Vaia para a Seleção não envolveu paixão



O futebol nanico apresentado pela Seleção contra a África do Sul justifica toda a vaia que se ouviu no Morumbi. Time sem variação de jogadas, lento, sem alternativas, burocrático.

A introdução acima é para não ser mal-interpretado a partir de agora, ao falar sobre as vaias.

A primeira questão é como classificar as pessoas que estiveram no Morumbi. Quando se fala “torcedor” existem vários tipos: o fanático pelo seu time, o fanático por futebol, o que asssite jogo só pela TV e só aparece quando o time ganha, o que não liga, mas torce na Copa… enfim.

Das mais de 50 mil pessoas presentes ao Morumbi, aposto que nem 10% é fanática pela Seleção. Ninguém ali saiu chorando de campo, o feriado de ninguém acabou por conta da apresentação ruim (ok, era só um amistoso). Mas assim que o juiz apitou pela última vez, acabou a ligação daquelas pessoas com a Seleção.

A grande maioria das pessoas que esteve no Morumbi “comprou” por, no mínimo R$ 80, uma diversão no feriado. Vaiou porque não foi tão divertido como ele exigia. O espetáculo foi chato, não teve goleada… nem a camisa amarela tradicional a Seleção usou. Aí, ele se manifestou vaiando. Vamos dizer que foi uma versão não-virtual do “xingar muito no Twitter”.

A tal aproximação da torcida com o povo, prometida por Ricardo Teixeira assim que a Copa de 2010 acabou, ficou só no discurso. Na era Mano, foram apenas QUATRO jogos em território nacional. A relação da torcida com a Seleção se deteriora ano a ano. Não há mais identificação nem orgulho de sermos os melhores (porque não somos mais). Assim, não há paixão que nasça, não há paixão que resista.

Tem gente que fala: “quer espetáculo vá ao teatro”. A maior parte do público do Morumbi pensou exatamente isso: exigiu ser recompensada pela fortuna que pagou. É justo. Mas a vaia não envolveu paixão, foi só um grito por um direito.



  • RONALDO

    A SELEÇÃO NÃO ENPOLGA MAIS JÁ HÁ MUITO TEMPO 1o O TORCEDOR BRASILEIRO NÃO É PATRIÓTA TEM ” PAIXÃO” PELO SEU TIME!2o COM A MAIOR PARTE DOS JOGADORES NO ESTRANGEIRO A SELEÇÃO PRATICAMENTE NÃO JOGA NO BRASIL!3o VÃO REALIZAR UMA COPA AQUI CONTRUINDO ESTADIOS MODERNOS ATÉ NA AMAZÔNIA QUANDO NÃO TEMOS HOSPITAIS DECENTES COM ATENDIMENTO DIGNO PRO POVO COPA FEITA APENAS PARA INTERESES POLITIQUEIROS PRA METER Á MÃO!4o CORRUPÇÃO NO FUTEBOL DIRIGENTES SAFADOS QUE MAMAM NAS TETAS DE CLUBES E FEDERAÇÕES! EU PERDI COMPLETAMENTE MEU INTERESE POR FUTEBOL POIS CANSEI DE FAZER PAPEL DE TONTO ACREDITANDO NUM CIRCO QUE JÁ VEM PRÉ ARMADO HOJE FUTEBOL EM ESTÁDIO SÓ SE VC TIVER MUITA CORAGEM PARA IR POS QUEM MANDA NAS ARQUIBANCADAS SÃO ESTES MARGINAIS QUE PERTENCEM A TORCIDAS ORGANIZADAS!

  • O palco é o mesmo daquele ano 2000, quando bandeirinhas foram atiradas por torcedores das arquibancadas como forma de protesto pela má atuação da seleção brasileira. Na ocasião, jogo contra a Colômbia, válido pelas Eliminatórias da Copa de 2002, Roque Júnior, aos 48 do segundo tempo, salvou a pátria com um gol de cabeça.

  • Lucas Matheus

    Eu acho que as vaias é por causa da antipatia da CBF, de n ligarem para o brasileirão podiam fazer que nem na europa parar as rodadas nas datas fifas é horrivel ver seu clube desfalcado por causa de jogos contra africa do sul e china.

