A fórmula para vencer o Brasileirão



Procure não ter craques que possam ir para a Seleção no seu time e caia fora o quanto antes da Libertadores e Copa do Brasil. Receita para crise na certa? Errado: receita eficiente para o sucesso no Brasileirão.

Com o calendário surreal que temos por aqui, esta é a melhor maneira de se chegar a esta altura do ano com chances de beliscar o título nacional. Atlético Mineiro e Fluminense, os dois times que lutam mais diretamente pelo título, são as provas vivas disso.

O Galo pulou fora da Copa do Brasil em maio, nas oitavas-de-final, eliminado pelo Goiás. O Fluminense deu adeus à Libertadores no mesmo mês, despachado pelo Boca Juniors. O Tricolor sofreu pouco com convocações da Seleção. O artilheiro do Brasileiro, Fred não caiu nas graças de Mano Menezes e não é chamado. Wellington Nem chegou a ser convocado para a seleção olímpica, mas ficou fora do grupo que foi a Londres. No time mineiro, alguns nomes importantes não encantam o treinador como Ronaldinho Gaúcho, um dos pilares da equipe.

Em contrapartida tem time que sofre muito com o ataque da CBF. O Santos tem de dividir Neymar com a Seleção quase a temporada toda. O ano está perdido para o Peixe, sem chance de título e com chances reduzidas de ir para a Libertadores em 2013. O São Paulo com Lucas é um time, sem Lucas é outro e, assim, o time não consegue entrar no G4 e fica só rondando. O “internacional” Internacional tem jogadores nas seleções brasileira, uruguaia e argentina. Resultado: em datas Fifa o time fica esfacelado, como na derrota para o Fluminense ou no empate contra o São Paulo. O Palmeiras se viu obrigado a abandonar o Brasileiro para faturar o título da Copa do Brasil. Pode terminar o ano, acredite, rebaixado para a Série B.

Fluminense, Atlético Mineiro, Grêmio, que lutam diretamente pelo caneco, tiveram jogadores convocados para o tal “superclássico” contra a Argentina, em data sem jogo do Brasileiro, vale dizer. Os três times não têm nada a ver com as escolhas da CBF e vão cumprindo seu papel, fazendo campanhas muito boas. Quem tem tudo a ver com o absurdo de nosso calendário é a própria CBF, que não está muito preocupada com nossos clubes. Pena.



  • Smith

    “o Vasco foi campeão da Copa do Brasil e disputou o título do brasileiro até a última rodada não sendo campeão por força de uma arbitragem vergonhosa”
    hahahaha, quanto chororô. Que isso? O Vasco ganhou de presente a Copa do Brasil com ajuda clamorosa dos vários juizes e ainda tem torcedor cego querendo justificar mais um vice…
    Seu time foi vice por que mereceu ser vice!
    Está no G4 pq tá dando sorte, mas o time do vasco é ruim e já já vai descer ainda mais na tabela.
    vai se catar viceíno chorão…

  • Gabriel

    Nossa, como tem gente que não sabe o que fala.

    o São Paulo foi eliminado nas SEMI-FINAIS da Copa do Brasil, isso não é precoce. E mesmo que o Lucas já tenha assinado com outro clube, ele ainda joga pelo SP neste ano e suas convocações prejudicaram SIM o tricolor paulista.

  • Será voces, tal como a Globo, mais uns baba-ovos a favor do Flamengo?

  • Tem flamenguista se esquecendo que alem das citações do Tirone, o clube precisa de ter um Plantel decente e, acima de tudo uma diretoria competente.

  • Luiz Marfetán

    E isso e mais um pouco. Está certisimo! Os clubes nunca vão peitar a cbf, por que? E simples enquanto existirem cartolas como andres sanches (o baba ovo mor), cada um vai puxar p/o seu lado. E isso é o que convem a cbf, globo e outros mais!

  • dalack

    Somente queria ver se o Muricy fosse tecnico da seleção, ele estaria convocando do mesmo jeito que o Mano.
    Este Muricy é um chorão,ele quer despistar que o Santos não tem elenco e depende de um unico jogador, que somente joga no Santos porque é um pipoqueiro na seleção.

  • Acho ridiculo essa cultura brasileira de que o campeão da Copa do Brasil ou da Libertadores pode dar adeus ao Brasileirão por acharem que já atingiram a meta!

    Vem cá a meta de um time de futebol não é ganhar tudo no ano???

    Vale a pena mesmo focar-se em apenas uma competição?

    O que tem que mudar é a mentalidade daqueles que estão no poder de futebol brasileiro!!

  • RANHO

    SUA RECEITA FOI PERFEITA, ÓTIMA COLUNA !!!

  • RANHO

    Vc esqueceu de falar dos prejuízos do Corinthians em 2012 e do Santos em 2011, cujos times nas respectivas datas eram os melhores do país e não puderam brigar pela Brasileirão devido ao péssimo calendário ….

