O perigo Seedorf



A contratação de Seedorf pelo Botafogo é daquelas notícias eternas. Daqui a 50 anos vamos nos lembrar do pioneiro jogador europeu de primeira linha que atuou no futebol brasileiro. Sob este aspecto, um golaço da diretoria do Botafogo.

No fim de semana em que foi o único carioca que não jogou, o Botafogo foi mais notícia do que Fluminense, Flamengo e Vasco juntos. E olha que os três venceram seus jogos pelo Brasileiro. Portanto, no primeiro passo dos muitos que envolvem uma situação como esta, o Fogão passou com louvor: foi um imenso sucesso de marketing instantâneo.

Porém, outros passos devem ser dados. E aí, há preocupação. O presidente Maurício Assunção falou em entrevista que o maior parceiro da contratação de Seedorf é o torcedor botafoguense. O dirigente espera que empresas ainda entrem na empreitada, mas por enquanto o clube vai bancar tudo sozinho. Não é pouco dinheiro. Pelos dois anos de contrato, são cerca de R$ 18 milhões.

Assim, o clube coloca o sucesso técnico do jogador e do time como determinantes para viabilizar os pagamentos. E isso é um grande problema. Se qualquer coisa der errada neste processo, a torcida perderá o entusiasmo pela contratação e o plano vai por água abaixo.

Tecnicamente, Seedorf é ótimo jogador, mas vem atuado menos vezes ano a ano. Na última temporada do Italiano, por exemplo, jogou 18 de 38 jogos. Outras coisas podem dar errado: o time pode não encaixar, ele pode se machucar… Sozinho, mesmo jogando o fino, ele não levará o time ao alto. São necessários bons coadjuvantes, que o Botafogo até tem. Mas tem o suficiente?

A aposta da diretoria do Botafogo é, na mesma medida, ousada e perigosa. Se der certo, será um golaço.



  • Fábio

    Como tem neguinho torcendo contra…. O Seedorf vai fazer muito sucesso no Botafogo, não adianta Flapress!

  • carlos

    Deco é europeu???? mas ele não jogou a copinha aqui?????? português é o cacete!!!!kkkkkkkkk

    Tricolete não tem jeito mesmo!

  • sandrofla

    Notícia do próprio jornal Lance: Empresas começam a procurar o Botafogo pela “marca” Seedorf!
    Tem um pouco de coerência e pessimismo este texto.

  • Diego

    Aos invejosos eu digo que ele jogou 18 de 38 partidas , por um simples ocasiao , ele e o tecnico do millan tiveram uma discussao e consequentemente (ele) foi barrado de alguns jogos . Outra coisa , o salário é alto ? sim , mas o botafogo pode lucrar , e ja vem lucrando , com o marketing que esse grande jogador vai trazer. Vide o caso do Ronaldo no corinthias , quando ele estava machucado e foi contratado por um salário “x” e ainda ganhava muito , alem do normal , com patrocionadores que ele levava ao clube . Agora se vai dar certo ou nao , eu nao sei , porque nao sou vidente. Mas o time do botafogo e a torcida estavam precisando de uma estrela desse ambito internacional , e que muito tempo o glorioso nao tinha . Só choravam de saudade por Garrincha , Nilton Santos , a enciclopédia e entre outros. E que nao pare só no Seedorf , pois o Botafogo carece de outor jogadores em outras posiçoes , e pelo que li a diretoria já esta correndo atrás de contrataçoes pontuais para o time , que além do brasileiro tem a copa sul americana e que o fogao saia desse jejum de titulos.

  • Ricardo

    Olá Tironi.

    Sou botafoguense e torço muito por essa contratação ter sucesso, pois acredito que seja o divisor de águas pro Botafogo novamente se tornar um time grande (brigar por títulos nacionais e internacionais) e não viver mais apenas do seu passado glorioso. quanto pagar a conta acho só pela saída de Maicosuel, Herrera e Loco, você já tem um caixa para assimilar o salário do Seedorf e com as ações de marketing que com certeza serão realizadas (dá show em outros clubes) investidores vão querer atrelar seu nome a imagem dele.

  • Luiz Carlos

    Agora fica esse bando de mané desdenhando da contratação do Sidão. Curintia disse não? Me acorda que devo estar sonhando. Se liga cara! Que time brasileiro diria não ao Seedorf? Já sei, os times sem grana.

