Clássico dos tribunais decidirá o Brasileirão



Ficou para a 39a rodada a decisão sobre quem vai para a Série B e quem permanece na Série A do Brasileirão em 2014. Flamengo, Fluminense e Portuguesa estão na disputa. Tudo vai se resolver em uma espécie de Maracanã dos engravatados.

De um lado estará o time que defende a letra fria da Lei: vale estritamente o que está escrito. Do outro, o escrete que entende que deve ser levado em conta o espírito da Lei (afinal, por qual motivo aquela Lei foi criada?).

O artigo “Cães, ursos e a burocratização do futebol” (está na internet) fala sobre o perigo de se cumprir uma Lei apenas pelo que está escrito sem levar em conta a intenção da regra. Nele, o autor André Castro Carvalho, bacharel, mestre e doutor em Direito pela USP, dá o seguinte exemplo: em uma cidade da Polônia, uma Lei impedia a entrada de cachorros em trens. Um cidadão que chegasse com um urso entraria no vagão. Um cego com um cão guia, não.

No caso do Brasileirão, levar em conta só a letra fria da Lei puniria a Portuguesa, que em campo ganhou o direito de permanecer na Série A e premiaria o Flu, que fez campanha miserável no campeonato.

Por outro lado, há quem defenda que a letra fria da Lei é fundamental em julgamentos esportivos porque, em tese, os clubes estão em posição de igualdade. A regra vale para todos em qualquer momento. Neste caso,
não se pode levar em conta o fato de que a perda de pontos rebaixará a Lusa e, consequentemente ajudará o Flu.

Decisões do STJD em casos semelhantes este ano já penderam para os dois lados, mais para o lado do cumprimento da letra fria da Lei: o placar está 9 x 2.

Aconteça o que acontecer, o maior derrotado desta história já tem nome: Campeonato Brasileiro. Está de volta aquela péssima sensação de que tudo o que foi feito em campo durante 38 rodadas pode ser menos
importante do que o que foi feito na 39a, disputada fora de campo..



  • lm_rj

    otima oportunidade da lusa demonstrar toda sua moralidade e devolver a taça de sua maior conquista, obtida de modo irregular co erro bizarro do juiz, em 1973, que tal?

  • Marlus

    Tironi. Não sei por qual clube você torce, mas eu sou Fluminense e fiquei indignado com a queda do time. Nenhum tricolor queria isso e muito menos “virada de mesa”. Nossa indignação é porque não houve virada de mesa e o Flu está sendo massacrado e hostilizado por vocês da imprensa, em todos os veículos. Flamengo errou. Portuguesa errou. O julgamento era sobre eles e o Flu vem sendo atacado de forma covarde. A torcida na porta do Tribunal não comemorava a virada de mesa, mas sim não admitia essa perseguição injusta que tem o único propósito de humilhar o Flu por conta de coisas que aconteceram no passado, onde VÁRIOS CLUBES subiram junto…VÁRIOS…Hoje, num outro momento vocês castigam o Flu e encobrem os erros infantis cometidos pelo Fla e pela Lusa. A torcida do Flu não comemora o Tribunal. Nossa torcida comemora a defesa do Flu, o amor ao Flu, comemora a instituição que está sendo humilhada de foram injusta. Textos como o seu de hoje, no Lance, forma opinião, induzem um pensamento que não existe. Eu duvido que algum tricolor, de forma séria, diga para você que está comemorando o Tribunal, a “virada” de mesa. DUVIDO! Estamos lutando contra a injusta perseguição de vocês.

  • Carlitos Sanchez

    O Natal está chegando… e alguns presentes foram distribuídos hoje!!! Alguns ganharam… mas a maioria perdeu, não ganhou nada!!! Muitos perderam a fé em um esporte de massa, símbolo deste país… Massa esta que me parece até mais preocupada com este esporte do que com a própria Nação e seus impropérios… Talvez por se apegar no esporte para justamente extravasar, se desligar das impunidades, da falta de bom senso e desigualdade social… Pois bem, assim como na vida e principalmente neste País, quem pode mais chora menos… A Lei está aí para ser cumprida… cheia de brechas e interpretações, como em qualquer setor jurídico seja lá qual for a “Vara”. Talvez o erro não esteja nas leis e sim de quem as interpreta, às vezes dois pesos e duas medidas… principalmente quando quem é julgado e quem será beneficiado… A justiça às vezes pode colocar um simples “Ladrão de Galinhas” num covil, ou apenas inocentar por falta de provas. O que não podemos nos conformar é o que Lei inocenta numa época tão recente… a mesma Lei não possa fazer o mesmo quando se trata de julgar outro elemento… talvez por sua representatividade! O que aconteceu no esporte hoje, não é inédito… e nem singular… mas o que nos deixa indignados, é que porque cargas d’água… a CBF esperou até a última rodada com o campeonato terminado, para que pudesse acenar, quase que simultaneamente ao STJD o que a Portuguesa teria colocado um jogador suspenso, num jogo que não valia nada… aos 36 minutos do 2° tempo… parecia que a CBF tinha já em Mãos a salvação de algum “Grande” se este caísse dentro de Campo… e poderia ser qualquer “Grande”… A tentativa do Vasco em ganhar os pontos… em um jogo onde a sua torcida se envolveu numa batalha de arquibancada no início do jogo… fazendo com que a partida ficasse paralisada e por consequência disto o Vasco saberia do resultado dos outros jogos… Uma pergunta fica no ar… Será que o árbitro não sabia da lei dos 60 minutos? Sim o caso foi julgado e o Vasco até o momento jogará a Série B, mas com o Julgamento de André Santos do Flamengo onde o Clube Carioca perdeu também os 4 pontos, poderá realmente fazer com que o Vasco em sua devida interpelação faça que se chegue no ponto que a CBF realmente Quer… ou seja não cair ninguém!!! E ter em um Ano de Copa do Mundo no País um Brasileirão com 24 clubes… Todos os caminhos levam a isto… o resto na minha opinião… vejam bem na minha opinião… é História de Papai Noel!!!

  • Luís de souza

    O último título da Portuguesa há 40 anos atrás, 1973, foi ganho na tapetão. O Santos ganhou o Campeonato Paulista nos pênaltis e depois descobriram que faltaram duas cobranças. O árbitro Armando Marques errou na contagem das penalidades.
    A Federação Paulista mais tarde considerou Santos e Portuguesa campeões. O título dividido da Portuguesa foi ganho no tapetão. Esta lusinha é patética.