  • Dan Sincero

    Se fosse só isso, o Flamengo, que foi eliminado na primeira fase da Libertadores deste ano e não teve nenhum jogador convocado por Mano, também estaria na briga pelo título do Brasileirão (2)

  • nelson

    Se fosse só isso, o Flamengo, que foi eliminado na primeira fase da Libertadores deste ano e não teve nenhum jogador convocado por Mano, também estaria na briga pelo título do Brasileirão

  • Douglas

    Méritos de Atlético, Fluminense e Grêmio de estarem onde estão.

    O Flamengo não foi “atrapalhado” pela Libertadores, tampouco pela Seleção, e está onde está.

    Mesmo caso do São Paulo, eliminado precocemente na Copa do Brasil, que só agora teve convocado Luís Fabiano (sim, tem o Lucas, mas esse nem é mais jogador do SPFC).

    O citado Santos pode contar com todos os seus jogadores em todos os seus jogos na Libertadores, e nem por isso chegou, ao menos, na final.

    O sucesso de Atlético, Fluminense e Grêmio pode ser, sim, relativizado pelo fato do Corinthians, a melhor equipe do futebol brasileiro, ter abdicado da competição pelo título do Brasileirão, focado que está na busca pelo bi mundial.

  • Alexandre

    Perfeito, Tironi.
    Pergunta aos analfabetos funcionais: onde está escrito no texto do Tironi que o Fluminense e o Atlético não tem méritos pela suas ótimas campanhas? Onde está escrito que o Santos e o São Paulo não tem nenhuma parcela de culpa por suas campanhas abaixo do esperado?
    Eu sei que pode ser difícil, mas tentem raciocinar um pouco: SE o Fluminense E o Atlético tivessem chegado à final da Libertadores E da Copa do Brasil, respectivamente, E se o Mano Menezes estivesse convocando sistematicamente o Fred, o Nem, o Gaúcho E o Bernard para os múltiplos amistosos da seleção E para a Olímpiada, vocês acham mesmo que estes dois times estariam na ponta do Brasileiro?
    Claro que não! São dois grandes times, mas nenhum, repito, nenhum time brasileiro tem elenco para disputar de verdade dois campeonatos ao mesmo tempo, perdendo seus principais jogadores para a Seleção várias vezes por ano.

  • julio

    Aí amigo vc errou…o teu time tem elenco?????????????….me desculpe, mas o meu Fluzão tem, me da licença…desculpa de peidorreiro é barriga inchada..no teu caso tua barriga inchada é a CBF… vc ñ fala dos outros fatores que o flu jogou varias vezes desfalcados por outras razões…

  • TNT

    Se sua teoria tivesse certa, o Flamengo estaria na ponta de cima da tabela junto com o Flu e o Atletico. kkk

  • Lucio Feldes

    O Tironi etá COMPLETAMENTE CERTO !!! Me respondam, vamos pegar como exemplo(Pra matar a charada) o caso do S.C.INTERNACIONAL : O time SEM os titulares convocados: OSCAR, LEANDRO DAMIÃO,GUIÑAZÚ(Arg.), FORLAN(Urug.), e D’ALESSANDRO(Arg.) como já aconteceu várias vezes, me respondam……TEM A MESMA FORÇA DE COMPETIÇÃO do que se pudesse contar com êles ???? É claro que não, né ? No último jogo contra o FLU o Inter jogou com apenas 3 titulares no time . Pode ???

  • Eduardo

    Tironi, ano passado o Vasco foi campeão da Copa do Brasil e disputou o título do brasileiro até a última rodada não sendo campeão por força de uma arbitragem vergonhosa. Fluminense e Atlético-MG tem ótimos times e independentemente de convocação de seus atletas para a seleção ou campeonatos paralelos iriam disputar o título de qualquer maneira. O santos a imprensa precisa entender que o time é fraco, pois como pode uma equipe depender de um único jogador?

