A melhor atuação em quase dois anos



Não foi a melhor atuação do São Paulo em 2012. Não foi a melhor atuação na Era Leão. Foi a melhor atuação do São Paulo desde que Lucas ainda era Marcelinho. A equipe não deixava seu torcedor orgulhoso de 90 minutos desde as quartas de final da Copa Libertadores de 2010, quando em dois jogos, aniquilou o favorito Cruzeiro.

Naquela ocasião, entetanto, brilhou de maneira diferente. No Mineirão, com mais inteligência do que beleza. No Morumbi, com um a mais durante 90 minutos. No último domingo, o Tricolor, que não conseguia se impôr nem diante de adversários medianos, teve um a menos por 40 minutos e ainda assim esmagou o melhor time do continente, com seus melhores jogadores, inclusive o gênio Neymar.

O número de chances criadas, a convicção em ganhar a partida desde o primeiro minuto, davam a impressão de que o São Paulo queria provar a todos, mas sobretudo a ele mesmo, que voltou a jogar como time grande.

Foi também a melhor atuação de Emerson Leão numa partida em sei lá quantos anos. Muitos. Ele acertou em cheio ao escalar Rodrigo Caio no setor de Neymar e não condeno por não tê-lo tirado, mesmo com cartão amarelo. O garoto estava bem, confiante, e só foi expulso por dois exageros do fraco árbitro Marcelo “APARECIDO” (que, junto aos demais árbitros, também errou ao validar o gol decisivo, de Lucas).

Sem falar na ótima substituição de Luis Fabiano (que pediu para sair) por Edson Silva. O são-paulino pode discordar, mas Leão esqueceu a bobagem de encher a equipe de atacantes e liberou quem desde o início mostrava que podia ajudar a decidir o clássico: Cortez. Uma alteração de conceitos, pensada, planejada, de estratégia, à qual Leão não parecia mais estar acostumado a fazer.

O trabalho “à moda antiga” do dia-a-dia de Leão dá a impressão de que os acertos no time ocorrem por acaso. Seria injusto bater nessa tecla. Casemiro e Cícero juntos a um volante apenas é a escolha correta de um time moderno, desde que ajudem a marcar, o que não ocorria nos jogos mais fáceis. No San-São, ambos foram dedicados, suaram a camisa e ainda guardaram fôlego para atacar – e muito – bem.

Com essa dedicação, Denilson cresceu demais. Deixou de ser um fardo no meio de campo para se tornar essencial na marcação, desarme e saída de bola. O São Paulo fez uma partida em que seus jogadores se procuraram, preencheram os buracos gigantescos que havia entre eles. Casemiro e Luis Fabiano se buscam o tempo todo. Lucas e Fabuloso também. Cícero e Jadson distribuem a todos, e Cortez se apresenta para todos.

Até Paulo Miranda, o calcanhar de aquiles de um time bem montado pela diretoria, tem crescido. Não inspira confiança, recua demais diante de investidas adversárias, mas surge com força no ataque, antecipa-se com mais facilidade. Está em evolução. Luis Fabiano cresce fisicamente e Lucas desabrocha, sem conflitos, entendendo que naquele talento, há espaço para todo tipo de fundamento: o drible, o passe, o chute, a marcação…

O São Paulo ainda precisa melhorar. Se houvesse outro clássico hoje, valendo vaga na final, ou título, eu apostaria no Santos. Não é demérito algum. Para conquistar confiança geral, é preciso uma sequência de vitórias importantes, atuações imponentes e conquistas. Mas há dois anos o time do Morumbi não deixava tão boa impressão.



  • gui

    Concordo em partes… creio q por mais que o Rodrigo caio estivesse bem poderia tirar no intervalo e colocar o piris… a qualquer momento seria necessário “segurar” o neymar com uma falta mais forte… seria bom pois o muleque esta bem na lateral.. e o piris teria que entrar pra “provar” que pode brigar pela vaga na sequencia dos jogos.

    O são paulo errou muitos gols no primeiro tempo, mas a tempos não sentia orgulho do meu time, o santos não jogou o primeiro tempo… parecia que era contra o barça… qdo eles ficaram só olhando… infelizmente nos falta um pouco pra chegar ao barça.. um pouco.

