Julgamento no STJD absolveu o STJD



A estrutura toda montada não foi em vão. Se já estava mais do que claro que a decisão tomada em primeira instância iria se repetir no “jogo da volta”, o julgamento de sexta-feira no STJD teve outra finalidade: absolver o tribunal dos ataques que vem sofrendo há duas semanas.

Entre citações de “O Pequeno Príncipe”, Nelson Rodrigues e elogios aos atributos físicos da advogada do Vasco, membros falaram de “ameaça de implosão do tribunal” e valorizaram as brilhantes defesas que cada um fez de seus votos. Falaram também do esforço para que as decisões tomadas sejam cada vez mais transparentes. Por fim, valorizaram a capacidade do grupo e rechaçaram opiniões de palpiteiros sem gabarito para falar sobre o assunto.

Diante de uma guerra em que os feridos foram todos, nem mesmo o tribunal esportivo foi poupado. Em duas semanas de bombardeio, vieram à tona muitas questões como a composição, a burocracia e a real necessidade de sua existência. E o STJD se defendeu na seção de sexta-feira, transmitida ao vivo por três canais de TV e um sem número de sites na internet.



  • FZZ

    este Tapetão acabou com o futebol … TOMARA QUE O BRASIL PERCA A COPA, pois ganhando, esconderia toda sujeira da CBF e STJD …

    TAPETÃO, CBF, STJD E FLU: VERGONHAS NACIONAIS …

  • robert

    Caro Tironi
    Excelente a coluna do jornalista Marcos caetano na revista placar de janeiro/2014, acabei de comprar… Não encontrei a coluna na internet… O título eh “a culpa eh do fluminense?”Destaco breve histórico q o autor faz sobre os anos de 96 a 99, deixando claro a não participação do Flu nos episódios que o favoreceram indiretamente, ivens mendes e Sandro hiroshi…Destaco este trecho:” a decisão de pintar um clube como malfeitor diante da opinião pública pode levar a coisas tao terríveis quanto a agressão de crianças com a camisa do time do coração”E ainda:” nós da cronica esportiva precisamos estar atentos aos riscos de tratar com a irresponsabilidade de torcedor um assunto de tamanha seriedade”Excelente texto!

  • robert

    Caro Tironi, Porque a midia se omitiu/calou em relação a atuação de Andre Santos (sabidamente suspenso conforme diversos jornais de circulação nacional) da noite de sabado ate os jogos de domingo (e até alem, pois o escandalo so veio a tona na 3ª feira !!??!!), voce nao acha no minimo estranho? o fato do time de maior torcida do brasil ter estado exposto ao rebaixamento durante pelo menos 20 horas (momento de entrada do heverton) e NENHUM jornalista sequer comentar o fato? comentario este que evitaria com certeza a entrada do heverton em campo?Gostaria de ouvir sua opinião sobre isso…e p/ finalizar: quanto a este Manuel da Lupa, pivo do caso lusa, a cada dia surgem novas noticias que mostram o seu nivel de endividamento (e pq nao dizer de picaretagem, uma vez que suas transações financeiras pessoais parecem se relacionar intimamente com as de seu clube). vejam estas de hoje:ArrestoA Justiça determinou o arresto de imóveis do ex-presidente da Lusa, Manuel da Lupa, e do ex-vice de futebol para pagar dívidas com o Banco Baniff. Da Lupa e Iaúca sustentam que a dívida é do clube e até contrataram parecer de um famoso advogado para defendê-los. O parecer foi pago pelo clube.Sob investigaçãoA Portuguesa aparece no inquérito da Polícia Federal que apura suposto crime financeiro dos antigos executivos do Banco Baniff. O inquérito rastreou centenas de operações suspeitas, que causam prejuízo ao banco e ao Fisco. O volume total supera R$ 500 milhões. A Lusa aparece pelos empréstimos tomados pelos ex-dirigentes.fonte: http://blogs.lancenet.com.br/deprima/2014/01/03/gobbi-pode-perder-diretores-em-2014/Minha singela pergunta?Um cara desse nivel de carater e devendo milhoes e milhoes na praça nao seria capaz de vender a vaga de sua equipe na serie A e/ou melar o campeonato brasileiro 2013?Para mim, a resposta unica: Claro que SIMo que espera o MP-SP para investigar cada passo e telefonema deste senhor nos ultimos meses?quanto ao da lupa, parece que o MP-SP dorme no ponto zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzAcho que temos evidencias demais para abrir investigações DENTRO da lusa…É por ai sr , nós fas do futebol queremos saber a VERDADE!!!Abraços e parabens pelo blog

  • Para deixar claro alguns(muitos) comentários de que o Fluminense não fez pontos suficientes para continuar na 1° divisão, fez sim, o Flamengo e a Portuguesa é não fizeram pontos suficientes para se manter a frente do Fluminense no campeonato, depois de sofrerem a punição justa pelo não cumprimento das regras que todos conheciam e concordaram.

