O que será do Engenhão?



O gramado é ruim, muita gente reclama do acesso, o entorno não colabora, a acústica sofre críticas e até sol na cara do torcedor virou motivo para que o Engenhão raramente lote.”O Engenhão não pegou”, dizem alguns. O “carioca gosta do Maracanã”, dizem outros.

Sem o Maracanã, fechado para obras da Copa, o Engenhão virou o principal palco para o futebol carioca. Tanto que o gramado vem sofrendo. Mas fato é que a maioria da torcida apenas tolera o estádio construído para o Pan.

Por enquanto, há uso para o Engenhão. Por enquanto. Porque quando o Maracanã ficar pronto, os clássicos locais deverão ser todos lá como historicamente sempre foram. O estádio do Pan servirá apenas para os jogos do Botafogo. Shows? Só se o entorno melhorar, promessa feita antes de sua construção e que nunca foi cumprida.

O Engenhão teve custo projetado de R$ 70 milhões, mas acabou custando muito mais: R$ 380 milhoes.Assim que o Pan de 2007 acabou, apressou-se a licitação para arrendamento do estádio. O receio que virasse um elefante branco era grande. O Vasco, que já tem estádio, não se interessou. Flamengo e Fluminense espertamente pularam fora de cara. O Botafogo topou administrar o local por 30 anos.

Por enquanto, o Glorioso até se dá o luxo de recusar alguns jogos para não prejudicar ainda mais o gramado. Como aconteceu no caso do adiamento do jogo entre Flamengo x Atlético-MG. A tabela mudou, algumas partidas dos cariocas foram parar em Volta Redonda. Só que, assim que o Maracanã fica pronto, vai faltar jogo para o Engenhão. Só com partidas do Botafogo e sem clássicos, será muito pouco.

O Engenhão só não virou ainda um elefante branco como outras obras do Pan por dois motivos: porque o Maracanã fechou e o porque Botafogo arrendou o estádio. O que será do Engenhão quando o Maracanã renascer?



  • Débora

    O Engenhao precisA de reformas sim, porém seu entorno e tão horrível e descuidado quanto o próprio. Gostaria de ver um projeto bacana de urbanização e arborização, assim como o aproveitamento dos galpoes inutilizados da ferrovia, transformados em um belo e funcional parque de lazer e esporte para a população.

  • E Cuca enfrentará mais uma vez o clube o qual mais se identificou como treinador, o Botafogo. O duelo será no Engenhão, estádio que o Glorioso estreou em 2007, dirigido adivinhem por quem? O mesmo Cuca. Foram longos três anos de um bom trabalho, onde de fato só faltou um título, já que o time foi vice campeão estadual, caiu em uma semifinal de Copa do Brasil e liderou o brasileirão 2007 por algumas rodadas. E esse reencontro tem um sabor especial: as duas equipes lutam pela ponta da tabela.

  • sim algo estar acontecendo,as torcidas não comparecem,os clãssicos são sempre vazios,então algo deve ser feito,o engenhão é um lindo estadio e super moderno,mas a atenção vai ser mesmo para o maraca que ficar´abonito,más não podemos jogar o engenhão fora,e com certeza os clássicos será no estadio maracanã até por que é maior que o engenhão,e o torcedor já estar acostumado é so ver calma gente é so ver………………………

  • Rod

    Meu DEUS! Esses choraoguenses defendendo o VAZIÃO é uma comédia! rsrsrs
    Cara, 1o ponto, consessão de estádio não significa ser dono. 2. Esse estádio é digno de vergonha (até mesmo muitos, dos poucos, chorafoguenses acham esse estádio horrível e detestam! O Maracanâ é a alma do futebol brasileiro. time grande que abre mão de jogar lá (no templo do futebol brasileiro, e em um dos mais inacreditáveis estádios do mundo) está assinando atestado de pequeno! Especialmente se não optar por fazer clássico regional lá. Os times (Fla e FLu) até poderiam ter um estádio menor, para 25 – 35 mil pessoas, para um jogo com menos apelo. Mas seria ridículo jogar todos os jogos em um outro estádio, tendo o templo do futebol em seu jardim. E por último, se o Fla e o Flu não jogarem no maracanã, o que será do estádio? O Maracanã é feito para o futebol e precisamos mantê-lo assim. Ele é um bem do Rio de Janeiro e do Brasil. Um cartâo postal, um templo sagrado, e um estádio místico, como nenhum outro nesse país. Porque abrir mão de jogar lá? Essa gente está pirada… Na verdade, talvez nem o Brasil jogue lá durante e copa, e daí? Ele está sendo totalmente refeito e será eternamente utilizado pelo seu verdadeiro dono, o Flamengo, que não gastará 1 centavo para deixá-lo, simplesmente o melhor estádio de futebol do mundo! rs SRN

  • Pedro-RJ

    Meu caro Tirone, eu não tenho nem dúvidas que quando o Maracanã reinaugurar vai ter excelente público, simplesmente por causa da novidade, todos vão querer ver como ficou bonito o estádio. Mas vamos ficar só aspecto da falta de público nos estádios. Vai passar um ano acredito muito que o Maracanã vai estar sofrendo de falta de público igual aos outros estádios, igual que já sofria antes da reforma, por acaso em 2010 o Maracanã lotava?!? Eram 15 ou 20 mil pessoas em média. Antes da refoma no Maraca já tinha a falta de publico, só que esta fenômeno de queda vem ocorrendo em todo o Brasil. Eu tenho pra mim que a falta de publico vai muito além do que o Tirone fala do Engenhão, eu sinceramente acho que futebol com o passar dos anos “empobreceu” vejam só, pra começar: quais são os ídolos hoje?! não tem ídolos, principalmente aqui no Rio, outra coisa ninguém mais tem interesse em ver jogos da seleção, o Brasil já deixou de ter o melhor futebol nos últimos anos, vide Espanha, Alemanha. Para contribuir vem a parte financeira, o ingresso está caro pelo que é oferecido ao público, até 2010 eu pagava 30 ou 40 reais hoje esta 50 ou 60 reais, a politica de meia entrada cada vez maior, esta tirando o direito do trabalhador que ganha até 2 salários mínimo o direito de ir ao estádio e por seguinte a ampliação do Pay per view, hoje se tormou a opção mais viável para assistir ao jogos. E outra, já ouvi dizer que estão tentado elitizar os jogos nos estádios de futebol no Brasil para igualar aos da Europa, é só pesquisar na internet que vão ver assuntos sobre isto, na minha opinião acho isso um tiro no pé. São tantas políticas contraditórias que vão inventando e quem paga por tudo é o povo.

  • marcondes alves

    o maracanã esta voltando e a emoção de ouvir os torcedores também, estamos na contagem regressiva, talvez em 2013 pode ocorre jogos para teste, e quem sabe no brasileirão de 2013 liberem para a torcida do Mengão votar com força total, mas e claro que o time tem que melhorar e a patrícia amorim suma do Mengão e que venha os empresários e faça do Mengão uma gestão digna do seu tamanho. saudações rubro negra a todos

  • Felipe

    Tironi, o problema do Engenhão não é a localização, É ACÚSTICA!

    Localuização ruim é o de menos, se o Engenhao fosse um estádio interessante, que tivesse emoção, festas de torcida, poderiam colocar no meio do complexo do alemao que a torcida iria.

    O que ocorre é que o torcedor carioca, mal acostumado com o maracanã, sempre foi ao estádio de futebol não só para ver o jogo, mas também para se divertir! ISSO É IMPOSSÍVEL NO ENGENHAO!

    Os “gênios” projetaram o estádio sem lembrar da torcida. São 4 arquibancadas isoladas umas das outras, enormes distância do campo e o pior, um vão de uns 20 metros de altura entre a arquibancada e o teto, que permitem que todo o som vaze…

    Dessa forma a torcida percebeu que torcer ou nao torcer no Engenhao dá no mesmo, o som nao chega ao campo, nao chega a arquibancada da frente, nao tem a menor graça e, por isso, melhor ver o jogo no conforto da TV.

    Quantas vezes insisti em ir ao Engenhao e ver a torcida se esgoelando sem conseguir nem ouvir o que ela mesma estava cantando. Uma arquibancada nao escuta a outra, muito menos seria possivel sincronizar o canto por isso. Nunca dá pra cantar alto, o som nao chega nem no campo, é aquela sensação de vácuo, cemitério do som onde nao se escuta nem o autofalante na hora das informações. O som fica um eco brutal e o locutor fala e ninguem entende!

    Ou seja, nao foi construido pra futebol, nao dá emoção a torcida, ao time, a ninguem…Sendo assim melhor ver pelo PPV. Torcida gosta de emoção,. de empurrar o time, se nao da pra fazer isso no estadio, o que estaríamos fazendo lá? Concorda…

    Abraços e Saudações Tricolores!

  • David Jaramillo Pichon

    Em primer lugar ante de comecar fazer uma obra vc tem que fazer estacionamento para os torcedores, estacao do metro, e onibus. Eu moro em Estados Unidos e qualquer estadio aqui tem estacionamento proprio para os torcedores, com cadeira marcada, banho limpo e restaurant com ar condicionado.No Brasil infelizmente no tem isso e sobre tudo no tem respeito por torcedores de outro time, quando temos respeito pelo nosso semelhante tendremos dignidade pelo nosso adversario. Abracos desde Las Vegas, Nevada

  • Luiz

    1 – O Botafogo deve mandar todos os seus clássicos no Engenhão. Não faz sentido o Botafogo mandar seus jogos no maracanã contra Fla, Vasco e Flu. Logo será um Estádio como outro qualquer, tendo o Botafogo como administrador. Vai melhorar o Gramado e piorar a receita.

    2 – Por favor sem essa que carioca não se acostumou com o Estádio ou que gosta do maracanã. Engenhão foi muito mal planejado. Vamos ao Fatos:

    a) Todas as ruas de acesso são velhas, estreitas e não sofreram qualquer mudança para receber o estádio, logo fica impossível chegar e sair em dias normais com jogos e nos fins de semana com jogos também é ruim.

    b) Não tem estacionamento perto, o do Estádio é ruim, péssimo na hora da saída, qualquer funcionário fica lá para orientar, e só tem 2 acessos de saída, para uma mesma rua estreia, logo caos. E ainda custa de 20 a 25 reais por jogo, ABSURDO.

    c) O Estádio só tem 1 entrada para cada setor, e a mesma é pequena, então imaginem 5 a 6 mil pessoas entrando num curto espaço de tempo na mesma área, sempre é um caos para entrar no Estádio, e sofre-se com PM do Rio fazendo cerco na entrada e torcedores espremidos. E o Ingresso ainda custa mais de 30 reais por pessoa, tendo jogo quarta e domingo, não tem salário que aguente. (PPV sai 59 por mês, em TV de Led HD, sem gasto de passagem, gasolina, estacionamento, etc…)

    d) Não existe transporte público para o Engenhão. Maracanã tem praticamente ponto para todas as linhas de ônibus da cidade, Metro (pelo menos 2 estações), Trem, e área excelente para ir de carro e estacionar. (Engenhão tem poucas linhas de ônibus direto para ele e as que tem dão a volta ao mundo antes de chegar, não tem metro, Tem o Péssimo serviço de trem, com integração horrorosa, e é péssimo para ir de carro, pelo motivos já apresentados).

    E) Enquanto o entorno do Maracanã tem tudo em serviço de comida e bebida, ruas largas etc… o Engenhão está cravado no centro de um bairro residencial do subúrbio, sem serviço algum, sem bar, restaurante e ruas e vielas apertadas e antigas. Tem até um prédio do Antiga Funitrens abandonado ao lado, que só serve para ocupar espaço e ameaçar de cair.

    Concluindo, o Engenhão só vai deixar de ser um problema, quando a Prefeitura do Rio, o Governo do Estado do RJ tomarem vergonha na cara e quando a FFERJ e os Clubes do Rio de Janeiro pararem de dar desculpa e exigirem soluções desses Entes para que os problemas de mobilidade e entorno sejam resolvidos.

    1 – Alargamento das ruas, com devidas desapropriações nas áreas.

    2 – Construção de um Edifício garagem ao lado do Estádio no terreno abandonado da Funitrens.

    3 – Melhoramento da Estação de Trem da área e integração completa entre Metro, Trem e Ônibus para o Estádio com esquema especial em dias de jogos (não tem como metro e trem fecharem as 24h e o jogo começar as 22h).

    4 – Novas linhas de ônibus para a região, com esquema especial em dias de jogos. Quem Sabe um BRS e um BRT na área do Estádio.

    5 – Abaixar o valor do estacionamento do estádio, do ingresso, sobretudo de jogos de pequeno interesse, e dos produtos no estádio, péssimo atendimento de alimentação no estádio.

    6 – Obras de reforma do Estádio interno, tem banheiros ruins e rachadura nas arquibancadas, sem bares e restaurantes no mesmo e péssima entrada. tem que realizar um esquema para entrada no estádio.

  • HelinhooRJ10

    Correção 2 – O torcedor Rafael de Paula antes de postar algo vá se informar para não falar besteira.
    O FLUZÃO participou da licitação e desistiu alguns meses antes deixando o caminho livre para o FOGUINHO, pq percebeu que seria um mal negocio pegar essa BOSTA DE ENGENHÃO, que por sinal tem nome de um GRANDE TRICOLOR !!!

  • Mendes

    É moleza chegar ao Engenhão. O que falta é ingresso barato e bom futebol !