    Agora é sequencia… ainda vejo necessidade de um lateral direito e um zagueiro pra ajudar o Rodolfo. Do resto, ta bom….
    Mas um jogador que eu gostaria de ver jogando com mais “vontade” é o jadson, parece que ele ainda tem medo de errar, de tentar uma jogada… de ser 10… basicamente isso.

    Vamos tricolor!!!

  • Caio

    Falou tudo e mais um pouco…

  • Edson “Tricolor” de Oliveira

    Falou e disse Alexandre, não me recordo de um jogo tão bom do Tricolor. E comodisse LF9: – Precisamos de mais jogos para nos entrosarmos…
    Todo o time precisa de entrosamento, confiança, parceria e digo mais, Leão diminui a carga de treinamentos e nossos atletas estão se sentindo mais inteiros e dispostos.

  • somos o melhor time do brasil, com o leão somos imbativel!!! chupa gambá!!!

  • Igor

    Análise muito bem feita. Vc está de parabéns…

  • paulo eduardo

    Hotem o time mostrou garra,não desistiu nenhum minuto mesmo com um, homen a menos buscou o resultado.Grande partida tricolooooooooooor.

  • Robson Ribeiro

    É claro q como SaoPaulino ,estou muito feliz e satisfeito com o desempenho do time ontem.
    Mas nao podemos deixar de dizer q o Sr Casemiro ,precisa ser mais responsavel dentro de campo,pois em dois lances ele quase pos tudo a perder.
    No primeiro gol do Santos ele rebateu a bola pro Edu Drascena fazer o gol,mas acho q o principal erro nesse gol foi do Luis Fabiano q passou na frente do Denis e nao cortou a bola no primeiro pau, e no segundo gol ele perdeu a bola bisonhamente,tentando fazer firula.
    Se nao tivessemos o Lucas e nao contassemos com o erro do bandeirinha ,teriamos empatado ou ate perdido um jogo onde o time inteiro fez por merecer a vitoria.
    ABRE O OLHO CASEMIRO !!!

    • Maca Rodrigues

      @Robson Ribeiro A critica ao segundo gol são totalmente validas, porém por favor nao crucificar o Sr. Casermiro pois ele foi um dos melhores em campo pelo SPFC, Além do Gol, o passe de cavadinha para o Lucas no 3o e a ‘Sherifada’ em cima do Neymar no meio do segundo tempo são alguns exemplos disso… Ele vem jogando bem nas ultimar partidas, e precisa jogar ‘feio’ as vezes… cobrar sem crucificar e se possível enaltecer as qualidades…. #vampospfc

  • Pedro

    Assino embaixo.

  • Daniel

    Diria que é a melhor atuação desde sa semi-finais da libertadores de 2005 contra o River Plate!!
    Naquela época,com amoroso e luisão, colocamos os argentinos na roda.

  • Silas

    O time está jogando com garra, algo que faltou muito em anos anteriores, mérito da faxina de Juvenal, é bom salientar, que jogador não joga só somente com o nome no tricolor, ponto positivo pro Leão.

  • Wagner

    O Tricolor é muito bom do meio para frente, o Rodolfo é fraco o Edson Silva nem se fale e o Piris é um 0 a esquerda ,o único que se salva é o Cortez ( repararam que o São Paulo Não é atacado pelo lado esquerdo).Mas acredito piamente que se o miolo do meio campo se arrumar( assim como ocorreu ontem) da para levar nas costas esta zaga fraca tirando o Piris,assim como em 2005 tinhamos Josué e Mineiro que consagraram a zaga que era fraca tecnicamente mais tinha garra e vontade . Vamo,São Paulo ,vamo São Paulo vamos ser Campeão. Se o São Paulo não levar este Paulista, quem leva é os porco da Pompéia.

  • Realmente o jogo de ontem foi excepcional, sinceramente fazia tempo que não tinha orgulho, mas aquele orgulho mesmo de dizer eu sou São Paulino, o primeiro tempo de São Paulo foi fantástico, sufocou o Santos, ontem o time inteiro jogou como se estivesse em uma final de copa do mundo, e é assim que queremos ver o nosso tricolor.