  • NIVALDO PEREIRA

    Fim de jogo Bahia 1×2 Fluzinho 2 e aí veio a pergunta lá de longe, mas bem de perto: como salvar o fluzinho de novo?
    O FLAMENGO foi incluído nessa história de julgamento no mesmo dia e na mesma hora de Portuguesa(Série A) e Fluminense(Série apenas para salvar seu fluzinho de mais um vexame de que é de disputar pela terceira vez a Serie B do futebol brasileiro, o FLAMENGO serviu apenas de pêso para dar credibilidade a punição da Portuguesa, ou seja, os Orgãos que manipulam o futebol brasileiro sabe bem definir que neste julgamento a Portuguesa seria punida, então como justificaria absorver o FLAMENGO pela suposta mesma irregularidade?
    Então seu esclarecido está justificado porque seu fluzinho voltou de novo pela janela.
    Seu ignorante de futebol e esclarecedor apenas de interesses próprios nos prove onde você leu que Flamengo e Internacional seriam rebaixados por descumprimento de regulamento.
    Primeiro me mostre qual o Regulamento da COPA UNIÃO de 1987 e onde está voce leu rebaixamento para clubes que descumpram o regulamento. Sabe a origem da Copa União 87?
    Segundo o fluzinho foi para Série B, que foi para Série C e deveria ter disputado a Serie C para voltar por méritos e por integridade moral, ética, honesta e de regulamento para a Série A e como não teve méritos, não teve ética, não teve moral e nem honestidade virou a mesa, isto sim é fato que o Brasil inteiro conhece, sabe e está escrito da história negra do futebol brasileiro assim como hoje 16/12/2013 onde o Fluminense é mais uma vez o maior protagonista de mais um escândalo no nosso futebol.
    Não comparemos nobreza com fluminense pois ser nobre não é ser desonesto, isto é fato que não serve de Inveja para o torcedor brasileiro de todas as classes e níveis socias.

  • Edmar Oliveira

    Nosso futebol realmente é uma vergonha, se analisar a situação muitos clubes não perderam pontos neste brasileiro mesmo usando atleta irregular, acontece que dois incompetentes cariocas foram rebaixados mas alguma falcatrua existir e com certeza o Fluminense está no meio dessa cariocada, o circo já estava armado e todos sabiam do resultado com o rebaixamento da Portuguesa em benefício do Fluminense que antes já fora beneficiado por João Havelange quando o Fluminense não pagou a série B saindo da série C pra série A, aliás, neste pais de falcatruas não é de se estranhar tudo pode acontecer no futebol principalmente se o Fluminense estiver no meio.

  • Vergonha Nacional

    O futebol brasileiro é uma vergonha mundial e olha que estamos às portas de uma copa do mundo de futebol. Em campo o Fluminense foi um poço de incompetência, mereceu realmente cair pra série B, ou seja, pagar a série B que não disputou por causa do padrinho João Havelange que o trouxe direto da série C pra série A, agora o mesmo clube se vale de um tribunal que históricamente é de exceção e todos já sabiam o que ia acontecer e com certeza o circo estava armado com a queda da Portuguesa e a manutenção do Flu na série A sem qualquer mérito pois é um time medíocre, agora seus torcedores que choraram todo o campeonato agora sorriem com uma justiça incomum que certamente não queria dois cariocas rebaixados. Podemos dizer que foi uma cariocada bem armada e sempre vai acontecer no futebol brasileiro que é uma vergonha e sempre que tem rolo o Fluminense tá no meio.

  • Seiji

    No último título do brasileiro conquistado pelo Fluminense (2009 ou 2010???), o time das laranjeiras se sagrou campeão com 71 pontos, tendo o vice-campeão, o Cruzeiro, atingido a meta de 69 pontos. No último jogo, o glorioso Fluminense escala o jogador “Tartá”, cuja situação também estava “irregular”. Que fez o grande defensor da “letra fria da lei”, o Sr. Paulo Schmidt?? Denunciou o time das Laranjeiras ou, sendo seu vizinho (STJD fica para aquelas bandas?), vou comemorar o título junto aos torcedores do time carioca??????

  • Seiji

    Em se tratando de “Tribunais”, pode-se esperar de tudo. Entretanto, o texto “frio” da Lei, apesar do que acham (ou esperam,… rezam…) os defensores da “Nova Cariocada Fluminense”, da qual sou terminantemente contrário (pois é vergonhoso), irá remeter a análise da situação à questão de cunho jurídico (ou ao menos deveria assim ser): culpa e/ou dolo.
    O texto levantado às pressas pelo procurador do STJD, tipifica uma conduta imputada à incompetente diretoria lusitana, que trás no seu bojo, no núcleo incriminador, o elemento subjetivo do “dolo”, quando os fatos narrados tratam claramente de modalidade de culpa (negligência).
    Inexiste tal elemento subjetivo (dolo), o fato é atípico.

  • nrn

    senhor seu fruzin tem por direito disputar série b. lembra quando vcs cair para 3 divisão, nem se quer disputaram a 2 foram direto para a 1. viaja naum.

  • Anderson

    Joguem a Série B e subam pela porta da frente, não fiquem querendo jogar merda nas costas do Flamengo que aqui não é Portuguesa não e vcs ainda vão ter que pagar todo o tapete sujo de vcs de alguns anos atrás… é só o que falta mesmo, torcedor do Fluminense querendo falar o que é correto e o que é errado, querendo falar em justiça.. se o Fluminense subir fora de campo de novo todos os clubes irão boicotar esse timeco e os campeonatos que ele participar… quero ver jogar sozinho daí!!!

  • Robert

    Caro Tironi,
    sábado após jogo fla deu conta do andré santos e q perderiam 4 pontos. perceberam q caso ocorresse seria rebaixado e buscou solução: foi à lusa e ofereceu $$ (cartolas estão d saída pois acabou d ter eleições) e heverton jogou domingo p/ garantir q lusa perderia tb…o advogado do fla representa 2 casos, o resultado nem importa, deve apenas ser identico, p/ garantir fla!

  • lm_rj

    Tironi, a melhor fonte sobre o tema.
    Confira diretamente do blog do torcedor da Lusa, comentario 270 de 13/12/2013, 11:49
    link
    http://globoesporte.globo.com/sp/torcedor-portuguesa/platb/2013/12/11/que-porr-e-essa/#comments

  • -Casuismo deve ser o flu não ganhar nenhum clássico.
    -Casuismo sair da 3ª e vir p/ 1ª.
    -Casuismo deve ser o advogado da Lusa passar informação por telefone,mesmo tendo fax e ou email.
    -Casuismo deve ser o Cruzeiro pagar multa e a Lusa perder pontos.
    Não é casuismo é mera realidade o flu ser o 17º.
    Tira o casuismo e entra em campo a coincidência;coitada da Lusa vai sobra p/ela.

