Esperneamos tarde demais



Deve haver alguma intenção ainda não revelada para Jérôme Valcke ter dado um chute no traseiro da boa educação e dizer o que disse sobre o Brasil. Mas ele possivelmente também pensou que neste país em que tudo é feito no improviso, uma chacoalhada dessas não teria consequências ruins para o seu lado porque nosso negócio é mesmo a festa. Respeito, educação, contrato, preto no branco, compromissos… nada disso é levado muito a sério por aqui.

O pior de tudo é que ele tem razão. O problema é: como bons brasileiros que somos, sabemos de todas as nossas mazelas. Mas ai de um gringo que fale uma verdade dessas no nosso nariz. Aí não aceitamos. Brigamos, botamos o cara pra correr, mostramos que “somos brasileiros com muito orgulho e muito amor”. (tem música mais mala do que essa?).

O repórter Larry Rohter, do “New York Times” quase foi expulso do país durante o governo Lula por ter dito que o então presidente bebia demais.

Subir nas tamancas é a nossa especialidade quando falam mal do nosso país. É o que acontece quando alguém de fora critica Pelé, por exemplo. Aí, enchemos o peito para defender “o atleta do século”.

Nós mesmos falamos que o Rei “calado é um poeta, não pode abrir a boca porque senão só sai besteira.” Nós podemos desqualificar Pelé até onde quisermos.

Quando o governo brasileiro topou fazer do país a sede da Copa do Mundo sabia que a Fifa viria com a faca em nosso pescoço com suas exigências. Além disso, qualquer pessoa de bem sabia que o blablabla de estádios construídos com dinheiro da iniciativa privada era conversa pra boi dormir, bem como as obras de infraestutura que surgiriam.

O grito de independência que queremos soltar agora quando um gringo nos dá um pontapé no traseiro e nos manda trabalhar deveria ter saído de nossa garganta lá atrás, quando essa ladainha toda nos foi enfiada goela abaixo e calamos, acreditando que a Copa seria para todos (já viu o preço dos pacotes vip?) e que um novo país surgiria.

Agora, é tarde demais.



  • marcelo

    Ô Tirone,

    Em relação ao jornalista do NY Times, ele não afirmou apenas que o Presidente bebia demais. Falou outras coisas também. Este jornalista trata-se de um dos maiores idiotas que a categoria dos jornalistas (pródiga nesta matéria) já produziu. Você até que é inteligentinho. Não deveria utilizá-lo como exemplo.
    Nós brasileiros somos muito parecidos com os europeus, que aliás são básicos na formação das nossas características. Vá lá no país deles dar um chute na bunda deles pra ver se eles não reagem.
    O que este cara da Fifa fez foi reproduzir uma atitude colonialista. Simples assim. E nós, apesar de termos tantos defeitos, não podemos aceitar calados. Temos que responder sim. Somos cordiais (agimos com o coração) e por isto mesmo, como o rapaz já se desculpou, vamos em frente. Não guardamos mágoas. Mas ele que se comporte daqui pra frente,
    abs

  • Mario

    Em todo estado democrático, existem a situação e a oposição.
    Quando as coisas acontecem, são realizadas, a oposição se esconde ou tenta colher os frutos.
    Quando as coisas saem erradas ou não andam, a situação se justifica tentando encontrar os culpados e a oposição marca entrevista coletiva e ganha todo espaço da mídia para culpar a situação.

    Temos sim que defender o nosso Pais de falastrões como esse Diretor da FIFA, como de qualquer outro Senhor que venha aqui a criticar nossos políticos!

    QUem tem que fazer ese papel somos nós brasileiros e principalmente a imprensa que deve denunciar as imcopetências de nossos governantes. não se omitindo como acontece normalmente, sempre escondendo situações em troca de favores.
    O Brasil não é governado por políticos, mas sim pelos meio de comunicação que ditam as regras.

  • edu machado

    próximo passo, inventarem algo pra tirar a final do rio, deixar o rj sem jogo algum da copa e cheirar cu de paulista

    já tiraram a abertura e quase tds os jogos, só falta isso

  • luiz de martino

    Caro regis, em minusculo mesmo, você tentou desqualificar o que eu escrevi por um erro de português, que de fato ocorreu mas não é incomum infelizmente, todos nós e eu me culpo por isso deveríamos escrevrer a ligua portuguesa sem erros, ocorre que por um lapso passou, ok caro professor da língua portuguesa. Mas como você tocou no assunto, já que você sitou, de fato o presidente da república no seu mundo, deve ser uma pessoa que não tem nada a ver com a realidade das pessoas e deve ser portar como um perfeito robô!, ou seja, não tem vontades, não tem defeitos e faz aquilo que é programado para fazer. Não defendo nem o Lula nem ninguém, mas digo para você Sr. regis (em minusculo mesmo) independente dos erros e dos acertos, sempre gostei de pessoas autenticas!! A propósito, não me conformo com a corrupção, tanto que você não leu isso em momento nenhum do meu comentário, mas não posso querer que um povo que foi sufocado e maltratado a vida inteira aprenda tudo da noite para o dia!!! Se você acha que as coisas se resolvem assim, ou então você tem 10 anos ou você é uma daquelas pessoas que fazem um monte de cagadas mas nunca admitiu isso, mas até ai é um problema seu e não meu!!!Portanto Sr. regis(em minúsculo mesmo) se o Sr. se contenta em ser objeto de manobra dos outros e aceita que alguém entre na sua casa e fale como você deve ser, falo em alto e bom som O PROBLEMA É EXCLUSIVAMENTE SEU!! não queira que os outros mortais como eu tenham a mesma obediência aos seu patrões como vc.

