Arbitragem foi absolvida no julgamento do STJD



O Palmeiras foi goleado no STJD por 9 a 0 e não conseguiu anular a derrota para o Inter por 2 a 1. No jogo, Barcos fez um gol de mão validado e posteriormente anulado. A forte suspeita é de que alguém viu o lance pela TV e avisou ao árbitro que, então, impugnou o lance.

Como o jogo não foi impugnado, há agora mais tranquilidade e isenção para se discutir assunto mais relevante do que o lance isolado. Afinal, houve interferência externa na decisão do árbitro?

O parecer de todos os auditores do STJD foi o de que não foi possível comprovar se houve ou não. Foram ouvidos os árbitros e o delegado do jogo que, evidentemente, recusaram a tese de auxílio eletrônico. Barcos também foi ouvido e admitiu que o gol foi de mão. Foi só. A repórter da TV Bandeirantes, Taynah Espinoza, não foi ouvida. Ela teria avisado que o gol foi irregular. Não dá para saber se isso é verdade ou não, já que ela não foi interpelada no tribunal sobre o assunto.

O julgamento termina sem ferimentos morais, afinal não se legitimou um gol de mão. Mas não avançou em nada no ponto fundamental: estarão os árbitros utilizando auxílio secreto da TV para resolver lances difíceis?

Há indícios fortíssimos de que sim. Preguiçoso, o julgamento do STJD não chegou nem perto da verdade. Ouviu um punhado de pessoas e decretou: não houve interferência externa.

O caso poderia provocar uma investigação profunda e abrir caixas pretas da arbitragem brasileira. Ficou no superficial e viramos a página, infelizmente.



  • Daniel

    fabricio vc falou pouco mais falou tudo….mais uma vez comprovado que no brasil quem tem o poder pode fazer tudo o que quizer….esse jogo deveria ir para a biblioteca do futebol o tema seria “marmeladas do futebol brasileiro” !!!!!

    mesmo com o resultado final dos 9 x 0 (para n complicar o campeonato) eles preferem ignorar o fato de o juiz apontar no meio do campo validando o gol e o bandeirinha correr pro meio do campo também, o arbitro da linha de fundo 2 metros do lance não viu!!!….e depois de 6 minutos anular o gol ? ainda dizer q o 4º arbitro que viu a 50 metros o lance e demorou tudo isso para informar q o gol era irregular ? pior …o que aquele delegado da cbf tinha de entrar no campo ?nuca vi isso na minha vida, lamentável não por eu ser palmeirense fanático e nosso verdão estar nessa situação precária e sim por um futebol honesto e sem “miracutaias” ! é só pegar o vt do jogo e ver esta claro !

    agora vc para pra pensar no 1 turno palmeiras x cruzeiro …montilo cai fora da area e o juiz da penalti !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! e depois um impedimento de 2 metros q o bandeirinha n viu ? cade o delegado pra ver isso ou o 4 arbitro….. ? resultado final cruzeiro 2 palmeiras 1 !!!!!!!!!!
    ou contra o bahia …o jogador do palmeiras bateu de dentro da area eo zagueiro corto o lance com a mão “supostamente sem intenção” mais a bola estava indo em direção do gol kkkkkkkkkkkk só rindo mesmo chega de perde tempo com toda essa palhaçada !

    só lamentos……

  • por isso futebol internacional tem audiencia, pouco se sabe do extracampo, valoriza o clube , o jogador, aqui e o contrario, o importante é stjd,cbf, advogado, muita gente querendo ganhar no grito e muito jogador que so simula, e tem todo esse pessoal pra defende-lo. cobrar os jogadores e tecnicos a fazer melhor virou detalhe, po ja tem seis ou sete arbitros numa partida, o futebol ou ta evoluindo ou ta acabando.

  • Júnior

    Uma coisa tem que ficar clara: O juiz ERROU ao somente anular o “gol de mão”.

    SIM, ele ERROU!

    Houve um pênalti CLARO, CLARÍSSIMO no lance! O zagueiro Índio (com a mão esquerda) AGARRA a gola da camisa do Barcos e o impede de pular e fazer o gol de cabeça! Tanto é que Barcos está UM PALMO mais baixo que o Maurício Ramos no lance sendo que é mais alto!

