Na publicidade, não passamos da primeira fase



Se no futebol Neymar e companhia e a nossa história nos colocam na condição de favoritos a faturar a Copa do Mundo, na publicidade não passamos da primeira fase.

Parece até uma regra que deve ser seguida: propaganda alusiva a futebol precisa ter brasileiro sacaneando rivais em geral e argentinos em particular. Repare: é raro ver uma propaganda brasileira que simplesmente exalte o amor à Seleção Brasileira ou mesmo ao futebol. É sempre “necessária” a presença de um “inimigo” para ser demolido, mesmo que seja com piadas preconceituosas.

Na publicidade brasileira, só há prazer e alegria se alguém sai derrotado. A paixão pela paixão não existe.

Enquanto isso, lá fora vemos uma goleada de bom gosto, emoção, elegância. Verdadeiras declarações de amor a um time, Selecão ou simplesmente ao jogo. Deixo abaixo alguns exemplos lindos de propaganda. Um da Argentina, dois da Espanha. Um sobre Seleção, outros dois sobre clubes. Ver algo assim feito lá fora é quase como perder em casa a copa da publicidade. Principalmente porque a publicidade brasileira é famosa por sua criatividade. Infelizmente não quando relacionada ao esporte.

RAYO VALLECANO from BROTHERSFILMS on Vimeo.



  • Eduardo

    VOCE CITOU ESPANHA E ARGENTINA. POR MAIS Q OS PAÍSES ESTEJAM EM CRISE, LÁ HÁ PATRIOTISMO. NO BRASIL, NÃO. ATRAVÉS DE UMA SÉRIE DE ATITUDES ERRÔNEAS, JÁ HÁ DÉCADAS, AS AUTORIDADES NÃO COLABORAM PARA Q O POVO BRASILEIRO SEJA PATRIOTA. A PRÓPRIA MISCIGENAÇÃO, TÃO EXALTADA, COOPERA PRA Q HAJA O INDIVIDUALISMO. NÃO HÁ UM DENOMINADOR COMUM DEVIDO À IMENSA VARIEDADE DE ASCENDÊNCIA. VEJA O EXEMPLO DE PAÍSES DA EUROPA, ÁSIA, CANADÁ OU EUA? LÁ, PREDOMINA UM TIPO ESPECÍFICO DE POVO, TRADICIONAL E HISTÓRICO, PRÓPRIO DAS RAÍZES DO PAÍS. AQUI NÃO. ENTÃO NÃO HÁ PORQUE SE ESPANTAR COM A FALTA DE IDENTIFICAÇÃO ENTRE O BRASILEIRO E A SELEÇÃO BRASILEIRA. BOA PARTE DA POPULAÇÃO INCLUSIVE ESTÁ TORCENDO CONTRA A SELEÇÃO. PREFERIMOS TORCER PELO CLUBE DO CORAÇÃO.

MaisRecentes

O recado é: simular falta funciona!



Continue Lendo

Eles querem ter a posse de bola



Continue Lendo

Boas entrevistas à vista



Continue Lendo