Cruzeiro será campeão sem ser “guerreiro”



Ser guerreiro virou a maior virtude de um time de futebol no Brasil. Torcidas adoram chamar seus times de “guerreiros”. As vitórias são batalhas contra tudo e contra todos, contra “muita gente que não acreditou e que falou demais”, como gostam de dizer os boleiros após a conquista de um título.

O carrinho raçudo na lateral agora provoca comemoração como se fosse de um gol. Na copa de 2010 a Seleção de Dunga foi abraçada por esta ideia em campanha publicitária que mostrava os jogadores vestidos em armaduras medievais. A melodia de “Sorte Grande” famosa na voz de Ivete Sangalo, (“Poeeeira, levantou poeira”) se transformou em “Guerreiroooos, time de guerreiros…”

Pois o Cruzeiro, campeão brasileiro de 2013 com sobras, não é nada disso. O incrível time comandado por Marcelo Oliveira abre mão de ser guerreiro para jogar bola. E muito bem. Estraçalha adversários com um futebol rápido, ofensivo, de troca de passes e jogadas ensaiadas. Busca o gol o tempo todo, não à toa tem o melhor ataque da competição. Se vencer o Grêmio hoje, terá batido TODOS os adversários na competição. Jogando bola.

O Cruzeiro, enfim, não precisa ser guerreiro para ser o melhor disparado. Isso é ótimo para nosso futebol. Ter como principal característica “ser guerreiro” faz com que o “jogar futebol” seja apenas um detalhe. E vale lembrar que, quando ser guerreiro não funciona, a torcida é a primeira a mudar a letra da música, mas usar a mesma melodia: “Vergonhaaaaa, time sem vergonha!”



  • Jose Luiz Barros dos Santos

    Caro Tironi,eu não escrevo para nenhum colunista ou comentarista porque na realidade so gosto de ver ou ouvir a opinião de vocês,porem eu não concordo com algumas coisas,por exemplo no lance do dia13 você disse que é dor de cotovelo das pessoas que dizem que o cruzeiro será campeão porque os rivais bobearam porem eu concordo porque se você fazer uma analise bem friamente você vai concordar veja os jogadores que fizeram sucesso em outros clubes agora estão no cruzeiro não poderiam ter voltado a estes clubes é porque eles bobearam e o cruzeiro foi busca-los o Dedé não quis ir jogar no Corinthians,porque eles bobearam, o Julio Batista, o São Paulo bobeou em não traze-lo e assim por diante com grande parte do elenco do cruzeiro,eles foram eficiente e os outros não e durante o campeonato houve queda de rendimento de quase todos os partipante com raras excessoes tudo porque eles bobearam,teve jogos que os adversários jogaram melhor,mas bobearam ai………… um abraço.

  • marcos Antonio Esteves

    Edu Tirone,voce acerto em quase tudo ,voce glaucio voce e meio ditado tenta se impor uma verdade ,achando que enterder alguma coisa,no cruzeiro nao existe jogador mediano,sim craques como dagoberto que foi quatro vezes campeao willin ja foi campeao o fabio um do melhor do brasil,dede zagueiro da seleçao ele e simplesmente mil vezes melhor do que lendro euzebio , gum.Voces tricolores foi a maior berraçao que surgiu, no futebol brasileiro,foi campeao porque o juiz sandro meira ricty ,a rumou um penalti de ronaldo no gil voce lembra ,que favoreceu o fluminense, isto voce esqueceu,voces dever a serie b,continuando sobre o cruzeiro ,termos lucas silva ,que fazer lembra bastante o pizza ,termos o niltom regantou seu futebol de raça que foi muito injustiçado no vasco,aqui nos respetamos os jogadores como ser humano, eter mais ricardo gulart ,encontramos no goias troxemos julio bastista de nivel de seleçao,termos o ceara que ja foi campeao brasileiro e libertyadores , mundial ,que voces nao ter esse titulo ,o fluminense nao campeao da libertadores saber porque por nao ter juiz amigo.glaucio hupar essa .

  • Concordo com tudo Tirone, claro que o time tem raça, entrega, nenhum time se dá bem sem ter raça, mas o importante mesmo é o TALENTO, e isso o Cruzeiro tem e sempre teve em quase todos os seus melhores times da história, somos sim o time da técnica e do talento, e um pouco também da raça, e disso nós temos muito orgulho.

  • Adilson

    É lamentável ler alguns posts e comentários dizendo que este campeonato foi facil por isso ou aquilo, ou que o time não tem qualidade ou é mediano… enfim, eu peço apenas que vejam os VT (reprises dos jogos).
    O Cruzeiro demonstrou em campo entrosamento, qualidade de passe, jogadas ensaiadas, elenco no banco para repor o time.
    Tem que lembrar que o time manteve-se CONSTANTE. O time foi capaz de se manter mesmo sabendo que teve jogadores lesionados e foram recuperados, jogadores suspensoes por cartoes e brigas, houve contrataçoes e desfalques, cansaço pois tambem jogou ate o meio do ano a Copa do Brasil… o time manteve-se CONSTANTE. Isso é o mais incrivel neste time.
    Nao foram vitorias de 1×0, maioria das vitorias foram CONSISTENTES E MUITAS VIRADAS DE JOGO. Enfim, comentar e falar bobagem todo mundo pode.