  • Marcus Berger

    Caros internautas,
    1. Por q cargas d’água o Flamengo iria escalar jogador irregular qdo sua situação no brasileirão JÁ estava determinada??? Fica claro portanto q NÃO HAVIA DOLO NENHUM por parte do Flamengo!
    2. FATO: Não há regulamento q diga que suspensão por expulsão NÃO seja automática!!! É regra até de FIFA! Isso aliás vem do art. 58 do RGC. QUANDO o julgamento decidir o número de partidas da punição o atleta cumpre *O RESTO* possivelmente faltando ainda a partir de então. No caso do André Santos isso NÃO foi o caso (punição por mais de um jogo), portanto o artigo se cumpriu normalmente (contra o Vitória, de fato). A forma do cumprimento da suspensão JÁ SE SABIA EM VIRTUDE do OUTRO regulamento que diz que deveria ser cumprido no brasileirão (art. 171, se não me engano). Esse é o ÚNICO cenário onde TODOS os artigos regulamentares são cumpridos em harmonia! E NÃO INTERESSA se houve precedência de aplicação desses artigos todos de outra forma! Por q? Porq PELO MENOS essa interpretação É SIM PLAUSÍVEL independente de como tenha sido aplicada antes.
    3. Se estamos presenciando incoerências entre regulamentos FIFA/Brasil, está na hora de MUDARMOS nossos regulamentos para colocá-los em harmonia; mas isso é para o futuro.
    4. VIRADA DE MESA POR DEFINIÇÃO é a alteração de resultados esportivos em virtude de se lançarem mão dos tribunais para tal!!! NÃO INTERESSA se *legalmente* fulano ou beltrano cumpriu a lei ou não, CARACTERIZA-SE a “virada de mesa” TODA VEZ que resultados esportivos acabem sendo alterados por tribunais, PONTO!
    5. Justiça E direito TÊM que serem AMBAS buscadas! Ou seja, SIM, regulamento SERVE E TEM QUE SER CUMPRIDO POR TODOS, sem dúvida! MAS JUSTIÇA TEM Q SER FEITA, PONTO! O Flu caiu “no campo”? Então q seja rebaixado! Independente de tapetão. É ABSURDO q resultados esportivos sejam mexidos quando fatores extra-campo simplesmente NÃO TIVEREM QUALQUER EFEITO na competição. Tudo bem, talvez o jogo da Portuguesa possa ter alterado alguma coisa na parte de cima da tabela, mas o caso do Flamengo CERTAMENTE não alterou NADA! Portanto, se houver condenação nesse último caso q seja feita via “multa”.
    6. Finalmente, que justiça e coerência é essa q se o Flamengo foi punido por uma expulsão na COPA DO BRASIL que sua punição seja feita no brasileirão????? Por coerência, o justo seria o regulamento do art. 214 ser cumprido através da eliminação do time da Copa do Brasil. Nesse caso, oras, como a competição JÁ TINHA SE ACABADO, o cumprimento seria feito NA PRÓXIMA competição. Portanto, que o Flamengo NÃO JOGUE a próxima Copa do Brasil.
    Enfim, elementos para a reflexão dos colegas internautas.
    Saudações do Canadá,

  • O que a mídia não divulga e nem ao menos comenta, a Portuguesa não está salvando o Fluminense na série A e sim salvando o Flamengo de descer para série B.

  • Ricardo

    Quantos comentários pífios!!…vao ler e estudar Direito e parem de criticar o jornalista com meros achismos!

  • Denis Rodrigues

    Como bem resumiu o Apolinho:

    Não tem ninguém a favor da Portuguesa e sim todos contra o Fluminense… e sem a menor cerimônia querem rasgar o regulamento, virar a mesa e salvar a Portuguesa!!!

    Quero que me respondam como seria o resultado final do campeonato após 38 rodadas sem que todos os clubes e jogadores cumprissem suas respectivas penas de suspensão.

    O Fluminense não tem culpa alguma que isto se deu na última rodada e que só tem como ser analisada após o encerramento do campeonato. Ocorrido este fato lá trás, ninguém estaria agora inventando teses conspirativas.

    Engrosso o coro do Apolinho, se não fosse o Fluminense a ser beneficiado pela inconseqüência da Portuguesa, ninguém estaria gritando que uma por exemplo Ponte Preta seria salva.

    A se confirmar o correto e previsível, só me resta dizer: VOCÊS VÃO TER QUE NOS ENGOLIR!!!

    Saudações tricolores!

  • MURILO

    Senhores, creio que estamos diante do seguinte impasse: o que é mais importante? fazer valer a lei ou fazer justiça? Um juri existe para que a justiça seja feita, baseada na lei. Senão não precisariamos de julgamentos nem julgadores. Bastaria existir a lei, ou seja quem matou já seria condenado pelo ato, independendo se foi acidental, em legitima defesa ou com intenção de matar. Assim creio que deve sim ser avaliado se houve a intensão dos clubes em burlarem a lei com a escalação dos atletas.

  • Eu sei que vocês não vão postar isso porque lhes faltam caráter. Mas na minha opinião o que estraga esse Campeonato são vocÊs que fazem essa impressa “SUJA” e “iMUNDA”, sem profissionalismo e sem tratar os fatos com seriedade. Estou enviando por Email e Bate Papos na internet sobre assuntos como “Falcatrua na Arbitragem em 1996” e “Virada de Mesa do Botafogo-RJ, Bragantino, Juventude e Botafogo-SP em 1999″… e advinha o que acontece ? Nada. Por que discurtir o assunto de forma imparcial é difícil para essa impressa mau caráter. Sem falar no “Caso da Irregularidade da Lusa e Flaflazetes” que insistem em dizer que o culpado é o Fluminense. Impressa suja e Imunda. Bando de Mau Caráter.

  • Leocant

    Prezado Tironi,
    me surpreende ver vc, que sempre me pareceu bastante equilibrado, ficar levantando hipóteses paralegais de forma a blindar a Lusa e o Flamengo de perderem os pontos por escalação irregular de jogadores. Podemos esperar isto de leitores e torcedores apaixonados e irracionais, mas não de um jornalista experiente e calejado. Se serve de consolo, pasmem, ele não é o único. Há uma série de formadores de opinião falando em tapetão, virada de mesa etc.
    Todos os times receberam, convalidaram e assinaram o dito regulamento. Agora, com a possibilidade de ser beneficiado, o Flu virou o vilão da estória toda, quando, de fato, vilões são as antas que cochilaram e escorregaram neste claríssimo regulamento.

