Leve a taça para Prudente, presidente!



O Fluminense pode ser campeão brasileiro de 2012 em Presidente Prudente no próximo domingo. A taça deveria estar no estádio, à espera da conquista, pronta para ser carregada, beijada, mostrada à torcida ainda no calor do momento, quando a emoção está à flor da pele. Em vez disso, ela estará em algum lugar desconhecido, sendo lustrada para ser revelada numa festa dentro de um teatro fechado só quando o campeonato terminar daqui a mais de 20 dias.

Tão lindo quanto um golaço, é ver o capitão do time erguendo um troféu, ainda suado pelo esforço, com a camisa encharcada e suja, revelando todas as marcas da última batalha.

Mas nos últimos anos inventaram uma premiação dentro de um teatro. Em vez da cena descrita acima passamos a ter cartolas barrigudos em seus ternos apertados junto a atletas e suas roupas Armani, Hugo Boss, sei lá o que… perfumes importados, pomadas de cabelo milagrosas, mulheres de trajes de gala bregas com jeitão de casamento. É ali que a celebração da conquista acontece. Nada disso tem a ver com futebol.

Nada contra premiar os melhores personagens do campeonato, como a festa teatral também faz. Pelo contrário. Está é uma excelente iniciativa. Mas que não deveria impedir que a taça estivesse em campo no dia em que o time é campeão. No campo é que as emoções represadas durante longos meses são extravasadas genuinamente. No teatro, temos no máximo… um teatro.

Diferentemente de Ricardo Teixeira, que não gostava do nosso esporte preferido e não tinha vergonha de deixar isso claro, José Maria Marin adora o esporte. Pode-se falar qualquer coisa dele, mas não que não goste, não entenda, não acompanhe e não saiba o que é um campeonato de futebol e uma conquista.

Portanto, Marin sabe que uma taça tem de ser molhada de suor do jogo final, tem de ter a energia do campeão. A taça faz parte do espetáculo da conquista, é o seu símbolo máximo. Leve a taça para Prudente, presidente!



  • eduardo

    isso é fato ,ver o capitao do time levantando a taça apos o jogo é muito emocionante . essa cpf é uma comedia

  • André

    Eu concordo que a taça seja entregue no campo, mas no caso desse domingo, eu acho uma temeridade, caso o Flu seja campeão nesse final de semana, que seja feita festa lá em Prudente, pois a situação do Palmeiras ficará muiot ruim e com certeza haverá problemas em campo.

  • Observação: Sou Fluminense e temos ido bem nos p.corridos, mas mesmo assim acho que semifinal e final é muuuuuuuuuuuuuuito mais emocionante e rentável.

    Sem falar na oportunidade de um Bahia, Coritiba, Sport, sei lá chegar entre os 4 e ser campeão. Nos p.corridos um pequeno nunca vai ter nem a chance de disputar o título.

  • Infelizmente a maioria das pessoas foram manipuladas pela imprensa que foi manipulada pela Globo sobre pontos corridos. Imitação da Europa, onde todos os ingressos são vendidos antes. Nossos estádios vazios, jogos sem graça, 2 jogaços e mais nada. À globo interessa p.corridos para vender o PFC. Dizem q é mais justo, quer justiça vá ao judiciário. Futebol é emoção e recordação. P.Corridos é o fim da memória do futebol: Todos lembram das grandes finais e semifinais, mas como o Corinthans foi campeão ano passado e aí como foi?
    Tá na hora de colocar semifinal e final entre os 4 primeiros. Imaginem agora 6 jogos casa cheia: Flu X S.Paulo e Atlet X Grêmio ida e volta e depois final. Taça entregue no campo. É o maior objeto do desejo, pois q graça tem fazer amor num dia e chegar ao clímax no dia seguinte. Todos lembram da invasão corintiana, fla X galo, fla x santos, Vasc X palm, Fla X bota. Finais maravilhosas. P. corridos cada um na última rodada fica vendo seu time; Com final todos param p ver o jogo q fica imortal. Sem falar q se o flu for campeão domingo, teríamos mais 3 rodadas falidas. Pode continuar a emoção dos p.corridos p rebaixamento, libertadores, sulamericana e ainda mais p o G4 onde qq um dos 4 podem ser campeão. Aí sim é emoção. A taça lá na final os dois times entrando em campo olhando p ela e no final com volta olímpica com a taça. Por tudo q é mais sagrado, Marin, ponha semifinal e finalllllllllllllllllllllllllllll!!!!!!!!!!!!!

