F1 2020: os principais atrativos dignos da bandeira quadriculada



Aos fãs de velocidade, anima ver a constante evolução dos games de F1 da Codemasters, notabilizada por retratar automobilismo de alto nível na indústria há mais de uma década. E o desafio de manter uma franquia com jogos anuais atraentes, sobretudo envolvendo a categoria mais popular do esporte a motor, é árduo. Mas F1 2020, lançado no início de julho para PS4, Xbox One e PC, alcança o escopo de atrair o gamer para a compra imediata. Ao menos faz por merecer.

F1 2020 parece já ter cruzado a linha de chegada quanto aos gráficos, já que, para a atual geração, o patamar atingido neste quesito é admirável. E o Press Start cita outros atrativos que merecem destaque:

– MODO MY TEAM

Reformulado para ser o carro-chefe, o modo My Team permite que você possa, além de personalizar um piloto para dar início a uma carreira na modalidade, seja dono da equipe. A Code caprichou nos trunfos, permitindo até que contratos com potenciais patrocinadores sejam negociados. Partindo do zero, após escolha do emblema, cores e etc, pede-se a contratação de um fornecedor de motor e um companheiro de equipe – que tende a ser jovem e pouco expressivo, por conta da pouca grana disponibilizada no começo.

Como sou jornalista e estou habituado a estar “deste” lado da imprensa, confesso que fico bem contente com a exploração da relação com os repórteres. Não é uma novidade na franquia e nem nos games do gênero, vide NBA 2K e sua utilização refinada no Modo Carreira, mas não deixa de ser um ponto a ser sublinhado para gerar imersão.

F1 2020

– TELA DIVIDIDA 

Outro fator que também não é inovador mas é uma novidade agradável é o da tela dividida. O retorno do para multiplayer local vem a calhar neste período de pandemia, permitindo interação com pares de suas respectivas residências, por exemplo.

Cabe destacar que o modo estava ausente nos jogos de Formula 1 desde 2014. E convenhamos: é difícil compreender a ausência, tendo em vista que é um recurso simples e de sucesso desde as primeiras gerações dos consoles. Mas antes do que mais tarde, certo?

– PARA TODOS OS PERFIS

O jogo é para qualquer perfil de usuário: do calouro e mais casual ao veterano e pro. Mesmo se o gamer não for um entusiasta de Fórmula 1 (como eu), o jogo sabe acolher os despretensiosos interessados em enfiar o pé no acelerador e tirar um sarro dos amigos, seja presencial ou virtualmente. Um ponto nesta linha é que o modo mais easy torna um arcade digno de diversão, sem tirar a adrenalina da altíssima velocidade das modernas máquinas. Em suma: uma porta de entrada ideal para os jogos modernos de corrida.

F1 2020

Além disso, o áudio oriundo dos carros – que difere de equipe para equipe – e do ambiente é primoroso, a cereja do bolo para adornar a jogabilidade também impecável. A proposta de imersão funcionou para mim e para o meu pai, por exemplo, que é um fã de F1 mas não tinha contato com games de corrida desde o Mega Drive. Não foi difícil deixá-lo absorto no game que se moldou com maestria quanto aos detalhes técnicos das corridas, como desgaste dos pneus, pista molhada, física das colisões e inteligência artificial dos rivais nos modos offline.

O F1 2020 não é um 10/10, apresenta lá as suas pontuais e quase indiferentes falhas, mas fecha a geração de forma digna e com o “Tema da Vitória” ao fundo.

Aliás, aproveitando a referência a uma lenda da modalidade, vale mencionar a timbrada versão “Deluxe Schumacher Edition”, com o lendário Michael Schumacher e seus carros icônicos Benetton B194 e B195, Jordan 191, Ferrari F1-2000 e Ferrari F2004, além de  brasões para carros com tema de Schumacher, capacetes, roupas de corrida e mais… Aos fãs do alemão: prepare o psicológico. Aos gerais, prepare o bolso pois o game vale o investimento.

* O Press Start agradece à equipe Codemaster por ter cedido F1 2020 para a realização desta análise

TRAILER OFICIAL DE LANÇAMENTO



MaisRecentes

Tecnologia: HyperX divulga novos modelos de headsets, com direito a um à la PS5



Continue Lendo

Falta pouco! FIFA 21 ganha novo trailer de VOLTA com lendas do futebol e até do mundo da música



Continue Lendo

Presente! Captain Tsubasa: Rise of the New Champions, a divertida viagem ao passado



Continue Lendo