Трамплинг!



Fiquei com vontade de escrever este texto diretamente no Google Tradutor, deixando não apenas o título em russo. Mas, para poupá-los do trabalho de traduzir tudo de volta para o português, apenas a palavra ATROPELAMENTO foi escrita no idioma do Muserskiy.

Por falar no gigantão, ele, que já nos atropelou uma vez, anotou a placa desta vez?

Infelizmente, compromissos profissionais me impediram de ver o jogo. Mas, pelos que já pude ler a respeito do 3 a 0 (25-22, 25-20 e 25-21), fica evidente  a superioridade técnica em quadra e a comprovação de que um dos pontos que levantei no texto de ontem, na derrota para a Polônia, fez diferença: acostumado com momentos decisivos, o Brasil cresce muito.

“Quando a faca está na garganta”, escreveu Dante, no Instagram. E ele tem razão. O vôlei brasileiro se habituou em sair do fundo do poço em algumas situações que pareciam perdidas. E aqui, que fique claro, não estou defendendo o pachequismo e muito menos na tese de que “todos estão contra nós” ou “vencemos a tudo e a todos”. A tese é a de que a Seleção Brasileira consegue absorver algumas derrotas doídas rapidamente e tira forças, também instantaneamente, de algumas situações pontuais para se levantar. Não vai acontecer sempre, mas tem acontecido frequentemente. E isso com certeza coloca um grilo na cabeça dos rivais em partida com o status e importância da de hoje.

Agora, classificado para as semifinais, o time verde-amarelo terá tempo para recuperar fisicamente alguns jogadores, antes da definição de um lugar na decisão. Murilo é o principal exemplo. Jogou no sacrifício nesta quarta-feira e tem uma grande parcela de mérito pelo triunfo “psicológico”. Nesta hora, uma situação como a do ponta contamina positivamente o grupo, que quer “dar uma vitória de presente” para quem está se sacrificando, se une ainda mais e coloca uma raiva, no bom sentido da palavra, na forma de jogar. E todo esse esforço dele fez a diferença. Wallace, outro que estava baleado dias atrás, colaborou com 14 pontos, um a menos do que Lucarelli, o maior anotador. Certamente, estão doloridos agora. Mas não mais do que a cabeça dos russos.

 

 

 

 



  • Aline

    ALGUÉM AÍ ANOTOU A PLACA, CAMBADA DE SECA-PIMENTEIRAS???
    NEM TEM COMO ANOTAR PLACA NENHUMA,PORQUE TRATOR NUNCA TEVE NEM TERÁ PLACA,CAMBADA DE CHUPA-CABRAS!!! O BRASIL PASSOU COMO UM TRATOR SOBRE A RÚSSIA!!!
    Desculpe-me Jaqueline,mas com todo respeito:EU TE AMO MURILO!!! YES,NÓS TEMOS MURILO!!! MURILO THE BEST!!! MURILO MELHOR DO MUNDO!!! MURILO MVP OLÍMPICO!!! Parabéns BERNARDINHO:GÊNIO,ESTRATEGISTA,GENERAL,MESTRE!!! MURILO,WALLACE e SIDÃO jogaram no SACRFÍCIO com dores,sem terem recuperado de suas lesões e serviram como exemplo para o resto dotime dar tudo de si,como bem disse o Bruninho ao final do jogo!!! RÚSSIA tá FORA!!! POLÔNIA precisa vencer APENAS 2 SETS para se classificar amanhã!!! RÚSSIA eliminada perante SEUS ARQUIRRIVAIS POLONESES será infernizada pela FANÁTICA TORCIDA VERMELHA AMANHÃ!!! Foi muito INTELIGENTE da parte da comissão técnica terem poupado o MURILO e o WALLACE ontem,para definir a classificação hoje!!! BOMBA!!!:Se vcs não sabem o PSEUDOJORNALISTA CRIADOR DE FACTÓIDES ‘VOLOCH’ escreve aqui nesse blog com DIVERSOS PSEUDÔNIMOS DIFERENTES.É esse VOLOCH que vêm sempre CHEIO DE PESSIMISMO desdenhar da seleção brasileira e ENALTECER RUSSOS E RUSSAS.É ELE QUE faz questão de pôr areia no trabalho do Bernardinho,mas o Bernardinho sempre CALA A BOCA DELE com resultados DENTRO DE QUADRA!!! VOLOCH detesta o Bernardinho porque quando ele era técnico do feminino ele cortou a LÍBERO SANDRA VOLOCH e preferiu a LÍBERO RICARDA na seleção!!! Desde então, o Voloch só detona o Bernardinho em vão!!! CHUPA VOLOCH!!! CHUPA TIN-TIN!!! CHUPA VORONKOV BEBUM!!! CHUPA MUSERSKY!!! CHUPA PAVLOV!!! CHUPA VOLVICH CHUPA-CABRAS DO INFERNO!!!