  • TeTeKo

    AHH só complementando em 2013 serão iniciadas as obras de ampliação do estádio pois essa é uma exigência do Comitê Olímpico Internacional para a realização das Olimpíadas que serão aonde, QUAL SERÁ O EQUIPAMENTO MAIS USADO EM TODA A OLIMPIADA??? O ENGENHÃO… que passara a ter 60.000 lugares… fechando o anel superior nos setores norte e sul… lotação essa bem proxima do maracanã…. namoral só rindo de você… SAUDAÇÕES ALVINEGRAS

  • TeTeKo

    TIRONE, somente para sua informação, o engenhão já existia e era administrado pelo bota enquanto o maracanã estava aberto, la aconteciam todos os jogos do bota e também os classicos com mando de campo do botafogo, apenas as finais do carioca foram disputadas no maracanã… e como parece que você esta muito mal informado, nesse ano o botafogo teve sua maior média de publico desde que ganhou a concessão… então se a pergunta é como fica o engenhão? Muito bem… o gramado vai ficar impecável pela redução no numero de jogos, o botafogo vai ganhar mais dinheiro porque sim, vai poder alugar para show’s, as competições de atletismo serão disputadas aonde??? hein hein?? LÁ, no mais moderno estadio OLÍMPICO DA AMÉRICA LATINA… vai ganhar também restaurante, universidade, e varias melhorias como dormitórios e etc.. com os novos pontos de acesso sua fluidez será melhor e como temos 2 clubes no rio que NÃO TEM ESTÁDIO… com certeza alguns jogos serão disputados lá… NA CASA DO FOGÃO!! E O QUE SERA DO TIRONE?? ESSE QUE LEIA E APRENDA UM POUCO MAIS SOBRE O ASSUNTO ANTES DE FALAR!!!

  • TeTeKo

    TIRONE, somente para sua informação, o engenhão já existia e era administrado pelo bota enquanto o maracanã estava aberto, la aconteciam todos os jogos do bota e também os classicos com mando de campo do botafogo, apenas as finais do carioca foram disputadas no maracanã… e como parece que você esta muito mal informado, nesse ano o botafogo teve sua maior média de publico desde que ganhou a concessão… então se a pergunta é como fica o engenhão? Muito bem… o gramado vai ficar impecável pela redução no numero de jogos, o botafogo vai ganhar mais dinheiro porque sim, vai poder alugar para show’s, as competições de atletismo serão disputadas aonde??? hein hein?? LÁ, no mais moderno estadio OLÍMPICO DA AMÉRICA LATINA… vai ganhar também restaurante, universidade, e varias melhorias como dormitórios e etc.. com os novos pontos de acesso sua fluidez será melhor e como temos 2 clubes no rio que NÃO TEM ESTÁDIO… com certeza alguns jogos serão disputados lá… NA CASA DO FOGÃO!! E O Q

  • claudinei

    fui frequentador do maraca e ja fui no “vaziao”. é um estadio esquisito,com arquibancada ingrime e acesso dificil. na hora de ir embora tive medo pois os pontos de onibus ficam lotados e com policiamento ruim.to com saudades do ex-maior do mundo

  • Felipe b

    EXCELENTE COLOCAÇÃO DO FABRICO DO DIA 29 , AS 20:15 . CONCORDO PLENAMENTE .

  • Felipe b

    O NOSSA , O FLUMINENSE DEVE ESTAR CHORANDO POR NÃO TER ´´LEVADO“ ESSA … HAUHAUHAHAH , E LA ESTA O BOTAFOGO , AFUNDANDO JUNTO COM O BARCO , A CASA DO FLUMINENSE , QUE É O MARACANA ( FLAMENGUISTAS IRRITADOS EM 3 , 2 , 1 …) FICARÁ PRONTA , E ADEUS ELEFANTE BRANCO PROBLEMATICO . 370 MILHÕES ??? CARA , MAIS DA METADE DISSO AI DESAPARECEU NO MEIO DO CAMINHO … O ESTADIO EM SI , E PROBLEMÁTICO PRA KCT , O ACESSO JA FOI CITADO AQUI , O ENTORNO , SEM PALAVRAS . ESTACIONAMENTO ? COMERCIO LOCAL ? E O M.P QUERER DIZER QUE TORRARAM ISSO SÓ NO ESTADIO ? … FAIL TOTAL ENGENHÃO .

  • Daniel

    Engenhão é um estádio horrivel pro torcedor,sério,muito ruim,se vc estiver na leste baixo,vc não escuta a torcida da leste alta por exemplo,fora os banheiros ruins,acesso ruim e tudo isso…fora que com o preço do ingresso,duas entradas pagam o ppv por mes.

  • Rafael

    O engenhão é um estádio bom. O problema é o Botafogo. Um time sem torcida, com poucos titulos de expressão, que não empolga os poucos torcedores que tem. Esse é o problema do engenhão. O Botafogo não tem estrutura financeira e administrativa para tocar o estádio. Essas desculpas de entorno, acústica, locomoção pra mim são todas balelas. O que se tem a oferecer ao torcedor? No intervalo dos jogos tem o que? O preço do ingresso esta caro? O que o torcedor encontra antes dos jogos? Tirone, a verdade é que nenhum dirigente vai dizer abertamente: O dinheiro da TV paga as contas dos clubes e eles não estão nem aí pra quem vai ver o jogo e voce quer saber por que? Por causa do código de defesa do consumidor, por causa do estatuto do torcedor. Não sou contra essas Leis, mas enquanto estiverem os clubes nas mãos de oportunistas e pessoas desqualificadas esse será o quadro dos estádios. O que o Botafogo tem feito para renovar a sua torcida? Eu te respondo nada! O meu avô materno era botafoguense, nenhum dos filhos torce para o time, todos somos flamenguistas. Só temos um primo que ainda insiste em torcer, desculpa, em sofrer com esse time. Se o Botafogo não passar por uma transformação igual a do Santos, corre o risco de nunca lotar o Engenhão pois não terá feito a renovação da sua torcida. O estádio é apenas uma arena de concreto e ferro, com um campo gramado, o que o faz ter vida é a torcida que o frequenta. E para essa torcida fazê-lo pulsar é preciso um time que empolgue, um trabalho a longo prazo, atração no pré jogo e no intervalo. Dirigentes do Botafogo, olhem a NFL nos EUA e tentem copiar e adaptar para nossos padrões.
    Tirone um abraço!!!

  • É o estádio não pegou, mas os politicos pegaram muito dinheiro dai, e desviaram pro seus bolsos, esta acontecendo denovo com o maracanã, é a 3 vez que eu lembro que fazem reformas ai e fica cada vez menor e eles com os bolsos , cada vez maiores.

  • Bom dia Tironi. Qual será o custo para se jogar no Maracanã ? Será que algum clube tem realmente condição de colocar 40 mil pessoas em todos os jogos ? Como alguém já falou aí, o Fluminense queria o Engenhão só para si, por isso pulou fora. Agora fica com essa conversa fiada de localização, entorno, acústica e etc. Lembre-se, com a cultura do futebol no Brasil, se seu clube não estiver disputando os primeiros lugares, não há público. Quem irá ver no Maracanã por exemplo: Fluminense x Nova Iguaçu…….. Ou seu time disputar uma vaga para Sul-americana. Apesar de este propalado clube já ter jogado a bem pouco tempo, domingo às 11.00 hs da manhã contra se não me engano Moto Clube, São Raimundo ou coisa parecida pela terceira divisão. Ótima opção, pelo menos não haveria gastos com energia elétrica. Só o tempo dirá.

  • Armando

    Oh bostafoguense, vc é o último a falar, primeiro fala o time grande e da 1a divisão, depois vcs.

  • Armando

    Vai afundar !!!

  • BIDI JÚNIOR

    UM MONTE DE ENGANADOR NO CAMPO..

    GENTE SEM ÉTICA, ENGANANDO DE COMENTARISTAS, SEM NUNCA TEREM DADO UM CHUTE EM UMA BOLA, EXPRESSANDO A SUA PAIXÃO, ESCANCARADAMENTE..

    TÉCNICOS FRACOS, ULTRAPASSADOS..

    JUÍZES E BANDEIRINJHAS, DESPREPARADOS..

    E A CULPA É DO ENGENHÃO????

    SE FOSSE NA BARRA OU ZONA SUL, SERIA DECANTADO, CANTADO, PELO MUNDO TODO, COMO SÍMBOLO DE ESTÁDIO DE FUTEBOL, FUNCIONAL..

    A ÚNICA QUEIXA QUE EU TENHO DO ENGENHÃO, É A FALTA DE ESPAÇO CÔMODO, ENTRE AS CADEIRAS, MINHAS PANTURRILHAS, FICAM TODAS CORTADAS, SÃO MUITO JUNTINHAS, MAS, O RESTO ACHO LINDO

  • RENATO – BRASÍLIA

    Concordo com quase tudo, mas elefante branco ele não vai virar até mesmo porque vai ser o estádio olímpico de 2016, mas eu penso nisso também, o Botafogo vai ter que se virar para fazer o Engenhão ser rentável com a sua torcida pequena, sem contar que ele vai para 60 mil lugares em 2016 para as olimpíadas, ou seja, a manutenção vai ficar mais cara.

    Para shows o Engenhão funciona muito bem, eu fui ao show do Paul em maio do ano passado no Engenhão e foi um espetáculo grandioso, o sistema de transporte funcionou muito bem com trens com arcondicionado na porta do estádio deixando a gente no centro da cidade, de lá peguei o metrô e cheguei no hotel.

    Mas com o Maracanã sendo administrado pela empresa do Eike Batista, até os shows no engenhão ficarão difíceis, pois vão preferir o maracanã para shows também.

    Eu vejo o Botafogo metendo banca agora com seu presidente mandando o Fred do Fluminense jogar no aterro só porque o cara reclamou do gramado, só que depois quando o maraca voltar o Botafogo vai ter que implorar para ter clássicos lá.

  • Josemar

    Corrigindo a falha gramatical que cometi, Barra da Tijuca com iniciais maiúsculas. Perdão.

  • Josemar

    Eu particularmente gosto do Engenhão, fica próximo da minha casa, é moderno e bonito. Porém quando foi projetado muitos esperavam que o simples fato do estádio existir, daria ao bairro do Engenho de dentro, principalmente os arredores do campo, uma completa revitalização. Infelizmente isto não aconteceu. Há muito de preconceito de moradores das zona sul e oeste (leia-se barra da tijuca) também, já que o Engenhão fica no subúrbio. Agora se fica quase sempre vazio é por causa da violência, preços de ingressos muito caros para baixa qualidade técnica dos jogos, horários absurdos como dez da noite às quartas e dezoito e trinta de domingo e, por último localização e infra-estrutura do bairro.

  • Mario Ferreira

    Engenhão… ??, quero ver o Itaquerão por mais de R$ 1bi…. e depois um elefante branco…. quanto vai ser a média de Público dos Gambás… Hoje o Pacaembú é no centro da cidade amigo…. quero ver nego andar 30 km de metrô, pra ver o jogo numa 4a, 5a a noite…..

  • Gerson

    O Engenhão é mal localizado, o preço do ingresso é caro, e hoje temos TV por assinatura transmitindo o jogo para bares e residências. Esse é o motivo do público pequeno. Este estádio deveria ter sido construído em um lugar mais central, zona portuária por exemplo, agora estádio lotado nos dias de hoje creio que nem no novo Maracanã.

  • leandro

    o povose esforçou, mas naoa dianta. Já era!

    qd o amraca voltar..os botafoguenses poderão bater no peito que tem um estádio…e que os sem tetos…err…

    bom, os sem tetos terão o novo maraca…pagando talvez muito menos taxas do que o botafogo gasta pra manter esses engenhão.

    Não dá, nao dá!

    quem fala que tem trem, acesso..é pq nunca foi oui mora no méier…no engenho de dentro, novo..ou em jpa.

    quem vem da zona sul…e de outros lugares da cidade, nao dá!

    é podre!

  • Este estádio é a cara do Botafogo, parece grande, mas na hora “h” não dá conta do recado.

  • olm

    Alcides Lucena , perfeito a sua colocação, A impressa por algum motivo , esta querendo bater no engenhão ou no proprio botafogo diretamente por algum motivo. Todas pessoas que foram a show no estadio falaram que e a melhor acustica que ja presenciou. Ai vem um blogueiro paulista criticar. Os estadios estão vazios por que o ingresso ta cara………. isso ta acontecendo em todos os estadios do brasil. Uma familia de 3 pessoas pra ir em um jogo vai gastar no minimo R$100,00. São januario é bem pior localizado e nunca se falou mal da localização dele.

    Obs: Teve um flor que falou que o maracana é o estadio do Fluminense , errado , o estadio do Fluminense é as laranjeiras.

  • Bruno

    Ninguém reclama da acústica em show, porque show tem sistema de som próprio e adequado para espaços abertos (ar-livre), não dependendo de acústica. Além disso, em shows, há trens e bilhetes de trem extra com integração com o metrô e mesmo assim é horrível para chegar e sair de lá!
    Hoje, até com convite para ir camarote penso duas vezes antes de ir ao Engenhão, no Maracanã nunca nem convidado fui à camarote e sempre estava lá!
    A questão é localização! Só isso! O Engenhão ser ruim ou não, bater sol assim ou assado, acústica etc. Isso é o de menos! O Engenhão não fica longe do maracanã, são uns 8 quilômetros de distância… Ocorre que o maraca tem vias largas, metrô E trem e várias saídas de ônibus – radial oeste, 28 de setembro, uerj, são francisco xavier e avenida maracanã são exemplos de locais em que se pode acessar transporte público.
    Além disso, para o pessoal que vem da zona norte de trem para ver seu time, saltar no engenhão ou no maracanã é praticamente a mesma coisa (uns 10 minutos a mais). Mas, para quem é da tijuca e zona sul (grande fatia do público de estádio aqui no rio), a mudança maracanã-engenhão pesou muito!

  • Lucas Reis

    O Fluminense não entrou na licitação do Engenhão, não. Pulou fora no último minuto.
    Quanto aos shows, sempre aumentam o número de trens para tal, facilitando assim o acesso ao estádio… se fizessem isso para os jogos, quem sabe não aumentaria também o público…

    Em tempo: Volta Maraca!