    O STJD não julga moralidade, justiça, ética etc. Ele julga regulamento, para desespero destas agremiações juridicamente fracas e emocionalmente abaladas.

    Um abraço.

  • Tironi,
    O que me espanta é que só vejo comentários sobre a lusa, pobre lusinha, o cara só entrou no fim do jogo, ok… e o flamengo, ninguem vai falar nada, os caras erraram e ninguem nem uma linha, então tá, salve-se a lusa eu tambem apoio, mas e o flamengo, como é que fica, o próprio lance tem uma reportagem sobre a suspensão do andre santos desde a semana passada, é muita falta de vergonha mesmo.

  • alexandre

    bom dia, em cada esquina, escuto, mais uma vez arrumaram um jeitinho para ajudar o Fluminense, mais isso é uma grande mentira, poderia ser qualquer outro time. Como no Brasil tudo acaba em pizza, com certeza já esta praticamente definido o que acontecerá, essa turma de engravatados punirá os clubes Flamengo e Portuguesa ano que vem, continuando assim o Fluminense na série B. Penso que se fosse só a Portuguesa, ela seria rebaixada, mas como o Flamengo também está na mesma situação, eles arrumarão um jeitinho Brasileiro. O Tricolor está preparado para às duas situações, o resto é só especulação. Vai Fluzão.

  • carlos eduardo

    ara, eu fico impressionado como que as pessoas acreditam realmente no que a imprensa posta e saem xingando a Diretoria sem sequer se dar ao trabalho de pesquisar. As manchetes ficam soltando artigos isolados sem observar que toda decisão deve obedecer ao critério de prazo fixado pelo próprio Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), cujo art. 43 versa o seguinte:
    “Art. 43. Os prazos correrão da intimação ou citação e serão contados excluindo-se o dia do começo e incluindo-se o dia do vencimento, salvo disposição em contrário. (Alterado pela Resolução CNE nº 11 de 2006 e Resolução CNE nº 13 de 2006)
    § 1º Os prazos são contínuos, não se interrompendo ou suspendendo no sábado, domingo e feriado.
    § 2º Considera-se prorrogado o prazo até o primeiro dia útil se o início ou vencimento cair em sábado, domingo, feriado ou em dia em que não houver expediente normal na sede do órgão judicante.”
    Qualquer estudante de Direito do primeiro período sabe que prazo vencido em fim de semana ou feriado prorroga-se automaticamente para o próximo dia útil subsequente (como previsto até mesmo no CBJD).
    Então vamos lá, para todos os tricolores e vascaínos entenderem: decisão proferida na Sexta-Feira (06/12): exclui-se este dia da contagem (art. 43), ainda que a intimação dos clubes tenha se dado no mesmo dia.
    O dia seguinte e o posterior não contam (sábado e domingo), por força do art. 43, §2º do CBJD, pelo que a decisão adquiriu “coercitividade” ou obrigatoriedade de observância a partir de Segunda-Feira dia 09/12.
    Tal posicionamento é o mesmo do mencionado art. 133 do CBJD senão vejamos: “Art. 133. Proclamado o resultado do julgamento, a decisão produzirá efeitos imediatamente, independentemente de publicação ou da presença das partes ou de seus procuradores, desde que regularmente intimados para a sessão de julgamento, salvo na hipótese de decisão condenatória, cujos efeitos produzir-se-ão a partir do dia seguinte à proclamação. (Redação dada pela Resolução CNE nº 29 de 2009). Ambos os dispositivos combinados (43, §2º e 133 do CBJD) salvaguardam os clubes apenados.
    Alguém duvida de que os advogados de Lusa e Flamengo conheciam tal dispositivo?
    Agora preparem-se, pois alguns inconformados vão dizer “Ah! Mas todo campeonato possui jogos no fim de semana” Bla, bla, bla e bla! Sem conversa, a lei deve ser cumprida, inclusive no que tange aos seus prazos! Ou não é o que os tricolores andam dizendo?

  • Smith

    Certo, mas o André Santos já havia cumprido a sua suspensão contra o Vitoria-BA.
    Logo, nem era para estar nesse rolo!!!

  • caio natã

    Vamos levar pelo lado que ninguém deva cumprir a lei, o Fluminense perdeu Fred por 4 jogos e rebaixou por 0 pontos, igualou aos do Criciúma perdendo nos critérios de desempate. Então vamos refazer um jogo do Flu e escalar o Fred, já que a lei de nada vale.

    Vamos escalar Romário, Sávio, Ronaldinho Gaúcho e tantos jogadores que perderam jogos por punição em que seu time perderam ou empataram e o resultado poderia ser inverso em apenas um lance de genialidade.

    Já que a lei não é valida e “não houve transgressões”. Vamos todos escalar jogadores irregulares e mudar a história de todos os jogos e competições. Opa ae não ae ta errado, mas aqui ta certo.

    Vejo poucos jornalistas sábios e didáticos questionando a Lei e as Diretrizes, não vejo isso no Bom Senso, mas também eles estão apenas começando, não questionam o STJD, as regras, os deveres e os direitos. Apenas questionam o rebaixamento e a virada de mesa, AQUI VÁLIDA para salvar a LUSA.

    hipocresia ou baixa escolaridade, vai de cada um ter sua opnião agora formar tais opniões sem nexo axo triste mas é brasil e vamos ae CARNAVAL, CERVEJA, MULHER, FUTEBOL E HUEHUE para sempre!

  • Mauro

    Que a Portuguesa seja punida mesmo.

    Igual ao Cruzeiro, pague 10 mil e pronto. E seja feita a justiça.

    Até agora não me convenceu esse ligação do advogado, esse julgamento na sexta a tarde, o papel oficial que só saiu na segunda feira e daí que veio a tona tudo isso.

    Parem e pensem.

    Parem de acreditar em papai noel, isso foi tudo orquestrado. Garanto que se o Criciuma tb tivesse algum jogador nessa situação, eles iriam armar isso para ele.