    • klaus

      Muito bem Aline.Um desses pseudônimos é um tal de Rodrigo que adora enaltecer os russos e chegou a dizer que a seleção feminina só venceu as russas em Londres por sorte e por relaxamento das mesmas.Eu sempre acreditei no Brasil e agora quero vingança em cima da Polônia.Tentaram nos derrubar e agora será a vez deles.O Tetra está chegando.

    • Ismael

      Quanta preocupação com o Voloch… Deixa o cara fazer o trabalho dele.

      • Fernando

        Aline, já comentei isso aqui também. Ele fica usando pseudônimos pra falar mal dos jogadores e despejar o seu rancor. Ele sabe que o Daniel Bortolleto tem credibilidade e não é esculhambado igual a ele.

      • manu

        pessimo traabalho diga-se de passagem. O cara foi para lá com tudo pago pela FIVB e faz uns textos fraquíssimos.

    • Claudia Daenekas

      Adorei….

    • Thiago

      Tá explicado muita coisa então Aline. E eu já tentei entender mesmo várias vezes porque existem torcedores brasileiros que chegam a esse ponto ridículo, até respondendo o que escreviam. Tu matou a charada. Volvich é um chupa cabras do cão. Minha filha ficou com medo vendo ele pela TV. Como o Lucarelli e os centrais jogam muito com o Murilo em quadra! Essa seleção, mesmo se não ganhar, enche nosso país de orgulho! 4 semis Mundiais consecutivas! Só tenho que dar parabéns!

  • Neide

    Bernardinho, a grande pensadora contemporânea Valeska Popozuda e toda a seleção brasileira mandam um “beijinho no ombro” pro Voloch e todas as invejosas de plantão!
    Desejo a todas inimigas(Voloch e Cia.) vida longa
    Pra que elas vejam cada dia mais nossa vitória
    Bateu de frente é só tiro, porrada e bomba
    Aqui dois papos não se cria e nem faz história
    Acredito em Deus e faço ele de escudo
    Late mais alto Voloch que daqui eu não te escuto
    Do Podium quase não dá pra te ver
    Tá rachando a cara, tá querendo aparecer
    Não sou covarde, já tô pronto pro combate
    Keep Calm e deixa de recalque
    O meu sensor de Volochete explodiu
    Pega sua inveja e vai pra… (Rala sua mandada)
    Beijinho no ombro e medalha no peito pro recalque passar longe
    Beijinho no ombro e medalha no peito só pras invejosas de plantão
    Beijinho no ombro e medalha no peito só quem fecha com o bonde
    Beijinho no ombro e medalha no peito só quem tem disposição!

  • Guga

    Sinceramente vc deveria arranjar outra profissão, já que não assiste mais os jogos e vive pedindo para os usuários comentarem o jogo, deveria pelo menos dividir o seu salário, já que fazemos o seu trabalho. Abraço

    • Daniel Bortoletto

      Guga, também adoraria ter visto o jogo. E, como já expliquei aqui mais de uma vez, sou editor de um jornal de esportes, que possui um site, uma TV… não sou apenas colunista de vôlei. E, neste meu mundo de atividades, existem reuniões, tarefas fora da empresa e afins. E assim será até o fim da semana. E, pra seu controle, faço o blog e a coluna pq. gosto. Não pq. me obrigam.

