Ninguém é mais torcedor do que cidadão



Esta semana, dois fatos importantes que misturam esporte e política chamaram atenção. Primeiro: a diretoria do Corinthians tentando fazer um cambalacho com a contrapartida social que o clube é obrigado a fazer por conta da construção de seu estádio.

Explicando: para ter aprovação para construção do estádio, o Corinthians deveria obrigatoriamente promover ações sociais preferencialmente na área de Itaquera no total de R$ 12 milhões. Pois os cartolas querem que a simples utilização de estampas na camisa do time em determinados jogos sejam consideradas ações sociais. São estampas do programa Criança Esperança, Afroreggae, AACD, etc.

O segundo fato: a vereadora do município do Rio de Janeiro, Patrícia Amorim, empregou em seu gabinete na Câmara 25 pessoas ligadas ao Flamengo, clube que ela preside desde 2010. O caso mais emblemático foi o de Leonardo Ribeiro, hoje presidente do Conselho Fiscal, o órgão que tem a função de fiscalizar a administração da cartola. Quando eleito para o cargo no clube, Leonardo Riberiro (vulgo Capitão Leo) foi exonerado. Entretando, seu sócio em uma empresa de contabilidade ficou no seu lugar na Câmara.

Os dois casos revelam, no mínimo, como dirigentes misturam interesses do clube com a coisa pública, como se defender as cores de uma camisa dessem carta branca para qualquer tipo de imoralidade.

Em Itaquera não há só corintianos ou não há só corintianos que estão mais preocupados com a construção do estádio do que com o bem estar de sua comunidade. Não mesmo! Pesquisas de opinião, aliás, indicam que a maior torcida do Brasil é para… ninguém. Portanto, nunca o interesse de um clube qualquer que seja pode suplantar o do cidadão. Na mesma medida, nem todos os cariocas são flamenguistas. Não há hipótese de se aceitar uma mistura entre clube e Câmara de Vereadores.

Quando se mistura estações, o resultado é sempre ruim para pelo menos, uma das partes, o bem comum ou o clube. Muitas vezes, é ruim para todas as partes.



  • Gustavo Marinho

    Tirone,

    Como já disseram – e concordo-, seria mais PRUDENTE e demonstraria mais PROFISSIONALISMO, da sua parte, consultar fontes fiáveis, como o próprio contrato entre Corinthians e Prefeitura, antes de sair desfiando bobagens sem nexo. Ser palmeirense não lhe dá o aval para sair fazendo acusações e/ou insinuações de toda sorte, sem averiguar os aspectos mais relevantes do que você, pretensamente, tenta denunciar.

    Em relação à Patrícia Amorim, digo o mesmo: procure aprender o mínimo sobre Direito Administrativo, e certamente se espantará, ao saber que os cargos que ela supostamente “deu” aos colegas do Flamengo são de livre nomeação e exoneração, ou seja, NÃO exigem concurso público. E não há ilegalidade alguma, nisso. Menos ainda, “cambalacho”. Está previsto em LEI.

    É sempre de bom tom, ter o mínimo de conhecimento sobre aquilo que se pretende discorrer, ainda mais sendo alguém que tem como função informar e estimular o senso crítico nas pessoas.

    E depois não sabem pq NÃO há necessidade de exigência de diploma, para ser jornalista….pff!

    Comentário do blogueiro:

    Caro, algo não ser ilegal não significa obrigatoriamente que não seja imoral. Se você acha que apenas a Lei é suficiente para balizar comportamentos, só lamento.
    Um abraço.

  • PROFESSOR LEO FREITAS.ANTES DE MAIS NADA,MINHA EDUCACAO E DIRETAMENTE PROPORCIONAL A IMBECILIDADE DE QUEM ESCREVE.SEGUNDO,ESCREVO EM CAIXA ALTA PORQUE O COMPUTADOR E MEU.TERCEIRO EM SEU COMENTARIO,NAO E MUITO DIFICIL SABER QUE TIPO DE BIBA E VOCE.QUARTO ,JAMAIS DAREI A VOCE O DIREITO DE CRITICAR MEUS COMENTARIOS,HAJA VISTA VOCE SER UM FACISTA DISFARCADO DE LIBERAL.QUINTO,SE FOSSE NO MORUMBI NAO TERIA DINHEIRO ROUBADO?????E POR ULTIMO,VAI SE FODEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEER!!!!!!!!!QUE GANHA TEMPO NO SUA INSIGNIFICANTE VIDA,PROCURA UMA,PROFESSOR DE BANHEIRO PUBLICO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!ANTES DE FICAR COMENTANDO OS OUTROS,APRENDA O QUE LIBERDADE DE EXPRESSAO.NO MOMENTO QUE EU FALAR SEU PUTO NOME,ALI SIM TERA O DIREITO DE FALAR DE MIM.

