Nem todo mata-mata tem emoção



O Campeonato Brasileiro terminou. Com cinco rodadas de antecedência, já sabemos o campeão, os classificados para a Libertadores. Falta alguma definição no pé da tabela, apenas. Os amantes do mata-mata voltaram com força, dizendo que os pontos corridos são sem graça e que as últimas rodadas serão mera formalidade.

Por falar em formalidade, veja isso:

– Em 1993, o São Paulo sapecou 5 a 1 no primeiro jogo da final da Libertadores contra a Universidad Católica O segundo jogo (derrota do Tricolor por 2 a 0) foram meros 90 minutos a espera do apito final. Mera formalidade.

– Em 1987, o Corinthians goleou o Santos por 5 a 1 na semifinal do Paulista. O segundo jogo (empate em 0 a 0) valeu absolutamente nada. Era só a confirmação do que todos já sabiam: o Timão estava na final.
* fiz aqui uma correção graças ao leitor Clecio, que alertou que neste ano não havia critério de desempate por saldo de gols.

– Este ano, o Santos enfiou 3 a 0 no Guarani no primeiro jogo da decisão do Estadual. Que mais além de uma formalidade foi o segundo jogo, que só confirmou o título (vitória de 4 a 2 do Peixe)?

– O Fluminense sapecou 4 a 1 no Botafogo na primeira partida da decisão do Carioca de 2012. O segundo jogo, se não tivesse existido, seria um favor aos dois times.

Como se vê, campeonatos decididos com antecipação não são privilégio dos pontos corridos. Eles podem acontecer em qualquer formato. A culpa do Brasileiro de 2012 terminar tão cedo e com menos emoção não é da fórmula. É da competência do Fluminense.



  • Alberto Dias

    Nunca li tanta bobagem. Lembremos que Santos x Fluminense fizeram as semi-finais do brasileirão de 95. NO primeiro jogo, fluminense ganhou o jogo por 4 x 1. Definido, não? Não! Santos foi e ganhou de 5 x 2 com show de giovanni!

    Mata-mata é a emoção. Mata-mata premia o melhor.. Separa os homens dos meninos com louvor! Nada mais fantástico que sentir o prazer de disputar uma final, a rivalidade, os 180 minutos…

    Não defendo a volta do mata-mata como era antigamente. Mas um mata-mata em que o campeão do primeiro turno joga contra o campeão do segundo turno em jogo de ida e volta. Seria fantástico…

    Agora um campeonato que acaba com 5 rodadas de antecedência(não só aqui, como na Europa), que graça tem? Não é a primeira vez que isso acontece aqui no nosso campeonato! Horrível…

  • Charle Anthony Barcelos

    Pontos corridos é uma chatisse…… é só ver a média de publico do campeonato.. chato … chato e chato….

  • Fernando Menucci

    Olá, Tirone.

    Legal seu texto. De fato, nos casos citados a segunda parte do confronto foi um jogo sem grande valor. Foram alguns casos em muitos anos e muitas competições.

    Nos pontos corridos, na reta final deste ano, por exemplo, teremos quase meia centena de jogos com valor questionável. Em qualquer competição isto pode acontecer. Copas do Mundo são espetaculares justamente por trazerem decisões em um só jogo, o que diminui ainda mais os momentos sem emoção. Em confrontos de mata-mata, é como se fosse um jogo de 180 minutos, como gostam de dizer. Correto? Se um time abrir três de vantagem em qualquer jogo, o restante do tempo será martírio para a emoção do confronto. Sempre foi e sempre será assim. Acontece que, nos pontos corridos, não existe confronto direto. Duas equipes disputam posições em tabelas. Para uma equipe tirar dez pontos de vantagem da outra, precisa, acima de tudo, torcer contra a outra. E isto, convenhamos, parece-me menos emocionante do que tentar reverter uma vantagem de três gols.