  • Doc

    florminenCCC, clubinho de bairro, o famoso ratoeiras, não tem nem nunca terá estádio. E até que pague a segundona, qualquer título do campeonato nacional estará (como o último) sub judice. O que será do florzinha com o fim da unimerd, que diga-se de passagem, está com os dias contados?

    Saudações Alvinegras! Ninguém cala!

  • Rodrigo Lopes

    Esse time acabou.
    E a torcida é um lixo, não pela quantidade, mas pela qualidade mesmo. Não vou generalizar.
    E eu amei muito esse clube e agora só guardo as histórias e as glórias de antigamente.
    Hoje eu só lamento por torcermos para um time tão fracassado, e que não basta somente os fracassos, mas somos obrigados a ser humilhados de todas as maneiras dentro das quatro linhas.
    Sempre arrumamos um jeito de sermos humilhados dentro das quatro linhas.
    E quanto tempo a gente já perdeu acompanhando essa lástima…

  • Botafogo

    Tirone, se o estádio fosse do Famengo ou do Fluminense, você o estaria louvando e defendendo, assim como parte da nossa imprensa esportiva suja e facciosa, que faz questão de destruir o Botafogo, ao não reconhecer sua grandeza.

  • Mendonca

    Tironi, os “Sem estadio” do RJ vao continuar implorando p. jogar no Engenhao por muito tempo…Em primeiro lugar, duvido que liberem o Maraca antes da realizaccao da Copa…Imagine um Vasco e Flamengo no “novo” Maracana no Cariocao 2014…Vai ser um quebra- quebra so’…Forcca Jovem e Jovem Fla irao destruir o novo Mario Filho.

    E depois da Copa, vai ficar dificil, pois acredito q o Maracana sera’ novamente fechado p. obras p. ser adaptado aas normas do COI para as Olimpiadas 2016…Ou seja, Maracana so’ em Agosto de 2016 para tristeza dos “Sem-Estadio”! Abraccos

  • Fernando

    Prezado Tironi,
    O que será do Engenhão? R: Continuará sendo do Fogão. Somente.
    O Engenhão não pegou? R: Para a mulambada e os Florzinha.
    O Carioca gosta do Maracanã? R: Realmente do Maracanã e do Engenhão(Alvinegros). Somente.
    Quando o Maracanã ficar pronto todos os clássicos serão no Estádio? Vc virou a Mãe Dinah? O Botafogo tem estádio e quando o mando for dele, JOGARÁ NO ENGENHÃO.
    Se o entorno do Engenhão melhorar? Realmente me diga qual a diferença do entorno do Maracanã para o Engenhão? Por favor…..
    Quando o Maracanã ficar pronto o que será do Engenhão ? Por Favor, quando o Botafogo arrendou o Estádio, foi para ELE, BOTAFOGO, jogar lá e somente ele, e vai continuar lá por 30 anos, queiram vcs ou não.

  • Edson

    Sob o ponto de vista economico o engenhão jamais será um elefante branco pelo contrário,
    Fla e Flu podem considerar o engenhão como campo neutro de tantas vzs que lá jogaram desde o fechamento do maracana, agora pergunto:
    a dupla Fla-Flu irá custear as despesas do novo maracanã em jogos com perspectiva de no maximo 15,20,25 mil pessoas?? jogos pelo brasileirão ou copa do brasil contra os chamados times emergentes? ex: Fla x ponte preta , flu x nautico tipo 4a 21.50 kkkkkk
    Com o decrescimo do numero de jogos o engenhão será um tapete, o resto é com a prefeitura.

  • Eduardo

    Anota ai:
    a) O Engenhão não receberá a manutenção necessária por falta de grana do bota.

    b) Como o estádio é novo, por algum tempo isso não aparecera.

    c) Daqui a alguns anos precisara de uma mega reforma.

    d) O Papai estado gastará uma fortuna.

    e) O Fogão mama mais um pouquinho no estádio ” público”

  • Fernando

    Não aguento mais, de ler e ouvir tanta besteira em relação ao Engenhão!
    Sou Botafoguense e vou em quase todos os jogos do Fogão, moro na Baixada Fluminense, e nunca tive qualquer problema em relação a me deslocar e chegar no Engenhão, vamos por partes :
    1) O Engenhão fica ao lado da Linha Amarela, da via férrea e próximo à Av. D. Hélder Câmara, ou seja, deslocamento e acesso fácil.
    2) O Engenhão nunca enche e blá-blá-blá, conversa fiada, todos os jogos importantes do Fogão tiveram grande público, vcs querem que qualquer joguinho sem apelo tenha público de 20 mil pagantes? Por favor vejam à nível de Brasil, qual time está levando tal público? Temos que ser realistas, a TV por assinatura está tirando o público dos estádios, pois qualquer barzinho furreca passa os jogos de futebol e o preço alto do ingresso.
    3) Reclamam do gramado, por favor, parem de falar besteiras, com a quantidade de jogos que são realizados, vcs querem o que ? Tapete?
    4) Esses mulambos que criticam o estádio(mulambada e florzinha), jogam lá e não colocam 10 mil de público, pois vão jogar no aterro.
    5) A mídia de uma maneira geral tem que parar de criticar o estádio, sua localização, gramado , porque já está cansando esse papo furado.

    O Botafogo bem em qualquer Campeonato e jogos de apelo, levamos grande público ao Engenhão.
    Botafogo Sempre e ninguém cala esse nosso amor. NUNCA.

  • Fluminense e Flamengo não puderam participar da licitação do Engenhão porque tinham o CNPJ “sujo”, por conta de débitos com os governos municipal, estadual e federal.
    O Botafogo também tinha problemas, mas o Bebeto de Freitas criou a Companhia Botafogo, com CNPJ diferente do BFR, e ganhou LEGALMENTE a licitação do estádio por 20 anos (2027), renovável quase que automaticamente por mais 20 anos, mais 20, mais 20, mais 20…

  • Alexandre

    TIroni, gostaria que você retificasse muitas coisas que escreveu.
    1) O Engenhão, ano passado, deu lucro ao Botafogo, tanto com eventos futebolísticos como com shows e outros eventos (comerciais, etc.).
    2) Há diversas obras em curso para melhorias do acesso ao estádio, como o viaduto da Abolição, duplicação das vias no entorno e direto conexão à Linha Amarela. O clube se esforça enormemente para manter o equipamento em bom funcionamento, recebeu um elefante branco no meio de um bairro de ruas estreitas para administrar.
    3) Em parceria com a Brahma, o Botafogo adquiriu máquinas utilizadas nos principais estádios do mundo para melhorar o gramado. Como você bem disse, times que NÃO TÊM ESTÁDIO, como Flamengo e Fluminense, mandarão seus jogos no Maracanã e o gramado se tornará um tapete, quiçá o melhor do Brasil tendo em vista o moderno equipamento que será nele utilizado.
    4) Ao contrário do que muitos fazem questão de dizer (de forma ERRÔNEA), o Botafogo teve, neste primeiro turno do campeonato, a MELHOR MÉDIA DE PÚBLICO do Rio. Isso ninguém fala (Vide: Fluminense, que tá em 2º no campeonato, tem uma média pior que o Figueirense, lanterna. Isso sim é motivo de vergonha. Além de não terem estádio, não têm torcida).
    Como, então, em menos de 4 anos de administração, o estádio já foi lucrativo (2011)? COMO que poderia um estádio lucrativo estar “perdido” como escreveu?
    E mais, o Botafogo mandará TODOS seus jogos, até mesmo clássicos, no Engenhão, que, atualmente, é o estádio mais moderno da América Latina (Vide: o Vasco só não manda clássicos em São Januário porque a estrutura é PRECÁRIA e o entorno não comporta duas torcidas de grande porte).
    É necessário que jornalistas como você tenham muito cuidado com o que escrevem, pois um espaço como esse é um instrumento público.
    Peço, finalmente, mais respeito com o Botafogo. Meu clube é responsável direto por três dos cinco títulos da Seleção Brasileira, que dá renome ao nosso futebol mundo afora. Todos, especialmente a imprensa, devem muito respeito ao Botafogo.

  • Wendell

    “Editor-executivo dos canais ESPN no Rio de Janeiro. Esportes, cinema e música, não necessariamente nesta ordem, são minhas paixões. Acima delas, o jornalismo.” Belo curriculum, porém seu comentário parece carregado de despeito, como tudo que se fala a respeito do Engenhão, assim como os torcedores tricolores e flamenguistas – que não tem estádio – sempre falam muito mal do Engenhão, assim como os pseudo-jornalistas que os paparicam, estes sempre a criticar, é raro ouvir um jogador ou torcedor vascaíno criticar. Cansei de assistir jogo no Maracanã entre um grande e um pequeno com o estadio vazio, prato cheio para os radialistas contabilizarem o prejuízo do time em relação a Suderj. A verdade é o seguinte: o torcedor que é fiel é aquele que vai de trem e tem pouco dinheiro, ou seja, o ingresso está um absurdo e o acesso de trem se torna perigoso às torcidas por só haver uma rampa de acesso possibilitando o encontro de torcidas rivais, já o Maracanã pelo seu tamanho e localização em relação a estação, fica mas seguro. O primeiro passo é baixar o valor dos ingressos, o próximo é o mais difícil, separar as torcidas já na estação para que não se esbarrem. Como fazer?

  • João Lima

    Na época do Cuca, a torcida comparecia em número muito maior. Fácil de explicar: time bom, indo para cima dos adversários, disputando campeonato para valer. Não o arremedo de time montado sem zagueiros, com Renato peso morto no meio de campo, meias que não criam e ataque inexistente.
    Na estréia do Seedorf, o estádio recebeu um bom público. Nos shows, o Engenhão sempre lota. Não há falta de transporte, problema de estacionamento, nem transmissão pela tevê a cabo ou Internet e a Globo não determina o horário do show, como acontece com o futebol, jogado às 22h no meio de semana. No domingo, o futebol no Rio sempre foi jogado às 17h, até a Globo decidir que todos tinham de jogar no horário das partidas disputadas em São Paulo.

  • Alessandro Mendes

    Resposta ao fogão sadio:

    ele diz que flamengo e fluminense deveriam agradecer que existe o engenhão pq senão os dois jogariam na rua bariri ( campo do olaria ). peraí, foi o botafogo que construiu o estádio ? se não tivesse o engenhão o botafogo ia jogar aonde ? parece que ter o engenhão foi mérito do botafogo… sr rs rs … pelo meu conhecimento, essa obra foi feita pela PREFEITURA DA CIDADE DO RJ PARA OS JOGOS PANAMERICANOS. Estou certo ou errado ? Outra coisa, oque fez o botafogo em relação a melhorias no estádio ? não teve capacidade de fechar o anel atras dos gols, não fez um CT, não melhorou os entornos do estádio…. esqueci, eles estão esperando a PREFEITURA DO RJ fazer as obras para as OLIMPÍADAS !!!! tenho pena do boatafogo !!!

  • Eduardo

    Tironi ,

    Valeu pelo link da sua coluna na sua conta do twitter !

    O Engenhão me lembra e muito o Estádio Delle Alpi , em Turim. Assim como cá , foi construído para um grande evento esportivo , a Copa de 1990 e integralmente financiado por recursos públicos. Antes mesmo da sua inauguração , foi alvo de diversas polêmicas , já que o orçamento inicial foi triplicado. Depois da Copa , passou a ser a casa dos dois times da cidade , a Juventus e o Torino , que antes utilizavam o mítico Stadio Comunale.

    Passada a euforia inicial e a medida que o estádio passou a ser utilizado com mais frequência , as criticas aumentaram e foram focadas na sua localização e dificuldade de acesso e a arquitetura que , com uma pista de atletismo , deixava o torcedor a 45 metros do campo. Os torcedores e a imprensa local reclamavam que o antigo Stadio Comunale era bem central , de fácil acesso para toda a cidade.

    No começo dos anos 2000 , com a febre do chamado “Match-Day” , a Juventus e o Torino começaram negociações para a construção em sociedade de um estádio privado , o que acarretaria num enorme problema para a Prefeitura de Turim , pois ficaria com dois estádios sem utilização. A saída encontrada passou , então , pelos Jogos de Inverno de 2006 , realizados na cidade.

    No final de 2003 , depois de muita negociação , a Prefeitura de Turim negociou o Estádio Delle Alpi por módicos R$ 40 milhões para a Juventus , a serem pagos em doze anos , com três de carência para amortizações. Como o Stadio Comunale estava entrando em reformas para sediar os Jogos de 2006 , ficou acertado que o Torino mandaria no Delle Alpi seus jogos até a reabertura do Comunale , rebatizado de Estádio Olímpico de Turim , no segundo semestre de 2006 , sem ter que arcar com aluguel. Com isso , a obra de remodelação no estádio , agora da Juventus , só poderia começar em 2007.

    Depois dos Jogos , o novo Estádio Olímpico de Turim , completamente modernizado e com a capacidade reduzida para 30 mil lugares , passou a ser a nova casa do Torino e , provisoriamente , da Juventus , viabilizando assim , a reconstrução do Delle Alpi , rebatizada de Juventus Arena.

    A nova Juventus Arena em nada lembra o antigo Delle Alpi. O estádio tem um complexo comercial no seu lado externo , camarotes , áreas Vips , tudo voltado para o conforto e geração de receitas para o clube. A capacidade foi reduzida de 70 mil para 41 mil. A pista olímpica foi eliminada e a distância entre os primeiros lances das cadeiras e o campo , que antes era de 45 metros , passou para apenas 9 metros.

    O custo total da reconstrução foi de R$ 200-220 milhões , fora a compra do estádio. Foi financiado integralmente por um orgão estatal , com 20 anos de prazo para pagamento , com o clube dando , além do próprio terreno do estádio e das receitas comerciais e das rendas dos jogos , as cotas de televisionamento do campeonato italiano.

