Título da Sul-Americana dá vaga para a 1ª fase da Libertadores



Caros,

Reprodução do regulamento da Série A mostra que título da Sul-Americana dá vaga apenas para a 1ª fase da Libertadores.

Vejo nos comentários que muitos ainda têm dúvidas sobre os critérios de classificação para a Libertadores de 2013, seja pelo Brasileirão, seja pela  Sul-Americana. O São Paulo é 4º colocado no campeonato nacional, e ontem deu o primeiro passo para chegar à semifinal da Copa Sul-Americana. A vaga direta para a Libertadores do ano que vem, porém, só virá caso o Tricolor termine o Brasileirão na vice liderança.

Você pode conferir aqui o regulamento específico da Série A do Brasileirão 2012, que mostra os critérios de classificação dos clubes brasileiros para a Libertadores.

O título da Sul-Americana só dá vaga para a primeira fase da Libertadores. Esta é a fase na qual o clube tem de disputar um confronto em ida e volta. O ganhador, então, classifica-se para a fase de grupos. O segundo lugar no Brasileirão dá direito a entrar na Libertadores já na fase de grupos, sem ter de disputar o primeiro confronto.

O Corinthians, atual campeão da Libertadores, já tem vaga garantida para a 2ª fase do torneio na edição de 2013. Assim, caso um clube brasileiro vença a Sul-Americana deste ano, apenas o 3º colocado do Brasileirão – além do campeão da Sul-Americana – terá vaga para a 1ª fase da Libertadores.

Caso um clube brasileiro não vença a Sul-Americana, os clubes que terminarem o Brasileirão na 3ª e na 4ª posições terão vagas para a 1ª fase da Libertadores de 2013. O campeão da Libertadores, o campeão da Copa do Brasil, e o campeão e o vice do Brasileirão terão vagas para a 2ª fase, de grupos.

 



  • vamos ser CAMPEÕES SÃO PAULO ! ! !

  • Marco

    Tá, mas por exemplo: se o Grêmio ganhar a sulamericana e terminar o Brasileirão em 3º e o SPFC em 4º, como fica?

    • Douglas

      Nesse caso o SPFC ficaria com a vaga que seria do Gremio no brasileiro, igual ano passado, o vasco ficou em 2o. e ja tinha direito a uma vaga por ser campeao da copa do brasil, portanto a vaga foi ate o 5o. colocado, as 4 do brasileiro, pois nao teve clube brasileiro campeao da sulamericana

    • Cristian

      fica do mesmo jeito pois se um brasileiro for campeão da sulamericana no brasileirão vira G-3 mais como os dois brasileiros que estão na sulamericana ja entao no G-4 não vai ficar a mesma coisa.

  • Reinaldo

    Detalhes que fazem a diferença, pois todos estavam pensando que o campeão da Sulamericana ja estaria classificado para a Libertadores, muito boa a interpretação, com certeza agora terminam as duvidas das formas de classificação para os torneios sulamericanos.

  • Caio Souza

    Temos 2 chances de conseguir uma vaga pra Libertadores, se é na 1ª ou 2ª fase ai outra questão. Estamos acostumados a Libertadores e 2013 com o Ganso e Jadson regendo nosso meio campo vamos passar o carro!!!!

  • Douglas

    E se um clube brasileiro for campeão da copa sulamericana e ainda terminar o campeonato brasileiro em 3° lugar, como seria? Pois como explica abaixo como campeao da sulamericana teria direito de entrar na 1° fase, e o 3° colocado na hipotese entraria na 2ª fase?!

    Situação 3: Na hipótese de um clube brasileiro conquistar a Copa Sulamericana/2012:
    a) O campeão do Campeonato Brasileiro/2012 acessa a Libertadores/2013 na sua 2º Fase;
    b) O campeão da Copa do Brasil/2012 acessa a Libertadores/2013 na sua 2º Fase;
    c) O 2º classificado do Campeonato Brasileiro/2012 acessa a Libertadores/2013 na sua 2º Fase;
    d) O 3º classificado do Campeonato Brasileiro/2012 acessa a Libertadores/2013 na sua 2º Fase;
    e) O campeão da Copa Sulamericana/2012 acessa a Libertadores/2013 na sua 1º Fase,

    • Rafael Barbosa

      Leia com atenção.
      Neste caso, está excluído o campeão da Libertadores 2012. As situações que se encaixam nas suposições são a 1 e a 2.

