Estamos trocando de futebol?



A diferença do líder para o vice que já foi de dez pontos caiu para três e os dois ainda se enfrentam na casa do segundo colocado. O título já está praticamente definido, mas a disputa por uma vaga na principal competição internacional do continente está feroz com pelo menos três times lutando por uma vaga. Líder e vice-líder se encontram hoje em jogo que pode decidir o campeonato. A distância entre eles é de três pontos. A ponta mudou de dono no fim de semana, mas voltou para o ex-líder na terça-feira em jogo isolado.

Não sei se você percebeu, mas o parágrafo acima não corresponde a nada do que esteja acontecendo no futebol brasileiro até aqui. Trata-se respectivamente do Campeonato Espanhol, Inglês, Alemão e Italiano.

Aqui estamos discutindo apenas qual será o emparelhamento nas quartas de final do arrastadíssimo Campeonato Paulista, já que os oito classificados já estão definidos. Ou se o Bangu será o pequeno intruso na semifinal da Taça Rio, já que Flamengo e Botafogo já estão garantidos. Ou ainda o empate entre Atlético Mineiro e Cruzeiro, com os dois times garantidos na fase final do estadual.

Com tanta coisa boa acontecendo lá fora e com tanta coisa sem importância rolando aqui dentro, estamos fazendo exatamente o inverso do que seria normal: ficamos ligados nas emoções dos Europeus, fazendo contas e checando as tabelas gringas, na mesma medida que damos aquela olhadinha desinteressada nos jogos por aqui. Flamengo x Vasco teve menos de 15 mil pessoas.

Passados dois meses de bola rolando por aqui, quais foram os acontecimentos marcantes em competições nacionais? O gol incrível perdido por Deivid, o aparecimento de Barcos no Palmeiras, as jogadas espetaculares de Neymar, a eficiência do Corinthians, a invencibilidade do Galo… devo ter esquecido algo.

Quando o consumidor troca a diversão do futebol por outra é até interessante: mostra que temos opções variadas de lazer. Agora, quando ele troca o nosso futebol por outro futebol, é bom a gente pensar o que temos oferecido ao torcedor por aqui.



  • Paulo

    Fugindo do assunto do dia do seu blog, fica uma pergunta no ar, por que até agora estes dois senhores, João Havelange, e Ricardo Teixeira não foram presos, saindo algemados de suas casas, por pegarem propina conforme relatório, divulgado no Lance. São dois sem vergonha que roubaram a CBF, dinheiro dos clubes, e tem gente que ainda beija as mãos destas pessoas. Um já está fugido nos EUA, desfrutando da propina, vai terminar seus dias na pior condição que um ser humano pode não querer, ser desprezado pelo povo brasileiro. O outro está a míngua em hospital, não tendo o prazer de ter um final de vida com um sorriso no rosto, andar de cabeça erguida pelas ruas.
    Triste final para a familia Teixeira e Havelange, ninguém para ter orgulhos dos teus feitos.

  • Nao sei porque esses otarios nao vao pra europa nao e la que e bom

  • Rodrigo

    E POR FAVOR… NÃO TENTE COLOCAR A CULPA NOS ESTADUAIS E NOS PEQUENOS CLUBES DO BRASIL

    OS GRANDES CULPADOS POR ISSO SÃO VCS (IMPRENSA) E OS DIRIGENTES INCOPETENTES QUE NÃO SE IMPORTA COM O FUTEBOL BRASILEIRO, SE IMPORTA COM O QUANTO ELES VÃO GANHAR EM FAZER UM FAVORZINHO AQUI E UM FAVORZINHO ALI… O POVO BRASILEIRO ESTÁ CADA VEZ MAIS EGOISTA, E ISSO REFLETE NO FUTEBOL, NA POLITICA, E NO PAÍS. INFELIZMENTE O BRASIL SÓ TEM A PEDER COM ISSO.

    PODERIAMOS COMECAR A MELHORAR O FUTEBOL BRASILEIRO VALORIZANDO O QUE TEMOS, E NÃO OUVIR UM MONTE DE MERDA FALANDO QUE O NEYMAR TEM QUE IR PARA EUROPA. ISSO É RIDICULO SE ELE É CRAQUE HJ FOI PQ ELE APRENDEU AQUI!!!

    AGORA A EUROPA AXA QUE OS JOGADORES TEM QUE SER “BOMBADOS”. A EUROPA ACABOU COM VARIOS CRAQUES BRASILEIRO EXEMPLO: RONALDO, ADRIANO, ROBINHO, KAKA, DIEGO, RONALDINHO GAÚCHO, ETC. OLHA ESSES CRAQUES PERDERÃO TODA A MOBILIDADE E QUALIDADE NO DRIBLE NA EUROPA. PRA MIM A EUROPA INTEIRA É UMA BALELA!!!

  • Rodrigo

    É muito dificil eu comentar algo num blog…Vc foi muito infeliz por esse post.

    Comparar estadual com nacional é brincadeira neh???

    Nos estamos em “pre-temporada” e ja estamos tendo algumas surpresas… Agora veja a pre-temporada europeia, os clubes grandes vai jogar com times da China, Japão Catar, e o caralho a quatro…

    Para a sua informação são os chamados times pequenos dos estaduais que mais revelhão craques para o futebol brasileiro… poxa vc é jornalista e não aprendeu isso? sinceramente olha o passado, olha a tradição e respeite… São desses pequenos clubes que surgem a maioria dos grandes craques do Brasil.