  • A SELEÇÃO BRASILEIRA TINHA QUE TOMAR VERGONHA NA CARA, GANHAR DE UM TIME DAQUELE E ACHAR QUE JA ESTÃO PRONTOS PARA A COPA DO MUNDO KKKKKKKKKKKKKKKKK TEM QUE MARCAR AMISTOSO COM HOLANDA, ITALIA , INGLATERRA, FRANÇA, ESPANHA E SE CONSEGUIR GANHAR DELES AINDA ASSIM TEM QUE SE PREPARAR MUITO PARA A COPA… 8 A X 0 É VITORIA AINDA PARA A CHINA QUE NÃO TEM EXPRESSÃO NENHUMA EM FUTEBOL… QUANTOS TITULOS MUNDIAIS TEM A SELEÇÃO CHINESA… VAMOS TOMARA VERGONHA SELEÇÃO BRASILEIRA… PARA FINALIZAR MINHAS PALAVRAS SÓ POSSO DIZER OU FAZER POR VCS É KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Paulo H.

    O que falta no time brasileiro é um técnico decente. Mano é limitado e está totalmente perdido.

  • TRICOLOR CARIOCA:
    Romario pipocou na final de 94________Br 0X0 Ita quem salvou foi Taffarel, nos penaltyes.
    Ronaldo pipocou 2 vezes para França, não podia ver o Zidane que tinha até convulsão.
    Zico pipocou em 86 perdeu 2 penaltyes no mesmo jogo.
    Quem derrotou o Brasil nas olimpíadas não se demora nem 1/2 segundo para responder vc é que esta lento.

  • Andre schmidth

    Concordo com varios comentários sobre convocações e falta de padrão de jogo, etc…mas sinceramente acho que não temos mais nenhum craque brasileiro nessa geração, temos bons jogadores, alguns hipervalorizados, alguns apontados como craques usando como base seu desempenho em nossos fracos campeonatos regionais e nacional. Acho que é aquilo lá mesmo, jogo ruim de dar sono, mas nem sei se as vaias foram relevantes, talvez seja o melhor que esses meninos ricos podem nos oferecer.

  • Rodrigo Santos

    Não concordo com a opinião de alguns comentários de que o torcedor foi premeditado a vaiar, ou que vaiou por que na verdade torce para o seu clube e não pela seleção. O torcedor brasileiro esta desacreditado em relação a seleção brasileira. Vaiou cedo porque o desgaste não vem de hoje, mas e uma coisa que vem crescendo a cada pífia aprentacao da seleção, a cada novo vexame e olha que eles já são muitos. A verdade e que a seleção brasileira não representa mais o futebol que o brasileiro gosta de jogar e ver. Temos uma futebol burocrático (como bem definiu o Tirone) e isso irrita o torcedor que sempre gostou de espetáculo. As vaias não são só pelo péssimo jogo, são para todo o trabalho feito na seleção, pela seqüência de péssimos técnicos, pela falta de padrão de jogo, pela falta de ídolos, por tudo. A seleção brasileira joga só com a camisa, com sua história e essa camisa e pesada, se não melhorar e melhor se acostumar com as vaias, mesmo a 1 minuto de jogo.

  • EU NAO CONSIGO ACREDITAR QUE ESTAS VAIAS FORAM PARA OS JOGADORES O MANO ESTA SAINDO FORA E JOGANDO A BRONCA NOS JOGADORES ESTE CARA E ASSIM MESMO NAO TEM PERSONALIDADE E COMO O ANDRES SANCHES COLOCOU ELE PARA MANIPUILAR OS JOGADORES CONVOCADOS OU VOCE NAO VE E SO O CORINTHIQANS TER JOGO DIFICIL VE SE ELE LEVA NUNCA AGORA COM O MAMO ESTAMOS PIORES DO QUE COM O DUNGA PODE

  • paolo

    jogar com “estilo brasileiro” no 2012 não è facíl. Todos os times do mundo se preparam bem (pelo menos fisicamente e tatícamente) e não è “facíl” ganhar contra nenhum dos primeiros 30 times do mundo. Essa ideía de golear è coisa do passado. Quase todas as grandes seleções europeias tem dificuldades em qualquer jogos. Essa è a realidade. França, Itália, Inglaterra etc… , principalmente ao exterior, sofrem sem piedade.
    Apesar disso, a Seleção não està mostrando o que è nas suas possibilidades. O caminho do Mano è tortuoso, as convocações pelo menos estranhas, uma ideía clara (que o Dunga tinha) não se vê etc. E a Copa (das Confederações…) se aproxima! Mas não è também de ficar em panico: jogadores bons tem, craques menos. Se o público apoiasse mais (ou pelo menos não vaiasse!) tudo seria um pouco menos sofrido.
    Agora o Mano tem que escolher: insistir em montar um time de garotos inexperientes ou começar à pensar em arrumar uma Seleção MISTURADA; feita com experiencia, garra, qualidade e com uma ideia tatíca clara?
    Vamos Brasil!

