Capacidade de adaptação e preparo psicológico: as armas da Team Liquid para buscar o título da DreamHack Montreal 2019



A Team Liquid estreia na DreamHack Montreal nesta sexta-feira (6), embalada pela conquista do Brasileirão 2019. Mas os formatos de disputa distintos entre o torneio nacional e esta edição da DH geram mudanças também na preparação dos jogadores e nas estratégias elaboradas.

O BR6 2019 teve, em sua primeira fase, embates em melhor de dois mapas, o chamado “MD2”. A Cavalaria mostrou regularidade durante toda a etapa, que teve pouco mais de dez meses, e terminou em primeiro lugar na tabela, posição que lhe garantiu uma vaga direta na decisão do campeonato. Na final, a partida histórica contra a FaZe Clan foi disputada em MD5 (melhor de cinco mapas), com mais de cinco horas de duração em uma arena lotada de fãs. Um cenário completamente diferente do encontrado na fase anterior, pois exigiu ainda mais que os atletas mostrassem virtudes como preparo físico, psicológico e poder de concentração.

Já a DreamHack adotará o sistema MD3 em todas as suas fases, com exceção das qualificatórias para as quatro vagas restantes do torneio, que acontecem nos primeiros dias do evento e serão jogadas em MD1. Para Liquid e FaZe, já garantidas na fase de grupos, todos os desafios que enfrentarão serão em melhor de três mapas.

Há anos em contato com o universo dos eSports, o psicólogo Claudio Godoi, que realiza trabalhos com os atletas de Rainbow Six: Siege da Team Liquid, fala sobre as especificidades, do ponto de vista emocional, na preparação para formatos distintos.

– Podemos diferenciar duelos de curta e longa duração ao pensar em quanto os jogadores precisam se adaptar para cada um deles. Confrontos de um mapa exigem menos da capacidade adaptativa dos atletas. Estratégias surpreendentes, e até mesmo a ‘sorte’, podem impactar no resultado, enquanto séries longas permitem que o real fator decisivo seja a habilidade e que a equipe mais forte de uma forma geral tenha vantagem – Afirma o psicólogo.

O trabalho de fortalecimento emocional não diminui, entretanto, a importância de estar fisicamente bem preparado.



MaisRecentes

Qualificatório aberto para Rainbow Six OGA PIT, na Croácia, acontece neste fim de semana



Continue Lendo

NiP e FaZe tropeçam e briga pelas duas vagas no mundial esquenta na Rainbow Six Pro League



Continue Lendo

Perto do retorno da Pro League, coaches analisam a importância dos atletas ‘polivalentes’ no Rainbow Six Siege



Continue Lendo