Tapetão caminha para o pior desfecho possível



Já passamos da fase de procurar culpados, embora eles devam ser procurados para sempre. O leite está derramado e, pelo nosso histórico em tratar este tipo de coisa, vai ser difícil desvendar todos os segredos desta história: quem errou? Por que errou? Como se cometeu um erro tão elementar justamente na última rodada do Brasileiro?

A preocupação agora é: o que acontecerá com o Campeonato? 

Pela disposição manifestada de torcedores da Lusa, pelo fato de o Ministério Público estar de olho, o assunto tem boa chance de parar na Justiça Comum. Se isso vai respingar na Copa do Mundo? Duvido. Os estádios superfaturados estão aí, as obras de mobilidade não estão… Portanto, vamos ter copa aqui (comemore você ou não).

Focando no Campeonato Brasileiro, nosso principal torneio de futebol, as perspectivas infelizmente são sombrias. Mais clubes, um inchaço injustificável, regulamento esdrúxulo, turno único, mais um mata-mata… Tudo isso está no cenário possível. Lembra da famigerada Copa João Havelange? (nome que hoje  soa tão apropriado). Talvez não chegue a tanto. Mas é tal o clima de incerteza que nenhuma hipótese pode ser descartada.

Ricardo Teixeira, de triste lembranca, deixou dois legados: os pontos corridos no Brasileiro e o fim do tapetão. Em uma tacada só, os dois podem desaparecer. Só o fato de o campeonato não ter acabado na 38ª rodada já representa um enorme retrocesso. Mas a coisa pode ainda ficar pior.



  • vitorio

    ora sabemos que a portuguesa foi mais uma vitima do chamado tapetao e o fluminense é especialista nesse tipo de assunto, o historico desse clube deixa claro que o mesmo nao tem futebol e no final tem que apelar para os paus mandados da cbf, uma vergonha para o futebol brasileiro que digo sem medo de errar jamais teria esse desfecho o fosse a portuguesa sendo beneficiada.

  • Charles Almeida

    Comentários bairristas… imprensa de SP se remoendo para rebaixar mais um carioca, mesmo que sem motivo. Quanta imparcialidade. Se fosse o Corinthians no lugar do Flu, todos estariam batendo palmas pelo cumprimento do regulamento. O povo é trouxa mesmo, vive no me engana que eu gosto que é mais fácil. O que importa é ouvir o que quer e ter dinheiro para fazer um churrasco no final de semana. O resto do pais pode explodir. As regras que se explodam, o importante é a “justiça do povo”… Esse assunto foi mais debatido do que a compra de caças por US$ 5 bi pelo Brasil. Não tem escola, hospital, estrada, mas isso não importa… Que comprem os caças. Vamos debatar a moralidade do Futebol que é mais importante.

  • Gustavo

    Quem gosta de pontos corridos é jornalista que quer matar o futebol brasileiro… pessoas de bom-senso jamais apoiariam um campeonato chato desses.

  • Gustavo

    Mata-mata já!O gigante acordou!

  • Ta que tudo deu errado, é logico que se fosse ao contrario outros times não cairiam como foi o caso da Portuguesa, que convenhamos errou e ta na lei oque aconteceria, por outro lado de novo o Fluminense se livra pela 3ª vez de jogar a segundona, mas ja que a imprensa toda tem criticado e tal, me diga Tirone…Oque seria justo a essa altura do campeonato?

  • Mauro

    É muito blá blá blá.

    Cadê a quebra do sigilo telefonico do advogado que falou que ligou avisando da suspensão?

    Só bastaria isso para acabar de vez com essa discordia.

    Tudo isso aí é armado.

  • Antonio Alvesa

    Ao que me consta, esse tal de STJD não obedece leis federais, mas sim leis próprias…Seus membros não são escolhidos por concurso publico, mas por uma certa confraria que todos conhecem….O feudo dos Zweiters passa de pai para filho, vergonhosamente, e o relator traz no bolso do colete um votinho pronto que só pra ler levou 42 minutos…Ah…ia me esquecendo, todos votaram acompanhando o relator…8×0 !!!!nos três julgamentos….O futebol Brasileiro, penta mundial, merece um Tribunal decente …que siga o Estatuto do Torcedor e as Leis aprovadas pela Câmara Federal e o Senado…Chega de indecência, chega de malandros fazendo o que querem com nosso Futebol tão grande dentro dos gramados e tão ridiculo fora deles

  • O RINNER FOI EXPULSO CONTRA O BOTAFOGO E JOGOU A 6° RODADA CONTRA O GOIAS, CADÊ A JUSTIÇA, FLU É TAPETÃO PURO.

  • Tem que parar o campeonato mesmo, ja estamos sendo roubados na construção dos estadios com dinheiro do governo, digo nosso, uma furtuna, ai vem esses trochas com esses comentarios que nem sabem o que falam,, vamos ver o que vai acontecer depois de 2014, quando estourar as bombas, principalmente dos gambas, como vão pagar esse dinheirão gasto na gaiola das loucas.

  • Timelo Rego

    Disse, disse, disse e não disse nada de novo…

  • Pedro

    Tudo errado nesta coluna. Que absurdo! Quem contratou este rapaz está brincando. Nem houve tapetão. Cada uma!

  • me digam a portuguesa caiu no tapetão por ter usado jogador irregular, pesquisem ai, o rhainer do fluminense foi expulso na quinta rodada contra o goiás, tv a paralização do abrasileiro devido a copa das confederações, na sexta rodada ele entrou contra o botafogo. Ele não teria q cumprir a suspensão automática? Tinha recurso de efeito suspensivo ? Acho q não tinha efeito suspensivo, essa artimanha era , ou é bastante usada em campeonatos que estão em faze final, com jogadores importantes, acho q não tinha efeito suspensivo. Por que ninguém abordou isso ? E ai qual é a realidade da situação ? Podem pesquisar, expulso contra o goiás e joga contra o botafogo, sem cumprir a suspensão.

  • AS VEZES EU SINTO VERGONHA DE SER BRASILEIRO.

    SE UM JOGADOR ESTRANGEIRO DO FLUMINENSE BOTASSE FOGO NO BRASIL…, SERIA INOCENTADO…LAUREADO, CONDECORADO E SERIA ELEITO O MAIOR HERÓI DO CAMPEONATO BRASILEIRO.

    Já NA ALEMANHA, onde a coisa, (as leis) EXISTEM…
    O JOGADOR BRENO (Brasileiro) TÁ PRESO ATé hoje…

    B R A S I LLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

  • Osmar Aparecido de Sousa

    Fico adimirado é com esses ditos profissionais de imprensa, um comentário ridículo, uma torcida pela desgraça, incitadores de violencia, quando se aplica a lei é tapetão(termo rídiculo), ah o nº de jogos totais no ano, que reclaman tanto, me diga, quantos jogadores jogam todos os jogos de seus times, os que passam de 50 são muito pouco.

    Osmar A. Sousa

  • Marcelo

    O que me espanta é que se trocasse de lugar Portuguesa e Fluminense, esses mesmos “moralistas” estariam aqui defendendo o cumprimento do regulamento e achariam um absurdo, uma imoralidade se o Fluminense não perdesse os 4 pontos, diriam eles “isso é uma vergonha, o Fluminense tem que ser punido conforme o regulamento”. Hipócritas !

  • funabor

    NÃO EXISTEM DUVIDAS PARA ESTAS SITUAÇÕES ABAIXO
    QUE ALGUÉM DA PORTUGUESA LEVOU DINHEIRO E MUITO
    QUE O INTERESSE DA REDE GLOBO PARA QUE FLAMENGO E FLUMINENSE NÃO CAISSEM .
    QUE TODOS OS TIMES DA SÉRIE “A” E “B” TEM A SUA CULPA POR TEREM FICADO CALADOS.
    QUE A PODRIDÃO ASSOLA O FUTEBOL CORRUPTO BRASILEIRO.

    A SOLUÇÃO PARA A MORAL DO FUTEBOL
    REBAIXAR – PORTUGUESA – FLAMENGO E MANTER O FLUMINENSE NA SÉRIE B
    SUBIR O 5º E 6º DA SÉRIE “B” PARA A SÉRIE “A”
    INVESTIGAÇÃO DA POLICIA FEDERAL POR CORRUPÇÃO E FORMAÇÃO DE QUADRILHA
    INVESTIGAÇÃO DA PROCURADORIA GERAL DA REPUBLICA
    INVESTIGAÇÃO DO MINISTERIO DOS ESPORTES.
    ABRIR UMA CPI

    CASO CONTRÁRIO SOMOS OBRIGADOS A BOICOTAR O CAMPEONATOS NO BRASIL E A COPA

  • Alexandre Paes

    Rasga a lei, Tironi! Se isso justifica o que vocês andam chamando de moralidade … mas sinceramente: vai ser casuísta assim lá no Canindé …

  • Eduardo Machado

    Uma coisa eu não entendo: a portuguesa tem um depto jurídico lá no canínde: no dia do julgamento, o q o diretor jurídico estava fazendo: estava na piscina tomando chope? Era o dia mais importante do ano para ele. Havia o julgamento de um atleta. Era para ele chegar no canínde e ficar em sua sala com o telefone na mão atento ao resultado ligando para o advogado, CBD, stjd e tudo o mais. Onde estava ele nesse dia? Ele ganha para ser diretor ? Ninguém fala disso mas e estarrecedor. Afinal com q se preocupava esse diretor no dia mais importante do ano considerando o cargo q ele ocupava. Depois ainda reclamam… O q estou dizendo e novo. Jamais disse isso antes. O q há ? Estão com medo de publicar ?

  • Carlos Eduardo Machado

    Uma coisa eu não entendo: a portuguesa tem um depto jurídico lá no canínde: no dia do julgamento, o q o diretor jurídico estava fazendo: estava na piscina tomando chope? Era o dia mais importante do ano para ele. Havia o julgamento de um atleta. Era para ele chegar no canínde e ficar em sua sala com o telefone na mão atento ao resultado ligando para o advogado, CBD, stjd e tudo o mais. Onde estava ele nesse dia? Ele ganha para ser diretor ? Ninguém fala disso mas e estarrecedor. Afinal com q se preocupava esse diretor no dia mais importante do ano considerando o cargo q ele ocupava. Depois ainda reclamam… O q estou dizendo e novo. Jamais disse isso antes. O q há ? Estão com medo de publicar ?