  • Seleçao fraca fraca sim. Em todo os postos desde defeza até o ataque. Acho que essa defeza deberia ser a siguinte: Goleiro: Diego Alves, porque no momento no temos outro melhor, además um goleiro muito experiente atuando na europea fazendo muito boas atuaçoes. Zagueiros: Thiago Silva, mais acho que têm que jogar mais, ter mais raça sobre tudo, joga muito andando, quer ser o melhorzao, do lado dele nao colocaria o David luis, é muito bom zagueiro e habilidoso tambem mais ta muito pra meu gosto gordo e nao defende uma merda, Dedé acho que seria o reposto, até porque nao temos outros jogadores. Laterais: Daniel Alves, jogando no nivel do barça é claro porque na seleáo eu vejo outro Dani Alves, tbm pode chamar Maicon que foi pro City e concerteza cai triunfar lá, Marcelo na esquerda e falo a mesma coisa, mais compromisso com a seleçao brasileira, nos seus clubes esses jogadores dao a vida, na seleçao têm que ser igual, reserva de Marcelo colocava o Andre Santos e falar sobre ele tbm seria um pouco mais do mesmo, falta de compromisso de se entregar a seleçao de dar a pele por essa camiseta, porque futebol acho que esses jogadores têm ne. Meio-Campistas: Grande incognita na seleçao brasileira hoje em día. Cade o Kaká, bom nao está jogando grandes coisas no Real mais na seleçao sempre vi ele bem, tbm acho que Diego ex-Atletico de Madri seria um grande na posiçao de meio campo, joga muito, falta compromisso tbm no meu gosto, Oscar grande jogador jovem e concerteza até 2014 estará muito mais experiente e melhor. Felipe Mello fundamental para mim nessa seleçao, um cara de pegada de entrega de nao dar uma bola por perdida, problemas que teve em 2010 acho que ja estao de lado, cara têm mais experiencia e futebol dele no fenerbach ta muito foda, jogando muito sim. Hernanes da lazio acho tbm um ótimo centrocampista para acompañar o Felipe ali no meio, cuidado, os dois, tanto Felipe como Hernanes sabem sair jogando bem com os pes. Luis Gustavo do Bayern está fazendo grandes atuaçoes e incluso podimos ver-lo na champions nada mais o ano pasado quando o Madrid perdeu pro bayern, pessa fundamental no meio do time alemao, recuperando bolas e jogando muito bem e com cabeça. Também acho que o Fernandinho deveria ter uma nova oportunidade na seleçao, pelo menos de reserva acho que seria bom demais. Falei antes dos meios de creaçao e esqueçi tbm do Ganso que para mim nao é tao bom assim joga muito andando sem intensidade, nao ajuda muito o time na hora de recuperar a bola, Coutinho Ex-Espanyol tá jogando muito no Inter agora que voltou a cada minuto que tem de oportunidade se entrega al maximo e ademas é jovem e muito habilidoso, pra mim melhor que Ganso. Atacantes e jogadores de banda: Neymar, está claro um dos melhores jogadores da seleçao brasileira, nao pode faltar, mais cuidado, falta compromisso desse cara e muito em, acho que joga demais é um monstruo mais no aspecto fisico na hora de recuperar bolas e presionar ta faltando um pouco por parte dele, têm que marcar muito mais ajugando assim o time. William do Sharkht donest tbm vejo um grande opçao pra jogar numa banda, muito habilidoso e tal, mais tina que ve-lo na seleçao como seria. Jogadores como Hulk, dao um grado mais de intensidad e força al time fundamental pra mim. Lucas é muito alocado ele, acho que falta ainda pra ser titular da seleçao, jogar no futebol europeo seria uma boa pra ele aprender a posicionarse melhor e sacar mais proveito dele mesmo. Na frente, na verdade nao temos grandes coisas nao, Pato que ta muito lesionado isso é foda eu intendo ele, até porque tbm passo por esses tipos de problemas e to muito tempo parado, Damiao nao me acaba de convencer, Luis fabiano têm que ser o atacante dessa seleçao, joga muito quando veste a amarelinha e ajuga muito o Brasil. Vou tentar fazer uma seleçao que pra mim seria a Principal e outra que seria logicamente a reserva, e porsuposto que os 22 convocados seria muito bons. Seleçao Principal: Goleiro: Diego Alves. Defezas: Dani Alves, Thiago Silva, Dedé, Marcelo. Meio-campo: Felipe Mello e Luis Gustavo com kaká mais na frente. Atacantes: Neymar de um lado, Hulk de outro e Luis Fabiano na frente.
    Seleçao Reserva: Goleiro: Jefferson. Defezas: Maicon ou Rafael, David Luis e Miranda, Adriano, Andre Santos ou Michel Bastos. Meio-Campo: Hernanes e Fernandinho, com Oscar ou Nenê mais centrado e na frente, Atacantes: Lucas ou Coutinho por la direita, Willians por la esquerda e Pato ou damiao na frente. Acho que nao ha muita variedad mais de jogadores e creo que esse seria um grande elenco.