  • Carlos Leite

    em resposta ao Glaucio:

    1) a seleção do Felipão já está formada desde a Copa das Confederações e sem dúvida o E.Ribeiro, o Dedé, Fabio teria lugar no grupo dessa seleção atual, mas é opção do treinador;

    2) vc diz que nenhum time se organizou pra esse campeonato? e que culpa o Cruzeiro tem?

    vc perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado, Florzinha…

  • É brincadeira o que a gente lê, o Cruzeiro sem nenhuma dúvida é um time equilibrado, forte na marcação (o que a maioria chama de time guerreiro), ou seja, time bem treinado que sabe recompor a defesa quando precisa e fortíssimo no ataque, quanto aos craques, está cheio, o problema é que não é time do Rio e São Paulo, se fosse o Everton Ribeiro, Lucas Silva, Nilton, William, Ricardo Goulart e o Fábio (é até covardia falar do Fábio) já estariam sendo colocados na Seleção há muito tempo, a diferença deste ano é que o Cruzeiro joga e faz gols, diferente dos últimos campeões de 1 x 0 dos últimos anos.

  • Jorge Luiz

    Meu caro Glaucio, cale a boca! O meu Cruzeiro é Tri-Campeão, pois a diretoria fez um trabalho competente, e eficiente, trouxe atletas jovens com potencial, assim como trouxe jogadores experientes que ja ganharam alguma coisa, fora os jovens da base que subiram, seus problemas e que quando fazem uma campanha mediana a CBF vem com aquela mãozinha nas costas e ajudam vcs do Eixo : Rio-São Paulo, o que vcs não aguentam ver, é um time de Minas, jogando muita bola, com menos patrocinio, menos arrecadação e SEM AJUDA da CBF, toma vergonha na cara rapaz e lembre-se que vcs devem a SERIE C e B, então paguem a conta 1º e depois tenha nexo pra comentar.

  • Glaucio

    Concordo com vc quando diz que o Cruzeiro será campeão “com sobras”! Mas essa sobra se deve ao fato de que nenhum outro time, repito, nenhum outro time jogou absolutamente NADA nesse campeonato. E nesse pacote incluo, com muita tristeza, o atual campeão e meu time do coração, o FLU, ao qual o senhor faz indireta menção em seu comentário tendencioso e clubístico! Mas tudo bem! Não me surpreende! Mas agora me responda caro blogueiro: Quem é o jogador sensação desse campeonato, ou melhor, desse Cruzeiro devastador que vc pinta? Certamente a resposta será: Eweton Ribeiro, ou melhor, dirá vc que é CONJUNTO do Cruzeiro. Podem até ser corretas suas respostas, mas aí eu emendo outra pergunta: E por que esse timaço do cruzeiro não tem nínguem, a não ser seu péssimo zagueiro Dedé – que já era convocado antes, quando ainda no Vasco, na seleção? E eu mesmo respondo: É por que não tem nínguem nesse Cruzeiro que seja jogador de seleção. Nem mesmo o Ewerton Ribeiro! Despeito, dirá vc! Mas aí eu reafirmo o que já disse e concluo. O Cruzeiro só vai ganhar esse campeonato com sobras por que se organizou e dedicou-se integralmente ao mesmo, coisa que NENHUM outro time fez. No mais, é um time mediano e com jogadores igualmente medianos. Ou vc vai me dizer que o Egídio, por exemplo, que não vingou em time nenhum, do dia pra noite virou o Roberto Carlos, e o Ewerton Ribeiro virou o novo Tostão?! Comentar encima de resultado é muito facíl meu caro! Menos, bem menos!!! ST

  • João Paulo

    Absolutamente excelente este post.

  • Discordo completamente de você, o time do cruzeiro é guerreiro sim, não se acomoda, treina todos os dia nesse sol de deserto em MG, somente quem acompanha pode te dizer melhor, pois bem além de guerreiro joga um futebol que me admira, joga pra frente, tem jogadores técnicos e outros Guerreiros como Nilton, e seus laterais, jogadores técnicos no meio e na frente.
    Então é um time de Guerreiros que sabem jogar futebol bonito e se tiver algum time que não foi batido pelo cruzeiro levantem a mão rsrrsrrss

  • mario

    parabens ao Cruzeiro , para mim a melhor qualidade desse Cruzeiro é mostrar que não precisa ser retranqueiro para ganhar o brasileirão .

  • GUILHERME

    Parabéns, Tirone. Sinceramente, em todo esse tempo do campeonato brasileiro, e em meio a tantos comentaristas, profissionais ou leigos, não vi até hoje um comentário tão coerente e maduro como esse seu, sobre futebol guerreiro e futebol talento, e infelizmente, o nosso Brasil está se afundando vertiginosamente no tal futebol guerreiro que, diga´se de passagem, é horroroso. Estamos perdendo a velha e brilhante arte de praticar futebol, o dinheiro e a fama com títulos estão valendo mais. É triste isso.

MaisRecentes

E se der tudo errado?



Continue Lendo

Muita calma com Rueda



Continue Lendo

Muitos jogadores, nenhuma ideia



Continue Lendo