  • Carlos Eduardo Machado

    Uma coisa eu não entendo: a portuguesa tem um depto jurídico lá no canínde: no dia do julgamento, o q o diretor jurídico estava fazendo: estava na piscina tomando chope? Era o dia mais importante do ano para ele. Havia o julgamento de um atleta. Era para ele chegar no canínde e ficar em sua sala com o telefone na mão atento ao resultado ligando para o advogado, CBD, stjd e tudo o mais. Onde estava ele nesse dia? Ele ganha para ser diretor ? Ninguém fala disso mas e estarrecedor. Afinal com q se preocupava esse diretor no dia mais importante do ano considerando o cargo q ele ocupava. Depois ainda reclamam…

  • jaques

    Agora sim, “cabeças podem rolar”. Acabou o blá-blá-blá do STJD. Se o caso HEVÉRTON for investigado SERIAMENTE pelo Ministério Público e Justiça Comum, com a colaboração de parte da imprensa que PARECE não se beneficiar com a queda da PORTUGUESA no lugar do FLUMINENSE (ou melhor, FALMENGO…), para a segundona do brasileirão 2014, poderemos saber se algum time deu dinheiro a PORTUGUESA para cometer erro tão esdrúxulo. A verdade não sabemos, mas as evidências são muitas de que o FLAMENGO compareceu junto a LUSA para que o URUBU não caísse para a segundona. Caso comprovado, Lusa + Fla deveriam cair para a quarta divisão do brasileirão 2014. Seria um grande exemplo para o MUNDO, em plena Copa do Mundo em nosso território.

  • Valter Lage

    Eu vou para a Justiça comum.
    E quem quiser ir também, acesse:
    http://www.todosvamosaluta.com.br/

  • Marcelo

    Acho que a legalidade dos fatos são legitimas e por isso concordo com a perda dos pontos por parte da portuguesa e do flamengo, até porquê, é isto que está em pauta.
    Agora é inconcebível que tal sanção seja aplicada já nesta edição do brasileiro, uma vez, que o mesmo se findou. Trazendo assim uma série de questionamentos para o próximo campeonato em pleno ano de copa do mundo no Brasil.
    Entendo que caberia ai o princípio da razoabilidade, evitando-se todo este transtorno e fazendo prevalecer o resultado de campo, que é o mais importante e moral, onde a perda destes pontos fossem computados no próximo campeonato e não beneficiaria à terceiros no caso o fluminense, manchando a idoneidade do campeonato. Mas isto acontece porque é a portuguesa, eu duvido se fosse qualquer outro clube de maior grandeza (sem querer desmerecer a portuguesa ), tais como: Corinthians, São Paulo, Cruzeiro etc. se isto aconteceria.
    Mas enfim, este é o nosso Brasil, que decisões são tomadas em cima de interesses e não no direito e na justiça.

  • salvador

    STJD=Sou Trapaceiro Ja Decidir kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • José Ricardo

    Desde quando regras são cumpridas fielmente no país?

  • mario

    Isso não tem nada a ver com o Fluminense. O Flu é inocente, mas seu advogado tá lá como interessado pedindo a punição daqueles que ficaram à sua frente e fizeram um campeonato melhor… hahaha…

  • Robert

    Caro Tironi, minha opinião:
    PRESIDENTE DA PORTUGUESA não quer reconhecer o próprio erro e indiferença. A torcida devia enxergar o verdadeiro culpado. Teve 48 horas para saber o resultado do julgamento. E, na dúvida, não devia ter colocado o jogador condenado atuarheverton entrou aos 35 do 2º tempo… uma coisa eh cristalina: alguém da lu$a levou muito $$$$
    sábado após jogo fla deu conta do andré santos e q perderiam 4 pontos. perceberam q caso ocorresse seria rebaixado e buscou solução: foi à lusa e ofereceu $$ (cartolas estão d saída pois acabou d ter eleições) e heverton jogou domingo p/ garantir q lusa perderia tb…o advogado do fla tentou até representar os 2 casos, o resultado final do stjd nem importa, deve apenas ser identico, p/ garantir fla
    Todos os clubes assinaram o regulamento e sabiam q jogador suspenso q assina a súmula, o clube perde 3 pontos e os pontos conquistados na partida que disputou c/ jogador irregular. o q regulamento diz não tem valor? as regras não foram feitas para serem cumpridas? os clubes q deixaram de usar atletas suspensos durante o certame eh q foram trouxas? Então devolvam as medalhas do Armstrong e do Ben Johnson, porque o que vale é o resultado de campo, no caso deles, nas pistas…

  • rodrigo fernandes

    “TIME LIXO COMO O FLUMINENSE SÓ SE MANTEM NA ELITE PQ DENTRO DO STJD TEM GENTE IMUNDA COMO O TAL TIME.

  • DANIELNHRS

    O tribunal esqueceu de eliminar o Inter da Copa do BrasiL. O Goleiro MURIEL foi levou cartão vermelho no grenal da ultima rodada e jogou na estreia da copa do brasil, esse tribunal so pune quando quer. vergonha

  • igor

    O Fluminense foi rebaixado no campo regularmente. certo.
    Porem as irregularidades, falcatruas, tramoias, trapaças, safadezas, incompetências, e outros adjetivos que podem se aplicados a Corinthians e atlético PR em 1996, Botafogo, São Paulo e Gama entre 1999 e 2000, Corinthians em 2005, e agora, Flamengo, Portuguesa e Vasco (esse sim querendo tapetão)em 2013 nada tem haver. fomos rebaixados em 1997 e 1998 e cumprimos o regulamento. se nos outros anos esse clubes fizeram praticas obscuras fazer oque né??!!
    O STJD existe para isso. o que ele decidir, estamos ai. temos time bom de jogadores e de advogados.

  • Paulo Pinheiro

    O que me faz rir é assistir essa cruzada moralista, como se fazer de conta que uma regra não foi infringida tivesse alguma moral.
    Infrigiu a regra? Punição por ela.

    Sempre foi assim.

    Não existem paladinos da moralidade aqui. O que existe são “Fluminense haters”. O resto é balela.

  • SHAOLIN

    QUALQUER CLUBE Q SE SENTIR PREJUDICADO NESSE EPSÓDIO, SEJA LA A LUSA, O FLU, O FLA, O VASCO, O CAP, TEM MAIS É Q RECORRER A JUSTIÇA COMUM. ESSE CIRCO CHAMADO FUTEBOL BRASILEIRO, Q VIROU UM MAR DE LAMA, CORRUPÇÃO, MARACUTAIAS, ARMAÇÃO, MUTRETAGENS, NEGOCIATAS, PARAISOS FISCAIS, ETC…ETC…TEM MAIS É Q PEGAR FOGO…FOGO…FOGO.

  • Jorge

    Assim que terminou a última rodada do brasileiro e vi que dois times do rio tinham caído, eu pensei: Dois times grandes de um mesmo estado jamais irão cair juntos. O mesmo vale para Inter e grêmio, atlético e cruzeiro, etc…

    A lei, ora a lei, sempre será utilizada em benefício do poder econômico. Ou vocês acreditam, MESMO, que a globo ficaria satisfeita ao ver dois grandes do mesmo estado na série B? Imaginem a queda de audiência que ela teria, se tivessem caído cruzeiro e atlético, por exemplo? Quem acompanha sportv ou espn ouviu alguma voz clamar pela queda de fluminense e vasco? Claro que não!! Menos audiência, menos salário!

    A meu ver, ao final deste triste capítulo o ” brasileirão” de 2.014 terá 24 times já que nenhum cairá e os 4 da série B subirão. Aguardem!!

  • Vamos deixar a hipocrisia de lado. No pais da corrupção, ainda querem descumprir o regulamento? Como assim? O povo que escolhe os governantes, que fura fila, que avança sinal, que dá um jeitinho para tudo, é o mesmo que quer rasgar o regulamento. Simples, mais uma vez o jeitinho brasileiro. Para quem nunca foi desportista federado, o resultado do campo é o que vale. Vale o caramba, vale desde que as regras sejam cumpridas. O regulamento foi aprovado e assinado por todos e quem descumpriu tem que pagar pelo erro. Na F1, no GP do Brasil esse ano, o Felipe Massa foi punido porque passou com as 4 rodas em cima da linha de entrada do BOX. Mas como assim??? O regulamento previa a punição e foi punido. PONTO FINAL. Vamos deixar o bairrismo, a demagogia, a hipocrisia de lado. Errou, tem que pagar e Ponto final. Feliz Ano Novo para todos!

  • carlos eduardo
  • João Neto

    É impressionante como meias verdades viram fatos incontestáveis. Em 96 as gravações de ligações com acertos de suborno a árbitros jogou por terra a credibilidade do campeonato. Não caiu ninguém. Parecido com 2005, quando partidas foram disputadas novamente. A diferença: em 2005 descobriram as partidas ‘contaminadas’, e com tempo pra serem disputadas de novo; em 96 as gravações aparaceram depois do fim do campeonato. Engraçado, se era pra beneficiar o Fluminense porque não apareceram antes, já que o Flu foi rebaixado por antecipação?
    Em 97 novo rebaixamento. Em 98 disputa da segundona e nova queda. Em 99 disputa e título da terceirona. No mesmo 99 Botafogo e Internacional ganharam os pontos dos jogos contra o São Paulo no tapetão (Caso Sandro Hiroshi). Hoje, pelo menos, o infrator perde mas o derrotado não ganha os pontos. Com os pontos do jogo onde foi derrotado por 6×1 o Botafogo escapou do rebaixamento, caindo o Gama no seu lugar. Daí pra frente veio a interminável batalha jurídica que culminou na Copa JH. Campeão da série C, o Fluminense jogaria a B ao lado de São Caetano (vice da Copa JH), Paraná (semifinalista da JH), e outros que disputaram o mata mata da JH vindos da segunda divisão. Talvez o erro tenha sido Fluminense e Bahia disputarem o grupo mais forte. Como ficou em 3° nesse grupo, empatado em pontos com o 2°, atrás apenas do Cruzeiro do Felipão, dificilmente não se classificaria no outro grupo, se garantindo na série A do ano seguinte como fizeram os que de lá vieram, como São Caetano e Paraná.
    Espero, sinceramente, que um dia tenhamos a maioria dos jornalistas no nível do PVC. E que a maioria do povo se livre do analfabetismo funcional. Como disse o próprio PVC, muitos jornalistas primam pela desinformação. E vemos nas ruas e na net que os ignorantes compram essa meias verdades.

  • Bruno Couto

    Através de sua conta no twitter, Júnior Vanucci, torcedor do Palmeiras que garante ter a gravação de uma conversa com o jogador Héverton, da Portuguesa, na qual afirma que entrou em campo na partida diante do Grêmio sabendo que estava suspenso, informou que já entregou as provas às autoridades.

