Corinthians conquistou o mundo. Falta o Brasil



Em um ano, o Corinthians aniquilou os principais combustíveis que os rivais utilizavam para tentar diminuir o tamanho do clube. Foi campeão da Libertadores, terá seu estádio e foi campeão do mundo pela via “normal”, ou seja, passando pelo título continental antes.

Com isso, viu sua marca ganhar o mundo e deixou de ser o time “sem passaporte” e desconhecido além das fronteiras nacionais. O que mais falta ao Corinthians?

Diante de um panorama tão favorável, o clube tem mais um passo pela frente a ser dado. Ampliar também seus domínios dentro do Brasil.

Uma pesquisa realizada pelo Datafolha e publicada sábado passado na “Folha de S.Paulo” reforça o que outras pesquisas (como a realizada periodicamente pela parceria LANCE!/Ibope) já mostraram: enquanto o Corinthians tem a maioria de seus fãs concentrada dentro do Estado de São Paulo, o Flamengo tem torcedores espalhados por todo o Brasil. Aí estaria a diferença que separaria o tamanho de uma torcida e outra, com vantagem para o Rubro-Negro.

O Corinthians foi o clube de 2012 e nunca em sua história teve tanta exposição na mídia. Após a conquista da Libertadores o Alvinegro dominou a programação de TVs, rádio, internet, além de ocupar amplo espaço em jornais. Ontem, a partir de 7h da manhã, canais abertos e canais a cabo transmitiram incessantemente a festa da chegada. Tudo visto por todo o Brasil. Combine isso com uma estratégia de marketing eficiente e, quem sabe, o frase do lindo hino corintiano poderá virar realidade: “És do Brasil o clube mais brasileiro”.



  • gabriel

    como sempre o povo fala mal do corinthinas alguns por que tem inveja dos titulos do esporte clube corinthinaas paulista outros por que querian ser corinthianos mas não podem por que corinthiano nasce corithiano não e torcedo comun mais fanatico então mais respeito com o maior clube do brasil por favor

  • Samuel Pereira

    Ainda referente à a maior torcida do Brasil e do mundo, que é a do Corinthians disparada à frente do Flamengo, é bom os leitores se conscientizar que estas pesquisadores são do Rio de Janeiro. Faça a coisa seria, deixa de palhaçada…

  • Samuel Pereira

    Esta pesquisa é furada. Dizer que a torcida do Corinthians só é grande no estado de São Paulo é de uma tremenda ignorância. Sabemos que o Flamengo tem uma enorme torcida. Agora dizer que em todos os estado o referido clube lidera, é desconhecer a realidade. Vai no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul? É Corinthians de goleada. Há quem diz que a Rede Papal Globo de Comunicação está por trás disso. Não duvido. O que manda é dinheiro… Para mim, a torcida do Flamengo já ficou foi longe à Corinthians. A torcida do São Paulo deve ter passado a do Flamengo também.

  • O Corinthians é o clube de futebol mais transparente do Brasil, de acordo com estudo realizado pela consultoria Pluri.

  • Daniel

    Se o Corinthians realmente já tivesse sido campeão mundial em 2000, não haveria tanta comoção como ocorreu em 2012, tanta festa, foi algo que parecia “inédito”. Mas será que só parecia? Resposta: Uma coisa é um papel assinado pela FIFA dizendo “Corinthians Bicampeão Mundial”, títulos do Santos, Flamengo e São Paulo não valem nada… Disso ninguém discorda. O Corinthians é Bicampeão Mundial reconhecido pela FIFA. Mas, outra coisa é você se sentir como um campeão do mundo (estou falando de ineditismo de sentimento, não de papel). Se sentir o maior! Se sentir o melhor e saber que isso foi conquistado dentro de campo com ou sem papel carimbado da FIFA. Que importância esse papel tem para o que fez o Santos de Pelé, o Flamengo de Zico ou o São Paulo de Raí? Zero! Nenhuma! Assim como não teve muita importância para os corintianos em 2000, que após mais uma eliminação para o Palmeiras tentou agredir os jogadores. Sabem quando um time campeão mundial enfrentará a ira de sua torcida 5 meses após ter conquistado o grande feito? Nunca! A torcida não vai agredir os jogadores caso sejam eliminados pelo Palmeiras na Libertadores 2013, porque esses jogadores são campeões mundiais de verdade! Não são um decreto assinado pela FIFA como ocorreu em 2000. Não ganharam um Torneio de verão como o que o Marcelinho Carioca ganhou há 12 anos atrás. Os jogadores atuais ganharam um título inédito. Como inédita foi a festa, a mobilização, a alegria, o orgulho e o feito. Coisa que até 2011, somente Santos, Flamengo, Grêmio, São Paulo e Inter sabiam o que era. O documento da FIFA não sabe desse orgulho que eu estou falando. Orgulho que os corintianos estão experimentando pela primeira vez.

  • sinval f.s.neto

    Um time com mais de 30 milhões de loucos,você vem falar que se concentra apenas em sp,então em sp não existe torcida de outros clubes.acho que vc não assistiu o timão na segunda divisão em 2008,pois o goleiro felipe declarou que o corinthians não jogava fora de casa,jogava fora de são paulo,fora de casa nunca.
    um time considerado a segunga maior torcida,tenho duvidas,nao pode ser conhecida apenas em sp.eu conheço muitas cidades no brasil,desde metrópolis até cidades minusculas,e o que eu vejo de corintiano meu amigo…agora quem fica sentado num estudio ou escritório sem conhecer a realidade,só pode falar asneiras…..

  • Mais um do bando de loucos

    Tironi (deve ser torcedor do porco) deixa eu te falar uma coisa: a Flamengo parou de crescer, criança nenhuma quer mais torcer pelo Flamengo porque há muito não tem mais time, fez uma contratação boa que foi o Elias que vestiu a poderosa camisa do Corinthians. Presta atenção Tironi(porco enrustido) a cada pesquisa mostra que as torcidas crescem e a do Flamengo ficou estacionada, não aumenta, enquanto o Timão encostou e logo tá superando, digo mais, logo, logo o São Paulo vai ultrapassar em torcida o Flamengo. Olha o que estou dizendo, é esperar pra ver. A Ascenção do Corinthians é tão grande que nem pode ser comparado a outro time no Brasil, na América e um dos maiores do mundo. Aqui é Corinthians. Contratados: Pato, Gil, Renato Augusto e logo está chegando Dedé e outros craques.

  • rodrigo

    Mas é uma pesquisa bem estranha pq a pessoa que mora no norte ou nordeste o cara torce para o xv sei lá das coisas e tb torce para o flamengo, vasco e por ai vai.. agora aqui em São Paulo a pessoa tem apenas um time.. então essas pesquisas ai eu pelo menos não levo em consideração…

  • Antonio Carlos

    Tirone,

    O comentário do Valdemir está corretissmo, Tirone. Só gostaria de acrescentar é que a Globo transmite o campeonato carioca pela parabólica. Por isso, Flamengo tem mais torcedores norte e nordeste. Não podemos esquecer esses mesmos torcedores torcem para outro time nos respectivos estados.

  • Edilson

    Tirone!!! Você defende os interesses dos clubes cariocas!
    Lembre-se e é verdade que a torcida do Corinthians é maior na região sul/suldeste e centro-oeste e ainda o local de maior poder aquisitivo.
    Então o corinthians é a maior potência do país!

  • Renato

    Infelizmente, Tirone, as pessoas são muito ignorantes para conseguir manter uma discussão sem baixar o nível. Não conseguem entender que discussão é sinônimo de troca de ideias e não de ofensas. Mesmo assim, não acho legal descer ao nível dessas pessoas e apontar seu erros de português como forma de ofendê-las de volta.
    Mas também entendo que quando se é ofendido a natureza do homem é se defender, e essa foi a sua maneira.
    Enfim, um abraço.

  • Wilson

    o jader disse tudo sou de Goiânia e torço só p/ Corinthians e acho que é 3ª maior torcida. AQUI É CORINTHIANS!

  • Valdemir

    Em relação assunto, é claro para todos que entendem um pouco de futebol e sabe da força de uma mídia do tamanho da Rede Globo.

    A torcida do Flamengo e até do Vasco em alguns Estados é fruto justamente da força desta mídia.

    Todos sabem que a Rede Globo transmite para os Estados cujo futebol não é tão forte, principalmente no Norte do país e do Nordeste somente a programação do Estado do Rio de Janeiro. Com exceção da Bahia, Pernambuco e Ceará todos eles recebem o sinal da globo Carioca em sua grade de programação. Dai não é difícil concluir que a causa da torcida do Flamengo ainda ser a maior nestas regiões deve-se ao fato de que o Flamengo domina as atenções da mídia no Rio de Janeiro, fazendo com que nos Estados em que não haja futebol forte, os times do Rio tem prevalência sob os demais.

    O Corinthians neste quesito, só tem essa exposição quando está disputando um campeonato de grande destaque nacional/internacional para que se equivalha ao nível de exposição do Flamengo e de outros times do Rio dentro do Nordeste. Prova disto é que o Corinthians tem grande penetração no interior do Estado de São Paulo e não pertencer à cidade de origem, justamente por conta da exposição da mídia.

    Só que paralelamente, este fato do Flamengo passar na grade nordestina, acaba não criando raízes profundas, por não jogar no Estado de origem. não vivenciar nas cidades de origem, portanto raramente cria grandes paixões e sim simpatias, ou seja, raramente promove vendas de camisas, vendas de produtos oficiais dos clubes, etc.

    O quero afirmar é que se houvesse uma pesquisa quantitativa aliada ao indicador qualitativo, teríamos uma surpresa grande de verificar que talvez o Corinthians esteja em larga vantagem à frente, seguido pelo São Paulo e somente depois o Flamengo em relação ao tamanho da verdadeira torcida.

  • Diego

    Cala a boca!!!
    Você tem que ter blog de culinária…
    De futebol você só deve entender de quantos lados tem a bola.

  • Ricardo

    Voce escreveu no texto:
    “foi campeão do mundo pela via “normal”, ou seja, passando pelo título continental antes.”
    Então se o Sanfrecce Hiroshima tivesse sido campeão mundial não seria por “via normal” ??? pois até onde sabemos eles foram campeões japoneses e não continental.
    O título deles não valeria de nada ???
    Segue outro texto do site da Fifa:
    Em cena
    “O Sanfrecce Hiroshima precisou alcançar um feito histórico para se classificar à Copa do Mundo de Clubes da FIFA. O clube do atacante Hisato Sato, artilheiro do Campeonato Japonês com 22 gols, conquistou pela primeira vez na história o título da “”J-League e””, com isso, garantiu a sua vaga no Mundial como o “”representante do país anfitrião””. Agora, a equipe quer causar sensação no cenário internacional.”
    Fonte: http://pt.fifa.com/clubworldcup/matches/round=259321/match=300219238/preview.html

    Bom, acho que para fazer texto de outros times, deveria deixar o lado torcedor de lado.

  • Marcelo Rangel

    Galera, francamente… Gastar tempo com insultos para fazer valer o próprio ponto de vista sobre se “o Corinthians tem ou não a maior torcida do Brasil” é uma tremenda bobagem, para não falar em falta de respeito pela opinião alheia.
    Tirone (Quase ex-dirigente do Palmeiras), José Maria Marín (deputado puxa-saco da ditadura e atual presidente da CBF), esse presidente da FPF de quem não me lembro o nome, o ex-presidente da CBF, e outros do “mesmo nível” é que mereceriam ser o foco da raiva e dos insultos dos torcedores.

  • Você tem cara de Palmeirense mas é Flamenguista ou os dois!

  • Cidadão! Sou do Estado do Paraná (Curitiba) e recentes pesquisas o Corinthians Paulista (Timão) é o clube com maior torcida existente em nosso Estado,sendo que no Nordeste sómente era transmitido jogos da emissora de televisão ” rede Globo” do Rio de Janeiro, naquela época.com avanços nas telecomunicações hoje é nós, Vai Corinthians!!!

  • Fábio China

    Caro Tironi,

    EM VEZ DE PROMOVER DISCUSSÕES QUE NÃO VÃO A LUGAR ALGUM,ESPERAVA UM POUCO MAIS DE INTELIGÊNCIA DE SUA PARTE.
    O CORINTHIANS VEM SE DESTACANDO POR SUA EFICIÊNCIA TANTO DENTRO COMO FORA DOS GRAMADOS,ESSE CONJUNTO DE FATORES O COLOCARÁ EM PRIMEIRO,DE FATO E DE DIREITO.
    QUANTO A VC,PARA CRESCER PROFISSIONALMENTE,SAIA DE SUA CADEIRA E VÁ A CAMPO REALIZAR UMA PESQUISA DO CRESCIMENTO LINEAR DO FLAMENGO NOS ÚLTIMOS 10 ANOS COMPARADO AO DO CORINTHIANS.(CITE RENDAS,PÚBLICO,VENDA DE CAMISAS,LOGÍSTICA DE PATROCÍNIO,FORMA DE CAPTAÇÃO E DE INVESTIMENTOS,DÍVIDA ATIVA E PASSIVA,ETC…)
    HAJA PROFISSIONALMENTE E DEIXE DE ESCREVER COMO TORCEDOR,ABRAÇOS!

  • Ricardo

    A mesma pesquisa, Tironi, mostra que somos a única torcida com pelo menos 10% de torcedores em todas as regiões. Acho que já conquistamos o Brasil, pelo menos em partes! Obrigado.

  • Mário Luiz Alves Da Silva

    Moro aqui em Fortaleza e no Ceará a mais de vinte e cinco anos e constato todos os anos o crescimento da torcida do Corinthians aqui no Ceará e região, analisando a situação evolutiva dos meios de comunicação em massa de todas as mídias com relação ao futebol, ainda que de forma não cientifica, mas apenas observando atentamente os movimentos das torcidas e penetração dos noticiários conforme a influencia das mídias do Sudeste brasileiro, o que pude observar é que:
    !º – O fenômeno Flamengo aqui nesta região no pós 1930 se deveu mais à grande influencia da Radio Nacional que era a única radio brasileira de alcance realmente nacional e a censura getulista. Tanto isso é real porque constato que aqui há gente que ainda hoje, se passado tantas décadas, acredita que São Paulo em 32 queria separar-se do resto do Brasil como assim foi apregoado pela ditadura getulista no intuito de ter o apoio dos outros estados do Brasil em sua luta contra a sua revolução constitucionalista dos paulistas. Da mesma forma que a maiorias torcedores acreditam, aqui na região, que o futebol paulista só passou a existir depois da década de setenta, quando a Bandeirantes passou a transmitir os campeonatos paulista, e carioca, acham que antes os cariocas tinham melhor futebol que os paulistas, quando se olharmos pelo histórico das disputas entre eles veremos que a vantagem paulista é bastante patente.
    Voltando à radio Nacional, Ari Barroso que era flamenguista notoriamente tendencioso em suas transmissões foi o grande diferencial a favor do Flamengo, até mesmo frente a outros times cariocas.
    2º – Aqui no Ceará e região os torcedores costumam torcer por um time do seu estado e por outro do Sul/Sudeste ou até mesmo ter um time em cada estado de o futebol mais evoluído. Mas seus times de coração mesmo é o do seu estado. Isto é verificado nas próprias redes sociais onde o torcedor só pode anotar como torcedores de um time e neste caso geralmente colocam seu time verdadeiramente de coração e a torcida do Corinthians fica quase sempre a primeira por ser São Paulo o estado mais populoso e tem grande influencia no sul e triangulo mineiro assim como norte do Paraná.
    3º Mas depois da maior democratização das mídias temos visto que realmente está havendo uma mudança, ou migração de torcedores; no inicio da década de noventa com São Paulo FC ganhando duas Libertadores e Bi-interclubes vi vários garotos que hoje são adultos e até pais, mudarem de times para torcerem pelo São Paulo FC e tenho notado que atualmente a principal segunda torcida da região, depois do Flamengo, que em anos recentes eram Vasco, Botafogo e Fluminense hoje é mais ou menos nesta ordem: Flamengo, Corinthians, São Paulo Botafogo, Santos e Fluminense. Isso se deve não só à relativa supremacia paulista em ganhar os campeonatos ultimamente, mas também à emigração dos nordestinos para São Paulo, onde milhares, talvez milhões, já foram, passaram vários anos em São Paulo e já voltaram, há até aqueles que já foram e voltaram varias vezes e estão emocionalmente ligados ao estado bandeirante.
    Muitos outros detalhes poderia citar, mas já ocupei muito espaço, mas espero ter ajudado a clarear as idéias de certo críticos ao seu comentário. Concordo com a maior parte de seu comentário, mas respeito o que não concordo. Torcedor é um apaixonado e todo apaixonado é cego, surdo e mentiroso, o pior de todos os mentirosos, pois quem engana aos outros é malandro, quem engana a si próprio é idiota. Assim é como age o apaixonado em relação a sua paixão, não vê os defeitos de sua paixão, não escuta os conselhos dos amigos e dos mais experientes e acredita que o que vê errado em seu motivo de paixão ele irá fazê-lo mudar.

