Não são os números que definem a modernidade de um esquema tático



Quando Juan Carlos Osorio optou por escalar três zagueiros contra o Sport, a ideia era cumprir um de seus principais conceitos de jogo: marcar com um jogador a mais do que o rival ataca. Eram três beques e dois volantes para conter Diego Souza e os três atacantes rubro-negros.

A partir do momento em que Wendel e Rithely se atiraram para ajudar na criação de Diego, bloqueado por Rodrigo Caio com eficiência, Hudson abandonou a cobertura nas laterais para conter esses elementos surpresas. O desenho era outro: seis do Sport contra cinco do Tricolor, obrigando, então, que os alas Thiago Mendes e Michel Bastos ficassem mais presos na defesa.

Thiago soube ler o jogo, embora tenha errado muito e sofrido com Marlone, e se postou bem aberto na lateral, já que a presença de três zagueiros não exigiam sua presença tão próxima à grande área. Do outro lado, Michel se perdeu.

O camisa 7, que há muito tempo deixou de ser decisivo e incisivo, mergulhava na área, muitas vezes trombando com Edson Silva. Élber abria cada vez mais na ponta direita e cada vez menos encontrava obstáculos para avançar. E quando Michel cochilou, apareceu sozinho para abrir o placar para o Leão.

Escalar um time no 3-5-2, 3-4-3, ou 4-2-3-1, não define a modernidade de um esquema. O que faz uma formação ser moderna é a ação, a atitude dos atletas. Como Michel, a maioria tem dificuldades para ler o jogo e mudar a movimentação, o posicionamento. A sorte é que Osorio, com as dores do 2 a 0 na cabeça, tem quem entenda, como Rodrigo Caio, Boschilia, Lucão…



  • Raposa

    A verdade é que o SPFC está sem remo, faz tempo. O tempo passa, treinadores chegam e se vão e a filosofia permanece a mesma. Sofrimento sem fim diante de qualquer adversário que se fecha bem. Diante do Sport não foi diferente. Não me lembro de nenhuma defesa do goleiro deles, que mereça ser classificada de boa! Difícil, então, faz tempo que não vejo! Ataque qualificado somente no papel, pois no jogo, não incomoda ninguém!

    • Raposa

      Onde eu disse sem “remo”, leia-se : “sem rumo”…. falha nossa.

  • W

    O Centurion não é centroavante. Centroavante “flutuante” seria um Ricardo Oliveira, Ora, se não temos um centroavante com esse perfil, porque o LF ficou no banco? O Centurion é um bom reserva e é isso. O MB na lateral é uma boa opção, desde que o LF jogue com o Pato, prendendo os zagueiros na área…aí o Pato tem espaço para seu melhor jogo. O Centurion funciona melhor jogando semelhante ao Pato, ou seja, é um bom reserva….para o Pato. Nossa zaga precisa de mais qualidade. O Edson Silva estava distante da bola nos dois centros feitos para os gols. O Michel chegou atrasado para conter o atacante, mas estava lá. O Edson Silva estava com as mãos atrás das costas, a uns 3 metros da bola….fazendo o quê? É algum tipo de dança de São João? Melhor tentar o Breno porque desse jeito não há quem não tome gol.

  • Quinho

    Eu sou Tricolor paulista,mas também sou consciente de uma coisa um clube que mudou o estatuto para reeleger um presidente,estou falando do último mandato do Juvenal Juvêncio,um clube que vive em uma permanente crise administrativa coisa em que o SPFC sempre foi bom e exemplo um clube que tem como presidente um cidadão que quer aparecer mais do que a própria instituição precisa parar para repensar a sua vida o Tricolor do morumbi hoje paga caro pela sua soberba e esta história de que time grande não cai para mim não existe, se não cai efetivamente cai MORALMENTE o tricolor do morumbi sempre foi referencia,modelo e respeitado e hoje nem os seus mandatários o respeitam mais aos que gostam de citar esta frase de que time grande não cai o tombo mais feio é o de cima para baixo ou seja diretoria fraca,time fraco e o restante nós já vimos acontecer,agora na ciranda da vida acontece assim quem não aprende pelo amor precisa aprender pela dor e a dor em sina a gemer infelizmente é assim que a vida toca…!

