Planejamento foi errado para Lucas?



Lesionado, Lucas está fora por ao menos duas semanas

Lucas está fora de dois jogos decisivos do São Paulo. E pode ficar de outros dois, caso o time chegue até as quartas de final da Copa do Brasil e a final do Paulistão. Carpegiani vai peder seu melhor jogador em momentos importantes deste primeiro semestre.

Bacharel em Esporte pela USP, me sinto à vontade e capacitado para falar do que pode ter ocasionado o estiramento (coxa esquerda) do meia. O departamento médico errou? A comissão técnica planejou errado a programação do atleta? A preparação física forçou mais do que deveria? Sem saber fisiologicamente qual era a condição de Lucas, muito menos ter acesso aos seus testes, fica complicado opinar sobre isso. Mesmo assim, certos pontos podem ser questionados.

O meia não teve férias ano passado. Isso depois de atuar em quase todo segundo turno do Brasileirão. Lucas, depois de uma semana de descanso, foi integrar, ainda sem o status que tem hoje, a Seleção Brasileira sub-20. Entre um dia e outro de folga para festividades de fim de ano, logo seguiu para o Peru. Lá, atuou em todas partidas. Tudo isso sem uma pré-temporada ideal.

Finalizada a participação no Sul-Americano, o garoto voltou para o Brasil. Dois dias depois, seguiu para Campina Grande, na Paraíba. Lá, fez um primeiro tempo eletrizante. Mas cansou no segundo e saiu. Daí em diante, teve uma sequência de sete jogos seguidos. O embalo só foi interrompido em virtude de convocação para Seleção.

Depois de voltar de Londres, em viagem longa, Lucas não teve descanso. Chegou em um dia e no outro seguiu com a delegação para Recife, onde enfrentou o Santa Cruz. Ufa! Mais uma maratona de um garoto que está em fase final de formação do seu corpo e, inclusive, tem feito fortalecimento muscular constante para não sofrer com lesões e também aguentar o tranco.

Mas o descanso também veio. Não programado, mas por um terceiro cartão amarelo no Paulistão e um vermelho na Copa do Brasil. Foram dois confrontos fora e uma semana sem jogos. Seria o suficiente? Impossível saber, já que não se resolve um problema (se é que o mesmo existia) ganhando uma longa folga. Até mesmo o descanso tem de ser dosado.  Se um atleta corre três maratonas seguidas, não serão 30 dias parado que vão fazer ele voltar aos níveis ideias fisiológicos. Até mesmo o treino (psicina, musculação, massagem…) é importante em um trabalho de recuperação.

Agora, Lucas teve uma lesão muscular. Esta é causada por diferentes fatores. Um jeito de correr errado, um esforço a mais, uma perna esticada além do normal, um aquecimento mal feito e também pelo excesso de exercício físico, entre outras possibilidades.  O que aconteceu com o meia? Por que a lesão? Boas perguntas, que nem os médicos do São Paulo, muito menos a comissão ténica, podem responder. O que podem fazer é repensar o trabalho com o garoto. Alex Silva, por exemplo, que tem o joelho direito operado, ganha folga em treino por qualquer dor sentida. Até mesmo Jean, exemplo de preparo físico, foi poupado recentemente por dores. Então, talvez seja o caso de fazer o mesmo com Lucas. Caso contrário, da próxima vez a lesão pode ser mais grave (0,7 centímetros) e tirá-lo por mais tempo de combate.



  • SERA QUE É MENTIRA VÃO DEIXAR ELE DESCANSAR PARA VOLTAR COM LUIS FABIANO , E TALVEZ MAIS 1 REFORÇO , A BOMBA QUE ELES ANUNCIARAM , SIMPLIFICANDO 1 JOGADA PARA APRESENTAR 3 JOGADORES CHENGANDO NO MESMO JOGO……………………………………………………………………LUCAS VOLTA A JOGAR E FABULOSO REISTREIA COM APRESENTAÇÃO D : DIEGO , FORLAN EXEMPLOS…………………………..LUCAS , FABULOSO E DIEGO,,,,,,,, UM TRILHO PARA NOVO ATAQUE MARKETIN

  • Victor

    Concordo plenamente com você, mas também temos que lembrar que, algumas partidas foram importantes e o time não funcionava sem ele em campo mas ele jogou pelo umas 3 ou 4 partidas totalmente desnecessárias.