    Difícil ver? Sim! A “olho nú”, quase impossível! E o juiz não viu! Como não viu a bola na mão do Barcos!

    Só que quando alguém olha pela TV, os dois são claros!

    Contra o Palmeias pode tudo!

    Fluminense, se quiser jogar com 15 em campo domingo, pode! P STJD vai dizer que não houve provas de dolo e só contaram errado!

  • Júnior

    Comparando esse “julgamento” do STJD com o do mensalão (mais sério) no STF seria como se o ministro do STF perguntasse ao acusado: “O senhor desviou dinheiro?”. A resposta: “não!”
    Promotoria (ou advogado do Palmeiras) “Mas existem provas, depósitos não justificados em sua conta e vários outros indícios!”
    STJD: Mas ele falou que não! Então não!

    Foi uma PALHAÇADA!!!!!!!

  • Que tal ganhar os jogos? Não fez nada o campeonato todo e agora quer se limpar em um lance isolado e diga-se de passagem indecente para garantir pontos que não tem competência para ganhar em campo. Fosse um penalti ou impedimento marcado ou não e que prejudica-se o time, até concordo em reclamar. Agora um gol de mão nojento indecente e quererem valida-lo a qualquer custo é brincadeira. Para os que acham certo, vamos lá: se acontecer o inverso, ou seja o Palmeiras acabar vencendo um jogo crucial nesta reta final após a anulação de um gol de empate do adversários dentro das mesmas condições, o Palmeiras e os palmeirenses iriam apoiar a anulação do jogo? O único senão é que tudo se baseia em supostas ações, fortes suspeitas, caixa preta da árbitragem e etc…. Meus caros, gostemos ou não as coisas se baseiam em provas de fato e não em depoimentos de parece que, eu acho que. Tirone quanto a tal jornalista, a Rede Bandeirantes proibiu a jornalista de falar sobre o assunto, no tribunal existem regras que como o próprio Lance aponta que o Palmeiras parecia ignorar, apresentou “provas” fora de hora que nem provas eram, impressões e depoimentos baseados em eu acho. É muito pouco.
    O único ponto que ao meu ver e concordo não foi observado é um aprofundamento na apuraçãodo que ocorre hoje nas árbitragens mas com o intúito de apontar os erros, corrigi-los e eventualmente punir alguém. O que não pode é estabelecermos um tribunal de inquisição como muitos estão propondo que se destina a caça a supostas bruxas, a tal caixa preta. Se tem provas apresentem, agora se a coisa se baseia na composição do STJD ou de federações e confederações, aí a história é outra, o que não se pode é em nome do inconformismos pela administração medíocre do Palmeiras, passar a justificar uma noite de San Lorenzo.
    Antes que algum alucinado de plantão venha falar bobagens, informo que acho toda esta extrutura do futebol brasileiro um lixo, não torço para o Palmeiras cair e mais, defendo o fim de federações e CBF, eleições diretas nos clubes e fim do STJD. Só não concordo com esconder as lambanças dos clubes embaixo do tapete da incompetência e medíocridade do STJD e CBF.

  • Rodrigo Santos

    Muito bem colocado Tirone!

    Como já tinha escrito neste blog no post anterior sobre o assunto, o problema maior desse caso é o descumprimento da regra por parte dos arbitros (juízes). Não é concebível o arbitro da partida se utilizar de meio ilegal de prova para formar seu convencimento. Ou se proíbe e pune os responsáveis ou se permite o replay na regra do jogo. Contudo a utilização clandestina do VT é mais um absurdo do futebol brasileiro.

  • Daniel Goretti

    Querer validar este gol ou impugnar o jogo, só mostra o quanto a sociedade brasileiro é corrupta. Foi feita a justiça, não foi validado um gol de mão. o Palmeiras não deveria nem ter entrado com recurso neste caso.

  • Claudia

    Tirone, parabéns pelos comentários, e também por sua participação no programa bate bola segunda edição, também assistido por alguns alunos meus e que elogiam você.

  • Ariovaldo Penedo

    Esse gol nao poderia ter sido validado nunca, uma vez que a TV pegou em camera lenta a jogada.

    Mas se o STJD desse ganho de causa ao Palmeiras, estaria abrindo a discussao sobre se devemos usar o VT ou nao. Para adiar essa discussao, o STJD agiu como agiu.

