Love + Flamengo + Timemania. Assuntos mais relacionados do que você imagina



Lá vem este assunto chato que não interessa a ninguém. Torcedor quer saber é de bola na rede, quer ver o time cheio de craques. Quantas vezes, leitor, você ouviu a frase acima? Quantas vezes você mesmo não disse ou teve vontade de dizer isso?

Pois assuntos chatos da política do esporte estão mais perto do dia a dia do seu clube de coração do que parece. Profissionalismo, gestão responsável, esse papo meio abstrato uma hora bate na porta na forma de crise e muita gente nem percebe.

Em 14 de outubro de 2007 foi assinada a regulamentação da Timemania, a loteria que ajudaria os clubes a abaterem suas dívidas com o governo. Até a aprovação, ocorreram intensos debates no Congresso entre a turma que queria a aprovação pura e simples e quem sugeria uma contrapartida dos clubes: que ele se tornassem empresa. Assim, seus dirigentes poderiam ser responsabilizados por má-gestão. Ganhou a aprovação pura e simples.

Dia 19 de janeiro de 2013, a bomba: Vágner Love sai do Flamengo e retorna para o CSKA. Motivo: o Fla não tinha como pagar a dívida que ainda tinha com o clube russo.

Patricia Amorim fez uma das administrações mais desastrosas da história do Flamengo. A dívida monstruosa que impediu a permanência de Love é só um de seus efeitos. É neste ponto que a chatice da política esportiva respinga diretamente no interesse do torcedor. Se na aprovação da Timemania houvesse responsabilização por gestão temerária de dirigentes, Patrícia Amorim não faria o que fez.

Cartolas irresponsáveis estão espalhados por clubes no Brasil inteiro, o Flamengo não é o único. Para estes dirigentes, manter as coisas como estão é o melhor dos mundos. Por isso o esforço que fazem nos bastidores para seguirem gastando muito sem nenhuma responsabilidade.



  • Flavio

    FLALÊNCIA FUTEBOL CLUBE!!

  • Ednei Gonçalves Marcos, Jaraguá do Sul (SC) – 58a

    Tironi,
    Até gosto de suas intervenções e comentários nos Bate-Bola da ESPN…
    Agora você foi ridículo ontem quando quis fazer analogia entre as capas deste tablóide de 5ª categoria (não vou mencionar nmes aqui), após a partida das quartas de finais da Libertadores e o episódio Dedé…
    Muito infeliz, para não dizer patético e de 5ª categoria também a sua manifestação ontem sobre o episódio…
    O que uma coisa tem a ver com a outra? qual a ligação? Gostaria de tentar entender o que você quis dizer, mas não encontro lógica, talvez você com toda a sua SABEDORIA e SAPIÊNCIA consiga me esclarecer…
    Vou ficar aguardando…

  • Ronaldo

    TIRONI… até concordo com o que disse s/ a Patricia Amorim e sua gastança desenfreada, mas o buraco do Flamengo é muito mais embaixo, não podemos nos esquecer de KLEBER LEITE e os posteriores presidentes q o sucederam, a Patricia, q já sabia disso, recebeu uma baita HERANÇA MALDITA, com um clube atolado em dívidas.

    Se o Brasil fosse um país sério, quase todos os times estariam rebaixados ou extintos… Seus presidentes e diretores presos e teríamos que começar tudo do ZERO.

  • Borges

    O Flamengo está falido!!!
    Assim como vários times brasileiro, porém! o Flamengo agora está no caminho certo, com esta nova diretoria o Flamengo vai longe.
    Em poucos dias esta diretoria já fez o que as anteriores não fizeram em anos, eu digo as anteriores, que de nada adianta agora colocar a culpa toda na Patricia, a gestão dela foi fraca realemente, mas vejam…. o que a patricia admistrou antes do Flamengo???
    Na hora de escolher o presidente e seus comparsas que iram administrar seu time, por favor , veja do que ele já foi capaz, as pessoas elegem diretores porque são torcedores ou simplesmente porque tem algum conhecimento… gente gestão não é assim, gestão é coisas séria, e digo mais, administrar um pequeno time da segunda divisão é uma coisa, administrar os times grandes é outra historia.
    Vejam a ficha do Sr. Eduardo Bandeira de Mello, um cara profissional que com certeza merece o apoio da torcida do mengão…. esqueçam grandes craques por enquanto, a ideia agora é montar uma equipe competitiva até para não cair, mas só depois que sanar parte das dividas e arrumar a casa é que o Flamengo deve se dar ao luxo de trazer um craque de 1 milhão por mês.