  • QUAL O PROBLEMA
    ONDE ESTA A SEGURANCA
    ONDE ESTA A SAUDE
    ONDE ESTA A CORRUPCAO
    ONDE ESTA O MENSALAO
    A VERGONHA ESTA NO PAIS INTEIRO, QUANDO NOS RECLAMAMOS
    O GOVERNO NAO ESCUTA, QUANDO VEM DE FORA, E DURO,MAIS E A PURA REALIDADE O PAIS E UMA VERGONHA( MR VALCKE QUANDO VOCE DER O CHUTE, TENHA CERTEZA QUE SEU PE VAI VOLTAR) ,NAO SEI NAO HEIN.

  • Mauro

    Texto futil, oportunista e ridículo.

  • Dedé

    Não curti, não é porque nós sabemos dos nossos erros e de nossas caracteristicas, que sabemos das merdas do governo e tal que devemos aceitar nego esculachando nosso país, não concordo em ficar subindo nas tamancas por ae, mas aceitar que falem mal de nosso país mesmo que seja verdade é falta de nacionalismo, temos que defender o que é nosso, sabemos que além das muitas merdas que tem aqui, somos uma das melhores nações do mundo, respeitamos até demais outras, somos hospitaleiros com todos. Acho que devemos aceitar as criticas sim, mas se bem feitas e no intuito de ajudar e não apenas difamar nosso país.

  • denilson

    meu caro…fale por voce… trabalho o dia todo e valorizo e cobro seriedade daqueles com quem convivo… exijo ser respeitado da mesma forma…. vc nao? Boa parte da culpa desta hipocrisia que vc menciona se deve a sua classe profissional.que deveria se preocupar em informar e formar opinioes serias e certeiras… isso sim faria diferenca neste pais ainda tao pobre de cabecas que pensem e busquem valoriza-lo…

  • ANTONIO CARLOS

    Parabens Tironi, otimo texto ainda falta muita coisa para ser dita, tem que levar um pé na BUNDA mesmo, o BRAZIL foi escolhido para sediar a copa em 2007 e nada foi feito,quem pensou que seria diferente? O BRAZIL NÃO TEM CONDIÇÕES DE SEDIAR NADA.
    Esse patriotismo idiota de futebol e de quatro em quatro anos é ridículo, porque não compram bandeiras e camisas para gritar por melhor saúde e educação?
    Aonde estão as bandeiras e camisas compradas na ultima copa? estão jogadas em algum canto de uma gaveta,foram doadas em campanhas de agasalho,estão sendo usadas para lavar chão.
    É ridículo um povo ter orgulho de ser o país do futebol, queria ser o primeiro em saude em educação isso sim é orgulho de um povo.
    Um povo que elege um bebado analfabeto como governante por causa do seu carisma e não por sua competencia, vai esperar oque dessa gente?
    E tem olimpíada ainda para ter mais desmandos,corrupção e incompetencia, essa mesma olimpiada que só com a candidatura gastou mais de 100 milhões
    Estima-se que somente com a hospedagem da comitiva que foi à Copenhague fazer campanha pela cidade e acompanhar o resultado o comitê de postulação tenha gasto quase 1 milhão de reais. Os brasileiros fecharam um dos hotéis mais sofisticados da capital dinamarquesa e fincaram uma bandeira do Brasil no topo do prédio. Alguns membros do comitê de candidatura foram autorizados, inclusive, a se hospedar no hotel Marriot, onde estavam todos os membros do COI.
    Sem contar a festa que fizeram que rolou madrugada adentro na boate do hotel regada a muita champagne e whisk tudo pago com o dinheiro do povo.
    PÉ NA BUNDA É POUCO……………….

    ISSO AÍ, IÔ IÔ É UM PÓQUINHO DO BRAZIL IÁ IÁ, DESSE BRAZIL QUE CANTA E É FELIZ, FELIZ

  • Rogério.