    Será esse o futuro do Engenhão ?

  • Alessandro Mendes

    Eu tenho solução para o engenhão.

    1º – fechar todo o anel da arquibancada, assim, melhora o som (acustica). as torcidas cantam e o som vai para a linha do trem, linha amarela… tira o espirito do jogo.

    2º venda de pacotes para jogos do ano todo. o dono do estádio ( Botafogo) deveria vender pacotes com preços baixos ( R$ 500,00 a R$ 700,00) para o torcedor ter direito a ver todos os jogos do clube. garantiria um publico em todas as partidas e uma renda certa, poís menos de 5% dos jogos do botafogo no ano tem casa cheia.

    3º preços dos ingressos acessiveis. Os dirigentes comparam os jogos a peças de teatro, sendo que eu não vou ver a mesma peça 20 vzs por ano.

    4º atrativos / refeição: os jogos não tem atrativos alem do próprio jogo. hoje um copo de 250Ml no engenhão custa R$ 4,00 / refrigerante R$ 5,00/ pacote de biscoito R$ 8,00…. fora do estádio o churrasquinho é R$ 2,00 / cerveja 3 por R$ 5,00 / refrigerante R$ 2,00 a R$ 3,00 e agua R$ 2,00 a garrafa. como uma familia de classe C ou D vai a um estádio e paga R$ 60,00 ( 2 inteiras e uma meia) por cada ingresso,total de R$ 150,00 , estacionamento R$ 15,00 ( do estadio), fora comida e bebida. estádio de futebol tem que ter a seguinte divisão: 10% classe A , 40% classe B e C e 50% demais classes.

    5º Melhora no atendimento ao publico e pesquisa de qualidade: O clube deveria colocar funcionários no meio do público para avaliar a qualidade do serviço que está prestando. os dirigentes vão aos jogos de camarote, onde tem serviço de bar, lanches, lugares para estacionar, não enfrentam filas etc… coloquem uns funcionários para comprar ingresso na fila, procurar estacionamento, entrar na fila , sentar nos assentos sujos do estádio, comprar lanches, sair junto com a torcida.

    Os dirigentes querem cobrar ingresso e serviço de classe A e prestar serviço de Classe Z.

    vejo nos jornais que eles passam as férias em Orlando, visitando os parques da Disney e Universal… eles deveriam aprender como se deve organizar eventos com grande público.

  • Rafael

    O Engenhão talvez não se torne um elefante branco por ser um estádio olímpico e sabemos que é um único estádio olímpico com alguma qualidade aqui no Brasil. Me citem outro! Mas realmente qd o maraca estiver pronto e a dupla Fla-Flu jogando lá o engenhão ficará com pouco uso, pois só teremos jogos do Botafogo que tem uma torcida que não comparece! Certo?

  • Luiz Fernando

    Se o Botafogo no futuro, bater pé firme e não permitir que a Federação Carioca transforme o Engenhão em campo do ATERRO, proibindo a programando de jogos dos pequenos e da segunda divisão do campeonato carioca, vai poder tirar do Estádio, os mesmos benefícios que o Vasco tira de São Januário e que o São Paulo tira com o Morumbi, mesmo tendo estádios como Pacaembu,Vila Belmiro,Parque Antártica,Brinco de Ouro,Moisés Lucarelli,Arena Barueri,Canindé.
    A questão é somente de gestão! e o resto é conversa de alguns jornalistas que acham comodo, analisar as coisas como uma Maria vai com as outras!!!

  • Vanderson Lopes

    De novo esse papo? Discurso elitista. O Botafogo continuará mandando seus jogos, inclusive, clássicos no Engenhão. Qual o problema? Com o Maracanã pronto, o gramado vai melhorar. Isso é fato! Para as Olimpíadas, haverá melhorias no acesso e ainda aumento de capacidade.

    O estádio pé bwem cuidado. As condições de estacionamento, acomodações, alimentação são melhores que as que o Maracanã tinha.

    Ninguém, nenhum botafoguense, desfaz do Maracaná, mas já passou do tempo de críticas enviesadas e pela metade sobre o Engenhão.

    Tironi mandou mal.

  • Veia_RJ

    O fato é que o Engenhão é um estádio de Atletismo e não de futebol! O Botafogo o administra. Mas se tiver que depender de sua torcida, tá lascado. Já não ia ao Maracanã! Imaginem agora! Que o Botafogo aproveite esse final de fase sem Maracanã pra tentar ganhar algum. Pois se já está difícil atualmente, imaginem quando o Maior do Mundo voltar a ativa!

  • Joel Silva

    O Alcides mandou muito bem, os Shows exigem muito mais acustica, sempre estão lotados e ninguem reclama de acesso ou qualquer outra coisa que valha, isto é chororo de perdedores, é falta de assunto, pode melhorar, pode, mais da mesma forma que o gramado está ruim, se mandar todos os jogos para o Maraca, vai acontecer da mesma forma, a falta de torcedores no estádio é devido ao custo do ingresso e dos horários proibitivos, 21:30hs, quando deveriamos tratar o futebol da mesma forma que o fazem na europa, 10:00hs da manhã, com preços compatíveis com o poder economico de nossa população.

  • Caio

    Você fala muita merda!

  • Ricardo

    É ridículo ler uma matéria de um jornalista formado num site de grande visibilidade e ver que ele não sabe nada do que fala. O Botafogo não entrou na licitação sozinho (ganhou do Fluminense) o Flamengo nem conseguir participar conseguiu. O Botafogo teve a conseção por 20 anos, renovavel por mais 20.
    Se Fla e Flu vão jogar todas suas partidas da temporada no Maracanã quando esse reabrir mostra como suas diretorias são despreparadas. O Maracanã só deve ser utilizado por “qualquer clube” em partidas de grande apelo. Publicos maiores que 50 mil pessoas.
    Isso é balela que a torcida não vai no Engenhão, o São Paulo está com uma média de publico ridicula, o problema é o Morumbi ? a torcida deles nao gosta do estádio ?
    Verdade seja dita campeonato de pontos corridos ainda não foi assimilado pelo publico dos grandes centros, esse publico só vai nos grandes jogos, ingressos caros tbm atrapalha, falta de trasporte publico eficiente de uma maneira geral. Os estadios do Nordeste são antiquados e sempre estão lotados, a culpa não é do Engenhão e sim um conjunto de fatores que passam pela prefeitura, governo do estado e CBF (ou alguem acha que jogo as 21h de sábado vai ter publico?).

  • Carlos

    Provavelmente não vai liberar meus comentários, né?
    Senão vai estar assinando seu atestado de burrice.
    Vão perceber quantas coisas sem a menor noção foi escrito por você.

    Quando não tiver o que escrever sobre futebol, escreva sobre cinema ou música, que vc também diz gostar. Talvez saia algo com mais coerência e fundamento…

  • Marcelo

    Será o Estádio do Botafogo!!! Ele continuará mandando seus jogos lá. Se a sua torcida tomar vergonha na cara, será uma bela casa. Pois não tem estádio mais bonito, hoje, no Brasil. Quanto ao gramado, irá melhorar com menos jogos… Realmente não entendi esse seu post, completamente sem sentido. abs

  • Carlos

    O gramado está ruim pelo excesso de jogos. Só vc não vê isso?
    O entorno é tão ruim quanto o entorno do Maracana. Ou você acha aquele trânsito, infernal, legal?
    A acústica do Maracanã é PIOR que a do Engenhão. Basta ir a shows nos dois estádios.
    E o sol é igual nos dois estádios! Ou melhor, no Rio de Janeiro inteiro!

    Você tá de sacanagem, né?

  • daniel

    Rafael de Paula em
    29 de agosto de 2012 às 18:18

    Fluminense e Flamengo se interessaram a princípio, mas cascaram fora antes e NÃO apresentaram qualquer proposta de arrendamento.

    A única proposta de arrendamento apresentada até a data estipulada (1º de agosto de 2007) foi do Botafogo.

    Onde você conseguiu informação diferente disso que justifique passar sermão sobre jornalismo?

  • Carlos

    Com certeza ou você é um framenguista muito do invejoso ou uma tricolete muita recalcada porque PERDEU A LICITAÇÃO para o Botafogo.

  • Carlos

    Nunca vi alguém escrever tanta besteira não espaço tão pequeno.
    Totalmente sem noção!

  • Daniel

    Caramba, você só sabe falar disso?

  • Bruno

    Para o botafogo, será ótimo o maraca de volta, assim só haverá joog do botafogo lá, aí sim o gramado poderá ser de primeira linha, e não haverá desculpas, como a torcida do botafogo é meia duzia de gato pingado, a capacidade do estádio e a locomoção são mais que suficientes.

    acho que o botafogo tinha que bater o pé e mandar todos os seus jogos lá….inclusive classicos, mas o dinheiro vai falar mais alto, e a arrecadação no maraca será maior

  • O Engenhão é um dos melhores estádios do Brasil!!! O problema é o entorno…. mas isso resolvido, é um espetáculo…E o Botafogo tem que mandar seus jogos todos lá…..Com ou sem Maracanã, sendo final sendo clássico sendo amistoso…tudo lá…..Seria uma burrice não ser lá…. Mas como o Botafogo é capaz das mais inacreditáveis concessões….Abre as pernas pra tudo o que a Federação pede, e deixa mandarem e desmandarem…. Acho que o Dia em que um presidente tiver puso firme, o clube voltará a ser grande….. GRANDE HELENO DE FREITAS…..ESSE SIM ERA BOTAFOGUENSE!!!!!!!!!

  • Pedro

    Eu particularmente acho que os clássicos não deveriam ser mandados apenas no maracanã. O Engenhão dá conta de abrigar clássicos da mesma forma que o maraca. Acho que ficaria até melhor tendo dois estádios, ou até três, com a colina, para abrigar os classicos, e poderia sim ser colocada a questão do mando de campo, como por exemplo, Botafogo mandando seus clássicos no engenhão, O vasco na Colina, e flamengo e fluminense no maracanã. Isso desafogaria bem os jogos em apenas um estádio. Concordo plenamente que o engenhão é mal localizado, longe do centro, e blá,blá,blá. que há uma série de dificuldades que não foram sanadas, como a questão do transporte, etc. Mas o que me deixa mais chateado é que os que mais batem no estádio hoje, são os que vão ter que “aturá-lo” nos jogos olímpicos. Hoje o engenhão é uma realidade que não pode ser ignorada, e chega a ser insuportável a crítica de muitos jornalistas, e alguns pseudo-comentaristas (como os da TV Bandeirantes por exemplo) que metem o pau no estádio, no gramado principalmente. Acho que quando falam mal, não pensam que a discussão é mto mais ampla. É muito fácil colocar a culpa em uma administração, ou outra. Mas quando perguntados se preferem ver jogos de flamengo e fluminense em Volta Redonda, ou no “raio que o parta”, sempre falam: “pq não no engenhão?”. Criticar é muito fácil. Analisar a situação é muito mais complicado. Como torcedor do botafogo, não vejo a hora do maracanã ficar pronto, pq pelo menos o número de jogos será menor, e param de encher a porra do saco por conta do gramado. Aí ainda vão falar de torcida que não comparece, e outros tópicos, mas isso é outro assunto.

  • Tinho RJ

    1) O Estádio foi arrendado por VINTE ANOS renováveis de forma unilateral por mais VINTE.
    2) O Estádio OLÍMPICO servirá de palco de provas nas Olimpíadas de 2016
    3) Os clássicos com mando de campo do Botafogo serão realizados no Engenhão… Por que não?
    4) Fluminense e Flamengo, assim como Botafogo e Vasco (quando quiserem) vão ter que PAGAR p/ jogar no Maraca, pois a administração vai ser de uma empresa ligada ao Eike Batista..
    5) Os sem teto vao continuar sendo Fluminense e Flamengo que se não quiserem pagar, vão ter que jogar no Aterro do Flamengo, disputando espaço com os garçons, ou então jogar na ratoeira das Laranjeiras ou no lixo da Gávea.
    6) O Sr. como Editor-executivo dos canais ESPN no Rio de Janeiro deveria se informar melhor.

  • ciba

    É TARONGE DE SER UM BOM JORNALISTA.

  • Deiny

    Rafael de Paula, o Fluminense mostrou interesse no inicio, mas não chegou a participar da licitação do engenhão.

  • Olá Tironi,

    Bom quanto as promessas da prefeitura você está certíssimo em cobrar as promessas feitas, muito provavelmente no calor de um campanha eleitoreira.
    Vamos fazer uma poderação logo sobre a primeira frase: “O gramado é ruim”.
    O gramado é ruim, pois o Engenhão é o único estádio do Brasil a receber dois jogos por rodada.
    Você já parou para pensar nisso? E vamos contar que o futebolzinho apresentado por certos atletas não é dos melhores.

    O Raramente lote é interessante, mas vou abrir uma aspas que fora o primeiro jogo Fluminense 1×2 Botafogo, o Botafogo foi o único que lotou o estádio. Nem o Fluminense tendo disputado final de Brasileirão 2010 e Libertadores conseguiu faze-lo.
    Obviamente a culpa é da localização do estádio?

    Eu não ouvi uma reclamação dos shows de Paul McCartney e Justin Bieber quanto a localização do estádio, a acesso.
    Talvez, a prefeitura como dona do estádio ou o Botafogo como inquilino devessem fazer um acordo com a SuperVia (que pertence a um grupo espanhol se não me engano), para que houvesse mais trens em diversos horários para a população.
    Lembrei-me agora de um supershow de pagode que a TV Record fez e não vi reclamação sobre a localização do estádio. Talvez pelo horário, o povo pode utilizar um verdadeiro transporte ‘público’ de massa.