  • Elder

    Engraçado é que quem posta nem se dá ao trabalho de ler, apenas julga de acordo com sua concepção. Vamos aos fatos: Flamengo e Portuguesa escalaram jogadores irregulares. Ponto. Mas onde diz na lei que tanto citam que a punição deva ser o máximo de pontos (uma vitória, ou seja 3 pontos mais os pontos conquistados no jogo)? Lá diz que é a pena MÁXIMA! O Cruzeiro foi enquadrado no mesmo artigo que Portuguesa e Flamengo e pagou multa! “mas a situação do Cruzeiro era diferente” Não importa se vocês querem aplicar a lei friamente sem interpretação, pois IRREGULAR É IRREGULAR de acordo com a lei, sem diferenciar o motivo.
    SRN

  • Alberto Americano

    É engraçado… Esse ano, quando o Flu foi rebaixado, todos discutiram os erros e acertos da diretoria como principal responsável por tal desastre, pois todos entendem que o clube era mais do que os jogadores que lá estavam jogando, era uma instituição em que as decisões tomadas pela alta cúpula, os investimentos, a organização, eram absolutamente essenciais e que selaram o destino do clube no campeonato brasileiro. Pois bem: a Portuguesa é claramente desorganizada com o funcionamento jurídico do clube, não investiu, enquanto instituição, pelo respeito às leis e à seriedade com que as regras são debatidas. Eu, como tricolor, vi 2005 sendo tirado da nossa mão quando suspenderam o Felipe por SEIS MESES por ele dar uma cotovelada que hoje daria no máximo alguns jogos de gancho. E ele tava jogando o fino em um time que também tinha o Petkovic em grande fase, sendo campeão carioca e chegando à final da Copa do Brasil. Cumprimos. No mesmo campeonato, dormimos líderes e acordamos na 6a colocação, após o cancelamento de DUAS VITÓRIAS nossas. Acatamos.Esse ano agora, perdemos, no mínimo, DEZ JOGOS com nosso capitão Fred por convocações e uma suspensão de 4 JOGOS! Agora pede-se que a organização e respeito do clube às leis (CLARAMENTE CITADA POR ESPECIALISTAS EM DIREITO DESPORTIVO COMO PRÉ-REQUISITOS ESSENCIAIS AO JOGO) sejam rasgados. Eu estou pouco me lixando para a “moral” que você prega. Moralismo, pra mim, é cumprir o que foi combinado antes do jogo. Inclusive respeitar o campeonato e agir seriamente para não desrespeitar a lei esportiva.

  • A verdade é que alguns colunistas , blogueiros e/ou comentaristas esportivos , especialmente os paulistas , estão fazendo uso do sensacionalismo e da chantagem emocional para manipularem a opinião pública. Fazer uso de expressões como ” o tapetão decidirá o campeonato brasileiro ” , ” começa a 39ª rodada do Brasileirão ” e outras só servem para conduzir as reflexões do tema para longe do cerne da questão. É como se a última rodada do Brasileirão não precisasse passar pelo crivo das verificações das práticas legais. E , por favor , nada mais fora de contexto do que fazer alegações do tipo “as decisões dos tribunais deveriam ser informatizadas ” ou ” no país tal funciona da seguinte forma…” . Isso é balela , não podendo ser tratado no caso “real” em questão. Que se trate de mudanças em outro fórum. O que os “analistas” de futebol queriam , que a promotoria se deparasse com a irregularidade e fizesse “vistas grossas” ? Indiciar não é julgar , mas sim levar uma questão à apreciação de um colegiado de juízes. Portanto não vejo o motivo de intensas críticas ao promotor.

  • Andre Luiz

    Gostaria de ver essa comoção tendo o Corinthians escalado jogador irregular e perdendo pontos estaria na segundona. Hipócritas malditos tirem por favor o microfone da boca de boçais como Mauro c Pereira e Antero Greco que pediram a exclusão do Corinthians da Libertadores por implorarem que a Comenbol seguisse o regulamento.

  • Igor Vieira

    Pelo amor de deus moçada.
    Em direito existe um instituto chamado jurisprudência, que é totalmente baseado nos COSTUMES.
    Se a Lusa e o Fla forem absolvidos, se criará um texto formal para que se sirva de exemplo nos próximos casos parecidos.
    Simplesmente qualquer clube poderá repetir o que Portuguesas e Flamengo fizeram. e sem achar que serão punidos

  • edisoncm

    fico sem palavras com o absurdo que querem fazer, como vamos justificar a não perda dos pontos? caso os pontos não sejam perdidos, como vamos punir os outros times que não seguiram a nova lei? será que o Corinthians vai aceitar perder os pontos para livra a Portuguesa? o Botafogo ficara feliz por ganhar e não levar a vaga na libertadores? o vamos criar uma nova lei só para a ultima rodada?
    acorda Brasil!!!!!
    #alusasefufu

  • André Luis

    Apesar de a cbf estar no Rio, quem a comanda são os paulistas (marin e del nero). Agora parem com essa babaquice de tratar a luza como coitadinha, vítima indefesa e mártir que ela não é nada disso, muito pelo contrário, visto que há poucos anos atrás ela junto com palmeiras e botafogo tentou instalar uma virada de mesa para não disputar a série b, segundo notícia do site da Folha de SÃO PAULO! Basta procurar no site da folha que você vai ver. E parem de demonizar o fluminense que não tem nada a ver com esse assunto e inclusive sua diretoria já está planejando a temporada 2014 com a disputa da série b!! E, pelo que estou acompanhando do noticiário, se o stjd der ganho de causa à luza, haverá uma forte possibilidade de ser o CORINTHIANS o rebaixado para a segundona, o que seria irônico já que o advogado da luza foi emprestado pelo CORINGÃO… Tem que parar com essa atitude imbecil de a maioria dos clubes brasileiros acharem que podem fazer o que bem entender em relação as regras do esporte achando que nunca vai dar em nada!! Taí: fizeram merda e vão ter que pagar!!! Se fossem mais profissionais e inteligentes como todos os dirigentes do futebol paulista gostam de se gabar que são, nada disso teria acontecido e o fluminense disputaria a série b numa boa como deveria, inclusive. Agora o desfecho é: a luza cai e o fluminense fica, ou a luza e o fluminense ficam e o CORINGÃO cai para a segundona. Ou o mais provável como você mesmo diz não cai ninguém mas com a série a não com 21 mas com 24 times!!! Tudo culpa desse clube, a “coitadinha” da luza que vocês insistem em defender!!! Portanto parem com esse discurso babaca e hipócrita e deixem a luza cair para a segundona que por essa atitude imbecil e irresponsável de seus dirigentes tem mais e que se ferrar para aprender a agir com mais inteligência e profissionalismo e sem esperar que alguém passe a mão na sua cabecinha como uma criança que faz algo errado e tenta se livrar do castigo se fazendo de vítima!!! Ah, antes que vocês insinuem, não torço pelo fluminense!!!