    Desculpem todos. Mas na minha opinião quem não quer ser cobrado não da razão. Trabalha sério e evita qualquer tipo de cobrança. Vamos acabar com esta demagogia, sabemos que os Brasileiros são honestos e trabalhadores em sua grande maioria. Um povo pacifico e alegre, porém sem comando. Nossos Políticos são desonestos em sua quase totalidade, vivem mandatos e mais mandatos com o unico objetivo de roubar, fazem e aprovam leis que os beneficiam e que se dane o Povo, nós somos os culpados, elegemos gente incapaz de nos governar. Eu, voces, nós precisamos primeiro saber escolher quem vai nos representar para depois com confiança neles poder – mos nos doer por alguma declaração feita ou vinda de fora. Quem não conhece nosso Ministro do Esporte, quem acha que ele tem moral para se ofender. Amigos Brasileiros trabalhadores e honestos cidadões a verdade doi e doi muito. Temos obras atrazadas e com o pretesto de rapidez super valorizadas, políticos e empreiteiros dando risada sozinho as custas de nós trabalhadores, dinheiro aos montes sendo jogado no ralo, enquanto Cidades são devastadas pelas chuvas, enquanto a violencia dispara a numeros alarmantes, enquanto o Povo passa fome. Desculpem mas não posso me ofender quando alguem faz uma declaração destas tenho mais coisas para me ofender. Alguem já comparou o estado que ficou o Japão com a furia da natureza e como esta hoje., com Santa Catarina.? Isso sim é uma vergonha com isso sim tenho que me ofender, alguem sabe me dizer o que houve com aquele politico que tem um castelo em Minas Gerais.? O que aconteceu com José Dirceu, com José Genuino, com Antonio Palocci e eu vou me ofender com uma frase de um Frances sobre a verdade das obras no Brasil. Desculpem Amigos mas é demais para mim ………………… Não quero aqui ofender minguem é apenas minha opinião.

  • Márcio

    Por mim esta copa não seria no Brasil, pois eu não terei condições de ir a estádio algum.

  • Leandro

    PERFEITO!
    Só me responde uma coisa Tironi.
    A bastante tempo a mídia vem expondo absurdos ocorridos no pais, que não são lá novidades para os mais astutos, eram apenas encobertos. Isso é ótimo.
    Mas por que NENHUM veículo de comunicação incentiva de fato o povo a lutar por um pais mais justo? Por que manifestações e protestos são sempre citados na mídias apenas após seu acontecimento, nunca como um convite? Por frases desestimulantes como “agora nos resta esperar”, que ouvi ontem numa enorme rádio de São Paulo sobre o adiamento da votação do novo código florestal, são frequentes em todos os veículos?
    Não concorda que já é passada a hora de nos tornarmos mais ativos nas escolhas do pais?

  • Lima Lopes

    Faço minha as palavras do Dema!! UP

  • benedito

    Prezado Tironi,

    Quando vi seu nome e o titulo “esperneamos tarde…” achei que fosse ler um texto sobre como a postura do presidente do Palestra mudou nos ultimos dias, coincidentemente depois das varias manifestações de repudio ao seu mandato no verdão e a aparente melhora depois que deixou de ser um pau mandado do turco que se diz palmeirense.No fundo, você até tem razão no texto, mas, com o espaço na midia que tem, deveria focar nas coisas boas de nosso pais (acredite tem muitas coisas boas por aqui) e não achar que por que somos um pais tradicionalmente corrupto, nunca seremos um pís melhor.

    Não queremos ser o melhor do mundo, mas o pior, tenho certeza que estamos longe de ser.

  • Regis

    Tem dema (com minúsculo, mesmo) que realmente não lê jornal, mesmo. Acha que corrupção no Brasil é suportável e normal e cita a corrupção em países desenvolvidos. Caro dema (com minúsculo, mesmo), em países desenvolvidos, o corrupto é, em diversas ocasiões, preso e não reeleito, como ocorre em países medíocres.

    “H”egoistamente (com H, mesmo) falando, eu acho que o sr. deveria se informar melhor com seus jornais sobre outros países ao tentar defender o seu. Eu, como brasileiro, tenho uma profunda tristeza por nosso belo país estar do jeito que está e concordo com o Tironi, pois temos esse patriotismo irracional de defender algo muitas vezes indefensável. Ou o sr. não concorda que o seu ex-presidente bebia demais em público para um “líder” (com aspas, mesmo) tão influente? Procure nos seus jornais quantas vezes outros líderes foram fotografados com copos de whisky em entrevistas (claro que depois das primeiras várias gafes, aquele sr. tentou evitar essa besteira).

    Procure primeiro entender melhor do seu próprio país e as limitações dele. Em seguida, critique os outros desenvolvidos, no que for possível (critique o nível de futebol deles, por exemplo, mas nunca mencione índice de homicídios, sequestros, latrocínios, explosões de caixas automáticos, corrupção, saúde pública, educação, etc.)

  • Eliaz

    Caro Tironi,
    Você disse a pura realidade. O grande mal do povo brasileiro é que as nossas atitudes são de um país de quarto mundo e enquanto não aceitarmos que somos corruptos (e não é só os políticos, por que eles são o reflexo da sociedade, por isso os apoiamos e os edeusamos) incompetentes e inconsequentes nunca chegaremos ao primeiro mundo. Esse gringo foi extremamente mal educado, porém ele disse a verdade e quando a ouvimos, ficamos indgnados e não refletimos para encontrarmos uma forma de nos corrigir e evoluir.