    Quero ver Flamengo e Lusa na 4 divisão……..torço para o Gremio

  • FRancisco MIranda

    Amigos fanáticonas . NÃO ESQUEÇAM QUE O fLuminense tem o mesmo número de pontos do Criciuma.. porque ia cair ? Pelo regulamento que diz que o numero e vitorias é mandatorio .. e ai ? O Flu não chiou … estava aceitando a condição CONFORME O REGULAMENTO, ai vem a incompetencia dos dirigentes da Portuguesa e escalam um jogador irregular, CONFORME O REGULAMENTO , pegunto: o que tem o Flu a ver com isso? ele obrigou o tec. da portuguesa escala-lo >>> Pelo amor de DEUS, voces estão perdendo a razão. Flamenguistas fiquem alertas, pois se a coitadinha da Portugeusa recuperar os pontos, quem cai é o Flamengo, vejam a tabela….tem muita coisa em jogo pelos paulistas que adorariam ter a Portuguesa como adversarioo do que o Flu ou Fla. oje termona essa palha’vada e o Fluminense mordido, ofendido sem razão será novamente campeão morram osm Paulistas e inveja.. ranso antigo falei

  • arlindo

    RESPOSTA AO SILVIO 24.12.2013…

    Porque a Lei e toda esta serenidade nunca valeu para o seu time, quando ele tinha e tem que cumprir o regulamento, por que para uns os rigores da Lei e para outros as benesses da Lei, náo
    responda, eu respondo, eh que o BRASIL náo tem problemas, aliás só tem um problema, eh esta
    MERDA de povo que o habita, incluindo eu.

  • Rodrigo

    A todos que caluniaram o Fluminense, so tenho uma coisa a dizer.

    http://blogcoronelpaul.blogspot.com.br/2013/12/o-flamengo-e-o-rebaixamento-da_7556.html

    AGORA EH OFICIAL, O FLAMENGO COMPROU A PORTUGUESA.

    ST.

  • O pior está para aconter porr nenhuma. A Lusa pode ir para a justiça comum , para a ONU , falar com o Papa , fazer o que quiser. Ela não tem legitimidade para reivindicar nada . Vai alegar o que ? Que português é burro ? É muito mais fácil o Fluminense conseguir algo na justiça comum do que a Lusa , pois caso a devida punição não seja aplicada o Tribunal , além de nào ter aplicado a sanção prevista , terá prejudicado o equilíbrio do campeonto , já que em situações similares outros clubes tiveram a prudência de não escalar jogadores suspensos. E quanto a voltar o mata-mata será ótimo , pois teremos mais emoções , mais público e mais renda.

  • TO PREOCUPADA É COM A LIBERTA ESSE BRASILEIRIN DO STJD+FLORMINEN-C+UNIMED+CBF N VALE NADA..O Q VALIA NÓS JÁ TEMOS 6…RUMO AO BI DA LIBERTA E BI MUNDIAL..SRNEGRAS

  • João Raposo

    Se o campeonato não acabou na rodada 38, é culpa exclusiva da Portuguesa, Flamengo, Atlético-pr e Vasco.

  • JOÃO RAPOSO

    SE O CAMPEONATO NÃO ACABOU NA RODADA 38, A CULPA É EXCLUSIVAMENTE DA PORTUGUESA, FLAMENGO, ATLETICO-PR E VASCO.

  • ANDRE

    tironi, segue informaçao:
    Corrupção ? Advogado que “defendeu” Lusa, e salvou Fluminense, foi indicado – e pago – pela CBF

    Dr. Osvaldo Sestário (foto), conhecido como “porta de STJD”, segundo a Portuguesa, o advogado que teria se “enganado” ao passar ao clube a suspensão de apenas uma partida do jogador Heverton – na verdade eram duas – foi indicado ao clube – e pago – pela CBF.

    A ação, sabe-se lá se apenas “equivocada”, deve salvar, nas próximas horas, o Fluminense da degola.

    Resta saber se realmente houve a maracutaia e quem nela, além da CBF, poderia estar envolvido.

    Seja por ação, omissão ou até, quem sabe, muito dinheiro.

    Certo é que o Fluminense, dias antes, havia se oferecido a quitar os salários atrasados do Náutico – quatro meses – para que o clube de pernambuco vencesse o rival Vasco da Gama – resultado que não aconteceu, demonstrando o desespero não apenas de seus dirigentes, mas também de sua “complicada” patrocinadora.

    http://blogdopaulinho.wordpress.com/2013/12/04/fluminense-ofereceu-dinheiro-para-quitar-salarios-atrasados-do-nautico/

    A Lusa, que teve, recentemente seu próprio mandatário, Manoel da Lupa, dando patrimônio do clube como garantia de empréstimo pessoal de R$ 30 milhões, não tem lá também dirigentes que demonstrem amor à instituição.

    http://blogdopaulinho.wordpress.com/2013/05/30/manoel-da-lupa-quer-entregar-a-portuguesa-para-o-banif/

    E a CBF, que pagou o advogado, dificilmente gostaria de ter duas grandes equipes do Rio de Janeiro disputando a sua Série B do Brasileirão.

    Muitos se enquadram no perfil de suspeição, mas, até o momento, a escolha do advogado, que a CBF indicava somente aos clubes das Séries B, C e D, para uma equipe de Série A, é realmente uma ação das mais suspeitas.

    Embora Sestário defenda a Lusa, sempre “patrocinado” pela entidade que rege o futebol brasileiro, pelo menos, desde a última participação do clube na segunda divisão nacional.

    Além disso tudo, é claro o conflito de interesses em se ter um profissional trabalhando para diversas agremiações, num mesmo torneio, com informações privilegiadas dos clubes que, se utilizadas, em tese, com má-fé, podem gerar negócios milionários, porém, não necessariamente lícitos.

    Confira abaixo matéria que o Blog do Paulinho publicou em 09 de setembro, denunciando o “esquema” entre CBF e Sestário

    http://blogdopaulinho.wordpress.com/2013/09/09/cbf-e-o-esquema-com-o-advogado-osvaldo-sestario/

  • Leandro

    Chega a ser ridículo a ignorância de muitos por aqui, me desculpem a palavra, soa ignorância pra não dizer coisa bem pior.
    Dizerem que o torcedor do Flu não pode cobrar cumprimento da regra por que ela não foi cumprida em anos anteriores em que o mesmo Flu foi beneficiado, chega a beirar a imbecilidade, os ignorantes ignoram o Corinthians e atlético-PR de 96, ignoram o Botafogo, gama e Sp de 99, em que nenhum momento o Fluminense descumpriu o regulamento, leiam os casos de 96 e 99, e verão os verdadeiros culpados, pois colocarem a culpa no Fluminense é ignorância, sejam pelo menos coerente, se querem citar regulamentos anteriores que não foram respeitados, pelo menos mantenham a boa fé e não desvirtuem a verdade.
    Aquela mentira contada muitas vezes, que o Flu virou a mesa duas vezes 96,99, não virou verdade, virou ignorância.
    Grato.

  • IVAN

    se o pessoal do fluminense gosta tanto de leis e regulamentos que leiam o estatuto do torcedor que é uma lei federal superior ao regulamento do stjd que sempre é interpretado de forma que favoreça o flu

  • Rlima

    Aos ” paladinos da imprensa esportiva “, peguem a gravação deste torcedor ou peçam a
    quebra do sigilo bancário e telefnico da portuguesa e ai veremos quem é o vilão dessa
    novela. ” as papeletas Luzitanas “.!!!

    É um caso tão fácil de resolver, só que a frapress estranhamente ficou surda,cega e muda. !!!

    E ai, !! Paladinos da justiça, não vão investigar ou não interessa investigar ?

    Foi um tiro no PÉ da imprensa Paulista. !!!

  • Roberto Gonçalves

    Não sou torcedor do Fluminense (sou palmeirense), mas acho engraçado esses jornalistas agora virem falar que “Já passamos da fase de procurar culpados”. Como assim? Tem que ser apurado tudo! Inclusive esse suspeita da Lusa se vender para o Flamengo (esse sim MAIOR interessado!) O Fluminense caiu no campo, mas cumpriu com o regulamento. Aliás, o Fluminense e mais 17 clubes da série A, incluindo Vasco, Naútico e Ponte. Por quê que AINDA se discute o CUMPRIMENTO DO REGULAMENTO? Não é para MORALIZAR? Então que se cumpra a risca, independente de ser Portuguesa, Flamengo, Fluminense ou qualquer outro clube. O problema não é porque foi na última rodada, é porque favorece o Fluminense. Se fosse o contrário, os “jornalistas” arautos da moralidade não se esperneariam tanto como estou vendo por ai. Jornalistas publicando somente um lado da história, querendo deturpar completamente os fatos! O regulamento vale da 1a. até a última rodada. CUMPRA-SE!

  • por vcs estão reclamando de que cara vcs do lancenet so saber flar do tapetão esquece essa merda vai falar de futebol bonito o brasil é pais muitoooooo de terceiro mundo mesmo e pocha esquece o fluminense é melhor pocha vejo monte de gente chigando o outro no mercado no ônibus ,metro, estacionamento, na televisão.
    o flumunense já ganhou e pronto
    e tipo tem muita gente que quer prejudica o fluminense que vai acabar se fudendo por causa disso

  • GMF-RJ

    Tirone tudo isso não passa de uma “Palhaçada”. Fato. Essa história de “Papetão” já virou “nojeira”. Anote aí: Campeonato Brasileiro de 2014 será com 24 clubes. Feliz Ano Novo para você, em 2014 o futebol brasileiro continuará sendo essa pouca vergonha que estamos vendo, infelizmente.