  • Marcelino Lanes

    Não posso entender alguns argumentos que tenho lido do tipo: não sabiamos, nosso advogado nos passou informa,etc.Entendo que a virada de mesa no ano de 2000 não justifica o não cumprimento das regras no atual campeonato,pois o não cumprimento das regras constitue em uma virada de mesa na mesma magnitude,não podemos justificar ou corrigir um erro do passado cometendo um novo erro,com a desculpa que o fluminense PAGUE a serie B.Seria uma verdadeira caça as bruxas pois na historia recente do futebol brasileiro existem varios clubes tão devedores quanto.Os discursos inflamados por justiça constituem uma grande injutiça com todos os clubes que seguiram a lei. Absolver o Flamendo e a Portuguesa não seria pumir o Fluminense mas sim punir o campeonato e a leis que garantam sua lisura.

  • jorge ferreira

    Tirone, boa noite! No Brasil existe uma lei que proíbe você de beber e dirigir, mas se você fumar maconha ou cheirar cocaína você bote dirigir à vontade. Gosto de beber, e sabendo que um vizinho viciado pode pegar o carro a qualquer hora chapado ou não,e isso me incomoda. Mas não me dá o direito de pegar meu carro e dirigir alcoolizado, pois as regras são para quem bebe alcoolizado. Se me acho no direito de dirigir, devo de algum modo tentar mudar essa lei e não transgredi-la cometendo tal crime. É assim também com o regulamento do futebol, se as regras são injustas ou não, cabe aos clubes contesta-las, mas não transgredi-las. Fico aqui pensando se caso o Fred, por um erro do departamento jurídico do Fluminense ao invés de cumprir os 4 jogos de suspensão que lhe foi dado justamente pelo mesmo tribunal,ele cumprisse apenas 3, mesmo que por míseros 12 minutos; e que nesse jogo, o Fluminense, ao invés de perder,como foi o caso, ganhasse a partida,e que o fizesse escapar do rebaixamento, o que estariam fazendo agora os clubes prejudicados?. Quanto a campanha do Fluminense, realmente é de se lastimar, mas acredito que é tão miserável como todos os 8 últimos da lista, ou você acha que 3 pontos de diferença num total de 120 disputados credencia alguém a dizer que foi melhor que o outro?

  • Rodrigo

    Caro Tirone,

    É de se admirar que você, conhecer de futebol, de leis desportivas fale em 39ª rodada. O Fluminense , como bem citou o companheiro acima é vítima da casualidade, o 17º colocado poderia ser a Ponte , o Vasco… Mas é o Fluminense! Precisamos mostrar de uma vez por todas que o caso é lei , que existe sim para ser cumprida! Fica o Fluminense na série A e cai a Portuguesa, como poderia ser ao contrário! Fale-se muito em defesa dos pobres e oprimidos, caso da Lusa um time de pouca torcida, mas a faca precisa ser de dois gumes e o peso jamais deve ter duas medidas. Dizem que se fosse em situaçao contrária, que o Fluminense nao seria denunciado…Achismos para tapar o sol com a peneira e beneficiar o “nao sabia, nao tive culpa”. Lei é para ser cumprida! Se eu matar alguém , preciso pagar por isso! Idiotismo a parte achar que tudo nesse país deve ficar impune!

  • Rodrigo

    Acho q num país onde todos cobram uma aplicação mais rigorosa da lei, ela deveria ser cumprida em todos os ambitos da justiça. Talvez fosse mais justo q o Fluminense fosse pra 2ª divisão por causa de sua campanha pifia. Alias, Portuguesa e Flamengo conseguiram dentro de campo se safar do rebaixamento. Mas a lei é a lei, e esta aí pra ser cumprida. Num país onde a corrupção e a violencia imperam, as leis deveriam ser melhores aplicadas. O Fluminense nao tem nada ver com isso, mas Portuguesa e Flamengo pecaram na sua propria incompetencia. Depois nao adianta nada nos ficarmos falando: “Ah lá na Inglaterra, Espanha, Italia, EUA… la sim a lei é aplicada.”

  • Cleber Gomes

    O Flu pagou o advogado da Portuguesa para fazer M. Também pagou o do Flamengo para fazer a mesma coisa? O Flu é sinistro né!

  • Se o Flamengo e a Portuguesa não perderem os pontos, acabou-se o antidoping, vale tudo! Façam o que quiserem tá tudo liberado! Sorte do Flamengo que a Portuguesa também errou, senão quem caía era ele….

  • Markinho Fluriqui

    Até na África os regulamentos são cumpridos, no mundo todo é assim, aqui é essa babaquice de quererem a todo momento bular o regulamento.

    http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2013/09/12/cabo-verde-e-eliminado-por-escalar-jogador-irregular-e-tunisia-avanca.htm

  • Bem,se o cruzeiro time grande pagou 10 mil de multa com um jogador inregular. A portuguesa se tem um jogador inregular na ultima partida, e mesmo assim acho que ela poderia ter o jogador em campo. Entao ela deveria s ser multada como o cruzeiro foi, mais so’ pagando a metade, por ter menor recursos… pois tirar dela quatro pontos alem da multa e’ um erro, pois docruzeiro nao se tirou nada. E outra tirar quatro pontos da lusa para deixala nesse momento abaixo dos pontos do flu…. e o fim de tudo. E outra , vai acender a chama das cobrancas dos gastos bilhionarios da copa e nao com a saude destes dinheiros e vai ate’ respingar na politica . Vai com essa chama acender tudo no ano que vai. E o pior e’ que isso tudo pode acontecer so’ pra salvar o flu e srn. Fui

  • marcelo conrado

    Quem está por trás disso tudo é o Flamengo. Depois que tomou conhecimento da burrice que fez logo tratou de arrumar outros bodes expiatórios porque sabe que vai perder pontos. Ao perder pontos seria ultrapassado pelo Fluminense e iria pra série B. Como a Lusa é clube de porte médio pra baixo estava aí a vítima pra assumir o lugar do Flamengo que, ainda por cima, jogou sua torcida desinformada pra cima do Fluminense. O mundo seria melhor sem esse lixo do Flamengo.

