Problema técnico do Fla não é só Joel



O fogo aumenta na frigideira em que se encontra Joel Santana. A cada rodada a palavra demissão é ouvida mais alto. Agora que há técnicos desempregados no mercado (caso mais evidente o de Dorival Júnior), a temperatura aumenta mais.

Joel não conseguiu dar um padrão ao time desde que assumiu o lugar de Luxemburgo. Teve mais tempo sem jogos para preparar a equipe. O que se vê em campo é menos do que se esperava. Tudo verdade.

Mas o comandante rubro-negro, que comandou o time pela 200a vez contra o Cruzeiro não é culpado de tudo. E, só por hoje, vamos esquecer a balburdia fora de campo do clube que, óbvio, atrapalha e muito.

Concentre-se dentro de campo: alguns jogadores estão rendendo muito menos do que se esperava. Ibson ainda não fez uma grande partida desde que saiu do Santos e chegou à Gávea. Neste domingo, mais uma vez foi mal. Vagner Love encara jejum de gols surpreendente e perde gols fáceis, como alguns ontem.Leo Moura, que acabou de voltar de contusão, ainda está devendo, o que é até compreensível. Ibson, Love e Leo Moura só “só” os três principais jogadores do time.

Joel é colocado em xeque quando escala Adryan no ataque em vez de no meio ou quando utiliza pouco outros jovens da base. Mas alguns medalhões que deveriam aparecer no momento difícil estão sumidos.



  • Gabriel

    Neste evidente dilema que vive o flamengo a diretoria deveria fazer como o são paulo fez em outras épocas… buscar jogadores de bom nível e que não sejam necessários investimentos mirabolantes em multas rescisórias… E 2 bons exemplos de atletas que desempenhariam um papel importante na equipe são Roger (ex-Cruzeiro) e Liédson… Roger é um 10 clássico… bom nos passes, em cobranças de faltas, visão de jogo acima da média e a experiencia de ter conquistado títulos importantes em clubes de expressão!! Joga contra ele o dinamismo do jogo que já não é mais o mesmo… mas pra quem tentou Riquelme, Roger seria uma bela solução… mesmo tendo um estilo que cadencia mais o jogo… E Liédson poderia servir para compensar a “lentidão” do jogo de Roger criando assim um ataque veloz e de altíssimo nível… Podem dizer que o salário desses atletas é muito alto para atletas acima dos 30 anos, verdade, mas qualquer outro atleta necessitará de investimento em multa rescisória e alto salário também. E por fim caso Adriano realmente consolide sua recuperação e volte a atuar como em 2009… Formariamos então uma equipe compacta e de ataque muito perigoso: P.Victor;Léo Moura, Gonzales, Wellinton (ou Airton) e Ramon; Luiz Antônio, Ibson e Roger; Vágner Love, Adriano e Liédson. E assim criariamos tempo para desenvolvimento dos garotos da base e teriamos opções razoáveis no banco de reservas.

  • santos

    o flamengo so tera conserto se o tecnico Dorival tiver coragem de colocar Vagner love e Renato no banco ,estes dois são os principais problemas no momento do flamengo ,eles não estão acertando nada, e Vagner love so cai, o cara e se jogando o tempo todo, e renovar com os novos jogadores do elenco.

  • Elio Larese

    O Father Joel nunca devia ter sido nem cogitado, mas essa diretoria do Flamengo estava jogando o RG pra baixo do Tapete, resolveu assumir o Calote da Traffic e então resolveram que o Father Joel era Expert em Libertadores, o que se viu foi que ele conseguiu afundar o Flamengo no Carioca e na Libertadores, continuaram dando corda até que ele finalmente se enforcasse, dizendo pro Zinho:- Eu sou um Gênio, tirei aquele Moleque Adryan, agora vamos reagir!

  • sandrofla

    Estatuto equivocado onde 6 frentes tem o mesmo poder;
    Diretoria que não respeita seus ídolos;
    Bem vindo ao Flamengo!