  • cesar castro

    Não concordo com o título de o pior possível. Se olharmos para o passado, veremos que muitos falsos mitos dos esportes e principalmente no futebol.
    Um exemplo disso foi a chamada ” invasão corintiana ao Maracanã ” em 1976. Tem gente que jura que toda aquela torcida do Corintians veio invadir com a cara e a coragem o maior do mundo. É mentira, o sr Francisco Horta , então presidente do Flu, mandou metade dos ingressos para São Paulo, como que não acreditando na torcida do tricolor encher o maraca. Ninguém veio de Sampa sem ingresso invadir nada, todos já chegaram com ingresso na mão, assim é mole. Mas uns mentirosos de plantão juram até que estavam lá.
    Bem mas vamos ao que interessa, parem de falar de assuntos que não sabem, atendam aos advogados que fizeram um manifesto, pedindo que respeitem ao STJD, e quem não tiver competencia, fique mudo até o desfecho final. Daí, se não gostar da decisão, tenha a coragem de falar que é a sua opinião, não fique construindo teorias da conspiração, que é capaz de nas próximas gerações o caso ficar conhecido da seguinte forma:
    -O o caso que o Flu subornou a lusa para escalar jogador punido.
    -O caso que os juízes foram comprados para dar punição injusta na lusa.
    -O caso que Everton se vendeu e jogou punido.
    -O caso que o Flu entrou na justiça com advogado da Globo e venceu,
    Podem escolher, os fogueteiros gostam dessas coisas e uma corre o risco de pegar no dito popular.
    Para terminar falo do gol do Wilton com a mão, que tem flamenguista que houve o pai e o avô falar que o Flu ganhou um título roubado. Nem decisão foi, e os dois já eliminados disputavam droga nenhuma, mas como praga pega…

  • QUEM ARMOU TUDO ISSO FOI O FLAMENGO COM AJUDA DA GLOBO quando viram a bobagem que o flamengo fez no caso do andre santos com a ajuda da globo compraram os dirigentes da portuguesa ou seja o presidente da portuguesa que sabendo que herverton estava inrregular ordenou para ele entrar em campo assim beneficiando o flamengo que seria o rebaixado veja que o globo esporte.com procurou torcedor com certeza querem da sumiço nessa prova para esconder a diabolica farsa montada por ela flamengo e presidente da portuguesa…..

  • Na quinta rodada do brasileiro o FLUMINENSE o jogador RHAYNER SANTOS NASCIMENTO foi expulso, e jogou as partidas seguintes. (Site http://www.cbf.com.br)

  • augusto cesar

    Atenção tricoletes, sem mimimi, sem blah blah blah, pau no rabo de vocês.

  • sinval

    Essa história está muito esquisita. O Que deve ser provado é que o advogado da Portuguesa ligou para quem e informou que a punição era de 2 jogos.De qualquer forma a CBF deixou publicado no seu site que o jogador tinha condição de jogo. Estamos em 2014, o futebol envolve muito dinheiro e o STJD condena um jogador da lusa na sexta-feira a tarde e não existe nenhuma comunicação oficial – site, email, etc. Francis Bacon já nos ensinava que o escrito é exato, mas palavras são proferidas e vão para o ar. O escrito está no site da CBF e o Hevreton tinha condição de jogo. O resto é pura armação para beneficiar o Fluminense.

  • Mário

    É praticamente impossível separar as preferências clubísticas pessoais das opiniões descritas. Por isso que faço questão de dizer que sou Rubro-Negro antes de falar qualquer coisa. De cara já digo que não acredito em teoria da conspiração. Sempre se fala que o FLA é protegido mas a história e os FATOS CONCRETOS DEMONSTRAM que o Flu sempre foi o beneficiado no passado recente. Alguém contesta isso? Não discuto que os times devem ser punidos. O ponto em questão é: existem varios casos anteriores de aplicações de penas diferenciadas pelo próprio STJD em situações iguais. Portanto me parece que a pena aplicada é DESPROPORCIONAL pois altera o resultado obtido em campo de todo um campeonato. E para provar isso apareceu agora a noticia de que vão reavaliar o caso do Cruzeiro. Vcs são capazes de imaginar o porque? Isso é prova de que estão manipulando a situação com um propósito definido. Olhem para os fatos e não fiquem criando teorias mirabolantes.

  • Frederico Gosling

    OS DEZ TORCEDORES DA LUSA VÃO MOBILIZAR O BRASIL PARA EVITAR QUE A LUSA VENHA A CAIR, MAS SE O MP PROVAR ESTA BANDALHEIRA QUE ESTÁ ACONTECENDO NO BRASILEIRÃO, QUEREM VER A CARA DESTES PSEUDOS MORALISTAS, COMO ESTE TAL DE ZIMERMAM, QUE ESTÁ TODO OFENDIDO PELA LUSA FAZER UMA BURRADA DESTE TAMANHO, NEM DE PORTUGUÊS SE ESPERA TAMANHA INCAPACIDADE, ACORDE ZIMERMAM, SE O MP MEXER, A LUSA SERÁ EXCLUÍDA DE COMPETIÇÕES OFICIAIS, POIS EXISTE MUITA COISA PODRE NESTE EPISÓDIO.

  • maroog

    Fluzinho,

    PAGUE A SÉRIE B!!!! OU AS SÉRIES B QUE DEVE!!!

  • quero que alguém ai responda se o Fluminense foi quem fez o regulamento…

  • Jose Claudio

    O regulamento é o mesmo desde o inicio da competiçāo, a portuguesa sabia.

    Lamentavel alguns jornalistas pregarem a imoralidade de nāo se aplicat a lei.

    Em tempo sou torcedor do BOTAFOGO.

  • Luiz Gonzaga de Souza

    A Imprensa Paulista por ignorância ou por protecionismo está invertendo as coisas, o Fluminense não está subindo no STJD, e sim a LUSA está caindo no STJD e como se desclassificam os quatro últimos a Portuguesa está indo para a Caixa Prego, o restante é besteira de Paulista. Me prove o contrário, Tironi, com toda a sua sapiência esta é a verdade pura e líquida e que vocês tentam deturpar, com a finalidade especifica de prejudicar o Fluminense.

  • Sylberman

    TIRONI, nós torcedores do Fluminense estamos torcendo para que o MP interfira nesta imundice e apure porque na sexta o Técnico da Lusa disse que o Héverton ia ser julgado e ontem, disse que nem sabia que o Héverton foi julgado, há muita podridão por debaixo deste pano, apure MP, e esta Imprensa terá que se retratar com o meu Fluminense pelas besteiras que estão sendo faladas, isto está cheirando a podridão das grandes mas como sempre jogarão para debaixo do tapete para não afetar a toda poderosa GLOBO.

  • Sylberman

    TIRONI, nós torcedores do Fluminense estamos torcendo para que o MP interfira nesta imundice e apure porque na sexta o Técnico da Lusa disse q

  • alex

    Não é virada de mesa.
    Caso Vasco :
    1) O regulamento diz que NENHUM jogo pode ficar parado por mais de 60min, no jogo fuicou 71min.
    2) O jogo tem que ser SUSPENSO em caso de falta de segurança,atos sérios,etc,etc, o que vimos nas arquibancadas ?

    Nesses dois ítens o mandante perde os pontos do jogo e o adversario leva 3 pontos.

    Caso Lusa e Fla : Jogador nao pode jogar se estiver suspenso,isso ocorrendo os times perdem pontos.

    Logo, basta cumprir o que está escrito e teremos : nautico,ponte,fla e portuguesa na segundona.

    Só que o fla na segundona vai contra as “regras” da globo e da cbf, é o queridinho dos donos da plim-plim…

    Simples…

  • Frederico Gosling

    A Lusa foi apenas boi de piranha para salvar o Flamengo e agora fica esta imprensa Paulista nojenta tentando provar que a Lusa é a Virgem ultrajada, acordem para a realidade um BLOG NAS MÃOS DE PESSOAS IRRESPONSÁVEIS E CAPCIOSAS É MUITO MAIS PERIGOSO QUE UM AR 15 NAS MÃOS DE UM TRAFICANTE, ATENTE PARA ISTO.

  • Frederico Gosling

    Esta Imprensa nojenta e bairrista de São Paulo, fica gerando tumulto, quem defende impunidade é Bandido e Traficante, nós tricolores queremos é JUSTIÇA. Papo furado de Paulista falar em virada de mesa, quem tentando fazer isto é a Lusa, errou tem que pagar, é a lógica ou do contrário o Brasileirão fica desacreditado, mas os Paulista (Imprensa) estão fazendo uma inversão de valores, tudo para prejudicar o Futebol do Rio, o futebol de São Paulo está ridículo, dizer que não sabia, não é justificativa, do contrário todos os crimes teriam absolvição pois o culpado confessaria não saber do crime, errou tem quem pagar, assim disse o Ministro Joaquim Barbosa.

  • reinaldo

    Hoje, mais do que nunca, o mercado exige credibilidade. Os jornalistas, principalmente da ESPN, estão deitando e rolando em cima do Fluminense, a ponto de alguns torcedores terem sido agredidos. Estão perdendo credibilidade. Tomara a Deus que ano que vem, se realmente a Portuguesa perder os pontos, tudo ocorra bem fora dos gramados. Não tentem achar cabelo em ovo. Isto é só futebol. Não precisem jogar todas as torcidas contra o Fluminense. Critiquem, as leis, os tribunais, mas respeitem o torcedor.

  • lm_rj

    Caro Tironi, futebol ha muito tempo é so $$ futebol europeu tem histórico da máfia da loteria com paolo rossi e a juve na lama com diversos titulos italianos sob suspeição nos anos 80, inclusive até hoje. o dono do chelsea um mafioso internacional se futebol eh sujo assim na europa… imagina no brasi l

  • João Victor

    o fluminense escalou um jogador irregular na sexta rodada do brasileiro, o rhainer foi expulso na quinta rodada e jogou a sexta, que por sinal tomou um amarelo, só conferir no site da CBF.

  • Ademir Santino de Lima

    Não consigo entender essa insistência em colocar o Fluminense nesse imbróglio. Esta claro como o dia com céu de brigadeiro, que tudo isso tem a regência do Flamengo juntamente com a Rede Globo de Televisão. Quanto ao fim do campeonato, acabou na 38ª rodada. O que se seguiu foi julgamento das irregularidades cometidas pelo todo poderoso Flamengo e a coadjuvante Portuguesa.
    Gostaria muito de ver esse caso investigado pelo Ministério Público, pois veríamos as verdadeiras caras da sacanagem que fizeram no Campeonato Brasileiro.

  • ALVARO CURITIBA

    Quando se fala a verdade você não divulga. Por que?

  • Como não dá pra mudar a Comebol pra lugares sérios,passou da hora de mudar a CBF (não para Brasilia,é claro)mas haverá de se encontrar algum lugar decente para Séde e enviar p/ os cariocas a sede dos corruPTos,para se orgulharem mais aida.