  • Bem,se o cruzeiro time grande pagou 10 mil de multa com um jogador inregular. A portuguesa se tem um jogador inregular na ultima partida, e mesmo assim acho que ela poderia ter o jogador em campo. Entao ela deveria s ser multada como o cruzeiro foi, mais so’ pagando a metade, por ter menor recursos… pois tirar dela quatro pontos alem da multa e’ um erro, pois docruzeiro nao se tirou nada. E outra tirar quatro pontos da lusa para deixala nesse momento abaixo dos pontos do flu…. e o fim de tudo. E outra , vai acender a chama das cobrancas dos gastos bilhionarios da copa e nao com a saude destes dinheiros e vai ate’ respingar na politica . Vai com essa chama acender tudo no ano que vai. E o pior e’ que isso tudo pode acontecer so’ pra salvar o flu e srn.

  • Markinho Fluriqui

    Sou do tempo que ainda se respeitavam normas, regras e regulamentos. Que se temia pais e professores… onde, velhos, autoridades e policiais eram respeitados. Hoje tudo isso virou utopia, o que vemos por ai é filhos matando os pais, policiais sendo trucidados por se envolverem com o crime, pessoas com idade avançada sendo excluídas da sociedade como se fossem parasitas. Cara, um país que as regras são ultrajadas, deixadas de lado pra favorecer fatores escusos, dando valor aos influentes e desmerecendo o princípios básicos de honestidade, nunca será de 1° mundo.

  • jorge ferreira

    Tironi, boa noite!No Brasil existe uma lei no qual você não pode beber e depois dirigir,porém se você usar cocaína ou maconha você poderá dirigir, quer coisa mais absurda, porém isso não me dá o direito de beber e alegar que se pode consumir outras drogas não acontecerá nada, então beber pode? Estou confuso, pois lembro que o Fred foi suspenso por 4 jogos neste campeonato, mas se por incompetência do corpo jurídico do Fluminense, ele cumprisse apenas 3 jogos, se ele entrasse e jogasse apenas 12 minutos e neste jogo ao invés de perder, como foi o caso, o Fluminense ganhasse e consequentemente não cairia, você acha que o Fluminense deveria ser punido? e assim como o Fluminense, os 7 últimos colocados fizeram campanhas miseráveis e por isso esse imbróglio, se fosse Náutico ou Ponte estaríamos todos de acordo em punir os dois.

  • DARCY

    O problema,na verdade, é entre Portuguesa e flamengo.Se a Portuguesa não tivesse sido denunciada quem seria rebaixado seria o rubro negro.Eles jogaram no sábado à noite e quando viram a mancada que deram ao colocar o “fora de jogo”André Santos,no jogo, tiveram que arrumar um jeito de outro time perder pontos também.E o escolhido foi a Lusa que tinha tido jogador suspenso na 6ªfeira.Simples assim.
    Se a lei não for respeitada a partir do ano que vem não HAVERÁ MAIS JOGADOR EXCLUIDO DO JOGO POR EXPULSÃO OU SUSPENSÃO.Vai virar mais bagunça do que já é!!!!!

  • luiz Gottschall

    Tironi, o brasileiro tem 38 rodadas, todas valem a mesma coisa! O regulamento foi assinado por todos os envolvidos para participarem.
    Flamengo e Portuguesa erraram feio no cumprimento do regulamento, com isso fica entre os dois a briga de quem receberá maior punição.
    Um procedimento normal da CBF todos os dias após a conclusãod a rodada. Com isso verificaram a irregularidade.

    Se você tem ódio do Fluminense, não deve trazer para seu Blog, o Flu só ficou naquela posição por ter ganho seu último jogo com gol aos 38 minutos do segundo tempo e também só ficou naquela posição porque uma bandeirinha não deu um impedimento com 2 mestros de erro!! Dois metros!! E vc comentou o que sobre isso?

    Outra coisa, o Fluminense está nesta posição por culpa da CBF que convocou 3 jogadores nossos para a seleção sem paralizar o campeonato, como é feito na europa. Bastaria ganhar um ponto a mais que nem nesta confusãod e zona estaria. E isso foi justo?

    Vc vibrou muito com os gols de FRED na Copa das Confederações!! Criciuma, Vasco, Fra, Portuguesa, Inter Ponte preta cedram quantos para a Seleção Brasileira?

    Saudações

  • luiz Gottschall

    Tironi, o brasileiro tem 38 rodadas, todas valem a mesma coisa! O regulamento foi assinado por todos os envolvidos para participarem.
    Flamengo e Portuguesa erraram feio no cumprimento do regulamento, com isso fica entre os dois a briga de quem receberá maior punição.
    Um procedimento normal da CBF todos os dias após a conclusão da rodada. Com isso verificaram a irregularidade.

    Se você tem ódio do Fluminense, não deve trazer para seu Blog, o Flu só ficou naquela posição por ter ganho seu último jogo com gol aos 38 minutos do segundo tempo e também só ficou naquela posição porque uma bandeirinha não deu um impedimento com 2 metros de erro!! Dois metros!! E vc comentou o que sobre isso?

    Outra coisa, o Fluminense está nesta posição por culpa da CBF que convocou 3 jogadores nossos para a seleção sem paralizar o campeonato, como é feito na europa. Bastaria ganhar um ponto a mais que nem nesta confusãod e zona estaria. E isso foi justo?

    Vc vibrou muito com os gols de FRED na Copa das Confederações!! Criciuma, Vasco, Fra, Portuguesa, Inter Ponte preta cedram quantos para a Seleção Brasileira?

    Saudações

  • Jorge Robert

    Caro Tironi: O sentimento de pena ou dó, para até premiar incompetentes na gestão de futebol dos Clubes, em cumprimento de leis e regulamentos, só serve para colocar fogo na palha e, caso existam beneficiados por culpabilidade dos infratores, colocar estes contra todos aqueles que não gostem dos possíveis beneficiados. Isto não é ético. Se o problema fosse no meio do campeonato, a imprensa e os contras ao cumprimento das leis, ou seja, todos que gostariam de virar a mesa. não pensariam e não “achariam” desta forma. A lei é para ser cumprida. O que aumenta ou diminui penas, são os agravantes e atenuantes estipulados na lei e não os axômetros. Por causa dos axômetros temos muitos bandidos atuando em todos os setores quando deveriam estar presos. Pena que muitos da imprensas pensem e falem com axômetros e não com o rigor da lei. Nosso Brasil esta um lixo ético e moral muito por conta destes axômetros. Pena!