  • torcedor

    claro que pontos corridos é melhor premia o quem somo mais pontos….lembro que varias vezers na epoca quando era mata mata nem sempre o 1 colocado era campeao. agora me tem gente que defende o mata mata..por exemplo..o fluminense ganho o campeonato.agora se foce mata mata pegaria o 8 colocado ai por exemplo em 2000 o proprio fluminense passo por isso.contra o sao caetano que veio da 2 divisao nakela oportunidade o campeonato era o tal joao avelange ..o fluminense perdeu..entao pontos corridos é sim o mais certo…mata mata é pra copa do brasil copa sul americana…campeonatos estaduais ..brasileirao legitimo é pontos corridos.

  • Alô Galera Saudações Alvinegra à toda Nação.O tema de hoje é Nem todo mata-mata tem emoção.Em primeiro lugar com mata-mata ou pontos corridos,se não tiver time e um bom tecnico não adianta nada ficar debatendo à melhor formula.Um recadinho básico para nossa diretoria em especial ao Sr.Maurício Assunção.Contrate um bom técnico,bons jogadores,monte um time forte das tradições do Botafogo.A quanto tempo não ganhamos um título Nacional,um título Sul Americano e um título Mundial.Como pode ? Passa Ano,entra Ano e continua essa passividade em relação ao despertar em relação á querer colecionar estes títulos por parte das diretorias que se instalam no Botafogoo.Será que já adotaram o conformismo Recordar as conquistas passadas e não planejar futuras conquistas.Agora é dose ter que ler nos noticiários do Glorioso que o Sr. Maurício Assunção renovar o contrato do Sr. Oswaldo e Anderson Barros.Aí não da pra aceitar.Ganhammos o quê com este tecnico,nada,nada,nada.

  • Alô Galera vamos evitar uma tragédia Oswaldo quer renovar com O Glorioso.Vamos protestar já no jogo de sábado contra à portuguesa,Á Grande Nação tem que se respeitada,fora Oswaldpo.fora Anderson Barros.Chega de humilhação não da MAIS para aguentar.

  • Não estou acreditando no que li Oswaldo vai renovar com o Glorioso.Vamos lá Galera temos que impedir esta tragédia´só nos resta protestar,vamos todos para frente da nossa sede gal severiano vamos levar faixas pro engenhão,chega fora Oswaldo,fora A nderson Barros.

  • VOLTA MATA-MATA, SAUDADES DE VC!

  • Lucas

    é só olhar nos comentários, a maioria esmagadora das pessoas prefere mata a mata, por que então não voltar a boa e velha forma? A resposta é simples: dinheiro, os times que não passam pra segunda fase ficam em desvantagem em relação a renda, infelizmente, o que manda no futebol hj em dia é a grana, e não mais a emoção e paixão pelo esporte e clubes

  • Daniel

    Tudo bem Irone, de fato no mata mata podemos ter 1 (um) jogo, em todos seus exemplos, o jogo de volta posterior a uma golada. UM JOGO, seu argumento.
    Agora nos pontos corrido temos 5 RODADAS, sim, RODADAS, não jogos, que não valem nada, salvo raras excessoes.
    Dito isso te pergunto: Seu posto foi para defender os pontos corridos ? Creio que não … abs

  • Ferds

    Mas é o Flu que joga o melhor futebol? Pra mim a escola Muricy de ganhar brasileiros jogando na defesa, ganhando de 1×0, 2×1 no sufoco, na base de 2, 3 contra-ataques certeiros não representa o futebol brasileiro. O Atlético MG jogou pra frente. É o time q mais finaliza no campeonato e o q joga o melhor futebol. O Flu é extremamente dependente do Fred na hora de marcar os gols. No CAM essa responsabilidade é bem dividida entre Jô, Bernard, Leonardo, Danilinho, Rever e Léo Silva. O Flu será campeão, mas o Tri do Muricy continua fazendo mal ao futebol brasileiro.

  • marcelo

    Essav são as medias dos clubes de 2002 pra ca so o FRamengo teve acima da media baixa dos pontos corridos.

