O Estado que mais apoia a CBF



Cartolas de seis grande clubes do futebol brasileiro (Bahia, Atlético-PR, Coritiba, Atlético-MG, Flamengo e Fluminense) se reuniram para debater a mudança de estatuto feita pela CBF na calada da noite outro dia. O encontro aconteceu em São Paulo para facilitar a adesão dos clubes paulistas. Mas, surpresa, nenhum apareceu. A informação foi publicada no blog do jornalista Rodrigo Mattos.

Em se tratando de futebol, São Paulo é um dos Estados mais importantes do Brasil. Tem pelo menos quatro dos maiores clubes brasileiros, além de clubes relevantes também no interior. Com esta força toda, poderia funcionar como um uma espécie de fiscalizador do poder central da CBF (veja que não estou falando nem de oposição). Mas faz exatamente o contrário. Talvez seja o Estado que menos tem feito para contestar os manda-chuvas.

Numa situação que beirou o constrangimento, os clubes paulistas apoiaram, tempos atrás, a figura do Coronel Nunes para substituir Del Nero, que saiu de licença. Ao ser perguntado sobre o cartola, o então presidente do Palmeiras, Paulo Nobre, declarou: “tem capacidade!”.

Os paulistas também não estão na Primeira Liga, a primeira tentativa em muitos anos de os clubes se livrarem das amarras da CBF. Por mais que o campeonato não tenha se transformado naquilo que se imaginou no seu nascimento, a ausência de um Estado tão importante quanto São Paulo é de se estranhar.

Chegamos a uma situação curiosa no futebol brasileiro. Nunca o poder central esteve tão fragilizado, com o presidente da CBF sendo impedido de sair do país sob risco de ser preso. E ao mesmo tempo, nunca houve tanto apoio a ele de um dos Estados mais importantes do país. Com aliados assim, as coisas ficam mais fáceis



  • Leandro Macedo Lima

    Deve ser porque o Ricardo Teixeira ficou mais de 20 anos no poder aliviando para os cariocas e prejudicando os times paulista é só lembrar finais de de campeonato brasileiro entre os dois estados (exemplo santos X botafogo)

MaisRecentes

Posse de bola ‘suicida’



Continue Lendo

Campanha do Corinthians é um tapa na cara geral



Continue Lendo

Eficácia no Brasileirão



Continue Lendo