    Em relação à responsabilidade de quem deve comunicar ou não o que se deve fazer para que as regras determinam, só digo que as leis estão aí e são de conhecimento geral. Nós sabemos o que devemos ou não fazer para não sermos punidos pela justiça, ninguém nos avisa do que como devemos nos portar, se não as cumprirmos somos punidos, portanto, assim, a responsabilidade do conhecimento e respeito às regras são dos clubes e não das entidades CBF ou STJD, que estão aí para fazer com que as regras sejam cumpridas e não para agirem como elementos antecipatórios para evitar descumprimentos das leis.
    Cada um sabe de suas responsabilidades, e que as cumpram se quiserem evitar punições. Se as leis não servem que as mudem, mas não desrespeitem as existentes. Cada um deve arcar e responder pelos seus atos.

  • Robert

    Caro Tironi, para mim o fato mais interessante de toda esta confusão do caso Lusa está tendo pouco destaque: diversos portais de esportes da internet destacaram, ainda na sexta feira a suspensão do atleta Andre Santos, a ser cumprida no jogo de 07/12 contra o Cruzeiro. Aqui um exemplo: http://www.lancenet.com.br/minuto/Suspenso-Andre-Santos-Cruzeiro-Brasileirao_0_1042695943.html

    Maior misterio para mim: se era de conhecimento publico que o Andre Santos estava suspenso e expos o Fla a perda de 4 ptos pela jurisprudencia do STJD (ver caso gremio prudente em 2010: http://www.espn.com.br/noticia/375667_em-2010-gremio-prudente-perdeu-pontos-em-caso-identico-ao-da-portuguesa), porque NENHUM orgao da imprensa debateu que o Flamengo estaria exposto ao descenso no sabado, no domingo nos debates pre-jogo e até durante a rodada e debates pós-jogo (!!!) e mesmo na 2ª feira??????????? Porque apenas na 3ª feira o caso veio à tona??? Qual a chance da lusa escalar o heverton caso o assunto fosse alvo de intenso debate? para mim, proxima de zero…
    Misterio……….
    E para finalizar: Será que eles também estão errados?
    http://www.pop.com.br/esportes/noticias/futebol-internacional/819337-Uefa-pune-time-ucraniano-por-escalacao-irregular.html

  • Caro Tirone. Não sei como é possível você e sua turma da espn defenderem uma VIRADA DE MESA com tanta falta de nãorgonha na cara.
    Como ficariam todos os outros clubes que cumpriram as suspensões a que foram condenados, sendo a PORTUGUESA ABSOLVIDA ? Eles entrariam na justiça para reverem as condenações?
    A espn torce para que a LUSA va à justiça comum e paralise o brasileiro. Sem razão, mas daria muita audiência, não? Por isso defendem este absurdo!
    Vergonha vergonha vergonha vergonha vergonha
    TIRONE E ESPN QUEREM VIRAR A MESA
    VERGONHA