  • R.Rio

    Compreensivel sua matéria ! Mas penso que: muito mais em se preocupar com que dizem de nós é… Sabemos sim dos nossos problemas ,mas nada é feito! Qd se fala que perdemos 500milhoes/ano com corrupção e ninguém é punido!?
    Se comprometer a fazer acontecer uma copa do mundo!?a complexidade é gigante,se não conseguimos resolver problemas cotidianos da nossa sociedade ,de nós cidadãos brasileiros como habitação,saúde,educação,transporte e etc… Não é ser contra a copa que pode até trazer desenvolvimento e melhoras para nós,mas com a nossa cultura política será?
    Sabemos que temos que fazer moradias para melhorar a condição daqueles que moram em favelas ter uma vida melhor,mas nada! Não interessa!
    Metro a projetos e projetos e nada! Paris tem 280 estações de metro,NY,Londres,Moscou tem linhas espetaculares … O nosso de SP como exemplo tem 100km para uma megapopulacao!?Nada…
    A anos temos que fazer uma reforma política,administrativa,tributaria e nada …Não se fala mais…
    Copa? Tem que haver uma estrutura gigantesca ,estradas,aeroportos,hotéis,trens,metros,hospitais e etc… Foi decido em 2007,o que fizeram até agora? A Rússia será a de 2018 e já esta com varias obras adiantadas e prontas…
    Só resta torcer para a vergonha não ser gigantesca.

  • LUIZ ALBERTO

    Torço, ardentemente, para que essa Copa seja um completo fiasco.
    Gente morrendo nos corredores dos hospitais… Professores, policiais, bombeiros, ganhando merrecas…
    E o governo se prestando a derramar rios de dinheiro para construir estádios… PARTICULARES!!!
    Lei? Ora a Lei. Vide o Isentão do Curintia. Primeiro iniciam a obra, depois abrem a concorrência.
    Será que estamos vivendo em um estado de Direito? Acho que não.
    Repito: Torço para que a copa seja um fiasco. Assim, quem sabe, passam-se mais uns 500 anos até acontecer a próxima por aqui.

  • claudio

    Discordo que o brasileiro tenha que engolir goela abaixo o que esse cara falou….mas vamos ser sinceros, tem gente dando uma de patriota agora mas que na verdade adora falar mal…..fala mal da família, fala mal do emprego, fala mal do governo, do futebol que está perdido…..vamos aprender a valorizar o que é nosso, o que está ao nosso redor……porque senão, quem está do outro lado do oceano não vai faze-lo…..

  • Dema

    Lamentável seu Texto. O fato do Brasil ainda não ser o país perfeito não significa que outros possam vir aqui nos detonar. Existe corrupção no Brasil?? Sim porém em maior ou menor grau todos os países ditos de primeiro mundo já passaram por esse estágio, quem não entende isso não nunca leu um livro de história na vida e nem lê jornais atualmente. É sabido que a FIFA é uma das maiores máfias que existem e não sou eu aqui falando, são vocês mesmos jornalistas que falam. Como disse alguém ai em cima, somos sim na maioria absoluta honestos e trabalhadores e esses sustentam e trsabalham também pelos desonestos. O tipo de generalização que se faz nessas horas é a coisa mais idiota que alguém como eu pode se dar ao trabalho de ler. Então quer dizer que se vem de fora é verdadeiro e se está aqui é falso? Faça-me o favor Tironi, você perdeu uma grande oportunidade de ficar quieto, nessa vc foi pior que o seu chará que lamentavelmente preside o meu clube de coração! Aliás esses mesmos povos que sempre se cabavam de serem desenvolvidos, os europeus estão caindo pelas tabelas, estão desesperados para que os BRICS os ajudem com seu poder de consumo. Hegoistamente falando eu gostaria que o Brasil sim desse um pé na bunda dessas nações ditas desenvolvidas que nos sugaram até a ultima gota de sangue, mas não o povo brasileiro é bom e com certeza iremos estender as mãos de uma forma bem menos interessada do que já fizeram conosco no passado. Quanto ao sujeito aí em cima que vive nos estados unidos (em minusculo mesmo), continue por ai e não volte nunca mais, pois essa sua forma de pensar tão atual com o monento do Brasil, nós verdadeiros brasileiros que ficamos por aqui na alegria e na tristeza ,dispensamos!!

  • Sabe qual é o maior atestado de leniência, preguiça, incompetência e desídia que os tais revoltadinhos, os que foram colocar a boca no trombone contra as declarações, indevidas sim, do dirigente da Fifa?

    A forma como aprovaram a Lei da Copa.

    Mais pífio, impossível.

  • Charles

    Você perdeu uma ótima oportunidade de descansar. Sua postura é ridícula, e seus argumentos são infantis. Concordo com Arthur Neto em tudo o que ele escreveu.

  • Alex Rosa

    Tironi, você é uma vergonha pra classe jornalística e pro Brasil!

    Minha mãe dizia que, estando eu certo ou errado, o papel de correção caberia a ela e a ninguém mais. No entanto, parece que esse não é um valor apreendido por você. Você pode estar por dentro dos pormenores da situação, mas é inadmissível sim que alguém venha fazer grosserias com o nosso País, não é assim que a banda toca meu chapa! Sobre a música, mais uma infelicidade sua. Ela fala sobre amor a Nação, da Pátria Amada, não tem nada a ver com as coisas erradas que algumas pessoas fazem. E quando alguém diz que o brasil tem jeito etc. é exatamente pelo espirito da maioria que, felizmente, você não faz parte.