    Certo, mas errado. E vcs da imprensa deveriam gritar mais.

    Uso do VT JA’!!!!

  • MAIS UMA DERROTA DA PORCADA 9 A ZERO..QUE GOLEADA…………

    MOSTRA O RETRATO DO PALM HOJE EM DIA…………

    TIME FRACO EM CAMPO…. E FORA UMA VERGONHA SEM COMANDO

    JA VIROU ZOMBARIA……. CHACOTA E PIADA……… PLANEJAR P FICAR NA SEGUNDA

    EM 2014 JA É UM COMEÇO………

  • Rodrigo

    Muito bom o seu post Tironi. Gostaria de dar meus parabens. No meio de tantos blogs e reportagens execrando o Palmeiras por causa de sua atitude e querer reivindicar os seus direitos, o seu post teve o foco certo. Acontece q existe uma hipocrisia mto grande por parte dos torcedores dos outros times. Tenho certeza q se fosse o time deles nessa situação estariam agindo da mesma maneira. Não existe mais empatia por parte desses torcedores. É triste ver q o ódio pelo rival é maior do q o amor q se tem pelo proprio time. Lamentavel a atitude da Band de nao liberar sua reporter para depor. Ela era figura-chave nesse julgamento. Será q realmente podemos chamar isso de julgamento? Eles já tinham tomado a decisao antes mesmo de começar. Não qria q o Palmeiras ganhasse, foi irregular o lance. Mas qria q esse julgamento servisse de base para acabar com essa robalheira q existe no futebol brasileiro. E isso, foi de longe, mas mto longe o q aconteceu.

  • Valdir

    Como é bom ser desonesto QUE BELEZA . da-lhe impunidade um dias todos vão se arrepender
    e não esta longe disso. LAMENTAVEL

  • janjão

    Roberto Pereira….vá aprender a escrever….

  • Vinícius Zarpellon

    e bem que fazem em utilizar os recursos tecnológicos; se o gol fosse realmente validado, teriam caído em cima do juiz falando que é ruim, cego, ladrão… foram atrás e corrigiram o erro; já que a FIFA não faz nada para evitar ao máximo erros desse tipo. no futebol americano, TODAS as jogadas de ponto têm que ser revistas pelos juízes. claro que não acaba com os erros, mas diminui muito. é ótimo que os juízes estejam se impondo e utilizando uma maneira das partidas aqui serem mais limpas, o que tá faltando muito mesmo nesse país

  • Fernando Duarte

    Roberto, vc escreve que o Palmeiras deveria ir à justiça comum lutar por seus direitos. Ok. Cada um luta pelos direitos que acredita possuir.
    Então deixa eu te fazer uma pergunta.
    O Barcos, que colocou propositalmente o braço na bola para tentar iludir o árbitro e se beneficiar de um lance ilícito, deveria ter sido punido com o cartão amarelo, concorda ? Isso, independentemente do gol ter sido anulado por interferencia externa , ou não.
    Bem, se isso é ponto pacífico, vc há de concordar que, uma vez o jogador não tendo sido punido, ele, que estava pendurado, acabou participando indevidamente do jogo do último domingo, concorda ?
    Jogo esse, em que ele fez 2 gols, e, se tivesse cumprido suspensão, fatalmente o Palmeiras teria sido derrotado, certo ?
    Consequentemente, com menos 2 pontos, a possilidade do Botafogo conseguir uma vaga na Libertadores se reduziu muito.
    E aí vai a pergunta.
    Vc acha que o Botafogo deveria ir à Justiça Comum lutar por seus direitos, já que foi prejudicado pelo êrro do árbitro em marcar a mão do Barcos mas não ter aplicado o cartão ???????????????
    Pense bem.

  • Eta timinho ridiculo e pequeno o mais correto seria o seu falcão girassol (o tal de barcos ) fala no campo eu coloquei a mão na bola e pronto.Agora ficar acreditando que o TJD mais que justo irria anular o jogo incompetência de mais é puoca. Esse time teria que ser suspenço do campeonato por quer pleitear isto. Vai chorar no chiqueiro porcada.KKKKKKKKKK

  • Rodrigo

    Venceu a justiça neste caso, senão deveriam anular todos os jogos que tiveram lances polêmicos, teve o gol do Neymar contra o Corinthians, que o mesmo estava em impedimento por três vezes, a copa do brasil que o próprio palmeiras ganhou com a ajuda do arbitro, o gol que o Tevez fez no palmeiras e ele não estava impedido, o gol de mão do adriano quando jogava pelo são paulo, e etc.. O STJD só fez justiça mesmo nesse caso e o palmeiras não irá ganhar no tapetão.