  • marc

    Perguntas que ficam:
    1) Se a situação era tão evidente e transparente, porque da presença do advogado do Fluminense?
    2) A torcida tricolor e boa parte da imprensa carioca consideram que o caso é de simples aplicação do regulamento, assim sendo e, o Fluminense não estando envolvido em nenhum dos dois jogos, como eles justificam a presença de um advogado? Não confiam na índole e no saber jurídico dos auditores do STJD?
    3) A lógica dentro do raciocínio da legalidade e da moralidade, utilizadas de forma tão banal pelos simpatizantes do tricolor carioca não seria aguardar o julgamento e em caso de absolvição de Flamengo e Portuguesa, aí sim recorrer ao pleno em nome da tal legalidade e moralidade?
    4) Se não tivesse ocorrido caso da Portuguesa e o único julgamento fosse do Flamengo, teria tido o mesmo resultado do julgamento?
    5) Será que punir o Flamengo não funcionou como um “jeitinho” para dar credibilidade a punição da Portuguesa?
    6) Se existe um julgamento, o correto não seria ouvir os dois lados envolvidos e com base nos fatos pesar os agravantes e os atenuantes?
    7) O fato de ser a última rodada e, os dois clubes envolvidos terem apenas jogado dois amistosos, onde independente dos resultados obtidos em campo não influenciariam em nada a tabela de descenso, não deveria ser pesado em um julgamento?
    8) Se no caso específico o Flamengo burlou gravemente o regulamento e prejudicou a boa-fé da prática desportiva, como se explica a partida do Flamengo ter ocorrido no sábado, quando no regulamento prevê que todas as partidas da última rodada deveriam ser realizadas no mesmo dia e horário?
    9) É legal estampar a marca de uma empresa no uniforme de um clube, sem repassar uma quantia pré-definida aos cofres do clube pela exposição da marca?
    10) Se o sr. Celso Barros para burlar às leis federais paga diretamente a jogadores, que até onde sei não praticaram medicina para justificar o repasse de uma cooperativa médica, de forma a fraudar todo o passivo histórico construído pela instituição Fluminense, do que ele não é capaz para atingir o seu objetivo de proteger o time do seu coração? Essa marca por sinal já figurava no tradicional uniforme do centenário tricolor carioca, quando a lendária champagne foi estourada para comemorar a primeira manobra que evitou a queda do tricolor, assim como continuou presente quando após jogar a terceira divisão por obra de nova manobra subiu diretamente para a primeira divisão, portanto esse é o desfecho de uma trilogia, que deveria envergonhar a outrora aristocracia tricolor pela mancha que atinge tão fortemente uma história tão rica e digna como decantada em verso e prosa em seu hino:
    ” Sou tricolor de coração.
    Sou do clube tantas vezes campeão.
    Fascina pela sua disciplina,…
    Salve o querido pavilhão,
    Das três cores que traduzem tradição:…
    Clube que orgulha o brasil,…
    Vence o fluminense,
    Usando a fidalguia.
    Salve o tricolor!!!

  • Mario

    o pior é que não vão mudar nada nesse STJD , nessas horas é que as coisas deveriam mudar.

  • jaques

    STJD?!?! Nem todos são otários. Só a UNANIMIDADE de torcedores do time da Globo, o representante nacional da Globo, acredita na imprensa e que “nada aconteceu” entre a LUSA e seu FLAMENGO. Tironi, você acha que o HÉVERTON pode ter entrado em campo para beneficiar o Urubu, ou isso é uma teoria conspiradora? Agradeço a atenção e FELIZ 2014.

  • Divaldo Antonio de Oliveira

    Há mais de 200 anos já foi dito que: “Se os homens de bem tivessem a ousadia dos nefastos o mundo seria muito diferente.”

  • cesar castro

    Como já falou o Dr Mario ” Defender o obvio , cansa! ” Foi o que aconteceu. O resultado não poderia ser outro, afinal o STJD, é um tribunal, não um consultório de assistência social, ou grupo de caridade religiosa. Lei é lei e errou tem que pagar a pena escrita para tal.
    Não fiquei surpreso com o número de torcedores e até alguns da imprenssa que na falta do que falar e aproveitando a deixa, abriram as suas caixas de besterol para delirio dos ” idiotas da objetividade”.
    Bom ano novo a todos.

  • Simões

    O que o país precisa com URGÊNCIA ( não somente na politica) mas também no esporte é de…..TRANSPARÊNCIA.O STF precisa c/urgência, ele proprio indicar os componentes dol STJD, para que NÃO continue da forma como está(indicação dos pais aos filhos)hoje.Hoje em dia um Sveiter indica outro e mais parece um tribunal familiar ? E mais, rem de haver interferencia do poder maior do país na CBF para que as regras sejam mais claras, pois o jogo politico lá dentro determina o campeão de cada ano.Chega de maracutaia.

  • marcio-rubro-negro

    André Santos tinha condição de jogo contra o Cruzeiro. Isto foi provado por Michel Assef Filho. Flamengo só foi punido para dar respaldo a punição da Portuguesa.
    Flamengo deve ir a FIFA e a Justiça Comum para reaver os pontos.