  • alessandro mendes

    quando o fluminense subiu da C para A eles alegam que foi convite… me diz em qual regulamento da serie A existe esse ietm, paragrafo, clausula… etc etc ? então, vamos convidadar a todas a jogarem a serie A ano que vem… vamos fazer a JH parte 2… pode ser que o Guarani vá bem no modulo verde limão e depois no ano de 2015 dispute a serie A novamente… esse país é uma piada, uma afronta a quem acompanha o esporte, gasta parte do seu salário com ingresso, PPV e principalmente, o seu horário de lazer. vendem uma mentira para o publico. estou torcendo para que a portuguesa seja penalizada só para que os seus torcedores entrem na justiça comum e parem o campeonato… a culpa disso tudo são dos presidentes dos clubes pois se já tivessem tomado o poder da CBF na organização dos campeonatos nada disso estaria acontecendo, inclusive, nao precisariamos de STJD…

  • Roberto

    Acredito cada vez mais que terá time indo para a série “D” do brasileirão, só não sei se terão coragem de investigar, já que existe gente e clube grande envolvido. Descobrirão que a conexão Gávea x Canindé é a causa de usarem o Fluminense para tirarem a atenção sobre si e esconderem seus atos escusos.

  • Luiz Antonio

    A Portuguesa errou, e tem que ser cumprida a lei, ponto. Só que a lei está sendo cumprida exclusivamente porque interessa ao Fluminense e depois ao Flamengo, senão vejamos o caso do Cruzeiro, cometeu um erro embora diferente, mas que se enquadra no mesmo artigo, só que algumas rodadas antes, foi julgado e teve pena diferente, multa, não perda de pontos, não sei se porque a perda de pontos não afetaria sua posição em beneficio de alguem do Rio-São Paulo, ou porque seja um time grande mesmo. OBS(com essa encenação toda do STJD agora, provavelmente o Cruzeiro ainda perca alguns pontinhos)

  • Vinícius

    Eu apenas não sei que força toda é essa que que dizem que o Fluminense tem nos bastidores.. N última rodada passaram são Paulo x coritiba no sptv2 mas não passaram o bahia x Fluminense.

    Que a Lusa entre na Justiça comum. Vai ser ótimo para achar os culpados. Se houve fraude por parte de algum clube, ou alguns, a polícia federal descobre isso rapidinho.. Quem for pego, que sofra uma punição exemplar! Se ninguém for pego, que prevaleça a decisão do STJD. A última rodada também conta!

    Em 1999, quem foi favorecido foi o Botafogo no caso Sandro Hiroshi. Em 92, foi o grêmio com a mudança do regulamento no meio do campeonato!

    Para moralizar, investigação policial e punição! Essa história não pode passar em branco.
    Os dirigentes da portuguesa cada hora falam uma coisa. Os do Flamengo que queriam ajudar a lusa, não querem mais pq estão na linha de fogo tb.

  • FZZ

    por estas e outras que digo: TOMARA QUE O BRASIL PERCA A COPA..

    Um eventual título serviria apenas para esconder a sujeira do nosso futebol …

    Em 2014, vou boicotar o Brasileirão ….

  • Boiadeiro

    Queria que o Ministério Publico investigasse isso a fundo, com quebra de sigilo bancário e telefônico de todos os envolvidos, clubes e diretoria até msmo alguns jornalistas . Ai sim chegaríamos a um denominador comum. Muito estranha essa troca de insultos do Heverton com o torcedor. Isso também deveria ser investigado a fundo pelo mesmo MP. Assim se colocaria um basta nisso tudo e acho que agradaria também a todos os torcedores seja la para qual clube torçam.

  • Rodrigo

    Alguém ainda quer mata-mata no Brasil????
    Esse tipo de disputa aqui só serve para ajudar os falidos times do RJ! Ou alguém duvida disso????
    Quais são os times que querem a volta do Sistema????? Todos os 4 do Rio…. Será por que?
    Basta lembrar SantosXBotafogo (o pilantra do Márcio Rezende), FlaXGalo (o pilantra do Wright), VascoXSão Caetano (Eurico), Todos os “resgates” do Fluminense (inclusive o deste ano e a ajudinha do ano passado e de 2010)…..
    Sou a favor é de acabar com a atual composição deste atual STJD (bando de canalhas) e se buscar um critério mais técnico e menos político para composição deste tribunal.

  • Rlima

    Essa ” imprensa marron ou seja garotos de programa que só falam e divulgam que a massa
    falida que ouvir. !!!

    na verdade a lei é muito clara, só que a frapress tem um interesse subjetivo deste imbróglio.

    Vcs sabem muito bem que tem uma enorme sacanagem entre flamengo e os Luzitanos.

    O jogador Heverton e o técnico da Portuguesa já cairam em contradição, o técnico primeiro
    fala que o jogador tinha pego um jogo, agora ele afirma que nem sabia que o jogador tinha
    sido julgado. o jogador da mesma forma,inclusive já tem até um torcedor do Palmeiras
    falando que tem uma gravação que este jogador afirma que sabia muito bem da sua punição.

    E porquê, mídia esportiva não investiga esse caso, o presidente da Lusa, responde a dois
    processos e acumula um dívida de quase 50.000 MILHÕES de Reais.

    Como é o framengo a frapress, fica surda,muda e cega, cambada de HIPÓCRITAS. !!!

    TEM CAROÇO NESSE ANGÚ. !!

    AS PAPELETAS LUZITANAS. !!!!

  • Zalu

    kkkkkkkkkk, como é que pode ter tanta gente rasa ou agindo de má fé?! Manipulação meus nobres, a ditadura da mídia?! Sim, é isso mesmo que estamos vendo nesses últimos dias. O regulamento é ruim?! Sinceramente não sei, deixo isso para os especialistas, especialista não quer dizer pseudo jornalista, mas tenho certeza que não se melhora um regulamento ao não se respeitar o que ele prevê.
    Viradas de mesa?! De quem Tirone? Recentemente, no BR só se for do Corinthians, Atlético PR e Gama.
    Se prevalecer a legalidade esportiva, ganha o Brasil, ganha o Esporte, ganha o povo brasileiro, por mais que os pilantras mascarados de jornalistas esportivos queiram mostrar o contrário, eles vão perder essa!
    Justiça comum?! kkkkkkkkkkkkkkkkkk, só se o regulamento desportivo for descumprido é que ela entrará em cena, caso contrário, um abraço!
    Caros torcedores da Lusa, também fiquei chateado que vocês tenham sido envolvidos nessa trapalhada que cheira à patifaria, no meu time titular de botão, apesar de tricolor, tenho o Enéas como um dos meus craques prediletos e decisivos.
    Se fosse torcedor da Lusa, não perderia meu tempo com o FFC, olharia para dentro do meu clube e para a Gávea, pois quando motivo, oportunidade e capacidade são cumpridas, não existem mais coincidências, existem linhas de investigação.
    Eu quero muito saber quem são os culpados, quem não quer são os tiranos da vida.

  • Hélio

    Tapetão da consciencia, esse sim, é o que está acontecendo com torcedores de Luza e Flamengo. Luza por nunca ter ganho nada e Flamengo, por não supertar ver um time rival ser campeão brasileiro por duas vezes nos últimos três anos. Estes principalmente, procuram de forma desavergonhada, com ajuda de parte da imprensa manipuladora, envenenar a conscienia dos torcedores desatentos e ainda provover um verdadeiro linxamento do Fluminense e da sua torcida, chegando ao absurdo de agrredir com palavras e até fisicamente a alguns torcedores. Esses, com certeza, não são torcedores mas doentes psicológicos que projetam no futebol uma imágem que na realidade nada mais é que as suas próprias desgraças.

  • Mauro Sales

    Portuguesa errou ? menos quatro pontos. Flamengo errou? menos quatro pontos. Ponto final !

  • Agra

    “TAPETÃO CAMINHA PARA PIOR DESFECHO POSSÍVEL”
    Respeitando as opiniões, sejam Marxistas, seguidores de de ADAM SMITH, Operetas…Defensores ….ACUSADORES…Neros…coletivos… ou individuais… Existe a NOMENCLATURA, lamentavelmente deturpada pela imprensa (marrom), não pretendo usar a moralidade como meio’fio’, mas qual a razão de esconder o que é verdade??????? Mais um pouco na “CONSPIRAÇÃO” SE ACHARÁ O Pica-Pau…….Tornam o caso mais importante dos últimos 30 anos………Pra que Lei? Kennedy e Luter King estarão inocentados, certamente..exceto se a imprensa for contrária a leis e bons costumes! Ah! sejam imparciais srs.jornalistas. Quanto ao torcedor pde pedir a Inclusão do Campo Grande-RJ, que já foi campeão da B. Campeonato Brasileiro Série B, Taça de Prata, em 1982. CAMPUSCA…..vale tudo…..ou não vale nada??????

  • Alexandre

    Vejo muitos aqui dizendo que punição automatica seria a perda de pontos. isso é mentira! o cruzeiro com o mesmo delito perdeu pontos apenas! existe um tribunal para que seja julgado e as circunstancias do caso pesam. isso os tricolores ignoram por conveniência! Dois clubes que nada mais faziam no campeonato, não disputavam rebaixamento com os citados flu e vasco, NUNCA deveriam perder seus pontos a ponto de modificar o campeonato de uma maneira que seria IMPOSSIVEL de acontecer no trigesima oitava rodada!! por isso, tricolores a reclamação de todos!! se a portuguesa estivesse na briga do rebaixamento na ultima rodada eu apoiaria totalmente a mudança. mas não foi o caso. pelos argumentos tricolores parece que a portuguesa e o flamengo estavam lutando pra não cair e escalaram messi e cristiano ronaldo para escaparem…obviamente foi longe disso…o futebol brasileiro perderá muito…e as piadas serão eternas…

  • Paulo Teixeira

    Pois é, Sr Tironi, a desinformação que parte da mídia dissemina dá nisso: o STJD estará julgando Vasco, Lusa, Fla e Cruzeiro, e não o tricolor. Apesar de 100% inocente, pela – me parece proposital – desinformação, o vilão mor está eleito: o Fluminense, que agora, segundo alguns comentários, também “deve” a série C, embora campeão lá. Porque omitir que o tricolor NUNCA virou mesa? e diga quem virou e o porque, diga quem foram os outros beneficiados, todos eles! Cite os anos em houve viradas sem quaisquer participação do Fluminense, mas beneficiando outros gigantes. Informe, esclareça e não confunda. Não mude o foco. Fla e Lusa não são coitadinhos, e sikj vítimas de seus próprios erros. Erraram, pra dizer o mínimo, grotescamente por incompetência e devem sofrer as consequências disso, na mais pura e cristalina forma da lei, que é clara e igual para todos! O que o MP está averiguando é outra possibilidade e bem sabemos disso, assim como muitos outros. Que a infração e punição eventual dos clubes não se mistura ou se contrapõe à proteção ao Torcedor que seu estatuto garante também sabemos. Já estava na hora de parar de jogar pra platéia e diferenciar fatos objetivos de opiniões. Que os auditores recebem as denuncias antes para estarem preparados para o julgamento, oportunidade dos indicados apresentarem algo novo à seu favor é fato conhecido. E dizer, com todas as letras, que não cumprir o regulamento e/ou mudá-lo durante a competição, isto sim é virar a mesa, atitude que o Flu e seus torcedores, veementemente, repudiam. Já pagamos com juros não a série B, que nunca devemos, mas a infantilidade do ato infeliz do Barcelos em abrir aquele champanhe. Já deu. Chega de mentiras, de distorções, omissões e de hipocrisias.

