Seleções precisam de alternativas



Minha coluna publicada segunda-feira (09/06) no Lance!.

Na vitória da Argentina sobre a Eslovênia em seu último amistoso antes da Copa do Mundo, o técnico Alejandro Sabella só contou com seus principais jogadores (Messi, Iguain, Aguero…) no final da partida.

Venceu por 2 a 0. Mas enquanto muitos reservas estavam em campo algo chamou a atenção: uma formação com três zagueiros em que um deles virava volante em determinados momentos. Chamou a atenção também a belíssima partida da Mascherano.

Sabella não deverá utilizar três zagueiros pelo menos no início dos jogos na Copa do Mundo. Mas explicou depois do jogo sua intenção: “Faltou profundidade, mas cobrimos espaços”. Ou seja, o treinador
argentino tem uma alternativa para sua seleção. Seja para mudar um resultado, seja para reforçar seu criticado sistema defensivo (que não leva gol há cinco jogos, diga-se).

A Espanha que venceu El Salvador por 2 a 0 mostrou jogadas mais verticais além do conhecido toque de bola. Ligações diretas buscando Diego Costa sobretudo. O que significa isso? que Vicente del Bosque não quer ver seu time refém de um esquema (vencedor, diga-se) e busca alternativas, como o jogo direto.

Quando uma forma de jogar não funciona, os times precisam ter cartas na manga. Chegamos à Seleção brasileira. Felipão pretende que seu time faça uma pressão inicial forte, consiga um gol rapidamente para então ter torcida ao lado e adversário tendo que sair para o jogo. Nos dois últimos amistosos a tática não funcionou. E por isso ele procura alternativas. Uma resultou no gol de Fred contra a Sérvia. Ele saiu graças ao lançamento lá de trás de Thiago Silva. A outra é tocar a bola. Não à la Espanha, mas tocando com paciência até encontrar um espaço. A Seleção está preparada para esta segunda opção?



  • JACK DAWSON

    MUITA POMPA, MUITO UFANISMO, ESTA SELEÇÃO TA COM CHEIRO DE TITANIC.

MaisRecentes

O recado é: simular falta funciona!



Continue Lendo

Eles querem ter a posse de bola



Continue Lendo

Boas entrevistas à vista



Continue Lendo