  • Franklin

    É verdade. Concordo plenamente. Essa coisa de levar o festejo da conquista para um teatro, onde os torcedores são reduzidos à base de convites, não combina em nada com o esporte. Dentro de um recinto no qual as pessoas são limitadas a não se exaltar, expressar sua paixão pelo seu clube de coração com os devidos gritos de guerra, cânticos e choros de emoção. A festa de premiação é válida e tem sua importância, mas é um evento à parte da comemoração da conquista dentro do próprio campo de batalha. Sem esquecermos da volta olímpica.

  • Roberto Rodrigues Mocho

    Não se pode é confundir Copa seja ela qual for com campeonato ainda mais quando o campeonato é de pontos corridos como o nosso. Obs: O Gustavo Cruz para com esta demagogia de ética pois o campenato já acabou faz tempo meu camarada.

  • don pepito

    Momento propício para o Palmeiras pedir que o Fluminense retribua aquele “favor” de 2010.

  • Ricardo

    Muito boa a matéria, concordo. Com exceção do sobrenome do Arnaldo que queremos ver longe do Parque Antartica.

  • Gustavo Cruz

    O campeonato acabou?????..primeiro espere a festa acabar, para mantermos um pouco de ética.

  • Fabrizio Porpino

    100% APOIADO Tironi!! A entrega da Taça ao campeão é o momento máximo de uma competição e sua ligação com a emoção de jogadores e torcedores, com direito a insubstituível volta olímpica, é fundamental, imprescindível ! (O mais adequado é que a Taça seja entregue no estádio em que o campeão faça seus jogos em casa, para a sua torcida).

  • eustaquio

    CASO O FLU SEJA CAMPEAO DOMINGO, O QUE EU DUVIDO, PORQUE O GALO NAO PERDE PARA O VAQUINHO, VAI FICAR DE JEITO PARA NOS, ENTREGA DA TACA NO JOGO CONTRA O CRUZEIRO,
    VITORIA E LEVANTAMENTO DA TACA SENCAIONAL !

  • Douglas

    Jogar em Presidente Prudente já não é uma boa opção e ainda mais, desejar que a entrega da taça seja em tal local é completamente descabido.
    Também sou a favor de se entregar a taça no campo de jogo, mas o fluminense, sendo um clube carioca, deve receber o trofeu no proximo jogo no engenhão.

    Imaginar o Flu levantando a taça de campeao brasileiro em PresPrudente seria ridículo

  • Márcio

    E quando a disputa do título chega à última rodada, com os times A, B e C ainda na disputa? Imagine o time A jogando em Porto Alegre, o time B no Rio de Janeiro e o time C em Fortaleza. Supondo que o time A é o líder e favorito ao título, é natural que a taça seja levada a Porto Alegre. Mas pode ocorrer uma reviravolta na última rodada e o time C ficar com o título. Vão esperar a taça sair de Porto Alegre e chegar até Fortaleza?

  • Cleber Mattos

    é uma chatice mesmo ver aquele programa do sportv para ver aquilo que se mais deseja.
    Chega a ser irônico.O Título mais desejado pelos clubes ser entregue numa festa , restrita.
    Imagina uma final de Copa.Acaba, e os caras não podem levantar a Taça.
    A Libertadores?Sou tricolor(o de verdade -resto é time de três cores), e lembro da imagem do Hugo de Leon com sangue na cabeça erguendo a Libertadores.Tudo bem que foi pq tinha um prego na base da taça, que rasgou o supercílio dele.
    IMagina o Dunga levantando a taça do Tetra, lá no Madson Square Garden, falando it is OUR!MOTHER FUCKER!
    Que graça teria?