  • Rodrigo Villa-Lobos

    Postagem completamente incoerente, não consigo entender como o clube que mais arrecada com cotas de TV, patrocínios de camisa, e etc… E que todos notoriamente conseguem ver que o clube é mais do que “nacional”, temos inúmeros “loucos” espalhados por todo o Brasil, os números do Flamengo são falsos, pois no nordeste geralmente o Flamengo e o “segundo” time de torcedores como por exemplo do ASA de Arapiraca… Portanto, totalmente errônea sua publicação caro Tirone, da próxima vez raciocine melhor antes de escrever e postar tais sandices e asneiras.

  • Igor

    Não te xinguei. Mas a carapuça serviu.

  • Renato

    Caro Editor-executivo dos canais ESPN no Rio de Janeiro,
    Se não aguenta a bronca não tenha um blog no portal da maior publicação esportiva da mídia impressa do Brasil. Qualquer coisa que você escrever terá repercussão, acho que você sabia disso quando decidiu seguir carreira no jornalismo, certo?
    Nem quero entrar no mérito se o seu texto tem fundamento e/ou lógica, mas saiba lidar com opiniões contrárias como um homem, discutindo em alto nível ou se abstendo quando o comentário for mal-educado. Mas, apontar os erros de português dos seus leitores é uma falta de respeito com o seu país, pois como você bem sabe, a parcela da população que consegue terminar o ensino superior como você e eu é menor que 10%. Apontar a falha alheia a fim de desviar o foco do tema principal fica feio, né?!

    COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO
    Caro Renato
    Pelo que percebi aqui lendo os comentários, “discutir em alto nível” não foi exatamente o que aconteceu, não é?
    Eu “agüento a bronca”, tanto que só excluí as ofensas mais pesadas e dou espaço para todo mundo (veja como o pessoal capricha, portanto).
    Um abraço.

  • Allan

    Caro Tironi,

    Não vou fazer o mesmo tipo de comentário que a maioria dos corinthianos estão fazendo ao não concordar com sua opnião. É uma pena ver tanta ignorância.

    Também sou corinthiano e concordo em partes com seu texto. No PR o Corinthians tem a maior torcida e em vários estados do Norte e Nordeste brasileiro tem a 2a, 3a e 4a colocação entre as torcidas. Perdemos normalmente para o Flamengo e outros times do RJ. Mesmo assim, vejo que temos grande torcida espalhada pelo Brasil.

    No Centro Oeste e Minas também há grande número de fieis torcedores.

    Acredito que em um futuro breve, a fiel torcida estará muito próxima da torcida rubro negro devido as recentes conquistas.

    Sou de SC. Aqui temos a 3a ou 4a maior torcida.

    Estive no Japão acompanhando o Mundial e foi algo inexplicável o que aconteceu lá. Eram corinthianos de todas as partes do Brasil e também do mundo. Vi torcedores vindo dos EUA, Austrália, China e diversos países da Europa além claro de brasileiros que moram no Japão e que continuam amando o Coringão.

    Grande abraço.
    Allan

  • Lado Leste

    Tirone se não tem o que escrever, não escreva merda sobre o CORINTHIANS PAULISTA…eu sei oque você quer…… “POLEMICA”, você conseguiu????]

  • Igor

    Por uma questão de Ética( você sabe o que significa isso, né? Senão não trabalharia como colunista de um diário esportivo) você não pode falar dos erros de português das outras pessoas, deixe isso para o Professor Pasquale. Você abordou um tema tendencioso e polêmico.
    Sou corinthiano e quero que se exploda quem tem mais ou menos torcida; quem tem mais títulos, etc… Fato é que o futebol perde a graça quando sai das quatro linhas. Por culpa principalmente dos jornalistas que se acham entendedores do assunto. Você fala asneira igual o Neto, o Milton Neves, e toda a Globo que instalou o padrão Bonner de Jornalismo/sensacionalismo. O público que escreve na sua coluna e têm problemas com pontuações não tem à disposição “o famoso” Revisor de textos – você escreveria num jornal que milhares acompanham sem o auxilio de um?
    Falar da falta de recurso do outro por se sentir ofendido é baixaria. Ainda mais quando se tem o recurso do revisor.
    Se te incomoda o baixo esclarecimento dos seus seguidores, fanáticos por futebol e desatentos com a concordância verbal e coesão textual, seja um líder e lute pela revolução da educação no nosso país. Falar de futebol qualquer um fala, escrevendo certo ou errado.
    Quero ver botar a boca no trombone e não ser só um intelectualóide de merda.

    Grato.

    COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO

    Deixa eu ver se entendi: por uma questão de ética eu não posso falar dos erros de português dos outros. Mas você pode me xingar. Me dê um tempo para pensar no assunto e ver seu eu topo, por favor. Em tempo: há assassinatos da língua portuguesa que nem o melhor dos revisores corrige.

  • jader

    ESPN-RIO , É CRIA DO MALA DO TRAJANO, SÓ PODIA DAR NISSO MESMO…
    CORINTHIANS MAIOR DO BRASIL, TORCIDA DO FLAMENGO FORA DO RIO TORCE PRA UM TIME DE CADA ESTADO, VC VAI EM MINAS POR EXEMPLO E VE CARA COM CAMISA DO ATLETICO/CRUZEIRO E BONÉ DO VASCO/FLAMENGO, ISSO NO NORDESTE INTEIRO, TORCIDA UNICA A MAIOR É DO CORINTHIANS E INVADIMOS QUALQUER ESTADO E LUGAR DO MUNDO, ENTÃO ESSA TEORIA DE TORCIDA DO FLAMENGO SOMENTE A MIDIA BAIRRISTA CARIOCA QUE FICA PLANTANDO ESSAS MERDAS

    VAI CORINTHIANS!!!

  • fernando

    falou muita besteira em amigo !!!

  • Lado Leste

    Bom dia falador de baboseira,

    Você acha que o Flamengo é exemplo para algum time…Você é um brincalhão mesmo…….Meu time o CORINTHIANS PAULISTA é o maior time do BRASIL, a marca mais valiosa abaixo da linha do equador, recorde de audiência em diversas transmissões esportivas do BRASIL, recorde de publico em diversos estadios do BRASIL, dono das maiores invasões registradas no BRASIL, maior vendedor de camisas do BRASIL, possui 04 das 05 maiores transações de jogadores do BRASIL, possui 08 titulos conquistados em campeonatos nacionais (BRASIL), sendo conquistados em diversas regiões do BRASIL, MINAS GERAIS, GOIAS, RIO GRANDE DO SUL, ETC.. e você vêm falar de BRASIL para o CORINTHIANS PAULISTA, cada um no seu quadrado, quem nasceu na BAHIA, PERNANBUCO, CEARA, etc… tem que torcer para os times do seus estados…O CORINTHIANS PAULISTA só é o que é pela sua torcida, que está em perfeitas condições…NÃO FALTA NADA AO CORINTHIANS, muito menos TORCIDA, então CALA A BOCA….

  • Pra vc tirone fala que o corintians nao tem torcida espalhada ai no brazil. Vc e uma piada So aki no Japão o corintians tem mais de 20 mil torcedores. Tirando os japoneses. E ai no brazil o corintians tem torcida de ponta ponta tenho muitos amigos. De todos lugares ai no brazil maioria são corintiano.

    COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO

    Da próxima vez, use vírgula para pontuar o texto. Acho que vou entender melhor seu raciocício. Abs

  • Ricardo

    Agora que tive um pouco de tempo de ler sobre ele kkkkk ele é da ESPN no Rio agora ta explicado kkkkkkkkkkkkk!

  • Ricardo

    Esse cara deve ser um anti ou não lê jornal apesar de trabalhar em um site de esportes ou deve ta começando agora kkkkkkkk! Até nas reportagens do mundial cansou de passar a torcida em outros estados e até no Japão! Eu acho que ele deve ser palmerense desculpem o palavrão em nossa página kk vai Corinthians!

    COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO

    Palavrão não tem problema, fique à vontade. O que incomoda mesmo é o maltrato à língua portuguesa.

  • Esse tirone nao sabe nem que fala. Dizer que. O corintians nao tem torcida espalhada ai no brazil. O corintians ja e a maior torcida do mundo. So aki no Japão temos mais de 20mil torcedores tirando os japoneses. Acorda tirone para de fala besteira deve ser são Paulino

  • Essas pesquisas são tds mentiras que o corintians. Nao tem torcida espallado. Ai no brazil so. Aki no. Japão. Tem muitos. Corintianos. Porisso no estádio teve mais de de 35mil torcedores. Apesar do frio e muitos trampa a noite aki entra domingo. A tarde desculpa vcs tão mal informado

  • Kleberson

    UM CARA QUE TORCE PARA UM TIME QUE FAZIA OS NEGROS SE MAQUIAREM COM PÓ DE ARROZ PARA SE APRESENTAREM PARA OS BURGAYSINHOS DA ÉPOCA … AÍ E FODA NÉ … CLUBE SEM MORAL… TORCIDA SEM MORAL… ME DIGA COM QUEM TU ANDAS QUE EU TE DIREI QUEM TÚ ÉS !!!! porra O CARA QUE É NEGRO TERIA QUE TER NOJO DE TORCER OU JOGAR PELO SÃO PAULO… POIS OS AFRODESCENDENTES QUE LÁ JOGARAM FORAM HUMILHADOS… O CARA PODE TORCER PARA QUALQUER TIME, DEMOCRACIA NÉ ? MAS TORCER PARA O SÃO PAULO TERIA QUE SE LEVAR EM CONTA A QUESTÃO: HONRA, HOMBRIDADE, DIGNIDADE, COISA QUE A HISTORIA DO SÃO PAULO DEIXA A DESEJAR!!!

