Barça virou uma foto na parede?



O Barcelona de Guardiola foi o time que mostrou ao mundo o futebol que mais se destacou nos últimos tempos. A valorização da posse de bola, troca frenética de passes, marcação sob pressão e, claro, a genialidade de Messi, foram componentes que transformaram o Barça em objeto de admiração, veneração, estudo e até raiva. (sim, tem gente que achava chata a maneira como aquele time subjugava seus rivais).

Para aqueles que sentiam raiva, a hora da vingança parece ter chegado. O novo Barcelona, de Tito Vilanova, parece ser muito mais convencional do que o de Guardiola. No clássico contra o Real Madrid, determinados tipos de lance que na era Pep eram raríssimos, apareceram varias vezes. Falo de rifadas de bola da defesa, lançamentos longos pelo alto, jogo mais vertical e menos pensado.

Vários motivos podem ser apontados: o primeiro e óbvio é que Guardiola não é Tito Vilanova. Quando assumiu, o novo treinador introduziu seu jeito de armar o time. Além disso, um técnico é muito maior do que o outro. Guardiola tinha um respeito de seus comandados que beirava a veneração (em entrevista à ESPN Brasil, Daniel Alves classifica o treinador como nada menos do que “gênio”). Tito não chega nem perto disso, pelo menos por enquanto.

O equilíbrio que voltou a aparecer em jogos contra o Real também pode ser explicado pelo fato de que José Mourinho está há tempos em Madri e já tem o time na mão e entrosado. E foi aprendendo como parar o maior rival.

Ainda vale destacar o posicionamento diferente de Messi, à frente dos volantes, vindo mais de trás. Ali, ele segue genial, mas menos do que quando atuava mais à frente. (aí, de novo, a mão do novo treinador)

Não é possível cravar, mas ao que parece, o Barcelona encantador das últimas temporadas está virando uma foto na parede. Tem quem vá comemorar. Mas se isso acontecer mesmo, é de se lamentar.



  • Vários motivos podem ser apontados: o primeiro e óbvio é que Guardiola não é Tito Vilanova. Quando assumiu, o novo treinador introduziu seu jeito de armar o time. Além disso, um técnico é muito maior do que o outro. Guardiola tinha um respeito de seus comandados que beirava a veneração (em entrevista à ESPN Brasil, Daniel Alves classifica o treinador como nada menos do que “gênio”). Tito não chega nem perto disso, pelo menos por enquanto.

  • aoaoaoaoa palmeiras 2 divisao

  • Luiz

    Tironi,
    aquele time exigia tantas coisas relacionadas à inteligência e à personalidade dos atletas que ele pode ser considerado um milagre. Mesmo sendo tão evidente a tática utilizada, ninguém conseguiu chegar nem perto daquela dinâmica.

  • Antonio Paulo Silva

    O Barcelona é Xavi, Inesta e Messi. O resto é tudo jogadores medíocres, embora Mascherano tenha jogado muito numa posição que não é a dele. O problema é que Xavi não está bem, Inesta vindo de contusão jogou meia-boca, e Messi embora ainda seja o maior jogador do planeta não está tão bem, como nos anos anteriores, acho que problemas na pré-temporada. Esse tal de Fábregas não joga nada, Pedro, Alexis e outros são jogadores medianos. Vê o exemplo, é esse tal de Borjan que era tido como revelação no Barça, e não passa de eterno banco na Roma. Esse pessoal todo, só joga quando esses 03 estão bem.

  • Edson

    Boa observação Tirone. No domingo, assistindo o jogo com o meu pai comentei a mesma coisa, que há muito não via o barça dando chutões e como o Real tinha aprendido a jogar com aquela máquina. Com ctza o novo técnico está implantando um novo jeito de jogar, até porque o Guardiola está em outro patamar. E como disseram, o Xavi já está com uma idade avançada, não dá pra manter o mesmo ritmo. Mas ainda sim, continua o melhor time do mundo junto com o Sport Club Corinthians Paulista!

  • Fabinho

    Fico pensando se a final Santos FC x Barcelona tivesse acontecido com uma só mudança: Guardiola no lugar de Muricy e vice-versa.
    Meu palpite seria: Santos FC tri-mundial com 1×0.

  • Ricardo Valerio

    Tironi, como o dito popular “Não há bem que sempre dure nem mal que nunca acabe”, quem viu aquele Barcelona jogar e ficou encantado pode esquecer,são algumas coisas que não se repetem no mesmo lugar.Tivemos outros times no mundo que também encantaram e hoje estão em uma moldura na parede, aliás como uma obra de arte.