  • Tirone, concordo com tudo isso. Alguém tem que falar na cara e tomar vergonha,à sim esqueceram de falar também de um tal de “SUPER HELINHO”.

  • Neil Azevedo

    Tirone, excelente post novamente…
    acredito que a população de maneira geral esta mais credenciada a acreditar que poderemos mudar este cenário.. principalmente falando de governos.
    o exemplo do mensalão respinga também nos torcedores… pois percebemos que nossos sofrimentos não são compactuados com quem mais deveria se empenhar e envergonhar em caso de insucesso.
    Vamos mudar esta situação!!! de um são paulino “cansado” de JJ.
    abraço.

  • celso

    gente que gosta de comentar aqui no site; o maior reforço que o flamengo ganhou nos ultimos anos e nos proximos anos tambem ,e simplismente essa nova diretoria que vai reerguer o clube.

  • Julio Cezar de Carvalho

    Porque a Lei de Responsabilidade Fiscal que, surpreendentemente, pegou na gestão pública não pode ser introduzida no esporte?
    A partir do momento que o calote é no Governo Federal, que também injeta verba nestas instituições, não é aceitável a desculpa de que a gestão de clubes, federações e confederações são atividades privadas e não passíveis de interferência governamental.
    O que os nossos políticos sérios (sim, eles existem) não formulam um Projeto de Lei neste sentido?
    Já passou da hora de fazermos uma limpeza nestas instituições e de exigir mais transparência nas atividades destes dirigentes.
    Saudações Tetr4tricolores!!!

  • Marioh

    Os times do Rio claramente depende do Maracanã. Prova esta foi em 2012 com o “classico” Fla x Flu com menos de 8.000 pagantes. Torcidas acomodadas e querem comparar com outros clubes de SP. Graças a Olimpiadas e Copa do Mundo a Rede Globo está dando apoio a este clubes cariocas, caso contrário estariam todos afundando.

  • ILIDIO FERREIRA

    Publicamente a atual Diretoria em contra partida a doação, criaria uma nova casta de socios. Os sócios torcedores contribuintes, que receberiam, por sorteio, ingressos para os jogos, com direito a conviver com os treinamentos dos jogadores, sendo que os de fora do Rio seriam agraciados com estadias e passagens aéreas e teriam direito a voto desde que cumprissem suas obrigações fixadas por mudança nos estatutos do Clube. Ficaria ainda a Diretoria atual responsável por, após reduzir a folha de pagamento de funcionários e jogadores de pouco rendimento, eleger o critério para pagamento das dívidas, que depois de destinar 25% da arrecadação total ao término da construção do CT em Vargem Grande, deveria ser feito na seguinte ordem de prioridade:
    1) Colocar salários de jogadores e funcionários em dia, passando a pagar a folha do mês no último dia útil do mês e não no dia 25 do mes seguinte;
    2) Pagar as dividas com a Receita Federal e com os programas de refinanciamento fiscal(Timemania, Refis e Paes)
    3) Pagar as dívidas com o INSS e FGTS;
    4) Pagar as dívidas trabalhistas;
    5) Pagar as dívidas com os demais fornecedores de bens e serviços.
    Todos os recursos que viessem desse programa e suas respectivas aplicações seriam auditadas por uma das cinco maiores empresas de auditoria do mundo e tornadas públicas atraves de publicação na imprensa de quanto foi pago e a quem foi pago.
    Depois de um ano estariamos em condições de formar um grande time a nivel de participar de qualquer competição internacional, livre das dívidas e passarmos a pensar em nossa arena.Precisamos recuperar o orgulho de sermos Rubro Negros. Não podemos dar causa a achincalhes e deboches e sermos sempre os sonegadores e maus pagadores da história. Todos os dirigentes deveriam ser profissionais, que se não atingirem suas metas, seriam sumariamente demitidos. Chega de pseudos “presidentes amadores” que levaram o Clube à falência. Todos eles tiveram seus patrimônios pessoais aumentados muitas vezes. Marcio Braga, Kleber Leite, Edmundo Santos Silva e Patricia Amorim, NUNCA MAIS.