  • tonio cunha

    Interessante ver como nos brasileiros somos, quando um estrangeiro fala a verdade nos sentimos ofendidos, mas quando um brasileiro faz com o nosso dinheiro o que tem sido feito na organizaçao da copa do mundo, ninguem se sente ofendido. Infelizmente nao aprnedemos a respeitar nosso pais, pois caso contrario estariamos exigindo cadeia para autoridades, empresarios, jogadores famosos, cbf, etc. que estao simplesmente gastando nosso dinheiro, para nao dizer nos roubando.

  • Renato Cordeiro

    Todo o plano está saindo como combinado… No final, muita sujeira pra debaixo do tapete… Copa 2014 no Brasil, todos sabiam e sabem da engenharia criada para o bem estar de muitos…
    Tudo dito acima por Tirone, eu assino em baixo!!!
    O interessante, é o Sr. Valcke colocar o dedo na ferida… Vindo da FIFA, acaba tudo se tornando pura hipocrisia, pois, no fim, eles é que vão se dar bem…
    “Ladrão que rouba Ladrão…”

  • INDIGUI NAÇÃO

    Quem esse Jérôme Valcke pensa que é para ofender nossos políticos corruptos e nosso povo bunda mole!!!

  • Concordo com tudo, Tironi.
    Brasileiro só sabe vestir a camisa mesmo, em época de Copa do Mundo. Desde que nos escolheram para sedia o Mundial, sabiamos que as coisas não ocorreriam dentro das normas.
    Obras superfaturadas, atrasadas e que em breve se tornarão(se concluídas) belos elefantes brancos em terras tupiniquins.
    Nosso representantes( e que representantes), só se importam em levar vantagem, não sabemos nem pra quem reclamar, já que a maioria nem se lembra em que votou.
    Quando aceitamos(e pedimos) ser o país sede, só se viu o lado da festa, mais esqueceram que existi uma enorme preparação antes do primeiro jogo , que se fosse feita corretamente, poderia mudar as perspectivas do país.

  • Marcus Vinicius

    ERRATA:
    Evenntos que acontecerão no Brasil…

  • Rafael

    Tironi, parabéns!

    Gostei do seu texto!

    O mais engraçado de tudo é que temos nesta ocasião milhões de reais (dinheiro público) sendo investido em estádios, e uma emissora porcaria “Globo” mostrando na cara de pau que é 100% “gambá”, que só vive desfavorecendo os outros times e torcidas! Enquanto muitas pessoas então “jogadas” em corredores de hospitais brasileiros.
    Fica difícil detonar esse francês corrupto, sendo que do lado de cá, também não há moral pra isso!

  • Hudson Miranda

    Como secretário-geral de uma instituição que tem mais paises filiados que a ONU, o tal francês jamais deveira usar uma frase tão baixa para fazer uma cobrança. Se o sr. Valcke quer cobrar mais rapidez na estruturação do país, que o faça respaldado por números e dados concretos, pois acredito que nossos representantes envie relatórios -seja semanal, bimentral… alguma coisa “al” – para a Fifa. Entretanto, eu não me ofendi. Pois o chute não foi meu no traseiro, nem do irmão, e, muito menos dos meu amigos, foi, sim, nos daqueles que são remunerados para aprontar o espaço brasileiro para o evento mais importante do mundo.

  • Reginaldo Carvalho

    Brasil um páis de todos, na copa, Brazil????
    😉

  • Thiago Meira

    O brasileiro é muito hipócrita, se dói por motivos que não deveria, enquanto os motivos que realmente deveria se importa fica calado. Quando anunciaram a Copa no Brasil quando conversava em roda de amigos eu era um dos poucos a ser contra a Copa aqui, ai veio as Olimpiadas. Aí eu pergunto a quem se interessar: Se não conseguimos organizar um Panamericano direito, imagine uma Copa e as Olimpiadas.
    Vamos continuar enchendo os empreiteiros e políticos com dinheiro público, e a população bebada e com catarro no escorrendo pelo nariz feliz em sua ignorância!!!
    Seria muito mais proveitoso para o país que o dinheiro investido nesses eventos esportivos fossem destinados para a educação, segurança e saúde!!!

  • Jader

    DISCORDO TOTALMENTE, O BRASIL PODE E DEVE ORGANIZAR UM MUNDIAL AO QUE JULGA JUSTO, O FATO DE LÁ ATRÁS ASSINAR TODOS OS COMPROMISSOS COM A FIFA E MERA FORMALIDADE, PODEMOS OU MELHOR PODERIAMOS DECIDIR OQUE NOS FOSSE CONVENIENTE(MEIA ENTRADA, BEBIDA NOS ESTADIOS, TUDO QUE FOSSE LEGALMENTE ADEQUADO A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA) É BOM LEMBRAR QUE POR MAIS QUE A FIFA SEJA A DONA DA FESTA “COPA DO MUNDO” O BRASIL É SIM FUNDAMENTAL ATÉ NA PROPRIA HISTÓRIA DA ENTIDADE, AGORA DIZER QUE UMA POSSOA COMO SR. JEROME TEM RAZÃO AO NOS INSULTAR É DEMAIS. SE UMA DAS FUNÇÕES DO JORNALISMO É DAR ELEMENTOS PARA QUE AS PESSOAS FORMEM SUAS OPINIÕES, QUE O JORNALISMO NÃO SEJA ESSE ETERNAMENTE COLONIZADO ONDE BAIXAMOS A CABEÇA PARA CHUTAREM A NOSSA BUNDA.