  • Somente cumprir o regulamento integralmente, nada mais, nada menos, doa a quem doer, derrube que derrubar. Mas cumprir mesmo punido todas as irregularidades. Só.

  • wander

    A “desinformação” impera!!!

    Em 1996, para salvar Corinthians e Atlético-PR (que fizeram armação com a arbitragem), a CBF fez uma composição e ninguém caiu. O Flu foi beneficado? E os outros? Não foram??? Estranho que parece que a imprensa “ESQUECEU”; e s´falam do Flu (que não causou a virada de mesa).

    Em 1999 o Flu jogou a C e foi campeão. Em 2000 estava na B e jogaria normalmente. Para salvar OUTROS CLUBES, o Brasileiro de 2000 melou e fizeram a Copa J. Havelange, em 4 módulos, classificados pelo ranking (o Flu, Bahia e América-MG foram classificados para o módulo verde). Neste ano não houve as séries A, B, C ou D. E os melhores ficaram para a série A de 2001. É fato!!!

    E A IMPRENSA ESCONDE O FATO DE MUITOS CLUBES TEREM SIDO BENEFICIADOS NA HISTÓRIA, JOGANDO A SÉRIE A QD DEVERIAM JOGAR A B… A IMPRENSA SÓ FALA DO FLU… NÃO É ESTRANHO…

    E de lá pra cá o Flu continuou na A por PURA COMPETÊNCIA, sendo campeão mais DUAS VEZES, EM 2013, SENDO O MELHOR EM TUDO!!!
    Em 2013, por má gestão, o Flu foi mal, e ficou em 17o lugar (apesar de levar gol ilegal do Corinthians no último minuto, e o Criciúma ganhar do S.Paulo com gol ilegal na penúltima rodada). Mas iria jogar a B (já havia até começado om planejamento). Descobriu-se que os outros descumpriram o regulamento, e devem perder 4 pontos. A culpa é do Flu?????????
    O QUE QUEREM FAZER, APENAS PQ O BENEFICIADO É FLU, É UMA VIRADA DE MESA… MAS SE FIZEREM, O QUE SERÁ DO FUTEBOL????? QUEM PRECISARÁ CUMPRIR AS DECISÕES DO STJD?????
    A IMPRENSA RECLAMA, MAS PARECE QUE É JUSTAMENTE O QUE QUER… VIRADA DE MESA… OU UM MOSTRENGO ANO QUE VEM…

  • James Leal Borges

    O pior de toda esta história não é o fato do Fluminense ser beneficiado pela perda dos pontos da Portuguesa, o que espanta é ler determinadas opiniões que tentam dar veracidade a esta mirabolante história do Flamengo ter induzido a Lusa a escalar um jogador irregularmente para salva-lo do rebaixamento. Aqueles que odeiam de forma irracional o Rubro-Negro da Gávea, sempre desmerecendo toda a história do clube, estão se contradizendo ao darem ao Flamengo um poder onipotente dentro do futebol brasileiro, fazendo com que um clube de São Paulo aja em prejuízo próprio para salvar o clube carioca. O Flamengo até hoje não foi beneficiado por nenhuma virada de mesa, pelo contrário, a questão do Brasileirão de 1987 continua em aberto até hoje.

  • falou pouco mais falou bonito: CBF sede no rio de janeiro, comenbol no paraguai…esperar o que? seriedade? para né. ja é de natureza ser “mais esperto” pais lixo sem lei pra nada, como vai querer que futebol se resolva no campo? alias, foi no campo que aconteceu a maior vergonha do futebol mundial, quando mandaram o juiz tirar o corinthians da libertadores. todo mundo assistiu e ninguem fala nada? bando de hipocritas.

  • Jonas

    Gostaria de entender pq pontos corridos é um legado??? Se o mata mata é uma barbaridade como todo mundo da grande mídia veicula pq temos a copa do brasil, libertadores, champions league…tudo como mata mata??? Sincera e particularmente eu odeio pontos corridos, mas entendo…agora um jornalista colocar no mesmo patamar tapetão e mata mata é prestar um desserviço a sociedade…

  • Valmir

    Pouca vergonha é o que estão querendo fazer, ou seja, simplesmente rasgar o regulamento da competição. Quanta hipocrisia.
    Todos estão vendo que tem caroço nesse angu. Tem um torcedor do Palmeiras que tem uma gravação do Heverton, onde ele afirma que sabia que estava suspenso, mas o presidente mandou jogar. Tá com cara de papeleta amarela parte dois. O Flamengo para não ser rebaixado corrompeu o falido presidente da Portuguesa para cometer essa atrocidade com a Lusinha, pois sabiam, após o erro de escalar o André santos no sábado, que perderiam os pontos. A verdade ainda virá à tona. Quanto a copa João Havelange, a rídicula virada de mesa do botafogo, que tinha tomado uma goleada de seis do São Paulo e ganhou os pontos do jogo. Alguém já viu isso? pontos transferidos para o perdedor goleado, causou aquela situação.

  • Lusa, comprada pelo Flamengo, e o próprio Flamengo para a série D por corrupção ativa/passiva. Atlético PR suspenso um ano de competições esportivas. Apenas o Nautico rebaixado, simples assim!

  • Nelson

    Quanta gente burra que não lê nada , não sabem que existe regulamento e vem aqui postar asneiras

  • ALVARO CURITIBA

    Que palhaçada é essa Tironi “já passou da hora de procurar culpados” cara você que se diz jornalista vir com essa OPINIÃO é terrível. Você para honrar sua profissão deveria ir fundo nessa brincadeira. Vocês não vão a fundo porque indiscutivelmente o fla está envolvido. Essa é a verdade os culpados estão na gávea e na lusa. É muita coincidência o fla errar no sábado e a portuguesa no domingo e o Schmidt no domingo falar sobre o caso. Palhaçada e desonestidade foi o que ocorreu

  • Alan Figueiredo

    Você se inscreve em um concurso público não se dedica ao estudo preparatório e faz a prova na base de chutes. Quando sai o resultado, percebe que ficou em 17º lugar, mas eram apenas 16 vagas e não há lista de reservas. Na sequência, a comissão do concurso informa que o candidato que ocupa a 16ª posição infringiu as regras e que será penalizado, trocando de lugar com você. Você aceita a mudança ou vai declarar a comissão que o candidato eliminado merece a vaga, pois o que deve prevalecer é o resultado das provas? Seja sincero…

  • Douglas F Guedes

    Nunca vi MULA SEM CABEÇA,
    mas com CABEÇA ja vi um montão.
    A milhares de anos atrás o Fluminense foi p 2ª – 3ª – ficou devendo uma 2ª
    foi p a 1ª e bla, bla, bla.
    (Acontecia tudo – não vejo, não escuto, não exergo)
    Time poderoso ele SOZINHO conseguiu essa façanha. (SILENCIO TOTAL)
    Ninguem Berrou, esperneou. Acredito que alguns poucos times e torcedores. (SILENCIO TOTAL)
    Estamos Falando do FUMINENSE, cuidado podem se dar mal. bla, bla bla..
    2013 – À benção João de Deus
    Não precisou não, pois a incompetencia, falta de organização e resposabilidade, permitiram que mais uma vez na visão de poucos injusta.
    O fluminense foi beneficiado com o regulamento que existe desde bla, bla , bla.
    Cumpriu o regulamento e FIM.
    O que vai acontecer e se acontecer alguma mudança, o Tricolor das Laranjeiras não tem nada com isso, mas deve pagar a conta, pois ele é poderoso desde os tempos passados e SOZINHO, mais uma vez acontecerá o milagre. bla bla bla.
    Dindonbeel e grande Ano Novo p todos.

  • Caro, Tirone, Carlos Alberto e Belga,

    quanto a você Tirone, até então, tenho admiração e respeito pelo seu trabalho, apesar de discordar, e muito, de alguns colegas seus de ESPN, como por exemplo o “MAL HUMORADO CÉSAR PEREIRA”.

    Agora, Carlos Alberto, concordo com o seu pensamento até o final da sua explanação. Regulamento existe, foi assinado e acordado por todos, (não fala de regra em 1ª, 2ª ou 38ª rodadas), portanto, há que ser cumprido. No entanto, quando diz que deveriam os 6 serem rebaixados e subirem mais 02 da segundona, estaria criando regras que não haviam sido acordadas, porém, como você, sou tricolor e, acho que o nosso Fluminense está perdendo a chance de dar tapa de pelica em todos, e pagar o que realmente deve e foi vergonhoso, a queda e virada de 1996. Ficar e disputar a série B no ano que vêm, porém abraçados aos que descumpriram as regras, que senão, isso sim seria uma virada de mesa.

    Quanto a você Belga, procure-se informar melhor para depois tecer comentários pouco inteligentes. O Fluminense disputou e inclusive foi campeão da série C em 1999.

    Saudações Tricolores, tanto na 1ª como na 2ª divisão, pois isso não demérito algum, muito pelo contrário, isso é sinônimo de incompetência de uma diretoria medíocre que não entenda nada de futebol, e principalmente gasta muito mal o dinheiro aplicado no clube.

  • jaques

    É o que já postamos aqui: os jogadores da Portuguesa, sua torcida e a do Fluminense são buchas de um episódio mal colocado pela imprensa e dirigentes dos dois réus, no caso HÉVERTON, para a população. Só que evidências começam a submergir. E os dois réus, as diretorias do FLAMENGO e PORTUGUESA , permanecem caladas e protegidas pela imprensa. Vejam a twitada do HÉVERTON, para um torcedor do PALMEIRAS, que diz ter provas de que o jogador sabia que estava punido: “”””O Babaca, quem é você? Toma vergonha na tua cara, e seja homem, faça as coisas como homem, nem te conheço, você agora vai ter”, avisou na primeira mensagem. “Quero ver você provar tudo o que está falando, você não tem noção das coisas? Só pode! Se você realmente fosse homem, mostrava”, acrescentou. “Não precisava vender, na melhor hora vou querer olhar na tua cara de otário, safado, c… Tenho família, me respeita!”, completou o jogador em sua página no microblog.

    Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br/minuto/Fluminense-Heverton-Portuguesa_0_1054094631.html#ixzz2oW8pbuSt
    © 1997-2013 Todos os direitos reservados a Areté Editorial S.A Diário LANCE! “””

  • Mateus Gonçalves

    BELGA, você não quer enxergar a verdade. Em 1999, quando o Flu foi campeão da série C e estava pronto para disputar a série B, pois, afinal, quem jogou a série C, porque não jogaria a B, não é verdade, o Botafogo ganhou os pontos da partida contra o SP, pela escalação do irregular do Jogador Sandro Hiroch, você lembra? ou você ainda não era nascido? Pois bem… o Gama, de Brasília, que havia conquistado sua permanência da séria A, no campo, recorreu à justiça comum. A CBF, impossibilitada de organizar o campeonato devido à iminente punição da FIFA, entregou-o ao Clube dos Treze. O Campeonato foi organizado com mais de 90 clubes, dentre os quais o Fluminense estava, sendo que, na segunda fase, haveria o confronto das chaves e o Fluminense foi eliminado pelo São Caetano. O problema do brasileiro é que ele só quer saber o que lhe convém, sem sequer pesquisar. Viram marionete na mãos de inescrupulosos.

  • Pois é, o time do Sr Celso Barros (manda e desmanda,isto é fato) caiu na bola,isto é fato também.A discussão é por que a Lusa colocou o jogador para jogar justamente na última rodada que define o total de pontos???Foi omissão do advogado terceirizado com dinheiro envolvido para o próprio advogado, ou para o presidente da Lusa e ou quem sabe para ficar bem na fita com sua espôsa tricolor???Neste país,tudo é possível e nada é impossível.

  • Mateus Gonçalves

    Interessante, que ninguém atribui ao Flamengo interesse algum, parece que o clube da gávea não está envolvido no Imbróglio, parece que não se beneficiou do erro da Portuguesa. Ninguém vê nenhuma suspeita no fato do André Santos ter jogado no sábado, mesmo tendo sido alertado pelo Jornal esportivo ” O Lance”. Já era público para os entendidos da grande burrada que fez o clube da Gávea e qual seria a penalidade. Já era sabido que se Flu ou Vasco ganhasse no Domingo, as chances do Flamengo ser rebaixado seriam enormes. O Flu ganhou, e quando Samuel fez o segundo gol, o que seria o da vitória, o tal Éverton, logo em seguida, entra em campo. Isso não levanta nenhuma suspeita.Jamais ocorreu de dois jogadores, na mesma rodada, terem incorridos em tal erro. Isso não levanta nenhuma suspeita. O último jogador suspenso, em caso semelhante, foi Paulão do Grêmio Prudente, em 2010 e que também foi punido como manda o regulamento. Naquela ano, ninguém falou em injustiça. Agora, bradam aos quatro ventos a tal injustiça. Esquecem, por exemplo, que o Fluminense, também, foi rebaixado pelo regulamento, ao empatar em números de pontos com o Criciúma, ter vencido os dois confrontos diretos, ter melhor saldo de gols, ter mais vitórias fora de casa, porém, quanto ao primeiro critério de desempate, o número de vitórias, perdemos por uma vitória a mais do Criciúma. Não vejo ninguém pedindo justiça a favor do Fluminense, que perdeu para o regulamento. O Fluminense está sendo injustiçado, mas confio na justiça e vou mais além: O Caso é tão óbvio que se a lusa recorrer à justiça comum, também, vai perder, não tenho dúvidas.

  • Mateus Gonçalves

    Não houve tapetão, como os jornalistas querem fazer parecer. A denúncia , que não poderia, jamais , de deixar de ser feita, pois era obrigação, não foi realizada pelo Fluminense, senão por quem de direito. O erro elementar que Jamais ocorreu de dois jogadores, na mesma rodada, terem incorridos em tal erro. Isso não levanta nenhuma suspeita. mais poderia ter ocorrido, mas ocorreu, está previsto, cristalinamente, no regulamento, com a devida punição: Perda dos pontos conquistados na partida, mais três pontos. Acho um tremendo absurdo quando se toca nas questão moral do episódio. O que esse povo entende por ser moral? Para mim, rasgar o regulamento é imoral, mas é , justamente,por isto que os profissionais da imprensa clamam. Rasguem o regulamento, mantenha a Portuguesa na primeira e rebaixem o Fluminense, o principal interessado. Interessante, que ninguém atribui ao Flamengo interesse algum, parece que o clube da gávea não está envolvido no Imbróglio, parece que não se beneficiou do erro da Portuguesa. Ninguém vê nenhuma suspeita no fato do André Santos ter jogado no sábado, mesmo tendo sido alertado pelo Jornal esportivo ” O Lance”. Já era público para os entendidos da grande burrada que fez o clube da Gávea e qual seria a penalidade. Já era sabido que se Flu ou Vasco ganhasse no Domingo, as chances do Flamengo ser rebaixado seriam enormes. O Flu ganhou, e quando Samuel fez o segundo gol, o que seria o da vitória, o tal Éverton, logo em seguida, entra em campo. Isso não levanta nenhuma suspeita.Jamais ocorreu de dois jogadores, na mesma rodada, terem incorridos em tal erro. Isso não levanta nenhuma suspeita. O último jogador suspenso, em caso semelhante, foi Paulão do Grêmio Prudente, em 2010 e que também foi punido como manda o regulamento. Naquela ano, ninguém falou em injustiça. Agora, bradam aos quatro ventos a tal injustiça. Esquecem, por exemplo, que o Fluminense, também, foi rebaixado pelo regulamento, ao empatar em números de pontos com o Criciúma, ter vencido os dois confrontos diretos, ter melhor saldo de gols, ter mais vitórias fora de casa, porém, quanto ao primeiro critério de desempate, o número de vitórias, perdemos por uma vitória a mais do Criciúma. Não vejo ninguém pedindo justiça a favor do Fluminense, que perdeu para o regulamento. O Fluminense está sendo injustiçado, mas confio na justiça e vou mais além: O Caso é tão óbvio que se a lusa recorrer à justiça comum, também, vai perder, não tenho dúvidas.

  • Lucio de Azevedo Ramos

    ” ARMAÇÃO ”

    Envolvidos:

    Globo
    CBF
    STJD
    Portuquesa
    Flamengo
    Fluminense

    Tudo e Todos…….safados e FILHOS DA PUTA

    VERGONHA COM SELO DE QUALIDADE FIFA

    E VIVA A COPA NO BRASIL

    POVINHO OTÁRIO E BABACA!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Vital Ladvocat

    Vocês querem uma opinião sincera? Tudo bem… Vamos supor que o tribunal mantenha o rebaixamento da lusa e a permanência do Flu na Série A. E aí o Fluminense não aceita a decisão e diz que não irá disputar a divisão principal. Nessa hipótese, o que acontecerá com o clube? Eu respondo: ele será julgado e punido pelo STJD com a sua exclusão das competições oficiais da CBF e a proibição de participar de partidas, amistosas ou não, contra clubes filiados a ligas, federações ou confederações sob a égide da CBF ou da FIFA, isto por um período de, no mínimo, um ano.
    Suponho que, para você e muitos outros torcedores rivais, este seria o melhor dos mundos, não é verdade?
    De outro lado, quero lembrar que o Fluminense conseguiu o mesmo número de pontos do Criciúma e, antes que viessem à tona as irregularidades de Flamengo e Portuguesa (baita coincidência), estava pronto para disputar a Série B, em obediência ao regulamento que privilegia o maior número de vitórias em caso de empate entre duas agremiações e não o saldo de gols, critério que prevalece na maioria dos regulamentos de campeonatos em todo o Planeta.
    Chega de hipocrisia!!!

  • Léo

    isso não tem nada a ver com regulamento assinado por dirigente regulamento é pra fórmula de competição STJD é justiça quem aprova leis são os deputados e senadores estão misturando leis e justiça com picuinhas de futebol. E só pra deixar claro não torço por nenhum dos clubes envolvidos na questão.

  • jaques

    Parece que “AINDA NÃO PASSOU da HORA de SE PROCURAR CULPADO”: – Treinador da Portuguesa, Guto Ferreira diz que vê com muita estranheza toda a confusão envolvendo o caso Héverton. Ele garante estar perplexo com todo o imbróglio, mas garante não ter sabido da condição irregular do meio-campo para o jogo contra o Grêmio.

    – A gente do futebol recebe os comunicados das punições e dos julgamentos, nem sabíamos do julgamento do Héverton. A situação ficou estranha, a gente tinha uma posição com o Gilberto, que foi informado. Por que não informariam do Héverton? Se a gente teve o bom senso de segurar o Gilberto, por que usaríamos o Héverton que é um jogador de reposição faltando poucos minutos? Tem de averiguar onde ocorreu os erros de comunicação e saber os verdadeiros culpados. Para nós, de dentro de campo, isso está muito estranho – ponderou o comandante da Lusa.

  • jaques

    TIRONI, sobre o assunto do seu blog: “Minha conversa com o presidente do Fluminense

    por Tironi em 20.dez.2013 às 14:16h”, que não houve, e eu não sei para que então você

    postou aquele texto, sugiro uma entrevista bem descontraída e bem articulada, mas não

    só com o presidente do FLUMINENSE, mas também com os presidentes do FLAMENGO e

    PORTUGUESA. Não fiquem como medo de perder o EMPREGO. Quero a verdade!

  • jaques

    O mais importante é se investigar as evidências: houve relacionamento entre a diretoria do Flamengo, comprando favores a diretoria da Portuguesa, para não cair para a segundona? O resto é blá-blá-blá!!! Pelas evidências, no momento penso assim: FLAMENGO, DEVOLVA os PONTOS da PORTUGUESA!!!

  • pra quem não sabe a portuguesa tem que ser punida sim mas não perder 4 pontos por que a lei não é essa. estatuto diz que a pena não pode ser maior que o crime cometido ou seja pela lei a luza não pode perder mais do que 3 pontos.

  • Carlos Alberto

    Isso beira a hipocrisia. Os reclamões querem simplesmente que se deixe o regulamento de lado (que eles mesmos aprovaram). Não sou do ramo jurídico, mas penso que, no dia em que se jogarem as regras de lado, aí sim, teremos um estado de anarquia. O regulamento vale tanto para a 1ª quanto para a última rodada. Está na cara que, se os clubes agora reclamam do regulamento que foi aprovado por eles, que se puna os que transgrediram as regras e elaborem um novo, mais justo, pois, apesar de torcer pelo Fluminense, entendo que em campo, meu time foi rebaixado. Portanto, o mais correto a se fazer, seria o rebaixamento dos quatro previstos no regulamento e mais os dois que transgrediram o regulamento, subindo assim os 6 primeiros colocados da 2ª divisão.

