De Seedorf à Série B



Em 7 de julho de 2012 o Botafogo apresentou Seedorf para a torcida no Engenhão. Em 30 de novembro de 2014, o clube foi rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro pela segunda vez em sua história.

A chegada do holandês foi o melhor momento do clube desde a volta à Série A em 2004. De lá para cá, nem mesmo os três estaduais conquistados (2006, 2010 e 2013) tiveram tanto impacto.

Um clube grande brasileiro importava um jogador europeu de primeira linha, algo muito surpreendente no nosso futebol. O que aconteceu em um período de período de 876 dias para que um clube saísse de um momento tão bom e promissor para outro tão ruim e de futuro tão incerto?

A resposta fica ainda mais difícil de ser encontrada analisando o desempenho do time ano a ano desde quando voltou à primeira divisão. Em dez edições do Brasileiro, o Botafogo ficou na metade de baixo da tabela apenas três vezes. Chegou perto de ir para a Libertadores pelo menos outras três. E finalmente se classificou, quando teve seu melhor desempenho em 2013, 4o lugar.

A queda vertiginosa pode ser explicada por erros administrativos em série nos últimos tempos, por decisões erradas da diretoria que enfraqueceram o elenco, em dívidas do assado que passaram a ser cobradas, em dívidas do presente que foram contraídas, tudo isso em meio ao fechamento do Engenhão.

O castigo da Série B para o Botafogo evidencia que no futebol brasileiro de alto nível há cada vez menos espaço para deslizes.

Responsabilidade, profissionalismo, austeridade e alguma dose de ousadia e criatividade são fundamentais. Acabou o tempo em que dívidas ficam para o futuro e isso não tem influência terrível dentro do campo. Não há mais importância em estaduais para amenizar crises. E não há muito mais credibilidade para se atrair dinheiro para os clubes sem certeza de retorno.

A queda do Botafogo coloca em discussão ainda outra questão: é hora de se reavaliar o tamanho os clubes. Só mesmo os muito competentes e com muito potencial para atrair investimentos continuarão grandes.



  • Otaviano

    Os Botafoguense tem que pararem de viverem do passado e pensar no futuro. Se voce perguntar ao seu filho ou ao seu neto quem é o melhor Pele ou Neymar, naturalmente ele vai falar o Neymar, porque ele esta vendo o Neymar, e não viu o Pelé jogar.
    Foi perguntado a um jogador na fox quem era o melhor Maradona ou Pele, e ele falou o Maradona porque foi da minha época, então eu falo: os torcedores gostam de conquistas de ídolos da época deles e não da época do avô ou o Pai. E infelizmente enquanto os torcedores do Botafogo se omitirem e a mentalidade dos dirigentes do Botafogo for pequena o Botafogo só vivera do passado e a torcida cada fez mais diminuirá.

  • Zenilson Gonçalves

    Prezado Jornalista,
    Os clubes grandes terão de avaliar o seu tamanho? A continuar assim, o futebol no Brasil terá cada vez mais grandes clubes minguando e um campeonato em que apenas 3 a 4 clubes disputarão o título. e sabe o que vai acontecer? O futebol brasileiro será cada vez menos atraente, ou você acha que vai todo mundo torcer para Flamengo, Corinthians, São Paulo e Cruzeiro? E assim meu caro até o jornalismo esportivo perderá força, pois, já não será necessário o batalhão de jornalistas existentes na crônica esportiva brasileira! Pense nisso, ao invés de seguir o discurso dos jornalistas bairristas de São Paulo. Se não existissem Botafogo e Santos, teríamos o mesmo número de títulos da Argentina.
    Não confunda o glorioso Botafogo com o Sr. Maurício Assumpção!

  • moacir amorim

    Uma única pessoa que é inescrupulosa e não é Botafoguense conseguiu o que os rivais de campo sempre desejaram e não conseguiram que é derrotar o Botafogo seriamente. Esse indivíduo inescrupuloso, sórdido, covarde e traidor revestido no posto de presidente do clube fêz tamanho estrago. Assim como um câncer que mata o paciente esse verme conseguiu, antes de ser extirpado, o seu objetivo que foi criar dívidas para o Botafogo que beneficiaram seus amigos e parentes .