    Odeio gente que não respeita o passado e as tradições!!!

  • MARIANO

    ACORDA BRASIL NÃO É MAIS O PAIS DO FUTEBOL
    Vide audiencia, tv, radio e estádio ridiculo para uma população de quase 200 k
    FUTEBOL NO BRASIL ESTÁ PERTO DO FIM
    ACORDA

  • Marcus

    É engraçado ta bem disputado o campeonato espanhol com Barça e o Real tem mais algum time nesse campeonato, e no Italiano ta bem disputado né só otimos jogos da ate vontade de dormir e o alemão com os dois times a me poupe destes comentarios mediocres vamos olhar um pouquinho aqui para dentro do nosso pais, querer comparar o Brasil com a Europa é sacanagem
    por ser jornalista deveriasaber disso e ainda ganha para escrever esta merda.

  • lucas

    Tudo errado isso ai , na inglaterra tem 4 times q prestam , na espanha 2 , na italia uns 4 ou 5 aki no brasil todo ano temos 10 times competitivos VC NÃO SABE DE NADA O CAMPEONATO BRASILEIRO É UM DOS MAIS DISPUTADOS DO MUNDO NA EUROPA FICA SEMPRE ENTRE OS MESMOS TIMES …

  • Leandro

    Bom dia,

    A diferença é que a Europa está em fim de temporada.

    Faça a mesma reportagem no meio do ano, quando a libertadores estiver no mata-mata, a Copa do Brasil afunilando e o Campeonato Brasileiro rolando…

  • jonas

    Os jornalistas esportivos estão fazendo de tudo para acabar com o futebol brasileiro, não é proibido criticar, mas quando isso acontece com certa frequencia chega a incomodar, já que são tão criativos, apresentam propostas para a melhoria, diga o que esta certo e não só o errado, não trabalhem contra a maior paixão do brasileiro, quando digo paixão estou me referindo aos torcedores, aos quais eu respeito e não aqueles que só criticam, falam muito mal da cbf, fpf, dos torcedores e nunca fazem parte do problema.
    Criticar é fácil, fazer uma autocrítica não é coisa para jornalista esportivo.

  • Fabio

    Eu queria saber se esse site paga salário para esse cara escrever essas coisas.

    Porque se paga, me contrata aí, sou muito melhor como comentarista de futebol.

  • Fabio

    Não entendi.

    Aonde está a coerência de comparar a europa, com os nacionais acontecendo,com os estaduais???

    O brasileirão, que a cada ano está mais legal, é muito mais campeonato, mais disputado, etc…do que um espanhol ou italiano (alemão e frances são um lixo), onde sempre ganham os mesmos dois times.

    Julimar, devia ser jumento, o santos foi prejudicado contra o SPFC?? Vai catar coquinho…

  • É JULIMAR, VC VIU O QUE O GANSO FEZ NO MUNDIAL? NEM TOCOU NA BOLA KKKKKKKKKKKKKKK SÓ O POBRE NEYMAR NO MEIO DAS FERAS, BATER EM BEBADO É FACIL DIMAIS KKKKKKKKKKKK

  • Enquanto times mediocres tiverem sendo enalltecidos jogando um futebol mediocre e vencendo por placares mediocres( nao falo so do curintcha desse ano, mas do sao paulo de anos atras, entre outros) nosso futebol continuara decadente…

  • carlos

    os que sao paga pau do futbol europeu é essa geraçao facebook da vida, you tube , agora a midia brasileira é babaca mesmo, nao tem assunto e fica inventando moda, e precisa-se de um continente inteiro, com 5 deos 10 paises mais ricos do mundo ali, pra poder peitar o futebol brasileiro, ja começa por ai, vejam como sao as coisas, e esses europeus babacas ainda precisa e mais do que nunca do jogador brasileiro, argentino, uruguaio e africano, pra eles poderem ter alguma coisa de bom por lá, isso um continente inteiro, sem falar que como a maioria tem dito aqui, estamos em começo de temporada, só os estaduais, inicio de libertadores e tal, copa do brasil na primeira fase, pois se até mesmo a champions leaugue, que no começo tem um monte de timecos,como os babacas ainda pagam pau pra eles, concordo com muitos aqui, só real madri e barcelona da gosto ver, o resto nosos melhores times nao devem nada a eles , sem falar que o brasileirao é muito mais colorido , divertido e disputado dop que qualquer campeonato europeu, o rpoblema ´e que temos uma midia babaca e e invejosa, dos salarios de muitos jogador brasuca que joga por aqui, é essa a verdade,

  • Rodrigo

    Tironi, uma dica: você disse que os campeonatos europeus estão mais interessantes que os nacionais, comparou um com o outro. Não pode, é heresia, o povo fica indignado e vão te xingar à beça, dizer que não entende nada de futebol, que não valoriza o que é do Brasil etc.

    O correto é você citar apenas as ligas européias e dizer o quanto estão legais. Aí vão chover comentários que os campeonatos na Europa estão mais interessantes que os do Brasil, vão comparar um com o outro e dizer que são a melhor coisa do mundo, que os estaduais deveriam ser extintos, que aqui só tem roubalheira etc. Entendeu?