  • Leonel Roco

    Bom dia

    realmente foi incrivel a simbiose criada entre o Guardiola e seus jogadores. O Barcelona é para mim o melhor time do mundo ainda, mas parece que o jeito de jogar começa a ficar menos empolgante do que “aquele” Barça que nos acostumamos. Enfim, talvez seja só o período de transição até que Tito se adapte totalmente a ser o “protagonista” e não o “coadjuvante”. O próprio Guardiola encontrou um começo dificil a frente do Barça, até deslanchar e ganhar simplesmente TUDO. Concordo com a afirmação de que o Barcelona depende demais ainda de Xavi e Iniesta. Mas acredito que com o tempo, Fábregas e Tiago consigam chegar a altura de Iniesta (para mim nascer outro Xavi, vai demorar muito).

  • Caio

    É muito dificil manter o nivel que os caras vinham jogando por tanto tempo. Se nao me engano foram 4 anos, é complicado ter o mesmo ritmo.

  • clodoaldo

    tem um fato importantíssimo da temporada passada para esta:A AUSÊNCIA DO ABIDAL,que além de jogar de lateral-esquerdo também joga de zagueiro e dava muita consistência defensiva,e tinha uma saída de bola espetacular,junto com o piqué,que também si contundiu muito na última temporada,quer dizer quando os adversários pressionavam o BARÇA lá na frente esses dois jogadores começavam as jogadas perfeitamente,isso vai de encontro a uma declaração de GUARDIOLA:os zagueiros são os jogadores que tem que ser melhores formados tecnicamente pois são eles que iniciam as jogadas.GÊNIO ESSE GUARDIOLA.

  • Everthon

    Concordo. Infelizmente uma pena para o futebol mundial.

  • LM_RJ


    tironi
    o flu saiu do rj p / bahia
    de tam ou de gol ja disse o brown
    um rolê no pituaçu é fundamental
    e voltou com 3 ptos
    agora cabera aos tricolores
    comparecer no rj 2 jogos c/ mando seguidos
    ST

  • João

    Concordo com o que os leitores Leonardo e Aldrey.
    Realmente o barcelona ainda é um grande time, mas não está tão a frente dos outros quanto algum tempo atrás. É óbvio que esse auge um hora iria diminuir de ritmo.
    Acredito também que a fase espetacular se deve, em grande parte, as fases excepcionais que messi, xavi, iniesta e guardiola atravessaram conjuntamente. Eles formavam a espinha dorsal do time. Na tendencia de queda, também deve-se levar em consideração que esses jogadores tendem a diminuir o ritmo, salvo o messi, que ainda é novo, mas mesmo assim para ele também será complicado, pois apesar de ser genio, os adversários ficarão cada vez mais preparados para enfrentá-lo. É como muitos afirmam: Chegar no topo é difiícil, se manter é mais difícil ainda. O Barcelona se manteve numa fase espetacular por 3 anos, agora, acredito que ainda seja o time mais temido, mas não é o bicho papãp de outrora.

  • rafael campos rocha

    também foi ficando difícil para o barcelona e seus jogadores. aquela forma de jogar era demasiado exaustiva e não dava alternativa para o adversário se não ser se defender. com uma formação mais tradicional, o barcelona amedronta menos os adversários (e os deixa menos aturdidos) e os convida para jogar bola, de certa forma. e tem funcionado, o barcelona começou o ano quase 100 por cento. e, como disse o audrey, é impossível ficar no teto absoluto por tanto tempo. o barcelona fez isso por mais tempo que qualquer time que eu tenha notícia.

  • Leonardo

    A grande verdade é que o Barcelona funcionava por causa de 4 pessoas: Guardiola, Xavi, Iniesta e Messi. Esses 4 é que transformavam aquele time na máquina que vimos em mtos jogos. O Barcelona sem Xavi não era a mesma coisa… Sem Iniesta, tbm não.. Messi nem precisa falar. E com o Guardiola, a mesma coisa. Os laterais, zagueiros, volantes, atacantes, poderiam ser trocados. Mas estes 4 era a mesa equilibrada do Barcelona.

    A grande verdade é que o Xavi já está com certa idade para manter aquele nível alucinado que ele tinha (beirando os 33 anos). Um futebol de velocidade acaba sendo mais complicado. Iniesta vira e mexe está com algum problema. Guardiola saiu… Então o Messi fica sobrecarregado.

