele não jogou mal ,simplesmente jogou pessimamente.Ninguém da formação titular se absolve completamente(menos um pouco a Fabizona e a Brait).E hoje eu coloquei um comentário manifestando meu constrangimento ao ler uma postagem enaltecendo o Ary Graça (mais escondido que o Bin Laden desde das revelações das comissões pagas a dirigentes da CBV e o emprego de parentes como prestadores de serviço na entidade esportiva)no sitio localizado no abecedário ciente que ele não iria ser publicado e colocando que como ele pode nos surpreender sempre pela pior perspectiva.No entanto, acho desagradável fazer esse blogue serio e ético ombudsman recorrente daquele lá.

    • Bruna

      Aline,

      Concordo com seu posicionamento, a pior coisa é ter comentarias tendencioso, o papel dele não é este. Cada jogador(a) tem o seu papel no time e haverão momentos de glória e momentos ruins. Cabe ao(à) levantador(a) aproveitar o momento dos(as) seus(suas) atacantes e ao técnico ter sensibilidade para ver o momento de mudar o time. Do meu ponto de vista, o Bernardinho age mais rápido a esta demanda e tende a perder menos.

  • Naty

    O único que pode tentar bloquear Musersky…..tá na cara que o Bernardinho vai deixar o menino treinadinho pra isso…..
    Bora Brasil!

  • Edu

    É, a casa caiu ou subestimamos muito o adversário.Escapamos de levar um seco três a zero, como disse o Marcos Freitas, no final da transmissão.Não sei , na minha visão de leigo faltou ousadia já no inicio da partida quando o resultado começou a escapar.Achei desnecessário colocar a equipe titular na ultima partida no circuito da Tailândia e colhemos de algum modo o resultado em stress.A equipe entrou pilhada com todas as jogadoras excessivamente nervosas quando a seqüência de erros se tornou freqüente.Excetuando Tandara ,Carol e Gaby todas as outras jogadoras não tiveram uma boa partida.Fabizona e Brait se redimiram um pouco mais a partir do terceiro set.O restante foi uma Thaisa excessivamente marcada.Uma Garay de ataque reconhecido pelas companheiras de outro lado da rede : quatro titulares do Vafikbank.Outra Dani se equivocando nas escolhas e não conseguindo de forma alguma fazer um jogo veloz.Sheilla em sua continua fase ruim que a persegue rigorosamente há mais de ano.Para surpreender uma Jaque comprometendo no quesito básico da recepção.Sua maior virtude.Há de se reconhecer que hoje a Turquia parece um time superior a fase olímpica.Com atletas participando da liga mais competitiva do território do vôlei e elevando o nível de excelência.Não entendi realmente porque o ZRG não trocou a levantadora já no segundo set, numa atitude de ousadia e fugir ao jogo marcado, colocando a Tandara ,Natália e Gaby com ataques mais pelas pontas com o devido suporte da Fabíola que tem melhor maestria que a titular Dani para essa opção de jogo.Como não compreendi porque não recolocar a equipe titular para jogar o tie break aproveitando que a Garay e a Thaisa assistiram os dois sets do banco e poderiam estar mais preparadas para finalizar a partida.No bom sentido, como disse o Marcos Freitas, escapamos de perder de zero.No sentido da preocupação, não se ganha campeonato com apenas sete jogadoras ativas como demonstrou nessa temporada o Osasco.Para finalizar, décima partida consecutiva que a Adenizia não precisa encaminhar o uniforme de jogo para a lavanderia do hotel.

  • hicham

    Aposto que o Renan surpreenderá à todos nesta dupla função-oposto e central.Estou torcendo para ele e toda a nossa seleção rumo á mais um título mundial.

    • Leonardo

      Será só mais um jogador brasileiro a ser anulado pelo David Lee!

  • Para os que acompanham o volibol e viram o técnico da Rússia surpreender-nos na final olímpica, quando no terceiro set, de um jogo que ganhávamos por 2×0, transformou o central Muserskiy em ponteiro, quebrou todo o esquema do Bernardinho e viraram o jogo; isso era algo esperado, mesmo porque também, em algumas ocasiões recentes, Lucão, surpreendentemente, bateu bola de ponteiro.

    Faz tempo que o Bruninho tem usado bolas rápidas de central nas posições 1 e 3 num “falso Smiko” (finge que passará por trás do levantador, mas bate pela frente dele mesmo e nas pontas).

    Devagar estamos voltando aos Cortadores Completos, que batiam de qualquer forma em qualquer das posições de fundo ou de rede e, talvez sonhando um pouco mais, ao esquema 6-0.

MaisRecentes

Joelho afastará Gabi das quadras



Continue Lendo

As primeiras transmissões da Superliga na TV



Continue Lendo

Vaivém: Thaisa jogará a Superliga



Continue Lendo