  • Corinthians e Pt tem um pensamento comum:O Brasil é nois mano!O Brasil inteiro tema obrigação de trabalhar em benefício dessas duas entidades!Abre o olho Tironi, os caras são do ramo, vide Celso Daniel e Toninho do Pt!è o Pt com o mensalão e o Corinthians com acopa do mundo, vão lavar a égua!O que passou a vida fingindo ser metalúrgico e o que passou a vida fingindo de feirante, ambos se merecem!

  • E UMA PENA QUE O FUTEBOL BRASILEIROSE TORNOU UM MUNDO DA DIRETORES CHEIOS DE SAFADESA NE SO CAMBALACHO E NADA MAIS AI VEM O SANTOS E DIS QUE O SAO PAULO ESTA ALICIANDO SEU JOGADOR COMO PODE NE DEPOIS VAI LA NO MORUMBI COM AS CALÇAS NA MAO PEDIR JOGADOR EMPRESTADO SE POSSIVEL SEM CUSTO PODE

  • LM_RJ

    Caro Tironi;

    o flu sempre é o numero 1
    e quando os fatos insistem em provar o contrario;
    pior p/ os fatos
    hoje 15000 tricolores entre vivos e mortos estiveram no engenhao
    os vivos abandonaram os seus lares e os mortos suas sepulturas
    os moribundos nao deixaram seus leitos, mas prometeram faze-lo no proximo jogo do flu na cidade do Rio, dia 30/09 o Fla x Flu
    o qual inclusive ja começou, uma vez que estamos a 40minutos do nada
    e ja esta escrito a 5000 anos q iremos partir rumo ao titulo no dia 21/10 dia do jogo contra o gremio no Rio
    quando calçaremos as sandalias da humildade e nao mais serao retiradas de nossos pés, até o dia da coroação do tetrabrasileiro
    Saudações tricolores

  • LIma

    RENATO!!!!!!!!!!!!!
    De novo isso…pesquise direito a história: o estádio do Morumbi foi construído ANTES do laudo Natel ser governador!!!

  • Leo Freitas

    Sinceramente, é uma vergonha ver cidadãos brasileiros (e não apenas Corinthianos) apoiando a não aplicação dos recursos previstos com ações realmente relevantes para as pessoas que vivem no entorno. A que ponto absurdo o fanatismo pode levar as pessoas.

    Mario: antes de mais nada, aprenda o mínimo de educação e não escreva em caixa alta. Hipocrisia é achar que é justa a tentativa do Corinthians de aplicar o dinheiro em algo que não trará nenhum benefício à população do entorno. Se há políticos tentando melar a construção é uma grande justiça, a Copa deveria estar sendo realizada no Morumbi, o Lula aproveitou a situação para “dar” um estádio ao Corinthians.

    Victor: Convenhamos que, se realmente o contrato prevê ações de marketing como essas sejam consideradas como contrapartidas sociais, é uma vergonha. Não é porque está previsto que o jornalista não pode criticar a opção. Se não fosse seu time você também estaria criticando.

    Valte: Me responda uma coisa: você acha mesmo que o Corinthians irá trazer benefícios a Itaquera apenas usando logotipos em sua camisa? Não é óbvio que é apenas um método de não gastar esse dinheiro, pois certamente eles serão utilizados em locais pouco nobres da camisa, que não são vendidos a patrocinadores. O valor desses espaços é irrelevante. É uma ação inócua, que não trará nenhum benefício social.
    Além disso, o Corinthians não é uma empresa, não tem que receber incentivo fiscal. Existe alguma obrigatoriedade do Corinthians empregar moradores de Itaquera na operação do estádio? Quantos empregos serão gerados, vale a pena dar o incentivo? Tudo isso é analisado antes de se dar incentivo a uma empresa, o que me parece que não foi feito no caso do Corinthians. Ainda, São Paulo não precisava de outro estádio, então é uma destinação absurda de empréstimo do BNDES, que deveria ir para obras mais relevantes. Vai ser pago, mas em 200.000 anos e a juros baixos. Quem você acha que banca isso? É só o Corinthiano que vai pagar o estádio?

  • rubens

    O Tirone, diz ai, quanto que uma instituição assistencial tem de promoção de sua imagem aparecendo no uniforme mais valioso do futebol brasileiro? A IVECO pagou 01 milhão de reais por um jogo, será que foi a toa?!