    1972: Corinthians 40.719
    1973: Flamengo 33.660
    1974: Vasco da Gama 36.619
    1975: Internacional 51.962
    1976: Corinthians 47.729
    1977: Atlético Mineiro 55.664
    1978: Palmeiras 31.359
    1979: Internacional 46.491
    1980: Flamengo 66.507
    1981: Flamengo 43.614
    1982: Flamengo 62.436
    1983: Flamengo 59.332
    1984: Flamengo 38.543
    1985: Bahia 41.497
    1986: Bahia 46.291
    1987: Flamengo 47.610
    1988: Bahia 35.537
    1989: Vasco da Gama 21.991
    1990: Atlético Mineiro 26.748
    1991: Atlético Mineiro 26.763

    1992: Flamengo 42.922
    1993: Corinthians 37.330
    1994: Corinthians 22.801
    1995: Botafogo 23.179
    1996: Atlético Mineiro 25.449
    1997: Atlético Mineiro 23.342
    1998: Sport 35.580
    1999: Atlético Mineiro 42.322
    2000: Fluminense 20.219
    2001: Atlético Mineiro 30.679
    2002: Fluminense 25.666
    2003: Cruzeiro 26.109
    2004: Corinthians 13.547
    2005: Corinthians 27.330
    2006: Grêmio 25.630
    2007: Flamengo 39.221
    2008: Flamengo 40.695
    2009: Flamengo 40.035
    2010: Corinthians 27.446
    2011: Corinthians 29.424

  • Marcus Vinicius

    O Tirone, o que vc prefere? A final da Libertadores Corinthians 2 X 0 Boca Juniors ou o Flu campeão na última rodada e dar o azar de perder pro rival????? Volta: mata-mata. Sem tirar o mérito do Fluminense, mas mata-mata é muito melhor. Play-off é bem melhor do que 90% dos jogos do interminável campeonato desse ano. E sem falar em 2010, 2009 a entregação…campeonato dos pontos entregados São Paulo entrega jogo para o Flu para não ajudar o Timão, Porcada entrega pro Flu, entregam pro Cruzeiro e assim vai…. Agora com essa fórmula de clássico na última rodada melhorou, mas continua a mesma porcaria. Volta mata-mata.

  • marcelo

    Tirone por favor publique para nós as medias de publico antes e depois dos pontos corridos, faça essa pesquisa é vera por que os estadios estão vazios !!!!

  • Marcus Vinicius

    Conclusão: pontos corridos é chato sempre. Mata-mata as vezes. Seus comentários, são chatos sempre.

  • Rubem

    Acho que ao menos deveria existir um confronto entre o primeiro colocado do turno contra o primeiro do returno.

  • Sadi feital

    Depois que virou pontos corridos, a Seleção Brasileira não ganhou mais nada. Por que será?

    Ultimo título da seleção= 2002
    Primeiro campeonato de pontos corridos= 2003

    Nossos jogadores estão desacostumados a jogar mata-mata.

  • Gustavo

    Por favor, voltem com os play-offs. São bem melhores, mais emocionantes, mais divertidos, e menos pragmáticos. Os times ofensivos que venciam, não os defensivitstas. Queremos o mata-mata de volta.

  • Luciano Dias

    Simples…depois que o Campeonato Brasileiro passou a ser de pontos corridos, nosso futebol começou a viver seu pior decadência em anos. Isso é FATO. O mata-mata trás mais emoção, lucro para os clubes, visibilidade, sem contar a emoção. FUI

  • A verdade é uma só :pontos corridos ,desde o seu começo são jogos sem pressão para os atletas ,só quando começa a se aporximar dos jogos finais que os jogos começam a ficar um pouco tenso ,mesmo assim os times sempre pregam que ainda tem o proximo jogo e tudo pode mudar ,acho uma baita babaquice falar que cada jogo nos poontos corridos é uma final ,balela ,que final é essa que sempre tem uma proxima …mata mata sim é jogo de pressão ,são nesses jogos que vemos oq um jogador bom e preparado é capaz de fazer ,sou mais mata mata ,jogo realmente de pressão

  • julio

    quem reclama é porque seu time não ganha ..é fato…FLUZÃO TETRA..O RESTO É RESTO…é santista, é cruzeirense, é sãopaulino,é galinha pintadas, é mulambada…e o chororo vai até o ano q vem..choraaaaaaaaaa mulambada..não sabem torcer…chora..

