Como pensa o presidente da nossa “liga”de futebol



No próximo dia 12 de outubro o público brasileiro poderá assistir ao vivo, pela primeira vez, uma partida entre times da NBA. Será no Rio de Janeiro o amistoso de pré-temporada entre Chicago Bulls e Washington Wizard. Vamos supor que o desgaste por estes jogos seja grande e que o Chicago Bulls, por isso, faça uma campanha muito ruim no campeonato. O executivo da Liga, David Stern, virá a público, então, e dirá: – O Chicago Bulls viajou porque quis.

Você consegue imaginar esta cena, leitor?

No Brasil não estamos em pré-temporada mas no meio dela e a CBF não tem o menor interesse muito menos capacidade em divulgar o Campeonato Brasileiro pelo mundo. Tirando isso, o restante da história contada acima foi exatamente o que aconteceu. Ao ser perguntado sobre o nosso absurdo calendário que esmaga e limita nossos clubes José Maria Marin soltou: – O São Paulo viajou porque quis, se referindo à excursão feita pelo clube do Morumbi para enfrentar Bayern, Benfica, além de disputar um torneio no Japão.

Isso dá a dimensão da importância que o principal dirigente do nosso futebol dá aos nossos clubes e ao nosso principal produto, o Campeonato Brasileiro. Como o São Paulo (poderia ser qualquer clube) viajou porque quis, então tudo bem encavalar quatro jogos em uma semana depois. Não importa o quanto isso atente contra o produto ou seu participante.

Como o único esboço de liga do futebol brasileiro morreu com a implosão do Clube dos 13, não há mais nenhuma entidade que represente nossos clubes. Assim, este papel cabe à CBF, que tem como principal nome Marin. Quem tem um “executivo da liga” assim, não precisa de inimigos.



  • Ainda tem o seguinte: o SPFC viaja, perde datas e, consequentemente, prejudica terceiros. No caso o Náutico e Criciuma. O futebol brasileiro tem gestão 100% amadora!

  • Fabio Silva

    O pior de tudo isso e ver hoje o Sr. Andres criticando a administração da CBF sendo que ele, a mando da própria CBF desmantelou o Clube dos 13 para ganhar um estadio de futebol.

  • Anderson

    Não acho que tal atitude é só do Marin não… acho que ninguém que estivesse no lugar do Sr. Marin faria diferente do que foi feito. Esta mentalidade de “dane-se os clubes” é da CBF como um todo.
    A CBF tem um produto que ela vende e muita gente embolsa dinheiro com ele que se chama Seleção Brasileira.
    Ela só dá importância a alguma forma de ganhar dinheiro usando a seleção.

  • DECIO GUILHERME DE BARROS

    COMO DISSE O ALEX, QUEM MANDA NO NODDO FUTEBOL É A GLOBO!!! A CBF FAZ OQUE A GLOBO QUER!!! E OS CLUBES FAZEM OQ A CBF QUER PQ GOZAM DO DINHEIRO DA REDE GLOBO!!! E ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE!

  • Zico

    Como tudo no Brasil tem o famoso jogo de interesses, aqui tudo que se faz é pra beneficiar a si próprio, e nunca um ´´bem em comum“!!

  • Jocinei

    A CBF e as federações não fazem nada pelos clubes , menos ainda para os pequenos clubes que estão a beira da falencia pelo calendario , que faz os clubes menores jogarem por 3 meses apenas , mais os clubes não fazem nada ,dizem amem para as Federações e CBF , então nãopodem reclamar , eles tem que se mobilizar .

  • Mario

    os clubes e seus dirigentes como o SPFC apoiam o Marin então q aguentem essa reliquia da ditadura.

    clube dos 13 teve 20 anos p/criar a liga e não fez , só servia para pagar salario ao Fabio Koff e ser avalista de emprestimos , esperar alguma coisa dele é o mesmo esperar a CBF mudar da agua para o vinho.

  • Rodrigo

    Bem, realmente o São Paulo “viajou porque quis”, afinal ninguém forçou o clube a nada, foi algo de livre e espontânea vontade e tendo completa ciência de como a banda toca no Brasil.

    Por outro lado, a CBF… como bem disse o texto, “não é uma entidade que representa nossos clubes”. Mesmos clubes que não conseguem se organizar para defender os próprios interesses.

    Um círculo vicioso, afinal.

MaisRecentes

Quando a arte valeu mais do que a vitória



Continue Lendo

Futebol ofensivo: todos querem, poucos praticam



Continue Lendo

Segue a tempestade no São Paulo



Continue Lendo