  • O Flamengo virou um verdadeiro celeiro de incomptencia e a principal responsavel por este quadro chama se OMISSA AMORIM, como nadadora não era grandes coisas, como vereadora nao fez nada durante o seu mandato como e a sua especialidade nadar,como Presidente do Flamengo chegou ao auge da incompetencia e da omissão se escondendo atras de pessoas tão incapazes quanto ela, agora o esclhido da vez e o Zinho que ta cortando um dobrado para resolver os pepinos que pipocam toda hora.

    Culpar e demitir o Joel é mole quero ver todos os dirigentes entregarem os seus cargos.

  • carlos

    O problema foi trazer o JOEL,o cara teve um mes e onze rodadas,nove jogando um vez por semana e o time nao tem padrao nenhum,fora o mico da libertadores.O outra coisa, nos ultimos trinta anos quando foi que o flamengo teve dirigentes competente.

  • celso

    Mais um pro FLASERASA, O Clube do Calote esta com a lista de credores crescendo. Joel se deu bem, Afinal vai embolsar R$ 2 milhões. Se vai receber não sei,
    Entenderam o porque o Riquelme não quis vir? Ele sempre recebeu e aqui ia levar Calote.

  • Alex

    Caramba Jean Bernard você deveria ser comentarista esportivo ou presidente do Flamengo .. está corretíssimo, parabéns pelas palavras. Infelizmente as pessoas que estão lá dentro não enxergam – ou fingem não enxergar – a grande m… que é não saber administrar o maior clube de futebol do Brasil, Patrícia Amorim amadora em todos os sentidos não manda em nada, o clube tá cheio de gente fazendo política e realmente deixar líder de torcida organizada mandar no clube é fim da picada .. é o cúmulo do amadorismo e do vexame, esse ano vamos ter que aturar os porcarias dos vascaínos chamando a gente de Segunda Divisão … tudo por causa dessa administração fajuta que conseguiu mandar o maior ídolo do clube embora pelas portas do fundo e o cara que poderia dar uma ajuda como presidente não quer ver o Fla nem pintado a ouro … estamos colhendo o que esse bando plantou e ainda tem mais .. final do ano vai ser o maior vexame da história do mais querido do Brasil. Ainda bem que o Joel foi embora logo .. se demorasse mais um jogo poderia fechar a tampa do caixão agora!

  • Daniel

    Tironi,
    O problema do Flamengo pode não ser só o Joel – e concordo que não seja.
    Mas é importante observar como o Flamengo estava árido de ideias. Deserto total. Desde a sua saída em 2008 (após o vexame maior do clube nesse século recheado de vexames), Joel não conseguiu emplacar uma trabalho de bom nível na sua carreira. Foi pra África do Sul fazer figuração, não mudou nada na seleção e nem no futebol local. Ficou marcado pelo patético inglês que proferia em suas divertidíssimas entrevistas. Esteve no Botafogo onde conquistou um estadual e só. Passou despercebido pelo Cruzeiro, onde flertou com o rebaixamento durante toda sua passagem. Não conseguiu sequer chamar a atenção à frente do Bahia, num campeonato xoxo. Veio pro Flamengo como salvação e só acumulou derrotas. Venceu alguns jogos, é verdade, mas ficou muito mais marcado pelo estilo conservador, retrógrado e pelos vergonhosos insucessos tanto nos resultados como na formação do elenco, no adestramento dos craques. Até hoje não conseguiu perceber que o ÚNICO bom jogo que comandou o time foi no traumático empate com o Olímpia em casa (apesar do resultado, o time era formado basicamente por meninos, muito mais ofensivo, com muito mais vigor, pulmão e com um futebol envolvente). Muralha e Thomás nunca mais figuraram entre os titulares depois daquele empate. Meteu os inesgotáveis Renato, Ibson e Léo Moura, verdadeiros senhores feudais nesse clube, e tirou espaço dos meninos, únicos que podem agregar algo de diferente, nesse momento, ao time. O Joel precisa de uma reciclagem completa pra voltar a ser levado à sério.

