Sobre Chelsea x Barcelona



O que o Chelsea fez ontem é para se aplaudir de pé. O que Drogba jogou nos dois confrontos é coisa para se mostrar a todo atacante que acha que não pode fazer mais nada em campo elém de gol. O que Ramires jogou coisa para Mano Menezes olhar com muito carinho.

A jornada heroica dos ingleses só não pode servir para diminuir o que significa este Barcelona ou o que é Messi. E, muito menos, dar munição a qualquer retranqueiro de que o negócio é jogar para não tomar gol.

Porque o Chelsea fez isso como única alternativa que tinha diante do rival muito mais forte. E executou perfeitamente. Isso também é futebol e temos que reconhecer e enxergar beleza em disposição tática, entrega e e alma em campo.



  • Felipe Müller

    Excelente, foi exatamente isso que eu conversei com um amigo ontem…temos que aprender a apreciar a disposição tática de um time com inferioridade númerica e técnica.
    Parabéns pra eles, mereceram…mas o Barça sempre terá que ser louvado.

  • Julio

    Faz assim Tirone: se a seleção brasileira jogar assim e você elogiar, eu te levo a sério…

  • Lucas

    O que o Chelsea fez é futebol de varzea…time pequeno que apenas levou sorte…é preferivel ser desclassificado por goleada do que classificar com 11 dentro da sua area…nao é toa que o futebol ingles é um lixo….anotem ae…com esse futebolzinho ae os azuiszinhos vao levar uma goleada historica do Bayer…fazer o q??? time pequeno é assim mesmo.

  • Val

    O time do momento é a Ponte Preta

  • jorge cg

    Se o futebol fosse decido pela evolução e passes, e nâo pelos gols, com certeza o Barcelona ganharia seria campeão invicto. Mas como não é desfile de escola de samba e não trem jurados para dar os pontos … Deu Chelsea.

  • Bruno

    Concordo com suas palavras Tironi. O que acontece é que existem muitas viúvas do Barcelona espalhadas por aí. Pessoas que não admitem que o futebol pode ser jogado de outra maneira.
    Diferente de muitas pessoas eu não gosto de ver jogos do Barcelona. Não suporto aquele toque de bola de um lado para outro. Concordo que é um futebol bonito, que a maioria dos gols feitos por eles são golaços, que o time não dá chutão… é tudo muito bonito, mas pra ver nos melhores momentos, porque aguentar 90 minutos de toque pra lá e pra cá pra mim é insuportável, pois acaba se tornando um jogo de um time só.
    Prefiro muito mais o futebol equilibrado onde ambos os times atacam e defendem, sempre com objetividade, sempre em direção ao gol.
    Admiro e muito a postura do time do Chelsea. Não pelo fato de ter jogado no esquema 11-0 como muitos estão falando por aí em tudo quanto é blog, mas pela aplicação e dedicação tática a que se propuseram.
    Podemos considerar o Chelsea destes dois jogos contra o Barcelona como um motor, ou algum outro mecanismo, onde cada peça, cada engrenagem estava em seu devido lugar para que o todo funcionasse com perfeição. E até mesmo quando ficou com um homem a menos, o mecanismo soube se adaptar para continuar a funcionar em perfeita harmonia.
    Pra finalizar só quero dizer que eu não sou um defensor da retranca, que adoro a escola gaúcha de futebol… pelo contrário acho o futebol arte maravilhoso, com seus dribles, toques de efeito e belos gols, mas também sei admirar muito a aplicação tática, dedicação, garra e tudo o mais que tiveram os jogadores do Chelsea nesses dois jogos contra o Barcelona.

  • Arthur

    Infelizmente as pessoas que comentam neste site são muito jovens para recordar, porém o que o Chelsea fez, de se fechar, anular as jogadas ofensivas e jogar no contra-ataque é uma prática muito comum no futebol quando um time enfrenta um adversário muito ofensivo, que joga sempre na frente. Pode não ser a coisa mais linda de se ver, mas é apenas mais um das muitas escolas do futebol. É a antiga escola alemã de futebol, como um bom exemplo. Durante muitos anos a Alemanha jogou assim: com os cabeças de área bem fechados, e um bom armador no meio de campo que fazia a bola chegar com velocidade em um atacante matador. Ou seja: defesa, defesa, defesa, quando pega a bola o armador, dono de um passe primoroso coloca na cabeça ou no pé do atacante que faz o gol. Foi dessa forma que a Alemanha de Beckenbauer e Muller venceu o grande e ofensivo carrossel holandês de Cruijff (que joga bem parecido com o Barça) na Copa de 74, e a Alemanha de Matthaus e Klismann venceu a ofensiva Argentina de Maradona e Caniggia na Copa de 90. É apenas mais uma forma de jogar futebol. Compacta, defensiva, que pode até ser considerada feia, mas que já venceu 3 copas do Mundo.