    O SÃO PAULO FOI FUNDADO EM 1930 E FALIU EM 1935 POR DIVIDAS ACUMULADAS. DIANTE DA ENORME DIVIDA, OS DIRIGENTES SÃO PAULINO LIDERADO POR PAULO MACHADO DE CARVALHO, SUGERIU UMA PARCERIA COM CLUBE DE REGATAS TIETE, QUE PAGARIA AS DIVIDAS DO SÃO PAULO E FICARIA COM O PATRIMÔNIO DO CLUBE, INCLUINDO A CHÁCARA DA FLORESTA, VIZINHO AO CLUBE DE REGATAS TIETE. ALGUNS SÓCIOS SE REBELARAM CONTRA A DECISÃO, MAS ACABARAM APROVANDO A PARCERIA EM ASSEMBLÉIA, POIS DO CONTRARIO TERIAM QUE ARCA COM A DIVIDA. COM A PARCERIA A DIVIDA FOI PAGA PELO CLUBE DE REGATAS TIETE. NO FINAL DE 1935 O ATUAL SÃO PAULO FOI REFUNDADO SEM DIVIDAS, MAS TAMBÉM SEM QUALQUER PATRIMÔNIO. O TIME ERA TÃO FRACO QUE NOS 2 PRIMEIROS ANOS 36/37 TERMINOU O PAULISTA EM 7° E 8°. NOVAMENTE ATOLADO EM DIVIDAS, SE FEZ UMA NOVA PARCERIA COM O CLUBE ATLÉTICO ESTUDANTES DA MOOCA EM 38, SALVANDO-SE DE UMA NOVA FALÊNCIA. O TIME TITULAR ERA COMPOSTO POR NOVE ATLETAS DO ESTUDANTES E APENAS 2 DO SÃO PAULO, QUE PASSOU A MANDAR SEUS JOGOS NA MOOCA. PARA AJUDAR FINANCEIRAMENTE O SÃO PAULO, PALMEIRAS E CORINTHIANS DISPUTARAM EM 1938 O FAMOSO JOGO DAS BARRICAS, ASSIM CHAMADO POR CAUSA DAS BARRICAS COLOCADAS NA ENTRADA DO PALESTRA ITÁLIA PARA OS TORCEDORES DEPOSITAREM O DINHEIRO (DOAÇÕES)….OS 2 CLUBES NADA RECEBERAM E AINDA DOARAM TODA O MONTANTE ARRECADADO PARA AJUDAR O SÃO PAULO A PAGAR SUAS NOVAS DIVIDAS. NESTE JOGO O PRESIDENTE SÃO PAULINO, PORFÍRIO DA PAZ ANDOU COM UMA BANDEIRA ESTICADA NO MEIO DOS TORCEDORES RIVAIS PARA QUE ELES JOGASSEM MOEDAS PARA AJUDAR O SÃO PAULO….EM 1942, JÁ COM 7 ANOS DE VIDA , OS DIRIGENTES SE VISLUMBRARAM COM UMA GRANDE OPORTUNIDADE. COM A ENTRADA DO BRASIL NA 2°GUERRA MUNDIAL E A DECLARAÇÃO DE GUERRA AO EIXO, O GOVERNO PUBLICOU UM DECRETO QUE PERMITIA A DESAPROPRIAÇÃO DE PATRIMÔNIO SÚDITOS ALEMÃES E ITALIANOS… A POSSIBILIDADE DE TOMAR O PATRIMÔNIO DOS ITALIANOS ANIMOU OS SÃO PAULINOS QUE TENTARAM A TODO CUSTO SE APROPRIAR DO PALESTRA ITÁLIA MAS FALHARAM, OS ITALIANOS DEFENDERAM BRAVAMENTE SEUS PATRIMÔNIOS NÃO CONSEGUINDO TOMAR O PALESTRA (ATUAL PARQUE ANTÁRCTICA) OS SÃO PAULINOS SE CONCENTRARAM NUM ALVO MAIS FRACO: A ASSOCIAÇÃO ALEMÃ DE ESPORTES, QUE TINHA COMO SEDE O CANINDÉ: ENTÃO COM A AJUDA DA DITADURA GANHAREM FINALMENTE UMA SEDE, REGISTRANDO-A NO NOME DE CICERO POMPEU DE TOLEDO. EM 1950 A IMOBILIÁRIA ARICANDUVA (CUJO DONO ERA ADHEMAR DE BARROS) CONSEGUIU UM EMPRÉSTIMO DO GOVERNO DO ESTADO (CUJO GOVERNADOR ERA O PRÓPRIO ADHEMAR DE BARROS) PARA TERRAPLANAR E CRIAR TODA INFRAESTRUTURA EM UMA GLEBA DE TERRA NA REGIÃO DO MORUMBI. UM ESCÂNDALO DE CORRUPÇÃO NA ÉPOCA. O BAIRRO COM TODAS AS BENFEITORIAS PASSOU A SE CHAMAR JARDIM LEONOR… 1 ANO DEPOIS EM 1951 O SÃO PAULO CONVIDOU LAUDO NATEL POLITICO LIGADO A ADHEMAR DE BARROS PARA SER TESOUREIRO DO CLUBE. ELE NEGOCIOU A COMPRA DE 60 MIL METROS DE TERRA E GANHOU MAIS DE 90 MIL METROS. EM 1955 3 ANOS DEPOIS O SÃO PAULO VENDEU AO GOVERNO DO ESTADO O TERRENO DO CANINDÉ (AQUELE QUE HAVIA TOMADO DOS ALEMÃES) SEM QUALQUER BEM FEITORIA. O GOVERNO COMPROU E REPASSOU A PORTUGUESA, QUE ERA OBRIGADA A CONSTRUIR UM CAMPO E UMA ARQUIBANCADA PARA COMEÇAR A USAR, POIS ESTAVA COMPLETAMENTE ABANDONADO. EM 1966 EM PLENO REGIME DA DITADURA MILITAR, LAUDO NATEL JÁ HAVIA SE TORNADO O PRESIDENTE SÃO PAULINO E AO MESMO TEMPO GOVERNADOR DO ESTADO, POIS SEU MENTOR HAVIA SIDO CASSADO POR CORRUPÇÃO. O ENTÃO GOVERNADOR DETERMINOU QUE OS ESTUDANTE VENDESSEM CARNÊS CHAMADOS PAULISTÃO. O DINHEIRO SERIA USADO NA FORMATURA DOS ALUNOS, MAS A MAIOR PARTE DO DINHEIRO ARRECADADO FOI USADO PARA A CONSTRUÇÃO DO MORUMBI. OU SEJA, EM UM PERÍODO DE DITADURA, DA CENSURA AOS JORNAIS SEM EXPLICAÇÕES SOBRE A ORIGEM DO DINHEIRO, O SÃO PAULO SEM UM CLUBE DE ASSOCIADOS QUE GERASSE RECEITAS,SEM RENDAS(POIS O TIME JOGAVA EM ESTADIO PRATICAMENTE VAZIO), O SPFC CONSTRUIU UM ESTADIO QUE NEM NOS DIAS ATUAIS ( DIREITOS DE TV,PATROCÍNIO,VENDA DE JOGADORES E ESTÁDIOS CHEIOS) SE CONSEGUIRIA CONSTRUIR. NA INAUGURAÇÃO DO ESTADIO
    O SÃO PAULO COM MEDO DE UM VEXAME, PEDIU EMPRESTADO dois JOGADORES AO PALMEIRAS (JULINHO E DJALMA SANTOS) E 2 AO CORINTHIANS (ALMIR E ARI PEDIU EMPRESTADO DO SANTOS O PELÉ QUE SE CONTUNDIU E NÃO PODE PARTICIPAR DO JOGO CONTRA O NACIONAL DO URUGUAI . EM 1990 O SÃO PAULO FOI REBAIXADO A 2°DIVISÃO DO CAMPEONATO PAULISTA, MAS COM O APOIO DOS DIRIGENTES DA FPF,CONSEGUIRAM REVERTER NO TAPETÃO A FORMULA DE 91, DISPUTOU A 2°DIVISÃO, MAS CONSEGUIRAM FAZER COM QUE ESTE INDICASSE VAGA PARA AS FINAIS, E AINDA CONSIDERA-SE A CAMPANHA PARA CRITÉRIO DE DESEMPATE NAS FINAIS DE 91…EM 1994 IRRITADO COM O OSTRACISMO DA SUA EQUIPE PROVOCADA PELA GRANDE RIVALIDADE ENTRE PALMEIRAS E CORINTHIANS, A DIRETORIA MANDOU ESBURACAR O GRAMADO DO MORUMBI PARA IMPEDIR QUE O ULTIMO JOGO DO CAMPEONATO NÃO FOSSE LÁ…VOCÊ SABIA?QUE O CAMPEÃO EUROPEU DE 93 FOI O OLIMPIQUE E NÃO O MILAN??? E QUE POR CONTA DE GANHAR UM AMISTOSO QUE NEM FOI CONTRA O CAMPEÃO EUROPEU ELES SE ACHAM CAMPEÃO DO MUNDO? QUE O MAIOR PÚBLICO DO MORUMBI E DE UM JOGO ENTRE CORINTHIANSXPONTE (77) 138.032 E DE PALMEIRAS X SANTOS (78)125.318… COM UMA HISTÓRIA PROPOSITALMENTE MAL CONTADA, ENVERGONHADOS DO PRÓPRIO PASSADO, OS DIRIGENTES LUTAM PRA CRIAR UMA IDENTIDADE QUE NÃO EXISTE, UM CLUBE SEM ALMA E SEM HISTÓRIA, RESTANDO CRIAR O SIMBOLO DE TIME DA MODA, NA ETERNA LUTA DE TENTAR TRANSFORMAR “SIMPATIZANTES” EM TORCEDORES “REAIS” COISA QUE O MARKETING NUNCA CONSEGUIRA RESOLVER!

  • Lula

    Com todo o devido respeito a você Tirone jornalista de uma das melhores emissoras esportivas do Brasil e no mundo, mas você é um “CABAÇO” no bom sentido, a torcida do Corinthians não se resume a quantidade e sim a qualidade ao amor verdadeiro a esse Clube, acho que seria muito difícil um torcedor lá do Amapá saber qual é esse contexto de amor, que se é espalhados aqui pelas esquinas da Capital. Esse lance de quantidade é só estatística e o que importa é quem empurra mais o seu time, quem sofre e principalmente quem joga junto. Nesse quesito o Corinthians é o maior!!!!

  • Marcos

    Quando os canais de tv aberta começarem a transmitir jogos do Corinthians no nordeste vc vai ver como será fácil o Corinthians conquistar o resto do Brasil.

  • Marcelo

    FALAR BESTEIRA DEVE SER O SEU FORTE, VC É APENAS UM…CONTRA MAIS DE 30 MILHÕES, ISSO PROVA A SUA TOTAL IGNORÂNCIA, SE ESTÁ QUERENDO CHAMAR A ATENÇÃO, VAI FAZER MALABARES NO TRÂNSITO!!!!

  • Henrique

    Para o Corinthians não existe barreiras…. Já colocou mais torcedores dentro do Morumbi do o próprio dono do estádio.

    Unico Bi Campeão Mundial de Clubes ushaushuahsuhsauh…. eu acho é pouco!

  • Jefferson Carvalho

    Qual a maior torcida do Paraná?? Eu moro hoje em Fortaleza e vou te dizer uma coisa, é mais fácil achar um Corinthiano pelas ruas do que um Flamenguista, essas pesquisas estão longe de mostrarem a realidade, ela tem que ser mais ampla. Quem conhece o Brasil tem a exata noção do que acontece, Flamengo e Corinthians estão empatados em quantidade devido a grande parte da região Norte, no Nordeste ainda é maioria mas vem caindo constantemente e a diferença é muito pouca, a prova disso é que a afiliada da Globo aqui divide as transmissões entre times cariocas e paulistas (Corinthians na verdade, e uns poucos do São Paulo) onde antes só se passava jogos de times cariocas, outro fator importante é que o torcedor Flamenguista hoje torce primeiro para o seu time regional e como segunda opção é o Flamengo, já o Corinthiano torce em primeiro lugar para o Corinthians e depois para seu time regional, vivo nesses locais e converso muito sobre futebol e por isso sei disso. Mas mesmo analisando as pesquisas dá pra ver que sua opinião não é analisada nesses números.

  • Eduardo

    Esse cara conseguiu o que queria, polemizou e conseguiu chamar a atenção…
    No fundo ele sabe o que ja foi atestado há anos, “O CORINTHIANS tem a maior torcida do Brasil”.
    Entretanto, por falta de cliques e comentários em seu blog, diga-se de passagem, é uma bosta… Esse cidadão resolveu polemizar… Parabéns Tirone, mas não caio nessa 2 vezes… nnca mais leio um texto seu!! E pode ter certeza que muitos aqui vão rir de vc ao ler que postou algo!
    Vai se preparando pra procurar outra ocupação, pq como blogueiro nota “- 1” ….

  • Anderson

    É um absurdo um site como o Lance deixar um blog com um comentário amador desse. Várias pesquisas do próprio ibope mostra que a Torcida do Corinthians já é maior. Sem contar que os times do RJ são uma vergonha. O Fluminense só ganhou porquê o calendário é precário e obriga se fazer escolhas de campeonatos. Logo presta atenção no que você posta ai…

    COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO

    Me mostre uma pesquisa do Ibope que indique isso, meu caro.

  • edilson gau

    Grande Tirone…….com todo o respeito vc se equivocou!”todo o Brasil”na região sudeste , somos os maiores,bem sudeste(são paulo,rio de janeiro,minas gerais,e espirito santo)bom já não é todo o brasil ,sem falar que é a região mais populosa do brasil,e no sul ,os times de sp,tirando os regionais tem muito mais torcida que os times do rio(santa catarina,paraná,rio grande do sul),já foi p/lá?
    os times do rio fizeram seu nome,principalmente o mengão,por que no passado só tinha uma forma das tvs pegarem bem na região nordeste,com as parabólicas,e elas só transmitiam jogos do rio.
    Ah!veja também em brasília e pernanbuco,sem falar que a maioria dos flamenguistas,tem dois times de coração,boa pesquisa amigo.

  • Marcos

    coitado num sabe nem q ta falando sai desse mundinho de taça guanabara e olhe a situação do futebol carioca sem nenhuma estrutura e todos quebrados.
    Ja somos maiores faz tempo.

  • A VERDADE É QUE O CORINTHIANS DESDE 1910 SE TORNOU UM TIME DO POVO E COMEÇOU GANHANDO TÍTULOS QUANTO À TORCIDA ESSA SEMPRE FOI GRANDE E A EXPOSIÇÃO DO TIMÃO HOJE NÃO É SUPERADA POR NINGUÉM EM TERMOS DE TORNEIOS INTERNACIONAIS FOI VENCEDOR EM TREZE TORNEIOS SENDO OITO FORA DO PAÍS, ESTADOS UNIDOS, ITÁLIA, ESPANHA, MÉXICO, VENEZUELA ENFIM O QUE MAIS FALTA JÁ QUE É BI-MUNDIAL E CAMPEÃO DAS AMÉRICAS ( LIBERTADORES) JOGOU CONTRA SELEÇÕES ESTRANGEIRAS E VENCEU, FEZ EXCURSÃO VITORIOSA PELA EUROPA E NUNCA FOI CAMPEÃO DE GABINETE OU SEJA N\ TEVE DETERMINADOS TORNEIOS TRANSFORMADOS EM CAMPEONATO BRASILEIRO P\ AUMENTAR O NÚMERO DE CAMPEONATOS VENCIDOS, NÃO DISPUTOU TAÇA DA EMPRESA JAPONESA TOYATA QUE MUITOS QUEREM TRANSFORMAR ESSA EXCRESCÊNCIA, ESSA FARSA EM TÍTULO MUNDIAL O CORINTHIANS É O CORINTHIANS, BEM ….O RESTO É O RESTO.

  • Ciro

    Tá fraco hein Tirone?? Argumentação furada de anti! cade a imparcialidade de jornalista e colunista? Certamente o Corinthians não precisa que você bajule ou proteja seus títulos.. Nossa história está aí e você mesmo está cansado de saber, não atoa q precisa ser tendencioso em seus comentários, deve estar cheio de Corintiano azucrinando sua vida!! Primeiro e único clube brasileiro bi-mundial. E entenda-se que a FIFA única entidade que rege o futebol mundial considera assim, assim como as confederações de todos os continentes, inclusive a comenbol. Como diz a FIFA em seu pronunciamento oficial: Copa toyota não passa de um amistoso, no máximo um intercontinental já que era organizado por confederações sul-americana e europeia não pode ser tratada como mundial, mesmo porque outras confederações continentais tiveram participações negadas nesse torneio. Mesmo no japão foi tratado assim. O que vc entende como campeão mundial por vias normais? Se o Brasil for campeão na Copa de 2014 não será por vias normais? Se o Hiroshima fosse campeão mundial de clubes em 2012 não seria por vias normais? Tendencioso seu comentário! Falar sobre a maior torcida ser do Flamengo é piada? Olha o ibope da Globo! Os maiores ibopes esportivos da história da televisão brasileira foram jogos do Corinthians! Tirone, menooooooooooos!! curve-se perante nossa grandiosidade! nossa torcida fazendo história e um clube modelo! Marca esportiva mais valiosa do Brasil, uma das maiores do mundo! Melhor estádio do Estado de SP, melhor CT das amérias (entre os 3 melhores do mundo), camisa mais valiosa! Vendas de produtos com a marca do clube alcançando 1 bilhão por ano (18% dos royaltes são do Corinthians)! Maior invasão de uma torcida a outro continente! Não atoa todos os clubes de SP tem o Corinthians como maior rival. Clubes de outros estados tem o Corinthians como segundo maior rival.. O rival mais temido por todos os jogadores é o Corinthians! VAI CORINTHIANS!!!

  • sergio ramos

    O FLAMENGO TEM MAIS TORCEDORES FORA DO RIO “PORQUE CAUSA DA ANTIGA RADIO NACIONAL QUE ERA O PRINCIAPAL MEIO DE COMUNICAÇÃO(E QUE FICAVA NO R I O), QDO NÃO HAVIA A TELEVISÃO, QUE SO FALAVA DOS TIMES CARIOCAS (PRINCIPALMENTE DO FLAMENGO)PARA TODO O BRASIL, TIMES DE SÃO PAULO PARA A RADIO PRATICAMENTE NÃO EXISTIAM,DAI DE PAI PARA FILHO FOI SE CONSTRUINDO A TORCIDA DO FLAMENGO”POSTERIORMENTE A GLOBO FEZ ESSE MESMO PAPEL,HOJE A GLOBO SENTINDO O CRESCIMENTO CORINTIANO TENTA FAZER O MESMO MAIS POR UMA QUESTÃO MERCADOLOGICA DO QUE UMA QUESTÃO DE GOSTO”AFINAL HOJE TEMOS O MESMO NUMERO DE TORCEDORES E SEM A “ANTIGA RADIO NACIONAL”VOCÊ COMO JORNALISTA SABE DISTO, MAIS VOCÊ NÃO TOCA NO ASSUNTO POIS AI ESTA TODO O “X” DA QUESTÃO

  • sergio ramos

    O FLAMENGO TEM MAIS TORCEDORES FORA DO RIO “PORQUE CAUSA DA ANTIGA RADIO NACIONAL QUE ERA O PRINCIAPAL MEIO DE COMUNICAÇÃO(E QUE FICAVA NO R I O), QDO NÃO HAVIA A TELEVISÃO, QUE SO FALAVA DOS TIMES CARIOCAS (PRINCIPALMENTE DO FLAMENGO)PARA TODO O BRASIL, TIMES DE SÃO PAULO PARA A RADIO PRATICAMENTE NÃO EXISTIAM,DAI DE PAI PARA FILHO FOI SE CONSTRUINDO A TORCIDA DO FLAMENGO”POSTERIORMENTE A GLOBO FEZ ESSE MESMO PAPEL,HOJE A GLOBO SENTINDO O CRESCIMENTO CORINTIANO TENTA FAZER O MESMO MAIS POR UMA QUESTÃO MERCADOLOGICA DO QUE UMA QUESTÃO DE GOSTO”AFINAL HOJE TEMOS O MESMO NUMERO DE TORCEDORES E SEM A “RADIO NACIONAL”VOCÊ COMO JORNALISTA SABE DISTO, MAIS COMO BOM CAIOCA BAIRRISTA NÃO TOCA NO ASSUNTO POIS AI ESTA TODO O “X” DA QUESTÃO

  • Ailton

    Vou virar Jornalista esportivo!!! Ou melhor, chefe deles!!! Pois até eu sei que no primeiro ano da Faculdade (para os que fizerem!) eles ensinam que BRASIL se inicia com letra maiúscula. Depois disso, o que esperar do cara com nome de SUPER-presidente alvi-verde??? Minha idéia é a seguinte sobre torcida no Brasil: não somos a maior! E não me preocupo com isso! É uma questão de tempo. Mas somos a Melhor, a que mais segue de fato seu time, a que dá mais Ibope, e a que rende mais $$$ pro clube no país, seja por TV, material esportivo, lojas licenceadas, etc. me digam qual foi a última grande manifestação da torcida do Fla! E temos um time a altura. Isso nos basta!!! #VAICORINTHIANS

  • JULIO SP

    Pessoal,
    O Cidadão é um pobre coitado, lá onde ele vive não tem merda nenhuma pra publicar!!!
    Não Sabe o que fala, o que escreve, o que comenta……
    Vai la tomar um suco e comentar sobre o morro do Alemão!!
    Futebol não serve pra vc!!!
    Infelizmente o Lance não tem filtro nenhum pra tolices escritas nos blogs!!!
    Deprimente, vai ver as miss garotas da lage!!!!
    CORINTHIANS O MAIOR DO BRASIL!!!! SEM PRECISAR DE JORNALISTA FRACO E SEM CAPACIDADE PRA PROMOVER!!!!
    ESPERO QUE TENHA PELO MENOS A COMPETÊNCIA PARA ADMITIR QUE FALOU MERDA!!!
    SERÁ?????
    ABRAÇO

  • Renato Ap. Fabriga

    Quando eu li o título “Corinthians conquista o mundo. Só falta o Brasil”, logo pensei: “só falta o Brasil conquistar o mundo”. Me parecia mais lógico. Depois de ler a coluna, confirmei que a minha dedução era mais lógica mesmo.