    A grande verdade que não existe mais aquele Barcelona. Assim como a Brasil de 70, a Holanda de 74, o Brasil de 82, tem o Barcelona de 2008/09/10

  • MARCIO

    TIRONE, O BARÇA CONTINUA SENDO O MELHOR TIME DO MUNDO DISPARADO, PODE ATÉ NÃO SER CAMPEÃO DE NADA, MAS O ELENCO DO BARCELONA É BRINCADEIRA DE BOM GOSTO.
    QUAL TIME TEM TANTOS CRAQUES……….

  • A INVEJA É UMA MADRID

    CARO TIRONI,

    FAÇO MINHAS TODAS AS SUAS PALAVRAS… NÃO MUDO UMA VÍRGULA…
    PARA CORROBORAR COM ESTAS AFIRMATIVAS, EU VI MUITA GENTE TORCENDO, MAS MUITO MESMO, PARA O QUE CHELSEA COM AQUELE FUTEBOLZINHO DE M…., TIPO SELEÇÃO BRASILEIRA COPA DE 1994, ELIMINAR O BARCELONA, O MELHOR TIME DO MUNDO NESTE SÉCULO, PERDER A VAGA PARA A GRANDE FINAL DA LIGA DOS CAMPEÕES… E COMO “SECARAM” E DERAM SORTE!!!

    ACHO QUE POR TRÁS DISSO TEM ALGUMAS INVEJAS ENRUSTIDAS… MESSI É MELHOR QUE NEYMAR??? O MESSI É MELHOR QUE CRISTIANO RONALDO??? O BARCELONA DÁ SORTE??? É AJUDADO PELAS ARBITRAGENS??? O MOURINHO E PESSOAS COMO ELE É QUE ESTÃO CERTAS???

    VOCÊ TEM TODA RAZÃO!!!!! O FUTEBOL JOGADO PELO BARÇA NO DOMINGO ÚLTIMO PARECEU MUITO COMUM AOS TIMES EUROPEUS, MESMO TENDO MAIS A POSSE DE BOLA… SALVO OS PEQUENOS GÊNIOS CATALÃS E O ARGENTINO… “LA PULGA” MESSI!!! ELE É O CARA!!!

    QUE PEP VOLTE DO SEU ANO SABÁTICO O QUANTO ANTES… ELE É GÊNIO!!!! COM CERTEZA!!!
    ACHO DARIA JEITO ATÉ NO MEU FLAMENGO…. rsrsrsrsrsrsrsrs… BRINCADEIRA!!! NESTE CASO, SÓ MILAGRE MESMO!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk… ABRAÇOS!!!

  • Felipe

    Você é mais um desses jornalistas querendo se aparecer, se nem mesmo o Mourinho, eu disse MOURINHO, falou que o Barcelona não mudou nada, não é você (que deve cobrir vôlei pra falar uma coisa dessa) que vai querer “mudar” o estilo do Barcelona. Parece que o barça pegou qualquer time no ultimo sábado pra não dar esses chutões ai que vc ta falando, saiba q quando o Guardiola tava no comando, o Real Madrid ganhou la no camp nou. Você é fraquissimo em termos de futebol, isso é só um toque, ou vc ta querendo ver coisas que 96% do mundo não ta vendo.

  • Roberto Junior

    Tironi, não é mesmo o Barça de Guardiola. Mas ainda é um baita time. Há de se ressaltar também a qualidade desse Real Madrid. No final das contas, acho que os dois espanhois andam sobrando na turma.

    Abraço.

  • Aldrey

    Olha AMIGO Tironi

    Concordo, quando se fala que o barça, deixou de existir.
    Entretanto o Barcelona do Pep, as vezes por não ter que rifar uma bola, ou sair jogando de forma desvairada tomou alguns revezes que inclusive foram matéria de destaque.
    Em verdade a minha concepção é de que o BARCELONA do PEP ficará na história SIM, por apresentar ao mundo do futebol um jeito de jogar muito PECULIAR, sem atacantes e sem por que não dizer ZAGUEIROS.
    Era uma transição frenética de ATAQUE e MEIO DE CAMPO, as raras vezes que o time adversário atacava era surpreendido com uma pressão absoluta dos jogadores do BARÇA.
    BONS JOGADORES, BOM TÉCNICO e BOA AFINIDADE.
    É a regra do JOGO quando se alcança um topo só existe um lugar para IR, ou seja, para BAIXO.

MaisRecentes

O recado é: simular falta funciona!



Continue Lendo

Eles querem ter a posse de bola



Continue Lendo

Boas entrevistas à vista



Continue Lendo