  • Oaulo

    Como o nome já diz, o pacote é “VIP” e, ao contrário do que significa no Brasil (VIP = “de graça” para políticos, jogadores de futebol e ex-BBBs), ele vai ser cobrado caro de quem pode pagar e quer ter conforto. Nada demais aí. Pior é a enxurrada de “meias-entradas” para estudantes, índios, pobres, idosos etc que inviabilizam economicamente qualquer coisa séria no país. E quem subsidia isso são os nossos impostos, não existe $ do governo que não venha da expropriação dos ganhos de quem pode pagar.

    Já um diplomata (que é mais ou menos a qualificação de alguém da FIFA) chamar uma nação soberana de alguém que precisa levar um “chute no traseiro” é inaceitável em qualquer contexto, mesmo num de falhas ou demoras em cumprir encargos combinados. A resposta do país tem que ser dura mesmo.

    O texto do jornalista atira para todos os lados, repisa velhos clichés e só fala bobagens ao norte e ao sul. Péssimo.

  • Marcus Vinicius

    Torcer pelo FLUZÃO na Argentina.
    Parabéns pela reportagem.

  • Marcus Vinicius

    Boa tarde Tirone.
    Li sua reportagem e tenho que admitir que sou conivente com o que foi escrito.
    Penso que o Brasil não tenha condições de sediar qualquer evento esportivo mundial.
    Aceito as críticas mesmo vindo de fora, por que no fundo somos todos iguais, sem distinção de nacionalidade. E quem disser que as críticas não são verdadeiras estará mentindo para si próprio.
    Ou seja, o pior cego é aquele que não quer ver.
    Os eventos que aconteceram tendem a serem um fracasso e consequentemente um meio “lícito” de enriquecimento dos parlamentares e seus agregados e patrocinadores.
    O Brasil é novo demais para ter maturidade suficiente para sediar eventos internacionais.
    Enquanto essa conversinha rola vamos torcer pelo

  • lulinha

    Tironi, só uma observação.

    NADA nos foi enfiado goela abaixo ! O Brasil (governo e CBF) bateram na porta da Fifa e disseram: “Dona Fifa, eu quero realizar o evento Copa do Mundo de Futebol, que é um evento de sua propriedade, no Brasil, como é que eu faço ????”
    E a Fifa respondeu: “Ok, existe um rodízio de continentes em vigor, entretanto existem uma série de exigencias que são essas aqui, vcs topam ???”
    E o Brasil respondeu: “Topo. Resolvo todas as questões.”.

    E anos depois, quando a Fifa começa a cobrar os compromissos, aparecem as “pegadinhas”, como ingresso para índios, idosos, estudantes, o diabo a quatro, cerveja não pode, marketing de emboscada não pune os infratores como deveria, e por aí vai.

    Que goela abaixo foi essa que nos enfiaram ????? Ninguem nos obrigou a nada. Meu avô dizia: “O que é combinado e prometido não é caro”. Eles apenas foram mau-educados. No resto estão certíssimos em cobrar.

  • Évio Gianni

    Minha posição é simples e discordo em parte da opinião do Tironi.

    Estamos falhos na organização, atrasados em várias coisas e indecisos em outras. É fato.

    Como também é fato que a FIFA lida com os países organizadores de maneira distinta, obrigando a todos a aceitar integralmente seus esquemas.

    As críticas feitas pelo tonto do Jérôme Valcke fazem todo o sentido. concordo em boa parte com ele. contudo, não é admissível que nos faltem com o respeito. Não é admissível. Rebelo fez bem e adorei ver a repercussão. Muitos países, dos mais pobres aos mais ricos cometem erros. Os poderosos Norte Americanos colocaram o mundo a beira do precipício econômico com seu despautério imobiliário e ninguém disse que deveria chutar o traseiro dos EUA.

    Apoio o repúdio integralmente, como apoio as críticas respeitosas a organização e ao país.

  • Arthur Neto

    Com todo respeito, como brasileiro, não me identifico com sua auto imagem. Não vejo o Brasil como um pais que precise de alguém para guiar, talvez este seja o seu mundo. Não vivo em um pais avacalhado desorganizado e que precise da arrogância de um neo criminoso francês para andar. Acredito que temos rituais e burocracias que da nossa forma nos trouxera até aqui. A FIFA não esta acima disso. Especialmente gente da qualidade moral de quem nos critica. Respeito sempre e bom, você também concorda com isso, eu tenho certeza. E quanto as posições, pense nas pessoas de sua família: você também aceitaria alguém de cora falando “verdades” na rua de coisas que você concorda?