  • cleverson

    vivemos em uma país de 3° esperavam o que?que os ladroes fossem presos a cada burrice que fizessem?uma seleção brasileira existiu em 58,62,66,70 ate 87 ai acabou…hj podemos chamar de seleçao europeia…é o mano ou a cbf que convoca os jogadores,meu deus quantos jogadores que dariam valor na amarelinha e nao sao convocados agora so chamam medalhoes que so fazem as coisas em seus clubes,claro tirando R10 que nem em vargem grande ta jogando mais
    pois bem acha q so nos clubes brasileiros que falta estrutura e dividas nas alturas
    barcelona ninguem diz quanto deve ne,acobertam de uma maneira magnifica isso
    é o time que mais deve no mundo 300 milhoes de euros
    e ainda falam mal do brasil ve se pode

  • welber wagner

    Nossa quanto comentário tosco. sem cultura se nenhum conhecimento futebolistico. O Brasil em relação a futebol ta cada vez pior, Brasileirão equlibrado claro mas nivelado por baixo sem times bons, o corinthians atual campeão brasileiro, é nojo ver jogando. jogadores ruins na europa é onde esta a linhagem do futebolo mundial nas ultimas duas copas so deu europeus. nos mundiais de clubes que nem priorizam nos ultimos nos 5 foram ganhos por europeus. aqui o futebol Brasileiro é lixo. e parem de dizer que Atletico Mineiro, botafogo, fluminense, são times grandes, times que não ganham nada. a seleção vai de mal a pior, sem craques. pobre futebol brasileiro um lixo.

  • Rafael

    Concordo, tá mais do que na hora de mudar a fórmula dos estaduais. Tá um marasmo só esse começo de ano do futebol brasileiro…

  • Julimar

    Você tem razão em parte, tipo você ve um time como o corinthians jogando, da sono, só sai gol em jogadas que acontecem por acaso, não tem nenhum jogador fora de série e outras coisas…

    Mas falar isso incluindo o Santos no meio é um pecado. TODO JOGO O SANTOS DA SHOW, PODE ATÉ PERDER POR CULPA DE ARBITRAGEM(COMO CONTRA PALMEIRAS, SPO E SÃO CAETANO), MAS O SHOW É SEMPRE GARANTIDO(UNICO JOGO QUE O SANTOS JOGOU MUITO MAL FOI CONTRA O SPO).

    NEYMAR E GANSO JOGAM D++, GANSO É SONOLENTO EM ALGUMAS PARTIDAS, MAS QUANDO JOGA ELE POE ATÉ O NEYMAR NO BOLSO.

    BRASIL NÃO É MAIS O PAIS DO FUTEBOL, MAS ISSO É POR CULPA DA IMPRENSA MANIPULADORA.

  • Tiago Borges

    muito infeliz em seu comentário em Tirone!!

    vc que é um jornalista deveria prezar e fazer campanha por um campeonato melhor, por craques ficarem aqui, deveria fazer um lobby por manter atletas aqui, já que seu salário depende e muito do futebol daqui e não do internacional do qual não passa de um mero pucha saco!

  • Janco Tiano

    “ficamos ligados nas emoções dos Europeus”
    Esse texto realmente é sério?Poucas coisas são mais insossas e previsiveis do que os Campeonatos Europeus…

  • Matheus Parisotto

    “Parabéns para a CBF, FPF, STJD e Globo que acabaram com o futebol brasileiro com seus interesses políticos e manipulações!”

    O maior absurdo de tudo isso foi o fim das Coas Regioais, que iriam finalmente enterrar e sepultar os mais do que arcaicos campeonatos estaduais. Porem a própria TV se encarregou de acabar com eles. E em troca, oque ganhou?

    O Brasileirão. Ninhuma outra TV pode concorrer pelos direitos. A dona CBF mexeu os seus pauzinhos durante a ultima década toda, apra garantir que a globo continuasse.

  • Matheus Parisotto

    Estou surpreso com os comentários negativos que li aqui.

    Eu concordo totalmente com o Tironi. O futebol europeu está cada vez mais popular, principalmente entre a classe média, que começou a derir em massa às TVs por assinatura.

    Ter um clássico, entre doistimes com torcidas gigantescas, na segunda maior e mais rica cidade do Brasil, com 15 mil pagantes, em um estadio para 40 mil, é sinal de que algo está errado.

  • joelmir

    _FUTEBOL EUROPEU SO CHAMPIONS O RESTO É OMESMO NIVEL DOS CAMPEONATOS SUL AMERICANOS,SE LA A DISPUTA FICA RESTRITA ENTRE DUAS OU TRES EQUIPES AQUI FICA ENTRE CINCO OU SEIS POREM NIVELADAS POR BAIXO.

  • rafael

    Eu, particularmente, cago para o que acontece no futebol europeu.

  • Junior de Melo

    Quando um campeonato nacional europeu tiver 8 times com totais condiçoes de ganhar o titulo nós conversamos novamente… Cada país daquele continente e do tamanho de um estado médio daqui… O que vc está querendo comparar é totalmente inviável… Se por um acaso acha que a soluçao é Copiar o calendario europeu, está redondamente enganado… Talvez deveriamos acabar com os regionais, porem jamais extender o campeonato brasileiro desde o começo da temporada…Nós temos uma Champions League por pontos corridos meu filho… E enquanto os times de lá estão na “pre-temporada” estao fazendo exatamente a mesma coisa que nós… Jogando contra times pequenos aos montes….

