Mauro Beting analisa quarteto do São Paulo



O colunista do LANCE!Net Mauro Beting escreveu sobre a nova formação do São Paulo, com quatro jogadores mais à frente. Veja abaixo:

O esquema armado pelo Muricy com os quatro jogadores à frente tem muito a ver com o que Tite utilizou no Corinthians, muitas vezes, com Pato. O atacante atuava atrás de Guerrero, diferentemente da época de Milan (ITA), quando jogava aberto pela direita. Da maneira atual, ele fica mais perto da área, mais perto do atacante para tabelar.

A equipe acaba marcando menos na frente, o único que pega mesmo é o Osvaldo. Mas ao mesmo tempo é válido pela categoria dos jogadores, que pode sempre assustar quando o adversário dá brecha.

Uma alternativa seria o Pato entrando mais em diagonal, pois o maior prejudicado nesse esquema é o Ganso. Com o Pato cortando mais pela diagonal, o Ganso não se sacrificaria muito, ficaria no meio. O camisa 11 ficaria se movimentando mais, encostando mais na frente, mas também entendo que o Muricy está tentando adaptá-lo mais perto da área, que também é uma aposta válida.

Outra ideia, não muito usual, é tentar um 4-2-1-3, com Souza e Maicon, Ganso centralizado e três caras à frente mesmo. Pato seria ponta direita, para não sacrificar tanto o Ganso. Acho que em qualquer esquema desses o Pato vai bem, e o Muricy está fazendo isso para ajudá-lo. Evidentemente que o Muricy não é refém dele, nem pode, não é isso. Mas é uma maneira de adaptá-lo rapidamente ao elenco.

No entanto, para que qualquer das táticas utilizadas com Pato e esse quarteto deem certo é necessário exigir mais sacrifício do Luis Fabiano para trás, como acontece no mundo inteiro. O Pato precisa ter a consciência tática da europa, porque senão sobra principalmente para o Souza, pois o Maicon também não é um exímio marcador. E como a defesa do São Paulo ainda não é firme, tem de aperfeiçoar.



  • Rafael Bullara! Esse garoto escreve bem!!

  • Neil Neri

    Mauro, boa análise.
    O grande problema deste esquema seria para recompor a marcação. Como falou Maicon não sabe marcar e ainda e lento.
    Não sei se vai dar certo.

  • Rei

    Eu não escalaria o Osvaldo. Ele não acerta um lance sequer. Não chuta, não cruza, não passa.
    Eu prefiro um segundo volante marcador ao lado do Souza, liberando assim o Maicon pra um primeiro passe e o Ganso mais encostado nos atacantes pra armação, como o Muricy quer que ele jogue.
    Até a alternativa de 3 zagueiros, ou Rodrigo Caio de volante na cabeça de área seria mais viável que o Osvaldo na frente. Isso liberaria os dois laterais.
    Outra coisa, acho que a limitação do Douglas não precisa nem mais ser objeto de discussão.
    Meu time seria:
    RC – Luis Ricardo – Antonio Carlos – Paulo Miranda (Toloi quando voltar) – A. Pereira – Rodrigo Caio – Souza – Maicon – Ganso – Pato – Luis Fabiano.

    Osvaldo e Pabon seriam alternativas de jogo, não titulares.

  • Claudio Ravelha

    o que o são paulo precisa é contratar jogador pontual com Rafael Sobis ou sera que o Corinthians com tantas dividas que tem consegue e o SÃO Paulo que esteve para contratar ele não conseguiu sera por falta de competencia ou dinheiro ,se continuar assim vamos ter que brigar para não cair. vamos tentar dar o ultimo titulo da carreira para nosso mito Rogerio Seni, precisamos ter um time competitivo.

    • Gelson

      Claudio o que você quis dizer com pontual?
      Ele chega no horário nos treinos?
      E Ceni com S. Pelo amor de Deus.
      kkkkkkkkkk

  • Carlos Ricardo

    O que o são paulo precesa é de um volante que proteja mais a zaga e libere mais o Souza, já que ele tem boa apresentação ao ataque, passa muito bem e ainda dar lançamento, contribuiria muito tanto ofencivamente como na reconposição da defesa.

  • vinicius

    Foi bom, o que pega é que o fabuloso não recompõe, o ideal e fazer um esquema de pressão na saída de bola para nem sempre precisar voltar as vezes rouba a bola la na frente e as vezes fazer o adversário rifar…. o ganso na verdade não ficou aberto o tempo todo, ele centralizou, muito pela característica dele, acho que tem tudo pra dar certo mas o Osvaldo tem que acertar mais passes e cruzamentos, pato simplificar mais, ganso se doar mais,fabuloso conseguir se movimentar para chegada dos três ate dos volantes, e segurar a bola la na frente!!!!

  • MARCOS SANTOS

    Primeiramente admiro muito seus comentarios, acredito muito neste esquema e tambem gostaria de ver o pato trabalhando mais fazendo a dfiagonal, mais devemos saber que em qualquer um destes esquemas necessitamos da qualidade do primeiro volantge, souza tem que ser o segundo, a funcao de primeiro volante em nosso time esta muito dificil de encaixar.

    falta qualidade na lateral direita, nos zagueiros, portanto como vimos contra o CSA, o time nao tem equilibrio e vai ficar assim ate trocarmos estes jogadores destas posicoes.

    obrigado

  • galera, o mais querido do mundo precisa de um zagueiro pra jogar com o antonio carlos, um volante como o mineiro, um meia e um centroavante, ex: diego sacomã (ponte preta), hudson ja que contratou né, cárdenas(nacional de medelin), prato(velez) é isso.