  • Treinador

    A matéria está perfeita, não há o que dizer quanto a isso. Não vi erro algum para se condenar um atleta como o Casemiro, como o amigo Robson Ribeiro está o fazendo. Acho que ele errou sim, mas errou porque tem personalidade e não gosta de sair dando chutões… Observe antes da jogada, observe antes de ele receber a bola. A bola foi tocada errada, pois ele estava há um metro de três jogadores do Santos (Pressionado), quando recebeu, não tinha visão alguma da jogada e tentou voltar um pouco para ter visibilidade (Esse foi o erro que acho que ele cometeu, pois contra o Santos, deveria ter dado um chutão pra qualquer lado, só pra não ficar com a bola de costas para todo o grupo. – Mas ele não é assim… Sempre sai jogando, e tem acertado em 90% de suas saídas, então se errou… Paciência… – Eu o apoio mesmo assim, porque muitos gols tem acontecido pela mesma jogada que dessa vem não deu certo. – Ele tem que parar de fazer a jogada? – Eu acho que não!). Santos perdeu várias bolas parecidas para o Lucas e nenhum Santista está arrebentando com o time deles por isso… *”Abre o olho casemiro” – Acho uma frase desnecessária no momento, não tem porque criticar… Ganharemos muitos jogos e tomaremos muitos gols por isso, mas ele tem que continuar jogando da mesma forma.*

    Quanto ao amigo Gui; Acho que estamos no caminho certo, perdemos alguns gols sim, mas produzimos muito. Acho que não precisamos mais de lateral direito, gostei infinitamente de R.Caio, acho que ele não perde mais a posição, pois apoia melhor que o piris, marca melhor e é muito jovem… – Tem tudo para crescer e ser “O Lateral”… Sem contar que Píris está aprimorando alguns fundamentos e vai melhorar também, e logo teremos o Douglas e o Danilo a disposição (Ambos em recuperação). – Mesmo com todos a disposição, eu manteria R.Caio! – Há; e eu também não teria tirado ele de campo (Mesmo já sabendo que ele seria expulso). Realmente ele anulou o Neymar, e sinceramente… – Não foi justa a expulsão do garoto… – O primeiro cartão, quem deveria ter tomado era o Neymar por fingir faltas inexistentes. – Ele segurou R.Caio pelo braço e depois se jogou em uma acrobacia mítica.

    No geral ta valendo… Jogamos três belos clássicos e estamos em nítida evolução!!! – Abraços!!!

  • SENSATO

    Parabéns pela vitória, com um a menos e foram “bravos”, o Lucas teve seu momento de Neymar!!!

  • SAO PAULO ACABA DE FECHAR O PATROCINIO MASTER,,,COM A REDE MULHER,ABSORVENTES O.B, NA PARTE DE TRAS DO CALCAO,OMOPLATA, REVISTA CAPRICHO…….EAS CHUTEIRAS COM A MELISSINHA…………….RARARARARARARARARARARARARARARARARARARARARARARARARARARARARARARARARARARARARARARARARARARARA……………………..EO MASCOTE AGORA E A MADONNA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK…POBRES,MENINAS POBRES KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • SAULO

    S C C P = Sou Corno Com Prazer

  • GAMBÁ DESORIENTADO

    O Oscar vai ter que voltar ao São Paulo FC ? O Fernandão deveria intermediar um acordo com a diretoria tricolor

  • GAMBÁ DESORIENTADO

    Informo ao Nova era Curintia que quem ultimamente tem estado com preservativo próximo da boca são os jogadores do curintia

  • Wellington

    Critiquei o blog no post seguinte, mas devo reconhecer que o Lozetti é excelente. Na minha opinião, o Lance! deveria deixar este blog só com ele.

MaisRecentes

‘Hudson é um bad boy elegante’



Continue Lendo

Quando se faz jus ao termo trabalho



Continue Lendo

São Paulo e as expulsões a base de anti-inflamatório



Continue Lendo