  • Marcelo Guedes

    Eu não me iludo com a força dos campeonatos europeus, queria ver se o mundial de clubes fosse um verdadeiro mundial, com jogos de ida e volta. Seria interessante ver o badalado barcelona enfrentar um clube brasileiro ou argentino na América do Sul (como seria se disputasse a Libertadores?). Sou tricolor carioca e moro em Brasília, e deixo aqui meu protesto com a Rede Globo, que não transmitiu nenhum jogo do Flu na Libertadores aqui, assim como do carioquinha (com exceção da final da Taça Guanabara, lógico). É a massificação dos ditos clubes de maiores torcidas (Flamengo e Corinthians), devido ao alto valor das cotas de televisão negociadas com os dois individualmente. É uma vergonha, pois o Brasil não se resume aos dois ditos clubes de massa!!!

  • Decadência do Futebol BR

    O futebol brasileira vive uma escassez de craques. Fato.

    Creio que a decadência teve início com os campeonatos de pontos corridos, pois nestes o importante não é jogar bem, mas sim não perder.
    Houve uma inversão de valores, nosso futebol que sempre foi conhecido pela alegria, habilidade e ofensividade, hj se vê maculado pelo jogos feios e extremamente defensivos.
    Retiraram a alegria do nosso futebol, amparado no argumento de justiça (vence o time que tiver maior regularidade durante o campeonato).
    E ai eu te pergunto… o que esta modalidade de campeonato tem acrescentado para o futebol nacional? q grandes craques surgiram deste sistema europeu? tirando Neymar eu não me lembro de nenhum.
    O Fato é que hj não sabemos como o jogador irá reagir sob pressão, não sabemos queis jogadores possuem o poder de decisão e, infelizmente, vemos os técnicos ficando reféns desse sistema, tendo que preferir escalar volante de marcação, ao invés de um meia de qualidade.
    Hj não se vê novos Edmundos, Millers, Rais, Cerezos, Juniors, Zicos, Evair’s, Alexs, Romários, Bebetos surgindo, pq não se prioriza o ataque.
    O jogo ficou amarrado, o nosso futebol ficou feio e sem perspectiva de melhora.
    Algo precisa ser feito. Precisa-se mudar, pq esta tudo errado.
    Precisamos retomar o espírito do antigo futebol brasileiro, aquele que nos consagrou há cto tempo.

  • ITAMAR DE LIMA REIS

    NOS ULTIMOS 10 CAMPEONATOS BRASILEIROS ; 2011 CORINTHIANS; 2010 FLUMINENSE,2009 FLAMENGO; 2008,07,06 SÃO PAULO; 2005 CPRINTHIANS; 2004 SANTOS; 2003 CRUZEIRO; 2002 SANTOS, SÃO SEIS CAMPEÕES DIFERENTES, AGORA VC ME CITA NOS ULTIMOS CAMPEONATOS QUE VC FALOU QUAIS FORAM OS CAMPEÕES, ITALIA OU É INTER OU MILAN, ESPANHA REAL OU BRAÇA, INGLATERA ARSENAL MANCHESTER ALEMANHA BAYER OU BORUSSIA, PORTUGAUL PORTO OU BENFICA, AGORA ME FALA QUAL CAMPEONATO É MELHOR

  • Dedé

    Cara tem hora que tu fala muita besteira, concordo que o futebol Brasileiro em inicio do ano é uma merda e isso tem que mudar, os estaduais não tem mais graça, árbitros despreparados, muitos times pequenos sem nenhuma estrutura, muita gente ganhando dinheiro sem cima dos clubes e os clubes se dando mal pelo pouco publico. Agora endeusar os campeonatos europeus? Tirando a Champions League que cruza os times de paises diferentes e aparecem boas partidas, no resto é uma merda e uma merda grande. Os campeonatos são decididos por no máximo 4 times, tem não sei quantos anos que só dá Real ou Barça no espanhol, United Chelsea e City (Arsenal e Liverpool aparecem também) no ingles, Milan e Inter de Milão com raras aparições do Roma no italiano. Aonde tem graça nisso, aonde tem disputa? O nosso campeonato Brasileiro pode ter seus defeitos como falta de coerencia da arbitragem, escândalos na CBF , entre outros. Mas ainda sim todo ano tem uns 10 times brigando pela ponta, o que é até aceitável para uma serie A com 20 times. Podem ter até ai uns 5/6 times que todo ano estão brigando, mas que sempre tem novos entrando na briga e quase sempre um diferente ganha todo ano, não vejo graça nesses campeonatos europeus de MERDA. BRASILEIRO tem é que começar a pensar no Brasil e parar de sonhar com a europa, porque lá está só decaindo e nos estamos melhorando apesar de tudo.

  • Bruno Pilar

    Sou a favor que devemos mudar algumas regras dos estaduais, como menos jogos ou então um qualifying entre os pequenos para depois enfrentar os grandes. Mas acabar com estadual é muito complicado. No Paraná o Atletico Paranaense que está na segunda divisão e o Coritiba só vão se enfrentar no Estadual e numa possível e remota chance na Copa do Brasil. Bahia e Vitória o mesmo problema, divisões diferentes. O santa cruz que possui uma grande torcida só vai jogar com o Sport e Naútico no estadual. Concordo que devemos mudar a quantidade de jogos dos estaduais, mais acabar seria um derespeito com o povo brasileiro.

  • wagnão

    Senhores

    Quando tivermos a imprensa esportiva babando ovo e raspando o pé de gringos e europeu veremos esta combinações horrendas dos campeonatos europeus com o brasileiro.
    Os campeonatos estaduais vejo como uma pré temporada para o mais dificil campeonato do mundo que é o brasileiro.
    Veja quantos classicos temos no brasileirão em relação a o unico classico barcelona e real madrid.

