Paulo Henrique Ganso ainda é meia?



O companheiro Mauro Cezar Pereira, em seu blog no site da ESPN, levantou uma discussão interessante sobre Paulo Henrique Ganso e a necessidade do técnico Muricy Ramalho de encontrar uma forma para o camisa 10 do São Paulo jogar bem. Mauro cita o fato de astros como Pirlo, Gerrard, Xabi Alonso, Modric e Schweinsteiger armarem suas equipes com maestria sem necessariamente jogarem como meias de armação clássicos, como o são-paulino tem sido escalado. A questão é: ainda há espaço no futebol atual para Ganso utilizar seu talento indiscutível da forma que grandes meias fizeram no passado? Como Mauro, tendo a achar que não, mas também tenho dúvidas se Ganso conseguiria se adaptar à nova função.

Em uma rápida análise dos números do meia no Campeonato Paulista, pelo site do FOOTSTATS, a tendência é dar razão aos que pedem um recuo do armador. Motivo da maior queixa de Muricy, Ganso realmente finaliza muito pouco. São apenas oito em nove jogos, sendo apenas três delas certas, sinal de que o atleta não tem chegado à frente. Ele também deu apenas uma assistência, muito pouco para quem comemora mais passe do que gol, como repete seu técnico.

Além disso, outro número mostra que Ganso pode ser combativo e mais participativo quando está sem a bola. O jogador realizou 24 desarmes pelo São Paulo, é o recordista do time neste quesito. Nada garante que Ganso repitiria o número se lhe fosse dada uma função mais recuada, mas a tendência é que, mais perto deste tipo de situação, pudesse aprimorar o fundamento.

No entanto, há outros aspectos em jogos. Primeiro: Muricy já utilizou Ganso mais recuado, como uma espécie de segundo volante, no Santos. Em 2012, no segundo jogo da semifinal da Libertadores, contra o Corinthians, no Pacaembu, o meia jogou desta forma. Tinha acabado de voltar de uma cirurgia no joelho e a opção de Muricy à época foi para afastar o jogador do choque direto com Ralf e Paulinho, volantes do rival, e tentar com que Ganso tivesse espaço para armar o jogo. Muricy, assim, tentou vencer uma defesa que havia tomado muitos poucos gols até então. Conseguiu no primeiro tempo, com o gol de Neymar, mas viu Ganso com pouco intensidade na boa parte do jogo.

A questão parece ser essa: intensidade. Terá o meia concentração para suportar a maior carga de força a que será submetido jogando em uma zona do campo em que, teoricamente, será muito mais acionado? Pode ser que sim, pode ser que não.

Depende muito de como estará o restante do time e do posicionamento do próprio Ganso. Mas, principalmente, depende da vontade do jogador e do técnico Muricy Ramalho. E, a lembrar Raul Seixas, vale sempre tentar outra vez, afinal, estamos falando em R$ 24 milhões investidos.



  • Simões

    Eu tenho quase certesa que, se o Muricy coloca-lo na função de volante, chegará até a seleção brasileira.Varios jogadores ao mudarem de posição deram MUITO certo no futebol, no proprio São Paulo tivemos o caso de Dario Pereira, muito criticado como volante e ao recuar para a quarta zaga virou um monstro de jogador.Quem não se recorda de Rivelino que de camisa 10 foi para a ponta esquerda e brilhou na seleção de 1970 no México.Vale a pena tentar até para não desperdiçar um grande talento como Ganso.

    • Wander

      Infelizmente para o futebol moderno só qualidade técnica não adianta. Ele não tem o primordial para um jogador de futebol…….pegada…….é um peso morto em campo, não cria, não passa, não marca e não finaliza…..infelizmente

  • Fábio

    Bota ele pra jogar na posição do Maicon, meia mais recuado, com liberdade pra armar, não necessariamente um volante. Ali ele tem mais liberdade que próximo à área, onde vem jogando, e acho que deslancha.

    • Fernando

      Concordo com o comentario acima, ganso mais arraz no lugar do Maicon, se acontecer isso qndo o pato jogar a copa do Brasil nosso time estara em outro nivel.

  • Flavio

    Tem que adaptar ele na ponta ….. do banco esse cara e o maior mala chinelinho

  • olha acredito que aplicaram 171 no sao paulo com esta diretoria isto e possivel todos velhos gagas

  • Jr

    Ainda bem… Um pouco de lucidez!!! Muricy saca muito!!! Fora ph PARASITA!! Nao joga nada!! É o verdadeiro craque IMAGINÁRIO!!!! Fora ganso, seu parasita!!
    #VOLTAJADSON!!! A 10 é sua, fera!!!

  • cristiano

    colocar outro meia junto com ganso canette na vaga do maicon assim o time ficaria com
    rogerio paulo miranda rodrigo caio antonio carlos alvaro pereira souza ganso canette pabom osvaldo luiz fabiano. teria que tentar no paulista.