  • radamantys

    Seleção fraca por causa do técnico e do Andrés e seus empresários, joga 4 jogos (finge) aqui no pais (que diz ser deles) a seleção não é mais do brasil é dos empresários, porq se fosse do brasil o mano ja não estaria mais la e nem um monte de jogador que nem deveria esta la e outros que deveriam ja estariam la.
    E do jeito que vai se tiver um jogo por ano aqui no brasil quando chegar a copa vai ser vaia em todos os jogos com esse time que finge ser seleção. E o pior o brasil que sera o dono da casa na copa não joga em sua casa como vai se preparar pra copa.

  • Rodrigo

    Dois pontos a se destacar:

    I – O caos no entorno do Moribundo do Jardim Leonor (que recebeu uma injeção de vida, com a escolha da CBF em ali realizar essa partida), e a incrível dificuldade em se adentrar o estádio comprovam o acerto da FIFA em reprovar o cronicamente defeituoso estádio 5a0-paulino para a Copa de 2014.

    II – A Fiel, maior e mais apaixonada torcida brasileira, presença maciça nos jogos do Timão em quaisquer estádios do Brasil, pouco ligou para esse jogo da Seleção. Por isso, e pelo local de realização da partida (o Moribundo do Jardim Leonor), a torcida que se fez mais presente foi a do 5a0 paulo (até porque tem economizado dinheiro, pelo pouco que vai ao estádio nas partidas de seu próprio time…). Daí o show de “uuus” e xingamentos estridentes, manifestações do enorme recalque 5a0-paulino pela atual conjuntura do futebol brasileiro, na qual se evidencia a disparidade de importância relativa entre seu time e o grande e invejado rival, o Corinthians.

  • Fabinho

    A vaia ao Neymar envolveu MUITA paixão!
    Toneladas de paixão irracional pelo Corinthians, pelo SPFC e pelo Palmeiras.

  • edmar mauricio

    Covenhamos essa seleção não tem nenhum carisma. Foi no minimo ridícula a atuação de ontem da seleção contras aqueles pangarés da Africa do Sul. Estamos perto de mais uma copa e mais uma vez a seleção não tem nenhum padrão de jogo. A solução ao meu ver a mandar o Mano de volta para o time da marginal sem numero e contratar um treinador de verdade.

  • Mario

    Qual é o tecnico e jogador da seleção que já não foi vaiado? Zagalo foi muito vaiado( lambra da escalação de Paulo Cesar Caju? Felix no gol?). Tele Santana foi vaiadíssimo (lembra da seleção sem ponta?). Aimoré Moreira com a escalação de Garrincha ( Para os paulistas Garrincha era um atrazo, parava todas as jogadas de contra-ataque). Garrincha era vaiado em SP e Julinho da Portuguesa era vaiado no Rio.
    É besteira jogar amistosos contra seleções secundárias (Africa do Sul, China, Costa Rica, etc). É como bater em bêbado. Gostaria de ver jogar contra seleções estaduais (seleção paulista, carioca, mineira, gaucha). Aí sim que a vaia seria total. Mas jogador de Seleção Brasileira tem que ter estrutura e personalidade suficiente para vestir esta camisa amarela.

  • Celso

    mais um jornalista tentando blindar a selecao, desmerecendo as criticas…
    se a selecao foi vaiada, nao foi pq o publico presente tem mais ou menos dinheiro, se eh mais ou menos “fanatico”.
    foi pq mereceu ser. todo restante da torcida q nao esteve no estadio, tbm vaiou.