  • corinthiano

    Vão cair…

  • ROBERTO PEREIRA

    O EXEMPLO ESTA NO SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTICA FEDERAL , INVESTIGOU A FUNDO , APESAR DOS ENVOLVIDOS JURAREM INOCENCIA NAO E BEM ISTO QUE ESTAMOS PRESENCIANDO , 80% DOS ACUSADOS ESTAO RECEBENDO PENAS SEVERAS E MERECIDAS , E ASSIM QUE SE PRATICA A JUSTICA..

    ESTOU FALANDO DO MENSALAO ….

  • ROBERTO PEREIRA

    O TRIBUANAL FOI CLARO , SERIA ACEITO SOMENTE A CONFISSAO DO DELEGADO , QUARTO ARBITRO E JUIS PRINCIPAL .

    O ABSURDO ESTA AI , E INACREDITAVEL E LAMENTAVEL…

  • ROBERTO PEREIRA

    A QUEBRA DE SIGILO TELEFONICO E ELETRONICO EMAIL , PODE SER SOLICITADA AO JUIS CIVIL E O PERIOD DE 90 DIAS ANTES DO CASO E SERVIRA PARA AVRERIGUAR QUE TIPO DE ASSUNTO FOI TRATADO ANTES E DEPOIS DA PARTIDA ..

    O PALMEIRAS FOI DEBOCHADO E HUMILHADO PELO STJD …NAO RESPEITARAM SEU DIREITO LEGITIMO.

  • ROBERTO PEREIRA

    PARABENS , VC FOI BRILHANTE , SEU COMENTARIO TRADUZIU TODA A MISSAO DO STJD , PARTICURLAMENTE O JULGAMENTO JA TINHA SETENCA DEFINIDA PREVIAMENTE.
    AO PALMEIRAS POR LEGITINIDADE ENTRAR COM UM PROCESSO NA JUSTICA COMUN NAO PARA ANULAR JULGAMENTO , GOL , OU CONFRONTAR O TRIBUNAL !

    DEVE VALER SEU DIREITO E RECLAMAR JUNTO A JUSTICA COMUN BASEADO EM DECORO ESPORTIVO E COBRAR JUDICIALMENTE COM ACAO DE PERDAS E DANOS DOS PREJUISOS QUE SERAO ENORMES OS SRS DELGADO , SEXTETO DO JOGO E PRESIDENTE DA COMISSAO DE ARBITRAGEM , ALEM DE TODAS AS PROVAS DESCARTADAS PODE PEDIR JUDICIALMETE A QUEBRA DE SIGILO TELEFONICO E ELETRONICO , SOMENTE DESTA MANEIRA PODERA PRODUZIR PROVAS CONCRETAS DESTA LAMBANÇA !

    PROVANDO O OCORRIDO O PALMEIRAS ESTARA DOCUMENTADO PARA COLOCAR O TRIBUNAL E CAMPEONATO SOBRE JUDICE , POIS ACIONARIA A FIFA E NAO MAIS O TRIBUNAL , JA QUE FOI EM ULTIMA STANCIA.

  • Fabricio

    E todos nós torcedores fomos chamados de idiotas ao sermos forçados a acreditar que um homem no meio do campo viu o que 2 homens dentro da área e mais um na linha lateral não viram. Realmente o quarto árbitro dessa partida Internacional x Palmeiras tem uma visão de Superman e está tendo todo o seu talento desperdiçado, deveria estar dentro do campo apitando já que tem uma percepção tão apurada. Com essa visão toda ele não precisaria nem correr pelo campo, poderia apitar parado no círculo central…..

MaisRecentes

O clássico esvaziado e o golpe da CBF



Continue Lendo

Mimimi ou verdadeiro?



Continue Lendo

Acharam um novo culpado: a religião



Continue Lendo