  • coringão

    que post mais tosco….nem acredito que perdi tempo lendo esse monte de ladainha…

  • Matheus Brito

    Teve um louco que escreveu que o Corinthians vende 20 vezes mais pay per view que o Flamengo. Ora, se o próprio Andrés, quando assinou o contrato com a Globo, colocou que só aceitava ganhar menos ou igual ao Flamengo. será que o andrés não tinha essa informação do Pay Per View? Agora, é lógico que o trabalho que o Corinthians faz hoje, aliado ao trabalho que o Flamengo NÃO faz resultarão em uma inversão em alguns anos, mas ainda vai demorar bastante.

  • Fábio Pinto

    Afff….parei pra ler isso…..

    Péssimo você hein Tirone, se mostrou um jornalistazinho muito do Juvenil.

  • Matheus Brito

    O problema é que vocês Corinthianos parece que nunca vieram ao Nordeste. Não sei de onde tiram colocações como “torcedor no nordeste tem dois times” ou “torce para o time do Rio mas não compra Camisa”. Nunca viram os estádios aqui no Nordeste quando clubes como vasco e Flamengo vem jogar aqui? Em 95, ano em que o Botafogo foi campeão Brasileiro, Flamengo e Botafogo levaram o clássico para Fortaleza, 95 mil torcedores no estádio. Imensa maioria Flamenguista e boa parte do estádio estava Vermelho, ou seja, os torcedores tinham a camisa do clube. Eu, sou Vascaíno, sou nordestino, aprendi a torcer pelo Vasco em 1989 após a final do Brasileiro, tenho 22 camisas oficiais do Vasco. Ano passado, por exemplo, comprei 3 (a do Juninho, a do Prass e a do Dedé, absolutamente todas oficiais. Os times paulista também tem muita torcida aqui, e esses torcedores compram camisas também. Interessante, por exemplo, que a última pesquisa datafolha diz que a maioria dos torcedores do norte do Paraná são Corinthianos. Esses torcedores são fiéis ao Corinthians ou são terceirizados? os torcedores Corinthianos que vi aqui em Fortaleza fazendo carreata após a vitória sobre o Chelsea, com bandeiras nos carros, camisas, até toalhas na praia, não são torcedores? são “terceirizados” como alguém citou antes?
    O Corinthians hoje tem a força econômica de ser do estado mais rico do Brasil e sua torcida estar concentrada principalmente lá, mas se o clube se concentrar somente nessa parte da torcida estará esquecendo algumas centenas de milhares de torcedores que o time possui Brasil afora. Continuem divulgando isso, que torcedor do nordeste é terceirizado, quem sabe um dia vocês consigam que eles realmente deixem de torcer para o Corinthians.
    Sou Nordestino, sou Vascaíno, sou sócio do “VASCO É MEU” e não sou terceirizado e garanto, aqui de Fortaleza, dou mais lucro ao vasco do que muitos Torcedores do Corinthians que moram em São Paulo.

  • luiz claudio

    Brincadeira este texto, o Corinthians é tem um monte de titulos aqui no Brasil (Paulista, Brasileiro, Sulamericana, Copa do Brasil, Cópinha). Tironi se não tem o que postar, então não fale besteira. E se for falar em Torcida, vc esta de brincadeira. Somos a melhor e a maior indiscutivelmente, repetindo o amigo Cascavel, quem torce para o corinthians , torce apenas para o corinthians, não importa o estado o Pais…não fala besteira. LANCENET como vcs podem postar uma besteira dessas…vcs são mais sérios…por favor…VAI CORINTHIANS

  • você que tem quer ser mais brasileiro, e não escrever Brasil com letra minúscula.

  • se fodeul tirone…

  • É grande torcida, talvez quando ganhar mais duas libertadores como o São Paulo ou Santos aumente a torcida e assim passe a do flamengo.

  • Editor-executivo dos canais ESPN no Rio de Janeiro. Esportes, cinema e música, não necessariamente nesta ordem, são minhas paixões. Acima delas, o jornalismo.
    Sr Tironi aonde esta no seu perfil que Sr é jornalista esportivo.

    O bom jornalista escreve sobre assunto de seu conhecimento, e ande esta que o Sr é de algum Organismo de Estatística como não achei estas respostas Sr é jornalista copy cola.

  • Cláudio –

    Boa tarde!

    Estamos na contramão dos comentários, somos maiores lá fora e no Brasil não? O que é isso Tirone, você é Jornalista ou é o Tirone Presidente do Palmeiras, tentando uma unica justificativa para o Atual campeão do Mundo??
    É muito Simples, além de sabermos que somos uma torcida imensa, também sabemos que a somatória disso é – Comentários como este, porém sem argumentos, pois acabaram e hoje aonde formos, podemos dizer, estamos contratando o Pato, o Renato Augusto o Gil, a nossa única dúvida é quando irão brilhar agora ou na Libertadores, Copa do Brasil, Paulista, Recopa, QUE LUXO É ESSE, ou na própria disputa do Mundial, alguém pode apostar? acho que sim, mais é uma realizada que deixa muitos preocupados, agora sim entendo a contramão do seu comentário, bom, se continuarmos assim, terá que comentar do futsal, natação e outros, conselho, admita a grandiosidade do time do Tite.

  • Tales

    Na boa Tirone você precisa se informar mais das coisas meu querido, a grande maioria da torcida do Corinthians é em São Paulo sim diferente da do Flamengo só que se você for contar a população da Grande São Paulo e do rio somos praticamente 3 vezes maior isso que dizer que mesmo o Flamengo tendo 50% de torcedores da Baixada Fluminense, ele se equivale ao Palmeiras.
    Outra coisa Tirone que você precisa saber o Flamengo tem grandes torcida no Nordeste?
    más é uma torcida terceirizada meu querido esses torcedores quando vão ao estádio o ano todo a renda não vai para o Flamengo,na hora de comprar uma camisa não é a do Flamengo que eles compram e por aí vai, a Torcida do Corinthians é bem maior a muito tempo más é uma torcida de um clube só e não terceirizada, comparara a grandezas dos clubes é muito fácil são dois grandes de sua torcida jamais ingressos do Flamengo são vendidos com ticket médio de 12 reais o do Corinthians em torno de 30 reais sendo que temos o dobro da média de Publico,a venda de Pay Per View, é praticamente 20 vezes maior que a do Flamengo, fora venda com produtos esportivos já conquistamos o Brasil a muito muito tempo, más acham que só se torna alguém aqui se ganhar algo lá fora já ganhamos agora estamos mostrando que além de sermo o maior do Brasil estamos entre os maiores do mundo, tantos clubes tiveram os melhores atletas já foram não sei quantas vezes campeões disso e daquilo e a marcaa mais forte é a nossa, os de maiores arrecadações são nossas estamos entres os 10 maiores clubes do mundo.
    E você sem nada para me escrever quer dizer que o Corinthians precisa conquistar o Brasil você só pode estar de brincadeira.

  • isaias

    Pelo nome tirone,ae já se ve q não tem credibilidade,vou muito ao nordeste e lá depois q chegou a tv a cabo,o timão cresceu muito,tanto q as cidades pararam na final do mundial e depois do jogo parecia carnaval.

  • osmir

    nós somos a maior torcida do brasil, o flamengo é viuva do zico, pode fazer a pesquisa, o seu blog de palmeirense esta desatualizado, pode juntar todas as torcidas de são paulo, que dá
    metade da nossa, no brasil já ganhamos tudo, será que seu palmeirinha já ganhou alguma coisa importante nos ultimos tempos, copa do brasil ganhou pois não tinha concorrente, decidir com o coritiba é o mesmo que empurrar bebado em ladeira, o time é tão ruim que caiu
    para a segundinha, espero que fiquem lá por muito tempo.

  • Jair Odria Jr

    Prezado,

    Por gentileza mais respeito ao escrever o nome de nossa pátria amada…

    “es do brasil ” ???? não !!!

    “es do Brasil ” !!!

    saudações alvinegras

    Vai CORINTHIANS

  • Rafael

    É engraçado como jornalismo no Rio é tendencioso, esses caras tentam a anos levantar o futebol Carioca, e que mesmo assim continua essa porcaria, onde no máximo ganham nacional! Caro continue falando de Framengo, Fruminense e etc, que é o q vc entende, e torça pra que um dia vc possa comentar sobre um título internacional de algum time do Rio ( Vc é Brasileiro, portanto não desista nunca rerere)!

  • amigo..antes de vc falar tantas bobagens certifique primeiro …
    moro no interior de Minas.. e nunca outro time fez tanto barulho..carreata..festa igual o CORINTHIANS fez na libertadores..
    e olha q atleticano e cruzeirense é a massa por aqui..
    entao certifique meu brother..vcs tentam de toda forma colocar flamengo no topo..isso torna até ridiculo p um jornalista q se diz conceituado ..

  • A torcida do Flamengo no Norte e no Nordeste foi um pouco “fabricada” pelas organizações Globo. Não é uma massa nacional que acompanha o time, o torcedor nordestino do Fla não tem o mesmo perfil do torcedor do Rio de Janeiro e do Sudeste em geral.

    Até concordo que expandir a marca e a torcida do Corinthians além do Sul/Sudeste – onde já é maioria – seria interessante, mas é um processo que já vem ocorrendo e só vai ser perceptível em estatísticas daqui a alguns anos. É questão de tempo para que a torcida do Corinthians seja indiscutivelmente aquilo que para alguns mais fanáticos já é: a maior nação do Brasil.

  • carlos

    Falastrão e tendencioso…
    Moro no interior do Paraná onde o Corinthians tem a maior torcida do estado, meus parentes do Mato Grosso atestam isso também… só para citar dois exemplos
    Me recuso a acreditar que seja ignorância sua… acho mais que seja bairismo… RJ

  • LM_RJ

    Tironi
    veja este texto q interessante e crítico qto a jogos/copa no brasil:
    disponivel aqui:

    http://www.tribunadaimprensa.com.br/?p=56623

    Sediar Copa ou Olimpíada só traz prejuízo e frustração
    Robert Silva

    A mídia tem informado aos seus leitores que existe inquérito do Ministério Público Federal do Rio de Janeiro sobre irregularidades (suposto superfaturamento) na licitação da obra de reforma do Maracanã, acrescentando que uma investigação dessa natureza pode gerar ações de ressarcimento ao erário e/ou de improbidade administrativa.

    Como brasileiro gostaria de saber o andamento do referido inquéito no MPF/RJ. O dinheiro que financia as obras é nosso, é do povão, e depois na hora da Copa vamos ver um estádio voltado para os ricos: estacionamento caríssimo; ingressos idem. Ou seja, o povão financia, mas não vai usufruir, porque o Brasil é um país de trouxas.

    Se Copa/Olimpíadas fossem boas para os países-sede, não teríamos esta situação: Itália Copa 90) – semiquebrada; Espanha (Jogos 92) – semiquebrada; França (Copa 98) – à beira da recessão; Japão (Copa 2002) – à beira da recessão; Grécia (Jogos 2004) – quebrada; África do Sul (Copa 2010) – com graves problemas sociais e imerso em dívidas dos elefantes brancos construídos.

    Portanto, porque as pessoas têm ideia de que sediar Copa e Jogos Olímpicos seja uma coisa boa? Fatos provam o contrário!

    ###
    NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Robert Silva tem toda razão. Não há garantia de retorno financeiro na promoção de grandes eventos, tipo Copa do Mundo ou Olimpíada. Exemplos: em Montreal, Atlanta e Atenas, os Jogos Olímpicos deram prejuízo. Na África do Sul, a realização da Copa do Mundo deixou como herança vários estádios que não têm utilização, são elefantes brancos, como se dizia antigamente. O mesmo fenômeno vai ocorrer no Brasil. Estão sendo construídos grandes estádios onde não há público nem times nos campeonatos A e B. É um inaceitável desperdício de recursos, sem possibilidade de retorno. E o estádio do Corinthians, quem está bancando as obras??? (C. N)

  • Luiz L9

    É só começar a trabalhar na ESPN BRASIL que sempre após à um elogio é seguido de, entretanto, todavia, porém… O clube de maior torcdida do Brasil (comprovado), só tem torcedor em São Paulo e alguns estados do sul??? É patética essa postura, sem contar que fazem de tudo para o Flamengo ser apontado como o time de maior torcida, mesmo contra todos os fatos.

  • leonardo da Piedade

    Brasil, qual torcida no mundo fez oque a fiel fez no Japão, qual ano qual final,flabajara, só tem a maior torcida pra cego.

  • diogo

    Tirone, vc se enganou muito em dizer que a torcida é gde só em SP, aqui no sul de minas gerais de cada 10 torcedores 8 são corinthianos, é impressionante a festa, nem copa do mundo e assim,
    e um pouquinho de cuidado com as palavras usadas ao se referir ao corinthians, se informe um pouco mais..

  • Quanta Besteira em seu comentário tendencioso !!!
    O Corinthians já é a maior torcida do Brasil !!!

  • LAMENTÁVEL ESTE JORNALISTA !!!
    Nunca mais, vou ler suas análises e comentários e também em televisão.
    Se o LANCE continuar com Jornalistas deste Gabarito, não terá mais credibilidade !!!

  • Fico surpreso quando um jornalista trás este tipo de informação sem embasamento nenhum, só para clariar a sua mente, o Corinthians tem a maior torcida do estado do Paraná, a terceira torcida de Minas e Rio Grande do Sul, todos estados populosos, então amigo, você precisa se informar melhor. VAI CORINTHIANS…

  • PEDRO LUIZ

    Pura bobagem!! Somos os melhores e não estamos nem aí para o Brasil. Afinal, o Corinthians é, e sempre sera o Corinthians na libertadores, no mundial e em qualquer merda e campeonato.