  • Se a gente for falar dos problemas de fora do campo, aí, meus amigos… vamos ficar a tarde toda, a noite toda… vamos varar a madrugada.
    Então vou colocar em tópicos o que não pode:
    – presidente q se preocupa mais com a carreira política q com o Clube;
    – ex-chefe de torcida presidindo um poder do Clube;
    – vice de finanças se metendo em contratação de jogadores;
    – vice jurídico se metendo em contratação de jogadores;
    – vice de futebol q não se mete em nada;
    – gerente de futebol q não tem apoio nenhum;
    – não dar o apoio para o maior ídolo do Clube, quando ele foi ridiculamente acusado;
    – tomar decisões absurdas, quando por exemplo o Clube assumiu pagar integralmente o salário daquele dentuço após o fim da parceria com a Trafic;
    – fazer escolhas equivocadas para a principal função do time de futebol, o treinador;
    – departamento de marketing q não faz nada, não cria uma promoção, não faz um evento, não lança nenhum plano de fidelidade para lotar os estádios e principalmente, não arruma um patrocínio master pro time de futebol;
    e por aí vai.
    São muitos, inúmeros erros cometidos por essa diretoria amadora, no mais puro sentido da palavra.

    A diretoria está arrumando a Gávea. Parece que pelo menos um dos vices sabe trabalhar. E esse merece ser citado. Cacau está de parabéns, reformando a sede toda e deixando os associados mais felizes com a estrutura a eles oferecida.

    Temos um ótimo time de basquete e um excelente time na natação. Além de manter sempre uma equipe competitiva no remo. Fora a ginástica, que sempre revela novos talentos.

    Mas o mais importante, o que impulsiona o Clube, o q na verdade vai ajudar a eleger qualquer candidato a presidente, isso está abandonado. O futebol do Flamengo precisa ressurgir.

    Agora que o Joel Santana foi demitido, vamos ver o que eles vão fazer. Se seguir a linha de raciocínio do Zinho, de disciplina, seriedade e tal, deve vir o Dorival Junior. Mas se deixar todo mundo que não deve, se meter nisso, aí só Deus sabe a aberração que pode vir a comandar a equipe.

    Saudações Rubro-Negras!

    Vai, Mengão!

  • IVAN CARLOS

    graças adeus, joel se foi, asta la vista joel, quanto ao tal valter , esse fulano deve estar confundindo flamengo com fluminense, que se não fosse as famosas viradas de mesa, estaria lá na segundona.. bobao mesmo

  • valter

    2013, é flamengo da Segundona. A série B agradece. Vai ficar por lá uns 4 anos, isso se não for parar na série C……

  • Carlos

    Sabe quando o Ibson vai fazer uma grande partida? NUNCA!

    Ibson é jogador mediano, endeusado pela torcida pelo simples fato de ser prata da casa.

    É somente um volante que, quando tem espaço, consegue carregar a bola com boa velocidade. Fora isso, não tem grande visão de jogo, não tem bom posicionamento, não sabe lançar e nem meter bolas pros atacantes, não é bom cabeceador e nem bom em bolas paradas.

    Não vai resolver o problema do meio campo do Flamengo.

  • Frederico

    O Joel sempre foi e continua sendo um técnico de curto prazo, quando isso. Como fazer um contrato desses que estão noticiando na imprensa (multa de 2mi, se for demitido) com ele? A sim, a diretoria MAIS UMA VEZ, pra variar, fazendo bobagem. Joel é um técnico ultrapassado. Usa o mesmo esquema retranqueiro ha 30 anos e ainda assim o máximo que ganhou foram campeonatos estaduais.

  • Felipe

    Apesar de não gostar do Joel, eu acho que a saida dele e a entrada de um novo técnico não vai melhorar muito o Fla. Pelo menos não no curto prazo. Mas se for pensar já no próximo ano, um novo e bom técnico (coisa que o Joel não é) é uma boa sim. Assume que esse ano o time não vai brigar lá em cima, mas já deixa o novo técnico ir conhecendo o elenco e ir impondo a sua “filosofia”. Não pode renovar o contrato de alguns jogadores (principalmente o Renato Abreu) e já ir contratando ou ao menos ir se planejando pro próximo ano.

