Quando ser odiado é bom



Imagine você nos tempos de estudante e surge uma lista dos “mais mais” do colégio. O mais bonito, o mais legal, o mais isso, o mais aquilo… e, claro, na lista também tem o “mais odiado”. Você ganha nesta categoria. É razão suficiente para carregar uma baixa auto-estima pela vida, motivo para gastar uma grana com análise quando adulto. Pense em você mesmo deitado no divã contando o quanto as pessoas te evitam e lembre para o terapeuta que isso vem dos tempos de escola.

Uma pesquisa feita pelo Instituto Paraná Pesquisas indicou o Corinthians como o time mais odiado do futebol brasileiro, com 14,6% dos votos. O segundo colocado é o Flamengo, com 8,6%. Se na vida pessoal ser odiado é um mau sinal, para um clube de futebol esta relação é inversa. Ou seja, ser odiado é legal.

Nos últimos anos o Corinthians ganhou muita coisa. Brasileiro, Libertadores, Mundial e um lindo estádio (que ele terá enormes dificuldades para pagar, mas essa é outra história). O Timão tem ainda o treinador mais badalado do futebol brasileiro e sua torcida é dita como uma das mais fanáticas do país. Tudo isso causa uma certa inveja da concorrência. Natural, portanto, que ele lidere no quesito “mais odiado”. Claro que a arrogância de alguns dirigentes contribui nesta visão, mas é apenas parte da questão.

O próprio torcedor corintiano tem capitalizado sobre isso, mesmo ainda sem ter os números em mãos sobre seu grau de rejeição, que agora apareceram. Os rivais passaram a ser chamados de “antis”. O torcedor do Corinthians exagera dizendo que os adversários preferem ver o Timão perder antes de ver seu time vencer. Claro que aí já é demais, mas faz parte da briga.

Talvez o pior que um clube possa ter seja a compaixão de um rival. Se o seu time está disputando, por exemplo, uma Libertadores, e todo o Brasil está torcendo por ele, desconfie. É muito provável que a camisa que você ama não cause nenhuma reação nos rivais. No limite, pode ser até que seu time não seja encarado como um inimigo perigoso de verdade, mas algo como um café-com-leite. Não tem humilhação maior do que a compaixão, pode ter certeza.

A pesquisa também indicou o de sempre: o Flamengo segue sendo a maior torcida, seguida do Corinthians e depois pelo São Paulo. O dado mais espantoso também não é novidade: 19,4% dos pesquisados não torcem para nenhum time. Este número é maior até do que a torcida do Fla (16,5%).



  • MALOQUEIRO

    ENTÃO PERDEU SEU TEMPO TROXA

  • Felipe Queiroz

    Choro do que? Eu gosto de ver torcedor ignorante… me alegra!

  • Kenji Fukuda

    Ser framengo é ter status de ser, por mais abstrato que possa ser, dai ter os caras que se dizem, sem conhecer profundamente essa “paixão”. Quanto ao Corinthians é AMOR, da sua torcida para com a instituição, seja no ar, mar, terra e a qualquer coisa que remeta a sua lembrança, e a tenue linha do amor/ódio, que todo o ser humano é capaz de carregar em seu intimo, se revela, a qualquer pessoa que não tenha o AMOR DO CORINTHIANO A TUDO QUE SE REFERE AO CORINTHIANS, simples assim…quem não ama, odeia!!!!!