  • Número total de torcedores não conta muito… vale os que vão aos estádios e consomem produtos oficiais. Os demais, “apenas” dão Ibope na TV (em jogos ao vivo e programas sobre esporte). O “apenas” está entre aspas pois essa é uma importante fonte de renda para os clubes.

  • Carolina Ferreira

    A tua opinião não tem a menor importância. O que importa é o que a FIFA considera. E a FIFA afirma que clubes campeões mundiais só existem a partir de 2000. O resto, é invenção de brasileiro, pois nenhum clube de fora do Brasil que já tenha ganho o jogo amistoso intercontinental Europa x América do Sul que existiu antes do ano 2000 não “se intitula” Campeão Mundial… nem os paraguaios fazem isso, todos se dizem Campeões intercontinentais, a internet está aí, entrem nos sites do Barça, da Inter de Milão, Olímpia do Paraguai, Boca, River, todos ostentam o título de campeão intercontinental e o Barça e a Inter separam “um do outro”. Títulos diferentes… só os brasileiros que venceram esse troféu de um jogo só (ou dois, na época jurássica) é que o chamam de “campeonato mundial”. Tolice!

  • Carolina Ferreira

    Esse torneio Intercontinental com duas equipes, nunca foi Mundial, apenas alguns dirigentes de Clubes Brasileiros que ganharam, INVENTARAM de Mundial.. no site do BOCA JRS esta como INTERCONTINENTAL e demais clubes sulamericano e Europeus… só o SPFC pra conquistar mais torcedores, foi o periodo que cresceu inventou, pra ser MUNDIAL ter que ter representante de todos os CONTINENTES: ASIA (AFC) , AFRICA (CAF), OCEÂNIA (OFC) , AMERICAS (COMNEBOL e CONCACAF), EUROPA (UEFA) mais o representante do pais sede…

  • Carolina Ferreira

    Clubes europeus, clubes sul-americanos… a FIFA é o órgão regulamentador máximo do futebol! vcs querem negar isso?! o europeu e o sul-americano organizam um amistoso no final do ano e decidem que quem ganhar é o melhor do mundo!!?? e o resto do mundo, como é que fica??? se África e Ásia fizerem um intercontinental entre si quem ganhar vai ser o campeão do mundo? acho difícil vcs concordarem.

  • Carolina Ferreira

    Considerar a Copa Intercontinental como Mundial, ( só pq se trata dos dois polos mais fortes do futebol mundial), é a mesma coisa que ganhar o antigo campeonato Rio x São paulo e achar que sera campeão Brasileiro….. Só na cabeça dos Antis!!!! Deem uma olhadinha no site oficial do Boca Juniors, ( que aliás faturou 3x, esse amistoso festivo realizado pela Toyota). Pois, o mesmo não o reconhece como mundial, e a descriçao do torneio é clara pra qualquer um que saiba ler….. COPA INTERCONTINENTAL de clubes. Ou seja, nada relacionado a MUNDO… Saudações de mais um BI CAMPEÃO MUNDIAL, aliás, na América, O ÚNICO!!!

  • Cesar Magalhães

    Discordo a questão interna, pois no sul e sudeste a torcida do Corinthians é imensa e bem maior que a do Fla. Flamengo tem grande parte de torcida no Norte e Nordeste nas classes mais velhas e o Timão já tem perto de 10 milhões lá e o Fla 20 milhões. Em anos já teremos passado em todo país.

  • Ou deve ser torcedor do guarani da capital ou deve torcer opra alguma porcaria do rj, vc é jornalista mesmo?

  • pedro

    Tironi, você é que que não estudou jornalismo ou não aprendeu.

  • Galhardo

    Em 1.976 demos provas do que éramos capazes. Você se lembra? Pergunto:

    – Quando que os torcedores de times do Rio foram capazes disso?

    O Fluminense conquistou o título Brasileiro no interior de SP e quantos torcedores tinham? Vergonha!

    Jornalista sem conteúdo tem que falar besteira para ganhar mídia!

    Você conseguiu sua fama, se era isso que queria, que pena que essa, sem moral e fundamento!

  • Pessoal vocês falaram tudo, mas faço a pergunta ao Sr. Tirone, o que você tem a falar depois de tanta porrada que o Sr. levou??????? e fala sério!!!!!!!

  • Ronaldo

    O que tenho a dizer? Lamentável. Primeiro pelo achismo do pseudo jornalista. Segundo pelo lance ter publicado esta matéria.

  • Caro Tirone, concordo com você plenamente em relação a torcida, estamos crescendo mais e mais e em breve ultrapassaremos o Flamengo, agora concorde comigo, em estrutura e futebol já estamos muito a frente…..abs

  • MARCELO

    Tá explicado…. ” Editor-executivo dos canais ESPN no Rio de Janeiro ” O cara e carioca !! kkkk

  • MARCELO

    Primeira e última vez ue leio esta merda de blog !! hehehe sou do PARANA e de cada 10 torcedores pelo menos 5 são do timão, já do flamengo é raro ver 1 se quer !!!

  • Cala a boca Tironi,a diferença entre a torcida do Corinthians e a Flalido é a seguinte, quem torce para o Corinthians é só para o Corinthians, quem torce para o Flalido torce pro Botafogo da Paraíba, ibis, atletico paranense, e por aí vai.

  • Ado Marcelo

    Não é fácil, uma vez que a globo passa todos os campeonatos cariocas para o resto do Brasil .. E o Corinthians foi campeão em 2000 por vias normais, preencheu a vaga de representante do País sede com toda justiça, afinal era o BI-CAMPEÃO do PAÍS 98/99.
    Ganhamos um campeonato onde tinha nada menos que o Real (campeão intercontinetal em 1998) – Manchester United (Campeão Intercontinental em 99 em cima do Palmeiras) e Vasco – Campeão da libertadores 98 e Vice do Intercontintal do mesmo ano). Só isso.

  • Mais um no bando de lokos!

    Tirone,

    Vc como bom jornalista não pode publicar uma materia sem antes ter base e no minino ter realizado um trabalho de pesquisa.
    Todos sabem que na região Norte, Nordeste e Centro-Oeste do nosso querido Brasil a programação televisiva sempre foi a do RJ, subsequente, os jogos que eram televisionado nessas regiões sempre, mas sempre mesmo eram os jogos dos times do estado do Rio de Janeiro.
    As grandes conquistas do Flamengo principalmente na decada de 80 foi o responsavel por alavancar o aumento da torcida desse time nessas regiões, como um bom entendedor, podemos dizer que o Flamengo era o Bolsa Familia do governo para aquela região!

    Att.,

  • Abner

    Tinha que ser o chavez… de novo!!!! kkkk… Vai Corinthians!!! O Maior do Brasil… e do Mundo!!!

  • NEIR HENRIQUE MOURA DE MIRANDA

    O FLAMENGO TEM ESSA TORCIDA TODA, PELO O FATO DA TRANSMISSÃO DOS JOGOS CARIOCAS SEREM OBRIGATÓRIOS NA REDE GLOBO NO BRASIL DO PASSADO, POR ESSE MOTIVO OS TIMES DO RIO TEM MAIS TORCIDAS QUE OS DEMAIS TIMES, MAS SE FOR FAZER UM LEVANTAMENTO OS “POUCOS” CORINTIANOS QUE TORCEM SÓ NA CAPITAL DÁ 100 A 0 NOS FLAMENGUISTAS… MAS O TIMÃO ESTA NO CAMINHO CERTO, A TRAJETÓRIA DOS DOIS TÍTULOS PRECISA VIRAR FILME, COMO UMA FÊNIX O TIMÃO SAIU DAS CINZAS PARA O TITULO MAIOR …

  • Ronaldo

    Sr Tironi, por favor, nos poupe dos seus comentários sórdidos, não venha tentar diminuir o que já conquistamos. Caso queira escrever algo sobre o meu Timão, favor, primeiramente fazer uma pesquisa bem detalhada e escrever cuidadosamente cada palavra, pois você não estará escrevendo para qualquer um ler, não somos desses que enchem a boca pra falar: eu sou desse time, eu sou daquele time…, ah eu desse…. Enfim esses que nem vale à pena comentar. Aqui é CORINTHIANS, e em qualquer lugar que se possa imaginar, pois só quem é, sabe o que é, vivemos de CORINTHIANS, somos CORINTHIANS, se respira CORINTHIANS, tudo é CORINTHIANS. Você só pode ser Flam…(não vale a pena falar esse palavrão agora) mesmo ou bairrista como meu irmãos dizem… Ou está de palhaçada. E tem gente que, tem a cara de pau de publicar uma pesquisa, em que nos últimos 5 anos o Flum… (outro palavrão que vale a pena comentar) por ganhar 2 Titulos Brasileiros aparece na ponta. Sendo que só nesses de 2009 a 2012 o TODO PODEROSO ganhou: Brasileiro, Copa do Brasil, Libertadores, Mundial…entre outros, o futebol no Rio está em decadência, será que o Flum….(Ops, palavrão não pode!!) seria campeão destes títulos se tivesse ganho em campo o direito de jogar a elite do futebol Brasileiro? Fica essa pergunta…..

  • Flavio Carlos Villela

    Sr Tirone, pelo nome deve ser do time da série B. O Corintiano só tem o Corinthans no coração.O outro time da ex-cidade maravilhosa, tem sempre um segundo clube de sua preferencia, lá pelos lados do Nordeste, Norte. Agora sr. Tirone aprenda, o sr é jovem ainda. ” ÉS DO BRASIL O CLUBE MAIS BRASILEIRO”, ESTA FRASE PINÇADA DO HINO DO SPORT CLUB CORINTHANS PAULISTA,refere-se, uma politica,que existia de não se contratar, jogadores estrangeiros.Então SR. Tirone vá estudar o que esta ligado com o seu ramo de atividade, para não falar o que não conhece. Finalizando no se blog o sr. escreveu BRASIL, com letra minuscula. É nome próprio sr, jornalista.

  • Cristiano Xavier

    Sr. Tironi, se você estiver lendo os comentários, percebeu que, no mínimo, deu um tiro no próprio pé. Se tentou desmoralizar a grandeza do Timão e de sua torcida, se deu mau. Se não foi tendencioso, fez uma matéria sem pé nem cabeça, sem embasamento. vou te confessar, já li matérias horríveis, mas a sua está em primeiro lugar (disparada), com certeza. Quando o Corinthians caiu pra 2ª divisão li diversos comentários de especialistas da área futebolística e de torcedores não “especializados” como eu. Concordei com a maioria dos comentários, o Timão tinha que cair mesmo, só assim pra aprender. E aprendeu. Hoje é exemplo. Agora vem você querer desmerecer a torcida do Corinthians sem base alguma, só no achomêtro. Assim é fácil fazer matéria. Só pra atacar mesmo. Ridículo! O mais engraçado é que o Corinthians está fazendo sucesso sem o “auxílio” da toda poderosa do Rio, nem do Lance né, que por coinscidência também tem sua sede no Rio. O Flamengo já teve seu tempo de Glória, não emplaca mais (a não ser que sua diretoria sai do amadorismo). Se comparada a torcida do Flamengo com a do Corinthians somente em seus estados de origem, a do Flamengo leva uma surra ( dada a densidade populacional também, obviamente). Fora de seus respectivos estados, a torcida do Flamengo é assim: “Pra qual time você torce, amigo? Pro Flamengo, mas aqui torço pro Vitória.” “E você, companheiro, pra quem torce? Sou Sampaio Côrrea, mas também torço pro Flamengo.” Eu já fiz algumas pesquisas e é bem isso mesmo. E outra, fazer festa, carnaval, fumaça, bandeiras tremulando, todas torcidas sabem fazer (e bem). Sr. Tirone, a torcida do Corinthians o vê muito além de um time. Ponto! Como já disse Sócrates, o Corinthians é um estado de espírito.

  • Laerte Izaias

    Tirone, Sempre admirei teu trabalho! Mas Você esta falando besteira quando disse que só no estado de SP te a maioria da torcida corintiana! No Rio Grande do Sul, Somos a terceira maior torcida, no PR somos amaior torcida, em Minas somos terceira, e no Norte e Nordeste a maioria tem um time e depois o Flamengo, pq só passa jogo do Rio! Estive em Manaus, Flamengo e Vasco Dominam lá, pq só passam jogos do Rio!
    abraços…

  • Bruno

    Olha Tirone, me desculpe, mas vc está muito mal informado, sou de Campo Grande – MS e a torcida do Corinthians aqui é imensa, ela para a cidade quando ganha campeonatos, tem parado sempre kkk. Viajei há uns 6 meses para o nordeste, fui para Fortaleza, lá vi muitos com a camisa do Corinthians, até parecia que eu estava em uma cidade paulista, tanto corinthiano, faziam até um preço melhor porque estava vestindo a camisa, diziam lá: “Time do Povo, isso aí, tem desconto” . A mesma coisa acontece no PR e SC quando desço para as praias. Faça uma pesquisa nacional, não só em SP, e vai observar o que estamos dizendo.

  • Sou de Salvador e aqui não há diferença alardeada pela imprensa do fla em relação ao Corinthians. Já fui em cidades do interior e em outros estados nordestinos é assim tbm. Essa imprensa anti é mentirosa e são profissionais incompetentes.

  • Esse cara mora no Brasil?

  • PORRRA….! TIRONI SÓMENTE RINDO DE VC MESMO. MELHOR VC CONTINUAR A A COMPANHAR TEU PAI NAQUELE TIMECÔ O GUARANI DA CAPITAL…….LÊR ISSO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • QUAL É O NOME DESSE CARA ? ,,,,,, TIRONE ? , ENTÃO TÁ EXPLICADO .

  • kiko

    com toda ctz, é um blog de um anti…
    ou esse loko fumou muito antes de postar tanta babozeiras…
    olha a torcida do fla, em tdos os jogos dos campeonatos, dentro e fora de casa..
    os caras nw enchem nem qdo jogam dentro de casa.
    Corinthiano esta em tds os cantos meu fio… vai postar comentario de peteca seu bambi

  • Marcos

    Tironi, sem duvida o título do seu “post” foi no mínimo infeliz, e certamente bairrista!!!!

    Você esta se fiando em um velho paradigma que o Flamengo tem torcida espalhada em todo Brasil, e nao somente no rio. Até ai tudo certo.
    Você “apenas esqueceu” que a torcida que mais cresce em todo pais é a do Corinthians. Você também “ignorou” o resultado de uma pesquisa recente feita pelo Datafolha, um dos maiores institutos de pesquisa do Brasil, que aponta empate entre timao e fla.
    Com todo respeito ao Lance, eu acredito que o Datafolha tenha maior credibilidade quando o assunto é pesquisa.

    O Corinthians é o time mais vitorioso de 1990 até os dias atuais. Sao 5 Brasileiros, 3 Copas do Brasil, 1 Libertadores e 2 mundiais, sem contar paulista, rio-sao paulo, etc.
    Qual clube brasileiro ganhou mais títulos que esses?
    O Corinthians vem conquistando o Brasil, e o mundo, a um bom tempo….

    A exposição de mídia do timao é enorme ! O Corinthians detém o maior Ibope da tv Brasileira, superando até copa do mundo!!! (Você já se perguntou porque o mengo não atinge estes números? Certeza que não! Te explico em uma outra oportunidade….)
    Esse efeito se intensificou ainda mais com a contratação do Ronaldo Fenômeno.
    Com toda essa penetração nacional a torcida tende a se espalhar por todo Brasil, como de fato esta acontecendo!!!