  • fernando

    MANCINI NÃO É TÉCNICO DE FUTEBOL, O CARA É MUITO RUIM, O BOTAFOGO NÃO TINHA ESQUEMA TÁTICO NENHUM. SEM FALAR DA QUALIDADE DO JOGADORES QUE É UM PESADELO, OU SEJA TEM QUE MANDAR TODO MUNDO EMBORA E MONTAR UMA NOVA EQUIPE OU ENTÃO EM 2016 O BOTAFOGO ESTARÁ DISPUTANDO A SÉRIE C, AÍ MEUS AMIGOS ADEUS NUNCA MAIS.

  • JCAAVELAR

    A queda vertiginosa pode ser explicada por erros administrativos em série nos últimos tempos,se pensarmos que isso vem desde 1989 e que as dividas de cada período era zerada e continuava a se comprometer e muitos dos ex presidentes contribuíram nunca assumiram seus erros se mantém atrás de cargos por trás da cortina por decisões erradas e da atual diretoria que enfraqueceram o elenco, em dívidas do passado que passaram a ser cobradas, em dívidas do presente que foram contraídas, tudo isso em meio ao fechamento do Engenhão,

    O mais estranho e que muitos falam e joga na conta do medico um erro que vem ao longo
    dos anos, Um Clube não é formado de um Homem só, é formado de ex Presidentes Diretores e Sócio Beneméritos, entre outros ele apenas jogou a pá de Cal,
    hoje temos um Presidente que ao longo dos 20 anos fez oposição a tudo que tem nas entranhas que nos deixa pequenos, e uma oposição das 3 chapas que concorreram,

    não adianta Ato Trabalhista entre outras coisas se não for mudado estatuto, e postura pôs
    um Clube grande não pode ter 1400 votante, isso é clube de Bairro que tem muito mais,

    e o mais estranho que a imprensa não dar os nomes aos Bois deveria mostrar o passivo de cada Um que la esta que contribuiram para esta a onde estar.

  • SERGIO CARIOCA

    A nova direção administrativa do Botafogo, pretende se mexer em contratar uma nova comissão técnica e jogadores, quando? Será que a direção só vai se tocar em contratar quando todos os clubes contatrar. Vejamos; Os jogadores o meia Marlone, o lateral Samúdio e o atacante Borges do Cruzeiro foi liberados o Douglas ex-Vasco também foi liberado e aí!

  • sylvio beato

    Li aqui, diversos comentários sobre o artigo do jornalista Arnaldo Tironi.Realmente um artigo um tanto quanto sem um conteúdo, e que mereça alguma credibilidade.Tipo falou, ou melhor escreveu, e não disse nada.
    Se é que ele vai ler meu cometário ou não e se, porventura, algum diretor do Lance ou da ESPN o fizer eu gostaria de sugerir o que segue abaixo:
    Falar sobre o fracasso do Botafogo, este ano, e sobre a administração desastrosa,já não dá mais IBOP (ops! deixa o Montenegro pra lá).
    ENGENHÃO: A imprensa esportiva faria um bem muito grande ao Botafogo e ao futebol brasileiro se ela se dispusesse a apurar os fatos que levaram a Prefeitura do Rio de Janeiro a fechar o estádio.
    Na época, levantou se a hipótese de que o Consórcio que iria administrar o Maracanã, para firmar o Contrato com a Prefeitura do Rio de Janeiro,teria que ter assinado, antes, com dois dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro, para o uso do Maracanã.
    Este imbróglio tinha data acertada entre o Consórcio e a Prefeitura, e tinha que ser antes da realização da Copa do Mundo.
    Ocorre que o Vasco tem o seu estádio e o Botafogo o Engenhão arrendado da Prefeitura,arrendamento legitimamente válido por meio de Licitação.
    O Fluminense (eterno beneficiado da Ferj) concordou de pronto, mas o Flamengo, por ter torcida maior, exigia um melhor acôrdo, com o que o Consórcio discordava.
    Restou então o que todos já sabem: O fechamento do estádio do “Patinho Feio do Rio, o Botafogo.
    Ai está uma boa oportunidade para um matéria investigativa, ou não?

  • luiz afonso

    Esses jornalistas, anti-botafogo deviam lavar a boca antes de falar do GLORIOSO. A emissora onde comentam esta perdendo a credibilidade, não conhecem regras de futebol. é uma vergonhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.