  • Geraldo

    Acredito que a seleção perdeu sua identidade, nãotem mais o “estilo de jogo brasileiro” (em 2010 copiamos os europeus). Essa seleção que está ai não é do Brasil, são, há muito, jogagores de clubes. a satisfação de assistir um jogo da seleção tambem acabou. em suma: sem identidade ninguem sabe quem é; não é A SELEÇÃO. Falta ligação com o povo brasileiro, falta tranparência do técnico em dizer estamos em um processo e ainda não conseguimos atigir o objetivo, ficam dizendo pro torcedor ter calma, mas não expoem a verdadeira situação. O time é jovem e limitado, tem bos jogadore, mas nçao tem condições de ganhar uma copa.

  • Tricolor Carioca

    Continuei lendo alguns comentários e vi que ficam muito preocupados com o desequilíbrio psicológico por causa das vaias. Lembrem-se que um neymar da vida ganha mais de 3 milhões por mês e assim como eu, muitos hão de concordar que ele não é craque e sim um bom jogador apenas,porque craque mesmo não amarela da forma que ele faz. Alguém já viu o Romário refugar por causa de vaias? O Ronaldo ? o Zico ? Muita gente se prepara durante meses, 10 horas por dia, para fazer vestibular e depois coloca culpa do fracasso em um branco que deu enquanto o sujeito que estudou 1 mês apenas indo para a put4ri4 toda à noite foi aprovado.Se não tem condição psicológica , pede para vazar!Imagina estes caras em uma final de copa do mundo usando a vaia para justificar a perda. Patético…

  • Tricolor Carioca

    Galera Pergunta rápida, mas tem que ser honesto e pegar o cronômetro e respondê-la em até 3 segundos. No máximo 5 segundos ( eu perdi uns 7 segundos aqui para lembrar):

    – Quem venceu a seleção do Brasil nas últimas Olimpíadas?

  • Tricolor Carioca

    rs Sou do tipo “Fanático pelo meu time”. Ainda bem que não vi nem 1 minuto de jogo desta bosta de seleção e troquei o jogo por um filme online que encontrei.Eu fico impressionado como 50 mil pessoas ainda tem coragem de pagar estes 80,00 para ver a seleção jogar contra estas poderosas seleções da África do Sul e China. A verdade é que o Brasil está gastando muito mais do que deveria e se preparando para passar vergonha em 2014. Amistoso tem que ser contra Itália, Alemanha, Argentina, Uruguai , França e não contra estes timinhos que perderiam para qualquer clube arrumadinho ali da esquina.

  • Luiz Marfetán

    Sileno Carlos esses treinadores gaúchos aos quais se refere de forma tão preconceituosa, que saiba são eles Felipão, Tite e Mano. Para seu conhecimento.
    Mano comandou a volta do Curintia da Segundona!
    Felipão levou o péssimo, sim péssimo time do Palmeiras a ganhar a copa do Brasil!
    Tite por sua vez foi um pouco além, sem ter estrelas no time levou o Curintia a ganhar Campeonato Brasileiro e a uma conquista inédita Libertadores da America!
    E pouco o quer mais desses dois gaúchos.
    Mano tem que sair da seleção? Concordo plenamente.
    Mas não pode e misturar as bolas!

  • William Carvalho

    Na boa, se o ingresso tivesse custado R$ 10,00, a vaia teria ocorrido do mesmo jeito e por um motivo bem simples: brasileiro NÃO SABE TORCER!

  • sileno carlos

    A vaia do torcedor paulista foi a vaia de milhões torcedores brasileiros, que não suporta mais um time mal treinado , que apesar de ter grandes jogadores, coletivamente joga mal, e futebol coletivo mal jogado é culpa do técnico. O mano já estar claro , não tem condições de ser tecnico da seleção. Ao longo desses 2 anos fez convocações horrorosas, outras estranhas. Ele com uma geração de tc. gauchos que estão no fut. brasileiro, adora time cheio de volantes, a preocupação mediocre desses tecnicos e pricipalmente não tomar gols e conseguir fazer um. foi isso que ele fez nos jogos finais das olimpiadas., envergonhando o torcedor brasileiro. E ele tem outro mal dos técnicos gauchos, apesar de ter sido bastante criticado, eles não mudam sua visão, opnião e etc. eu não assistir o jogo , tinha coisas melhores pra fazer. cansei de ver tantas burrices. E Lula estar lutando pra manter mano na seleção, é porque ele não é candidato.