    A CHampions League, é um tesão…sendo gravado o nome ali, na hora!
    Aquilo é legal demais.
    No Brasil é chato, monótono, e nada a ver com o futebol

    TAÇA é no CAmpo!
    É lá que se ganha, que se entra para posteridade!

    Marin, acaba com esse cancro do Ricardo Teixeira e traz a taça prá perto do povo!
    De onde nunca deveria ter saído!
    E tem que ser dado no momento do título.Nem que tenha que ter umas 3, caso aconteça como em 2010, que o Flu, o Cruzeiro e o Corinthians poderiam ter sido campeões!
    Custo zero perto do rio de dinheiro que corre no futebol.

    Pronto, falei!

  • Matheus

    De fato, realmente é uma crueldade com o torcedor e com o público, mesmo aqueles que não são torcedores. Uma taça erguida, como um símbolo de conquista que de tanto sofrimento ouve para conquistá-lo se mostra no campo de batalha, e é no campo que devemos a colheita do que plantamos. O esforço dos jogadores, técnico, dirigentes, diretor, presidente, do clube, deve ser mostrado em campo, com o suor da camisa, com a expressão de superação, ou felicidade e alívio. Marin, esse é o apelo de todos os amantes de futebol, volta com a nossa taça a ser erguida no fim da batalha.

  • Vaz

    Tem pessoas que acreditam que o troféu só não é entregue por causa do faturamento com a venda da imagem. Só faria sentido se a audiência da tal festa de entrega do troféu fosse uma das maiores audiências do ano. Vamos e convenhamos torcedores iludidos, excetuando-se o canal Sport TV, quem transmite isso? Fosse tão rentável assim e o tal plim plim mencionado (vamos falar Globo mesmo) colocaria a “coisa” em horário nobre em plena segunda após a novela.
    Não dá dinheiro e é uma daquelas esquicitices do Sr Ricardo Teixeira e CBF na linha do quero ser grande e vou fazer um espetáculo para rivalizar com os melhores do ano promovido pela FIFA (só tem nego do futebol europeu) e é outro que só a imprensa brasileira prestigia. Estes programinhas de entrega de prêmios e troféus acontecem pela mais pura medíocridade das mentes pensantes do nosso futebol e incluo aí os tais dirigentes aliados a uma necessidade doentia de aparecer e participar de uma boca livre (hotéis 5 estrelas, jantares em restaurantes caríssimos,fazer política e aliciar dirigentes e mais nada). É por esta razão que os caras não saem do poder. Ninguém quer participar do jogo da festa esta é a realidade e esse negócio de volta Olímpica (outra babaquice) festa de torcida e etc… está por fora, os caras querem é saber de uma festa em casa noturna bacana cheio de convidados VIP’s e mulherada.Vão ficar em estádio dando voltinha e aguentando torcedor e dirigente sem noção?
    Quem gosta e acredita em romantismo no futebol é imprensa e torcedor fanático, os caras não estão nem aí.

  • clodoaldo

    CORRETÍSSIMO TIRONI E AMIGOS GUSTAVO LUCENA,@ALECOST E SEVERO,TOMEI A LIBERDADE DE CHAMÁ-LOS DE AMIGOS POIS TEMOS OS MESMOS PENSAMENTOS.UM GRANDE ABRAÇO

  • Guilherme Kuntz

    Concordo plenamente. É muito sem graça a premiação, e quando existe uma manifestação por parte dos torcedores presentes(vide a torcida do Flu em 2010) gera mal estar e incomoda os cartolas. Tanto é verdade que a partir do ano passado a entrega passou a ser em São Paulo. Mais uma papagaiada inventada por esse senhor que mais tentou acabar com a graça do esporte mais amado do país.
    ST e rumo ao Tetra!!!