  • Veja bem, acho que a decisão do STJD foi correta cumprindo o regulamento. “Virada de mesa” seria por exemplo o Fluminense pleitear a vaga do Crisciuma. Porque? Ora os dois terminaram empatados em pontos, porem o regulamento propõe vantagem para o maior números de vitórias, ponto. Em qualquer certame de qualquer país, que não seja o Brasil, o desempate e por confronto direto entre as equipes. O Fluminense ganhou as duas partidas contra o Crisciuma, logo prevaleceu o Regulamento aceito por todos os Clubes. No caso presente da Portuguesa prevaleceu o regulamento e assim não houve “virada de mesa” e no meu entender dando credibilidade ao Certame Nacional.

  • jaques

    Tironi, você acha que houve alguma ligação no erro da Portuguesa para salvar o Flamengo do rebaixamento?

  • Alexandre Paes

    Você chega a ser patético com esses seus comentários facciosos. É lamentável, mas assim, como o choro, a imprensa é livre. Continue (aliás, você e muita gente “boa” por aí) na sua defesa contundente da moralidade em detrimento do respeito às leis. É assim que construímos um país melhor …

  • Saudações tricolores!
    Ainda não percebi isso em você. Pelo menos não tão claramente, mas a imprensa, sim tentou uma virada de mesa. Não conseguiu.
    Gente, em brasileirões, de 2010 para cá (380 jogos por ano, 1520 jogos, portanto), apenas 3 casos de jogadores suspensos pelo STJD entraram em campo. Em 2010, um jogador do Grêmio Prudente, e agora estes dois casos. Isso dá uma média próxima de 1 a cada quinhentos jogos tem este tipo de problema.
    Quantos por cento de chance de uma moeda cair com a “coroa” para cima? 1 em duas, ou seja 50%. Agora qual o percentual de caírem duas vezes com a “coroa” para cima? Basta multiplicar 0,5 por 0,5, o que dará 0,25. Isto quer dizer que a “inocente” Lusa ter errado no jogo seguido ao do Flamengo seria algo como multiplicar 1/500 x 1/500. Ou seja o “sortudo” do Flamengo ganhou na Loteria!

  • marcelo campos

    è uma vergonha este tribunal! sou de Minas, não sou bairrista e acho que honestamente que deveriam acabar com o stjd (tirar do Rio) não dá pra confiar nestes senhores! sempre ficará uma duvuda no ar?

  • FERNANDO

    Quando se deixa a emoção de lado e procura-se fazer uma análise fria e racional sobre a atitude da Portuguesa em escalar um jogador irregular em sua última partida do campeonato, chega-se invariavelmente a conclusão de que a agremiação não deve mesmo disputar a principal divisão profissional do futebol brasileiro. Seja por que o erro cometido foi apenas por desleixo, imprudência e negligência às regras vigentes ou porquê (no que eu acredito) talvez exista uma coisa mais podre envolvendo esta atitude.
    Acompanhem o meu raciocínio: É fato inquestionável a Portuguesa ter total conhecimento que, no dia 06 de dezembro de 2013, o jogador Héverton estaria sendo julgado com uma definição quanto ao número de jogos da suspensão. Tal afirmação se fundamenta no fato do clube haver contratado um advogado para representá-la na sessão. Assim, mesmo que o advogado, após o julgamento, não houvesse comunicado o resultado à Lusa, seja por esquecimento, seja porque sofreu um acidente e foi hospitalizado e não teve como se comunicar com a Portuguesa, ninguém vai me convencer de quem o contratou, não procuraria, de alguma forma, obter o resultado do julgamento.
    Um time que com quase um século de existência, considerado um dos grandes do estado de São Paulo (tanto que suas partidas contra Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos são considerados clássicos paulistas); que inclusive já disputou a final do brasileiro de 1996 contra o Grêmio, Não, não dá para acreditar em apenas uma “BOBEADA”. Não ficarei nada admirado no futuro próximo descobrirem uma tremenda armação envolvendo altas cifras que venham explicar todo o caso.

  • Marcio Lopez

    Caro Tironi,na sua opnião,se vc fosse um dos membros julgadores do STJD, qual seria sua decisão? Vc absolveria a Portuguesa e o Flamengo das infrações que cometeram ao escalar jogadores em condições irregulares? Se sim,por que?Qual seria seu argumento para absolver os clubes infratores da regra? Abçs.

  • IRLAN SENA

    Nem dá pra comentar a safadeza que permeou esse julgamento, acusar o Vasco de ter continuado o jogo, quando era óbvio que o Vasco não queria continuar, ainda estando o jogo 1×0 pro CAP, teria a mesma significação de culpar o condenado por ter permitido ao carrasco ter cortado o seu pescoço. Um time visitante ter sido assim punido, constrangido que foi para continuar um jogo em condições medievais como aconteceu é não somente um absurdo, chega a ser cínico demais. Que a justiça comum possa corrigir o que o Salão Tribal dos Jumentos do Direito (STJD) fez é o mínimo a se esperar.