  • GILBERTO

    O BOTAFOGO CAIU PRA SERIE B POR QUE NAO TEM JOGADORES, CAPACITADOS:CONTAR COM

    JOGADORES COMO DANKLER, BRUNO CORREA ,JOBSON , REGIS , MURILO,TANQUE FERREIRA ,
    NAO CHEGA A LUGAR NENHUN NUNCA (JOGA A VIDA TODA E NAO FAZ NENHUN GOL)
    SE NAO MUDAR E SERIE C.
    COITADO DO JEFERSON

  • SERGIO CARIOCA

    O JOGADOR BORGES DO CRUZEIRO FOI DISPENSADO TALVEZ POR ALGUM MOTIVO, SE NÃO HÁ PODE SER CONTRATADO PELA NOVA ADMINISTRAÇÃO DO BOTAFOGO, SE O CRUZEIRO PRETENDE CONTRATAR OS JOGADORES FRED DO FLUMINENSE OU DAMIÃO DO SANTOS. O BOTAFOGO PODE CONTRATAR OUTRO JOGADOR DO CRUZEIRO O MORENO OU NEILTON.

  • SERGIO CARIOCA

    MANCINI NÃO SABE ESCALAR UM TIME PENSA EM FICAR NO BOTAFOGO, NEM EM SONHO.

  • SERGIO CARIOCA

    Os jogadores Botafogo continua o mesmo, os jogadores parecem dente de leite ou super veteranos em campo. Não querem jogar é melhor pedir para ser trocado ou sair do clube “O Botafogo”.

  • Sergio Carioca

    Todo atleta que deixa a desejar e comenta a seguintes palavra: Eu tenho muito carinho pelo time que jogo ou que já joguei. Essas palavras é por que o time esta devendo.

  • Sergio Carioca

    Seedorf à Série B” como técnico fora das sete linhas é um fracasso como jogador comandante dentro das quatro linhas, foi excelente.

  • Sergio Carioca

    É melhor continuar com a o patrocinador a puma!

  • Sergio Carioca

    Os cinco que serão dispensado pelo Botafogo não vale um, já vão tarde!

  • Nilton

    só descordo de vc, Tirone, quando vc fala em alto nível do futebol brasileiro. Estamos tomando de 7 em semi-final de copa com o “melhor”, ou menos pior que o Brasil tem.

  • Caro amigo,
    Fico tentando entender a posição de profissionais da imprensa e não consigo entender. Está mais do que claro, que a queda vertiginosa do Botafogo, aconteceu por causa de problemas de interesse políticos. Se o senhor não está lembrado, vou lembrá-lo. O Botafogo quando estava com o Engenhão em atividade, estava com as contas em dia, pois o Estádio naquele momento após um início de administração problemático, a diretoria passada à muito custo conseguiu fazer com que o mesmo se tornasse rentável, e estávamos com patrocínio da Brahma que rendia as clube 30 milhões anuais e o patrocínio do Guaraviton que nos rendia mais 24 milhões segundo informações passadas pelos dirigentes a imprensa. Mais qual não foi nossa surpresa? O prefeitinho do RJ que até hoje não explicou como as 2 vigas do elevado da perimetral sumiram, conseguiu um LAUDO DE UMA EMPRESA DE ENGENHARIA DA INGLATERRA condenando a marquise do Engenhão, algo que nem o CREA foi consultado, e sepultou as finanças do BOTAFOGO, estrangulando o clube financeiramente, o que ocasionou todo esse problema financeiro que derrubou o clube.
    Erros de administração? Claro que houve, mais a ganância política do prefeitinho fez o clube sucumbir em problemas e consequentemente cair de divisão.
    Todos sabem que o consórcio que administra o Maracanã, teve participação efetiva no fechamento do Engenhão, pois são as construtoras que bancam as campanhas desses políticos vagabundos e corruptos, e quando eles se elegem tem que retornar os valores investidos em suas candidaturas, devolvendo esse investimento com obras superfaturadas.
    Esse senhor afundou o Botafogo e ninguém da imprensa toca nesse assunto ou finge que não existe.