  • Fabiana

    Concordo plenamente com o SECCHIM MILHÔLO. Seu comentário foi perfeito.
    Quero só deixar registrado aqui, que os MESMOS “Torcedores” que hj pedem a cabeça do Joel. São os MESMOS que pediram a do Luxemburgo e hoje PEDEM o “ex Jogador” Adriano, no Flamengo.
    Como se pode ver, o Flamengo está uma Bagunça generalizada. Seria até o caso de quem sabe de montar uma UPP na Gávea!!!

  • Vamos lá.
    Concordo que alguns caras estão rendendo muito pouco. Ibson é notadamente o mais abaixo, talvez até pq seja de quem mais a torcida espera. Mas é preciso ver outras coisas que podem interferir nesse baixo rendimento.
    Joel insistem em escalar Renato no meio de campo. É difícil até pra mim, pois sempre fui fã do jogador, mas tenho que admitir que Renato agora só joga com a bola parada. Ele poderia ir para o futebol americano, entrar, chutar e voltar pro banco. A função de Renato é muito importante dentro de campo e ele não está mais conseguindo render o esperado. E não é só por conta do problema cardíaco a que foi submetido esse ano. Mas a idade chega pra todo mundo. O futebol é muito dinâmico e ele não tem mais pernas pra aguentar o tranco. E isso gera um índice de passes errados muito grande. Não adianta ele vir dizer que errou somente 6 de 46 passes num jogo. Os 40 que acertou fora pro lado ou pra trás. E os outros 6 seriam passes mais decisivos. E aí que é não pode errar.
    Outro problema que interfere é o fato de toda hora ter uma modificação no time. A zaga muda, o meio mudar… um dia o Gonzales não joga, outro dia o Airton está suspenso, com febre… aí vem o Joel e escala o Bottinelli, em péssima fase desde que chegou ao Clube… complica!
    O fato é que o Joel ainda não conseguiu nem dar um padrão tático ao time. O cara entra e não sabe o que vai fazer. Num time ajeitado, como o Corinthians, por exemplo, quem entra sabe exatamente o seu papel em campo. E ele teve tempo pra treinar, como foi comentado na matéria.
    Acho que já deu pro Joel. Ele já é manjado. O esquema dele, único por sinal, não consegue mais nada. Ele não se modernizou e hoje o futebol é bem diferente de uns anos atrás.
    Chega, Joel…. pede seu boné! E que venha o Dorival, um cara que se enquadra mais no perfil do treinador de hoje em dia.
    Vai, Mengão!