  • Mustafá Cristiano Machado

    É muito triste ver um brasileiro falar mal de seu próprio país, pior ainda e ver quando este defende que um estrangeiro fale mal; pois quando nós brasileiros falamos mal de nós mesmos é errado, porém mais aceitável, como por exemplo: o TIRONE em sua casa junto da sua família falando que seus pais é alcoólatras e sua irma é mulher da vida (prostituta), isto tem um peso, agora se uma pessoa que não seja de sua família falar é briga na certa e até ameaça de processo, portanto eles (estrangeiro), não tem o direito de querer denigrir a imagem de nossa nação, certo Tirone.

  • james

    O que eu acho interessante é que a Africa do Sul nem transporte público tem e a FIfa vem cheia de exigências com o Brasil, sabemos que temos muito a fazer para uma grande copa aqui no nosso país, mais da mesma forma que não gostamos que falem mal do nosso país, gostamos sempre de valorizar o que vem de fora, aqui também se faz muita coisa com qualidade, temos grades empresas com respeito internacional e contrato é contrato em qualquer lugar do mundose assinou tem que ser respeitado.

  • DNA VERDE

    O problema não é quem tem ou não tem razão, ou se somos desorganizados ou não.

    É claro que quando acontece de o principal responsável pela organização da Copa no governo assumir declarando que “brasileiro não sabe planejar”, uma luz vermelha com sirene berrante tem de ligar e não ligou.

    É claro que acreditamos piamente que o improviso é a nossa maior virtude, quando na verdade é apenas um recurso de última hora. Por isso deixamos tudo para a última hora.

    ACONTECE que existe a declaração e a agenda por trás da declaração. Valcke pode ter dito aquilo para transferir uma responsabilidade que na verdade é do amiguinho dele e corruptor maior do futebol brasileiro no país e no mundo, o R. Teixeira. Valcke é amiguinho dele, que está em baixa com o governo.

    NESSE CASO, a declaração foi política, e o Valcke que vá procurar a turma dele.

  • Dá lhe Gonzaguinha…. é só tirar o NÃO

    É, a gente não tem cara de panaca
    A gente não tem jeito de babaca
    A gente não está com
    A bunda exposta na janela
    Pra passar a mão nela

    Aí depois do CHUTE NA BUNDA, o nosso competente SINISTRO DOS ESPORTES agiu no Congresso e os nossos Patriotas e obedientes De puta dos obedeceram e……
    A LEI DA COPA FOI APROVADA !!!!
    Não esqueçam as Camisas amarelas…Brasil !!! Brasil !!!!

  • Ado Marcelo

    Tironi,
    Mas igualzinho aconteceria na tua casa se alguém falasse mal do teu pai, mesmo se ele não fosse lá tão gente boa assim., você iria defendê-lo ou não?

  • Natan

    Não entrarei no mérito de que deve-se ou não vender bebida alcólica nos estádio (eu particularmente, sinto mtaaaa falta). O que eu não concordo e aceito, é uma instituição, um evento, passar por cima de uma lei federal. Aí eh FODA!!!

  • Walter

    O Brasil aceitou organizar o Mundial com o aval da FIFA, agora cabe a FIFA aguardar até 2014 e não ficar enchendo o saco, é claro que tudo estará pronto à tempo, organizamos o Pan e não tivemos problemas.
    Quanto ao Sr. Jerome ele deveria ser impedido de entrar no País, deveria ser considerado Persona non Grata.

  • No fígado, Tirone. E mais: será que alguém em sã consciência saberia explicar para que servirão os elefantes brancos (estádios) em cidades como Brasília, Manaus e Campo Grande, por exemplo? Já digo, antes que algum desavisado se adiante: nada a ver com o povo dessas cidades, ou contra o DF ou os Estados do AM e MT, mas com o tal “legado” de araque desses estádios. As únicas finalidades são mesmo desviar dinheiro público e satisfazer os interesses políticos escusos. Sem falar na tramóia para construir, com dinheiro público, um estádio para o time do ex-presidente da República. E haja safadeza!

  • Tomasson

    Concordo em tudo que você falou e o pior de tudo é que o governo incompetente por natureza não dar a resposta com mais agilidade nas construções dos estádios, melhorias no transporte e saúde pública. A Impressão que passa é que o Brasil não tem recursos e o pior de tudo é que nós sabemos que eles tem de sobra (DINHEIRO PÚBLICO), pois estamos entre os maiores impostos de todo o planeta.

  • Ricardo

    A questão não é quem tem razão ou não.
    O respeito é fundamental em qualquer esfera.
    Não é admissível, em hipótese nenhuma, ultrapassar este limite.
    Sabemos dos nossos problemas.
    Mas ultimamente, escândalos fazem parte do dia a dia da FIFA.

  • Leandro

    Esta reação tardia descrita no texto é comparável à mãe que é chamada na escola porque o filho aprontou. Em casa, ela sabe que o moleque é bagunceiro, dá aquele esculacho, coloca de castigo e tal, mas na frente da diretora da escola, defende o menino com unhas e dentes e o vende como um santo sendo caluniado…

  • MARCOS

    ENGRACADO ELE DISSE ISSO E UM DIA DEPOIS FOI APROVADO A LEI DA COPA, ESTRANHO NAO??