  • Andre

    Escriba,

    Que texto horrível e sem embasamento! O trecho “hora de se reavaliar o tamanho dos clubes” foi a parte mais ignorante da leitura! Que tal abordar o doping financeiro que as Cotas de TV aplicam em 10% dos Clubes da Série A? Ou melhor, que tal lembrar que o Produto Campeonato Brasileiro de Futebol é produzido por 20 clubes e não apenas os 02 de massa que a TV financia em troca de audiência? Já ouviu falar da “Espanholização” do nosso Futebol?

    Você poderia ter aproveitado esse megafone pra abordar melhor o problema! Temos 2/3 dos Grandes Clubes se enforcando em malabarismos financeiros pra poderem competir com menos de 1/3 financiados pela Mídia. O Futebol Brasileiro precisa de um teto único e universal para os Salários dos Jogadores, além de uma reformulação nas regras de rateio dos Patrocínios coletivos (TV e Empresas), pois não é justo que um clube receba 4x mais do que seus rivais, sendo que o produto Futebol é produzido por 20 clubes (Série A). As únicas receitas exclusivas de um clube são: Bilheterias, Venda de Jogadores, Sócios e Produtos Licenciados – o resto diz respeito sempre a mais de um clube e por isso deve ser rateado igualmente, assim como ocorre na NBA. Só assim teremos uma competição justa e atraente!

    Estuda mais, amigo! Não é um ano de má gestão que vai matar um clube, mas um sistema injusto sim! Abraços!

  • Paulo Roberto

    E daí, sou Botafogo.
    Independente de onde ele estiver
    Sou Botafogo de Jairzinho, Roberto,Paulo Cesar, Gerson, Afonsinho, Nei Conceição, Carlos Roberto,Roberto, Zequinha, Rogerio, Rildo, Manga, Amarildo, Marinho Chagas,( e não vi ) Manga, Nilton Santos, Garrincha, Didi, Quarentinha,Zagallo, DiDi,Heleno de Freitas e outros;
    Não sou Botafogo de Mauricio Assunção,
    Sou Botafogo de Althemar Dutra de Castilho
    Sou Botafogo do Flamengo freguês,
    De arrepiar ao ver a torcida vibrar com a entrada do time em campo,
    De ver sua camisa alvinegra,
    De ver sua estrela solitária refletindo no estádio,
    Sou Botafogo de Túlio e Pantera,
    Do golaço de Dôdo, de Paulinho Criciuma,Mauricio
    Da pavilhão balançando no espaço;
    De chorar pela bola perdida
    Do jogador feito em casa, de Maneco
    De Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, Zé Ricardo
    Do juiz prejudicando, da contestação;
    Da sede de General Severiano
    Eu sou Botafogo;
    Na segunda, terceira, quarta ou quinta;
    Eu sou Botafogo.
    Paulo Roberto

  • Fernando

    TRISTE E DOLOROSO MESMO, É A GENTE VER TIMES SEM TORCIDA, SEM TRADIÇÃO, SEM TÍTULOS, SEM NADA, DISPUTAR A SÉRIE “A” EM 2.015 COMO: JOINVILE, PONTE PRETA, AVAÍ, FIGUEIRENSE, GOIÁS, CHAPECOENSE E SPORT, ENQUANTO O BOTAFOGO, COM SEUS 9 MILHÕES DE TORCEDORES ESPALHADOS PELO BRASIL, ESTARÁ NA DESPRESTIGIADA SÉRIE “B”. LAMENTÁVEL, SOB TODOS OS ASPECTOS.

  • Julio Cezar Collaro

    o botafogo precisa antes de tudo no futebol , alem de por em dia os salários dos funcionários e jogadores , de um ídolo para trazer a torcida de volta ao estádio e fazer com que outros patrocinadores também venha estampar na camisa do botafogo não o Guaraviton , mais uma Unimed ou um Caixa , desta forma se começa a montar um time e trazer recursos pois e poderia ser o garoto propaganda para estas empresas. e outro coisa muita gente disse que o Mancini tem quer ir embora , temos exemplo do OSWALDO DE OLIVEIRA , quando começou foi questionado se não fosse a vendas de jogadores , hoje ou ano passado poderia esta comemorando o titulo brasileiro .por isso espero que o Mancini fique e deixe ele escolher os jogadores para o elenco .Esqueci de dizer que LOUCO ABREU SERIA UMA BOA A SUA VOLTA