  • ILIDIO FERREIRA

    Geraldo,

    A idéia é muito boa. Abrir uma conta que aceitasse depósitos de todos os flamenguistas. Imagine se dos 40 milhões que somos, 10 milhões atendesse o chamamento e na média depositassem o valor de 10,00. Por mês seriam 100 milhões que entrariam nos cofres do Clube. No entanto esse movimento deveria ser precedido por uma auditoria assinada por uma das cinco maiores empresas de auditoria do país, que revelaria o total da divida. A Diretoria anterior fala em 300 milhões, só que o parecer de auditoria no balanço de 2010, último balanço que se conhece do Clube, é assinado por um auditor totalmente desconhecido. Teme-se que o valor da dívida pode chegar a 600 milhões e não 300 milhões como anunciou a Diretoria antiga. Ora, uma sequencia de seis parcelas mensais de 100 milhões com o sócio torcedor deixariam o Clube sem qualquer dívida e pronto para a escalada aos pincaros da gloria. Saudações Rubro Negras.

  • Daniel

    Doar dinheiro pro flamengo? Por mais que eu seja um legítimo rubro negro, doar dinheiro para um clube que possuem um retrospecto de falta de profissionalismo, eu me recuso! esse dinheiro só vai parar no bolso dos cartolas, e não do clube. Como o próprio texto diz, a falta de responsabilidade nas gestões do clubes deixam nosso futebol ainda muito atrasado. Flamengo como tanto outros clubes enriquecem os dirigentes e deixam o clube sempre afundado em dívidas. Um clube com a maior torcida do mundo é ridículo passar por dificuldades financeiras. Não vejo ações de marketing, nada no flamengo. Nem na mídia está aparecendo mais. Flamengo traz lucro em qualquer estado brasileiro, sou de brasília e se o mengão viesse jogar aqui, encheria o estádio. Ninguém perderia a chance de ver o time jogar e de repente ver os jogadores de perto. Precisa pensar de forma grande e não como um time bairrista!

  • antonio carlos

    O FLAMENGO TEM TUDO PARA SE REERGUER COMO MOSTRA EM SEUS PRIMEIROS PASSOS A ATUAL DIRETORIA.PARA EQUIPES COM GRANDE TORCIDA AS MUDANÇAS SÃO RÁPIDAS,EM 2 A 3 ANOS O CENÁRIO SERÁ DIFERENTE.DIFICIL SERÁ A VIDA DOS RIVAIS CARIOCAS DAQUI PARA FRENTE.

  • afonso

    André, vc acha que o torcedor corinthiano se envergonha de ter ficado mais de vinte anos na fila? Vc acha que o torcedor corinthiano se envergonha de ter caído pra segundona com um penalti sendo batido três vezes? Esse é o problema de vcs rubro-negros. Enquanto vcs ficam se gabando que nunca cairam, mesmo ficando anos e anos ameaçado, nós caimos e subimos dentro de campo. Sem manobra nem pra subir e nem pra não cair. Será que é por isso que nós estamos no topo e vcs contratando zagueiro reserva nosso? Pensa nisso. E eu nunca disse que a torcida inventou alguma coisa. Eu disse que a torcida pávula que é, repete isso como um mantra, mesmo vendo o time se desvalorizando ano a ano.

  • Leandro Oliveira

    Acho que ao invés da torcida ficar sugerindo fazer vaquinha (rs), a diretoria poderia fazer um acordo com a CAIXA (aproveitando que está querendo entrar de vez no futebol) para a criação do “Fundo Flamengo” em que os torcedores aplicariam quanto quisesse e, parte desses recursos iriam para os cofres do Flamengo unicamente para projetos pré-determinados (estádio de futebol, CT, pagamento de dívidas etc).

    Sem contar que se essa modalidade tivesse uma renda fixa, o flamengo poderia “emitir debentures”, ou seja, pegaria dinheiro “emprestado” com os torcedores pagando juros bem menores do que a gestão anterior fez.

  • Sandro Melo

    Excelente assunto que o Tironi trouxe para os torcedores do Flamengo e aqueles que gostam de futebol. Vai haver um dia em que dirigentes que fizeram uma péssima administração de qualquer clubes, sejam punidos severamente como acontece na Itália, Alemanha ou em qualquer país que tenha uma lei para puní-los. Parabéns para a bancada da bola, que conseguiu mudar o texto da Timemania, uma loteria que nunca serviu para ajudar a sanar as economias dos clubes, ela está longe disse, para não dizer que foi um fiasco!