      • Carlos

        Daniel, as vezes eu penso que você nem deveria responder a esse tipo de comentário, mas suas respostas são tão boas que mudo de ideia rapidinho.

      • perseverant

        Daniel, parabéns, pelo profissionalismo demonstrado e pela publicação do comentário do rapaz acima, ainda que negativo em relação a sua pessoa. Isso significa que a censura por aqui, ao contrário do que ocorre em outros blogs, não impera. E mais, qualquer tempo que você se dedicar ao volei será de grande valia para a divulgação desse esporte. Nós amantes do volei só temos a agradecer.

      • Voley sim.

        Arranje uma profissão vc…poucos podem assistir todos os jogos as 15:30 em um dia de semana.

      • Lauriclecio

        Daniel, relaxa!
        Esse Guga deve ser mais um daqueles que não tem nada na vida pra fazer.

        Sei bem que o que é trabalhar (e ter reunião) nos horários dos jogos…
        Abraços

    • Neide

      Beijinho no ombro pro vc tbém!
      Vc não percebeu ainda que o Blog não é a profissão do Daniel, mas sim um hobby do Daniel?
      Se ele gosta de interagir com quem escreve aqui, qual é o problema?
      Quer saber? Guga vai jogar tênis e esquece o vôlei!
      Beijinho no ombro pro recalque passar longe!

    • manu

      engraçado que o Daniel sem nem ver o jogo tem um texto muito melhor do que aquele que foi pago para escrever lá da Polônia.

    • Cássio

      Concordo plenamente com o Guga. O cara tem um blog sobre vôlei e nem sequer assiste aos jogos da seleção masculina, no campeonato mundial. Garanto que outros profissionais teriam mais tempo para se dedicar a uma análise mais profunda da partida.

  • Peter

    Não há como negar que o Brasil com o Murilo é outro time. Agora vou querer ver amanhã a cara dos poloneses que gritaram na nossa cara ontem, quando eles perderem para os russos e forem desclassificados.

    • Edu

      Eu queria que o Brasil pegasse a Polônia na final pra atropelar eles

  • Elcio

    Mais um grande exemplo do vôlei brasileiro para o futebol medíocre que impera nas terras tupiniquins. Perdeu um jogo e achou forças para derrotar a gigante Rússia com um placar incontestável. Ainda é cedo para cantar vitória, o longo caminho ainda não terminou, mas de uma coisa tenho certeza: vergonha nós não vamos passar.

  • perikito

    Estive tão tenso quanto há 2 anos, quando a seleção feminina enfrentou as russas nas quartas de final de Londres. Estive cheio de mandingas em frente a tv. Só via os saques russos de pé, que era pras eles pararem na rede. E não é que deu certo? Foi um festival de saques errados do lado de lá. Ahahaha! Cada doido com suas loucuras. Foi um jogaço!

    Amanhã eu não perco Russia x Polônia por nada!!!

    • Michel Pereira de Oliveira

      Percebo que não fui o único a fazer a associação do jogo de ontem com as quartas-de-final entre Brasil e Rússia no feminino.
      Sempre que saía uma jogada meio-fundo com o Lucarelli eu só lembrava da descabelada e decisiva Sheillinda divando em cima das russas.

      • perikito

        “Sheilinda” marcou mesmo. E ontem o Lucareli parecia estar com o mesmo espírito que ela 2 anos atrás. Se a gente for parar pra pensar, o jogo de ontem foi uma espécie de quartas de final mesmo, afinal o que vem agora é a semi.

  • Jairo(RJ)

    Parabéns ao time do Brasil pelo desempenho e vitória
    Não pude ver o jogo, mas imagino que tenha sido “no capricho !”