  • nino

    muita gente criticando o tirone e ele esta certissimo .cara que jogao foi real e valencia , que bom ver o borussia dortmon jogar . ai vem brasileiro falar dos pessimos jogos daqui . na moral acho que os melhores jogos que vi esse ano foram os classicos do santos . o futebol do rio ta um lixo . ate agora estou esperando o flu encantar , piois, os outros eca . em sao paulo o santos na maioria dos jogos vai bem . o corintias agada pela comptitividade e nao pelo futebol solto . esse ano pode ser que a america caia aos seus pes . o palmeiras e o sao paulo sao incognitas . no sul o inter e gremio sofre com contusoes . no caso do inter ainda tem o caso oscar . em minas o atletico parece que vai e sempre acaba ficando e o curzeiro ta dando aquela velha remodelada . entao conclusao o tirone esta certissmo .

  • carlos

    coisa de nerd deslumbrado com barcelona da vida, precisa um continente inteiro pra se comparar com o futebol brasileiro, 5 estrelas e os maiores craques do mundo, a raivinha dessa midia nojenta é que os nossos melhores jogadorers nao vao mais pra europa, acabou o eldorado europeu, bando de falidos, sem grana , quer acabar com os regionais, coisa de cabeça péquena mesmo, tem de se valorizar mais os regionais isso sim, pois é dai sai os grandes jogadores da nossa historia,e a europa nao seria nada sem os brasucas que jogam por la, bando de manes

  • Corélio

    OS JORNAIS ESPORTIVOS DA EUROPA TAMBÉM SÃO MUITO, MAS MUITO MELHORES QUE OS DAQUI… E AI, VOCÊ VAI TRABALHAR NA EUROPA???
    ESSA PAGAÇÃO DE PAU PRA EUROPEU É UM SACO…

  • junim

    qual a graça desses campeonatos citados acima ??
    Espanhol: Real x Barça
    Italiano:Milan x Juve (com a idade dos caras parece ate campeonato de showbol)
    Ingles: Time de sheick
    poorra vai ficar babando ovo pros cara la da europa
    se chutar o saco do messi quebra os dentes de muitos brasileiros aqui!!
    to de saco cheio de ouvir falar isso!!
    nao tem nenhum campeonato la fora emocionante como o nosso aqui!!
    até no campeonato Paulistinha tem mais time brigando pelo titulo do que nesses outros campeonatos!!
    vai falar q é um jogasso Barcelona x Getafe!!
    vcs tao td viajando ao inves de apoiar o futebol daqui ficam nessa babação de ovo pelos caras de la!!
    daqui a pouco vai começar dinovo com a besteira de que o messi supera o pelé e tals !!
    quanta bobagem !!

  • Mendez

    Se estamos trocando de futebol eu não sei, mas vc é o primeiro TIRONI!

  • jonas

    o tirone esta bem empregado e muito mau informado, se ele sugere que se acabem os estaduais, ele também precisa dar soluções ou pelo ao menos idéias para o imenso universo de times seculares no Brasil, e seus jogadores que buscam um lugar ao sol, atirar pedra nos pecadores é fácil, agora reconhecer-se pecador é que são elas, tirone você como paulista e barrista como todos os são, pegue uma peneira e passe todos os famosos jogadores dos grandes e emocionantes clubes, os que não vierem de times pequenos que disputam os estaduais, você separa para depois coroa-los e cingi-los com o mais puro aroma de um perfuma raro, com certeza você não terá prejuízo, porque os que vem de escolinhas de futebol de grandes clubes serão tão poucos que lhe custará uma bagatela premia-los. não seja tão mesquinho e reveja suas opiniões, trate os menos favorecidos com respeito ou pelo menos dignidade, não lhes tire o prazer de sonhar, para finalizar você e essa corja de comentaristas esportivos são como urubu na carniça sempre em busca de migalhas, sem a “”várzea e sem os pequenos clubes os grandes não são nada, pra isso basta ver que nos grandes centros europeus somando-se todos os títulos mundiais, os mesmos perdem para o nosso futebol terceiromundense, brasil, argentina e uruguai, e olha que lá não tem estaduais, deve ser por este motivo que são raros os craques pelas bandas de lá.

  • Leandro teixeira

    O Barcelona e o Real Madri tem obrigação de ganhar os titulos que tem. O barcelona tá ganhando tudo pela frente quando não ganha chega pelo menos. No Brasil time dito grande perde pra time pequeno e é normal. É? Eu até concordo. SÍ o jogador do dito time grande não ganhasse R$200.000,00 por mês enquanto o do time pequeno ganha R$20.000,00 por ano. Jogador do time grande viaja de avião, tem hidromassagem, comida balanceada e o escambal. O jogador de time pequeno anda de lotação, e come o que der e mesmo assim ainda da trabalho pra time grande. Jogador no Brasil precisa de um banho de realidade e se tocar que a vida deles é a q muita gente queria ter pra se divertir. O jogador de time grande tem obrigação se não de ganhar. Disputar todos titulos possíveis e com no minimo um bom futebol já que é pra isso que eles são pagos.