    Afiar cobranca de falta na véspera da partida foi errado também. Quer treinar faltas com o Rei das cobrancas, O M1TO, O Capitão, Rogério “Air” Ceni? Tudo bem, mas não antes de partidas decisivas.

    Sabemos que por pelo menos mais uns 4 anos todo mundo conhece o cobrador de faltas oficia do Tri Campeão do Mundol!!!

    Vai lá Vai lá Vai lá, Vai lá de Coracão
    Vamos São Paulo Vamos São Paulo

    VAMOS SER CAMPEÃO!!!

    PAZ NO FUTEBOL!

  • fabio

    A comissão técnica forçou de mais o garoto, que cai entre nós é mais uma grande revelação do glorioso são paulo.

  • Eu sou CORINTHIANO mais o Lucas merece o meu respeito ele joga bola não fica metendo a mala como o atacante do meu time um tal de dentinho, melhoras muleke voce e o Neymar é a salvação do futebol Brasileiro.

    • Leandro

      falou tudo!!!!

      • abade

        Até parece que um curintiano iria escrever assim do dentinho… Nem pra fingir serviu!!

      • ph_rootz

        Esse cara num pode ser corinthiano.
        Ele é sensato…

    • DON

      Vcs pagam Pau…não é questão de respeito!!!!
      Respeito é pra quem tem e a gente quer vcs na final seus galinhas!!!

    • cabecinhadeouro

      é isso aí, corintiano!

      já pensou um ataque da seleção com Ganso-Lucas-Neymar-Pato ???

      baita ataque… e com muitos anos pela frente!!!

      acho que, desses, o Pato é que poderia ser substituído mais facilmente por outro centro-avante… e ia tirar um pouco a cara de “granja” Pato/Ganso!

      rsrsrs

      saudações!!!

  • dandolini

    bom dia raça
    o lucas tem futuro isso todo mundo sabe
    agora que ele ta na 9nine dai ja nao sei

    me espanta que o bixo ja ta muito bombado
    tem recem 18 anos
    parece um lutador de mma

    cudiado com o corpoooo
    daki a poco começa estourar os ligamento paaa dai férra

  • Rodrigo

    Fico feliz de ver um corinthiano falando algo imparcial, coisa rara
    Parabéns!!!

  • mandei um email ontem para o programa arena do sportv questionando o dp medico do são paulo este ano o q tem de jogador se lesionando onde esta toda aquela estrutura sera q a saida de uns profissionais caiu muito a qualidade ?

    • Leandro

      Em resposta ao caro amigo Wanderlei, contusões acontecem a todo momento no futebol. O REFFIS do São Paulo e a estrututa privilegiada, faz com que os atletas se recuperem no menor tempo e melhor nível possível! A estrutura não faz com que o atleta deixe de torcer o tornozelo, pisar em buracos, ter distenções!!

    • Rafael

      a cala boca poha o LF9 já ta ficano boom
      o Fernandinhu tbm já tá melhorano e se a estrutura fosse ruim, não seria considerada a melhor da America do Sul

  • o corintiano realmente falou tudo, não conheço o Lucas, apenas sei quem é o jogador e li algumas matérias sobre o mesmo, ele realmente é bom jogador e tem bons princípios como pessoa. tomara q o SPFC continue assessorando (e muito bem) o garoto. já já ele está d volta dando a alegria que a torcida tricolor merece. outra coisa, infelizmente é o preço que todo grande e bom jogador paga pelo futebol, infelizmente hoje em dia só o futebol não é tudo, existe o marketing e não sabemos, mas isso tudo obriga o jogador a estar presente em todos os jogos. o Neymar quando voltou do sul-americano sentiu muito e jogou pouco, agora tá tranquilo, quem paga hoje é quem se entregou ao máximo em todos os momentos