  • SECCHIM MILHÔLO

    Sinceramente estou de acordo com a matéria exposta, evou expor alguns pontos que a meu ver mostrar a clara situação do Flamengo, mais devo dizer que não só o Flamengo vais ficar assim, teremos muioto mais clubes que ao longo dos anos ficarão assim.
    1. ponto: logo que vi a patricia, analisei seu passado como atleta e senti que ela poderia dar uma direção melhor no clube, tanto no social quanto no futebol.
    2. ponto: passando minhas férias no rio, percebi ao visitar o flamengo que o clube estava diferente, tinha uma nova cara, mais por trás desta nova cara, novos espertalhões estavam desenbarcando no flamengo, como está senhora está muito preocupada com sua carreira política como vereadora e não como presidenta de um clube de futebol o caos foi generalizado, pois vc não pode servi a dois senhores ao mesmo tempo, isso é claro.
    3. ponto:logo apos o flamengo conseguir de forma brilhante o sexto ou o quinto (fica a critério) título brasileiro, está senhora demitiu o treinador, dizendo que ele lhe perguntara qual jogadores ele deveria escalar e por pelo vice no carioca e muito mais.
    4.ponto: ela passou a direção do futebol para seu marido, junto com muitos outros que fazem do flamengo sua mina de ouro, vou esclarecer, quanto mais o fogo sobe mais eles ganham, fazem do flamengo seu meio de vida e não estão nem ai para a agremiação, são verdadeiros políticos trabalhando.
    5.ponto: esta diretoria não respeitou aqueles que fizeramhistória no clube, foi assim com zico e andrade, ela se fechou, não os apoiou, pois um diretor que era chefe de torcida organizada, ser presidente de um coselho fiscal, meu Deus, a que ponto está o flamengo.
    6.ponto: uma empresa tem sua diretoria e sub-gerentes, mais acima de tudo tem um planejamento, um controle e por mais um estauto que deve ser cumprido a rigor, como pgt. de salários, premiações e outros, no flamengo nada se faz, nada se cria, aqui tudo se destroi.
    Contrato um treinador de ponto, como Luxa, mesmo sabendo dos problemas que ele gosta de fazer, na minha opinião é um dos melhores do Brasil, junto de Felipão, Muricy, Dorival. Mais como em 95 a atual diretoria fez a mesma coisa, ficou com a mação podre e jogou a caixa com as boas fora.
    Então resumidamente, o futebol não perdoa aqueles que não se planejam, assim como nas grandes empresas, o planejamento, o foco, a determinação, o conjunto faz a diferença, só que no flamengo estas palavras são usadas ao contrário.
    Penso que só mudando o estatuto, reorganizando todo a estrutura do flamengo, isso poderá mudar, pois não adianta mudar treinador (apesar de que o joel nunca foi treinador, COM TODO RESPEITO JOEL). Fico feliz ao ver que clubes como Internacional, Cruzeiro, São Paulo estão no caminho certo, não são cem por cento, mais consegui a perfeição é uma tarefa muito dificil, sempre havera aqueles que adoram cornetar, mais isso faz parte do espetáculo.
    O clube precisa ser administrado com mais profissionalismo, mais moramos no país aonde ser honesto é exceção. Mais ainda acredito que isso um dia vai mudar.
    Saudações a todos os Rubro-Negros, que façomos logo 48 pontos, vamos ficar na torcida falta pouco só 33. Aja coração, que Deus nos ajude.
    ZICO PRESIDENTE… MUDANÇA DO ESTATUTO JÁ.

  • Marcelo Tessinari

    Dentro das 4 linhas o Joel representa 60% dos problemas. Ele escala mal (4 volantes) e mexe pior ainda. Não tem peito pra tirar o Renato Abreu do time (ontem foi exceção) e não deu padrão tático nenhum pro time. Antes ele tinha méritos em armar bons esquemas defensivos, hoje nem isso ele consegue mais.

    O time do Fla é mediano, porém se for bem escalado e treinado pode brigar por uma vaga na Libertadores. Existem bons meninos (Adryan e Thomás, por exemplo), no caso do Thomás ele simplesmente pegou implicância e não bota o menino pra jogar de jeito nenhum.

    Já vi o Fla ser campeão em 92 com um time mediano e 3 meses se salários atrasados. Aliás, desde quando eu acompanho o Fla os problemas extra campo existem, fruto de incompetência e um estatuto que dá margem a todo mundo se meter.

  • Euler Neto

    além de gostar de encher o time de volante, Joel é especialista em queimar atacante. em 2008 ele escalava Renato Augusto no ataque e o cara não rendia nada.

  • Pois é, mas quando é que o Joel deu padrão a alguma equipe que treinou? Joel é o cara que age como paizão e tal, mas não é treinador de futebol. Aliás, de futebol mesmo, ele entende pouco. Quanto ao elenco, se não está rendendo, cabe ao treinador usar as alternativas. Não é para isso que ele é pago?

  • daniel

    tirone,

    o time do flamengo é fraco, ou melhor, mediano. esse é um time pra ficar entre 8º e 12º. acho ate engraçado falarem em contrataçoes. com q dinheiro vao pagar isso??? nao é a toa q nao deu em nada ate agora. isso sem contar a bagunça q é la. vale lembrar tb a tragica pre-temporada do flamengo.

    é isso, acho q so qm é fanatico nao percebe essas coisas.
    concordo com vc e o joel é o menos culpado.