    Eu só quero saber, quando o Flamengo vai acordar e ter uma campanha de Marketing que consiga atingir os mais de 50 milhões de torcedores espalhados pelo Brasil e não depender de loterias ou incentivos gerados pelo Governo para sanar as suas finanças. Quando esse dia chegar, o Flamengo vai ser um gigante capaz de fazer frente à Barcelona, Real Madrid, Manchester United, Chelsea, entre outros. Tenho 37 anos e ainda vou ver isso acontecer.

    Abraços e parabéns pelo excelente post.

  • Ademir Júnior

    Prezado Tironi, seu post foi muito esclarecedor e de suma importância para que torcedores leigos em relação a politica do Futebol abram um pouco os olhos e parem de criticar a nova Diretoria do Flamengo, ao meu ver eles estão fazendo o possível para reerguer o Flamengo…

  • CAROS .

    VAMOS FAZER A NOSSA PARTE , CONTRIBUIR COM O PROGRAMA SÓCIO TORCEDOR .

    HEXA SAUDAÇÕES .

  • geraldo

    OLHA TORCEDOR DO MAIS QUERIDO DO BRASIL ( CLARO O FLAMENGO) VEJO TORCEDORES FALANDO EM DOAR R$1,00, 5, 10, 20 REAIS E PEDE PARA A DIRETORIA ABRIR UMA CONTA PARA TAL, EU ACHO QUE QUEM QUER FAZE-LO É SÓ IR NO SITE DO FLAMENGO, TEM A OPÇÃO SÓCIO OFF RIO, VEJO QUE LÁ TEM O Nº DA CONTA EM NOME DO CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO E A AGENCIA PARA DEPÓSITO, SE VOCÊ DESEJA MESMO AJUDAR O FAÇA. O FLAMENGO AGRADECE UMA VEZ FLAMENGO SEMPRE FLAMENGO

  • wagner, de curitiba

    Prezado Tironi,
    Estou impressionado com as medidas e atitudes da nova Diretoria. Eliminação das loucuras e política pé no chão. Saber que o clube tem 80 milhões bloqueados me deixa mais tranquilo, pois se o clube fizer um acordo de regularização, paga uma parte, colocando em dia as obrigações e recebendo o valor restante que é bloqueado em garantia. A notícia do patrocínio é o resgate da imagem do clube. Para terminar o dia mais feliz, é só o time de basquete jogar o que sabe e ganhar do Suzano batendo mais um recorde… Vencer, vencer, vencer!

  • Bruno

    Tironi,

    Sou fã das suas participações no Bate-Bola, parabéns pelo bom trabalho.
    Em relação ao Timemania, criado para ajudar os clubes, ou seja, criado para que a população pague pela má gestão de um clube de futebol, fiquei sabendo que uma das últimas penhoras do Flamengo tem relação com essa modalidade de loteria. Como algo criado para ajudar o clube gera déficit ? Tem alguma noção sobre esse assunto, se procede ?

    Grande abraço.

    RESPOSTA DO BLOGUEIRO

    Sim, é isso mesmo. Os clubes entraram na Timemania para abaterem suas dívidas com o fisco. Só não contavam com duas coisas:
    1) a loteria precisaria fazer sucesso, mas é um fracasso retumbante;

    2) os clubes deveriam efetuar um pagamento mensal e muitos deixaram de fazer, como o Fla.

    Abs e obrigado pela audiência.

  • Como aparece torcedores curintha falando besteira, FLAMENGO so foi grande durante 5 anos,
    se for assim as galinhas so passaram a existir depois de 1990….(sem falar de + 20 anos na fila)
    SRN!!!!