  • depois que saiu o tiburio leite o carlinhos nevese o marco aurelio o são paulo ficou sem proteção no departamento medico o o auxiliar tecnoco do carpegiani tem que ser o miltom cruz o o rodrigo carpegiani não manja nada ta aprendendo quem va aprender la no sil ai não e cabide de emprego fora rodrigo pilantra

  • José Luiz Teixeira

    Bom dia a todos, isso foi um erro grave de planejamento, o Lucas veio da seleção pegou o manto e jogou sem parar até mesmo quando o nosso prof. pardal deu descanso esqueceu do Lucas …ta ai..pagou o preço…

  • antonio bonini

    Não acredito que seja incompetencia do depto.médico do spfc.
    Outros clubes tambem passam por isso, tendo suas estrelas com lesões sérias.
    Muitas estrelas do futebol mundial tem procurado e dado testemunho da eficiencia do Refis do spfc.
    Credito as lesões muito mais pelo calendario brasileiro q

  • j. Claudio

    Está claro que o planejamento foi errado, a diretoria e comição técnica do SP exploraram o Lucas até ele não aguentar mais, não podemos esquecer que ele é só um jovem em formação e não uma máquina, apesar do futebol
    gente grande, deve ser preservado para o futuro do futebol brasileiro.

  • Ded

    ah esse RIVA CARLI ein …

  • Fábio Durbano

    Primeiramente gostaria de Parabenizar o Corinthiano acima por sua lucidez.
    Quanto ao planejamento do São Paulo o mesmo começa a ser questionado devido a constância de lesões que vem ocorrendo nesse ano, questiona-se principalmente quando se trata do Lucas um jogador em formação como citado pelo amigo acima, e que deve ter suas cargas de trabalho muito bem periodizadas para que seu potencial não seja comprometido. O caso do Lucas demonstra muito bem o que ocorre freqüentemente em nosso país, a urgência em se “produzir craques” muitas vezes deixando de lado até mesmo o período de formação do atleta (período este onde o lastro fisiológico do atleta é estruturado) e interferirá por toda sua vida útil como atleta. Resta saber se estão preparando atletas visando uma carreira longa ou se estão preocupados apenas em ter craque para o momento…

  • VALTER COSTA F.

    UM CLUBE GRANDE IGUAL O SAO PAULO, NAO PODE DEIXAR QUE ESSE TIPO DE COISA ACONTEÇA,
    PODERIA TER SIDO PIOR.
    E AGORA, SAO DUAS DECISOES EM APENAS UMA SEMANA SEM O SEU PRINCIPAL JOGADOR.
    VAMOS LA TRICOLOR!!!

  • AGUINALDO FRANÇA

    acho que axageraram na dose. o garoto não é de ferro.
    que este caso sirva de lição,para respeitem os limites de todos os atletas.

    quanto as mudanças no departamento médico, outro erro.
    os profissionais demitidos formavam uma ótima equipe e estavam super introsados.

  • Rafael

    só foi falta de sorte

  • Lucas melhoras para você e quando volta espero ve você e o luis juntos

  • luciano

    ai irmao o dentinho num ta metendo mala
    ele anda comendo uma certa planta “Samambaia” ki ta fazendo mal pra ele
    mais ta certo ele
    vai fica atras de bola
    tem ki descansar pra dar conta depois

  • Força Lucas 7, voce é o nosso futuro camisa 10 na seleçao brasileira, joga muita bola, é rapido, habilidoso e humilde, estamos com voce nessa recuperaçao!!!!

    Obs: Denuncia: A comunidade do Sao Paulo FC (A oficial com mais de 877.541.45 membros foi hackeada, e nao existe mais, eu estava postando nela quando um torcedor do corinthians alem de mudar a foto de apresentaçao da Comu (colocando uma do time da marginal sem numero), simplesmente minutos ele fez com que a mesma sumisse do Orkut, estou postando aqui a minha revolta contra esses vandalos virtuais que, por nao terem time para torçer, ficam com inveja de quem tem.