  • Luis

    Parabéns pelo texto. O q tem de viúva do Tele Santana no Brasil não é pouco. E o pior, em sua grande maioria não entende nada de regras, evolução tática, regulamentos de campeonatos, etc… Nostalgia não dá futuro! E pra evoluir tem q raciocinar, e não agir como os bovinos… No Brasil, assim como no Antigo Egito, acham que o cérebro não serve pra nada. Ô paisinho atrasado…

  • Jairo Santos

    Tem gente esquecendo que o Chelsea meteu 3 gols no Barcelona.

  • Raphael mendonça

    Joel santana concorda com vc , hahahaha , retranca é um câncer no futebol

    Barça perdeu porque cansou de perder gols de cara , principalmente no jogo da inglaterra..e na volta ate penal bem batido por sinal , n entrou

  • Sandro

    Então não me venha que você aprecia futebol arte, não.
    Só o Drogba se salvou. Não diminuindo o feito, mas aquele gol do Ramires qualqer outro jogador faria, menos o Deivid, do mengão.

    PS:. ainda bem que se limitou a escrver somente 8 linhas.

  • jansen

    Joel Santana adorou tb

  • João

    CHUPA ITALO

  • João

    CHUPA BARÇA…REAL CAMPEÃO

  • ivan

    Chupa benja

  • lupuz

    Para quem gosta é um pratão.Os que gostaram:felipão,tite etc etc ou seja gauchos retranqueiros.

  • Val

    O Chelsea se inspirou na Ponte Preta e o Ramires se Inspirou no Rodrigo Pimpão

  • Val

    O Chelsea se inspirou na Ponte Preta

  • Marcio

    É Verdade, todo atacante tem que se espelhar em Drogba e Jogar como um segundo Lateral esquerdo, todo time tem que se espelhar no Chelsea jogar no esquema 11-0 e contar com a sorte em um ou dois lances vencer uma partida…. espero que “joguem” igualzinho como jogaram contra o Barcelona na final da Champions que o vice já esta garantido, pois é a especialidade do Chelsea nesta competição….

  • Lucas

    Pela primeira vez, vi um jogo bom do Ramires e o Drogba foi simplesmente incrível, embora acho que tenha que ter sido expulso por colocar a mão na bola propositalmente em uma jogada boba, em uma situação que já tinha tomado o cartão amarelo, seria o segundo.

    O Barça foi ineficiente, não torço para o REAL MADRID como pode pensar o amigo Italo, gosto do BARÇA, mas foi incapaz de criar jogadas diferentes e perigo de gol. Só vi a troca habitual de passes na frente da área adversária e estatísticas absurdas a seu favor, como sempre, porém o futebol se ganha com bola na rede, dados estatísticos são apenas dados.

    Futebol não se pode fazer previsão, vide o jogo do BARÇA, muitos apostaram em goleada, inclusive o narrador da GLOBO. Mas eu acredito que o CHELSEA não será campeão, enfrente o REAL, enfrente o BAYERN, não será campeão na minha humilde opinião. Os desfalques farão falta.

  • Rodrigo

    Isso ae, velhinho. Futebol tem disso também. Numa série de 10 partidas, dá Barcelona fácil. Contra qualquer time do mundo. Mas, num duelo de dois jogos, ou no de um jogo só, o favoritismo, o fato de ser o time a ser batido, nivela o confronto pelo lado psicológico. Joga a obrigação nas costas, e o peso pode ser demais e, pelo outro lado, faz o cara tirar força de onde nem achava que tinha. O Chelsea fez aquilo que nunca se esperava deles. Se superaram enormemente. Parabéns aos caras. Dizer que o futebol arte morreu é papo furado. Acontece que ontem o futebol arte perdeu pro imponderável. E por isso o futebol é f…!!!

  • Andre

    Concordo. Dentro das limitações do Chelsea, jogando com um a menos, não tendo o toque de bola catalão, foram muito bem. Não vou dizer que esta seria a proposta inical do chelsea, mas quando o terry foi expulso não havia muita coisa a fazer. Eu pensava que nunca o Chelsea conseguiria segurar o barça por mais 45 minutos. Mas eles o fizeram com excelência. Ficaram os 9 jogadores da linha atrás da linha da bola segurando. Ótimo posicionamento da defesa e meio campo. Parabens ao Chelsea que foi desacreditado desde o início do jogo.