    Sem falar que o clube esta muito bem administrado, tem o maior valor de marca, maior faturamento, terá o estádio de abertura da copa !
    Os títulos não param de ser conquistados, as contratações então…, um sonho para qualquer torcedor !
    Ou seja, não será surpresa se em 3 anos o Corinthians aparecer pelo “Datafolha” como a maior torcida do Brasil !!!!!

    Esqueça o passado, atualize suas informações, analise as perspectivas futuras, e escreva um post decente da próxima vez !

  • Imagina qdo o Estádio Sair ???

    RAPAZIADA CORINTHIANA , ISSO NÃO É NADA , ESPERA ATÉ O ESTÁDIO SAIR PRA VCS VEREM TODAS ELAS “DESCONTROLADAS” KKKKKK
    VAI CORINTHIANS !!!

    PS: ATÉ O ESTÁDIO FIVAR PRONTO JA SEREMOS TRICAMPEÕES DA LIBERTA !!!

    PS2: INVICTO NINGUÉM JAMAIS FOI !!! VIÚVAS DO PELÉ EM 4 JOGOS É PIADA KKKKK

    PS3: INVICTO DO PAULISTA EM 2009 E LIBERTA 2012 !!! TEM TIME QUE SE DIZ GRANDE QUE NÃO SABE O QUE É ISSO !!! KKKKKK

  • Augusto Carvalho

    foi campeão do mundo pela via “normal” ???? …opinião é igual a bunda….alguns dão até demais !!!
    É FODA MESMO !!! só falta falar que o são paulo é tri !

  • LUKAS JUSTUS

    FLAMENGO COM MAIS DE 30 ANOS SEM GANHAR UM TÍTULO INTERNACIONAL ! DÍVIDA DE QUASE MEIO BILHÃO DE REAIS, SEM ESTÁDIO PRÓPRIO PARA MANDAR SEUS JOGOS COMPARANDO COM O CORINTHIANS DE HOJE LIDER EM PUBLICO E RENDA NOS ULTIMOS 4 ANOS, LIDER NA MÍDIA, COM O MAIOR PATROCÍNIO DO PAÍS, BI CAMPEÃO MUNDIAL RECONHECIDO PELA FIFA, CAMPEÃO DA LIBERTADORES DA AMÉRICA INVICTO EM CIMA DO BOCA JUNIORS,COM ESTÁDIO PRÓPRIO EM 2013 E AINDA COM ABERTURA DE COPA DO MUNDO AGENDADA PRA 2014 ! FALA SÉRIO ! QUEM ESCOLHE O FLAMENGO PRA TORCER É PORQUE GOSTA DE SER INFERIOR…

  • ubiratan

    O corinthians não precisa de conquistar o brasil!
    isso njos ja fixamos.
    se vc pergunta para um corinthiano para quem mais ele torce , tenha certeza que ele vai dizer que torce somente para o corinthians.
    agora o flamengo é muito grande lá para o nordeste prq as emissoras tipo “globo” passam o campeonato carioca direto para eles.
    e sen falar que lá para cima eles torcem para dois clubes.
    o de casa eo flamengo.
    dai o prq de ser grande.
    assim fica fácil de ter torcida.
    quero ver ter uma pele só.

  • FERNANDO

    aaaa…vc cheiro meia suja cara…eu acho que existe mais corinthianos que brasileiro no país…Tm mais de 30 milhões de torcedores, e aida tem aqueles q ñ são do país e torcem pro TIMÃO…dessa vz, vc falou merda….

  • luiz bruschi

    Vc está louco. Pesquisa no Paraná Mostra o Corinthians em primeiro lugar com 25% da torcida. Coxa e Atlético ficam longe. O Flamengo só é maior torcida porque a globo quer. No Paraná não chega a 5%.

  • Helio

    Para acabar de vez com essa dúvida, proponho que nas próximas eleições (presidente, governador, deputados) seja incluída o time do coração.

  • Gavião trucidador de antis

    Esse rapaz deve estar sofrendo de uma doença séria que ataca os antis: DOR DE COTOVELO porque o FLALIDO da Gávea tá devendo até as calças, sua torcida estacionou há muito tempo. Venho sempre afirmando que daqui a mais uma década o FLALIDO vai ser a terceira maior torcida do Brasil perdendo até para os bambis. A imprensa não quer reconhecer o Timão como o maior do Brasil em tudo mas logo, logo vai dar o braço a torcer porque aqui é Corinthians o maior das américas e um dos maiores do mundo. CHUPEM ANTIS vocês não são adversários, vocês são nosso contribuintes, quando precisamos de pontos vocês entregam logo. Nem vou falar do porco porque esse literalmente tá mergulhado na lama.

  • tirone reveja o seu pensamento pois o corinthians ja ganhou o brasil em 2011 e 2012 consegue só uma libertadores e um mundial o q falta pra vcs cariocas darem valor a consquistas dos grandes a maior torcida é aquela q vai ao estadio durante o ano todo a q gasta com camisa , causa ,blusa a q lota o japão nao a que depende de um caeonatinho carioca.pra ganhar algo no ano.

  • Ricardo

    OUTRO ERRO.

    O Corinthians foi campeão mundial em 2000 por vias normais.

    Somente parte da mídia Brasileira confunde Copa Intercontinental com Mundial de Clubes.

  • tARSSO

    kARAMBA TIRONE ACOMPANHO SEUS COMENTARIOS A MUITO TEMPO, POREM A CADA UM SE TORNA MAIS ENCHE LINGUIÇA E SEM CONTEUDO, É UMA PENA MAS PROCURE FAZER UMA RECICLAGEM PELO AMOR DE DEUS, BASTA A MEDIOCRIDADE.

  • Ricardo

    ERRADO!

    O Flamengo não tem mais torcedores espalhados pelo Brasil.

    O que acontece é que no Norte/Nordeste o Flamengo tem AMPLO dominio.

    Sudeste e Sul dá Corinthians!

  • 1º Campeão do Mundo

    é claro…..lá no Norte/Nordeste não tem time que consegue chegar na primeira divisão, aí as emissoras de TV transmitem só o Campeonato Carioca. Se no passado fosse transmitido o Paulitão pra lá, o Timão seria o lider disparado!

  • João Batista

    Vc deve ser Anti de carteirinha………kkkkkkk O Corinthians já conquistou o Brasil já faz muito tempo, tanto que é a maior torcida do país. Se a globo (flamenguista) não aceita o fato, aí já é outra coisa. No Estado do Paraná, a maior torcida é do Corinthians. A conquista de 2000 foi por vias normais, uma vez que o campeão do país que é sede do campeonato é participante do torneio. Vc fez jornalismo?? Ou é apenas um anti querendo passar por jornalista? Se for jornalista, está bem ruinzinho de profissão, uma vez que não pode colocar suas preferencias pessoais em uma materia totalmente tendenciosa, desinformada e ainda por cima, ganhar ibope atraves dos torcedores alvi-negros que são leitores contumazes de tudo quanto é noticia sobre o seu time. Pelo seu perfil, é um jornalista desinformado e acima de tudo……..torcedor, ou melhor ….um anti!!

  • Marco

    hehehehe Da série “Blogueiro sofre”

  • Geremias

    …Se tem “Tironi” no nome, deve ter alguma relação com o “Tironi” do Palmeiras. Logo, subentende-se que tem alguma relação com o “Guarani” da capital que está onde?…Na segundona…A dor de cotovelo é dupla. Uma porquê é carioca e estes são regionalistas e a outra pq tem relação com a porcada…Se tem dor de cotovelo, não pode se meter na imprensa pois jornalista que se preze, deve ser imparcial…Só gostaria de lembrar que o Guarani de Campinas foi para a terceirona pois o regulamento não permite dois “Guaranis” na mesma divisão do futebol.

  • andrade

    Este texto mostra como os jornalistas estão despreparados.Sou do Paraná e a maior torcida é Corinthiana. Só a densidade demografica do estado de São Paulo e capital faz cair por terra sua análise. O Timão só não tem a maior torcida porque a emissora carioca não quer. Seja mais embasado, tenha mais conhecimento antes de teclar. Se não passarás vergonha na rede como aqui.

  • Filipe Azevedo

    Aos representantes do Lance, gostaria de ter um blog no Lancenet, pois se uma pessoa que se diz jornalista escreve algo desse tipo, qualquer um pode ser. Não tem embasamento algum, além do tal do “achismo” ele foi bairrista, ou tentou ganhar ibope…. enfim, muito ruim.

  • Renato Cuba

    A resposta para vc , é muito simples? Mande fazer um senso pelo Brasil, e vc vera qual e o time de mais torcida . A proposito menos no rio o rubro negro vai ficar triste?

  • Donizeti – SP

    Voce está um pouco desatualizado, pois a pesquisa datafolha já dava empate com o decadente flamengo antes da decisão do mundial de clubes e agora o Timão já tem a maior torcida do Brasil com certeza.

    E tem mais, torcedor do Corinthians torce só para seu time, pois todos os outros torcem contra, sendo que no norte-nordeste tem muito torcedor que diz ser o flamento seu segundo time.

    E o Timão tem a maior torcida nos 10 Estados mais ricos do Brasil e então ninguém segura mais.

    Se continuar desse jeito, time Bi-Campeão mundial mantido, mais Pato, Gil e Renato Augusto, logo vamos pedir licença para a CBF para disputar a Champions League da Europa, pois por aqui não teremos mais adversários.

    Vai Corinthians !

  • Como tem mané querendo surfar na onda do TODO PODEROSO TIMÃO.
    É cada uma que parecem duas!!!
    Se não tem o que falar dos outros timecos é como diz a propaganda do nosso patrocinador: Vem pro Bando de Loucos vc também!!!!

  • Rica vai curintia

    O seu Tirone lamentavel seu comentario com certeza vç deve ser palmerense pra falar uma besteira dessa!!!!Milton Leite Meu Deus!!!!!!!

  • Cristiano Xavier

    Sr. Tirone, análise explicitamente tendenciosa. O Sr., na minha opinião, quer diminuir o sucesso que o Corinthians tem. Penso que você (será flamenguista? bairrista?) sabe o crescimento esmagador que o Timão vem tendo nos últimos anos e o Sr. vem se apegando ao passado para justificar algo que já está ultrapassado. A torcida do Flamendo já foi a maior, não é mais. E não dá pra comparar as duas torcidas, convenhamos. Enchia o Maracanã e pronto… é a maior torcida, rsrsrs, como se o Maracanã fosse parâmetro para se discutir tamanho de torcida. Outra coisa, vai se informar melhor, vá a campo pesquisar sobre as torcidas realmente. Falar que a Torcida do Corinthias é maior somente no estado de São Paulo é, no mínimo, falta de informação sua. E você ainda trabalha no Lance, mais grave. Este Lance que vem fazendo pesquisas sobre torcidas no Brasil, que em sua pesquisa coloca a torcida do Corinthians como a maior do estado do Paraná. Vai entender né. Pelo que vi ultimamente em seu Blog, seus comentários estão longe da imparcialidade. Jornalista imparcial existe?

  • DENIS

    Concordo em partes com o Tironi. Discordo quando ele diz que a concentração maior de torcedores é em São Paulo, o Corinthians concentra grande parte de seus torcedores na região Sul / Sudeste e Centro-Oeste. Agora concordo quando ele diz que agora é uma grande chance de atingir outras regiões, principalmente, ao meu ver, as regiões Norte e Nordeste. É nessa região que a torcida pode crescer, e como lá havia um apelo maior para os times do RJ, consequentemente a torcida por eles é maior. Como o Corinthians esta em evidência, seja por títulos, jogadores de expressão, creio que deve explorar esse momento, sendo com jogos ou ações de marketing (lojas oficiais / escolas de futebol / etc).

  • Jose Luiz

    Pelas respostas obtidas, você deve ter percebido que perdeu uma boa oportunidade para ficar calado.

  • Vc esta enganado a torcida do CORINTHIANS tem em todo territorio nacional ou melhor no mundo inteiro eu moro em Natal/RN e aki tem um bando de loucos tambem a nação nos ultimos anos vem aumentando de tamanho principalmente aki na região nordeste somos os unicos do Brasil Bi campeão mundial chacelado pela Fifa VAI CORINTHIANS

  • Jackson Bordin

    Cara tá louco, se você é daqueles que se miram nas pesquisas, dias atrás a ESPN revelou uma pesquisa em que o Corinthians já se equipara a torcida do Flamengo e as festas em todo o Brasil quando campeão não lhe diz nada??? Dá licença véio vá trabalhar em outra coisa, porque de reporter cê tá por fora.

  • Murilo

    O Corinthians tem a maior torcida no estado do Parana e de outros no Brasil, como voce diz so em sao paulo??? E sao paulo é o estado de maior população do Brasil. Todos sabem que o Corinthians tem a maior torcida, mas isso nunca sera reconhecido por causa da maoiria, que sao os antis!!!! VAI CORINTHIANS!

  • Gabriel

    Cara, essa foi de doer!!!! primeiro que pra mim tirone é o mané do presidente da porcada, agora dizer que o Corinthians tem que conquistar o Brasil é d+!!!! Amigão nos ultimos 3 anos tirei minhas férias no nordeste, a maioria é flamerda? sim, mas vc não tem noção de como cresceu a torcida do Corinthians lá e outra seu texto é tão infeliz e vc o fez pra tirar o prestígio do maior do Brasil que não teve nem 20 linhas, vc tiraria 0 se fosse uma redação pro Enem!!! Acorda Mané!!!

  • Tironi quanta bobagem perdeu a moral comigo

  • Caro, Tirone, podemos não ser a torcida numero um do Brasil, mas em compra de produtos do timão somos sim a numero hum, e ai ajudamos ele ser o maior do Brasil, coisas que as outras torcidas não fazem. Portanto, é só ver contratos de patrocínios, etc. Ai time ganha trinta seis milhões de contrato de material esportivo e assim distribuído, doze para o time e o resto e marketing e uniforme o do time e assim vinte e dois para o time e oito para uniforme, e mais dez por cento liquido da venda de produtos licenciados, ai vc vê quem e maior do Brasil, abraços, e dorme em braços explendidos chorando por não ser do Bando de loucos.

  • Sérgio

    Comentário parcial e ridículo. Os colegas, a maioria que postou no blog, já disseram tudo. Jornalista desinformado é como cozinheiro que não sabe sobre um prato novo no mercado.

  • Diego

    Com o nome “Tironi” e com o título do texto, logo sabia que devia tê-lo ignorado, mas resolvi ver o que este cidadão dizia. Meu amigo, você como comentarista e blogueiro deve ser um ótimo editor. O Corinthians ganhou um Brasileirão em 2011, jogou o de 2012 brincando e terminou em 6º. Tem 26 campeonatos estaduais, 3 copas do brasil, 5 campeonatos brasileiros. é o atual dono das Américas e do Bi Campeão do Mundo, onde a torcida deu show e ajudou a trazer a taça para o Pq. São Jorge. Meu amigo, se queres comentar algo, comente do seu estado. Não é editor da ESPN Rio de Janeiro ? fale da draga que vive o Vasco, da várzea que o Flamengo está, do Fraquíssimo Botafogo. Ou, senão, fala do único time do Rio que ainda presta, que é o Fluminense. Agora, querer falar que o Corinthians precisa conquistar o Brasil ? Os antis preferem ver jogo do Corinthians só pra zicar, canais de televisão passam incessantemente notícias do Timão … o SCCP precisa Conquistar o Brasil quando ele já está conquistado ? meu amigo, sinceramente, Lancenet! precisa rever as postagens e a besteira.