  • R.TIGRE

    Após o massacre contra a Rússia, Bernardinho não compareceu à entrevista coletiva, como não foi ontem também depois do jogo contra a Polônia.
    Pouca antes do jogo de hoje, a nojenta da FIVB quis por lenha-na-fogueira e convocou a imprensa para reclamar do comportamento da seleção brasileira “durante e após” a partida com a Polônia.
    Perguntado se era justo o Brasil que ficou em primeiro ter jogado ontem, enquanto Rússia, que ficou em segundo, teve um dia a mais de folga e via a derrota brasileira de camarote descansando e recuperando o Pavlov, o vice-presidente da FIVB,o sérvio com cara de poucos amigos Aleksandar Boricic, desconversou, pôs-o-rabinho entre as pernas e mudou de assunto dizendo que mudanças nos horários e na ordem dos jogos já estavam previstos na chave em que caísse o país-sede.
    Tudo bem, o problema nem era a Polônia ser beneficiada, até aí tudo bem, os caras são anfitriões, o problema foi a Rússia ser beneficiada com um dia a mais de folga em relação ao primeiro colocado, o Brasil.
    Bernardinho fez muito bem de não participar desse circo que a FIVB montou para prejudicar o Brasil e favorecer a Rússia.
    Bernardinho,como sempre, respondeu na quadra pondo Rússia, FIVB e todo os brasileiros que são do contra e endeusam os russos no seu devido lugar!
    Só nessa temporada foram 3 vitórias contra a Rússia de forma muito convincente: 1 na Liga e 2 no Mundial.
    Essa de hoje foi humilhante.
    E tem gente ainda pondo a Rússia num pedestal!
    Amanhã os poloneses só precisam de 2 sets para ir à semifinal, a Rússia já está praticamente eliminada!

    • perikito

      Excelente argumentação! Se a FIVB não cumpre com as regras que ela mesma determina, por que o Bernardo tem que cumpri-las, se dirigindo às entrevistas pós jogo? É uma forma dele demonstrar seu descontentamento. Acho muito justo. Ninguém dá ouvidos a ele quando reclama, e essa é a melhor forma de se defender desses canalhas.

    • Claudia Daenekas

      Perfeito

    • Bernadinho é o cara, se fosse eu tinha dado porrada em todo mundo da FIVB, conseguiu deixar os caras p… da vida hauahuahauahuahau… Que tipo de punição vocês acham que o Brasil pode sofrer, só pode ser um multa pesada, não tem outro tipo de punição a dar agora em uma semifinal… O mais engraçado foi o carinha da FIVB falando que está no REGULAMENTO que eles devem ir a coletiva de imprensa após os jogos hauhauahauhauahuaaaahua, algum jornalista corajoso podia levantar a mão e dizer: mas o regulamento não foi rasgado hauahauhauahau…

      • perikito

        Meu medo é eles punirem o Brasil suspendendo a presença do Bernardo nos jogos finais.

  • Márcio

    O Brasil não venceu nada ainda. A Rússia pode ter entregado o jogo por 1 motivo!

    • Ronnie-D

      Entregar por três a zero? Piada,hein fio…

  • filhodedavid

    Boa Noite Daniel, a Rússia por incrível que pareça não jogou mal, mas o Brasil jogou muito, acho quem vai pagar a conta vai ser a Polônia, porque acho muito difícil a Rússia perder para eles, pois se você observar a Polônia ganhou 3 jogos por 3×2 e esses jogos poderia ter perdido facilmente, pois os adversários bobearam em fechar o jogo.

    Então a sorte deles não vai durar para sempre e quem vai sacramentá-los vão ser os russos.

    O que você acha em Daniel, Rússia ou Polônia? Que presente de grego o Brasil deu para os poloneses, pois não pensem que a Rússia está morta, longe disso, ainda mais diante de um eterno freguês.

    A marra do Winiasky, em falar que a Polônia vai ganhar da Rússia, foi para dar muitas risadas, pois não significa que eles só perderam uma partida que vão ganahr todas ainda mais, fez jogos sofríveis, contra EUA, Itália, França, Irã, Brasil e até Camarões, conseguiu a proeza em jogar mal.
    Não acredito que a Polônia vá passar, pois no caminho dela tem uma Rússia.

    Abraços.

  • Juliano

    Estava tão desesperançoso. Eu me emocionei do começo ao fim.

    Graças aos céus estamos na semi!