  • Edson

    Ítalo…
    Vc nem sabe o que é futebol, camarada…
    O futebol ganha quando o jogo não é comprometido, como quando o Corinthians é favorecido por fatores extra campo. O futebol perde quando vândalos disfarçados de torcedores causam tumultos após as partidas. O futebol perde quando árbitros interferem no resultado. O futebol perde quando quem ganha não merecia a vitória por ter sido favorecido de alguma maneira. Enfim, quando uma equipe considerada inferior derrota uma equipe mais forte jogando bola, o futebol ganha, pois o futebol não é uma ciência exata. Futebol é superação, disciplina, paixão, dedicação. Tudo aquilo que o Chelsea executou com maestria. Ao Senhor Pep Guardiola, técnico do Barcelona, fica a lição de que futebol se ganha dentro das quatro linhas, e não nas entrevistas. E a vc caro Ítalo, tenta aprender algo também…

  • Mattheus

    Pode ser futebol, mas não é pra se aplaudir de pé, já que até diante da própria torcida o Chelsea foi um time medroso e covarde.

  • V. Rocha

    Concordo, chelsea de fato é mto inferior ao barcelona hoje , mas merecem creditos por terem jogados com uma raça que é dificil de ver hoje em dia, o drogba deu um show de dedicaçao pelo chelsea, mostrando a falta que ira fazer caso saia do time no final da temporada.
    Gosto muito da forma de jogar do barcelona, mas admito que fiquei feliz quando vi o ramires e o torres marcarem, pois já estava ficando sem graça ver os jogos da uefa sabendo que o barça venceria praticamente todos rs, parabéns chelsea, pena que com o time tão desfalcado, dificilmente serão campeões.

  • Fernando

    pra começar, mais respeito né Italo?!
    segundo, concordo com o Tironi. Isso também é futebol. Era a única maneira de saírem com a vitória. Isso só nao é futebol pra quem desconhece tática e acha que futebol é só correria e bola pra frente. O Barcelona é e foi superior ao Chelsea, mas, em seu próposito, o Chelsea levou a melhor.

  • José Fernando

    Tironi:

    Concordo com o que você escreveu. Até parece que o que o time do Chelsea jogou não é futebol…
    Isso também faz parte do jogo, e ele saiu-se muito bem. E agora, vão continuar falando que o Messi é melhor que Pelé?

  • Gabriel Pinheiro

    Cara, o barcelona perde pela qualidade do jogo do Chelsea, eles apostaram em um esquema perigoso de jogo, e o executaram com perfeição. Só porque um time não faz jogadas bonitas como o barça, não significa que não jogue bem, jogar bem é fazer o seu modo de jogo prevalecer sobre o adversario.

  • ótima Coluna concordo com você, o chelsea jogou da unica forma que poderia para se classificar, ramires,drogba e meirelles foram mosntros nos 2 confrontos

  • loko 2014

    BARCELONA 1 REAL MADRI 2 , CHELSEA 3 BARCELONA 2[resultado combinado} , futebol eficiente , o BARCELONA joga o futebol bonito mas não vai vencer sempre e este resultado foi bom para o futebol , ruim para o futebol na minha opinião é esta hegemonia do BARÇA E REAL

  • Marcus Vinícius

    As pessoas acham que futebol é só ataque, se fosse assim só Barcelona existiria nos ultimos dez anos. A única equipe que nunca vi retrancar qualquer jogo mesmo vencendo foi o Barcelona, fora isso nenhum outro clube no mundo segue esta linha. Futebol não é só ataque, mas é raça, experiência, dedicação. O que faltou para nossa seleção em 2006,

  • Rodrigo

    Caro Italo,
    se você nao entendou o que o cara falou na materia, resignisse a sua ignorancia e diga nao entendi. ou entao voce nao viu o jogo. vc pode achar que o Barcelona jogue bonito, todo mundo acha. mas o que o Chelsea fez ontem era o que todo mundo dizia que nao podia ser feito. bater o Barcelona. e com gol sobrando no resultado agregado digasse de passagem.
    O gol do Ramires foi lindo, e o Drogba jogou muuuito na defesa e puxou os contra ataque da alma. quando todo mundo na Europa diz que ele deve se aposentar ele faz um jogo desses.
    quando se joga contra o Barcelona, quer fazer o que? dar uma de muricy e partir pra dentro? o Barcelona vai te engolir como engoliu todo o mundo. Retranca tambem é futebol, e é estrategia. o Chelsea nao joga assim todo jogo e o Drogba nao é lateral. eles se adaptaram para jogar contra um time com um dominio de bola e volume de jogo muito superior. e se superaram fazendo isso. futebol nao é so passe certo, futebol nao é so jogo bonito. futebol nao é soh baixinho veloz. tudo isso tem seu lugar e sua hora. e é muito bom, mas nao ganha sempre. se ganhasse sempre nao existiria um atacante de 1,80m pra cabecear. todos seriam baixinho e rapidos. (veio Jardel na minha cabeça, um dos maiores goleadores da historia do futebol europeu, e se jogasse uma bola no pé do cara ele tropeçava nela) a derrota do barcelona ontem nao foi menor do que a do Brasil em 82, ou a da Holanda em 74, ou a de Portugal em 66. só pra citar derrotas em copa do mundo onde o time que jogava maele pode ser eficiente tambem, mas dessa vez nao foi, por azar e por merito do Chelsea, que jogou pra cacete e se vingou de 2008. quem nao viu isso no jogo ontem nao entende lhufas is bonito perdeu. futebol bonito é so isso. bonito. de futebol.