  • Lincoln

    O São Paulo precisa urgentemente vender Ganso e Luis Fabiano.
    O primeiro não acerta sequer um lançamento e agora ainda fica nervosinho quando não consegue acertar.
    Luis Fabiano, o artilheiro de gols sem valor, quer ensinar o bandeira marcar impedimento, quando na verdade é ele que precisa treinar impedimento, fora que fala mais com o Juiz do que os auxiliares.
    Dos que saíram, já deveriam ter saído faz tempo, faltam somente as duas ervilhas.

  • Sidney

    Bruno,
    Esse Michel tem algum problema. Tanto tem que o Dunga nem pensou em convoca-lo quando estava em uma fase melhor e era elogiado por torcida e imprensa.
    Além de um preparo físico questionavel, pois não tem velocidade, é um atleta pretensioso que pensa jogar mais do que realmente joga.
    Ontem então, estava uma tristeza. Apanhou da bola, isso mesmo, teve dificuldades em domina-la inumeras vezes, o que vem se somar à incapacidade de leitura que você bem menciona.
    Ganso e LF, de outro lado, são fruto da burrice diretiva, da teimosia amadora que insiste em imaginar que vão render alguma coisa. Nenhum dos dois tem credenciais para envergar a a camisa do sampa, muito menos para receber o que deveriam receber por contrato e só não recebem por causa de uma diretoria que, entre outros descalabros, vem se mostrando bem caloteira.

  • Ronaldo Ribeiro da Silva

    Acho que já passou da hora de se livrar do Luiz Fabiano e PH Ganso, pois todas vezes que são escalados, o Spfc joga com dois a menos. quanto ao Michel Bastos, esse nunca jogou nada e além disso não é jogador de grupo, pois pensa que é o melhor do time. Mesmo assim , com o apoio da torcida podemos incomodar bastante e até se campeão.

  • Eu fiz uma lista de desespero e espero que seja modificada,minhas idéias são estapafurdias;Zetti,Tolói,Edson Silva,Reinaldo,Cafu,Ganso e Luis Flaviano ! Pense essa lista,Juvenal !

  • Ai meu cú Ivan Moyses!!

    O que vc ta passando no rabo? Eu não aguento mais ser enrabado e o pior de tudo é que o curintia é lider.

    Cú de bambi é foda, vive arrombado.

    • Gayvota,você usou o nick de menino da vila ! é santista ! E fica falando de enrabada ? Você é um ouriço cacheiro ,isso sim !

  • Ivan moysés e ou menino da vila!

    Vc sabe muito bem que vc usa esses dois nicks. Além de tudo vc é mentiroso?? Amigo somos Bambis e estamos atravessando uma fase dificil, mas vamos superar, se um ajudar o outro resolveremos tudo.
    Meu cú ainda arde, mas tnho certeza com sua ajuda e opinião, vamos conseguir diminuir esse rombo.
    Ai meu cú
    Ai meu cú,,,,como dói!

    • Não sou esse babaca desse Ivan,quantas vezes tenho que falar ! Esse bambi é louco de pedra ! Sou fã do magrão, o rato magricela Geuvânio Bolt,que humilhou o São Paulo na semifinal do paulista ! Você que é um farsante que usa o nick de Muricy e fica zoando os sãopaulinos !

  • jorege Souza

    Essa diretoria é muito Burra, como tem gente que não sabe nada mesmo de futebol. Caralho, estão esperando o que pra mandar Ganso e esse merda do Luis Fabiano embora. Esse presidente é um bosta, perde jogadores promissores como a molecada da base que jogaria em outro clube e fica com esse jogadores de merda. Osório, vc tem que acordar, Lucão, Edson Silva e Tóloi numa zaga é juntar 3 cabeças de bagre e pedir pra levar gol. Acorda, essa Zaga tem que ter o Rodrigo Caio esse Lucão é horrível, esse Edson Silva medonho. Acorda se quiser continuar no time!!!

  • É você sim!

    vc esta nos enganando. Para com isto, seja o que vc é.
    Meu cú ainda dói muito, só estamos levando no rabo.

    • Farsante é você que é corintiano ! Ou não será você o tal bambi Ivan Moysés ? Tirando a atenção,né ? Sabe que o Santos é tri,né ?…O Santos do magrão,o rato magricela Geuvânio Bolt,que humilhou o São Paulo este ano,né ? Santos tri ! E você também é freguês do Santos ! Todo mundo é freguês do Santos ! Santos tri !

MaisRecentes

‘Hudson é um bad boy elegante’



Continue Lendo

Quando se faz jus ao termo trabalho



Continue Lendo

São Paulo e as expulsões a base de anti-inflamatório



Continue Lendo