  • Edu

    Sou tricolor e to gostando de ser campeão, mas pontos corridos eh insuportável. Ser campeão ganhando do seu concorrente eh muito mais emocionante que ganhar de um qualquer. Muito melhor do que ir diluindo a emoção ao longo de varias rodadas. Além disso, essa busca por justiça eh uma bobagem. O fluminense, por exemplo, tem que jogar 4 clássicos a mais do que o atletico mg e que o grêmio, isso eh justo?! Saudações tricolores, mais um campeão em conta- gotas.

  • Marc

    Não gosto de pontos corridos… Sei que é a fórmula mais justa de se consagrar o melhor time como campeão, mas para mim futebol é emoção, entretenimento, e não Justiça Esportiva. É verdade que no mata-mata tb pode ocorrer de não ter emoção, mas isso ocorre, NO MÀXIMO, somente ocorre em UM ÚNICO jogo (o jogo de volta), muito diferente do campeonato de pontos corridos, aonde isso pode ocorrer diversas rodadas antes (No caso deste Brasileiro, o campeonato findou-se faltando 4 rodadas, ou seja, 12% de todo o campeonato não terá emoção alguma…).
    Por fim, devo lembrar que TODOS os campeonatods mais relevantes do mundo (Copa do Mundo, Euro Copa, Champions League, Copa UEFA, Copa Libertadores) são no formato mata-mata. Isso não é simplesmente coincidência, mas sim o atestado que, para o entretenimento chamado futebol, é muito mais emocionante o formato MATA-MATA.
    Abraços!

  • Vaz

    O argumento de que pontos corridos não tem graça já que sabemos o campeão com antecedência é de um cínismo de doer. Vamos lá:
    Apenas 3 campeões foram conhecidos com antecedência de 2 ou 3 jogos com a forma de pontos corridos;
    Ano passado e o anterior o campeonato foi decidido na última rodada;
    No tal mata mata não são 2 ou 3 rodadas que podem eventualmente cumprir tabela mas sim 60 a 70 % do camperonato ou melhor 20 a 21 jogos não valem nada;
    No mata mata achariamos justo que o Fluminense corre-se o risco de perder o título para Corinthians, Grêmio, São Paulo, Inter, Vasco que passaram parte do campeonato com péssima campanha ou disputando outros campeonatos, seria correto?

  • Volnei

    Cala a boca ô dono da verdade!!!

    A maioria dos campeonatos de pontos corridos terminam antes da última rodada, aqui e em qualquer lugar do mundo;

    Os campeonatos que você cita não terminaram 5 rodadas antes, então mesmo assim é muito mais vantagem chegar à final do que morrer um mês antes do natal.

    Outra coisa: Até chegar à fase de classificação você tinha 11 ou 12 clubes em plena atividade, brigando pelo playoff… O que acontece hoje? A partir da 23ª ou 24ª rodadas pelo menos 12 ou 13 clubes ficam sem ter pelo que jogar, pagando salários altos pra caramba, sem muito publico, brigando pela esmola que é a “vaga na libertadores”, prêmio criado pela Globo na cabeça das pessoas pra não deixar cair a audiência. Torcedor quer é título, não quer vaguinha. Vaguinha é esmola e é consequencia do trabalho. Ah, ou então a globo e a midia em geral inventa que há “motivação” na briga para não cair. Faça me o favor!!!

    A questão é uma só: se é pra ser justo, então que se mantenha essa xaropada de pontos corridos, com campeonatos sem graça e times e torcedores desanimados. Se o futebol não precisa viver de motivação, de renda, de movimentação de produtos, nem a tv precisa de audiência.