    Tironi, parece que você quer iludir o leitor, no dia a apresentação das propostas o presidente do Flamengo na época, Márcio Braga, ficou ao lado do Bebeto de Freitas o tempo todo e se ofereceu para o Flamengo e Botafogo dividissem a gestão do Estádio. Isso não é pular fora.
    Se não fez uma proposta é porque o amado (pela mídia) clube da Gávea, não tem dinheiro para pagar as contas de telefone e os faxineiros em dia.

    E quanto ao Fluminense acho que os rendimentos do aluguel do campo para o Circo Garcia, não renderam o suficiente para fazer uma proposta.
    Lembrando que Unimed e Fluminense são coisas distintas, concorda?
    Eu também descaracterizaria como ‘pular fora’.

    Eu acho que o Botafogo faz é muito errado, deveria cobrar um aluguel astronomico para os co-irmãos, Flamengo e Fluminense, afinal o São Paulo Futebol Clube fez isso quando só tinha o Morumbi e dizem as más línguas foi tri-campeão brasileiro porque tinha dinheiro.
    Agora que tem a Arena Barueri e o Pacaembu voltou das obras o São Paulo não mostra tanta força sim.

    O Engenhão tem problemas? Tem sim.
    Seria ideal que a prefeitura TERMINASSE de construir o estádio fechando os setores Norte e Sul, na parte superior.
    Seria ideal que a prefeitura, pedisse oferecesse um transporte público de massa, como ônibus e trens.
    Afinal cabe muito mais pessoas em um ônibus e muito mais ainda em um trem do que em um carro popular.
    E 1 ônibus deve poluir menos que 10 carros, falar da energia elétrica utilizada pelo trem é chover no molhado.

    Bom, vim aqui te pedir que pondere tuas críticas e direcione-as corretamente.

    Basta a Diretoria do Botafogo deixar de ser omissa quanto a alguns jogadores, e o Botafogo passar a disputar Brasileirão + Libertadores por ano, que você verá o que será do Engenhão.
    Vai dar até para te convidar para assistir um show.

    P.S.: Espero que do Paul McCartney e não do Justin Bieber, mas há gosto para tudo.

  • Alexandre Souza

    Tironi, O engenhão já foi utilizado pelo Botafogo mesmo na época em que o Maracanã estava aberto. E nessa época ninguém reclamava do estado do gramado, reclamação essa que muitos faziam também do Maracanã em certos tempos. Ou seja, o que há na imprensa geral é uma certa “perseguição” querendo desmerecer o estádio. Mas não vejo nenhum jornalista reclamando dos horários que a TV impõe para os jogos e o preços dos ingressos, que para mim são os principais vilões desse problema! Você acha que se o jogo de ontem entre Flu x Cor fosse no Maracanã, daria muito mais público do que o de ontem? Eu duvido muito, pois o torcedor tem preferido ficar no sofá de casa do que ir ao estádio.

  • Fabio

    Acho que a Diretoria foi muito inteligente ao pegar o estádio. Tanto é, que hoje é uma das maiores fontes de receita do clube.
    Tem o maior patrocínio de um estádio no Brasil e ainda fatura alto com os jogos de flamengo e fluminense que não estádio para jogar.
    Para o mal informado, Sr. Tironi, o estádio será reformado para as Olimpíadas e ampliará sua capacidade para 60.000 pessoas, conforme previsto em seu projeto inicial e poderá disputar com o Maracanã, com capacidade de 76.000, grandes jogos e eventos.
    Além disso, para os jogos Olímpicos de 2016 o entorno do estádio também será totalmente reformado, como já vem acontecendo.
    E o Sr. Tironi continua achando que flamengo e fluminense foram espertos ao pularem fora desta concessão?
    Hoje em dia não tem estádio, geram receita para o adversário, exposição dos patrocinadores do Botafogo e etc…
    Isso é ser esperto ??
    Para o futuro o estádio poderá se manter perfeitamente com os jogos do clube, Universidade Gama Filho já instalada e grandes Shows e Eventos que hoje não podem ser realizados por falta de datas.
    E enquanto isso, a esperta dupla Fla-Flu, estará buscando a construção de um estádio, sem nenhuma expertise de administração de uma arena, ou nas mãos do Governo que tem a gestão do Maracanã e terão que se satisfazer unicamente com a receita proveniente de ingressos.
    Sr. Tironi, me fale mais sobre esse seu conceito de esperteza…

  • edson

    NÃO HAVERÁ CLASSICOS??? DE ONDE VC TIROU ISSO? JOGOS E CLASSICOC COM MANDO DO BOTAFOGO SERÁ NO ENGENHÃO SEU BACACA, VC ACHA QUE O BOTAFOGO VAI ABRIR MÃO PRA JOGAR NO MARACANÃ, AINDA MIAS QUE VEI RECEBER 60 MIL PESSOAS COM A REFORMA PRA OLIMPIADAS. TU TA POR FORA AMIGO.

  • Roberto

    torcida fulote,tecnico de merda e
    jogadores bundões,sou mais o jobson
    naquele ataque.

  • Bruno

    O que será do Engenhão? “Apenas” o palco do esporte mais tradicional das Olímpiadas em 2016: o atletismo.

    Esqueceu-se disso ou não sabia?

  • Bruno

    “Flamengo e Fluminense espertamente pularam fora de cara.” Pularam mesmo? Nada mais pode trazer mais descrédito a um jornalista do que uma informação equivocada num veículo com o alcance do portal Globo.com.

    http://oglobo.globo.com/esportes/horcades-promete-que-engenhao-sera-do-fluminense-4184200

    http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Futebol/Campeonatos/0,,MUL53716-4276,00-FLAMENGO+ENTRA+NA+BRIGA+PELO+ENGENHAO.html

  • Rubens de Figueiredo

    Caro Tironi, vc já foi ao Engenhão? Parece que não. A inveja da “fla-flu press” é inconfundível.
    Saudações Alvinegras.

  • Jão Jarbas Damasceno

    Ler posts, crônicas e comentários, coisa que raramente faço, é realmente muito engraçado. Tanto reclamam de todos os defeitos possíveis e impossíveis, dessas e daquelas condições, (diga-se que os jornalistas tão sempre citando os estádios da Terra da Rainha), como reclamam de elitização, preços, sem contar que ninguém: dirigentes, técnicos, jogadores, sabem ou prestam pra alguma coisa; aliás, não; tem sempre os eleitos de cada um e aqueles que vencem títulos. Ao que parece, somente jornalistas e torcedores (burros, por sinal) sabem o que dizem e prestam em algo, desde de que não se reúnam, né? Ou então que se reúnam sob a égide de um órgão ou instituição fisiologista qualquer. Seja uma emissora, jornal, entidade estatutária ou torcida organizada. Mas ainda assim atacam-se entre esses (só ver qta barbárie) ou entre si. Tá bão!!!

  • Desculpem invadir um espaço que não tem muito a ver comigo, sou santista de time e moradia, pouco sei ( e de longe) sobre o engenhão, mas o que sei é que ainda depois de anos persiste a dúvida se dará certo. Isto por si só já é triste, um estádio belíssimo, a serviço de um dos mais importantes pólos futebolísticos e construído com dinheiro público deveria ter recebido mais atenção quando do projeto, e escolhido melhor o local da construção.
    Acho que agora o que se deve fazer é identificar o que realmente atrapalha, tentar solucionar e tirar como lição para que futuros empreendimentos não repitam os mesmos erros.
    Acesso fácil para transporte público, estacionamentos dignos e com preços justos e principalmente lugares que atendam também o público popular (como era a geral do maracá) e não só os mais abastados.

  • anderson

    Tironi, quanto custou o seu Jabá pra escrever oque voce colocou aqui?

    “Sol na cara”? E no Maracana tem oque as 16hs????
    Shows soh se o entorno melhorar? Entao oque foram os espetaculos LOTADOS que la colocaram Paul MacArtney, Justin Bieber e Roger Waters??????
    Gramado ruim? Deixe eu jogar 10 partidas seguidas no campo society do seu condominio durante a semana, pra ver oque acontece??????
    Fla-FLu pularam fora da licitacao? Desde quando PERDER a disputa de uma licitacao (caso do flul-flu) eh “espertamente pular fora”?????

    Porque esta CAMPANHA CONTRA O ENGENHAO?????? Ate quando vai isso? Ou voces achma mesmo que o Botafogo vai lagar o osso antes do prazo?

    Se o Engenhao eh vazio hoje nos jogos do Botafogo (claro, o estadio eh do Botafogo, para a torcida do Botafogo), agradeca ao nosso bravo presidente Mauricio Assuncao e seus capangas. Sao caras como ELE que dao assunto a caras como VOCE! Porque o dia em que um dirigente HOMEM entrar na direcao deste clube de MILHOES DE TORCEDORES, podes ter certeza de que o Engenhao vai estar sempre cheio, acabando assim com esse seu JABÁ.

    Tomem vergonha e se preocupem com todos os demais times, nao soh em tentar DIFAMAR um clube eterno como o BOTAFOGO!

    Tome VERGONHA, Tironi!!!
    E aproveite bem o seu JABÁ…

  • LUIZ CARLOS DE A. COELHO

    Esse tal de tiago ai tem que lembrar que o time dele é da 2ª divisão jogando na 1ª, ta vendo.

  • euler

    Meu amigo deves torcer para fluminense e flamengo quando bobagem, o botafogo hoje é o melhor time do rio em infraestrutura pois tem o engenhão, seu campo anexo, general severiano e ainda para os juniores o caio martins. Todo grande time procura seu estágio e o botafogo já tem, quando chegar o brasileiro, sulamerica, copa do brasil vamos usá-lo bem, mas o ilustre com sua mentalidade so pensa no fracassado campeonato estadual, onde 3 jogos serão realizados no maracanã, pois os que o botafogo é mandante continuarão no engenhão. Que inveja , hein?

  • Rafael Carvalho

    Prezado Tirone,
    Não acredito que o engenhão ira virar “Elefante Branco’, primeiro porque no Rio de Janeiro existe 4 grandes clubes, 2º o excesso de campeonatos (brasileiro, copa do brasil, sulamericana, carioca e libertadores).
    Quanto ao público vazio, são duas explicações simples, primeiro o preço do ingresso, segundo a comodidade de ver os jogos pela televisão, além disso existe todo o custo de transporte, alimentação.
    Enquanto os dirigentes não entenderem essa simples matemática o estádio ficará vazio e isso não será exclusividade do engenhão, o maracanã passará pelo mesmo problema; talvez não no início pela empolgação de conhecer o “novo estádio”, mas depois acontecerá a mesma coisa.

  • Concordo , axo um pouco de preconceito com o estadio , é um estadio bonito , moderno que nao tem na de errado , talves ele esteja alem da necessidade do estado em ter 2 estadios e nao 1 só , o botafogo faz em media de 40 a 50 jogos por ano em casa contando carioca e todas outras competicoes , o botafogo por sinal sabe explorar mt mal esse estadio , com + esforço pode fazer + shows e eventos , e o PRINCIPAL de tudo ABAIXAR O PREÇO dos ingressos que esta um assalto , 50 as vezes 60 ou 70 reais um ingresso???Axo q o preco maximo devia ser 30 com meia 15 e olhe la , aras do gol pode colocar 20 reais e leste e oeste 30 …o estadio nao tem nenhum problema os clubes que jogam la sim…fogao abandona o brasileirao desse ano e tentem algo ano q vem , o seedorf ta sozinho ali , si o loco estivesse seria outra historia…

  • carlosguimarae

    amigo vc esta e por fora e fica escrevendo coisas que vc nao sabe ou virou mae dina pq o noticiario no rj ja se diz que o campeonato carioca so vai ter classico no maracana nas finais de turno e a finalissima.outra coisa se nao aparecer uma grande empresa para administrar o maracana nao vai se conseguir mante-lo por se tratar de um mini municipio pelo seu tamanho e complexo e ainda vai ser muito caro para quem vai administra-lo.e vou mais longe que flamengo e fluminense mesmo juntos nao vao conseguir pois eles nao conseguem nem se administrar como mostra o noticiario que se ve um sendo mandado pela patrocinadora em materia de futebol e outro um total covil de ladroes e incompetentes e ai vc vem falar que o engenhao vai sepultado faz um favor meu amigo

  • Jacaré Show

    O Botafogo errou ao arrendar um Estádio com capacidade para 40 mil pessoas; Segundo dados do IBOPE, 40 mil é o número de torcedores (testemunhas) do Botafogo em todo Brasil; Dias atrás os torcedores do Foguinho resolveram fazer um protesto contra o treinador Oswaldo, contudo, desistiram, pois ao chegar ao treino estavam em nº inferior aos membros da Comissão Técnica; O Botafogo errou ao sair de Caio Martins, pois em Niterói enchia sempre pois cabiam lá cerca de 2.000 torcedores que é a média desse time que um dia foi grande, assim como o Canto do Rio, Goytacaz e o Mangueira.

  • Wilian

    A resposta te devolvo com outra pergunta: O que será de São Januário?

  • Mano

    Ah, e na época da licitação o flor participou mas perdeu.

  • Mano

    Caros,

    O “valor” do aluguel pago pelos sem-teto Fra-Flor é irrisório, R$ 5.000,00 por jogo, logicamente, esse valor é resultado de muita jogada política e de nada ajuda nos custos de manutenção no estádio.

    Os clássicos com mando do BOTAFOGO, devem sim ser mandados no Engenhão, isso se o casal Fra-Flor conseguir mandar jogos no Maracanã, pois não se sabe até agora qual será o destino do estádio, o que, inclusive, causou revolta da biba-mor, presidente das floridas.