  • Julio Cezar Collaro

    o botafogo precisa antes de tudo no futebol , alem de por em dia os salários dos funcionários e jogadores , de um ídolo para trazer a torcida de volta ao estádio e fazer com que outros patrocinadores também venha estampar na camisa do botafogo não o Guaraviton , mais uma Unimed ou um Caixa , desta forma se começa a montar um time e trazer recursos pois e poderia ser o garoto propaganda para estas empresas. e outro coisa muita gente disse que o Mancini tem quer ir embora , temos exemplo do OSWALDO DE OLIVEIRA , quando começou foi questionado se não fosse a vendas de jogadores , hoje ou ano passado poderia esta comemorando o titulo brasileiro .por isso espero que o Mancini fique e deixe ele escolher os jogadores para o elenco .Esqueci de dizer que LOUCO ABREU SERIA UMA BOA A SUA VOLTA

  • Erick

    Só discordo do último paragrafo. A história centenária do Botafogo lhe garante com tranquilidade um lugar entre os grandes. Como desprezar um universo de 3,4 milhões de torcedores? Potencial não falta. Pergunte a Guaraviton.

  • botfoguense sempre animado

    Quem deras se o holandês voltasse para tirar o bota desta situação

  • Ferdnand Borralho

    O Botafogo naufraga em administrações medíocres. Mas vamos recomeçar do zero. Força Fogão!

  • JUMENTINO

    SIMPLES DE EXPLICAR, E ATÉ ACHO QUE TORCEDORES MAIS OBSERVADORES E INTELIGENTE TAMBÉM SABEM, COM O MARACANÃ LIBERADO PARA COPA DAS CONFEDERAÇÕES E O FIM DA MESMA, O MARACANÃ FOI LIBERADO PARA OS CLUBE CARIOCA, E A UM CUSTO MUITO ALTO, É OBVIO QUE OS CLUBES IRIAM PREFERIR JOGAR NO ENGENHÃO, LOGO O ENGENHÃO SERIA UM IMPECILIO PARA AQUELES QUE SÃO DETENTORES DAS CONCEÇÕES DAS ARENAS, ASSIM SENDO DE QUE FORMA ESTE PROBLEMA PODERIA SER RESOLVIDO…POLITICAMENTE É LÓGIGO; ENTÃO SE HOUVER ALGUM MEIO DE FECHAR O ENGENHÃO O PROBLEMA ESTARIA RESOLVIDO, NESTE PERIODO O BOTAFOGO ESTAVA PARA FECHAR CONTRATO COM A CAIXA ECONOMICA E A VOLKS E OUTROS PATROCÍNIO, E ASSIM O BOTAFOGO PERDEU PRATICAMENTE TODAS AS RECEITAS E NÃO PODE PAGAR SUAS DIVIDAS DE CADA MÊS INCLUSIVE A DO ATO TRABALHISTA, O QUE FEZ COM QUE TODAS A SUAS RECEITAS FOSSEM BLOQUEADA AI É MUITO SIMPLES DEDUZIR QUE SEM AGUA TODOS NA CASA IRAM MORRER DE SEDE E COM SEDE E FOME SE PODE INVADIR QUALQUER CASA, POIS OS DONO NÃO TEM FORÇA PARA REAGIR E QUEM INVADIU TAMBÉM DIZ QUE FEZ REFORMAS E TEVE GASTO, E AGORA COM OS DONOS FRAGILIZADOS E SEM AGUA E COMIDA É BEM MAIS FÁCIL SE APODERAR DESTA CASA TAMBÉM…SERIE B É SÓ UMA CONSEQUÊNCIA, E PARA AINDA SE MANTER DE PÉ OS VERDADEIROS DONOS DA CASA TIVERAM DE VENDER SUAS MELHORES MOBILIA, LOUÇAS, APARELHOS DOMÉSTICO E OUTRAS COISAS, SÓ FICANDO MESMO COM O MINIMO QUE DARIA PARA TENTAR TER UMA SOBREVIDA E O RESTO É FÁCIL DE DEDUZIR.

  • Sergio Carioca

    Até quinta feira saberemos quem será o novo comandante técnico. Técnicos do Figueirense. do Joinville ou do Chapecoense.