    Todo mundo perfeito. Ou melhor, quase perfeito. Mário Jr pecou um pouco nas defesas, mas ainda o vejo como pessoa que dá mais segurança que o Felipe. Aliás, já imaginava que o Felipe sequer seria relacionado após o péssimo jogo contra a Polônia. Isto só mostra que Bernadinho confia muito nos reis da recepção, Murilo e Mário Jr.

    Foi tudo especial. Lucarelli voando. Wallace atacando de forma inteligente, e ainda virando quando arriscava. Bruno e Sidão perfeitos. Lucão bem, virando chinas cada vez mais complicadas. Hoje foi na raça, porque todos sabiam que não precisavam marcar o Murilo no ataque, então era bloqueio pesado, mas hoje era o nosso dia.

    Ainda acredito que os russos possam eliminar a Polônia. Nossa, se isto acontecer, amanhã vai ter gritaria, bagunça e guerra. Nem quero ver, minto, quero assistir tudinho!

    Que estes dois dias de “sossego” sejam muito benéficos aos nossos jogadores, principalmente ao trio que ainda não está totalmente recuperado das respectivas lesões (Murilo, Wallace e Sidão).

  • perseverant

    Não pude assistir ao jogo, lamentei muito, mas ficou muito feliz pela vitória, pois esse time merece. E o Wallace bem que estava muito confiante em suas declarações ontem. Fiquei até a pensar se não era prepotência, mas não, eram declarações de alguém que sabia o que tinha que fazer em quadra hoje. Gostaria de ver uma final contra a Polônia, calando a torcida local, mas ainda tem as semis, eta campeonato difícil este. Parabéns Brasil.

  • marcian

    Queimei minha lingua quando disse que o Brasil nao ganharia…bom agora é ir com tudo! Vou torcer pra Russia vencer a polonia, e a final ser Brasil e Russia!

  • Fernando

    O melhor de tudo é assistir Polônia e Rússia relaxado e vendo o circo pegar fogo. Bernardo teve razão em não participar das coletivas. Ele pode ter posturas lamentáveis muitas vezes, mas fizeram uma palhaçada com o Brasil nessa terceira fase e o Bernazi estava com a razão dessa vez. Agora, engulam seco e se matem pra conseguir a classificação pra semifinal. Nós já estamos lá.

    • Bernardo

      Exatamente, que se matem russos e poloneses quero mais é rir de quem ficar fora das semis.

  • Claudia Daenekas

    Só posso dizer uma coisa: chupaaaaaaaaaaaaaaaaaaa quem não acreditava no Brasil. Chupaaaaaaaaaaaaaaaa quem desdenhou desta seleção.
    Não estou dizendo que já ganhamos o Mundial (minha torcida é para isto)mas superamos mais um degrau onde os “torcedores” seca pimenteiras torciam contra.
    Isto é pra mostrar que não é um ou outro jogador, mas o time todo. Cada um com sua importância e particularidade fazem a engrenagem funcionar perfeitamente.
    Chupaaaaaaaaaaaaaaa Ary Sem Noção Graça que apesar de brasileiro, deixa uma rixa idiota passar por cima do orgulho de ver a seleção do seu país triunfando a cada partida.
    Amo volei e amo esta seleção, que não é por causa da vitória mas pela postura que entrou em quadra e deu um show de gala.

  • Rafael Pais Fernandes

    A torcida polonesa é absolutamente impressionante, mas o time é inferior. Não acredito que ganhem da Rússia, mas torço. Eles todos aqui falam com ódio dos russos, impressionante.

    Pelo Brasil, bom jogo de todos. Felipe ontem muito mal, já imaginava ele fora hoje. Wallace, não me lembro de ter errado um ataque.

    Pra cima deles, Brasil!!!! Amanhã Rússia x Polônia!

    • klaus

      Além de toda provocação e passado histórico, o Tintin mais uma vez , sempre ele, andou usando um termo ofensivo em relação aos poloneses.Li isso na net, no principal jornal do país.

  • João

    Porque diz que há 22 comentários quando só aparecem 5?

  • Luiz

    Como eu disse, a seleção venceu a Rússia toda capenga desfalcada.