  • estamos trocando o futebol, mais isso estar muito errado e na minha opinião deveriam deixar o campeonato brasileiro como estar pq o calendário do futebol estar muito bom assim mesmo do jeito q estar pq ser a gente ficar muito o futebol daqui a pouco nós mesmo vamos ficar malucos com os horários das partidas e hoje em dia é assim q os torcedores estão tudo maluco com esses horários doido dos jogos e esses pequenas coisas pra mim tem q ter mais um pouquinho de organização e é o q estar faltando e ser por exemplo ser o horário do jogo flamengo e vasco é tal hora deixar aquela hora mesmo mais não mudam aí só ficar complicado e duvido ser por exemplo a cbf deixasse um horário só e não ficasse mudando toda a hora os torcedores aí ficar mais atualizados e pra vc ver a cbf mudar tanto de horário q tem torcedores q até aí assistir o jogo mais não vão mais saber pq por causa do horário q é apertado e eu já vir jogo começar sabem q horas 8 e 30 a noite já viram isso gente e como é q pode né pessoal e é por isso q muitos torcedores não vão aos estádios de futebol.

  • Tulio

    Caraca que asneira!!! o calendario e outro, estamos em comeco de temporada. No final do ano passado rolou uma final de campeonato brasileiro sencacional e pontos corridos e unanimidade, alem disso em dois ou tres meses teremos times brasileiros disputando jogos decisivos pela libertadores. Isso e apenas cronologia e falta de assunto para alguem escrever.

  • Roberto Junior

    Provavelmente, o prejuízo é pouco, ainda. Mas seria interessante uma pesquisa que mostrasse o impacto que a atenção despertada pelo futebol europeu no Brasil exerce sobre os clubes daqui.

    Em termos de marketing, Corinthians, Fluminense, Flamengo e os outros brasucas ganharam a concorrência de Manchester, Barcelona, Real e de outras agremiações do Velho Continente.

    Abraço!

  • Thiago Kassis Schibelscky

    Concordo com o tirone! qual a graça de futebol estadual? só prestar atenção, sou sao paulino mas até ai ser lider nao representa nada… o que interessa é o mata-mata… pra mim tinham que acabar com campeonatos estaduais… queremos emoção! nós torcedores compramos emoção, mas os estaduais só dao emoção no final, digamos, 4 jogos? semi final e final. 🙂

  • Emerson Olenewa

    O futebol europeu é ideal para enganar trouxas. Campeonatos sem graça, previsíveis, todos sabem que ou é um ou é outro que será campeão e o resto é figurante. Nós precisamos é parar de ficar enchendo a bola deles, lembrando que quem é penta mundial é o Brasil. E o Brasil fez isso em tempos em que as diferenças entre estrutura, salário e tudo o mais em torno do futebol aqui e na Europa eram ainda mais acentuadas do que são hoje. São diferenças importantes sim – eles são organizados, pagam bem, pagam em dia, o calendário funciona, as regras não são maleáveis, as “torcidas organizadas” não são bandos de gangsters e o esquema é muito mais profissional NO ENTORNO. O problema é que dentro de campo, e mesmo o Brasil não estando em alta neste momento, é aqui que eles vem quando querem jogadores diferenciados. Time europeu que se preza e tem recursos para isso, sempre tem brasileiros no time (mais de um). Os melhores que eles tem lá ainda não são melhores do que os melhores brasileiros em atividade. Então vamos parar com essa babação de ovo – não tem problema nenhum assistir futebol europeu, mas ficar achando que lá é tudo isso não está com absolutamente nada. O que nós temos que fazer é cobrar, cobrar, cobrar e cobrar dos times brasileiros que se enquadrem, que adotem práticas profissionais, dirigentes profissionais, federações tocadas por profissionais e não bandidos, torcidas organizadas civilizadas, etc. Isso é o que nos falta, porque em campo, se deixar jogar, a coisa ainda se resolve muito melhor com onze brasileiros em campo. Falta a estrutura profissional, e falta o torcedor aprender a cobrar e não bater palmas para sacanagem. Falta, por exemplo, a torcida do Flamengo não achar graça em ter jogadores que sobem o morro e frequentam ambientes comandados por traficantes de drogas. Falta a torcida do Corinthians, em vez de se achar muito esperta, protestar veementemente pela vergonha eterna que será o time ser lembrado como aquele que construiu um estádio graças à sacanagem, à falcatrua e ao mau uso do dinheiro público. Pena também o Santos ter estragado a oportunidade de mostrar que essa “diferença” dos europeus só existe na cabeça de alguns colunistas… Chegaram à final de clubes sem esquema, sem qualquer iniciativa tática do Sr. Muricy para estruturar o time e enfrentar o Barça, e tomaram um vareio de bola que deixou muita gente achando que a “diferença” é brutal. Uma pena, pois está claro que em algum momento, os jogadores do Santos chegaram à conclusão que só de estar lá já estava muito bom… tremendo complexo de vira-lata e falta de ambição. Assim, não compareceram em campo e ficaram assistindo o outro time jogar. Agora, por causa daquilo, dá-lhe colunista dizendo que Europa isto, Europa aquilo… Europa meus caros, quando quer jogador e tem dinheiro para gastar, vem sempre buscar aqui. E faz muito bem o Neymar de não ir – vai provar o que aqueles que acompanham futebol há bastante tempo já sabem: que é perfeitamente possível jogar futebol só no Brasil e ganhar dos europeus, como o Brasil fez repetidas vezes ao longo de décadas.

  • Fabio

    Parabéns para a CBF, FPF, STJD e Globo que acabaram com o futebol brasileiro com seus interesses políticos e manipulações!