  • TIRONE,EU NAO VI VOCE RECLAMAR DOS POLITICOS QUE DELIVERADAMENTE,POR SER TORCEDORES E NADA MAIS QUE TORCEDORES DE OUTROS TIMES,TENTARAM E AINDA TENTAM,MELAR O ESTADIO DO CORINTHIANS.ALI VALE MISTURAR POLITICA E ESPORTE????QUE TAL A POLITICA DE TROCA ENTRE O GOVERNO E A PREFEITURA DURANTE OS ULTIMOS ANOS???OS HOSPITAIS E ESCOLAS SAO UMA MERDA E A CULPA E DOS ISENTIVOS DADOS AO CORINTHIANS????PORQUE,ANTES ERA DE PRIMEIRO MUNDO??????E QUE FALAR,DA COPA CONFEDERACOES,COPA DO MUNDO E OLIMPIADA NO BRASIL???????QUANTAS ESCOLAS E HOSPITAIS DARIA PRA FAZER???????O DINHEIRO QUE SUPOSTAMENTE DAO AO CORINTHIANS E TROCO DE CAFE,E O MAIS HIPOCRITA QUE NEM OS IMBECIS QUE ESCREVEM AQUI ESCULHANVANDO O CORINTHIANS,NEM OS IMPOLUTOS POLITICOS QUE BRIGAM CONTRA O ESTADIO,E QUE QUANDO AINDA NAO SE SABIA A ESCOLHA DA FIFA,SE RELAMIAN VENDO O DINHEIRO A SER ROBADO E A MAIORIA DE VOCES,PERIODISTAS DE 4,RECLAMARAM E PEDIRAM PRA GASTAR O DINHEIRO COM O POVO.ESSE MESMO POVO QUE CRITICA, MAS DEPENDE QUAL O CLUBE.SABE O QUE,TIRONE??????MAS REALIDADE E MENOS HIPOCRACIA,QUEM SABE UM DIA SEJAMOS UM PAIS HONESTO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!ENQUANTO A VOCE,PROCURA UMA OPINAO COM ALGUEM QUE SAIBA MINIMAMENTE DA REALIDADE.AMANHA VOCE ESTARA NESSE MESMO ESTADIO,GRITANDO COMO UM ESTUPIDO OS GOLS DO BRASIL E NEM VAI SE LEMBRAR DO POVO PASSANDO FOME,SUA MESA ESTA CHEIA!!!!!!!!!!!!!!HIPOCRITA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    MARIO CARRANZA

  • Rui Villani

    O dia em que você denunciar fatos semelhantes DE TODOS OS CLUBES, sim, porquê todos os clubes de futebol tem subvenções dos governos e cambalachos muito mais escabrosos do que esse (se esse for mesmo),
    a gente faz de conta que acredita nesse seu discursozinho hipócrita / dissimulado de anti travestido de jornalista.

  • Edgard Alan Souza (@R9Sal)

    Nunca vi um post do Tirone passar de 5 comentarios

    Falou do Corinthians, problema de audiencia resolvido

  • Victor

    Antes de comentar, melhor ler o documento firmado pelo Corinthians em que assume a obrigação de prestar as ações sociais.
    Se no documento estiver previsto a possibilidade de realização de campanhas de marketing como forma de promoção social, não vejo nenhuma irregularidade. Ainda, se não houver nada vedando o marketing como ação prevista no desenvolvimento da região, não há motivo para não aceitarem a realização das campanhas. Do contrário, o Corinthians deverá promover ações previstas no documento firmado.
    Mas obviamente o documento não foi consultado antes da elaboração desse artigo. Pesquisar, ler, analisar, dá um p…. trabalho. Mais fácil meter o pau do ar condicionado.

  • Ricardo César Borges

    Tirone, ví esses tempos na uol de que o Corinthians havia apresentado os projetos sociais, porem a prefeitura ainda não tinha criado a comissão responsável por avaliar estes projetos.
    Você sabe mais alguma coisa sobre isso?

  • Andre Messias

    Um Bando de hipocritas.
    Achando que falando asneirasd em um blog vai resolver alguma coisa, bizonho.

  • engraçado ne tironi o sao paulo teve o terreno do morumbi doado pelo governador de sao paulo ajuda desse mesmo governador naum me lenbro de vc fazer um adendo sobre isso pq sera!!!!!

  • gladston

    cara como tem gente que fala besteira aqui, mistura paixao pelo time e fica cego e nao sabe interpretar um texto, sou botafogo fanatico, tenho tatuagem de meu time e tudo mais, mais nao sou cego, achei um absurdo por exemplo na apresentação do sedorf ser feita pelo prefeito e candidato a reeleiçao do rio, oq ele tem como o time do botafogo, logico se aproveitou da situaçao e a torcida nao devia apoiar isso, ao contrario devia repudiar nao indo nessa apresentação, em fim axo q praticamente 70% da populaçao do brasil é analfabeta politicamente e quando se mixtura com futebol ai que as coisas pioram, acorda bando de fanatico sem inteligencia………

  • Marco Aurélio

    É o que eu venho dizendo há tempos…
    Quando os fanáticos corintianos tiverem problemas de saúde, vão fazer o que, irão ao Itaquerão se tratar? E quando quiserem matricular seus filhos numa escola pública, eles vão estudar no Itaquerão? E se roubarem seus veículos ou invadirem suas residências, vão procurar pela justiça no Itaquerão???
    Pra uma grande parte da população, não importa de a barriga tá roncando de fome, se o busão tá lotado às 06:00 da manhã pra ir pro serviço ganhar 4 salários mínimos, tendo que enfrentar até greve de médicos particulares com problemas com convênio, desde que o seu time esteja bem.
    Por exemplo: essas notícias dessa Patrícia Amorim que emprega 25 membros do clube no seu gabinete só revoltam os flamenguistas por o time tá ruim. Caso fosse líder, não haveria problema algum.
    No Brasil não importam os meios, apenas os fins.