  • Marcus Berger

    É impressionante como o pessoal c deixa levar por… emoções qdo “brigam” a respeito de amor/ódio relativos a times de futebol; q triste! 🙁 Porém uma coisa parece certa, c d fato O Corinthians tem essa “fama” é teoricamente por 2 motivos, ou inveja, ou mau comportamento de seus torcedores/mantenedores/…
    Quero crer q o lado da inveja não deva ser o maior motivo pois o q há a c invejar d um time q não é assim TÃO vitorioso qto outros gigantes do futebol do nosso país (por ex. não faz muito tempo esse clube ficou quase 30 anos sem nem ganhar o Paulista… :S). Portanto, resta o outro fator a considerar, e esse é dificil contestar pois, por ex, c até eles mesmos c chamam de “bando de locos”, e no geral são os q mais criam encrencas com torcidas adversárias, demonstram completa falta de *respeito* pelos outros, são agressivos, mal-educados, arrogantes e outros adjetivos negativos, fazer o q?… Nesse contexto, sinto muito Tironi, mas eu preferiria NAO ver isso como… “vantagem” de maneira nenhuma, mas antes motivo de extrema preocupação!! Veja como a situação é BEM DIFERENTE com relação à nossa Seleção e o Flamengo (a despeito do resultado da tal pesquisa, aliás – explico essa mais no fim!), esse último inquestionavelmente chamado de “O Mais Querido”. Por q seria isso? Onde você vai ao redor do mundo há uma ADMIRAÇÃO pelo nosso futebol, com raras exceções. E no caso do Flamengo, com certas exceções, de fato (pois mau torcedor existe em TODAS as torcidas!), o mantra rubro-negro tem sido d construir uma imagem POSITIVA, atraente ao público em geral, convidativa, alegre, criando um sentimento de nação e pertencer. Não é à toa, pelos dados q temos, q MUITOS escolhem dizer q são Flamengo “também” pois c associar a essa *imagem e reputação* é ATRAENTE a QUEM QUER Q SEJA! Um exemplo d *AMOR* a seguir; seu outro mantra “Raça, Amor, e Paixão” ecoa e ressoa para MUITOS, acaba testificando a seu favor. Realmente, prefiro me associar a um time/clube com tal filosofia do q faltar com o respeito com QUEM QUER Q SEJA (clubes adversários). No Flamengo, zoações bem-humoradas à parte, há o parabenizar ao adversário por terem jogado melhor, caso ele tenha saído derrotado meritoriamente, um… “até a próxima” qdo a coisa pode ser diferente, etc. ISSO é.. Flamengo. 😉 na derrota, ou na vitória, “Uma vez Flamengo, sempre Flamengo”!!! Como resistir a clube assim! :)) No caso do Flamengo fica portanto bem mais evidente os… “antis” o serem MUITO MAIS por inveja, do q por *comportamento*, por acharem (sem completa razão aliás!) q são mais favorecidos do q outros qdo nos últimos anos o q c tem visto é um CLARO desfavorecimento ao rubro-negro. Tudo isso sendo considerado só vai manter e favorecer o seu crescimento como torcida a ponto de c manter na liderança por muitos e muitos e muitos anos a vir; quem viver verá. A prova está aí pois a despeito dos insucessos dos últimos anos o Flamengo continua lá onde praticamente sempre esteve. Q esse clube continue assim mostrando aos outros como c contrói e não destruir; q sua grandeza não tem q ser ÀS EXPENSAS dos outros, mas fruto de trabalho e consolidação dos seus valores! Abraços do Canada, Tironi 🙂

  • MALOQUEIRO

    ENGOLE O CHORO E CALA BOCA!!!!

  • Felipe Queiroz

    Aham… e o Corinthians é o que? O time que não ganhava nada que começou a ganhar tudo por causa de uma torcida fanática? hahaha vocês roubaram muito pra chegar onde chegaram, amigo!

  • SOBERANO TRI MUNDIAL

    Kkkkkk engraçado vc dizer do mito q fez o 100 gol ma galinhada kkkk o maior goleiro artileiro da historia do futebol fora as outras metas q ele alcansou….

  • Fagner

    Não em um passado muito distante, me lembrei daquele 5 a 0 no pacaembu, no campeonato brasileiro de 2011. Zidanilo entortou um zagueirinho e deixou o goleiro arrogante de joelhos.
    Entendo o seu ódio pelo Corinthians, afinal de contas, tanto sofrimento te deixou traumatizado.????

  • Marcelo Monteiro Ribeiro

    Mas o troféu foi entregue pelo presidente da FIFA, e não pela dona Mitiko. Hahaha. É de novo a pergunta: em qual Federação está registrado aqueles torneios tira-teima de final de ano que chamavam de Mundial? Procurei em tudo quanto é site e não encontrei!!!

    E se em 2100 a FIFA organizar outro Mundial, sem dúvida o Coringão vai buscar esse título. A gente só se interessa por títulos oficiais, com chancela da entidade maior do futebol, e não de montadoras de automóvel. Hahahaha. Buá, Buá…

  • SOBERANO TRI MUNDIAL

    E o titulo de verao de 2000 sem liberta a fifa considera kkkkkk times convidados. Parece q vai ter outro em 2100 kkkk aki em sao paulo dai vcs ganham de novo kkk mimimimimim

  • Marcelo Monteiro Ribeiro

    Maior goleada na história (ah, e com time reserva!!!! hahaha)!!! Eterno 6 a 1!!!

    3 títulos mundiais? Procurei no site da FIFA e não encontrei. Você sabe em qual Federação internacional estão registrados esses títulos? Mi mi mi… Buá, Buá, Buá….

  • SOBERANO TRI MUNDIAL

    5×1 em 2005 vcs tem memoria fraca neh… kem temmai titulo internacional mimi mimi mimi mimi ops 3 mundias ganhando 3 libertadores mimimi mimimi mimi…

  • SOBERANO TRI MUNDIAL

    Roubado como sempre..e se a minha memoria o tiver fraca nakele ano ganhamos de 5×1 fora de casa chupa gamba vai ver no google…

  • Alessandro Furquim de Andrade

    Mas essa é a lei da vida, o maior, o que mais aparece, etc, sempre sera o mais odiado.