    Quanto aos shows, acredito que alguns possam ser transferidos para o Maracanã (mas nada certo, pois, como disse, ninguém sabe até hoje o destino do estádio após as obras), mas alguns continuarão a acontecer lá e, com certeza, continuarão a ter ingressos esgotados e sem reclamações quanto á acústica…

  • Djan

    Caberá ao clube fazer uma politica de melhora de venda de ingresso e a torcida carioca mostrar que realmente ama o clube. Eu sou botafoguense, se morasse no Rio faria de tudo para assistir a maioria dos jogos do botafogo.

  • Alex

    Qual foi a proposta desse blog ?
    Não entendi, pois o vasco tem o campo dele , e vários times tem tambem suas arenas e não viraram “elefante branco”
    O Engenhão é um estádio moderno, tem suas dificuldades de acesso , como qualquer um .
    Hoje , ele não bons públicos por vários motivos , que vão desde de ingressos caros, horários e principalmente times ruins e sem atrativos….
    E vou repetir o que o amigo Alcides , falou ai em cima , porque os shows estão sempre lotados e não tem reclamações de falta de transporte ?
    A proposito esse blog, ficou sem assunto e quis alfinetar o BOTAFOGO ?

  • Rod

    E digo mais… O Flamengo está fazendo uma grande burrada em levar todos seu jogos como mandante para o Engenhão. O Mengão deveria ter aproveitado esses 3 anos com o maracanã fechado (já era previsto esse período de “seca” em títulos) para fazer jogos pelo Brasil todo, levando seus jogos como mandante para foda do estado. Isso é tão óbvio… fico indignado que os dirigentes não tenham feito isso.

    Poderíamos estar jogando 33% dos jogos como mandante no Engenhão, e o resto, deveríamos estar fazendo fora do RJ (Bahia, MG, Brasília, Goiás, Pernambuco, Tocantins, MatoG, Pará, ES, etc)

  • Felipe

    Não entendi a sua colocação.

    O ENGENHÃO vai continuar normalmente como estava antes do maracanã ser fechado e como qualquer estádio do Brasil. O BOTAFOGO tem um grande patrimônio como poucos times do Brasil e pode ter certeza que ainda vai arrecadar muito com este estádio.

    Claro e simples.

    Saudações Alvinegras.

  • Paulo Cunha

    Por diversos anos frequentei o Maracanã, e olha que sou morador de Petrópolis. Fui ao Engenhão só uma vez e não pretendo voltar. Por que? O acesso é um lixo e o entorno… bem, não tenho palavras para descrever. Há que se melhorar muito aquela região.

  • Leonardo

    Tironi acho que pra um reporter voce está muito mal informado, ou acha que esporte se resume ao futebol?
    O engenhão é um estadio olimpico sera utilizado nas olimpiadas de 2016 tera sua capacidade ampliada para 65 mil espectadores. Lá poderemos o Bolt tri campeão olimpico!
    Concordo com voce que para o futebol em especial o engenhão não empolga acho que o fato disso se deve a magia que o maracanã exerce sobre os cariocas e todos que gostam de futebol.

  • Helio Secco

    Essa história de que ninguém queria assumir o “elefante branco” não é bem assim não !
    Pelo que me lembre o FLUMINENSE também demonstrou interesse em administrar o estádio e ficou na disputa até os 45 minutos do segundo tempo !
    Além disso, o estádio tem gerado receita de diversas maneiras para o Botafogo, os jogos são apenas uma delas …
    Se as vias de acesso melhorassem no entorno no estádio e o preço dos ingressos não fosse esse absurdo tenho certeza que teríamos um público muito melhor !
    Vale ressaltar ainda que criar o hábito de frequentar um estádio não se faz em poucos anos e sim ao longo de uma geração, e quem estiver vivo até lá vai constatar um panorama totalmente diferente do atual, o Engenhão vai fazer parte da cultura de toda aquela região do Engenho de Dentro e proximidades …

  • O prolema é a incapacidade, dos tricolores e rubronegros, que nunca tiveram estadios, e ficam com inveja do engenhão que é um dos mais modernos estadios do mundo, podendo chegar até 65 mil torcedores. Vou frequentemente ao engenhão e não vejo diferença nenhuma do Maraca, o indice de roubos em torno do estadio e praticamente zero, e ainda tem a vantagem de quando chove o seu carro não é levado pela enchente do rio, é muito facil falar e não dar nada em troca.
    Na semana em que os dirigentes do Fogão, suspenderam os jogos no estadio, houve 7 jogos em menos de 15 dias, entao é muito facil falar. 0 beira rio tem um gramado maravilhoso, sabe quantos jogos tem por mes as vezes 4, no olimpico a mesma coisa, no pacaenbu chega a ter as vezes somente 3, no museu do morunbi nem se fala, nem o Sao paulo quer jogar la.
    Agora ninguem ajuda, as federações não dão nenhum incentivo, os clubes necessitados saem de casa para jogar, querem chegar no estadio, encontrar um gramado perfeito,
    mas não fazem nada para isto, o Botafofo deveria estipular um nº de jogos por semana no estadio, e pronto, os sem estadios (OSE), que der seu jeito.
    O ciume que todos sentem do engenhão é incrivel.
    A Prefeitura, inclusive ja vem fazem, melhorias ao redor, com a construção de viadutos
    que vai melhorar em muito o fluxo do veiculos, outras obras serão feitas, mas ninguem fala nada, agora os OSE, querem continuar na molesinha de ganharem fortunas e não arrendão e nem constroem seus proprios estadio, so querem ficar no jaba do maraca.
    Temos estádio, então nossos jogos do Rio, tem que ser no engenhão, agora uma final ou semifinal,tudo bem não vejo problemas de ser no Maraca.
    Agora sobre o nosso time, sinceramente não sei de quem o ELKESOM é parente no clube, pois com todo tempo que eu tenho no futebol, nunca vi jogador tão ridiculo jogando futebol, sera que ninguem ver isto no clube, com ele de atacante , com certeza não vamos chegar a lugar neuhum, é um jogador que vive de jogadas que ele pensa em fazer uma coisa e sai outra, e as vezes da sorte de ser gol, é muito fraco, os nossos olheiros, deveriam fazer um sério exame de vistas, ou entender um pouco mais de futebol, pois não entendem nada de futebol.
    Contratam o Amaral, é bincadeira, é melhor colocar os garotos da base.
    Estamos cheios de atacante pelo Brasil, so ter inteligencia para contratar, até no exterior tem gente.
    O el tanque, ta la no Boca, tenho certeza se oferecerem para ele a metade do que pagam ao Rafal Marques, ele vem correndo, e resolve o problema.
    Em fim, reclamando ou elogiando, Salve o Fogão e sempre no engenhão, nossa casa.

  • mc fogo rj

    Quando 1 jornalista divulga a noticia ele deve ter certeza sobre aquele assunto e pelo q vejo vc não está bem informado ou deveria estar ;não é o seu caso.Houve 1 licitação;mas como flu;fla e botafogo são clubes devedores não teriam direito d participar da mesma;mas o presidente bebeto d freitas criou a botafogo s.a;empresa filiada ao botafogo mas sem dividas;então teve direito d concorrer a licitação e ganhar.É muito facil usar o termo fla e flu saíram fora;vc está mais pra bater papo na esquina do q comentar assuntos q vão mais além do futebol.

  • Rod

    Tudo desse estádio é ruím.
    O acento é horroroso, a visão do campo é de chorar (sem falar na pista de atletismo que deixa você a kilômetros de distância), a acústica não existe (a torcida não consegue cantar a mesma coisa no mesmo momento), o gramado é pior do que o meu jardim, etc etc etc. Isso sem mencionar o deslocamento para chegar lá e voltar para casa (uma m…a), o lugar/bairro aonde fica, e ate mesmo a estética do estádio (inacabado – não tema cabamento), ele é feio.

    Não vejo a hora do maracanã voltar e eu poder frequentar estádio de futebol novamente. Pretendo, se Deus quiser, “NUNCA MAIS” voltar ao Engenhão. Enquanto isso, colaboro com o pay-per-view mesmo do meu sofá, pois da de 1000-à-0 nesse estádio. Ele deveria ser demolido…

    Saudações Rubro-Negras.

  • FOGAO IRAJA

    O PROBLEMA DO ENGENHAO NA VERDADE É DOR DE COTOVELO DESSA IMPRENSA MARRONSISTA E FLAMENGUISTA, PORQUE SE O ESTADIO ESTIVESSE SENDO ADMINISTRADO PELO MENGUIM ELE SERIA OTIMO, SENAO VEJAMOS, O QUE O MARACANA TEM DEMAIS QUE O ENGENHAO NAO TEM? APENAS O METRO NA PORTA, PORQUE TIRANDO A AVENIDA PRESIDENTE CASTELO BRANCO (RADIAL LESTE), TODAS AS RUAS NO ENTORNO DO MARACANA SAO ESTREITAS TAMBEM E ESTACIONAMENTO SE NAO FOSSE O DA UERJ NAO SEI NAO, NO ENGENHAO TEMOS A LINHA AMARELA A SUBURBANA A ARQUIAS CORDEIRO A AMARO CAVALCANTE TREM NA PORTA E ESTACIONAMENTO NO ESTADIO E NO NORTE SHOPPING, ENTAO NAO É MUITO DIFERENTE DO MARACANA NAO, SÓ FALAM MAL PORQUE É DO BOTAFOGO.

  • Julio Cesar

    O que falta é time forte pra disputar titulo pro Botafogo, toda vez que o Botafogo ficou bem na tabela o estadio teve bons publicos, vide meados do Campeonato de 2010 e 2011, e até quando disputou pra não cair, teve grandes publicos, o que não pode é todo ano ficar na zona neutra da tabela, eu raramente vejo a Vila Belmiro lotada todo jogo, o Morumbi raramente dá mais de 15 mil pessoas. Bota time competitivo que a torcida comparece, pode jogar em marte.

  • Thiago Xavier

    Tironi,

    Na minha opnião pra ser jornalista devemos antes confirmar,analisar e principalmente saber o que estamos falando. Quando você diz que o Flamengo e Fluminsense pularam fora vc mente descaradamente para dar credibilidade a sua informação. Isso por que o Flamengo mostrou um interesse público pelo estádio e o Fluminense participou da licitação mas perdeu. Então caro Tironi,seja mais profissional e escreva a verdade. O engenhão não é e não vai ser um elefante branco porque o Botafogo não vai mandar apenas os seus jogos mas também os seus clássicos quando o mando lhe pertencer. E ISSO CARO AMIGO É CONFIRMAÇÃO DE UMA INFORMAÇÃO NÃO É MENTIRA!!!!!!!

  • NESTE PAIS SE FAS COISA E NAO SE VEREFICAM QUEM CONHECE O FUTEBOL E NAO E ENGENHEIRO QUE CONHECE ESTA PORRA DEPOIS QUE SE GASTE AI ALGUEM COM MUITA SAFADESA LEVA SUA COMIÇAO E SEU PAIS QUE SE FODA NE FORA POILITOCS E DIRETORES DESTE PAIS TAO BRASILEIRO FORA COM ESTA SAFADESA JA VAMOS COLOCAR RECEITA FEDERAL E O MP PARA VER AS CONTAS DA PESSOAS QUE PARTICIPAM DESTA COMIÇAO DE SAFADOS E COLOCAS NA CADEIA JA

  • Benja de Floripa

    E você esquece que o engenhão vai ser o principal palco das Olimpíadas de 2016,o estadio vai passar por reformas,ampliado para 60 mil,e será feito todo um trabalho de estrutura e modernização do acesso e em torno do estadio,acho que faltou pesquisar e falar sobre esse detalhe.

  • ricardo

    Acredito que, jogar no Maracanã vai ficar muito caro para os clubes que preferirão jogar no Engenhão. Nesse caso, o Maracanã é que vai virar um elefante branco!

  • Loco

    esqueceu das olimpíadas em 2016 e o Engenhão é o estádio olímpico.

  • Thiago Guedes

    Caro amigo, o engenhão continuará sendo o estádio do FOGÃO simples assim!!! o florminense tentou levar mais não conseguiu e o estádio é do FOGÃO. Vcs constumam tentar prejudicar o botafogo… mais o estádio é bom, não está sempre cheio pq o botafogo não está bem, tem um elenco mal montado ( cheio de meias e sem atacantes e zagueiros ), tem um técnico ruim e uma diretoria fraca….por isso o engenhão não enche. e em shows o engenhão esta sempre lotado, o resto é desculpinha de torcedores de outros times que não tem estádio e de imprensa que tenta de todas as formas derrubar um clube que vai administrar o estádio por 30 anos e fez um excelente negócio aí a imprensa quer da a impressão de que o clube fez um péssimo negocio.

  • Marcos

    Desafio a divulgarem a media de publico no Estadio do Maracana antes do fechamento e provarem que era melhor que a do Engenhao.
    O motivo eh outro, falta de seguranca, ingressos caros, etc. Concordo que faz-se mister uma sonora melhora no entorno do estadio, mas a verdade eh que o Maracana estava entregue aos espacos vazios tambem.

  • Rubens

    *desculpa

  • Rubens

    engraçado, as bambetes sempre reclamam do acesso ao engenhão, mas no ultimo jogo em são januário, o mesmo ficou as moscas. Qual a disculpa agora?

  • Marcos

    Demorar duas horas para sair do estacionamento do
    Engenhao eh um absurdo. Na ala Oeste do estadio tem uma obra que ja dura meses e o transito de torcedores e carros eh um absurdo.
    O Botafogo tem tudo para fazer do Engenhao o seu estadio e quando todos esses jogos diminuirem tem tudo para o estadio ter um gramado de primeiro mundo.
    Agora, nao adianta ter estadio bonito,excelente marketing, se os dirigentes continuam fazendo suas lambancas no planejamento.
    Nao adianta culparem a torcida. O ingresso eh muito alto e o futebol muito baixo nivel. Apesar disso, as estatisticas apontam a torcida do Botafogo liderando as bilheterias no campeonato brasileiro entre os clubes do Rio.
    A memoria de todos, inclusive jornalistas, eh muito curta. Ateh parece que a frequencia do torcedor no Maracana era uma coisa de outro mundo. O publico eh pequeno com ou sem Maracana e a culpa nao eh totalmente do Engenhao. Se o Flamengo tivesse arrendado esse estadio todos iriam dizer que era o melhor estadio do Brasil, de primeiro mundo, etc.