  • Luis carlos Lima

    NESSE TEXTO AÍ TEM UM EQUÍVOCO, POIS O BOTAFOGO VOLTOU A SÉRIE A EM 2003, QUANDO FOI O VICE CAMPEÃO DA SÉRIE B EM 2003….PORTANTO, JOGAMOS A SÉRIE A EM 2OO4. DE LÁ PRA CÁ, APENAS 3 ESTADUAIS (2006-10-13) MAS EM 2007, ÉRAMOS PRA TER GANHO 2 TÍTULOS, O CARIOCA E A COPA DO BRASIL , QUE NOS FORAM ROUBADOS RESPECTIVAMENTE POR DJALMA BELTRAMI (POLICIAL LALAU E RUBRO-NEGRO) E ANA PAULA DE OLIVEIRA ( A BANDEIRINHA PAULISTA DA PLAYBOY)…. ESPERO Q APÓS ESSA SÉRIE B EM 2015, O BOTAFOGO FR DE TANTAS GLÓRIAS E HISTÓRIAS, POSSA VOLTAR MAIS FORTE EM 2016.

  • Carlos Ramos

    Agora não adianta ficar lamentando o leite derramado, o negócio é olhar para frente, há males que vem para o bem, na segunda divisão os investimentos são menores, em se tratando da atual situação do clube, não deixa de ser um bom negócio, temos também que prestigiar essa divisão, Europa é assim, porque aqui não pode ser. Vamos construir uma administração audaciosa, e para tal uma diretoria que promete ser boa de trabalho, temos que montar um time aguerrido e para isso não precisa de muito dinheiro, precisamos sim escolher os jogadores certos, que queiram vencer na vida e se orgulhem de vestir o manto Botafoguense, chega de jogadores medilcres sem sangue. No decorrer dos campeonatos com certeza já teremos um time que passe confiança a torcida e consequentemente a deixe feliz e orgulhosa, avante fogão sem medo de ser feliz…

  • mc

    Muito bom Tironi, o sentimento é de tristeza para o Brasil pois o botafogo se confunde com o passado de glórias e conquistas brasileiras. O nosso futebol está falido como o botafogo como o futebol carioca como um futuro muito distante de tudo. Estou triste pelo botafogo clube mais brasileiro que existe.

  • Orlando Soares

    MÁ FÉ.
    Sr. Tironi, sobre a vinda do Seedorf, entendi no primeiro momento que seria uma jogada de mestre, para o bem, do Sr. Maurício; porém, no final do ano de 2012, já com sua maracutaia elaborada e dando bons frutos, o mutreteiro Maurício quis mostrar seu poder de persuasão e querendo diminuir a folha salarial , para isso demitiria o Oswaldo e sua Comissão; foi aí que entrou em sena o Seedorf; que exigiu para sua permanência , também a do Oswaldo; aí o mutreteiro teve que recuar; mas ficou em sua mente a realização do seu intento, foi quando no final do ano, não ouviu ninguém e demitiu todos profissionais que compunham o Departamento de futebol; jogou no lixo, toda estrutura construída ao longo dos dois anos do Oswaldo. Foi quando o Seedorf não pensou duas vezes e se foi. Os frutos da estadia deste Ídolo, foi absorvida até o último centavo. Por isso é que o mutreteiro deixou de honrar os compromissos do Clube, ocasionando a saída do “Ato Trabalhista”, levando o Botafogo à esta situação; Não tem nenhum torcedor de outro Clube , que respeite hoje, o nosso GLORIOSO BOTAFOGO.
    Este Senhor, deveria ser preso; alguém poderia entrar com ações na justiça , pedindo o ressarcimento de tudo que foi tirado do Clube, como também ação, por ele ter dito que torcia pelo Botafogo; isso é uma injúria, calunia, falsidade ideológica, falta de respeito; como todo Botafoguense se sente desonrado por este “camarada”, sua prisão seria sem direito a recorrer em instância nenhuma.
    OU ENTÃO , MANDA ELE PARA O AFEGANISTÃO, COM PASSAGEM SÓ DE IDA, SEM DIREITO A VOLTA E ENTREGA-O AOS REVOLUCIONÁRIOS DE LÁ.