  • Acho que você se esqueceu dos últimos campeonatos nacionais, em especial, o último, quando o título foi decidido nó último minuto da última rodada.
    Comparar campeonato europeu com campeonatos regionais é piada, seria o mesmo que comparar o nosso campeonato nacional com qualquer campeonato regional de qualquer lugar do mundo.
    Que a qualidade de nosso futebol está muito aquém do que é possível, isso sim é verdade, mas, daí dizer que a o futebol europeu está em melhores condições…

  • Edvaldo

    Fico irritado toda vez que leio os comentários, porque salvo alguns de bom senso, a maioria é de uma ignorância de dar medo. Não estou dizendo que não se deva criticar algum assunto quando não for bom, mas o trabalho do jornalista é informar e dar sua opinião. Esse papo que o campeonato brasileiro é mais competitivo é uma balela. Desde a implantação dos pontos corridos em 2003 foram seis times diferentes que ganharam o campeonato (é muito comparado a maioria dos europeus), mas nesses 10 campeonatos foram 3 do spfc, 2 do sccp, 2 do sfc, 1 do cruzeiro, flamengo e fluminense e esses dois últimos apesar de ter um certo merecimento foram decididos nas “entregadas” de final de campeonato senão seria mais um pro spfc e outro pro palmeiras, com isso quero dizer que isso mostra como cada vez mais veremos os times paulistas sendo campeões brasileiros, isso se não afunilar cada vez mais, já que o palmeiras passa por uma fase horrível e o spfc está em declínio administrativo.

  • jota

    Nossa discordo completamente, quer dizer, nossos estaduais poderiam sim ser mais curtos, mas o nacional daqui eh 10 vezes mais interessantes, pois comecamos o campeonato com pelo menos uns 8 times com condicoes de ganhar e nas ultimas rodadas 4 ou 5..ao contrario do espanhol onde ja sabemos que da barca ou real…assim como na alemanha onde cada 10 anos, 8 eh do bayer e assim eh tb na italia e inglaterra…viajo legal

  • wladimir

    A imprensa não abriu o olho, o brasil não é mais o pais do futebol

  • Leonardo

    Não concordo. O título nos campeonatos europeus são disputados por 2 ou 3 clubes no máximo e sempre os mesmos. Na Espanha, por exemplo, a diferença de Real Madri/Barcelona para o 3º colocado são de quase 30 pontos. Qual a emoção nisso?
    O que precisa ser repensado é a formula de disputa dos nossos campeonatos regionais, pois o Brasileiro é o campeonato mais disputado do Mundo.

  • Wagner Marcial

    Comentário bem fraco viu TIRONE, deve ser voce e mais uma meia duzia que acha isso, vamos ser inteligentes: Aqui é inicio de temporada gente, me ajuda aí. E sinceramente, jogo europeeu para mim só se for do Barcelona e do Real Madri, o resto é resto. Esse pessoal do lance a cada dia esta pior, tendenciosa a paulistas, noticia ida de jogadores para outros clubes como o caso do Montilho que ate hoje deve ta indo para o Corintias… Por aqui em minas o conceito esta caindo.

  • Severino Ramos

    Eu discordo, e muito. PRIEMIRO . o Futebol, nao só Carioca, mais do Brasil esta de pesima qualidade, por que a mioria dos jogadores, estao no exterios, aqui só deixam os pernas de paus com exceçao de dois( Dedé, e Neymar), e ainda por cima encentivan os jogadores a se nauralizar em outros paises, esta Lei Pelé, que virou Lei Zico. A onde o jogadors mal sai da barriga da mae, e já é vendido, como nós vamos ter bons campeonatos por aqui. E nada melhor do que Vasco, Fluminense, Botafogo, ou mesmo, o Urubu,para sacanear as outras torcidas, agora a emprensa em geral, e estes empresarios esta acabando com o futebol Brasileiro. A empresa por que ganha uma grana para chamar qualquer cabeça de bagre de CRAQUE, esqueceram o que realmente é um CRAQUE. Pel´=e, Tostao, Jairzinho, Gerson, Rivelino e etc.Hoje Ganso é craque, onde,Kaka É CRAQUE, FICARAM MALUCO.

  • Dennis Tavares

    O futebol brasileiro está ótimo, assim como os “profissionais” que trabalham na midia para divulgação do mesmo. Totalmente imparciais, honestos com o consumidor, as matérias são frutos de muito trabalho, pesquisas e não de “achometros”, adivinhações, palpites…um exemplo!!!

  • marcio

    PENSO QUE OS GRANDES DE SP E RJ DEVERIAM FAZER UM CAMPEONATO, PODE SER O RIO-SÃO PAULO. UM CAMPEONATO DE PONTOS CORRIDOS COM UM ÚNICO TURNO. E FAZER APENAS AS FINAIS COM OS PEQUENOS NOS REGIONAIS. É MAIS EMOCIONANTE, DO QUE VER O PALMEIRAS ENFRENTAR 16 EQUIPES PEQUENAS. QUEREMOS JOGOS COM EMOÇÃO. DA FORMA QUE ESTÁ NÃO DÁ MAIS.

  • Amigo….provavelmente seu time não está na Libertadores….E é demais exigir que 3 meses de temporada seja comparada as retas finais dos campeonatos supracitados. Particularmente estou me lixando para algo exógeno a campanha do Flusão….prefiro ser um avestruz à ser um aculturado que torce por times que não querem dizer nada culturalmente a mim……sim pois futebol para o BRASILEIRO é uma manifestação cultural e neste contexto aprecio muito mais o que é meu, …ou penso ser meu…..