  • André

    Ao Afonso (16.jan.13, 22:56hs): sua ignorância é tamanha que desconhece que a expressão “o manto joga sozinho” (ou melhor, “a camisa que joga sozinha”) não foi criada pela torcida do Flamengo, mas por ninguém menos do que o genial Nelson Rodrigues, numa crônica em que, estupefato, ele tentava explicar a vitória do Flamengo sobre o Honved, time húngaro base daquela fantástica seleção húngara de 1954, na qual jogava Puskas (não sei se já ouviu falar). Além de ignorante, você é tão fanfarrão quanto a torcida do Flamengo que você descreve: “estou meio exausto com tantas comemorações”… Comemorou muito quando seu time foi rebaixado? Sim, o seu time foi rebaixado! Sim, seu time enfrentou um dos maiores jejuns, se não o maior, de títulos da mais do que centenária história do futebol no Brasil. Sim, seu time acolheu Kia Joorabchian, investigado na Europa por lavagem de dinheiro. Sempre que eu leio os comentários a uma matéria sobre o Flamengo, vejo um monte de corintiano sacaneando, cornetando ou simplesmente dizendo asneiras, como é do feitio desta torcida que pode até estar feliz pela conjuntura favorável no futebol, mas que nunca será completamente feliz porque jamais será objeto de admiração, ainda que velada ou enrustida da parte de muitos, como a nação robro-negra. A maior torcida do Brasil, mesmo segundo uma pesquisa que foi realizada com o único propósito de apontar a do Corinthians como a maior (realizada sob os eflúvios do título mundial do Corinthians, em contraste com o ano pífio do Flamengo). Nesta disputa, o jejum do Corinthians ainda vai durar muito…

  • Thiago Oliveira

    Tironi, não entendo muito bem, mas estas penhoras elas simplesmente seguram o dinheiro ou elas tomam o dinheiro e depois que a diretoria ir acertando as dividas este dinheiro entra no clube? Me ajuda aí!!! VAMOS MENGÃO!!! VAMOS TORCEDOR DE VERDADE, DEPOIS DE ALGUM TEMPO DE OBSERVAÇÃO NESTA NOVA DIRETORIA E VER NELA HONESTIDADE, SOMOS MAIS DE 30 MILHÕES, SE CADA UM DOAR 1,00 IREMOS TRANSFORMAR NOSSO TIME NUM POTÊNCIA DE VERDADE.

  • Marcio

    Nada como um dia após o outro Afonso! Hoje seu time colhe os frutos, merececidos diga-se, de uma refmormulação que agora o Flamengo tenta dar inicio, porém, não se esqueça – sua reformulação começou na serie B! Seu time foi ao fundo do poço! Se hoje estão no topo, que é históricamente uma variável, já estiveram bem no fundo, onde talvez o Flamengo esteja algum dia, mas não agora!

  • Cris Aragão

    ATENÇÃO PESSOAL, EMPRESAS DE AUDITORIA, MINISTÉRIO PÚBLICO…ENFIM…

    PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR….

    SE A PATRÍCIA ADIANTOU TANTA VERBA, NÃO PAGOU IMPOSTOS, NEM JOGADORES E NEM REFIS…ONDE SERÁ QUE FOI PARA TODO ESSE DINHEIRO EM UM ANO DE TENTATIVA DE REELEIÇÃO NA CÂMARA???????

    VALE INVESTIGAR NÃO É?

  • SÓCIO TORCEDOR JÁ. SOMOS A MAIOR TORCIDA DO MUNDO E SEREMOS A DE SÓCIO TORCEDOR.

    VAMOS JUNTOS DIRETORIA, VAMOS MENGÃO.

  • afonso

    Tironi, como todo corinthiano, estou meio exausto com tantas comemorações. Títulos, recordes de faturamento, a torcida mais fantástica do mundo, enfim. Por isso resolvi dar uma voltinha nas notícias dos demais clubes. E como é engraçado ver os demais clubes. Só desculpas e fanfarronices. E agora esse discursinho humilde dos torcedores rubro-negros. É simplesmente patético. São os mesmos que sempre arrotaram que o tal do “manto sagrado” jogava sozinho. Que a “maior torcida do mundo” era suficiente pra sustentar o time. E mais um monte de baboseira típica da torcida oba-oba do combalido Flamengo. Pois foi exatamente essa postura da torcida que inebriou dirigentes, que acreditaram que fazendo todas as estripulias com o orçamento do clube, seriam aplaudidos de pé e endeusados. Na verdade o Flamengo só foi grande quando teve um grande time, e isso durou mais ou menos 5 anos. Com jogadores da base reforçado por alguns jogadores medianos, como Nunes, Rondinelli e Raul, o clube realmente formou um belo time. Depois disso vieram as fanfarronices. Após trazer Zico de volta, quiseram Sócrates, ídolo do Timão. O doutor morreu com dinheiro por receber. Depois trouxeram Romário, então eleito o melhor jogador do mundo. Até hoje devem o cara. Quem não lembra do ataque dos sonhos? A megalomania estava no auge. Depois de algum tempo veio o episódio constrangedor com o Ronaldinho Gaúcho. Fora outras loucuras com menos consequências. E eu pergunto Tironi. Qual foi a postura da torcida diante de tudo isso? Oba-oba, oba-oba e oba-oba. Afinal era o maior time do mundo. Deu no que deu. E pra sair dessa, vai ser preciso ralar muito. Coisa que não estão muito acostumados a fazer.