  • BOM DIA

    O QUE NÃO PODE É O BOTAFOGO NESTA ALTURA DO CAMPEONATO, COLOCAR SHOWS NO GRAMADO.
    MESMO SABENDO QUE GERA RECEITA CLUBE VAI PIORAR O ESTADO DO GRAMADO.
    TUDO PORQUE NÃO DARÁ TEMPO DE MUDAR ESTE GRAMADO A TEMPO.

  • RAUL LAUAR

    VC.COM CERTEZA TORCE CONTRA O BOTAFOGO,E ALÉM DO MAIS NÃO É CARIOCA;E SOBRETUDO DESINFORMADO OU POUCO CAPRICHOSO,NA PROFISSÃO QUE ESCOLHEU PARA GANHAR À VIDA.
    O FLUMINENSE DISPUTOU COM O BOTAFOGO A CESSÃO DO ESTÁDIO:SÓ ACHA DIFICIL CHEGAR AO ENGENHÃO,QUEM NÃO É CARIOCA OU CONHECE COMO VC.PORÉM TEM MÁ VONTADE;QUEM NÃO CONHECE,O NORTE SHOPPING?QUEM NÃO CONHECE A LINHA AMARELA?AV.SUBURBANA,24 DE MAIO,RUA GOIÁS?QUAL O LOCAL MAIS PERTO DE SE CHEGAR VOLTA REDONDA,MACAÉ OU NO ENGENHÃO?QUAL LOCAL É MAIS SEGURO,SÃO JANUARIO OU ENGENHÃO (NÃO ESQUEÇA DA BARREIRA DO VASCO)?QUAL O ESTÁDIO MAIS MODERNO E SEGURO?E POR FIM QUAL FOI A CONTRATAÇÃO MAIS IMPORTANTE DO FUTEBOL CARIOCA RECENTEMENTE?COM CERTEZA, A RESPOSTA SERÁ ADRIANO,WENDELL OU JEAN,POIS É AMIGO JÁ DIZIA MINHA AVÓ:A INVEJA É UMA MERDA.

  • Ah!! cala a boca tirone..
    primeiro era o botafogo que não enche o engengenhão.. hoje o florminense, disputando a pontA, não enche.. a urubuzada , muito menos.. o vasco lota são januario( lota???/) 10 mil pessoas??
    o preço do ingresso está indigesto e convenhamos amigos… uma tv de 42 polegadas.. cerveja e muito…muito conforto..imagens de todos os angulos, não tem engenhão nem maracanã pra competir com isso!!
    e tirone, concordo com o alcides, futebol elitizado, preço elitizado, estádio VAZIO .. ou voce acha que a elite é capaz de lotar algum estádio??? SÓ O DO VASCO.. E OLHE LÁ!!

    ABRAÇOS

  • Rene

    Não concordo… Se for assim como vc fala, depois que o maracana ficar pronto, o gramado do engenhao vai melhorar, o Botafogo vai ter mais tempo de planejamento somente para o clube, nao tera que se preocupar com os outros… o fato do engenhao estar assim sem muita atençao é justamente o fato do marana estar em obras… Fla e Flu nao tem campo direito nem para treinar, e vc disse que eles pularam fora…???… vc é que está por fora….rsrsrs… procure notas da época de concessão pra vc ler e ficar mais informado no assunto… só o vasco nao precisava do engenhão, e o botafogo e o caio martins sempre formaram uma boa dupla, então se nao quisesse, tbm tinha pulado fora como vc disse dos outros….mas escolheram o Botafogo pela história, tradição e não ter o rabo preso com ninguém, ou seja, ética esportiva. Pergunta o Muricy Ramalho sobre as condições de trabalho no flu, pra ver que lindo é o CT deles…….. E o fla, vai na prefeitura do rio e pergunta sobre o fla….rsrsrs… a ficha é mais suja que pau de galinheiro ( ou urubu…??.. )
    rsrsrsrs… O pior é a inveja do jornalismo nacional que sempre defendeu interesse particular, ainda mais os jornalistas esportivos como tantos no radio, na tv, e agora na internet… Inveja, incompetência, falta de ética e puro interesse………kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • José Macedo

    O problema não é só o gramado, os horários são ruins, o transporte público ficou pior que antes, a segurança pública piorou (falta segurança para o torcedor fora do estádio), os ingressos são caros, o sol, o sol também atrapalha no lado oposto as cabines de rádio do maraca, outro problema é que aqui os clubes de menor rendimento têm estádio, os grandes exceto o Vasco e hoje o Botafogo que arrendou o Estádio Olímpico, Flu e Fla não tem estádio com a desculpa de que o maraca é deles e com isso desviar dinheiro dos cofres do clube, eu acho legal a maior torcida do país não ter estádio e a torcida da elite carioca (bâmbis) também não tem estádio, na Europa todos os clubes tem seus estádio (minto) – na Itália o Estádio de Milão não é dos clubes é arrendado por Inter e Milan como o Bota quis fazer com o Flu e ninguém fala nada. Falando de gramado de uma olhada nos filmes de jogos da década de oitenta e noventa e vê se o gramada do maraca era melhor que o de hoje no Stádium Rio, Valeu amigo.

  • Edu Machado

    CORREÇÃO AO TAL DO FOGÃO SADIO. QUEM VEM RECLAMANDO DO GRAMADO, É A TURMA DO FLORMINENC

    OUTRA, ENGENHÃO SÓ ESTÁ ARRENDADO KKK.

    3 – ADIANTOU TIRAREM OS JOGOS DO ENGENHÃO? O GRAMADO AINDA TÁ UMA MERDA E JÁ SAIU QUE FIZERAM O PLANTIO ERRADO

    E PRA FINALIZAR, FALAM MAL PQ TÁ MAL MESMO, NÃO É QUESTÃO DE SER DE CLUBE A OU B. PERGUNTE A QUALQUER UM SOBRE TODAS AS QUESTÕES ENVOLVENDO ENGENHÃO

    E 1 COISA É QUERER FALAR DE SHOW QUE MUDA SEMPRE, O PUBLICO MUDA, E É SEMPRE 1 ARTISTA DIFERENTE E OUTRA É FALAR DE FUTEBOL, QUE A GRANDE PARTE É DE PESSOAS QUE VÃO VÁRIAS VEZES. PRA VC IR 1 VEZ SÓ, DÁ PRA CONTORNAR, AGORA IR TD QUARTA/QUINTA/SABADO/DOMINGO NÃO TEM COMO, AINDA MAIS PARA O TRABALHADOR COMUM E AINDA POR CIMA COM OS INGRESSOS “BARATOS” NÉ?

  • Edu Machado

    CHUPA TRICOFLORES FORAGIDAS DA PARADA GAY! O MARACA É DO FLAMENGO!

    FLORMERDENC NUNCA CONSEGUIU ENCHER O MARACA, JÁ PERDEU EM TORCIDA ATÉ PRO CU – RINTIA DENTRO DO MARACA HAHAHA!

    FLAMENGO E EBX JÁ FECHARAM PRA CONCORRER A LICITAÇÃO DO MARACANÃ, E VAI PERGUNTAR EM QUALQUER LUGAR QUE DIZ QUE NÃO TEM COMO PEGAR A ADMINISTRAÇÃO DO MARACANÃ SEM O FLAMENGO.

    O FLOR N BOTA TORCIDA, O TIME LÁ NO ALTO E O FLA EM CRISE E MSM ASSIM O MENGÃO BOTA MAIS TORCIDA.

    TIME DE CUZÃO SEM TITULO! CADÊ O TITULO INTERNACIONAL DAS FLORES? N VALE AQUELE TITULO FAKE LÁ DO TEMPO EM QUE JUDAS AINDA TINHA BOTAS NÃO HEIN.

    E O FOGUINHO N TINHA TORCIDA NEM NA ÉPOCA DO MARACA, VAI TER AGORA NO VAZIÃO? NEVER. VAI SER ELEFANTE BRANCO

    E OLHA O MAIS ENGRAÇADO, LÁ NO INDEPENDÊNCIA TEM 3 TIMES JOGANDO LÁ, E 1 DELES AINDA USA O CAMPO PRA TREINAR E O GRAMADO NÃO TÁ RUIM IGUAL AO DO VAZIÃO.

    NO MAIS, CHUPA ARCOIRIZADA! FIQUEM AI MORRENDO DE INVEJA HAHAHA!

    ENQUANTO VCS PASSAM AS SUAS VIDAS INVEJANDO A GENTE, VCS PRA NÓS É COMO SE NÃO EXISTISSEM.

    JOGAR CONTRA VCS OU CONTRA O IBIS É A MSM MERDA, É IGUAL GANHAR DE QUALQUER UM

    E PRA FINALIZAR

    WHISKY 12 ANOS MADE IN GENERAL SEVERIANO TÁ ENVELHECENDO, PARABÉNS FOGUINHO

  • Arnaldo

    Eo maracana novinho em folha, administrado por alguma empresa privada, será que vai abrir para framengo e americano? framengo e boa vista? Lembre que a adiministração não será mais da suderj, que por ser do governo absorvia qualquer prejuizo, tanto fazia ter mil como 80 mil, se der prejuizo o estado assumia. Agora não, será interessante abrir esse gigante morderno novo em folha, com a mais alta tecnologia para jogo de framengo e americano? E o Botafogo por ter seu estádio vai mandar seus classicos lá obvio com serteza e vai ao marana com mando do fra e fru. Seu pensamento deveria enaltecer o botafogo por ter assumido um estadio que ninguem quis.O botafogo não deixou que o dinheiro dos contribuintes virasse lixo. Que tal voce dar idéias ao botafogo para incrementar o engenhão? Não seria mais contrutivo de sua parte.

  • Tarsis

    Na minha opiniao, o engenhao nunca cairá no gosto do povo carioca. simples assim. E nao é apenas por conta de acesso, entorno, entre outros como dizem. O fato é que o povo acostumou-se a ir no maracana, é tradicional, costume, e nao quer perder essa tradiçao, nem se quer cogita a ir em outro estadio.

  • ROBSON MELO DE AZEVEDO

    Em certas ocasiões quando não houver certesas, fiques mudo .

  • Alexandre Henrique

    Rafael de Paula,
    O jornalista não está desinformado! O Fluminense desistiu encima da hora e não participou da licitação direcionada pelo ex-prefeito botafoguense.
    Saudações tricolores!

  • Marco Aurelio

    Primeiro, com certeza, o atual público que frequenta os estádios e pode pagar R$ 60,00 por entrada(fora os transportes, alimentação, companhia, etc…) realmente não gosta de pegar trem. Prefere o Maracanã. Vejo a localização como o maior impeditivo em razão da classe social que atualmente frequenta os estádios…sol, distância do gramado por causa da pista de atletismo(aliás, lá de cima o Maracanã também tem o campo bem distante), trem/metrô, ruas estreitas, nada disso assusta o povão. Talvez os poucos ônibus, apenas.
    Porém, o Maracanã também terá problemas. Deverá ter ingressos talvez até mais caros e é mais caro o custo para abrir para um jogo.
    Suspeito até que, no futuro, depois da Copa/Olimpíadas, alguns clubes prefiram jogar no Engenhão, ou até em campos menores, com menor custo. Porque, pelo menos no Rio, o público que atualmente vai, só quer ir na boa, nos grandes jogos e decisões.
    Parece que estão fazendo melhorias no acesso. A questão do gramado seria estrutural, questão de sol, essas coisas. Mas, existem soluções para isso.
    Não dou como morto o Engenhão, não…menor que o Maraca, com menor custo…pode ser uma opção para jogos médios.

  • Charles

    Fluminense participou sim da licitação……..só não preencheu todos os requisitos e por isso nem disputa teve com o Botafogo.

    Flamengo também tentou , eu disse tentou………..porque o menguinho não tinha documentação alguma prá participar.

    O mau do urubu……….é achar que o papagaio tá morto!!!

    O problema do mau jornalista , é achar que todo torcedor não tem memória.

    Antes de escrever bobagem………….pense bem amigo!!!

  • guto

    1) Flamengo e fluminense nao pularam fora…. eles queriam, mas nao tinham condições de participar da licitação, jamais conseguiriam.. mas queriam

    2) o acordo foi de 20 anos

  • João Luiz

    Tirone, já fui muitas vezes ao Engenhão e posso falar: o estádio só não “pegou” por IMPLICÂNCIA! A maioria dos motivos que as pessoas dão para criticar o estádio são, na verdade, críticas infundadas, baseadas pura e simplesmente em dois motivos: implicância e comodismo. O Engenhão tem acesso tão fácil quanto o Maracanã, fica, de carro, quase a mesma distância, tem acesso através de trem (que, por sua vez, é interligado ao metrô). Para quem vai de carro, existe muito mais lugar para se estacionar do que no Maracanã (onde é proibido parar nas ruas, o estacionamento é minúsculo e a única opção é a UERJ, que, em jogos mais concorridos, se torna um verdadeiro inferno, e isso SE o estacionamento estiver aberto). As torcidas ficam com essa pinimba do estádio ser do Botafogo e colocam mil e um problemas. O Engenhão não enche por um motivo: torcida carioca não vai se o time não estiver bem. Criou-se, de repente, esse mito de que o Maracanã lotava toda rodada. Há 4, 5 anos atrás, quando um ingresso custava 20 reais até podia ser. Hoje, com o ingresso a 60, não é mais o caso. Cansei de ver o Flamengo jogar para 4 mil pessoas, o Fluminense para 8, clássicos com 20 mil. Quando os times estão bem, pode ver se não tem 42 mil pessoas todo dia no Engenhão. É impressionante a capacidade de se criar fatos em cima de memória curta e falta de observação. É o mesmo discurso que repete dia após dia que a torcida do Botafogo é uma vergonha e não comparece ao estádio, quando tem a melhor média de público dos times do Rio!

