Como marketing, Dunga é uma tragédia



Se fosse uma estratégia de marketing, a volta de Dunga à Seleção Brasileira ia virar “case”, para ficar na linguagem dos marqueteiros. Um case de fracasso absoluto.

Difícil encontrar um nome que esteja menos desconectado do desejo do torcedor brasileiro do que o do capitão do tetra. Vamos relembrar: após os 7 a 1 (é duro, mas é necessário relembrar) algumas coisas ficaram claras. Primeiro que nosso futebol é feio. Segundo que não é mais eficiente. Terceiro que estamos atrasados com relação aos melhores do mundo.

A goleada e a eliminação humilhantes trouxeram de volta a vontade de ganhar jogando bem. Depois de ver a Alemanha transformar uma semifinal de Copa do Mundo numa roda de bobinho em pleno Mineirão, a torcida entendeu que assim não dá mais. O Brasil quer de volta o futebol brasileiro da forma que ele ficou conhecido pelo globo, não o futebol guerreiro que pode até trazer taças, mas com mais gosto de alívio do que prazer.

Com todos estes indicativos em mãos, a CBF agiu. E trouxe o maior símbolo do futebol de resultados que o Brasil já produziu. Aqui escreve um defensor do trabalho de Dunga em 2010, diga-se. O momento era outro, o time era eficiente. Mas passou. Vivemos outros tempos, com outras necessidades e desejos.

O torcedor queria arte. A CBF respondeu com o homem que mais levanta a bandeira da vitória a qualquer custo. Pode até trazer canecos. Mas do ponto de vista do marketing, perdeu de goleada. De 7 a 1.



  • Johnn A. Franco Arboine

    O futebol brasileiro tem decaido porque sofre de elitismo, de trafico de influencias, de marketing, de exportar jogadores como se fossem gado ou galinhas pra faturar muito dinheiro pra os cartolas e os agentes e ate os treinadores. Essa e verdade do futebol brasileiro hoje.

  • O Analista

    Tirone,

    Olha, nunca fui admirador do Dunga, nem como jogador (era apenas um volante burocrata), nem como treinador… Aliás, como treinador seu primeiro trabalho foi na própria Seleção Brasileira, ou seja, na época deram um Boeing 767 para um piloto recém formado cuja experiência mais importante era ter sido comissário de bordo.

    Todavia, a Seleção Brasileira é no momento, um antro de dirigentes aproveitadores, balcão de negócios e os jogadores convocados são tratados como celebridades… muitos deles semi-alfabetizados guidados à condição de “pop stars”.

    Neste contexto, talvez um técnico como Dunga, mais austero, controlador e principalmente, que não se curva à imprensa, ao contrário, a enfrenta bravamente, possa colocar ordem na casa.

    Acho que ele será “boi de piranha”, ou seja, suportará toda a carga dos dois primeiros anos, montará um arremedo de time, e próximo à Copa das Confederações e Copa do Mundo, já com a classificação ao mundial assegurada, aí a CBF se aproveitará de um ou dois resultados ruins e demitirá o Dunga e trará um treinador idealizado para disputar a Copa do Mundo.

    Abs

  • e eles la estao preocupados com os torcedores………..

  • Luiz Carlos Martini

    Concorde em parte: Pode ser ruim de marketing, mas é bom de negócios. É milionário e está na ativa, ao contrário de muitos de seus antigos companheiros.
    Abraço e obrigado.

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