  • alvaro gonçalves kiatkoski

    O STJD tem que acabar ou então seus membros substituídos. Não é admissível que o procurador schmitt e o presidente zveiter declarem seu voto antecipadamente e não sejam declarados incompetentes para julgar o caso. Ficou evidente que esse julgamento foi uma brincadeira quando o advogado do Atlético não defendeu o clube e sim fez um elogio rasgado aos membros do pretenso tribunal e fez uma propaganda descarada de seu sobrinho que é advogado. Ridicula foi a participação do auditor tarado que merecia um processo port assédio. Enfim tudo não passou de uma enrolação e essa palhaçada vai culminar com uma suspensão e/ou virada de mesa para o próximo campeonato.

  • Danilo

    Demorou, turminha da ESPN, deveria ter um blog só pra todos eles, a opinião são sempre iguais, eh democracia………

  • Renato Ribeiro

    Quando você diz “toda a infra-estrutura foi montada a toa”

    Deve estar se referindo a tudo que a imprensa fez para tentar jogar a opinião publica contra o STJD. Na primeira semana, antes do primeiro julgamento, isso já havia feito com sucesso contra o FLU. Como o primeiro julgamento foi contra Portuguesa e unanime, a imprensa então voltou suas baterias para o STJD, numa tentativa desesperada de desmoralizar o tribunal. SEM SUCESSO! os auditores e o relator apresentaram uma argumentação muito consistente elogiada até mesmo pelo Marco Aurelio Mello

    Saíram palpiteiros dos buracos cheios de teorias furadas para tentar justificar uma moralidade inexistente para um time que cometeu um erro crasso e confesso em um artigo simples e cristalino do regulamento.

  • ESSA QUADRILHA DA CBF E DO STJD ESTA COM OS DIAS CONTADOS, E NO DIA QUE ACABAR FINALMENTE TEREMOS DECENCIA NO FUTEBOL BRASILEIRO.

  • leonardo

    Tirone: cadê o dirigente da lusa que recebeu o telefone do advogado terceirizado? Sumiu! Nenhuma aparição ou declaração. Simplesmente sumiu. A sua declaração iria esclarecer muita coisa. O silêncio-sumiço deixa muita coisa no ar. Porque não vem a público e esclarece algumas dúvidas? aguardando o MP. Que esse sumiço deixa muita coisa no ar, deixa….

  • NFM

    Queria saber se vc faria a metade do que eles fazem de graça. Já parou pra pensar se não tivesse o tribunal e fosse como é na Europa, a “pobre da lusinha” já tinha sido rebaixada logo na primeira vez sem direito a defesa?

  • edisoncm

    No nosso Brasil tudo é bagunça, se a lei é seguida temos reclamações, como se pode como justificar este papo de resultado em campo? Para que serve as regra? ajuda né.
    Vamos ter o campeonato acabado por que no Brasil todos só querem levar vantagem.
    Eu acho que os jornalistas tem muita culpa nisso, em vez de noticiar falaram com o coração clubista.

  • Laerte Paulo

    Colocação perfeita Tironi. Diria mais: a Cbf e Stjd pegaram esta oportunidade de ressuscitar o Fluminense como um cão feroz que rouba o osso de um vira lata e não o solta por nada.

  • Melk

    Vergonha !

    Imprensa mostra a sua cara ao negar-se a fazer FURO JORNALISTICO NO DIA 08/12.
    Conhecedores do erro de escalação do André Santos, a imprensa não escreveu uma linha sobre o erro cometido no sabado 07/12. Lembro que Globo, Lancenet, Terra e o Uol fizeram matéria ,anterior ao jogo Flamengo x Cruzeiro , sobre o resultado do julgamento.
    Em vez de quererem desqualificar o STJD, escrevam sobre este “silêncio” .

