Exclusivo: força feminina na BGC, mais PC na BGS 2018, sonho por Miyamoto e mais



Às vésperas da Brasil Game Cup (BGC) ter o seu pontapé inicial com os campeonatos masculino e feminino de Counter Strike: Global Offensive, o Press Start conversou com Renan Barreto, gerente geral da Brasil Game Show, organizadora do torneio. E o papo deu o que falar: maior representatividade das mulheres nos e-Sports, novidades da BGS deste ano, como uma área maior de PCs, e o sonho de trazer Shigeru Miyamoto, o lendário criador de Super Mario, são os destaques.

CALIBRA O MOUSE!

Para as competições de CS:GO, já estão definidas as 16 equipes que vão disputar. Conforme frisado por Renan, a dinâmica e as regras dos dois torneios são as mesmas, com oito equipes cada, divididas por sorteio, em dois grupos de quatro, em que todos se enfrentam em partidas MD1 (melhor de um). Entre os homens, as classificatórias online serão realizadas de 3 de julho a 21 de agosto e disputadas pelas equipes Avalanche Gaming, Detona Gaming, INTZ e-Sports, Virtue Gaming (grupo A); e W7M Gaming, Brasil Gaming House, C4 Gaming e Yeah! Gaming (grupo B).

Já entre as mulheres, cujas etapas online acontecem entre 05 de julho e 23 de agosto, participam Bootkamp Gaming, Revoltz, Santos E-Sports e Team One Red (grupo A); e Guess Who’s Back?, Isurus Gaming, Number Six Victory e Vitoria E-Sports (grupo B).

– É a segunda vez que faremos uma competição feminina de CS:GO. Acredito que é algo natural, não só no seguimento dos e-Sports, mas também em todos os âmbitos da nossa sociedade atual. Tem que ser assim. A mulher busca mais voz, estamos fazendo a nossa parte e contribuindo para a inserção. Queremos ampliar a participação delas, que, em 2017, foram 39% do público na Brasil Game Show. E creio, de verdade, que elas serão maioria um dia – comentou Barreto.

MAIS SOBRE A BGC

Os dois times de cada grupo com as melhores pontuações avançam para as semifinais, que acontecerão em 14 e 21 de agosto no torneio masculino e em 17 e 23 de agosto, no feminino. Nessa etapa, as disputas também serão online e as partidas em formato MD3 (melhor de três). Já as finais presenciais ocorrerão, respectivamente, em 11 e 12 de outubro, no palco da Brasil Game Cup (BGC), durante a BGS, que será realizada no Expo Center Norte (mesmo palco de 2017), em São Paulo, de 10 a 14 de outubro. Todas as partidas – das etapas classificatórias até as finais – poderão ser acompanhadas ao vivo pelos canais da BGC no, Facebook, Twitch e no YouTube.

VOCÊ DISSE MAIS PC, @?

Talvez a maior novidade da edição da BGS 2018 seja, de acordo com a própria organização, uma área “três vezes” maior para o público adepto de PC. Além disso, também há de se sublinhar os convidados classe A já confirmados até aqui: Nolan Bushnell (criador do Atari), Fumito Ueda (diretor do The Last Guardian e Shadow of the Colossus), Katsuhiro Harada (produtor da série Tekken), Charles Martinet (dublador de Mario) e Yoshinori Ono (produtor Street Fighter V).

– Este ano, teremos um foco maior nos PCs. A nossa área de PC será ampliada em três vezes este ano, fizemos questão de aumentar pois o público pediu. E estamos para servir ao público. Muito quanto a acessórios e parceiros fortes, como a Razer, serão atrações. Isso mostra que estamos convergindo cada vez com o interesse das pessoas.

AS TAÇAS DA BGS

Em 2017, a BGS conquistou a sua primeira taça de Copa do Mundo. Não entendeu? Isso porque, de acordo com Renan Barreto, o primeiro título da conferência de games se deu graças à presença de Hideo Kojima (Metal Gear, ex-Konami e Kojima Productions), que, inclusive, chegou a ser homenageado com um lugar no Wall of Fame e recebeu o prêmio Lifetime Achievement Award das mãos de um fã.

E, quando perguntado quem seria responsável pelo “bicampeonato” da feira, o mandatário não titubeou: Shigeru Miyamoto, o eterno criador de Super Mario.

– O Kojima foi um sonho realizado para a nossa equipe e, acredito também, para toda a comunidade gamer. O Shigeru Miyamoto seria outro nome perfeito. O nosso topo. Posso dizer que seria a nossa segunda Copa do Mundo – comentou, emendando sobre a possibilidade da Nintendo estar na feira em alguma edição futura:

– Não diria que é um sonho impossível ter a Nintendo aqui. Eu gosto muito de jogar Nintendo, tenho o Switch, mas eles são muito restritos, infelizmente. Creio que eles sabem a força que têm no Brasil, porém é uma questão de posicionamento, política. Hoje, posso dizer que não há uma abertura. Já tentamos, sempre, todos os anos. Fazemos questão.

SURPRESA DA ACTIVISION?

– Em relação a Activision, não posso dar os detalhes. Mas posso dizer que lançando o Black Ops 4 no dia 12 (de outubro), durante a nossa feira e tendo em conta a importância do Brasil para o sucesso do game, com certeza terá algo especial, sim.

MISSÃO BÔNUS: ALGUNS NÚMEROS DA BGS

– Público presente nas 10 edições do evento: 1,5 milhões de pessoas.

– Na última edição: 317 mil pessoas, com 250 marcas presentes e 750 estações de jogos disponíveis para o público jogar.



MaisRecentes

Point Blank International Championship: finais de seletiva acontecem em São Paulo; saiba mais



Continue Lendo

Assassin’s Creed: Odyssey chega às lojas e põe os jogadores como heróis espartanos



Continue Lendo

Análise Press Start – Fifa 19



Continue Lendo