    Mas se for pra voltar a bombar, a motivar as torcidas, torcedores, pra termos várias finais ao invés de nenhuma, então que volte o mata-mata. Até a justiça se equivoca nesta discussão, porque sem o mata-mata o Santos de Diego e Robinho não teria sido campeão, nem o Flamengo de Zico, Bebeto e Renato Gaúcho… Isso não seria uma baita injustiça???

  • Eduardo Verano

    O defensor do mata-mata é o torcedor de time sem planejamento, pois sabe que campeonato de pontos corridos é para time grande.

  • Seedinho

    Só acho que para jogar pontos corridos tem de adequar melhor esse calendário, enxugar ao máximo estaduais, e, paralisar em jogos da seleção, se é pra copiar europeu, que faça a coisa certa..

  • ALESSANDRO

    TEM UM DETALHE COM OS PONTOS CORRIDOS QUE NINGUEM LEMBROU E DAQUI ALGUNS ANOS VAI ACONTECER AQUI NO BRASIL:A TENDENCIA E COM O TEMPO O NUMERO DE CLUBES GRANDES AFUNILAR,COMO ACONTECEU NA EUROPA,SO PRA CITAR ALGUNS EXEMPLOS DE CLUBES QUE ERAM GRANDES HA DECADAS ATRAS E SE TORNARAM PEQUENOS:TORINO,GENOA,NAPOLI-ITALIA;EVERTON,LEEDS,NOTTINGAN FOREST-INGLATERRA;LA CORUNA,ATLETICO DE MADRI,REAL SOCIEDAD-ESPANHA.
    COM O TEMPO OS INVESTIMENTOS,VERBAS DE TV E OUTRAS RECEITAS COMEÇAM A SE CONCENTRAR CADA VEZ MAIS NAS MAOS DE MENOS CLUBES GERALMENTE OS DE MAIOR TORCIDA.EU ACREDITO QUE ISSO SEJA UM GRANDE MAL PARA O FUTEBOL E DEFENDO SIM O MATA MATA QUE ALEM DE TUDO DA CHANCE PARA OS MEDIOS DISPUTAREM TITULOS E EM TERMOS DE EMOÇAO NEM SE COMPARA!!!!E CULTURALMENTE O BRASILEIRO GOSTA MAIS DO MATA MATA.

  • O campeonato por pontos corridos é vencido pelo time mais regular. O Fluminense não tem jogado bonito, mas é regular. O Fluminense levou vários sufocos, mas saiu vencedor na maioria deles. O Fluminense tem uma defesa composta por jogadores que são apenas razoáveis (com exceção do excelente Diego Cavallieri), mas quase não leva gol. Valeu a regularidade!

  • OS PONTOS CORRIDOS SÃO MAIS JUSTOS, E TEMOS MATA-MATA NA COPA DO BRASIL, LIBERTADORES, ESTADUAIS, SULAMERICANA…POREM DISCORDO QUANDO DIZEM QUE NOSSO FUTEBOL ESTA NIVELADO POR BAIXO, QUAL TA ALTO? O ESPANHOL COM DOIS TIMES? O ITALIANO CHEIO DE CASOS DE POLICIA? FRANCES, INGLES, PORTUGUES? PAREM POR FAVOR!!! CADA PAIS DA EUROPA TEM NO MAXIMO TRES POSTULANTES AO TITULO, O RSTO SÃO TUDO PERNA DE PAU, NÃO TERIAM CHANCES NO BRASIL. PAREM DE ACHAR QUE TUDO NA EUROPA É MELHOR, SE ESTAMOS TÃO BAIXO PORQUE OS BRASILEIROS SÃO OS QUE MAIS MARCARAM GOLS NA ATUAL CHAMPIONS? PORQUE ESTAO ATRAS DE NEYMAR, PAULINHO, LUCAS…PORQUE QUANDO O MERCADO ABREM ELES VEM AQUI? E PORQUE POR CAUSA DO CALENDARIO EUROPEU OS BRASILEIROS TEM QUE TIRAR FÉRIAS NO INVERNO AQUI? SOU MUITO MAIS NOSSO FUTEBOL!!!