  • O S

  • Clayton

    Mauro, bela análise. Escreva mais sobre o São Paulo, Maurão! Um abraço.

  • Diego

    Rafael Sobis???? Aff.. ninguém merece. Não sei o que acham nesse cara. Muito papo e pouco futebol.

  • Pode crer ninguem merece esse rafael sobis! Em alta mesmo so foi no inter e olhe la! Mas deve ter alternativas boas pelo mercado e de rapida solução! A começar pelos times do interior que se mostraram em alguns casos muito surpreendentes! Tanto que alguns times do interior tiveram propostas de outras equipes maiores para compor o elenco! e outros times resolveram seus problemas com joias da casa (Santos por exemplo) enfim o TRICOLOR em outrora ja foi assim e devia voltar a ser! Afinal pra que tanta estrutura se não revela mais ninguém?

  • Well

    ESSE ESQUEMA TEM UM PROBLEMA GRAVE..
    “Outra ideia, não muito usual, é tentar um 4-2-1-3, com Souza e Maicon, Ganso centralizado e três caras à frente mesmo. Pato seria ponta direita, para não sacrificar tanto o Ganso. Acho que em qualquer esquema desses o Pato vai bem, e o Muricy está fazendo isso para ajudá-lo. Evidentemente que o Muricy não é refém dele, nem pode, não é isso. Mas é uma maneira de adaptá-lo rapidamente ao elenco.”

    O GANSO JA MOSTROU Q QUANDO A MARCAÇÃO APERTA UM POUCO NELE O MESMO SOME NO JOGO E O SÃO PAULO PERDE MUITO EM CRIAÇÃO, NA MINHA OPINIÃO O SAO PAULO DEVERIA JOGAR EM UM 4-4-2 COM SOUZA E HUDSON COMO VOLANTES, MAICON E GANSO NO MEIO O GANSO MAIS ADIANTADO E O MAICON UM POUCO ATRAS, ATAQUE COM PATO E LUIS FABIANO, ADEMILSON PABON OSVALDO E EWANDRO PRA RESERVA, ALEM DE WELLINGTON E DENILSON PRA VOLANTES…

    OUTRA FORMAÇÃO INTERESSANTE SERIA UM 3-5-2 DESSA FORMA COLOCARIAMOS MAIS MAIS UM ZAGUEIRO Q PODERIA SER O LUCÃO OU EDSON SILVA, E LIBERARÍAMOS ALVARO PEREIRA E LUIZ RICARDO PARA ATUAREM MAIS NO ATAQUE (AONDE ELES RENDEM MAIS) E PRA ENTRADA DO ZAGUEIRO TIRARIA O HUDSON, E MANTERIA O SOUZA Q TA JOGANDO MUITO!

    BOM É ISSO… SE PODEREM AVALIAR ESSAS SITUAÇÕES FICAREI GRATO!

  • gilmar

    Acho q com wesley e um lateral direito e a chegada de breno e colocando rodrigo caio junto com sousa o sao paulo e um time muito forte.

  • eduardo71

    O 4-2-1-3 seria realmente ideal, principalmente porque o Ganso faz muito bem a função de pivô, girando sobre o adversário e distribuindo rapidamente a bola, também porque o Luiz Fabiano na cara do gol é fatal, e principalmente colocaria o Pato sempre voltado à frente, com a bola no pé em movimento. Porém, exigiria jogadores mais na zaga e os meias de contenção, uma vez que a retaguarda ficaria mais exposta. Se os laterais partissem com a bola para um cruzamento ou infiltração, Ganso e os meias fechariam. Tem que ser muito ensaiado, mas é uma tática interessante.

  • jhonatam takato

    eu não sei porque, mas acho que o são paulo no esquema 3-5-2, eu testaria da seguinte forma., ceni, a.carlos, r.caio, r.toloi, hudson e souza, a.pereira(osvaldo), ganso(boschilia) e douglas(pabon), pato(ademilson) e lf9(ewandro), ainda tendo na sobra algumas boas peças, tanto pra tentar mudar o jogo., como pra fazer trocas e fortalecer o grupo.Wellington e denilson precisam respirar novos ares, e são jogadores que foram muito bem na reta final de 2012 e tem bastante mercado, com a chegada do breno, o rodrigo caio deve ser levado a posição de origem, que é volante, juntamente com o garoto habilidoso joão shimidt, ai as possibilidades são infinitas., segura o lado direito e força pelo esquerdo com osvaldo e a.pereira, ou pela direita, pabon e pato, da pra fazer muita coisa boa nesse esquema., e assim a defesa ficaria muito bem protegida pelos dois volantes com uma liberdade maior para o souza chegar ao ataque e até mesmo ajudar ph.ganso a criar as jogadas, o ganso renderia muito mais porque teria liberdade praticamente total de não precisar marcar tanto….e teria atletas passando e entrando no facão, seria muito dificil marcar um time cmo esse…..

  • Acho que o pato deu muita qualidade na troca de bola na entrada da area, seja pela diagonal seja pelo meio. Precisamos mesmo agora é acertar a zaga um lider com qualidade do Miranda, um lateral da função mesmo e não de improviso, acreditava no Denilson como primeiro volante mas parece que fritaram ele poderia ser ate o Pierre ex Palmeiras. Vamos ficar forte logo logo.

  • Glaucio

    Pelo jeito o elo fraco desta formação é o Maicon, o que deveria ser feito era colocalo no banco e substituir por um volante mais defensivo, como o denilson ou o wellington, já que são os que temos

MaisRecentes

‘Hudson é um bad boy elegante’



Continue Lendo

Quando se faz jus ao termo trabalho



Continue Lendo

São Paulo e as expulsões a base de anti-inflamatório



Continue Lendo