  • A verdade é que a imprensa acha que o direito de criticar é só dela. O espaço é dela , a visibilidade é determinada por ela e os erros só acontecem no vizinho. Pois saiba que a imprensa errou , e muito. Especialmente a paulista ( sempre parcial e tendenciosa , especialmente nos assuntos ligados ao Rio ) e mais ainda os que trabalham nos canais ESPN , que , sinceramente , foi a grande decepção desse final de ano. Motivada por interesses políticos e comerciais todos o comentaristas , eu disse todos ( a unanimidade , mais uma vez , demonstrou-se burra ) , foram contra o cumprimento de regras , pregaram o anarquismo , incitaram irresponsavelmente as ofensas e até mesmo agreções entre torcedores adversários , fizeram levianas acusações , tentaram determinar sentenças sob legislações imaginárias , deram risonhamente pareceres jurídicos , enfim uma lástima. E essa imoressão que se ficou da ESPN , que é compartilhada por muitos , certamente vai afetar a audiência . Não vou dizer que jamais assistirei a ESPN , pois se houver uma programação que me interesse vou assistir , até porque pago para isso. Mas Lero Lero e blablabla de vocês nunca mais.

  • Marioh

    Tironi,
    Assistindo o julgamento do CAP xVasco, achei estranho as palavras do procurador e de alguns auditores dizendo que o se o Vasco não continuasse o jogo ele ganharia os pontos. Eu não sou vascaino, mas se o juiz errou e todos viram que já havia passado mais de 60 minutos de parada e se o Vasco não obedecesse o retorno ao campo como o árbitro determinou, como seria a reação do público, tv e outros prejudicados?Qual seria a reação do STJD em relação ao Vasco com abandono de campo desobedecendo o arbitro?Qual seria prejuízo de um final de campeonato em jogo inacabado?

  • Elcio

    Em breve veremos alguns desses “juízes” se candidatando ao governo se dizendo como:
    JUIZ QUE SALVOU O FLU DA SEGUNDA DIVISÃO PELA TERCEIRA VEZ. NAS URNAS DIGITEM 171 E APERTEM A TECLA VERDE CONFIRMA…..

  • eduardo amaral

    Fortaleza, 29 de dezembro de 2013

    Olá, xará.
    Estou fazendo 9 anos de casado hoje. Estou superfeliz.
    Sobre todo este imbróglio, digo sem pestanejar:
    O debate está conduzido de forma ideológica.
    Você acredita que o Juca está preocupado com a POrtuguesa ou com a lisura do campeonato.
    Para ele, quanto pior melhor.
    O que importa é um assunto para atacar a CBF.
    Vergonhosa a postura da espn tratando do caso de maneira parcial e odiosa.
    Sim, sou torcedor do Fluminense.
    Mas isso não me obscurece de ver o que está sendo feito contra meu clube para atingir os objetivos do Juca Kfouri.
    Infelizmente você está caindo nessa também.
    Bombardeio….nada presta, tudo está errado, todos são ladrões, canalhas, pilantras.
    Eu não consigo ver nisso nada além de um projeto de poder da imprensa.
    Um abraço meu caro,
    Do seu sempre leitor
    Eduardo Amaral,

  • Mateus Gonçalves

    Um fato me chamou atenção nesse fim de semana. A maioria dos bloguistas que postam falando sobre futebol, não aceitam a decisão do STJD, acham injusta e a interpretam como virada de mesa. Porém, eu que sou tricolor de coração, fã incondicional do Zico, mais uma vez fiquei impressionado com ele. Que sujeito equilibrado, não mistura sentimento com razão, certamente um dos motivos para ter sido tão brilhante. Ao ser perguntado por um repórter o que tinha achado do resultado do julgamento, foi sucinto:” Achei justo, regulamento é para ser cumprido”. Parabéns! Zico. Mais uma vez você dá prova de seu caráter, ao contrário de muitos profissionais que dão péssimos exemplos. Cada vez mais sou seu fã.

  • Cris

    Tironi o circo era o tribunal do STJD e o principal palhaço era o advogado do tri rebaixado florminenC, e o cara ainda fala de moralidade, é pra chorar de raiva, será que esse idiota pensa que nós torcedores somos burros, e esse antro de roubalheira que é a CBF ainda ajuda esse timinho que não consegue se segurar em campo na serie A, se esse tribunal de merda quisesse botar moral, o certo seria rebaixar fluminense e portuguesa, tirar os pontos do meu mengão por burrice, a portuguesa tenho minhas desconfianças que vendeu esse jogo pro flu e agora fica nessa briguinha porque não pode falar a verdade para os torcedores, o fluminenseC pagaria as series Bs que nunca pagou, e subiria mais um da serie B, o STJD fala de cumprimento de regra, de regulamento, mais parece que o fluminence não faz parte do futebol brasileiro, pois nunca cumpre regras e regulamentos e sempre é beneficiado, e os antis flamengo ainda falam que o único time ajudado é o flamengo, agora viram quem o timinho ajudado pela CBF, ah lembrei o florminenC não faz parte é da serie A, kkkkkkkk

