Só a ficção explica a realidade de Aidar



Qualquer semelhança entre a natureza dos personagens da obra “Revolução dos Bichos”, de George Orwell, com os figurões da alta cúpula são-paulina, eu asseguro, é mera coincidência, é preciosa fábula.

Nas últimas semanas, temos visto o presidente Carlos Miguel Aidar exercer seu papel de líder político com maestria napoleônica. Não faço a comparação, porém, ao imperador francês do século XIX. A referência aqui é ao Napoleão suíno, que lidera a rebelião dos animais da Granja do Solar no livro de Orwell, publicado em 1945.

O romance-fábula mostra como Napoleão solidificou seu poder seletivo em detrimento ao bem coletivo, como havia sido planejado pelo antecessor Major e por outros porcos, as cabeças pensantes do celeiro. O comando compartilhado torna-se centralizado graças à força da retórica, da lábia, de Napoleão, na maioria das vezes blindado por “homens de confiança”.

Quando os barris de leite e as sacas de maçã desaparecem, respostas são exigidas. Napoleão cala-se e deixa seu porta-voz, Garganta, dar as explicações: “Não imaginais, suponho, que nós, os porcos, fazemos isso por espírito de egoísmo e privilégio (…) Nosso único objetivo ao ingerir essas coisas é preservar a saúde. O leite e a maçã, está provado pela ciência, contêm substâncias absolutamente necessárias à saúde dos porcos. Nós, porcos, somos trabalhadores intelectuais. A organização e direção desta granja depende de nós (…) É por vossa causa que bebemos aquele leite e comemos aquelas maçãs”.

Nessa passagem, vemos que Napoleão e seus pares tentam fazer com que algo absurdo e errado torne-se normal, aceitável aos ouvidos dos outros animais. Em seguida, quando deseja atacar Bola de Neve, um antigo porco-aliado, a história muda. O porta-voz Garganta volta à ação e trabalha para transformar os feitos positivos e ideias de reforma política e estrutural do adversário em algo problemático. “‘Ele foi valente na Batalha do Estábulo’, disse alguém. ‘Valentia não basta’, respondeu Garganta. ‘A lealdade e a obediência são mais importantes. E quanto à Batalha do Estábulo, acredito, tempo virá em que verificaremos que o papel de Bola de Neve foi muito exagerado'”.

Pois bem. Voltando à realidade ficcional instaurada no Morumbi, pudemos ver Aidar tachar como absurda uma reunião do antigo CEO com o presidente do Conselho Deliberativo. Soa surreal difundir aos quatro cantos do mundo que duas peças fundamentais do clube não poderiam se encontrar, configurando traição. No outro lado da moeda, Aidar tenta semear insólita normalidade ao dizer que comissões milionárias, confusões com valores de dívidas e a contratação de Iago Maidana são recheadas de pureza.



  • Charles

    Cara, detesto de coração a podridão que o “JJ” instalou no clube. Virose “JJ”, mas o Aidar em um ano já chega a ser pior do que o “JJ”. Esse lixo de presidente deveria estar num asilo (desculpem-me os idosos por desejar tamanha maldade a vcs).

    • Rafael

      decepcionante Charles, por isso acho que time de futebol tinha que ser empresa, com acionistas cobrando retorno, os investimentos viriam e seriam cobrados depois o retorno, com formação de atletas, vendas de jogadores sim, mas também com receitas de marketing que você acaba tendo quando sua marca fica em evidência após os títulos, no entanto ao que parece o Sr. Aidar e o Sr. JJ estão mais preocupados com seu próprio bolso, querem instalar no SPFC um reinado são déspotas apenas isso.

      • Why_Lies

        O Aidar herdou dividas altas. Porque culpar o cara? Agora ele tem de por a casa em ordem e vai ter que tomar medidas anti-popular.

        • Rafael

          acho que o tempo provou que o Aidar não era exatamente o visionário que queria demonstrar, não é?

          • Why_Lies

            Sim, mas vc não sabia de falcatruas 20 dias atrás.

  • Ivan Moysés

    A política podre está prejudicando o tricolor,com estes dinossauros defasados que não pensam no clube !

    • ROBINHO

      PAU BEM GRANDE NO SEU CÚ ARROMBADO…….
      QUEM NÃO TEM DINHEIRO, NÃO SE ESTABELECE…..
      TEM QUE SE FUDER MESMO SEU ETERNO LIXOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

      • beto.santistadavila

        RABINHA OU DAO RABINHO DE PAU GRANDE VOCE MANJA QUEO DIGA SEU NEGAÕ PE DE MESA 29 CM SEMPRE DEIXA SEU SOBRECU AROMBADO DE GAYVOTAS KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      • Ivan Moysés

        LATE ! LATE MAIS ! MAS NÃO BABA NÃO ! Ahahahahahahahahahahhahahahahahhaa !!!!! Racistinha de merda !!!!!