  • sergio

    O importante é não confundir “simpatizantes” com “torcedores” , o Corinthians sempre teve o maior volume de torcedores de fato , que acompanham o time , sabem escalação e compram produtos relacionados ao clube , prova disso são as fortes presenças da torcida em campos adversários em outros estados e paises , bem como em volume de faturamento do clube
    A penetração dos clubes cariocas no norte e nordeste deveu-se basicamente á radio nacional e rede globo que transmitiam apenas jogos do Rio para aqueles estados , isto explica a grande volatidade de parte destes torcedores , demonstrada nas últimas pesquisas , com o avanço do percentual de torcedores de Corinthians e São Paulo sobre Flamengo e Vasco da Gama.

  • Paulão

    Sr. Tironi ! ! ! O Sr. só pode estar de brincadeira, fala sério. É IBOPE que o Sr. quer? Lamentável.

  • Roberto

    Caro Tirone … vc viu o que está escrevendo onde … vc pesquisou, ouviu falar algum lugar com base em que está dizendo isso … ou vc é mais um dos papagaio da Mídia que fala sem base alguma do que fala… ou está imitando Milton Neves … Flávio Prado ou outros que tais … ou é falta de capacidade para escrever algo mais com conteúdo … Caro Tirone “Tiro da Onde” esta besteira ….

  • Frank O Lima

    TINHA QUE SER CARIOCA ESSE VERME…

  • CAPIXABA

    Tirone aprende uma coisa:
    Quantidade não significa nada sem qualidade.
    Nós não somos a maior, nós somos a melhor
    Uma pergunta:
    Quantos torcedores voçê acha que o o time amador do Rio iria levar para o Japão?

  • Jefferson

    É de decepcionar o que um jornalista médio (elogio) faz para conseguir que as pessoas leiam sua matéria. Tal Tirone…., deixa de dizer que só falta! Não falta nada, aqui é Corinthians, quem torce sabe o que estou dizendo, quem não torce não sabe o que é torcer de verdade. Ver as vezes o time perder e se quer pensar na raiva. Digamos assim: “-A torcida que o Corinthians tem é só dele, não tem torcedor de 2 times igual a do Flamengo que você citou.”

    Brasil a fora é assim…”Eu torço pra tal time e flamengo”. Desse jeito no Corinthians….dispensamos!

  • Gustavo

    Tirone, essa história de que a torcida do Flamengo é maior do que a do Corinthians não tem nada a ver. Não vejo a torcida do flamengo lotando estádio fora do Rio de Janeiro. Já o Corinthians, jogue onde jogar (até no Japão), sempre joga em casa. O resto meu caro, é bobagem. abraço.

  • Rogério Barbosa

    Meu caro, será que ninguém percebeu ainda, que o Flamengo tem a maior torcida no Brasil graças a antena parabólica? Pois é, lá nos cafundós do Judas, quem tem antena parabólica, só assistem jogo do Rio graças a Globo.

  • MARCOS FARIAS

    É Tirone, nessa vc foi mal, mostrou total desinformação sobre a grandeza da torcida do Corinthians nos outros estados, pricipalmente na região centro oeste e parana!!E quando vc fala dentro do estado de SP, vc se refere ao maior centro de torcedores do Brasil. Bom, mas é claro, que vc sendo do Rio, tende a puxar um pouco para seu estado, é normal!!
    Mas q foi o decepção ler isso de um jornalista que admiro tanto, ah, isso foi!!

  • PIOR QUE ESSA MATÉRIA , É O FATO DO TAL DE TIRONE NÃO EDITAR ALGUMAS RESPOSTAS E FAZER QUE O TAL DE MODERADOR SEJA SEU ESCUDO . UMA PENA .

  • INFELISMENTE EXISTEM PSEUDOS JORNALISTAS QUE TEM O (poder) DE ESCREVER ABSURDOS COMO ESSE TAL DE TIRONE . EU QUERIA ACREDITAR QUE ESSA MATÉRIA SERIA ALGO DE PURA INCOMPETENCIA E DESCONHECIMENTO , MÁS POR MAIS DESPREPARADO QUE FOSSE UM JORNALISTA QUALQUER NÃO FARIA ISSO. ISSO É TENDENCIOSO E UM FORMA CONSTRANGEDORA E IDIOTA DE TENTAR ATACAR O TIMÃO. MÁS COMO O NOME DESSE INDIVÍDUO É (TIRONE ) NÃO TENHO MAIS NADA A COMENTAR.

  • Jose Luiz

    Caro Tironi, sua imparcialidade anda longe. Lamentáveis suas considerações. Aqueles que me antecederam já deram a resposta que você merecia. Felizmente a escravidão que a Globo impunha aos torcedores, enfiando-lhes pela garganta o carioca Flamengo, está com seus dias contados. Contra fatos não existem argumentos. Nunca antes se tinham visto reações tão entusiasmadas no sul, sudeste, norte e nordeste com um time de futebol, e vc ainda vem falar que falta ao Corinthians conquistar o Brasil. A única explicação que cabe é que talvez vc esteja com “dor de cotovelo” por torcer por um time que ao invés de ser bi-mundial, é bi-rebaixado. E só para seu conhecimento, na primeira vez em que fomos campeões mundiais não fomos “convidados” e obtivemos o título de forma anormal, mas sim representamos o país sede pois na época éramos bi-campeões brasileiros.

  • PRA TEM UM NOME DESSE ( TIRONE) SÓ PODE FALAR E ESCREVER ASNEIRAS , DEVERIA DAR AS MÃOS PARA O TIRONE DOS PORQUINHOS E SAIREM ABRAÇADOS , FICARIA MUITO DIFÍCIL SABER QUEM É O MAIS PATETA.

  • ESSE TAL DE TIRONE PRECISA DEVE ESTAR TOMANDO MEDICAMENTO VENCIDO . FALAR QUE O TIMÃO PRECISA CONQUISTAR O BRASIL É UMA BABAQUICE , UM TIME QUE TEM A MAIOR EXPOSIÇÃO NAS MIDIAS EM TODOS OS SETORES , OS MAIORES PATROCINIOS , QUE MAIS ARRECADA , A MAIOR MÉDIA DE PÚBLICO NOS JOGOS , 5 X CAMPEÃO BRASILEIRO , 3X CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL , TEM UMA TORCIDA MAIOR QUE BAMBIS, PORCOS E SARDINHAS (JUNTOS). ESSE CARA TEM QUE MUDAR DE MÉDICO.

  • Sempre Fiel

    Impossível crer que um “jornalista” como vc, Tirone, escreva tamanho absurdo! Qualquer pessoa com o minímo de acesso às informações sabe que p Corinthians possui maioria esmagadora não só em Sp, mas tbm no PR, onde tbm tem a maior torcida do estado, além de ser maioria no Sul, Sudeste e Centro Oeste. Já faz tempo que a torcida do Corinthians só cresce e do Flamengo continua estável. Somos do mesmo tamanho (senão maiores) que a torcida do Flamengo. Maior renda, maior público, sucesso de vendas, maior marca do Brasil… ISSO É CORINTHIANS!!!

  • Fernando

    A rede globo de televisão passava os jogos do futebol carioca na regiao do nordeste, por este motivo o Corintians tinha uma visibilidade menor nesta região, hoje estes dados estao mudando e em breve seremos sim a maior torcida do Brasil e hoje somos o maior clube de futebol do BRASIL.

  • itamar o melhor presidente junto com dilma

    Pt so gosta da marginalidade ok? dos presidiarios, das familias dos presidiarios. gasta furtunas com verbas publicas……………………

  • Flávio

    com toda a educação e respeito, o blogueiro deveria ser menos parcial. Como assim falta conquistar o Brasil? O maior crescimento de torcida, em todos os segmentos, foi a do Corinthians. Enquanto as outras torcidas cresceram quase que o PIB da Dilma, a do Corinthians igualou a do Flamengo, não só no Sudeste, mas no Brasil.
    Por favor, a profissão de Jornalista e cronista esportivo exige imparcialidade para poder gozar de credibilidade.
    Sds

  • Rodrigo

    Chega a ser Ilário ver uma coisa dessas, nem terminei de ler o 1º paragrafo pra saber a ,merda, que iriam escrever, ai vai a pergunta, Se ja conquistaram a America e o Mundo, o que eu vou fazer Conquistando o Brasil??? Se alguem me responder com alreza uma sandice dessas eu não escrevo mais na coluna deste lesado ae, por mais que tentem desfarçar o desespero os antis não conseguem mesmooooo, vai trabalhar em supermercado porque jornalismo não é sua area kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk chupa vai ter que engolir o Corinthians campeão de tudo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Deve ser um não paulista escrevendo do TIMÃO. Fla é o clube + popular? Quais os maiores públicos desse time fora do rj? Qual a média NACIONAL de público nos últimos 3 anos. Jogam num campo prá + de 70.000 com preço individual ao custo de 1/2 dúzia de bananas. Fizeram alguma invasão? Não vale prá receber os atrazados. Time ridículo. Vem prá SP competir. Com muita vontade chega na frente da Ponte Preta.

  • Henrique

    Nossa ta explicado o porque jornalista nao precisa de graduação! Mais que texto ruin e sem fundamento!

  • Marcelo Costa

    Só pudia ser um suíno nojento pra querer vir diminuir o primeiro mundial do Corinthians! Um time que precisou pedir pra cbf transformar um campeonato antigo em brasileiro pra pode se distanciar! (por vias normais) Vai te catar,pururuca! Vai ajuadr seu pai administrar aquela zorra que é o time que vc torce!

  • Bruno Schuster

    Meu caro Tirone: queira me desculpar mas sua informaão esta incorreta. Por razões profissionais viajo bastante pelo país e vejo uma presença bastante significativa de corintianos pelo país afora, claro que muito maior no Sudeste e no Sul ( Paraná, principalmente estado em que o clube tem presença de torcida de maneira impressionante), no Norte a presença é razoável, cai no NE e no CO embora tenha torcedores nessas regiões. Abraço!

  • Tarcisio

    Só faltou o dono da coluna assinar: VAI FLAMENGO !!!

  • Bruno

    Discordo! O poder de compra de torcedores em São Paulo e arredores é muito superior do que em outras áreas do país. Alterar o foco do marketing para espalhar os torcedores pelo Brasil significa perder dinheiro em troca de alguns números a mais nas pesquisas de maior torcida. Vide o Flamengo: dita a maior torcida, porém seu torcedor não compra produtos do clube, além do que teve uma das piores médias do campeonato brasileiro passado com jogos em que compareceram menos de 5 mil torcedores como mandante. É um absurdo. O marketing corinthiano, por enquanto, faz um trabalho invejável, incluindo o que a mídia não aborda muito mas provavelmente foi o maior trunfo das últimas temporadas: ter aumentado a quantidade de sócios-torcedores, garantindo uma boa fatia em encaixes no caixa do clube paulista, renda essa considerada garantida ao longo da temporada, devido à presença certa de torcedores no Pacaembu.

  • Anderson

    É um tanto estranho esse negócio de maior torcida.

    Falam em números, mas não acredito em nenhum deles, nem nos números da torcida do Flamengo e nem da torcida do Corinthians.

    Sou corinthiano e aqui onde moro em Rondônia, ninguém…nunca se apresentou dizendo ser de um instituto de pesquisa e gostaria de saber para qual time eu torço a fim de fazer levantamento com o número de torcedores..

    Aqui existe muitos flamenguistas, vascaínos, corinthianos e são-paulinos, porém cabe uma observação: só temos aqui a globo e band rio, então, todos os jogos que vemos na tv são de times do rio, salvo quem usa parabólica (aí vê a band-sp) ou tv a cabo.

    Na parte do sul do estado, onde existe uma forte presença de migrantes do sul, o número de colorados e gremistas é bem grande também.

    Então esses números não são nem de perto o número real de todos os torcedores desses clubes.

    Sem contar os estados do Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará, Tocantins….todos da região norte.

  • FIELZÃO DOIDÃO

    O BAMDO DE CURINIANO FROXO PARA DE FICAR BRIGANDO POR QUAL CIDADE É MAIO OU MENO , SEU BURRO , O CURINTIA É TIME GRANDE DE SÃO PAULO , O RESTO E RESTO , NOIS FOMO CAMPEAO SEM PERDE NADA , NOIS SEMO CORNO , MAS FOMO CAMPEAO1111

  • jean daniel pereira leite

    a é o corinthians ganhou um estadio ,voces devem saber que todos os clubes que tem estadios grandes foram ajudados ou ganharam estadio se informem melhor não façam como os são paulinos que adoram atacar o corinthians mas não sabem da sua propria historia,não sabem que alem de ganhar o terreno onde é o morumbi,foram ajudados na construção todos pelo governador na epoca são paulino inclusive não sei se o ct ou alojamento tem o nome dele,outro dado interessante pegaram até o titulo paulista do clube anterior a ele o paulista de 31 ,e nem a data de fundação do clube não sabem como pode um clube ter duas datas de fundação, então antes de criticar os outros olhe seu telhado de vidro,

  • lemos

    O que meus olhos vêem, o mapa do Brasil, cabem uns 6 estados do RJ dentro de SP, sendo que só a capital paulista já há o dobro de pessoas em relação a capital carioca, dendo assim já há uma diferença gritante a favor do corinthians, comparando estados, a nivel Brasil, norte e nordeste ou sule centro oeste é mais habitado? paulistas são maioria centro sul e cariocas norte e nordeste, é só p/ encher o saco mesmo, ninguém vai conseguir me provar que a torcida do Fla é maior!!

  • jean daniel pereira leite

    recado aos torcedores que não sejam corinthianos,os seus resperctivos clubes tambem tem sites entre neles e comentem ,parem de comentar no site do corinthians não temos culpa de seus clubes não terem noticias

  • jean daniel pereira leite

    falam que o flamengo tem maior torcida do brasil ,da pra ver mesmo, os ultimos campeonatos de quem foi a maior renda,e o maior publico foi o corinthians 2012 não estava disputando o titulo e teve a melhor media e com os ingressos mais caros ,quantos torcedores o flamengo ou outro clube levou pro japão,eu sei que nos jogos do corinthians a media era de 40 mil tai a resposta,quem tem maior torcida,e o dia que divulgarem que o corinthians e maior que todos o flamengo cai pra quinta divisão nao pode né vamos ajudar o coitadinho

  • Saile

    Tirone aqui vai meu comentário também para os anti.

    O Ministério da Saúde adverte: aos INVEJOSOS:
    Ler notícias do CORINTHIANS, pode causar sérios danos à saúde aos não corinthianos, tais como: tristeza, angústia, baixa auto-estima, depressão, distúrbios da personalidade, alucinações,
    coceira no TOBA e o mais comum dos sintomas, uma insuportável dor de cotovelo, Recomenda-se chorar com moderação. A INVEJA é a Situação da INFERIORIDADE..

  • MarceloUlianov

    O Corinthians é Paulista. Dane-se o brasil.

  • quando a rede globo deixar de passar jogos do rio de janeiro em rede nacional, desta maneira aumentara as torcidas dos times de sao paulo. veja a programaçao da rede globo em rede nacional e compare as transmissoes dos jogos do ano todo entre paulistas e cariocas ! sem fazer o minimo de esforço o flamengo divulga sua marca nos canais da globo rede nacional ! por favor senhores reporteres parem de oportunismo ( como no caso da materia que dava empate entre as torcidas de fla e timao), corinthianos sao fieis, loucos e fanaticos mas nao sao burros !