  • João

    É fundamental saber que o Estatuto do Torcedor é REGULAMENTO do campeonato:

    REGULAMENTO GERAL DAS COMPETIÇÕES DA CBF:
    Art. 3º – As seguintes diretrizes normativas deverão ser consideradas para todas as competições, sem prejuízo da legislação aplicável:
    1)….;
    2)…;
    3)….;
    4)…..;
    5) O Estatuto de Defesa do Torcedor.

  • Jose Paulo

    Dentre as tags que não foram incluídas neste post sugiro a seguinte: “ESPN BR”.

  • RUY G.

    O julgamento de sexta-feira no STJD está cheirando a farsa. Os recursos, tanto o da Portuguesa quanto o do Flamengo, foram rejeitados por 8×0! Não houve nenhuma consideração com os argumentos dos clubes apenados, nem o Tribunal levou em conta a questão da inexistência de dolo, da indiscutível boa fé de ambos os clubes, da falta de importância das partidas e da confusão de linguagens, anfibologias e ambiguidades acachapantes presentes nos textos que regulam a competição. O Flamengo mostrou à exaustão que havia inúmeras interpretações sobre a maneira de cumprir a pena do atleta André e que se guiou por uma delas. Seu advogado, muito competente, deu um banho nos chamados auditores, tendo o procurador declarado, numa bizarra exegese, que o Flamengo teria razão se o regulamento falasse em “edição subsequente da competição” e que a tese não poderia ser aceita tendo em vista que o regulamento fala em “competição subsequente”. Uma pérola…Havia, pois, muito espaço para um entendimento diferente da maneira de cumprir a pena, para além do que estava sendo preconizado pelo Tribunal. Como então explicar que o Flamengo teve o recurso rejeitado por 8 x 0, sem que nenhum auditor tenha lhe conferido o benefício da dúvida? Com os 5 x 0 do primeiro julgamento, o placar total foi de 13 x 0! Como pode? Sim, como pode?
    Isto posto, uma hipótese razoável é admitir que, numa prévia concertação, se montou uma farsa para condenar o Flamengo inocente para retirar munição que poderia ser usada pela Portuguesa para não deixar que lhe tomem com mão de gato o que conquistou dentro de campo, com tanto sacrifício. Pois embora, sejam casos inteiramente diferentes, tratam do mesmo assunto: escalação irregular de jogadores. Poderiam ter disfarçado melhor, quem sabe com um 6 x 2 ou mesmo com um 7 x 1.
    Rebaixar a Portuguesa por uma infração irrelevante é o mesmo que condenar à morte o pobre que roubou uma maçã.

  • roberto

    Incrível como vocês procuram chifre em cabeça de porco, nem de cavalo é por que vão dizer que unicórnio não é lenda.
    Incrível a “capacidade” de produzir uma nota vazia como esta, que demonstra somente o despreparo jornalístico e a falta de lucidez ao se manter com um mínimo possível de neutralidade ou escrever algo provido desse sentimento INACEITÁVEL de rancor.
    Esse comportamento viciado e totalmente tendencioso é um grande desserviço ao jornalismo brasileiro. Se sua paixão é o jornalismo em primeiro lugar, deverias em vez dessa paixão, efêmera, fútil e passageira, dar lugar ao AMOR pela sua profissão.
    Tenho certeza que poderias crescer mais e angariar mais respeito.

  • wander

    Tirone, li sua coluna no Lance.

    Apenas duas observações.

    1. Flu neste ano seguiu perfeitamente o roteiro para cair para a série B, apesar de alguns erros de arbitragem que poderiam tornar a história diferente, como o pênalti arrumado para o Corinthians aos 44 do segundo tempo contra o Flu e o gol ilegal do Criciúma contra o S.Paulo (é claro que mesmo que o Flu se salvasse, a campanha teria continuado péssima, como tb foi a da Portuguesa, diga-se de passagem…)

    2. Mesmo com problemas de estrutura, como a falta do CT, o Flu foi campeão de 2010, 3o lugar em 2011, e campeão em 2013. O problema maior neste ano foi o péssimo planejamento para o time, e depois, a falta de tino para repor jogadores vendidos e machucados. É fato!!!