  • Joel

    Concordo Tirone. Se o problema fosse só o meu “xará” estaria bom demais. A coisa vem lá de cima, vem de anos de má administração e acaba nisso que se vê em campo, uma bagunça. Jogadores fracos e outros mal escalados só poderia dar nisso. O Flamengo precisa de uma mudança de mentalidade. Os interesses pessoais tem que ser deixados de lado e as pessoas que administram o clube tem que pensar no que é melhor para o clube e não para si mesmos. A marca flamengo está se deteriorando a cada dia. Vemos ai a torcida do corinthians crescendo, a marca corinthinas crescendo e o flamengo andando pra trás. É triste ! Temos potencial para sermos um dos maiores clubes do mundo e isso só não acontece devido a má gestão. O Flamengo caminha a passos largos pra experimentar a 2ª divisão , mas o pior é que nem sei se isso vai dar jeito no clube. São tantas coisas a dizer que ficaria aqui um dia inteiro escrevendo… mas deixa pra lá, já não está valendo a pena perder tempo com esse flamengo que já nos deu tantas alegrias.

  • FLA/SEMPRE

    A BATATA DO JOEL JÁ ASSOU FAZ TEMPO, SÓ NÃO ENXERGA ISSO QUEM NÃO QUER. DORIVAL JÚNIOR AÍ DIRETORIA !!! MAS…

    SE O CLUBE ESTÁ ASSIM (COMPLETAMENTE RUIM EM TODOS OS ASPECTOS, DESDE A RENDIMENTO DOS JOGADORES, A TÉCNICO E A DIRETORES RUINS), A CULPA DISSO TUDO TEM UM NOME: PATRÍCIA AMORIM !
    QUE DIGA-SE DE PASSAGEM NEM ESTÁ LIGANDO PARA O FUTEBOL DO CLUBE…

    A NAÇÃO NÃO MERECE ISSO… ESPERO QUE ELA SUMA DO CLUBE O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL E QUE A PARTIR DO ANO QUE VEM CHEGUE UM PRESIDENTE QUE ENTENDA QUE PARA O FUTEBOL HOJE EM DIA DAR CERTO… TEM QUE TER PESSOAS PROFISSIONAIS GERENCIANDO TODAS AS ÁREAS DO TIME, COMO MARKETING, DIRETOR DE FUTEBOL, FINANCEIRO.. ETC.

    COLHE DE ACORDO COM O QUE SE PLANTA !!!
    E ESSA DIRETORIA SÓ PLANTOU COISA RUIM, ERRO EM CIMA DE ERRO.

  • a batata do joel ñ esta assando pois o fla vai ter de pagar o salario dele mas do luxa e do dorival vai com tudo diretoria imbecil

  • Douglas – DF

    Na boa, o Ibson hoje jogou bem sim. Péssimo esteve, de novo, o Love. O Léo Moura não foi bem mesmo, mas também porque estão acostumados a ver ele atacando o tempo todo. Não vai acontecer mais. Ele não tem mais perna pra isso. Hoje quem fez muito isso foi o Luiz Antonio. Deverá ser assim daqui pra frente. Na marcação, não comprometeu. Ao contrário do Ramon. Mal no apoio, e péssimo na defesa. Deu muito espaço pro Ceará, o tempo todo, inclusive no lance do gol. Outro muito mal foi o Marllon, de novo. Incrivel como ele sempre para na jogada e deixa o atacante entrar livre. O gol do Borge, é mto culpa dele. O Paulo também falhou ao sair atrasado. Enfim, acho q dos 3 que vc citou, o unico que comprometeu mesmo foi o Love. Léo foi razoável e o Ibson jogou bem. Os jogadores meio q se reposicionaram em campo. O Adryan vinha mais pro meio, e o Ibson mais recuado, ao contrário do q queria o Joel. Que foi péssimo ao tirar o Adryan, mas q pelo jogo de hoje não mereceria cair. Só que ele já teve muito tempo. Não dá mais pra pedir paciência. Já deu. Vaza Joel. Pode to be?

MaisRecentes

E se der tudo errado?



Continue Lendo

Muita calma com Rueda



Continue Lendo

Muitos jogadores, nenhuma ideia



Continue Lendo