  • Alan

    Concordo que o campeonato de pontos corridos seja o mais justo mas acho dificil ganhar em emoção por exemplo de Santos X Fluminense em 95. Flu sapecou 4×1 no santos e na volta O Messias fez chover, o time do santos nem desceu pro vestiario e venceu por 5×2, Gremio x palmeiras nao me lembro se foi copa do Brasil ou Libertadores o Gremio fez 5×0 no jogo de ida e na volta palmeiras fez 5×1, Santos x Corinthians em 2002 msm foram dois jogaços aquelas finais, santos 2×0 no corinthias e santos 3×2 no corinthias pelos placares parece que nao faltou emoção, mas corinthians fez 2×1 e mais um gol ele era campeao e o santos virou.!

  • Rodrigo

    Pra mim o raciocínio é muito mais simples: no pontos corridos é campeão quem faz a melhor campanha, quem ganha mais jogos. Ponto. Naquela maluquice de mata-mata, era comum os times empurarem meio camponato com a barriga (e isso ninguém lembra), jogando só pra estar entre os, sei lá oito, dez, doze. Aí o campeão do primeiro turno jogava contra o oitavo, perdia um mísero jogo e era eliminado (o que também ninguém lembra). E-mo-cio-nan-te, pra não dizer justo.
    .
    Ou alguém aí gosta quando aquele colega de trabalho incompetente é promovido pra um cargo que era pra ser seu?

  • Pedro

    Correcao.

    Universidad CATOLICA, e nao U. de Chile.

  • Paulo Pinho

    O ideal seria pontos corridos com dois turnos. O campeão do 1º turno faz uma final de dois jogos com o campeão do 2º turno.

  • Raniery Medeiros

    Boa tarde,
    Tironi!

    Vale ressaltar que existem emoções tb no mata-mata:
    1995:Flu 4×1 Santos / Volta: Santos 5×2
    1995 – Libertadores: Grêmio 5×0 Palmeiras / Volta: Palmeiras 5×0 Grêmio

    Mas como você bem ressaltou “nem TODO” mata-mata tem emoção.
    Alguns jogos esporádicos estão aí…entrando na história.

    Belo texto.

  • Jose Carlos monteiro

    IA ESQUCENDO SE QUEREM EMOÇÃO QUE SE FAÇO COMO NA COPA DO MUNDO UMA FAZE CLASSIFICATORIA E AS OUTRAS ELIMINATÓRIAS ATÉ QUE SE CHEGUE A UM CAMPEÃO.

  • Jose Carlos monteiro

    Bem já que esse blog não é mais do Botafogo ou para se discutir as coisas relacionada ao clube que seja a forma de campeonato para min ou na minha humilde opinião, não acho pontos corridos ruim acho até justo o time de maior regularidade vencer não gosto do sistema de 2 e 3 finais para decidir o campeão não é justo pois o emquanto um time faz um bela campanha e chega na primeira final com vantagem do empate e por acidente de percurso perde e o outro que nada fez acaba sendo campeão sem merecer é isso que penso não vou discutir se o flumininse sobou ou não mais é justo que sejam o campeão pelo que trabalharam e deram sorte tambem mesmocom erros dos juizes em alguns jogos o que vale é que ele foram regulares durante a temporada todo. Ao resto resta aprender a adiministrar melhor investir melhor negociar patrocinio melhores , contratar melhor com mais critério. Por tanto tanto faz a formula da competição.

  • Wagner

    Prezado Tirone,
    Voce fez a maioria das comparações com campeonatos estaduais fracos e sem brilho, onde nem deveria mais existir.Mas concordo que o campeonato de pontos corridos e mais justo, mas deveria existir um campeonato que mesclasse os dois metodos.Tipo: primeiro semestre (acaba com estadual) Campeonato de pontos corridos e no segundo semestre campeonato de mata mata, algo parecido com o argentino, mas, bem mais bolado.Flow

  • Daniel

    Verdade seja dita, o futebol brasileiro nunca esteve tão mal nos rankings que existem por aí. E em campo percebe-se que não temos mais a seleção de ponta de outras épocas.