  • James Leal Borges

    Como jogada de marketing a contratação de Seedorf é espetacular, o problema é que o Botafogo está desmantelando o seu elenco no início do Brasileirão, Herrera e Maicossuel já foram embora, em breve será Loco Abreu e possivelmente Elkesson, todos jogadores com características ofensivas, é necessário realizar novas contratações de jogadores com boa qualidade técnica para dar a Seedorf o respaldo necessário para ele ter boas atuações pelo alvinegro carioca.

  • Alexandre Santos

    Impressionante como parte da imprensa é ridicula, toda contratação tem o risco de dar certo ou errado que é na verdade o que o “jornalista” diz em sua matéria, será que se fosse o Corinthians ou São Paulo que contratasse o Seedorf este mesmo “jornalista” iria estar escevendo estas sandices que aqui esceve hoje? É amigos leitores temos realmente que selecionarmos o que lemos, senão corremos o risco de nos depararmos com este tipo de opinião. Falar que um jogador da grandeza, da técnica, do profissionalismo de Clarence Seedorf pode ser um negócio de risco é brincadeira, como diz o meu amigo se nao tem ou nao sabe o que escrever, não escreva nada, pelo amor de Deus. Ainda bem que o presidente do Botafogo não pensa pequeno igual a voce meu caro jornalista, senão ele recontratava o Renato caja para o meio campo junto com o Edno para não correr risco…

  • Rodrigo

    @Timão_campeão_da_Liberta_no_7nário_dos_baiacús:
    “Tomara que o Inter acerte com o Forlan e assim por diante.”

    Esse eu concordo, e até pelo elenco mais equilibrado que o Inter tem.

  • Rodrigo

    Rapaz, monta um time com um elenco mais modesto, mas escolhido com bom critério, que dá mais certo. Craque pra servir de panacéia só dá dor de cabeça; uma zebrinha que der e o cara rescinde e volta voando pra Europa. Esse negócio de ficar dando passo maior que a perna…

  • Nash

    Chora concorrencia!!!kkkkkkk

  • Mario

    Na verdade, Deco foi o primeiro jogador europeu de primeira linha a ser contratado, pois ele é português.

  • Marco

    Uma observação:

    O Seedorf é do Suriname, naturalizado holandês.

    Sendo assim não há pioneirismo, pois o Deco também é europeu naturalizado e foi contratado em 2010

  • Vini

    Lesões, time não encaixar….
    óbvio que pode acontecer.
    Mas por essa ótica, toda contratação é de risco.

    Troca Botafogo por qualquer outro time brasileiro, Seedor por Messi… e o texto fica igual.

    Aliás, sobre os valores, ninguém sabe ao certo, pq o próprio Lance já falou em 480 mil ao mês, 600 mil essa semana e agora esses 750 mil q constam no teu artigo.

  • MÁRCIO SANTOS

    Tironi,vc não sabe o que fala,procura saber mais sobre o assunto para depois falar.

  • Timão campeão da Liberta no 7nário dos baiacús

    Menos.
    O Seedorf só assinou com o Botafogo porque está em fim de carreira e nenhum clube grande da europa quis contratá-lo.
    E a preferência dele para jogar no Brasil nem era o Botafogo, só que Corinthians e Flamengo não quiseram contratá-lo. Quando o Corinthians quis contratá-lo em 2010 ele preferiu renovar com o Milan, esse ano ele procurou o Corinthians e recebeu um não.
    Contratar é fácil, o difícil é pagar o salário milionário.
    É importante para o futebol brasileiro trazer grandes nomes da europa, espero que o Seedorf seja o primeiro de muitos outros que ainda virão. Tomara que o Inter acerte com o Forlan e assim por diante.

  • Sergio

    18 de 38 jogados??? R$18 milhões em 2 anos??
    Eu não sei se comemoraria uma contratação dessas… ainda mais no futebol brasileiro, em que o jogador tem que jogar sempre, senão, vira amarelão e pipoqueiro.

  • Hilton Siqueira Nascimento

    Cara, se não tem arqgumentos sobre o assunto, pra quê escrever? Fala sério.

  • Marcelo Cardoso

    não é assim, cara, o presidente do Botafogo disse que existem vários parceiros no negócio e que eles serão anunciados no momento certo, esta declaração ele deu no programa Bem Amigos do Sportv, aproveitou e convocou a torcida do Botafogo para ajudar a pagar a conta.
    Não tem nada dele colocar a conta na torcida.
    E o negócio está sacramentado, dando certo ou não os valores já foram levantados.
    Imprensa é um negócio meio esquisito…

MaisRecentes

Satisfeitos com pouco



Continue Lendo

Calma, Corinthians!



Continue Lendo

A imagem da semana



Continue Lendo