    O mais impressionante mesmo é ver chamarem um estádio que está sendo e continuará sendo plenamente usado de ‘elefante branco’. Um elefante branco que abre duas, três vezes por semana? E vai continuar abrindo, mesmo quando tiver só o Botafogo para jogar lá. Por acaso essas críticas de mau uso existem em relação ao Morumbi? Ao Beira-Rio? Só um time joga lá, salvo em casos especiais. Até o Itaquerão, que está sendo erguido ESPECIALMENTE para o Corinthians (diferentemente do Engenhão, que teve um processo de licitação do qual os outros clubes cariocas não quiseram participar), não vejo ninguém colocando esse risco de elefante branco quando ele abrir apenas para jogos de UM time. O Engenhão, lembro, ainda será palco das Olimpíadas de 2016, como foi dos Jogos Mundiais Militares, e de outros eventos esportivos no futuro. Shows continuarão acontecendo. Elefante branco? A superfaturação absurda do estádio não tem nada a ver com o que vem sendo feito agora.

    Que elefante branco?

  • Paulo

    O gramado está ruim por 2 motivos: erro do projeto ao não se preocupar com a posição do sol e excesso de jogos. Não esqueçam que TODOS os jogos do Botafogo, Flavela, Unimed FC e todos os clássicos são jogados lá, ou seja, jogos todas as quartas e domingos e muitas vezes nos sábados também. Em SP dividem entre Morumbi, Pacaembú e Barueri. Assim não há gramado que aguente!
    Agora, o Maraca ficando pronto essa corja sai de perto, o gramado fica bom e não arrebentam mais as cadeiras do estádio. E que essas tranqueiras paguem os custos do Maraca, pois estamos cansados de subsidiar quem não tem estádio!!!

  • Thiago Affonso

    Concordo que o entorno e acesso não colaboram, mas não significa que o Engenhão não sobreviva, por um simples fato que QUALQUER JORNALISTA SABE: o estádio vai ser usado nas Olimpíadas!

    Ou seja, vão ter que resolver este problema como já estão começando a fazer (se vão concluir a tempo, não se sabe) e outra, o estádio vai ser ampliado, portanto, se hoje já comporta clássicos, não há porque o Botafogo levar para o Maracana, fora que sua torcida não vai aceitar isso.

    Não sei, mas o tópico levantado pelo jornalista pareceu mais inveja flamenguista do que algo sério!

  • Júlio

    Agora vc tá dando uma de mãe dinah ??? Quem sabe o q será do maracanã qdo reabrir ? será q 2 anos após a rerereabertura não será preciso uma nova obra de modernização ????

  • André

    Ao ver a farra feita para o Túlio, vejo o quanto o Botafogo é pequeno!.. O Engenhão é muito grande para o time… O time deveria ter arrendado um campo (não estádio!) do seu tamanho. Rua Bariri ou Moça bonita talvez…
    Além do mais, estádio que tem nome de ladrão, já nasce predestinado a dar errado!..

  • Ricardo

    Boa noite Tironi,q comentário destituído de conteúdo e reflexão,claro q melhorias são necessárias e administração também mas é perfeitamente possível pois o Botafogo mandará seus jogos lá e manterá os shows quando não há essas reclamações q vc exalta. Uma pena….

  • Qta bobagem!!! Fluminense e Framengo queriam o Engenhão mas não tinham o CNPJ limpo, tinham e ainda tem o nome sujo na praça, seja a nível municipal, estadual ou federal. Os mulambos e os bambis do Rio se mordem de inveja e dizem que o estádio não é do Glorioso, bem, eu sempre respondo que nos próximos 60 anos será com certeza e esses invejosos morrerão, seus filhos morrerão e seus netos que estiverem vivos saberão que o estádio é do Fogão.
    Quando o Maracanã voltar, os mulambos e os flugays deverão ser co-responsáveis pelo estádio, se até lá, tiverem dinheiro e nome limpo para tal, e os jogos com o mando de campo alvinegro será, obviamente,no Engenhão. Os invejosos falam do local, das dificuldades de se chegar até lá e outras bobagens que só refletem a inveja de quem não um estádio para jogar…porque os shows estão sempre lotados??? Nos shows vão os mulambentos e os bambis do Rio, estes, aliás, além de não terem campo e ct, ainda não tem time, pois se a Unimed parar de lavar dinheiro com eles só vai restar fechar as portas!!

  • Tricolor Carioca

    Em relação ao comentário de outro leitor… O Fluminense desistiu e não entrou em leilão nenhum com o Botafogo. Salvo engano de minha parte, o Enchenão foi praticamente cedido ao Botafogo que paga um aluguel de apenas 30 mil à prefeitura. Imagino eu que este valor ridículo não fosse nenhum empecílio para ganhar licitação. Vão dizer que o gasto de manutenção é o que conta..Tô vendo que estão gastando pra cacete em manutenção se até para aparar a grama eles devem usar meia dúzia de cabrito ali para fazer o trabalho sujo.rs O Engenheiro que cuida do gramado é um incompetente , isto sim.

  • Tricolor Carioca

    Simples, você já até respondeu: Um elefante branco! Para inicio de conversa, o Engenhão não é um estádio feito para futebol. Como em diversos estádios , ele é dividido em setores. Os setores norte e sul são ridículos para quem quer ver um jogo de futebol. Visualmente, nota-se que que têm uns 50 ou 60 metros de distância entre a linha de fundo e a arquibancada destes setores. São setores baixos e nunca fui neles , mas não acredito que alguém consiga ter uma visão descente dali. Os outros setores também ficam muito distantes do campo e o estádio é vazado nas extremidades de forma que mesmo lotado , não se ouve a própria torcida do outro lado. Pela televisão, note que praticamente não se ouve a torcida cantando.Uma parte da torcida canta uma parte de uma de suas músicas e do outro lado totalmente sem sincronia os caras cantam outro pedaço.É hilário. Um estádio de futebol tem que ter vida para que a torcida faça sua parte. Aquela bosta é campo neutro onde o adversário não sente pressão nenhuma porque nem dá para ouvir a torcida.Ah! Aliado a isto inventam uns horários de sábado 21:00h para satisfazer a televisão e acabam acostumando o povo a não ir mesmo.

  • raito

    o bota fogo deve mandar seus classicos no engenhão do mesmo geito que o vasco quando tiver são januario reformado irá mandar os classicos lá.

  • Michel

    A informacao do texto esta certa, o fluminense pulou fora da licitacao, o senhor Rafael esta equivocado.

  • Fabrício

    Os motivos da evasão da torcida vão além de localização do estádio. É mais complexo que isso e acredito que, embora melhore, mesmo o Maracanã não reverterá a situação. Poucos se dão conta, que o meio do futebol (através das federações, direções dos clubes, imprensa – que endossa boa parte das decisões) tem sistematicamente afastado do estádio o torcedor das classes mais baixas, o torcedor que tinha o hábito – há 10 anos – de frequentar o estádio a cada rodada em favorecimento do torcedor das classes mais altas, cuja presença nos estádios é bem pouco frequente. Eu mesmo tenho amigos que tinham o costume de estar sempre nos jogos do time que torcem e abandonaram a prática. Era gente que ia ao estádio por gostar de ir ao estádio, por curtir o ambiente, a atmosfera, mesmo em jogos de pouco apelo. O torcedor que foi “escolhido” para estar lá agora, que pode e vai gastar R$200, talvez R$300, só quer ir ao estádio quando o time estiver bem, quando for erguer uma taça. É gente que nunca teve a cultura dos estádios. Eu sinto tristeza pelos nossos clubes. Fizeram uma escolha que cobrará seu preço lá na frente, e será caro. Tenho pena daqueles que cresceram em estádios, sendo levados, semana após semana pelo pai, pelo avô ou mesmo por um amigo, qua nunca mais poderão ter isso. Enquanto isso, segue a vergonha de ver entidades que já se apresentaram pra mais de centenas de milhares, quebrando recordes melancólicos de pouca audiência.

  • Thiago

    O engenhão estará fadado ao fracasso se não houver uma modernização do entorno e uma melhora no acesso. A Nação rubro negra está espalhada por todo o estado do RJ, e só há duas maneiras de chegar lá, via metrô ou linha amarela. Eu que vou de niteroi perco muito tempo, e fico inseguro de ir, pois o entorno do estádio é pequeno, é uma área residencial, não tem nada ! Acho que um investimento no entorno seria melhor do que perder os 370 milhões investidos no estádio !

    Abraços e saudações rubro negras !

  • Posso até concordar com várias coisas que você postou, mas discordo sobre o futuro dos classicos.
    O BOTAFOGO tem de mandar seus jogos no Engenhão, sejam clasicos ou não.
    Jogos com framengu ou flôrminense que tenha o mando destes que sejam jogados no maracanã, os que tenham mando do BOTAFOGO tem de ser no Engenhão.
    Se a diretoria aceitar algo diferente disso, vai assinar atestado de burrice (mais um) e confirmar que esse grande clube está se tornando pequeno.

  • Rafael de Paula

    Uma correção: Fluminense participou da licitação e não levou. Todo jornalista deve ter muito cuidado com as informações que divulga.

  • Goiásfogo

    SE ESSA DIRETORIA DE INCOMPETENTES NÃO DÁ CONTA DE ADMINISTRAR O TIME, CONTRATAR JOGADORES RAZOÁVEIS, SÓ TRAZE, TRANQUEIRAS UM BANDO DE PERNAS-DE-PAU, E NEM TÉCNICO QUE PRESTE CONSEGUE TRAZER PRO CLUBE, OU SÃO TOTALMENTE IGNORANTES EM FUTEBOL OU SÃO MUITO MAU INTENCIONADOS. ENTÃO O QUE SE ESPERAR DESSES MALARRUMADOS ADMINISTRANDO UM ESTÁDIO DE FUTEBOL, SÓ BAGACEIRA MESMO, VÃO DETONAR O ESTÁDIO, POIS NEM O NOME DE UM BOTAFOGUENSE RESPEITADO CONSEGUEM COLOCAR NO ESTÁDIO, ELE SE CHAMA JOÃO HAVELANGE, OUTRA GRANDE ROUBADA, UM CANALHA LADRÃO INTERNACIONALMENTE CONHECIDO, E OS MALACAFENTOS DIRIGENTES ALVINEGROS NEM MOVEM UMA PALHA PRA MUDAR ESSE NOME QUE SOA COMO PALAVRÃO.
    MAIS UMA DESSE ANTI-BOTAFOGUENSES.

  • Tiago

    Ai o foguinho acaba! Rapaz, quando o MARACA voltar, que é o estadio do FLUZÃO, que alimenta o pequeno botafogo e também o menguinho que dá uma graninha pro foguinho, o Engenhão vai a felencia! Da-lhe FLUZÃO TETRA!

  • Alcides Lucena

    Olá Tironi, boa tarde amigos!

    Acredito que irá manter-se e com as obras que estão sendo realizadas (viaduto de acesso) irá até beneficiar aos torcedores que frequentam. Não sabemos qual será o custo do Maracanã e nem quem irá administra-lo pode ser dependendo de quem irá administrar que o Maracanã venha apenas receber 5 ou 10 jogos de futebol por ano……? então é muito cedo prever qualquer sepultamento de Engenhão para o futuro.
    O Futebol brasileiro aos poucos está se elitizando com ingressos que não condizem com o padrão da maioria de sua população. então mesmo que o maracanã venha reabrir ao futebol para o povo fluminense e se por acaso manter a atual política futebolística as rendas serão cada vez menores sejam no Maracanã ou Engenhão.

    PS.: por que nos shows o Engenhão está sempre lotado e ninguém reclama da falta de transporte nem da acústica do estádio?

  • Fogão sadio

    parece q a torcida do flu lotará tds os jgs, fique frio Tironi. Pow Tironi, discordo d vc: qdo o maracanã voltar, fla-flu jogará lá e se eu fosse dirigente do BFR, qdo o mando d campo fosse meu, os clássicos seriam no Engenhão. Pronto! O Engenhão foi uma grande aquisição na época do bebeto de freitas e graças a ele, o BFR já conseguiu bons negócios. A mídia carioca fala mal do Engenhão pq ele é do BFR; se fosse do flamengo, seria o melhor estádio do RJ. Não tem jeito, a mídia não gosta do BFR e isso é claro. Podem negar, mas é verdade……………

    fla e flu deveriam agradecer q tem o engenhão, senão jogariam na rua bariri…………….
    E outra: eu se fosse dirigente do BFR, JAMAIS alugaria o Engenhão p/ dupa fla-flu, só criticam. Pq q ainda jogam la então?

  • o fim se num cuidarem dele, porque o gramado do estádio do botafogo é horrível
    e num tem nenhuma condições de nenhum time jogar lá, primeiro o gramado tem que estar em condições pra pode algum time jogar lá, porque senão vários jogadores serão provavelmente lesionado jogado nesse gramado, diretoria do foguinho tomem alguma providência sobre isso pelo amor deus, e mais por isso que os o flamengo estar mandando os seus jogos em outro estádio porque o gramado do botafogo é pior do que o gramado do campo que tem aqui perto de casa que é outra porcaria que nem o do bota infelizmente, e mais todos os times do rio nunca mais deve jogar lá, porque com o gramado assim só prejudicam os jogadores do seus times.

MaisRecentes

É “mimimi” ou tem preconceito?



Continue Lendo

O clássico esvaziado e o golpe da CBF



Continue Lendo

Mimimi ou verdadeiro?



Continue Lendo