  • Luiz Carlos

    O que existe por trás de toda essa defesa, por parte de segmentos da imprensa, da Portuguesa? Só se fala em Portuguesa. E o Flamengo? Ambos descumpriram a lei. Futebol se ganha em campo e fora dele também. É inaceitável um clube participar da série A, elite, e cometer um erro primário, grosseiro. De onde se conclui que futebol também se ganha fora de campo. A Portuguesa não soube fazê-lo. Mudar a regra do jogo, alegar que o clube não agiu de má fé, neste caso é até bem provável, mas o que importa? Lei é lei e deve ser cumprida. Ainda este ano vimos maus políticos envolvidos no escândalo do mensalão sendo presos, protestos em vários pontos do Brasil, enfim, mudança tímidas mas tudo isso já é um começo. Mas, lamentavelmente, ainda existem segmentos que não aceitam essas mudanças. Deixar de punir a Portuguesa e o Flamengo vai contra essas mudanças e muitos não querem que elas aconteçam. Deixar de punir ambos os clubes será o fim do STJD e o início da abertura de um precedente grave, pois, doravante, qualquer clube que for punido alegará que não o fez com má fé. Como bem disse o brilhante comentarista de rádio, APOLINHO, “…a lei é pra ser cumprida…o resto é história do boi tá tá…”. Siga-se o exemplo, pois se assim não o for está confirmada uma verdadeira virada de mesa.

  • andre

    SEM CREDIBILIDADE PARA QUE 38 RODADAS SOMENTE PARA SABER O CAMPEÃO POIS PARA O REBAIXAMENTO FICA PARA QUE O STJD DESCIDA NA 39 RODADA , RODADA DO REBAIXAMENTO.

  • marcos

    Boa!!
    Nao sou tricolor!!!
    No meu entendimento a portuguesa e o flamengo nao estao perdendo os pontos sumariamente, ou estao!!??
    Vai haver um julgamento com amplo direito de defesa para ambos, estou falando besteira??!!
    A corte vai decidir se pune ou nao pune, de acordo com os fatos apresentados pelas partes, essa conversa de justiça ou injustiça entra no campo da filosofia.

    “Num mundo ideal não teríamos leis, bastariam-nos os 10 mandamentos.”
    Gustavo albuquerque

    A respeito da posiçao do fluminese, acho que qualquer outro clube que estivesse no lugar dele, ficaria feliz com o nao rebaixamento, se isso vier a acontecer.

    Abraço a todos!!
    Marcos

  • José

    É triste o que estão fazendo com a Associação Portuguesa de Desportos: Querer rebaixa-la para série B, para favorecimento ao Fluminense que todos nós sabemos, é lamentável, não fere apenas o clube, mas toda colonia portuguesa, com esta injustiça, que empobrece cada vez mais o sofrível futebol brasileiro. Precisamos de um Brasil com mais ética e credibilidade

  • Carlos Porto

    A lei é para todos, a Portuguesa infelizmente sabe se lá por que colocou em campo um jogador que não poderia, estar por “SUSPENÇÃO DO STJD”. Seja, falta de comunicação entre advogado e clube, pode ser!!! falta de preparo do próprio clube, também pode ser!!!! seja qual for o resultado do julgamento do jogador tudo esta disponível no site da CBF, com apenas alguns cliques terás o resultado exposto na sua tela. Tudo bem, o clube confiou no advogado que errou, pode ser tanto que o cara foi demitido, mas e quanto ao erro o que a lei diz em caso de descumprimento? PERDA DE 3 PONTOS COMO PUNIÇÃO E MAIS OS PONTOS ADQUIRIDOS NO REFERIDO JOGO neste caso mais 1. A posição em que o clube terminou o campeonato é que esta em questão, pois se o mesmo estivesse fosse 9° colocado nada demais mudaria, mas como implica em rebaixamento e com o Fluminense na reta a coisa deve mudar?

  • Francisco

    Caso a Portuguesa não seja condenada, isso abrirá precedentes absurdos para que qualquer coisa que vá contra a Lei possa ser argumentada com “não havia intenção de burlar a lei” ou ainda “foi sem querer”.
    No cotidiano não é assim, porque no esporte seria?

  • Roger

    se fosse na segunda rodada ninguem falaria nada ,como foi na ultima teria que ser diferente?

  • alexandre lima

    um bêbado que nunca dirigiu, não tem intenção de matar, mais se pegar um carro e sair dirigindo a chance de acontecer é grande, então vamos deixar ele dirigindo porque a vida toda não cometeu deslise nenhum! é pra isso que as leis ou normas servi para punir os infratores, ou não!!!

  • rafael

    O maior prejudicado é o torcedor. Pagamos caro pelos ingressos ou pelo pacote premiere para presenciar este circo que na verdade é um jogo de interesses. Se trata de mais uma manobra suja para beneficiar o Fluminense. Resultado é obtido dentro de campo e fim de papo. Se não houve dolo no caso da Portuguesa não deveria nem ser cogitada a peda dos pontos. Dê uma multa e vida que segue.

  • James Leal Borges

    Mais uma vez, independente da decisão do STJD, teremos ações na justiça comum que resultarão numa alteração no formato do Brasileirão em pleno ano da copa do mundo. Não importa quem está certo ou errado, mas será que se fosse o Corinthians ou o Flamengo quem acabasse rebaixado haveria alguma denúncia de irregularidade ao tribunal esportivo?

  • Rodrigo

    Estamos abertos para melhoria das leis e regras do futebol………A partir de 2014.
    Todos ja assinaram e concordaram com as do brasileiro 2013.
    O choro e livre !
    Vai Brasil ! Pais do “jeitinho”.
    Digno do terceiro mundo !
    ST

  • Carlos Souza

    Prezado Tironi,

    Não entendo a razão do termo 39a rodada do campeonato, a não ser que você considere que o regulamento exista somente entre a 1a e a 37a rodada do campeonato. Eu pelo menos não vejo outra forma de se julgar os fatos ocorridos na última rodada.

    Se a campanha do Flu foi tão miserável, então não entendo a razão dos 4 pontos levarem a Lusa para a zona do rebaixamento, mesmo com uma boa campanha.

    O Fluminense estava pronto para jogar a série B e não tem culpa se a Lusa escalou um jogador de forma ilegal. Não há embate entre Lusa e Fluminense, mas entre Lusa e o tribunal. O fato do Fluminense ser o 17o colocado do campeonato é um mero casuismo …. Poderia ter sido qualquer outro clube.

    Outro ponto lamentável é que depois de anos justamente na última rodada dois clubes escalam jogadores em situações teoricamente irregulares, isto apesar do próprio Lancenet ter feito um artigo na sexta-feira (06/12) dizendo que André Santos estava suspenso, ou seja, era uma informação de domínio publico.

    Sds,

    Carlos Souza

MaisRecentes

‘Isso aqui é Flamengo’



Continue Lendo

Treinador x Jogador



Continue Lendo

Pressão represada



Continue Lendo