  • Valdir P.Ferreira

    Um circo. O voto antecipado, a preocupação do procurador em fazer valer o regulamento, que o mesmo não considerou em 2010, a tal carta dos advogados esportivos defendendo o STJD no dia anterior. Tudo armado, ali naquele tribunal, vota com o relator ou será execrado, daí o resultado de 5X0 no primeiro e 8×0 no segundo. São todos uns bundas moles, maria vai com a outras, incluindo o advogado da portuguesa, como é fraco…ou então desinteressado , falando do artigo, artigo que argumento fraco e sobre o jogador então. Uma coisa me deixou com uma pulga atrás da orelha, o adiamento do julgamento do cruzeiro…Tem que tirar esses órgãos do rio de janeiro para o bem do futebol brasileiro urgente!

  • Rafael Almeida

    vc ataca o tribunal para puxar o saco de teu patrão…..ridiculo
    a lei foi cuprida e a justiça foi feita

  • joão barroso

    Cabe muito mais a mídia do que nós simples torcedores denunciar esta manipulação. O Lance divulgou que o jogador do flaglobo estava suspenso, estava fácil e certo pro flor denunciar tal irregularidade pois todos já sabiam. Mas o que foi que ocorreu, a cbf mesmo nos seu sistema dizendo que os jogadores estavam ok entrou com denuncia, mas como que entrou se estavam ok os jogadores (1ª obscuridade). Foi ai que o fluminense mais uma vez se queimou e participou decisivamente para inocentar o flamengo (ah mais ele perdeu os pontos também – só pra não ter a virada de mesa já que o efeito é nulo) junto com o membros dos stjd e da cbf. Porque ele o fluminense representado pelo seu advogado poderia muito bem questionar quanto jogadores jogaram com efeito suspensivo, salvo engano até o fred jogou (2ª obscuridade já que o adv da cbf e de diversos clubes poderia fazer e pq não o fez?). E já que colocou um jogador irregular pq seria na 38ª já que agiu conforme o código nas rodadas anteriores que foram 37, e com a agravante de um jogador reserva e alem de reserva só tinha entrado em campo em apenas 6 jogos (3ª obscuridade). E se o stjd deixou de ser moralista como era em 2010 e passou a ser legalista em 2013, pq que essa mesma entidade rasgou o código mantendo a súmula de um juiz (futuro comentarista da globo) onde no decorrer do jogo ocorreu 4 tentativas de homicídio, diversas lesões corporais e milhares de barbárie, onde a própria imprensa detentora do futebol mostrou que não constava segurança alguma no estádio. É muito mole colocar um jogador irregular pra jogar num jogo festivo e depois mediante promessas financeira fazer um time que tem uma história no futebol mas com dificuldade de honrar seus compromissos inclusive salário, jogar na 2ª divisão no lugar dele. Depois essa mesma mídia diz constantemente que é um dos times que nunca jogou a série B. Ai é fácil demais né. Não esqueçam que o fluminense denunciou o vasco em um campeonato carioca ao colocar um jogador sem condição de jogo (foi no 1º mandato do roberto) com isso a cbf denunciou para ferir o espírito esportivo e esta usou o stjd. É necessário substituir todos os membros dos stjd e fechar a cbf abrindo uma outra entidade. Vamos lutar por isso. Doa a quem doer. Vocês mídia de boa fé pode mais que nós simples torcedores.
    João Fogão

  • João Raposo

    Esqueceu de mencionar que também veio a tona a má-fé, a incompetência, a falta de informação, o desconhecimento das regras e do conceito de justiça e onde e quando se aplica, a visão obtusa dos fatos, enfim, da imbecilidade de muitos “jornalistas” e “comentaristas” esportivos.

  • Ralph

    CBF E STJD EM BRASILIA, E TOTALMENTE REMODELADA E MODERNIZADA.

  • Eduardo

    Não custa lembrar como era a composição dos auditores do STJD :

    3 eram do Rio ;
    3 eram de SP ;
    um gaúcho ;
    um goiano ;
    um cearense ;

    E no julgamento anterior , a composição inicial eram 3 cariocas e dois paulistas. Foi alterada para 4 cariocas e um paulista após um auditor paulista declarar abertamente que a Portuguesa seria punida.

MaisRecentes

O recado é: simular falta funciona!



Continue Lendo

Eles querem ter a posse de bola



Continue Lendo

Boas entrevistas à vista



Continue Lendo