  • valmir

    acheo o post um pouco imcompleto mas tudo bem, só que tem o seguinte, quem assinou a adesão do flamengo a timemania foi o mácio braga e os débitos que geraram a penhora são segundo a imprensa da época do mesmo mácio braga.

    RESPOSTA DO BLOGUEIRO

    Os débitos e a assinatura não têm relação com o que escrevi. O que disse é que: se fosse aprovada a contrapartida responsabilizando dirigentes por gestões temerárias, a Patrícia e qualquer outro cartola iriam pensar duas vezes nas ações de suas gestões. Abs

  • MARCELLO TETR4

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Thiago

    Belo comentário, foi muito feliz nos argumentos.

    NOSSA TORCIDA TEM QUE APOIAR O FLAMENGO ! ESTAMOS VOLTANDO AO TOPO TEMOS QUE ENXERGAR LONGE !

  • Vaz

    O dia em que o torcedor deixar a preocupação com a emoção e a bola na rede para a hora da partida e passar a prestar atenção no chato assunto” mazelas dos bastidores do futebol”, a Liga vai ser criada, dirigentes vão para a cadeia e picaretas sairam em debandada com medo da lei e da reação do público. Agora enquanto estiver mais preocupado em falar bobagens dos adversários, em fanatismo cego em relação a tudo que diz respeito ao seu time, acreditar em programinhas “esportivos” alienados que ignoram os dirigentes e picaretas do esporte, vamos continuar tendo que assistir Patricias, Dualibs, Marin, Del Nero, RT e etc…
    Parabés e continuem batendo nas mazelas do nosso futebol, já foi o tempo do jornalista engajado ao clube e amigo pessoal de jogador que fecha os olhos para as lambanças e picaretagens.

  • Sanderson

    Pode ser chato e repetido, mas o assunto é sempre atual, ao menos no Brasil. Por isso, meus parabéns e obrigado por não o deixar no esquecimento. Em relação a esse tema e a outros que envolvem a elite esportiva e política nacional, vale dizer que, não raro, as suas regras são aprovadas ao arrepio do pensamento público. Normalmente, são aprovadas “na madrugada” e publicada em diário oficial extraordinário, sem qualquer audiência pública. E assim é pq as regras visam beneficiar uma minoria, para que se perpetuem nessa citada elite, em prejuízo da coletividade. Daí me pergunto: não disseram que a ditadura acabou? Grande engano! Aquela do passado sim, mas temos outras ditaduras, sob a capa da democracia, mas muita gente do povo acha q ditadura está vinculada ao militarismo. O problema dessa nova ditadura não é só a perpetuação no poder por segmentos do povo, mas – o q é pior – os efeitos causados à sociedade com o estabelecimento dela. É exatamente o q estamos vivendo no esporte e na política nacional. E ditadura diferente busca beneficiar poucos e, para tanto, impõe-se regras – goela abaixo do povo – para que um pequeno grupo se perpetua no poder e se enriqueça irresponsavelmente, destruindo as instituições que integram. Veja que o comando de casas legislativas, de ministérios e secretarias do executivo e, para não fugir do esporte, dos dos clubes e das confederações e federações do esporte estão sempre nas mãos das mesmas pessoas. Há apenas um rodízio. E o pior que essa elite dominante tem ao seu lado microfones, auditórios, palanques etc, enquanto o povo…é até retirado do recinto se manifestar qualquer contrariedade ao pensamento dessa elite. Agora, focando os clubes (associações civis), que seus dirigentes recusam a transformá-las em empresas, porque até hoje não vi nenhuma declaração de insolvência civil deles, enquanto que vemos muitas falências de empresas mau administradas? Bem, para estas, o poder público aprovou a possibilidade de recuperação judicial, antes da decretação da falência, enquanto que para aqueles (clubes), …temos outras formas de recuperação, como a timemania etc. Embora, em ambos os casos (recuperação judicial e timemania) o propósito seja preservar a instituição e os seus propósitos na sociedade, sabidamente de interesse público, há diferença entre eles: só um deles exige contrapartida, sob pena de decretação de falência em caso de descumprimento, sem prejuízo de responder por crimes falimentares.