    • abade

      Ele é o futuro 7 ou 8 mesmo. Porque 10 será o ganso.

  • tri-hexa

    o soberano perdeu importntes nomes do seu centro medico por isso tambem que esta ocorrendo muitas lezoes
    mas o tri-mundial tem elenco para repor essas pessas perdidas

  • Haroldo Pereira de Almeida

    AO MEU VER CONTUSÕES ACONTECEM,MAS O PREPARADOR FÍSICO TBM PEGA MTO PESADO COM OS ATLETAS….TEM QUE VER SE NÃO HOUVE UMA SOBRECARGA NOS TREINOS E CULMINOU COM A LESÃO DO LUCAS QUE É CRAQUE…EU SOU CORINTHIANO – MAS ESSE MLK É O MELHOR JOGADOR DO SÃO PAULO – DÁ MEDO DE JOGAR CONTRA ELE QUE É DIFERENCIADO,AINDA MAIS COM UM FRANGUEIRO NO GOL….JULIO CÉSAR!VALEU!!!

    • ph_rootz

      Outro que num é corinthiano.
      Ou será que a galinhada tá tomando jeito??
      Não, impossível…

  • o LUCAS e o melhor jogador do são paulo, ele irá fazer muita falta nesses dois jogos.melhóras praele.

  • Reginaldo Dinamarco

    Não concordo com algumas coisas escritas, mais respeito sua opinião.
    Eu só queria deixar uma pergunta awee?
    o SPFC perdeu três a quatro titulares importantes na reta final do paulista.Fernandinho,Alex silva,Lucas e agora no começo do jogo contra a Lusa perdeu Rodrigo souto.
    será que os outros três GRANDES perdesse seus principais jogadores estariam disputando essa semi final.
    tenho minhas dúvidas!!

  • berko tricolor

    O COMPANHEIRO WANDERLEI FERRAZ TEM 100% DE RAZAO – EU JA IA ESCREVER SOBRE ISSO POIS HA TEMPOS VENHO NOTANDO QUE OS PROBLEMAS FISICOS DO SAMPA ESTAO BEM ACIMA DO NIVEL NORMAL. NAO VOU DAR EXEMPLOS POIS TODOS SABEM QUAIS SAO (O LUCAS GAUCHO TAMBEM TEVE UMA DISTENCAO COM 18 ANOS!!!). A GENTE NAO PODE PROVAR NADA MAS O QUE PODEMOS FAZER E’ NOS MANIFESTAR EM MASSA PARA QUE A DIRETORIA FACA UMA INVESTIGACAO DO ASSUNTO. ESCREVAM COMPANHEIROS SAMPAULINOS!!!
    QUANTO MAIS MELHOR. ESTAMOS ARRISCADOS A PERDER DOIS TORNEIOS POR CAUSA DISSO!!
    DE QUALQUER JEITO O ESTRAGO ESTA FEITO E JA NAO VAMOS ESTAR COM A NOSSA FORCA MAXIMA. SOU VETERANO EM FUTEBOL, JA JOGUEI NOS JUNIORES DO SP E FORA DO BRASIL E FUI JORNALISTA ESPORTIVO (NAO CONTO ISSO PARA ME GABAR MAS SIM PRA MOSTRAR QUE SOU EXPERIENTE O ASSUNTO) E OUTRA COISA: O SARACENI E’ UM DOS POUCOS QUE NAO ESCREVEM BESTEIRAS E E’ MUITO OBSERVADOR

  • SENSATO

    Saindo um pouco do assunto,quando o tricolixo saiu da libertadores eliminado pelo ONCE CALDAS,o atacante era o LUIS PIPOQUEIRO,coincidência???

    • Com certeza nao,e outra, o dia que o seu time souber o que é ser Campeao da Libertadores da America, agente conversa, REGIONAL!!!!!!!!!

MaisRecentes

‘Hudson é um bad boy elegante’



Continue Lendo

Quando se faz jus ao termo trabalho



Continue Lendo

São Paulo e as expulsões a base de anti-inflamatório



Continue Lendo