  • Fábio

    Exigir espetáculo é uma coisa, vaiar durante todos os treinos e a partir dos 5 minutos de jogo é outra… E nada justifica essa atitude ridícula, era nítido o nervosismo dos jogadores com medo de errar. É como o Daniel Alves disse, parece que a seleção tava jogando fora de casa.

  • Ramirez Rodriguez

    Eu fico pensando qual jogador da seleção vem de um clube sem estrutura, qual está com o salário atrasado, qual não quer ser tratado com distinção? Acho que o povo é intuitivo e, normalmente, não se engana. Pensar que o torcedor do nordeste gosta mais da seleção por carência e é complacente com os jogadores por falta de rivalidade é infantilidade. As pessoas não se identificam com a seleção, com seus jogadores (tirando as criancinhas) e nem com seu estilo “chorão” em lugar nenhum do Brasil. Às vezes um trabalho não dá certo, o do Mano Menezes não tá dando… Argentinos, franceses e mexicanos já acham que tá funcionando! Tironi foi ao ponto: “nem orgulho de sermos os melhores… não somos mais”.

  • Raniery Medeiros

    Concordo inteiramente, Tironi.

    Antes quero dar os parabéns ao colega Daniel: Daniel, sou do Nordeste e a minha ideia, como dizem por aqui, “bate” com a sua.

    Eu prestei bastante atenção e a primeira vaia veio com 1 minuto e 44 segundos de bola em jogo. Poxa! É algo premeditado? Como não lembrar que em 1993 a arrancada para a classificação veio naquele jogo no Recife? Salve o egano, contra a Venezuela ou Bolívia.
    Parece que o destino é fugir dos grandes centros não pela inexistência do público, mas pelo fato de que se o jogador do time X pegar na bola, a torcida do rival, Y, vai vaiar. Isso culmina com a não identificação com a seleção. Lamentável!

    Tironi

    Aprendo a cada post seu. Nada é unanimidade. Sempre vão existir pesamentos e/ou ideologias diferentes. Mas o que eu vi (assistindo pelo tv já que moro em Natal/RN) foi um sacrilégio.

    Será que os brasileiros perderam o total interesse pela seleção? Ou apenas só importa a copa do mundo?
    Ficou visível e perceptível o contraste entre os torcedores, os expectadores e a turma da corneta.
    Foi como bem salientou o colega outrora sobre essa questão da rivalidade. Jogar em São Paulo implica dizer que se um possível jogador do Palmeiras receber a bola vai tomar vaia?
    Em que contexto se encaixa “a pátria em chuteiras” do Nelson Rodrigues? Foi esfacelada?

    E a “dona” CBF hein?! Promessas eternas de uma reaproximação. Mas não duvido que por trás desse morumbi tenha um Mano ‘frito’, exposto e sendo jogado aos leões como divertimento ao público que queria ver espetáculo. Cheira à roma antiga.

    Não acredito que exista tanta repulsa com a seleção. Ok! Não fechemos os olhos diante dos dois anos pouco proveitosos. Não nos enganemos com esquemas que deixam os jogadores feito barata tonta. Não deixemos de ter opinião própria. Mas será mesmo que a chuva de vaias veio oriunda apenas do mal resultado? Como antes salientei, os primeiros burburinhos ecoavam com menos de dois minutos de partida.

    Muitos pedem a cabeça do Mano. Mas muitos desses são os mesmos que pediram a cabeça do parreira em 1993, luxemburgo em 2000, felipão em 2001 (por não convocar o romário)…muitos, não duvido, que sejam os mesmos.

    Adoraria ver a seleção jogando bem. Não precisa dizer que é preciso jogar como a Espanha. Nós é quem somos cinco vezes campeões do mundo. Claro que o momento atual é espanhol. Mas eu só queria um jeitinho brasileiro sem tantas desculpas após os jogos. Eu só queria ver e rever a seleção jogar bem como fez algumas vezes desde que vesti a minha primeira camisa canarinho, em 1993. Isso é pedir muito?

    E também adoraria de mandar esses cornetas para punta del leste.

    Grande abraço!

  • Daniel

    Concordo em partes.

    Claro que o torcedor quer ver espetáculo, quer ver a seleção brasileira jogando bem, coisa que não acontece há muito tempo. Tem o direito de vair POR CAUSA disso.