  • saulo

    Desista, Muricy perde todos os títulos (até ser demitido) mas não abre mão do INÚTIL maicon. Será que ele não enxerga que o maicon é um ZERO à esquerda? Muricy, pelo amor de Deus, testa o Ganso no lugar do maicon porque é IMPROVÁVEL que o Ganso seja PIOR que ele.

  • tricolor do morumbi

    O Ganso está passando por um ” baixo astral ” vai demorar um pouco para ele voltar a terra. Vamos aguardar

  • OSWALDO RAMPANI

    As alternativas do Simões, do Fábio e do Saulo são viáveis. Eu vou dar mais uma. O Muricy deve reunir todo o grupo e perguntar a cada um onde e como ele gostaria de jogar. Pois bem, isto feito colocaria num jogo treino contra a equipe do “dente de leite” para não desgastar muito estes chinelinhos; depois sim, analisaria a produção de cada um e montaria um time para obter o máximo de produtividade. e viva nóis

  • Fernando

    Alguém tem o e-mail do Muricy? Mandem o link desse post pra ele, pois é sofrido ver Maicon e Douglas em campo.

  • um jogador que todo time quer. ph ganso…….qual ‘e a verdadeira posicao dele??????ai vem o X da questao, o meio de campo do spfc, nunca foi testado..e deve ser feito isso em treino e nao em jogo…..porque nao……..ph ganso- mais a frente, ao lado de souza-canhete- rodrigo caio????? porque naoooooo ja tentaou????? esse Maycon sosab jogar para traz, nao seria meu titular nunca…nunca…. deixar o rodrigo caio no banco por um maycon…’e ofim da picada….nao ‘e possivel que o tata, milton cruz, muricy nao enxergue isso… a defesa,…..rogerio ceni- lateral ‘e douglas para com essa de paulo miranda, zaga antonio carlos- contratar outro zagueiro tentar buscar o Miranda ou andre dias, perdemos o rodolfo, que seria outro grandao na zaga, roger carvalho, edson, paulo miranda sao bons reservas, porque nao tentar de novo o sebastian coates, uruguaio?? lugano? nao temos boa defesa estamos tomando gols que nao se pode tomar. E o ataque hein?????’e proibido chutar????? os ultimos jogos quantos chutes a gol???????s’o o Pabon que tenta, ataque precisamos urgente de mais atacantes, um jogador que o spfc precisa olhar com carinho ‘e o lincoln, alto forte e sabe fazer gol ‘e o que precisamos no momento…gols..gols…so de zagueiro nao deveria valer, so antonio carlos de cabecinha…..ora meu…onde andas ricardo oliveira, grafite, meia cleiton xavier, diego forlan, loco abreu, herreira……..vamos se mecher porque demos o Jadson, que vai arrebentar la, e vamos recuperar o pato para os gambas ganhar dinheiro na nossa cabecinha de novo……perdemos jadson, arouca, cicero, borges, dagoberto…esse tambem nao serviam para nos…e estao la arrebentando…..vamos ler isso aqui e agir…helder-bauru

  • Wagner

    Penso que o Ganso recuado renderia ainda menos do que rende hoje. E atuar no lugar do Maicon daria no mesmo, pois se sem ter a obrigação de marcar, ele já não joga, quem dirá sendo obrigado a marcar? O padrão tático da equipe precisa aproveitar o que cada atleta tem de melhor e, falando do Ganso, o que ele tem de melhor é o improviso e a técnica apurada. O Muricy precisa fazer com ele passe a utilizar essas qualidades dele para vencer o sistema defensivo dos adversários. Acredito que o esquema também deveria mudar para que o time tivesse um jogador diferenciado muito mais próximo da área, assim, ao invés do 4-3-3 ou 4-2-3-1, o São Paulo teria que jogar no 4-3-1-2 com três volantes (sim 3!) para compensar a falta de jogadores combativos na frente e deixar o Ganso (que seria o 1 do esquema) jogando com os dois atacantes, tabelando, com lançamentos curtos, próximo da área. Do jeito que ele joga hoje, o campo fica muito grande pra ele. Correr da intermediária até o gol adversário é um longo caminho que ele tende a desistir de percorrer, mas jogando atrás dos atacantes, tenho certeza de que sobrariam muitas oportunidades pra ele finalizar e, com a técnica que tem, com certeza faria muitos gols e ajudaria o time a deslanchar.

  • SHAOLIN

    O Gansolino sempre foi meia…meia boca,meia sola…maior conto do vigário da história. Contrataram Ricardinho pensando q era o novo Pita. O cara ta bichado, se forçar se contunde, por isso joga com medo de não se machucar, só aparece contra timinhos meia boca, e qdo já estão cansados.

  • Amorim Escobar

    Graças a excelente adm do Juvenal e sua vontade de ver o SPFC sempre com títulos, que temos esse meia clássico que ainda rendera mtas glorias.

MaisRecentes

‘Hudson é um bad boy elegante’



Continue Lendo

Quando se faz jus ao termo trabalho



Continue Lendo

São Paulo e as expulsões a base de anti-inflamatório



Continue Lendo