  • ROBINHO

    IVAN MOYSES! ( IVANILTON)…VC É UMA MERDA,,,SEU LIXO,,NUNCA DECLAROU IMPOSTO DE RENDA……SEU SER BANCADO PELO BOLSA FAMILIA….ESTADO DE MERDA ESTE QUE VC VIVE,,NÃO CONTRIBUI COM NADAAAAAAAAAAAA P/ O BRASIL……..ESTAMOS CANSADO DE SUSTENTAR ESTA RAÇA AI….SEUS INUTEIS E IMPRESTAVEIS…..
    VC NÃO PRESTA NEM P/ ESTERCÚ,SEU LIXO DE GENTE,

    • beto.santistadavila

      DESCAMISADA RABINHA OU DAO RABINHO TIAZINHA SAFADINHA MASCARADINHA TALARICA DE PINTO DE NEGAÕ PE DE MESA 29 CM KKKKK FALANDO DE BOLSA FAMILHA SENDOQUE AS GAYVOTAS FIEL GAY ROSA VIVEM DO POGRAMA SOCIAL DO PT E LULA 9 DEDO LADRAÕ CHUPA RABINHA AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA CASSETA DO SEU NEGAÕ PE DE MESA 29 CM CHUPA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK GAYVOTAS FILHAS DO BOLSA PT KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      • Roberto Tavares

        Cai fora daqui, o blog das sardinhas podres é mais lá pra baixo.

    • Ivan Moysés

      LAAATE ! LAAAAAATE MAIS ALTOOO !!!! QUANTO MAIS VOCÊ LAAATE,MAIS EU ESTRIBUCHO DE TANTO RIR; Ahahahahahahaahahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahahahahahahahahahahahhahahaa !!!! E só pra encerrar; VAI TOMAR DENTRO DO OLHO DO SEU CÚ !

      • ROBINHO

        VC NÃO SERVE NEM P/ ESTERCÚ LIXÃO DE SER..KKKKKKKKKK
        KKKKKKKKKKKKKKKK

        • Ivan Moysés

          Cão latidor meu ! só que tem latir mais alto ! EU NÃO ESTOU TE OUVINDO !!! LATE MAIS ALTO !!!!

  • Luiz Ferreira

    como que o torcedor vai suportar tantas besteiras como essa eu não posso nem imaginar como que o spfc teve tantas oportunidades perdidas e consegue fazer um gool que é a vitória para o sp já garantida e um jogador na experiência do Rogerio Ceni e depois entrega o ouro aos bandidos é brincadeira um negocio desse se fosse um garoto eu sei que ele iria apoiar mais tudo bem não pode perder uma oportunidade dessa forma não gente o time já está uma mer.o cara vai e dá um presente aos caras, porisso que o time tá assim cada vez mais caindo pelas tabelas de um campeonato de pontos corridos é melhor nem competir deixa para os outros times os porcos agradecem o presente, que os spfc deu a eles, que jamais teve oportunidade tantas como do sp é mesmo um absurdo as besteiras que esse time faz depois não vão criticar o Osorio com tantos Rodisios!!

  • Luiz Ferreira

    eu a muito tempo já vinha falando a respeito dessa diretoria Barata do spfc e agora viram no que deu a porcaria que estava acontecendo ha muito tempo que o spfc vinha caindo caindo e titulos que era bom nada e nada jogadores ruim ou falta de treinadores bons e com isso o time vinha se arrastando já a muitos e muitos tempos com uma diretoria ridicula e comandos técnicos muito fracas veja no que deu ainda Bem que a Bomba estorou agora tomara que entre uma diretoria de vergonha para consertar estes rombos e o time volte a crescer novamente e limpem essas lixaida que estava lá!!!

  • Luiz Ferreira

    tomara que não abalem a estrutura do clube do morumbi com tudo isso que vem acontecendo e que essas porcaria seja limpa de uma vez por toda e o spfc volte a ser um time de verdade para o futebol brasileiro e para o lugar que éra la fora por que com essas nojeiras que estava lá era uma vergonha total para a nação tricolor que venha ser como era antes,mas que entre um presidente e uma comissão verdadeira principalmente um presidente de vergonha na cara por que depois de Marcelo portugal Gouveia só entrou tranqueira e começou a cair o time até hoje veja no que deu foi isso e agora como fica?

MaisRecentes

‘Hudson é um bad boy elegante’



Continue Lendo

Quando se faz jus ao termo trabalho



Continue Lendo

São Paulo e as expulsões a base de anti-inflamatório



Continue Lendo