    Mas estimo que apenas 10% das vaias foram por esse motivo. Foi só a “cereja do bolo” que a torcida queria pra terminar de destruir Neymar e Mano, sobrou até pro Damião! Tudo pra pedirem Lucas e… pasme, Luís Fabiano (o mesmo que NUNCA ganhou nada pelo São Paulo e não ganhou a Copa de 2010). Ou seja, o torcedor tava lá pra ver espetáculo sim, mas também estava lá para esculachar não importasse o que aconteceria.

    Tanto é que até nos treinos eles pegaram no pé do Neymar 100% do tempo.

    O preocupante é que o que deveria ser bom – a copa ser em casa – pode se transformar em algo terrível. Fosse na europa ou em qualquer outro continente a seleção brasileira não sofreria (tanto) com esse tipo de coisa. Tá bem claro que a simpatia que tinham por Ronaldo, Ronaldinho e Rivaldo na última década não acontece dessa vez, pois basta ver o histórico dos jogadores: Damiao joga no Inter, Oscar saiu em litígio com o São Paulo, Neymar no estado de são paulo é odiado, só a torcida do Santos gosta dele, existe essa falsa esperança no Lucas (sempre tem um que a torcida coloca de contrapeso para justificar as críticas, mesmo que infundadas) mas enquanto houverem jogadores que a torcida detesta a seleção não vai ter paz jogando na sua própria casa. E repito, pedir Luís Fabiano quando Damião pegava na bola é pra acabar!

    E como esperam que o Neymar jogue se toda vez que vai tentar algo já tem o medo de errar e ser vaiado pelo estádio inteiro? Até o Messi sofria com isso quando jogava pela seleção da Argentina lá pros lados de Buenos Aires. É complexo!

    Sinceramente, a seleção precisa mandar uns jogos no nordeste e norte do país, pois lá não existe esse ódio pelos melhores jogadores da seleção (Neymar, Damião, Oscar), muito devido à falta de rivalidade.

    Será que Ronaldo teria tido sucesso na seleção se ao invés de fazer a carreira no PSV-Barcelona-Inter-Real Madrid tivesse jogado no Corinthians na idade que hoje tem o Neymar? Acredito que teria sido esculachado e não seria o ídolo que é hoje!

    É uma pena, mas a seleção brasileira caminha a passos largos para ter uma gereção igual a da Inglaterra do final da década passada: rechada de jogadores sensacionais mas que dividiam a torcida, que jogava contra a própria seleção. Terry e Lampard eram odiados por torcedores do Liverpool e Man United; Ferdinand, Rooney e Gary Neville eram odiados pelos torcedores do Chelsea e Liverpool; Gerrard e Crouch eram odiados pelos torcedores do Chelsea e Man United. O resultado era uma seleção com excelentes jogadores mas sem o apoio, totalmente divida e dando vexame atrás de vexame. A melhor geração inglesa (até mesmo melhor que a de 1966) perdeu pra ela mesma.

    Será que vai acontecer o mesmo com a seleção brasileira?

  • FC

    zaki, respeito a tua opinião e a de qualquer pessoa, até porque nem sequer sou brasileiro e vou opinar acerca do futebol brasileiro. Sinto me com conhecimentos para isso e pior que me pode acontecer é ser “vaiado”…

    Os brasileiros não etendem que a Selecção brasileira está num processo de rejuvenecimento? Não entendem que em dois anos todo um plantel foi mudado do nada? Não entedem que suas principais estrelas jogam no Brasil (excepto o Óscar) e têm todas menos de 23 anos?

    Ou seja, a selecção brasileira vive um período de transição, dificl evidentemente porque são muitos jogadores novos e jovens que carregam o peso da nação mais resultadista do mundo, onde pouco importa analisar a conjuntura da situação e moldar uma opinião sustentada numa avaliação concreta dos problemas.

    É impossivel o Brasil jogar bom futebol, com Mano, com Guardiola, com Mourinho, com Fergunson, com Bielsa… É impossivel porque não estão criadas as condições para que tal suceda. O Brasil deveria ter médios centro capazes de dar uma saída de bola a partir de trás (como Xavi, Pirlo ou para nao falar em jogadores tão cotados, Gago por exemplo) e não os tem. Reclamam do Rômulo, mas não têm melhor. Arouca não acrescentaria mais, paulinho é muito forte sobretudo na chega área e a jogar tão atrás, Ramires joga no Chelsea cada vez mais pelos lados do campo, etc, etc, etc. Este problema obriga o Óscar a recuar muito e a perder-se no jogo. Não há como solucionar o problema, a não ser que abdiquem da solidez defensiva e coloquem por exemplo o Hernanes a executar essa tarefa.

