Cenário consolidado é mais um desafio para o Flamengo no e-Sport



O Flamengo anuncia nesta sexta-feira a sua primeira equipe de e-Sport. A princípio, o clube irá ter um time de League of Legends (LoL), a mais popular modalidade dos esportes eletrônicos – somente no Brasil são quase 2 milhões de jogadores, cabe destacar.

CENÁRIO

Algumas das maiores organizações de e-Sports brasileiros se uniram em 2016 e fundaram a Associação Brasileira de Clubes de e-Sports (ABCDE), que atualmente é formada por 11 clubes, sendo sete deles da Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro de LoL. Com isso, “popularizaram” regras comuns como a adoção da Lei Pelé para os atletas, regulamentação de transferências de jogadores e negociações comuns do setor, como direito de transmissão – a final da segunda temporada do CBLol, realizada em setembro deste ano teve 2,6 milhões de espectadores entre Sportv e Youtube.

Com o crescimento e a popularidade do setor, os atletas acabaram ganhando notoriedade. E aumentos de salários, que atualmente podem chegar a R$ 20 mil. E, assim como em outros esportes como o futebol, se valorizam no mercado de transferências.

– Com fundamento no art. 28, da Lei Pelé, por exemplo, as equipes podem se utilizar das multas rescisórias em seus contratos, criando uma barreira interessante para a saída de seus atletas para equipes rivais – o que, ressalte-se, já ocorre atualmente de forma bastante frequente e regulamentada – afirmou André Sica, advogado especialista em direito desportivo.

Mas diferentemente do futebol, os clubes de e-Sports são empresas desde a sua constituição. E isso tem atraído investidores para o setor. No Brasil, o mais famoso deles é o ex-jogador Ronaldo, que é um dos sócios do CNB, uma das mais tradicionais organizações brasileiras.

– Projetamos um crescimento de 70% do nosso clube neste ano. Em um cenário de crise é um número bem interessante. Mas não é somente nosso clube que está crescendo. E juntos, na ABCDE, estamos aumentando esse mercado para os clubes, jogadores e fãs, que são a peça mais importante nessa engrenagem. Essa organização em conjunto tem ajudado a todos e os resultados já aparecerão neste ano, com novos campeonatos e outras novidades – afirmou Carlos Fonseca, um dos sócios do CNB e presidente da ABCDE.

Além do sucesso consolidado do LoL, outros jogos também têm ganhado espaço. Em 2017, por exemplo, houve a criação da Copa do Brasil de CS:GO e do Brasileirão Rainbow Six, ambos games da modalidade (FPS). O Brasil tem muita tradição neste tipo de game desde os anos 2000, período em que as Lan Houses fizeram bastante sucesso por aqui.

É nesse cenário grande, profissional e em crescimento que o Flamengo entrará a partir desta sexta-feira.



MaisRecentes

Bethesda divulga trailer de lançamento de Wolfenstein II: The New Colossus



Continue Lendo

Expansão Corridas Metamorfose já está disponível para GTA Online



Continue Lendo

Atualização de temporada já está disponível em F1 2017



Continue Lendo