  • Está fraco, msm! Na verdade, dada a atual situação do economica vivida pelo país era de se esperar mais qualidade das partidas, pois temos Ronaldinho, Liédson, Adriano, Loco Abreu, Neymar, Ganso, L. Fabiano, D. Carvalho, Montillo, D’Alessandro, Damião e etc. No entanto, isso está longe de acontecer! Acredito que falte profissionalismo das Diretorias para o planejamento, execução e direção das equipes.

  • Luiz Vicente

    Fantástico comentário!!!

    Mas o que é mais assustador é que a crônica esportiva brasileira quase que em sua totalidade não enxerga isso… isso preocupa porque são os formadores de opinião….mesmo que uma coisa ” sem muito importância”…insistem todos os dias em comparar Neymar e Messi sempre sendo tendenciosos a dizer que o Neymar é melhor e sem ver que o argentino fez esse ano mais de 60 gols ….a desculpa vem que isso só acontece porque ele joga no Barcelona ….e o fato de que ele deu mais de 25 gols para seus companheiros fazerem e que participou até hoje de mais de 50% dos gols do time não conta??? Esse é só um exemplo de que o pior cego é o que não quer enxergar….

  • Andre R.

    E o que vc queria? Lá está em final de temporada, aqui ainda nas primeiras fases de torneios, regionais sem muita emoção na primeira fase e libertadores com algumas.

    Aqui como acolá, os campeonatos estaduais são iguais aos campeonatos nacionais europeus, antes de começar já sabemos que pode ganhar, coisa muito chata.

    A libertadores é praticamente a mesma coisa Champions no quesito disputa de título, somente alguns países tem condições de levar o título.

    A grande diferença a nosso favor é o campeonato brasileiro, que não há favorito e quando há, geralmente não ganha.

    Veja no final do ano passado, ninguém dava importância alguma aos campeonatos europeus, era só brasileiro e sulamericana que chamava a atenção.

  • Filippe Lima

    Campeonatos regionais é um verdadeiro atraso para os grandes clubes do Brasil, sou flamenguista e sinceramente me recuso a gastar por jogo em torno de 50 reais para assistir Flamengo x Resende AHHH por favor né é rídiculo!!!!
    Se querem campeonatos que atraiam novamente seus torcedores aos estádios, então que acabem com esse atraso de vida chamado “CAMPEONATO REGIONAL”!!!
    Até OS ANTIGOS RJ-SP, SUL MINAS…e por ai vai..são bem mais interessantes…e os clubes pequenos bem eles que disputem essa porcaria chamada regional!!!

    Outra coisa…

    Sou completamente a favor do campeonato brasileiro ter final
    Ex: campeão do primeiro turno x campeão do segundo turno

    abraço

  • Fantástica análise!

  • Leo Trindade

    Não vejo nada de errado em acompanhar o futebol pelo mundo, mas está claro que a nossa contribuição ao esporte está aquém do que estamos acostumados.

    Pouco brilho dos grandes, poucas surpresas no interior, modelos de campeonatos regionais que se arrastam por meses e pouco resultam em emoção ou mudança nas primeiras colocações.

    Nos livramos do Teixeira e ganhamos um Marin, uma versão talvez até pior do nosso antigo ditador.

    Entre as soluções, uma porção de mudanças que precisam partir de quem deveria ser o maior interessado no assunto: o clube.

    Os clues deveriam declarar independência da CBF e criar suas próprias ligas de acordo com suas regiões e disponibilidades de equipe, visando sempre o entretenimento do torcedor. Mas, por enquanto, isso é só um sonho…

  • OLHA.. EU VOU TE FALAR QUE DE VEZ ENQUANDO EU VEJO UM JOGO EUROPEU, MAS SEMPRE CAIU NO SONO…. LÓGICO SE NÃO FOR O BARCELONA JOGANDO

    MAS PREFIRO O FUTEBOL DAQUI, MUITO MAIS DISPUTADO E MUITO MAIS EMOCIONANTE, PRINCIPALMENTE QUANDO SE TRATA DE SANTOS

  • José Deuzenir de Carvalho

    para mim juntando tudo la de fora que vc chama de bom não chega nem perto do que é assistir a um jogo do meu flamengo, para mim estes times la de fora nem existem! e ja que vc baba tanto o futebol europeu, vai trbalhar lá, pois aqui só deveria trabalhar quem gostase do futebol brasileiro, o melhor do mundo. e o resto é resto! Brasil, Brasil, Brasil.

  • Valter

    Tironi,
    Ligados nas emoções dos Campeonatos Europeus???????????Talvez você e mais alguns da imprensa façam isso. Eu não vejo a menor graça ou emoção nesses campeonatos da Europa. A maioria de times fracos.
    Viva o complexo de vira latas….Tudo o que rola lá fora é melhor que aqui……

  • Tirone, e ainda tem colegas seu de trabalho, que fazem campanha para ida do nosso reymar para o futebol europeu, quer dizer? entenda a cabeça desses pseudo profissionais do futebol.

  • marcondes

    verdade, nosso futebol esta ultrapassado em todos os quesitos, organizaçao e nota 0 muito ruim esses estaduais

MaisRecentes

O clássico esvaziado e o golpe da CBF



Continue Lendo

Mimimi ou verdadeiro?



Continue Lendo

Acharam um novo culpado: a religião



Continue Lendo