  • Tironi,

    Lamentavelmente a torcida do Flamengo estava acostumada com pirotecnia pura, festas e zero de responsabilidade.

    Agora o rumo do clube mudou e não é em poucas semanas/meses e até anos que se superará 117 anos de administrações temerárias, amadorismo e proteção a interesses pessoais em detrimento aos do Flamengo, é projeto de LONGO PRAZO.

    Outra da Paty: deixou de pagar o REFIS, programa do Governo Federal que possibilita aos devedores pagar sua dívida em prestações que ñ comprometam seu orçamento. Resultado? As famosas penhoras que estão inviabilizando economicamente o Flamengo.

    Deposito minhas últimas fichas no pessoal da Chapa Azul, tanto é que comprei meu título de sócio do Flamengo para ver isso tudo de perto e, quem sabe ajudar.

    Se o Flamengo agir com responsabilidade e afastar a anarquia administrativa e econômica, o céu será o limite pra gente.

    Hexa Saudações

    Alex JW

  • Lucas Mendonça Silva

    Boa Tironi. blogdolucao.com.br, dá um apoio ai, Canalha!

  • Só fico imaginando o que seria do Flamengo se a antiga Presidente tivesse se reeleito. O caos que estava estabelecido nos levaria a bancarrota finaceira/esportiva. Os céus nos deram opção e ela foi derrotada, agora espero que a nova diretoria cumpra com o que foi prometido em campanha e nos leve de volta de onde nunca deveríamos ter saído.

    E diga-se de passagem, acho que a nova diretoria começou muito bem. A saída de vários jogadores ( faltou sair o lateral direito ) que tinham um custo benefício baixíssimo, pagamento de salários antes de novas contratações, o pagamento de dívidas que a antecessora simplesmente ignorava e o corte de ingressos para as organizadas foi um grande começo.

    A maior contratação desta nova diretoria pode fazer é o resgate de nossa credibilidade e confiança.

    @luciano555

  • Bruno Barbosa

    Tironi, eu cheguei a escrever algumas linhas sobre esta dívida que o Flamengo tinha com o CSKA em meu blog. Quando o presidente do Fla, Eduardo Bandeira de Mello, disse que a saída de Vágner do Flamengo era uma notícia “não muito boa”, pensei que a única coisa que poderia fazê-lo a pensar assim seria a questão do futebol dentro de campo, pois, fora dele, a quitação da dívida e uma dor de cabeça a menos seriam notícias para festejar. Aliás, era muito dinheiro de salário para pouco futebol. Mas também estou com você: é muito fácil gastar bastante dinheiro e depois não se responsabilizar por eventuais danos no caixa do clube.

  • Eduardo

    Tironi ,

    A gestão da Patrícia foi muito mais catastrófica do que se pensa. É uma mistura explosiva de adiantamentos de cotas de TV a juros lá em cima , com impostos atrasados e um endividamento bancário de deixar qualquer grande empresa de cabelos em pé. O ano de 2013 do Flamengo é fora de campo e não dentro. A grande meta do ano é fazer R$ 75 milhões entre patrocínio de camisa e material esportivo para poder ter condições mínimas de montar um elenco para brigar por um oitavo lugar no brasileirão e nada mais.

    2013 também será o ano de acertar o contrato com o vencedor da licitação do Maracanã. Não será nada absurdo se o Flamengo e o novo concessionário se acertarem por R$ 2 milhões líquidos mensais para o clube. Conseguindo mais essa meta , o clube já terá R$ 100 milhões limpos , fora cota de TV , para planejar 2014.

    Mas , como disse , 2013 é o ano fora de campo do Flamengo

MaisRecentes

‘Isso aqui é Flamengo’



Continue Lendo

Treinador x Jogador



Continue Lendo

Pressão represada



Continue Lendo