  • Rodrigo

    Comparar as duas situações é piada. Tá querendo tirar o foco.

  • Marcio Zanella

    Tirone, Que país é este onde o futebol é mais importante que o dia a dia da familia brasileira?
    Que país é este, onde se desviarem milhões da saúde, educação, mas construirem um estádio pro meu time.(onde eu vou ter que pagar pra ir, quando quiser), aí tá tudo bem!!!
    Porque nossa realidade é tão desvirtuada??? Depois reclamam dos políticos brasileiros.
    Nosso povo merece os políticos que temos, os políticos são apenas um reflexo do que somos como sociedade. Será que as novas gerações mudarão isto? Espero que sim.

  • sandrofla

    Não entendo como as pessoas lêem o texto, não entendem nada e ainda buscam interpretar as informações de forma a justificar as ações sujas dos cartolas em prol de seus times.
    Sou Flamengo e deploro o nepotismo de Patrícia Amorim. Deploro Capitão Léo se achando dono do Flamengo.
    Inconcebível, cidadão corinthiano, achar que sua diretoria já faz muito em apenas usar camisa com logotipo de instituições filantrópicas e descumprir o resto do acordo assinado e lavrado!
    Acorda gente, as pessaos não podem ser prejudicadas em nome de Flamengo ou Corinthians!

  • itamar o melhor presidente junto com dilma

    temos que comtratar o lula do pt junto com maluf pra trazer dinheiros suiços, pra gastar mais com a marginalidade, ja temos os direitos humanos pra defender quen vive sem trabalhar, e que podem mattar, sequestrar, furtar, estuprar, sem punição, que beleza, ainda tem gentalha que tem saudade da velha ditadura, coitados, oje virou um paraizo pra bandidos, pra que voltar ao pasado, oje temos liberdades até pra queimar os presidios, com ajuda das igrejas, dos politicos, e do jjj… que limdo.. brasilllllll

  • Seedorf o Gênio

    Vocês viram suas carniças como se joga bola em BH? Show de Seedorf! Sem mais. Esse ano vocês caem. Não tem Globo nem CBF para ajudar esse ano, com a arbitragem apitando a favor. Time fraco sem raça cheio de crise e desvio de dinheiro.
    Seu lugar há anos é na série B, lugar de onde nunca devem sair, pois são pequenos.
    Esse ano vão cair, com Love e Adriano, que bonito, hein?
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • André Ribeiro Marques

    essa denuncia dos patrocinios de camisa dos bons samaritanos é absurda saiu sabado na folha, de nao me engano

  • Boa tarde, Tirone você comparar as duas situações é insultar a inteligência, só uma pergunta, quanto custa para qualquer empresa colocar o nome na camisa do Corinthians, com transmissão direta pela Globo.
    Diferentemente da Vereadora lotear e enganar o povo colocando gente que tinha que fiscalizar as contas do Flamengo, 25 pessoas como assessores isto é uma VERGONHA.
    Obs: Sr Tirone existe incentivo fiscal, para qualquer empresa em Itaquera e o empréstimo do BNDS, o Corinthians tem que pagar.

  • Aldrey

    Qualquer atitude, que seja inerente a política é fato sério, fiquei realmente chocado em saber que algumas pessoas da crônica esportiva consideram a atitude de nomear dirigentes do clube para exercer cargos na câmara de vereadores do rio de janeiro.
    Fico extremamente chocado em saber que essa midia CHAPA BRANCA não faz nada para informar os cidadãos, gente isso é errado e é sempre a ESPN que é o estorvo dos cartolas pois sempre vincula algo dessa natureza.
    Vale dizer que se esta mídia divulgasse este tipo de informação pode ter certeza que algo de concreto seria feito.
    Referente ao Corinthians, tem que pagar de forma correta o que ficou estipulado e ir além pois desta forma continuará mostrando que é SIM o time do povo e que se orgulha de ralizar atitudes como essa em prol da sociedade totalmente o oposto realizado pela diretoria SUJA do FLAMENGO.

MaisRecentes

Satisfeitos com pouco



Continue Lendo

Calma, Corinthians!



Continue Lendo

A imagem da semana



Continue Lendo