  • Doug

    Eu quero a Polônia na final.

  • Bernardo

    SHOW DO BRASIL!!!!!!!!!!!!!!!
    Uma das melhores e mais convincentes partidas que eu já vi da seleção, com poucos erros no passe e ataque, apenas no saque tivemos alguns erros, mas é normal forçar o saque contra a russia, agora que venha a polonia na final, to esperando a revanche.

  • Marcio T.

    Algumas considerações. Na liga mundial fui uns dos que de modo ponderado criticou as atuações do Brasil, principalmente do Mario Jr, Lucarelli e Lucão. Critiquei pq estavam jogando mal. Não vou esperar o fim do mundial para elogia los, pois é esporte, hoje se ganha e amanhã é outra história. Mario Jr está muito bem, lembra muito o jogador do ultimo mundial. Lucarelli está sendo realmente o “menino de ouro” Lucão como disse Doug Bill está entre os três melhores do mundo. Sempre fui muito crítico quanto ao Bruno, não pq o achasse ruim, somente por achar que ele estava queimando etapas, hoje aos 28 anos acredito que esteja pronto par assumir o lugar de titular como levantador está tendo uma leitura fantástica do jogo. Respeito as opiniões alheias. Mas exigir que o Daniel tenha que assistir os jogos em pleno horário de trabalho sendo que ele não é somente comentarista de voley beira o ridículo. Prefiro a sinceridade dele de dizer que estava com outro compromisso ao invés de ver a reprise e só depois escrever no blog.

  • ana maria

    Belo trabalho da comissão técnica. Vamos enaltecer o time todo, isto é o elenco todo que está na Polônia. Claro que o Murilo é excepcional mas o conjunto é muito bom. Faz o que está planejado e aquela derrota pra Polônia estava no plano. Nem o Gato de Botas (do conto infantil que fala que está tudo dentro do plano) seria tão eficiente. Adoro vôlei e é muito bom ver grandes jogos. Os russos também são muito bons, adoro a Sérvia,embora não tenha dados pra eles chegarem ao grupo dos seis. Gosto do trabalho da Alemanha, que, com limites vai caminhando e praticando esse jogo coletivo que é muito lindo. Ah me esqueci da França e do Irã que chegaram ao grupo dos seis com méritos e bons trabalhos.
    Agora o que os EUA são para o basquete, nós somos para o vôlei.

  • Michel Pereira de Oliveira

    Cumprimento ao blogueiro Daniel pela síntese bem-feita do jogo, mesmo sendo esta resultante de notícias lidas pelo mesmo. O seu comprometimento com os leitores é um diferencial. Parabéns.
    Quanto ao jogo, semelhante ao blogueiro por motivos profissionais não pude assistir [ao vivo; peguei o VT na madruga], mas, acompanhei o ponto-a-ponto virtual e sofri calado quando a Rússia ameaçava se aproximar no placar e vibrava intimamente quando abríamos 2-3 pontos.
    O jogo ‘valeu o ingresso’. Acho que a Rússia não jogou mal, apenas foi completamente anulada pela Seleção Brasileira. A volta do Murilo (principalmente) foi um diferencial importantíssimo, pra arrumar a nossa linha de passe e tornar possível uma melhor distribuição do jogo. Aliviado com o placar e já ansiando pela semi e, se Deus quiser, pela final.

  • João

    O sistema de comentários está com algum problema,Daniel?

    • Daniel Bortoletto

      está travado. comentários foram lidos e liberados, mas não estavam aparecendo. A TI já está atrás do problema, João

  • Carlos

    Alguém sabe como ficará a classificação de primeiro e segundo caso a Polonia ganhe de 3×2 da Russia? Neste caso, Brasil e Polonia ficariam com 4 pontos. Vale o confronto direto? Set average?

  • Carlos

    Quem foi que jogou a toalha?

MaisRecentes

Dentil/Praia Clube e Sesc abrem vantagem



Continue Lendo

Corinthians faz melhor jogo na Superliga



Continue Lendo

Coluna: A imprevisível Superliga feminina



Continue Lendo