  • Marcel Nogueira

    Concordo. Se o Barcelona tem que ser exaltado pela vocação ofensiva, pela movimentação e o toque de bola, o Chelsea, assim como O EReal Madrid mostraram que aprenderam como parar o Barcelona. Ainda que o futebol perca com a derrota do Barcelona é importante saber que no futebol, para todas as táticas há antidoto e que não há equipe imbatível. Para o futebol isso também é importante.

  • Eduardo

    Quem defecou pelos dedos foi você Italo, concordo com cada palavra do TIRONI, basta lembra do Santos, que tentou atacar o Barcelona e tomou lavada!

    Ou você joga no mesmo esquema tático que o barcelona, com movimentação e posse de bola, ou você simplesmente tenta anular o esquema deles, pois se abrir o time, leva 4, 5 gols.

    Além disso, vale lembrar que o Chelsea jogou daquela forma especialmente contra o Barcelona, pois todos conhecem o esquema tático deles, mas não conseguem neutralizar.

  • Luiz

    Ao comentário do Italo:
    Não ví nada no post que mencionasse preferência pelo Madrid. O Chelsea jogou com as armas que lhe eram permitidas, ou seja, sabendo-se inferior ao adversário, montou esquema para anular as jogadas principais do Barcelona.
    Você acha que na copa de 94 o futebol ganhou alguma coisa com os “espetáculos” apresentados pelo Brasil? Valeu o título não?

  • maycon

    entendo q se vc vai pra guerra, conhecendo as principais armas do seu oponente vc vai tentar se blindar contra isso. Por que ñ dá pra jogar de igual pra igual com os caras, os caras são rápidos e ligeiros, só entram pela porta principal pelo meio da área, tabelando ou Messi carregando, se vc sabe q eles vão fazer isso vc vai deixar a porta arreganhada? Ñ, vc se importaria se o seu time vencesse o time + badalado da atualidade, msm q ele levasse akele sufoco? vence kem aproveita as oportunidades o Barça tv as dele, fez dois o problema é q ñ podia levar e levou na msm proporção. Se isso é futebol eu ñ me importo, pq o importante é vencer!

  • Ênio

    É futebol sim! Souberam reconhecer que o adversário é mais forte e se propuseram a fazer algo que deu certo. Ver o Barcelona jogar é bonito, mas o jogo em si não. Prefiro ver um jogo com dois times atacando e defendendo o tempo todo a ver um time só com a bola no pé. Com certeza Real e Chelsea seria um jogo muito mais interessante de assistir do que qualquer jogo do Barcelona e seus 70% de posse. Jogar de forma eficiente também vale, é só perguntar aos italianos de 82.

  • Marcel Nogueira

    Concordo. Se o Barcelona tem que ser exaltado pela vocação ofensiva, pela movimentação e o toque de bola, o Chelsea, assim como O EReal Madrid mostraram que aprenderam com o parar o Barcelona. Ainda que o futebol perca, com a derrota do Barcelona é importante saber que no futebol, para todas as táticas há antidoto e que não há equipe imbatível. Para o futebol isso também é importante.

  • Eduardo

    Opinião é opinião troxa Chelsea jogou muito!!!

  • Flavio

    Concordo plenamente, todo mundo fala que foi antifutebol e retranca, mais ninguem reconheceu a incopetencia ofensiva do barcelona, ficou tocando a bola de um lado para o outro e não concluia a gol, prefere fica fazendo gol bonito do que dar um simples chute de fora da area, gol feio tambem vale!

    Futebol é resultado, nem sempre o melhor ganha!

    Parabéns ao Chelsea, que mesmo na retranca soube segurar o Barcelona e conseguir um empate heróico.

  • ariovaldo santos

    Futebol retranqueiro?
    Nos dois confrontos foram 3 gols a favor e dois contra. Placar 3×2 para o Chelsea.
    Detalhe: no segundo jogo com praticamente 10 jogadores em campo.
    Isto chama-se retranca?

  • Italo

    Defecou pelos dedos ¬¬…
    O futebol perdeu meu parceiro, se vocÊ gosta do Real MAdrid fala ae na materia, é mais bonito…

MaisRecentes

Palmeiras: o time que não pode perder



Continue Lendo

Só punição pode acabar com a cafajestagem



Continue Lendo

Ainda é cedo para tudo



Continue Lendo