  • Vaz

    Desculpem mas esta história de colocar a culpa só na CBF (não que seja também inocente) e na seleção é uma forma de mascarar o problema ou medo de dar nome aos bois. Vamos lá:
    – O calendário do ano que vem foi aprovado e não houve um questionamento se quer dos clubes junto com as Federações, sabem com antecedência quais são as datas FIFA, CBF e de campeonatos, preferem 70, 80 jogos por ano pois assim acreditam, vão ganhar mais dinheiro. Emissoras de televisão (atenção ai tem Globo, Bandeirantes, Record e TV’s fechadas) e demais órgão da imprensa nem comentaram, pelo contrário. É esta a razão do porque de estádios vazios, ninguem aguenta tanto jogo mas continuam achando que auanto mais melhor;
    – Insistem nos tais estaduais que não valem mais nada;
    – Aprovam a extensão da tal Copa Brasil (essa dai é dedo da Bandeirantes e da Record) para o ano todo ou seja um campeonato paralelo ao Campeonato Brasileiro e cujas regras baseiam-se em convidados e classificados (campeonatos estaduais). Este Campeonato foi criado para aplacar a chiadeira quando da implantação do brasileirão com 20 times e ai tome Asa de Arápiraca, Cianorte, e outras pérolas de grande competência no futebol brasileiro:
    – Os senhores dirigentes vão escolher jogar qual campeonato? O brasileirão ou a Copa do Brasil? Querem apostar que vai ser a Copa do Brasil que é mais fácil (vai para a Libertadores se for campeão o que é uma execrância já que times da terceira divisão podem chegar lá como já aconteceu) e ai quando voltarem ao brasileirão vai ser pior ainda pois o tal campeonato pode estar na 30, 31ª rodada ou mais. Continuam na Copa do Brasil e acaba rebaixado no brasileirão ou abandonam a Copa do Brasil? Como fica a Libertadores então? Joga não leva, vai para a Copa do Brasil e cai na primeira hipótse um ou outro);
    – Com toda esta lambança jogar na seleção virou castigo pois os dirigentes não precisam dela para vender jogadores aliás nem são donos mais dos jogadores;
    – Reclamam de cansaço mas quando estão de férias a primeira coisa que fazem é disputar torneios de praia e de campo do tipo amigos dos amigos de alguém, mundialitos e outras bobagens, quando retornam de féria s estão com sobrepeso, lesionados e totalmente fora de forma, treinam 15 dias e já vão para estaduais, Libertadores ou Copa do Brasil e já imendam o brasileirão, tudo ao mesmo tempo, resultado: times estourados, jogadores “podres” pois vivem a base de analgésicos e assim vai.
    Pois é Tirone o buraco é mais embaixo e já fico imaginando a tragédia que será no ano que vem com Copa das Confederações e em 2014 com a Copa do Mundo. A pergunta é? Dentro deste desastre anunciado, onde encaixar a seleção? Não tem mais importância? Queremos ganhar uma copa em casa deste jeito?

  • Toni Paz

    Prezado Tironi,

    Considero extremamente equivocada sua interpretação diante do que está acontecendo no atual campeonato brasileiro.

    Primeiramente vamos dar os méritos ao Fluminense e Atlético Mineiro. Este principalmente por estar jogando o futebol mais bonito da competição, fruto do excelente trabalho desenvolvido pelo competente Cuca.

    O Atlético está bem pois tem time e é muito bem treinado e o Fluminense porque tem ELENCO. Esses dois estão em 1o e 2o por essas razões e não porque os outros estão mal.

    O Corinthianas não tem a desculpa da Libertadores para estar mal. Ano passado o Vasco foi campeão da Copa do Brasil e só não foi campeão brasileiro na sequência, em função da “matrix” pró Corinthians. O Santos está mal porque não tem elenco e o Inter porque não tem técnico.

    Vamos dar os créditos a quem merece e não tirá-los. Parabéns ao Fluminense, Atético e Grêmio pelas excelentes campanhas

  • ALESSANDRO

    QUANDO NOSSOS CLUBES VAO SE UNIR E PEITAR A CBF?
    JA PASSOU DA HORA DE SE JUNTAREM E ACERTAR O CALENDARIO,PARA MIM ESSE E UNICO MEIO DE PARAREM DE SOFRER POR CONTA DAS CONVOCAÇOES,E ALEM DISSO PRESSIONAR A CBF PARA QUE SEJA SOLIDARIA COM AS DESPESAS QUE TEM COM OS JOGADORES,SE QUER TIRAR DO CLUBE PARA JOGAR NA SELEÇAO QUE AJUDE A PAGAR PELO MENOS OS SALARIOS!!!

  • Luciano

    Vocês, jornalistas, deveriam fazer uma campanha pelo fim dos estaduais. Em todos os países com uma federação de futebol séria o campeonato nacional dura o ano todo, e não perde 4 meses por causa de estaduais vazios e que somente impedem os times de fazer uma pré-temporada lucrativa. Por causa dos estaduais, o brasileirão virou um prêmio de consolação para quem não ganha a libertadores e a copa do brasil.

  • Alexandre Kail

    Só discordo de uma coisa. Ou seria teoria da conspiração?

    A CBF, que tem tudo a ver com as convocações, poderia estar beneficiando times como Atlético e Fluminense ao não convocar seus jogadores pouco expressivos como Ronaldinho (que vem jogando bem) e Fred (atual artilheiro do Brasileirão), entre outros.

    Deixo a dúvida no ar.

MaisRecentes

Eficácia no Brasileirão



Continue Lendo

São Paulo é como uma obra que nunca acaba



Continue Lendo

Brigões não se importam



Continue Lendo