  • Andre

    Escriba,

    Que texto horrível e sem embasamento! O trecho “hora de se reavaliar o tamanho dos clubes” foi a parte mais ignorante da leitura! Que tal abordar o doping financeiro que as Cotas de TV aplicam em 10% dos Clubes da Série A? Ou melhor, que tal lembrar que o Produto Campeonato Brasileiro de Futebol é produzido por 20 clubes e não apenas os 02 de massa que a TV financia em troca de audiência? Já ouviu falar da “Espanholização” do nosso Futebol?

    Você poderia ter aproveitado esse megafone pra abordar melhor o problema! Temos 2/3 dos Grandes Clubes se enforcando em malabarismos financeiros pra poderem competir com menos de 1/3 financiados pela Mídia. O Futebol Brasileiro precisa de um teto único e universal para os Salários dos Jogadores, além de uma reformulação nas regras de rateio dos Patrocínios coletivos (TV e Empresas), pois não é justo que um clube receba 4x mais do que seus rivais, sendo que o produto Futebol é produzido por 20 clubes (Série A). As únicas receitas exclusivas de um clube são: Bilheterias, Venda de Jogadores, Sócios e Produtos Licenciados – o resto diz respeito sempre a mais de um clube e por isso deve ser rateado igualmente, assim como ocorre na NBA. Só assim teremos uma competição justa e atraente!

    Estuda mais, amigo! Não é um ano de má gestão que vai matar um clube, mas um sistema injusto sim! Abraços!

  • Fernando

    NÃO ADIANTA MAIS A GENTE RECLAMAR POIS A SEGUNDONA AGORA É A NOSSA INFELIZ REALIDADE. DEPOIS QUE O LADRÃO MAURICIO ASSUMPÇÃO DILAPIDOU TUDO QUE O BOTAFOGO TINHA E DEIXOU O CLUBE DE PIRES NA MÃO E SEM TIME, SÓ NOS RESTA TORCER PARA QUE SEJAMOS CAMPEÕES DA SÉRIE “B” E VOLTEMOS EM GRANDE ESTILO PARA PRIMEIRA DIVISÃO EM 2.016 A FIM DE FAZER BELO PAPEL. JÁ PROVIDENCIEI A TROCA DO MEU PACOTE DA SKY SPORTV PARA PODER VER OS JOGOS DA SEGUNDONA AO INVÉS DA SÉRIE “A” JÁ QUE MEU BOTAFOGO FOI PARA LÁ E EU ACOMPANHO MEU TIME SEMPRE, SEJA ONDE ESTIVER.

  • Botafogo

    O que faz um clube ser considerado grande? Sua história, seus craques, o tamanho de sua torcida, ou os repórteres esportivos, os juízes, os políticos e os patrocinadores que tem no bolso? Quanto será que recebe “por fora” um repórter esportivo para puxar o saco de alguns grandes? Ou acabar com a autoestima e a confiança de uma torcida e de um clube, como fizeram com o Botafogo? Será que o Tirone escreveria “é hora de se reavaliar o tamanho dos clubes” se o Flamengo ou o Corínthians fossem rebaixados? ÂNIMO botafoguenses! Somos um grande clube, apenas em má fase. Tirando o Santos, nenhum clube brasileiro tem uma história tão fantástica como o Botafogo.

  • Botafogo

    É hora de se reavaliar o tamanho dos jornalistas esportivos. Só mesmo os muitos honestos e que não são vendidos para a Rede Globo e para algum dos cinco “enormes queridinhos” ( Flamengo, Fluminense, Corínthians, São Paulo e Palmeiras ) deverão continuar a ser lidos e ouvidos pelas torcidas de Atlético, Cruzeiro, Internacional, Grêmio, Vasco, Santos e, PRINCIPALMENTE, Botafogo. Tironi se encaixa no time dos vendidos.

  • Nada e nem ninguem pode diminuir o tamanho do Botafogo,,,,entendeu,,,sua mula

  • Célio Zuppo

    Como dizia a música do Casseta & Planeta: se o Botafogo daqui é assim, imagina o da Jamaica…

MaisRecentes

O mundo gira



Continue Lendo

Dérbi não vale. Mas vale!



Continue Lendo

Agora vai?



Continue Lendo