  • rodolfo

    Tironi, sou tricolor e faço um apelo! façam uma campanha para a taça voltar a ser entregue no campo!!!!!! nense

  • newton cota machado

    A taça tem que ser entregue no ato da conquista,que e quando a emoçao esta a flor da pele fazendo com que a torcida se emocione juntamente com os jogadores comissao tecnica e a cartalagem nao tem protagonismo nenhum. O resto e bla bla bla bla…. FLUMINENSE em breve TETRA CAMPEAO BRASILEIRO , e os incomodados que se acomodem. SAUDAÇOES TRICOLORES

  • GLAUCIO

    Perfeito Tirone! O Brasil ainda engatinha em matéria de promoção de seus eventos esportivos, e nem o futebol, o principal deles, escapa disso! Vejam só o que é a Champions League e os campeonatos europeus, em sua maioria! Verdadeiros espetáculos de organização e, sobretudo, promoção do evento! A taça de campeão é o objeto máximo e é valorizada ao extremo! Isso, infelizmente, não vem acontecendo mais no Brasil, sobretudo no Brasileirão, depois dessa prática de entregar o troféu só na festa de encerramento! Como tricolor queria muito no domingo, caso sejamos campeões, ver o Fred levantar a taça e dar a volta olímpica! E se não for no domingo, que levem a taça no próximo, e no próximo, até sair o campeão! Que trabalho dá isso para a CBF? Nenhum!!! E não me venham falar que é desrespeito com os outros times envolvidos na disputa, pq na minha visão não é! Pelo contrário, serve até de estimulo, tanto para quem está na iminencia de ser campeão, quanto daqueles que ainda sonham com a taça!!! Tomara que o Marin leia seu blog e atenda ao seu pedido, que é o de todos os amantes do futebol!!!

  • ANOTA AÍ DIRIGENTES AMADORES DOS CLUBES E CBF SEM VISÃO:
    CALENDÁRIO MAIS RENTÁVEL E MAIS TÉCNICO:
    10 DEZ A 10 JAN – FÉRIAS.
    11 JAN A 30 JAN – PRÉ TEMPORADA COM AMISTOSOS E TORNEIOS.
    01 FEV A 15 MAR – RIO-S.PAULO, SUL-MINAS-C.OESTE, COPA NORTE-NORDESTE.
    16 MAR A 30 ABR – ESTADUAIS COM OS 4 GRANDES DE CADA ESTADO ENTRANDO NUMA 2ªFASE COM OS 4 MELHORES PEQUENOS DE FASE ANTERIOR – CAMPEONATO COM 8 TIMES SÓ IDA, SEMIFINAL E FINAL (TOTAL: 9 JOGOS RENTÁVEIS E DE QUALIDADE).
    01 MAI A 10 DEZ – BRASILEIRÃO(JOGOS SÓ FIM DE SEMANA) E MEIO DE SEMANA – COPA DO BRASIL, LIBERTADORES E SULAMERICANA.

  • O DINHEIRO , A AUDIÊNCIA QUE TRÁS O DINHEIRO EM PRIMEIRO LUGAR , O ESPETÁCULO É APENAS INSTRUMENTO PARA AS PLIM PLINS DA VIDA FATURAR , A TAÇA AGORA É ENTREGUE NO TEATRO , TEATRO QUE DESFILAM COM ROUPAS DE GALAS AQUELES QUE SÃO ADMIRADOS PELOS UNIFORMES CLUBÍSTICOS , O BRASIL NÃO É UM PALCO,É UM PICADEIRO !

  • @alecost

    acho que a taça deve ser entregue no dia do ultimo jogo do campeonato. mesmo q o campeao esteja definido antes. deveria ser levada ao campo de jogo e lá ser entregue ao campeão já definido. tbm nao curto a entrega na festa de final de ano do futebol. até pq a torcida fica muito distante deste espetaculo que é ver seu time recebendo a taça!

  • Gustavo Lucena

    Assino embaixo!

MaisRecentes

O recado é: simular falta funciona!



Continue Lendo

Eles querem ter a posse de bola



Continue Lendo

Boas entrevistas à vista



Continue Lendo