  • belga

    Interessante é ver a maioria da torcida do Fluminense clamar pelo uso da regra neste caso especifico, mas quando a regra lhe é favorável. Quando o Fluminense foi rebaixado para a série B, e desta rebaixado para série C. Numa virada de mesa, sem nenhum fundamento na legislação esportiva, mudaram as regras para que o Fluminense voltasse a séria A sem precisar fazê-lo em campo, mas sim no decreto. Não me lembro de nenhum torcedor do Fluminense clamar para que a regra fosse cumprida e o fluminense tivesse que disputar a série C. O Brasil é a casa-da-mãe joana, e tendo a CBF sua sede no RJ é pior ainda. Não poderíamos esperar coerência ou justiça… CBF c/ sede no RJ e Conmebol c/ sede no Paraguai, pela localização das sedes dá pra avaliar o quão séria são essas entidades!

  • FLUMINENSE: 4 rebaixamentos e apenas uma disputa de série B.
    E ainda vem seus torcedores aqui falar de regulamento.

  • Leio textos de torcedores do FLORMINENC falando em lei. Mas que leis são estas? Só beneficiam o FLORMINENC e os outros times cariocas? Se vocês gostam mesmo de lei, peçam que o timeco de vocês volte e cumpra a SÉRIE “C” fraudada pela CBF. Até parece que vocês nunca ouviram falar do TIME DO CAI-CAI envolvido em outras maracutaias. Tenham paciência, este time vive de maracutaias antes dos anos 50.

  • Fabrício

    willy, seu burro, e por acaso alguém julgou queda ou ascensão à série A. Que eu saiba foi julgada a perda de pontos por irregularidade em uma partida. A queda ou não é consequência que não é objeto do julgamento.
    E quanto ao autor, qual resposta daria? Ignorar solenemente o regulamento e deixar de punir. Se abre-se um precedente desse, aí é que acabou mesmo. Um clube que tenha um jogador com o Santos tinha o Neymar, o Atlético o Ronaldinho, por exemplo, vai preferir botar o jogador e pagar uma simples multa. Ou vão começar a usar de artifícios vários para dizer que não conseguiram se informar de determinada suspensão, e por aí vai.
    O Brasil é um país onde têm se lutado para que leis sejam cumpridas. E agora no futebol, insinua-se o contrário. E o pior, com textos tendenciosos da maior parte da imprensa, sabe-se lá por qual motivo. Se cumprir o que está na lei agora é “tapetão” ou “virada de mesa”, sinceramente, não sei mais o que é certo ou errado neste país.

  • Paulo

    Não sei pq todo esse alvoroço em torno da perda de pontos da Portuguesa e Flamengo. Os clubes erraram, e a punição é a perda automática de pontos. Está no regulamento que, diga-se de passagem, não entrou em vigor somente na 38º rodada e que todos aceitaram e assinaram embaixo. Isso é bem coisa de brasileiro, chegando no final da competição, só pq o jogo “não vale nada”, desprezasse o regulamento. Não seguir o regulamento é necessariamente entrar na ilegalidade, é premiar quem está errado.

  • timbu, ponte, vasco e fluminenC. Esses tem que disputar a segundona em 2014.

  • Frederico Gosling

    Esta Imprensa Marrom está tumultuando o futebol, Brasileiro, a coisa é simples mas como envolve o Flamengo e este bairrismo ridículo de Paulista, que na realidade nem existe pois a população de São Paulo é composta quase na totalidade por bons nordestinos, esta fazendo um verdadeiro carnaval com os erros que existem e devem ser punidos, quem gosta de impunidade é Bandido e Traficante, então vamos deixar que a Lei siga seu curso normal, fazendo Justiça, vocês só falam neste assunto há pelo menos uns quinze dias, falta de assunto, ou tentativa de tumultuar.

  • Nilson

    Para os porcos, o regulamento só vale da 1ª rodada até a 37ª. No Brasil do jornalismo lixo, a 38ª vale tudo.

  • Luiz

    Na hora que a coisa começa a ficar mais estranha pro Flamengo a imprensa começa com um discurso fajuto de que “já passou da hora de procurar culpados”, passou nada! Só deveria começar, vcs jornalistas nunca deveriam se acomodar perante um fato tão inusitado quanto o de duas equipes escalarem jogadores irregulares na mesma rodada. Se dependesse desse tipo de jornalismo Collor ainda seria presidente da república. Façam o seu trabalho em vez de decretar que passou da hora de procurar culpados.

  • cassio luis e silva

    O futebol brasileiro virou uma vergonha com esta corja comandando, o ano passado o fluminense foi beneficiado e varias partidas e agora esta vergonha.

  • Julien Jacques Nery

    Todos torcedores da Portuguesa que entrarem na Justiça Comum, perderão a causa, dinheiro e tempo! Pois eles terão que provar que o regulamento do campeonato não foi cumprido! Ou seja, os únicos torcedores que teriam alguma chance entrando na Justiça Comum, seriam os do Fluminense, se o regulamento não for cumprido.

  • roberto

    É interessante como se deturpa facilmente as coisas. Não tem tapetão nenhum. O campeonato acabou na 38a. rodada. Se FLAMENGO e LUSA erraram que paguem pelos seus erros e ponto final. Roubaram dentro do campo. Roubaram contra 18 outros times que cumpriram integralmente as regras.
    SIMPLES ASSIM – Não tem tapetão nenhum. Cumpra-se as regras e ponto final. Sem virada de mesa. Sem se proteger A, B, ou C.

  • Paulo Vitor

    Não vejo nenhum problema se o Campeonato Brasileiro voltar a ser mata – mata, é bem mais emocionante do que pontos corridos.

  • MUITO MENOS O CORINTHIANS !!!!!!

  • jaques

    Tudo caminha para uma conspiração no futebol brasileiro, com a participação do CLUBE dos TREZE, PARTE da IMPRENSA, esse papo furado de BOM SENSO e a GLOBO. E com participação da maioria dos torcedores. O Campeonato brasileiro, pontos corridos, é bom para países como a ITÀLIA, menores que SÃO PAULO. Nosso campeonato cansa!!! E a galera gosta mesmo é de mata-mata. Aí vão aproveitar os “erros” do FLAMENGO e PORTUGUESA, misturados com as travessuras de FLUMINENSE e VASCO, para criarem outro modelo de campeonato, na JUSTIÇA COMUM, fazendo um by-pass no ESTATUTO do TORCEDOR. Lamentavelmente ninguém quer investigar e dizer o que ocorreu para a PORTUGUESA cometer erro tão esdrúxulo, salvando o FLAMENGO da degola, e aproveitando para resgatar o FLUMINENSE e o VASCO da segundona, pela justiça comum, após a diretoria LUSA orientar sua torcida a fazê-lo.

  • jaques

    Também acho que passou da hora de procurar culpados. Constranger torcedores da PORTUGUESA e FLUMINENSE! Tá na hora de se investigar as evidências. NÁUTICO, PONTE PRETA, VASCO e FLU devem cumprir a segundona! E o FLAMENGO e PORUGUESA, caso estejam envolvidos em algum escândalo, como mostram as evidências, que caiam para a QUARTA DIVISÃO, como em alguns países europeus.

  • João Carlos

    Como você bem disse Tirone:”um erro elementar na ultima rodada”. Pq? Ingenuidade? Falta de informação? Concordo com você o buraco é mais embaixo. Eu tenho a minha teoria,e lendo postagens de outros leitores vejo que muitos pensam com eu. Vamos ela. Flamengo fez a bobagem no sabado ao escalar o Andre Santos; foi alertado do erro, foi alertado sobre a situação do jogador da Lusa. Todo mundo sabe q a Portuguesa esta quebradinha; então o Fla junto com a detentora dos direitos de transmissão, soltaram uma boa grana na Lusa. A Lusa lógico q pelo complexo de Davi e Golias ficaria de coitadinha, geraria comoção. O Flu beneficiado pagaria o pato da rejeição pelo histórico de viradas de mesa. aAPortuguesa espernearia de mentirinha, vestidinha de moça pura; e assim tudo q vier é lucro. O Fla se salvou, e, se Lusa vier a cair estará com uma boa grana no bolso.

  • Zimerman

    Se a Portuguesa for rebaixada, vai ficar bem pior, nós consumidores entraremos na justiça comum, e no ano de Copa o Campeonato Globo=Unimed=CBF=STJD=Fluminense será paralisado, vai ser uma vergonha para o Brasil, e não aceitaremos 24 clubes, o Fluminense que pague seus rebaixamentos em todos estes anos. NÓS NÃO ACEITAREMOS ARMAÇÃO PARA CIMA DA PORTUGUESA

  • Quem errou ? Paira essa dúvida na sua cabeça ? Depois de assistir vários comentaristas , na sua grande maioria paulistas e do Canal ESPN , tentarem justificar o indefensável , já tive várias sensações , tais como : indignação , ira , repúdio , inconformismo e imcompreensão. Todas essas sensações são muito ruins , principalmente quando se tem a sensação de impotência para tentar reverter ou convencer esses críticos que estão errados. Mas , como não há mal que SEMORE dure , hoje me vejo como uma sensação , se não muito nobre , pelo menos é aliviadora , que é ver a hora da vingança se aproximando. Ou seja , a justiça ( sim , justiça ! ) vai ser feita e a Lusa vai perder os 4 pontos. Você não gosta da Lusa , podem perguntar uns ? Não gosto , como também não desgosto. Sou indiferente. Mas o meu prazer será ver o sofrimento dos radicais que , passados 15 dias , ainda não quiseram enxergar que as leis , se certas ou erradas , valem para todos. Portanto , estou em contagem regressiva para sentir o prazer de ver os choros e as lamentações desses pseudos moralistas.

  • joe LHP

    E o que iria esperar do Marin e do Marco Polo Del Nero??E na minha opinião vai sim ser pior do que em 2000 com a copa JH, pois a cagada esse ano é bem maior do q em 2000.

  • willy gomes

    O Palmeiras caiu duas vezes e voltou na bola e assim que tem que ser. Palmeiras, Grêmio, Vasco, Atlético e Botafogo não devem de maneira alguma aceitar qualquer virada de mesa. Duvido que a Globo aceite esta pouca vergonha.

MaisRecentes

Nove verdades (ou não) e uma mentira (ou não) do mundo do futebol



Continue Lendo

É o melhor. Não é mais. É de novo



Continue Lendo

É o melhor. Não é mais. É de novo



Continue Lendo