Por um futebol muito mais rodrigueano



Amigos, o meu personagem da semana é Nelson Rodrigues, com todo respeito ao mestre. Acabo de ler “A pátria em chuteiras” e a primeira pergunta que me fiz após me deliciar com os textos foi: o que escreveria Nelson sobre o futebol brasileiro de hoje? Eu me pego quase enfermo, com tamanha curiosidade.

A coletânea é uma obra-prima, um retrato fiel de uma sociedade que ama esse esporte, guardado o contexto histórico, o ufanismo do autor e outros excessos. E o mais importante é perceber o quanto Nelson ainda tem muito a ensinar a todos.

“A nós, da imprensa”, que insistimos em discutir infinitamente os erros de arbitragem, enquanto poderíamos nos dar ao luxo de simplesmente discordar do videotape. Que perdemos o olhar humano para captar aspectos de um esporte que é humano, demasiado humano. A falta de criatividade em todos os setores do futebol, inclusive da crônica esportiva, faz parte do 7 a 1.

E as crônicas rodrigueanas não eram apenas criativas. Possuíam uma carga crítica que só a ousadia dos grandes permite. Fiquei curioso para saber como Nelson iria se referir aos atletas do São Paulo que torcem o nariz para o seu técnico.

Em sua defesa inabalável à Seleção, dizia que o escrete precisa de amor. Soa estranho, vindo de um reacionário, mas é verdade. Todo o futebol brasileiro precisa. Que o espírito de Nelson esteja no Maracanã neste domingo, para Flamengo e São Paulo.



  • Luiz Ferreira

    o osório quer o Maycon mas o jogador não quer mais voltar é claro que ele tem rasão de não querer voltar quando ele jogava aqui os proprio torcedor pincharam ele e foi muito eu por exemplo gosto do futebol dele e sempre gostei ele tem muita raça e é firme na marcação tanto é que ele é o capitão lá no Gremio ele vai quere sofrer novamente nesse timeco com osório pior ainda eu no lugar dele iria para mais longe com esse futebol Ridiculo do spfc ele não é bobo eu no lugar dele ficaria por lá mesmo ele tem valor lá !! e aqui não tem o que é lá a torcida pega no pé de quem joga e paressem que não olha os piores em campo!!

  • Luiz Ferreira

    eu quero falar é sobre o osorio ele depois da vitória sobre o vasco ele conmentou sobre seleção méxico olha eu so sincero a respeiro o osorio ele não é treinador para o spfc sabe por que ele é muito atrapalhado em respeito as escalações do time ele nunca define o time dessa forma já si foi o campeonato e ainda por pontos corridos em um campeonato de uma grandeza como o brasileiro, que saber da minha opinião vá com Deus
    e boa viagem ele não tem a cara do sp fc é muito atrapalhado se não fosse as vendas de jogadore o spfc estaria no minimo em segundo lugar mas perdeu muito com ele eu gostária de ter o técnico que está empregado que o Dourival Junior esse seria a cara do tricolor ou o Marcelo do palmeira eu gostaria tamb. de vé o pintado no spfc ou o Doriva esses sim!! Osório vá meu cara!!

MaisRecentes

‘Hudson é um bad boy elegante’



Continue Lendo

Quando se faz jus ao termo trabalho



Continue Lendo

São Paulo e as expulsões a base de anti-inflamatório



Continue Lendo