  • John

    Fluzão show! A torcida mais linda do mundo, o clube mais tradicional do Brasil!

  • t.

    seguindo o seu raciocínio, então basta ter apenas um jogo final, que o critério de emoção do mata-mata estará resolvido, não?

    em geral, jornalistas e torcedores a favor da fórmula de pontos corridos usam como argumento as questões de “justiça” e “economicamente mais viável”, pois faz com que os times joguem o ano inteiro.

    no futebol, nem sempre o melhor vence. isto é um dos aspectos fascinantes que o tornam o esporte mais popular do planeta. quanto ao segundo, que viabilidade econômica o campeonato de pontos corridos oferece a um time no meio da tabela que não aspira a mais nada num campeonato nivelado tecnicamente por baixo, com ingressos caros e insegurança e desconforto nos estádios?

    o futebol brasileiro passa pela maior crise da sua história: temos uma confederação corrupta e incompetente, clubes falidos, times horríveis com jogadores medianos e técnicos ultrapassados. tudo isso a um preço exorbitante.
    para não fugir do assunto, um calendário minimamente organizado, independente da fórmula do campeonato principal, já seria um começo. quanto a esta, prefiro a do mata-mata: tem a ver com a nossa percepção do jogo, cultura, fora o fato de ser mais vibrante e atrativo (tanto é que a imprensa se esforça em encontrar atributos que tornem as partidas especiais, como r49 ter saído do flamengo e agora se busca uma espécie de vingança etc., aproveitando-se também da sede que os torcedores sentem diante da homogeneidade (e mediocridade) das partidas dos pontos corridos). já pensou que talvez tal fórmula no campeonato nacional (e, à época, dos estaduais, quando tinham muita importância) tenha contribuído no que corresponde a uma certa maturidade para jogar uma copa do mundo, torneio curto de jogos eliminatórios, enquanto os europeus estão envolvidos em pontos corridos (apesar dos torneios continentais).

    enfim.

  • Chefe do Benja

    Para quem gosta de mata-mata, tem a Copa do Brasil.
    Para quem gosta de pontos corridos, tem o Brasileirão.
    Os principais torneios do mundo são assim.

    O problema é o calendário brasileiro x sulamericano.

  • toninho

    Você pensa assim.

    O futebol brasileiro é diferenciado.
    e nao concordo com voce dizendo que foi por competência do fluminense, e sim, imcompetência dos demais, times fracos, clubes falidos, outros mal administrados etc…
    Cada campeonato que se passar, vai ser assim, entao, que fique bem claro, volte o mata-mata logo, com decisões, que tem mais alegria, para os torcedores.

  • Danilo

    Mata-mata tem seu charme? Tem! Ô, se tem! O sistema de pontos corridos é pior por isso? Claro que não! A escolha do atual sistema de disputa do campeonato brasileiro, se deve principalmente aos clubes que, no sistema de mata-mata ficavam longos períodos sem jogar e assim não faziam caixa com as bilheterias. Resumindo, dava prejuízo, pois os jogadores precisavam ser pagos e o dinheiro não entrava. À época, me lembro, a falação foi grande a favor dos pontos corridos, que era mais moderno, privilegiava o time mais constante, blá, blá, blá. Agora que mudou muita gente tá de mimimi. Meu povo, se decidam. Sei que na verdade o sistema de disputa pouco importa, o que os reclamões querem é ser campeões e, por não estarem conseguindo, ficam reclamando de qualquer coisa. Vão ao estádio apoiar o time de vocês, cobrem as diretorias e jogadores por melhores resultados. O sistema de disputa não vai importar se você for campeão.