  • Tiago Lucas

    bbbbbbuuuuuuuaaaaaaa bbbbuuuuuuuuuaaaaaaa chora mais criança!

  • É odiado pq é ajudado com dinheiro SUJO. Acabou o dinheiro, pode esperar que vai ser rebaixado novamente.

  • Favela-LHP LUCIANO

    tai não precisa mostrar mais nada… timão o time mais odiado.. xupa antis. eterno 6×1

  • Fagner

    Mas no final, quem foi o campeão de 2015?
    Outra coisa, ultimamente quem não para de tomar vareio é o 6ao Paulo

  • Marcelo Monteiro Ribeiro

    O maior recibo que os antis já passaram até agora: o Coringão ser o time mais odiado do Brasil!! A dor de cotovelo é GIGANTESCA!! HAHAHA. O Corinthians é, disparado!!!, o maior clube do Brasil!!! Saudações alvinegras!!

  • Marcelo Monteiro Ribeiro

    Mi mi mi mi mi mi mi mi mi… Buá, Buá, Buá, Buá… CAMPEÃO INVICTO DA LIBERTADORES (NUNCA SERÃO!!) CAMPEÃO BRASILEIRO COM A MELHOR CAMPANHA DA HISTÓRIA DOS PONTOS CORRIDOS (NUNCA SERÃO!!), E POR AÍ VAI… HAHAHAHA. Mi mi mi mi mi, Buá, Buá Buá…

  • Marcelo Monteiro Ribeiro

    Mi mi mi mi mi mi mi mi mi… Buá, Buá, Buá, Buá… ETERNO 6 A 1, PAULISTA, RIO-SÃO PAULO, BRASILEIRO, RECOPA… MI mi mi mi…

  • Marcelo Monteiro Ribeiro

    Mi mi mi mi mi mi mi mi mi… Buá, Buá, Buá, Buá…

  • Marcelo Monteiro Ribeiro

    O maior recibaço que as torcidas dos clubes menores passaram foi esse: o clube mais odiado é o Corinthians!! Hahaha. É Libertadores INVICTO (NUNCA SERÃO!!), é campeão brasileiro com a melhor campanha da história dos pontos corridos, é 6 a 1 na bicharada, etc, etc. Mimimi por direitos de imagem, mimimi pelo patrocínio, mimimi pelo estádio de abertura de Copa… O choro não vai parar NUNCA!!! HAHAHA!!!

  • SOBERANO TRI MUNDIAL

    Kkkkkkk verdade pura… aquele brasileiro de 2005 voltou nao sei qntos jogos l. Tomaram um vareio de bola spfc.

  • MALOQUEIRO

    No caso estamos falando de times de futebol,,, pegou o bonde andando e quer ir na janela ….

  • Conta outra!!!! O CHORINTIAS É ODIADO PQ É O TIME DO GOVERNO MAFIOSO MAIS CORRUPTO DA HISTORIA DO PAÍS. É UMA VERGONHA PRA QQ BRASILEIRO.

  • O Tironi não é gambá. Ele trabalha pra ESPN onde quem não rezar na cartilha do Trajano tem q ficar calado. A verdade é que o Choritias é odiado pq recebeu mto dinheiro sujo. Primeiro do Kia depois da Oderbrecht. Tudo dinheiro sujo. É só por isso que ele é odiado.

  • Felipe Queiroz

    Vc odeia um bandido porque tem inveja dele? hehehe

  • Felipe Queiroz

    Poderia até ser, mas basta a gente lembrar o quanto o Corinthians foi ajudado por instituições públicas, arbitragem e mídia pra saber que esse ódio não tem uma origem boa

  • Silva San

    Sempre desconfiei que o Tironi era gambá.

  • MALOQUEIRO

    ISSO MESMO AMIGO, QUEM ODEIA É PQ TEM INVEJA E SEGUE O JOGO…

  • Marcos

    Então vamos colocar mais veneno no copo(para os antis degustarem),….o maravilhoso Sport Club Corinthians Paulista, renovou o contrato com a caixa pela mesma merreca 30 milhões ano, mas, com publicidade só no peito, liberando a barra frontal da camisa e as costas, AINDA, aceitando a “winner” como propaganda no omoplata(mesmo sendo concorrente).
    Mas não para aí não,…….ainda teremos solucionado o IMPASSE, da carência que no começo não nos foi dada de 18 meses, no pagamento da Maravilhosa, explendorosa, magnifica, ARENA CORINTHIANS,……choro na cama é mais quentinho,….ok ,…..ANTIs

  • joaquim sérgio

    Tirone eu ti odeio! mas que vc tá certo! há, isso tá!

  • Ótimo texto, como sempre. Tironi, que não é odiado por ninguém.

MaisRecentes

O clássico esvaziado e o golpe da CBF



Continue Lendo

Mimimi ou verdadeiro?



Continue Lendo

Acharam um novo culpado: a religião



Continue Lendo