  • claudio

    Leonardo, a sua tese é totalmente sem base…..Um grande clube da centro financeiro, industrial, cultural, universal e interplanetario, caiu para a segunda divisão. Voce poderia nao ter nascido, mas o Corinthias passou 23 anos, isso mesmo, 23 anos sem ganhar nada, nem um paulistinha…Se fosse assim, hoje o Corinthians seria time pequeno…Tudo é fase…Hoje por cima, amanha por baixo e assim segue a vida…
    Os melhores times do mundo estão na Espanha e, me consta, a Espanha está longe de ser o país mais “rico” do mundo…Estude mais “garoto”…

  • Ricardo

    Discordo parcialmente. A torcida do Flamengo é maior, e acho até que mais que 2% de diferença, mas a maior parte torcida do Corinthians, como mostra a pesquisa, está nas regiões mais ricas do páis. Além disso, o Corinthians é o único time que tem pelo menos 10% em todas as regiões do país. Então acredito que o Corinthians conquistou sim o Brasil, mas evidentetemente, não pode se contentar com o patamar atual.

  • Marioh

    Tironi,

    A torcida do Flamengo foi muito, muito maior que a do Corinthians e demais clubes. É claro que estou falando desde que o Rio de Janiero era a capital Federal. A rádio Nacional transmitia em ondas curtas, para todo o Brasil os jogos do Rio. Depois disso veio a Rede Globo e transmitia os jogos do Fla em rede nacional. As ondas curtas deu lugar a RAdios FM, A rede Globo descentralizou as transmissões tornando mais regionais e assim paulatinamente os times cariocas começaram a cair em torcidas ou no máximo ficaram estagnadas. Enquanto isso as demais torcidas começaram a aumentar. O Corinthians apesar de ficar 23 anos sem títulos, o seu passado e seu potencial de torcida cada vez mais aumentando. A força economica enumeros de habitantes do Sul e sudeste cada vez mais aumentando fez do Corinthians a torcida que mais cresceu. O Fla ainda tem maior torcida mas a força economica da torcida corinthiana é muito maior . Por isso a torcida do Flamengo reclamam muito das pesquisas porém na prática agem pouco. Um Fla x Flu no Engenhão com menos de 9.000 torcedores em final de campeonato? Encher o Maraca a ingressos de R$ 10,00 é fácil.

  • bicampeão do mundo ! penta campeão Brasileiro ! mais alguma coisa ? rsrsrs !!!!!!!

  • GLAUCIO

    “Seu” estádio?! Até onde eu sei, o que é pago com dinheiro do povo, do povo (DEVERIA!!!) é!!! É um vergonha essa história de estádio do Corinthias, e o pior é vcs jornalistas avalisarem essa vergonha!!!

  • verdadeiro

    Engraçado esse rubro-negros. Dois anos SEGUIDOS sendo o pior do Rio no nacional, afundado em crise , nao paga ninguem, cortaram até o telefone, nao tem estadio e vem aqui cantar de galo…como sao podres !!!!

  • marcio

    Um amigo ficou em coma por muito tempo, quando por milagre acordou, e como ficou muito tempo sem saber nada do futebol foi logo me perguntando como andava as coisas no futebol:
    Eu falei para ele que um time grande só tinha ganhado um paulistinha,ele me respondeu, o CORINTHIANS? eu disse que tinha sido o santos, sério? respondeu ele, e o que mais:
    Um outro time grande que já tinha caído para a 2ª divisão foi rebaixado de novo, ele novamente, o CORINTHIANS?, não, o palmeiras, sério?, é meu amigo as coisas mudaram, me fala mais:
    Teve um time que ganhou a 2ª divisão da américa e para ganhar contratou um monte de seguranças para baterem no adversário no intervalo e os caras não voltaram para o segundo tempo e perderam por WO, pera aí, este foi o CORINTHIANS, não, respondi a ele foi o são paulo, não é possível, tem mais alguma coisa?
    Sim, teve um outro time grande que foi campeão da libertadores invicto, ganhando do santos, do vasco e na final contra o boca e depois foi ao Japão levou mais de 30 mil pessoas ao estádio do outro lado da terra e foi campeão do mundo, ele me olhando surpreso perguntou, quem foi esse? foi o CORINTHIANS, o que????????? caramba realmente as coisas mudaram muito neste ano.

  • Diego

    quem LIXO de crônica!!11

    Não tem o que escreverm cala os dedos manézão!!!!

  • André T.

    Meu caro colega,

    Você precisa viajar um pouco mais e conhecer o Brasil, não é só em SP. Vai pro Oeste, meio e norte do Paraná e vê se vc acha algum flamenguista? Só tem torcedores de times paulistas, a única exceção é Curitiba, com atleticanos e coxas, e o sul que conta com bastante gremistas e colorados. Agora, grandes cidades, como Maringá, Londrina, é igual a SP. Além disso, vêm pra SC, a torcida corinthiana aqui é muito grande, e não estou falando dos paulistas que vieram morar em Florianópolis, mas de cidades como Joinville, Blumenau que tem muitos torcedores corinthianos. MT e MS é a mesma coisa, pq reberam muitos paranaenses, gaúchos e paulistas e nunca cariocas.

    Resumir a torcida do Corinthians a São Paulo é piada de carioca, são-paulino, palmeirense ou santista!

  • Dudu Timão

    Título sem coerência e texto de pouco conteúdo. Está com pouca criatividade e por isso resolveu trabalhar em cima da rivalidade de duas grandes massas, mas em questão de retorno e atividade, o Corinthians é o maior do Brasil, não precisa de mais nada!

  • Duellio

    Paulista é foda… acha que o Brasil se resume a SP e adjacências, que as outras regiões quase não existem, são simples simulacros do “Sul-maravilha”… Moro em Brasília, e no domingo que o Corinthians foi campeão, a festa não chegou nem na metada da festa do título de campeão brasileiro de 2009 do Flamengo… 3 horas da tarde, já não havia mais bagunça na rua, nem rojões.. diferente de 2009, quando a festa durou dias, em clubes, boates e etc… Achei bacana o Corinthians ganhar do Chelsea, acho horrível a postura dos times ingleses, esnobes, engomadinhos… Adorei a horda de brasileiros invadir o Japão e tocar o terror na terra do sol nascente… Mas daí dizer que no Centro Oeste a maior torcida do Corinthians é loucura… ah, esqueci que os manos se orgulham de dizer que são loucos… Outra coisa, é a ilusão de pensar que vive-se melhor no em SP que no Centro Oeste.. Só se for no Morumbi, Santana ou outros lugares endinheirados, por que eu tenho pena dos pobres que moram em Pirituba, capão redondo, jardim ângela, heliópolis, são vicente, etc.. Vivem numa bagunça louca, inexistência do Estado, violência de tudo quanto é lado, entulhados em favelas.. Venha aqui em Brasília e conheça cidades como Ceilândia, Planaltina, Guará, Taguatinga… as pessoas aqui, mesmo pobres, vivem bem, se divertem, não roem o osso como em SP, numa paisagem que só é morro e favela… Trouxe um primo paulista aqui e qual não foi minha surpresa, ao descobrir que o rapaz não sabia nadar, pq nunca, digo NUNCA tinha ido em uma cachoeira, coisa que aqui fazemos todo fim de semana… Em outras palavras, longe da tela da globo, rio e são paulo são uma M.E.R.D.A.

  • Reinaldo W Zietlow

    A briga pelo tamanho das torcidas, é dos patrocinadores, das areas de marketing…….Para corinthianos e flamenguistas as torcidas “se bastam” são as maiores e pronto.
    Claro que quanto mais conquistas, e quanto mais os times jogarem de acordo com o perfil das torcidas, o contigente aumentara.
    É natural que o Corinthians cresça e aproxime-se do Flamengo, pois alem de ter dominio em um estado que tem o dobro da população do Rio de Janeiro, começa a ser veiculado em termos nacionais. É preciso lembrar que o Flamento é bem conhecido em todo o Brasil, pois o Rio de Janeiro foi capital da republica e o radio(não havia tv) só transmitia para todo o pais os campenatos cariocas…….isso acabou……vamos lembrar tambem que no Nordeste todos tem o time local e como segunda torcida era o Flamengo……as pesquisas e estatisticas deveriam levar isso em consideração, se ja não levem e apenas não divulgam.

  • Fabricio

    Pois é, sou Corinthiano e em minha modesta opinião eu acredito que a torcida do Flamengo só é maior do que a do time Paulista porque nas regiões Norte e Nordeste o Flamengo é o “segundo time” de muitas pessoas, ou seja, quando o time de menor expressão (que a pessoa torce) não está na competição ou não tem mais chances, passa-se a torcer para os Cariocas !
    O Corinthians não tem este tipo de aceitação, não é o segundo time de ninguém … Ou a pessoa é Corinthiana ou não é e ponto.

  • carlos

    O Flamengo domina o Nordeste devido a Rede Globo que por muitos anos só passava jogos dos times cariocas já o Corinthians domina o Centro Sul em todos os estados haja vista ser a maior torcida no Parana superando até mesmo Atletico Paranaense e Coritiba. Alem do mais o Flamengo tem simpatizantes quero ver uma pesquisa de torcedores absolutos. De qualquer maneira é uma questão de tempo se o Time do Corintians continuar organizado muito em breve sera a maior torcida do Brasil

  • ADECIO

    Acho um absurdo com um jornalista com sua experiencia, capacidade, e nome faça um comentária não maldoso e tendencioso contra o corinthians:
    “Foi campeão da Libertadores, terá seu estádio e foi campeão do mundo pela via “normal”, ou seja, passando pelo título continental antes.”
    Uma total falta de respeito com a instituição, com seus torcedorer e consequentemente com os leitores do jornal e do seu blog, desmereceu o título conquistado de forma limpa e justa, titulo este reconhecido pela Fifa, quer dizer se o sanfresse hiroshima tivesse ganho o mundial do japão este ano, como ele não foi campeão continental não teria meritos? não teria valor ? não teria reconhecimento ?
    Deve ser por isso que pra ser jornaslista hoje em dia qualquer ex big brother serve.
    Decepcionante ler isso de um formador de opinião como o senhor.

  • radamantys

    Mas pra ganhar o brasil precisar ter 7 brasileiro pra poder passar o SP que tem 6 brasileiros legítimos sem união de títulos, ganhar mais 2 libertadores e 2 mundias e sul americana pra poder se tornar o maior no Brasil falta muito. Não adianta ter a maior torcida se time que tem a torcida bem menor tem mais títulos. Times são conhecido pelos títulos e não apenas pela torcida.

  • kokynho-TIMÃO

    Vc Fala Que o TIMÃO Tem a Maioria dos Torcedores Dentro do Estado de São Paulo, Isso Não é Verdade. Essas Pesquisas São Feitas Somente nas Capitais e Regiões Metropolitanas, Moro no Paraná, e os Clubes Paranaenses Só Tem Torcida na Capital e Região Metropolitana, Fora Isso Só Tem Torcedores de Clubes Paulistas, e o TIMÃO Domina em Todo Paraná, Assim Tbém Acontece no Mato Grosso, Sem Contar Que No Interior de Minas, Perto da Divisa Com São Paulo, Tbém Tem Muitos Torcedores de Clubes Paulistas, Clubes Cariocas, Por Aqui é Raro, Portanto Se Fizerem Pesquisas Não Só nas Capitais Mas Tbém no Interior do País, Não Tenho Dúvidas de Que a Torcida do TIMÃO é Muito Maior Que a do Flamengo.
    Poderiam Fazer Essa Pesquisa no Censo Demográfico. Aí Ficaria Provado Pra Todos Que o TIMÃO Não é Só o Time Mais Rico, Mas Tbém o de Maior Torcida do Brasil. #VAICURINTHIA

  • Alexandre

    Eu gosto do Corinthians em segundo lugar como maior torcida.
    É mais legal fazer esse barulho todo mesmo sendo menor

    Mesmo pq boa parte dos torcedores do norte e nordeste e região central do Brasil que se intitulam flamenguistas torcem pra dois times. os detalhes das pesquisas mostram isso…

    America do Acre e Flamengo, Independente do Amapá e Flamengo, Castanhal do Pará e Flamengo, ASA e Flamengo, CRB e Flamengo e assim vai.

    Quem é Corinthiano torce pro Corinthians, só, seja no norte, sul, leste ou oeste

  • falou tudo tironi. mas isso e bom p/ todos. isso motiva outros clubes a buscarem se organizar… o pais so tem a ganhar….

  • Leonardo

    A torcida do Corinthians é menor do que a do Flamengo, mas está concentrada na região centro-sul e quando digo centro-sul não digo só São Paulo em todos os Estados do sul sudeste e centro-oeste o Corinthians é maioria comparando com o Flamengo e com a vantagem de seus torcedores possuirem um poder aquisitivo favorável, sobre tudo por residerem nos estados mais ricos da união diferentemente do Flamengo que possui ampla maioria na região Norte-Nordeste, mas que não consomem tanto e sempre convivem com aquela velha premissa que torcedor da região Norte tem dois times se é verdade,não tenho certeza mas que todo mundo já ouviu algum torcedor falar que torce para um time da região mas que o time do coração é o rubro-negro carioca isso é bem real, a curto prazo a liderança de torcida o alvinegro paulista etá bem atrás agora em termos de força da marca, poder de consumo dos torcedores, marketing, patrocínio, média de público sem desculpas em relação a jogar no engenhão pois, isso é papo furado aqui em São Paulo quando o jogo era no morumbi que é longe pra burro a torcida lotava e o simples fato de estar localizado na Capital financeira, do país faz muita diferença pois apesar do Palmeiras estar no momento em baixa os clubes de São Paulo são extremamente competitivos tanto na estrutura física quanto politica dai a força do clubes já no Rio um está bem por causa da UNIMED o outro desde 1995 não tem ideia do que é um título nacional a caravela portuguesa está afundando até Eurico voltar do ostracismo para piorar a situação já o Flamengo para seus torcedores a resposta par todos os problemas é a maxima Flamengo é Flamengo ou seja apesar da bagunça estamos no paréo hoje o futebol não perdoa amadorismo e o canyon ficará cada vez maior com o advento das cotas de TV.

  • Paulino

    A torcida do Corinthians é menor do que a do Flamengo, mas está concentrada na região centro-sul e quando digo centro-sul não digo só São Paulo em todos os Estados do sul sudeste e centro-oeste o Corinthians é maioria comparando com o Flamengo e com a vantagem de seus torcedores possuirem um poder aquisitivo favorável, sobre tudo por residerem nos estados mais ricos da união diferentemente do Flamengo que possui ampla maioria na região Norte-Nordeste, mas que não consomem tanto e sempre convivem com aquela velha premissa que torcedor da região Norte tem dois times se é verdade,não tenho certeza mas que todo mundo já ouviu algum torcedor falar que torce para um time da região mas que o time do coração é o rubro-negro carioca isso é bem real, a curto prazo a liderança de torcida o alvinegro paulista etá bem atrás agora em termos de força da marca, poder de consumo dos torcedores, marketing, patrocínio, média de público sem desculpas em relação a jogar no engenhão pois, isso é papo furado aqui em São Paulo quando o jogo era no morumbi que é longe pra burro a torcida lotava e o simples fato de estar localizado na Capital financeira do país faz muita diferença pois apesar do Palmeiras estar no momento em baixa os clubes de São Paulo são extremamente competitivos tanto na estrutura física quanto politica dai a força do clubes já no Rio um está bem por causa da UNIMED o outro desde 1995 não tem ideia do que é um título nacional a caravela portuguesa está afundando até Eurico volta do ostracismo para piorar a situação já o Flamengo para seus torcedores a resposta par todos os problemas é a maxima Flamengo é Flamengo ou seja apesar da bagunça estamos no paréo hoje o futebol não perdoa amadorismo e o canyon ficará cada vez maior com o advento das cotas de TV.

MaisRecentes

Gato da Copinha é mais uma tragédia brasileira



Continue Lendo

O treinador invisível



Continue Lendo

O recado é: simular falta funciona!



Continue Lendo