  • R2B

    Minha filha tem 3 anos e já comemorou dois titulos brasileiros. Meu vizinho tem 42 anos e nunca viu o time ganhar título de expressão. Pergunta????? Pra que time ele torce?????

  • Fred

    Felipe, EU prefiro o campeonato de pontos corridos. E não sou da ESPN…

  • douglas

    Não concordo , o mata – mata é muito mais dos que um jogo ou uma fase dele … antes destes jogos tiveram , semi finais , oitavas de finais etc … grande jogos , emocionantes , e estádio cheios …
    hoje o campeonato acabou , a media de publico vai cair e audiência da tv também , e se continuar assim eles vão chiar.
    O futebol apresentado pelo Fluminense , outros anos São Paulo e Corinthians , está matando futebol brasileiro e vocês não veem isso, a cada ano o futebol fica cada vez mais chato. Acho um absurdo aplaudirem futebol praticado por esses times nos anos em que foram campeões , futebol é magia , espetáculo e não tem mais isso , é só marcação , contra ataque , bola aérea , joga pra ganhar de 1×0 …. chato demais , e vocês jornalistas , que formam opiniões , são os grande responsáveis , na verdade hoje não tem mais comentarista , só palpiteiro , que a cada rodada muda de opinião , o que não presta hoje , presta amanhã ….
    morte do futebol brasileiro , hoje prefiro ver um jogo do barcelona ao do meu time , está tudo um grande saco.

  • André Luis de Carvalho Tozzi

    Tironi, boa tarde!

    Opiniões e opiniões. Nosso calendário, como você sabe, é o pior do planeta do futebol, pois foi pensado para jogar campeonatos, como sempre jogamos antes de 2003. Pois bem, 20 clubes em nossa Série A, também acredito que não seja o suficiente, ou seja, deveríamos voltar à ser como era antes, ou adaptar de vez nosso calendário ao europeu / Fifa.
    Os próximos 2 anos, serão terríveis! Espere, e verás!

    Abraços,
    Tozzi

  • Clécio

    Duas correções históricas.
    1ª – Em 1987 o jogo de volta na semifinal paulista não foi uma vitória corintiana (2×1) e sim um empate (0x0).
    2ª – Naquele ano o regulamento não previlegiava o saldo de gols. Ou seja, o Santos, derrotado na primeira partida, precisava de qualquer vitória no tempo normal, para provocar uma prorrogação, onde teria vantagem de empate por ter feito melhor campanha durante o campeonato.

  • Mae Diná

    Futebol brasileiro está nivelado por baixo, isso é fato, a midia esportiva que tenta enganar os trouxas.

  • felipe

    Será que meu xará felipe vai ver que nossos campeonatos também eram por pontos corridos antigamente?

  • Antonia

    Sim claro qualquer formato vence quem joga mais e melhor,só não acho que o Fluminesse esteja jogando tanto assim,o problema são os outros clubes do Brasil que tirando São Paulo, Corinthians Santos e Atlético de Minas o resto não joga nada porque o futebol no Brasil esta e decadência como tudo que não muda formulas e não apresentam novidades morre!

  • Verdade! Em 2001, por exemplo, o Corinthians foi campeão paulista num 0 a 0 terrível, contra o Botafogo-SP. Na ida, em Ribeirão Preto, um 0 a 3 definiu a parada. Saudações…

  • Felipe

    mimimi, pontos corridos são um fracasso, só o pessoalzinho da espn que acha que inventou o futebol, gostadessa porcaria. Só se usa pontos corridos pq adoramos copiar tudo na europa, lá esses são os melhores e aqui tudo é uma porcaria. Pontos corridos são chatos sem graçã, poucos jogos emocionantes e não vende tanto quanto mata-mata

    Vamos acabr com o superbowl,e agora fazer pontos corridos porque o pessoal da espn q se acha a ultima bolacha do pacote gostam assim.

MaisRecentes

São Paulo é como uma obra que nunca acaba



Continue Lendo

Brigões não se importam



Continue Lendo

Os sinais que os números dão ao Corinthians



Continue Lendo