  • Raposa

    “Não me importa que a mula manque, o que eu quero é rosetar!” Esse dito popular é bem antigo, é verdade, mas, reflete o atual momento do São Paulo. Não importa em que fase ele entre, o importante é que não fique fora da festa. Quem quer ser campeão, tem que vencer a todos. Dois jogos mais, neste contexto, não tem importância. Servirão de treino para a próxima fase!!!

  • JP

    Por exemplo se o SPFC for campeão da Copa Sulamericana e ficar em segundo no brasileiro como fica? Ele tem que jogar a primeira fase por ter sido campeão ou passa direto pra segunda fase por ter ficado em segundo? e se ele passar para segunda fase quem fica com a vaga para dispoutar a primeira fase, o vice campeao ou o quarto colocado do brasileiro?

  • VERDADE ATE AGORA NEM SEI QUAL E O DO ROGERIO CENI FICOU MAGOADO PORQUE O WILIAN JOSE FES OS GOLS DA VITORIA SEI LA VBIU TALVES O NEI FRANCO ESTEJA BATENDO DE FRENTE COM ELE NO FUTURO IREMOS VER A COISA FICAR PRETA PARA O NEI OU PARA O GOLEIRO

  • deivid cardoso

    Caso o São Paulo seja (será hehe) campeão da Sulamericana e fique em segundo no brasileirão, ele entra direto ou na primeira fase?

  • robson scsul

    Meus caros amigos. Quanta preocupação. O importante e ir jogando. Ganhando. Adquirindo experiência e haja estaremos com os 02 pés. Na libertadores. Que e o campeonato que o saopaulino gosta. E que venha o . Tolima !!! E ai galinhada vamos mostrar como e fácil entrar na liberta. Vamu saopaulo . Vamusaopaulo . Vamu ser campeão !!!

  • FRANCISCO C. REIS

    Pronto, já vem vocês com fofocas de novo, só p/ bagunçar o ambiente! Ora, va plantar batatas que vcs ganham mais!

  • FRANCISCO C. REIS

    Esse Jotha Santos só pode ser um…não vou falar o que pensei, p/ falar uma asnice dessa.
    Conheça primeiro o M1TO, depois vc fala alguma coisa, seu idiota, alienado.

  • Raposa

    Poxa vida! Parece que tem gente que lê e não entende nada! Ou faz que não entende, só para tumultuar.
    Sr.Jotha. O pedido do Rogério para a entrada do Cícero, naquele jogo contra a LDU, era pela versatilidade dele e pelo tempo de jogo. Àquela altura, se o adversário marcasse um gol, por uma dessas fatalidades que acontecem, o São Paulo estaria eliminado, o que seria uma catástrofe inimaginável. Ele, Rogério Ceni, não tem nada contra o W.José! Ontem ele ficou foi muito feliz pelos gols do menino! Ele só não ficou satisfeito porque o placar foi pequeno, pelas circunstâncias do jogo. Só isso! Eu também achei pouco, 2 a 0. Mas aí é outra história.

  • A pré libertadores é moleza ora nois, ja vai entrar com sangue nos olhos na fase de grupos sem peso de estréia, melhor assim.

  • alvaro

    E se o terceiro colocado do brasileiro e o campeão da sul-americana for o mesmo ? disputaria a primeira fase ou a segunda ?

  • alvaro

    Desculpe-me , na anterior eu formulei a pergunta errada . Na realidade eu gostaria de saber se um time brasileiro poderia escolher qual vaga usar . No caso se um time brasileiro ganhar a sul-amerina e for vice campeão brasileiro ,ele poderia descartar a vaga da sul-americana e usar a do vice campeonato brasileiro que dará direito à segunda fase ?

  • joao bruno

    SE O SÃO PAULO FOR CAMPEÃO…… O VASCO COMO O QUINTO LUGAR ENTRA NA LIBERTADORES?

MaisRecentes

‘Hudson é um bad boy elegante’



Continue Lendo

Quando se faz jus ao termo trabalho



Continue Lendo

São Paulo e as expulsões a base de anti-inflamatório



Continue Lendo