    Para além deste problema evidente, existe um mais grave. A principal estrela do futebol brasileiro, o Neymar, estagnou. Á muito que deveria ter vindo para Europa para poder evoluir, para poder jogar contra adversários que pressionam mais, que dão muito menos espaço… que são mais qualificados. Preferiu ficar no Brasil, estagnou e como se não bastasse é criticado por todos sempre que jogue pelo Brasil, diga-se em grande parte por anormais que apenas vêem as cores do seu clube.

    Trata-se de uma selecção, não de um clube. Os Brasileiro deveriam aperceber-se da condiconantes existentes e apoiar a equipa, jogando bem ou mal.

    Esta geração poderá trazer de volta um titulo mundial para o Brasil, mas dificilmente será em 2014, são muito jovens, no entanto é importante apoiá-los para que no futuro com a evolução que todos irão sofrer possam for um conjunto muito mais forte.

    Evoluam também os torcedores brasileiros e aprendam a analisar e não caiam na critica fácil patrocionada pelo jornalismo. Não vaiem nem a selecção, nem os clubes. Eu sou um português (já é suficiente para me criticarem) que vive em Inglaterra e vi em Old Traford, ao vivo, o Arsenal a ser aplauido pelos seus adeptos depois de ter sido goleado po 8-2. Vi o Man Utd ser aplaudido pelo seu público depois de o City ter ganho 6-1.

    Faz muito melhor á equipa o aplauso no momento dificil, do que a vaia que trará nervosismo e consequentemente mau rendimento no jogo.

  • zaki

    Sou torcedor da selecao brasileira. Passo grande parte da minha vida estudando a sua historia, acompanhando as convocacoes e jogos, principalmente observando jogadores surgirem como promessa… Sempre compro os guias do brasileiro e da europa para acompanhar os velhos ee novos nomes. Sofri a cada convocacao errada para uma copa, nomes que mancharam a nossa historia…
    Gostaria de dizer que a midia hoje tambem esta afastada da selecao. A cada convocacao eu pouco vejo criticas aos nomes. Eu tenho meus 23, mas os jornalistas não tem suas listas. Não ha mais discussao,não se compreendem os reais problemas que nos afetam. E perdemos assim um dos nossos maiores simbolos nacionais. Espero que você antes de julgar novamente minha vaia saiba disso.

  • Paulo Stratozero

    Ótimo post, Tirone. Havia comentado no seu twitter que independentemente do público, a Seleção seria vaiada, e é isso mesmo. Não há mais grande vínculo entre torcida e seleção, e era de se esperar isso após a mudança da CBF no modo de expor a seleção nos últimos tempos. A cobrança de R$ 80,00 no ingresso eh um dos exemplos desse modo de pensar a seleção. E aí agüentem as consequências. De fato, o público pagou pelo evento, e não p/ apoiar. Vc disse que nem 10% eram de fanáticos pela seleção. Acredito que o percentual eh mt menor. A Seleção não chama mais a atenção…mesmo de quem ama e acompanha futebol como eu. Aliás, nem a própria imprensa esportiva dá a mesma atenção. E a tendência é que piore após a eliminação da Copa de 2014 (Outro resultado eh zebra).

    Eu sugiro que vc aprofunde ainda mais essa questão estendendo aos clubes. O Mauro César tem dito que a torcida brasileira não sabe torcer. Eh mta pretensão dele. Ninguém jamais vai ensinar torcedor a torcer. O futebol mudou, o mundo mudou…a torcida mudou tb. E ela não está errada.

    Eh demais criticar um cara que deixou de comprar comida p/ pagar R$ 50,00 …R$ 60,00 p/ assistir ao seu clube, e vaiou o time em protesto ao que viu em campo. Eh mt cômodo p/ um cara que eh jornalista e vive do esporte criticar o torcedor que vaia o time.

    A vaia eh a única forma de protestar pelo que está errado…pelo menos p/ a esmagadora maioria faz torcida.

  • Jomo

    A frase “versão não-virtual de ‘xingar muito no tuiter'” foi na mosca!

MaisRecentes

O mundo gira



Continue Lendo

Dérbi não vale. Mas vale!



Continue Lendo

Agora vai?



Continue Lendo