  • glenyo

    Tironi,

    Ótimo texto!! Vc acertou na mosca quando se refere a música tão alardeada pela nossa “querida” rede Globo: “Sou brasileiroooo com muito orgulhooo, com muito amoooor”. Essa música é a coisa mais hipócrita, mais estúpida que eu já ouvi nos útlimos tempos!!! Típica de gente mala mesmo!!
    Infelizmente, penso que temos um governo horrível sim, mas o governo é o espelho da sociedade… Essa mesma sociedade ufanista e hipócrita, que fica toda sentida quando houve alguem de fora citar algumas verdades…

  • MARCOS

    ENGRACADO QUE ELE DISSE ISSO E LOGO EM SEGUIDA FOI APROVADO A LEI DA COPA!

  • Pesco

    “somos brasileiros com muito orgulho e muito amor”. (tem música mais mala do que essa?).

    que bom que alguem também concorda…. musica irritante!

  • leonardo

    Tironi, ainda bem que nao sou o unico a pensar dessa maneira. Eu vivo nos EUA e por aqui existem muitos brasileiros com esta mentalidade. Todos falam mal do Brasil, mas se um americano fala algo eles partem pra briga. A verdade e clara, o Brasil e um pais de politicos corruptos que controlam um povo alienado pela Globo que tem dedo em um tudo. O povo ja esta conformado com a roubalheira em todos os niveis e tambem participa tirando vantagens aqui e ali. Esse e o Brasil da Copa do Mundo 2014, o Pais da sexta maior economia do mundo, mas que a maioria do povo e pobre e a minoria e rica. Eu preferiria que o Brasil fosse a nona economia, mas que me oferecesse a qualidade de vida e respeito que o Canada oferece aos seus cidadaos. Galera, patriotismo nao e torcer pelo Brasil em futebol, Oscar, basketball ou outro esporte qualquer que seja ou se sentir ofendido quando um gringo bota o dedo na nossa ferida, mas sim lutar por aquilo que cada um acredita estar errado e tentar fazer o certo. Eu sei que e dificil, pois eu desisti, mas fica a mensagem.

  • Ubirajara

    Renato
    Com relação a vendas de bebidas no estádios existe uma questão. Nos campeonatos aqui é proibido vender bebida em estádios, agora por que a Ambev é o maior patrocinador da desempolgante atual seleção brasileira aí pode. A lei vigora para tudo e para todos ou esse país vai continuar com a injustiça e a baderna.

  • Cézar Castro

    A impressão que tenho é que esses pseuso jornalistas (a grande maioria neste mundo virtual) escreve por obrigação ou por despreparo mesmo, na certeza de que todos nós somos alienados. Para escrever esse monte de besteiras seu Tironi não necessitamos de Curso de Jornalismo. Visão limitadíssima de um assunto que não merece tanto destaque. É uma pena, pois o foco sempre deve ser um análise profunda dos ganhos sócio-culturais e econômicos com a Copa. Com matérias jornalísticas sérias abordando as realidades regionais e como os govornos estaduais e municipais estão e deverão capitalizar dividendos de toda ordem com um evento como este. Não vejo isto. Só leio bobagens e asneiras. Futrica. Isto é que é pobreza. O pior é que um monte de desocupados analfabetos postam críticas construtivas para matérias tão sem importância.

  • Augusto

    Essa copa foi ideia do Lula pois ele planejou, porque sabia diante das mutretas que está acostumado na politica, que era a unica forma do corintians ter seu estádio ás custas do povo.Mas cá entre nós, não cabe na cabeça de nenhum brasileiro, dar o pais pra se fazer uma copa do mundo. é bem claro que o país é o que menos vai aproveitar a copa e sim seus organizadores e turistas endinheirados, Nós só ficaremos com os monumentos de concretos parados depois da copa . UM DESPERDÍCIO

  • Tuffy

    ESSA REAÇÃO É INERENTE A TODO SER HUMANO, NÃO SÓ BRASILEIROS… É A MÃE QUE PODE ESCULACHAR OS FILHOS, MAS AI DE QUALQUER OUTRA PESSOA QUE O FAÇA… O MARIDO QUE FALA MAL DA MULHER… MAS SÓ ELE … E POR AÍ VAI, MAS ISSO NÃO DESCULPA A FALTA DE EDUCAÇÃO E DE RESPEITO QUE ESSE “BOSTA” DEMONSTROU PARA COM UM PAÍS E UM POVO.

  • Anastácia

    Quando pararmos de concordar com os gringos e de nos acharmos menos civilizados que eles só por semos do jeito que somos, brasileiros, é que essa patifaria vai acabar. Enquanto tomarmos eles como modelo e os idolatramos, seremos sempre o lixo tanto entre nós quanto para os outros. Se fosse mesmo só bagunça, se fosse mesmo só palhaçada, acham mesmo q esse país tava crescendo, tava ainda fazendo alguma coisa??? Vamos parar de nos julgar tão gentinha e nos valorizarmos um pouco. Tem muita gente honesta nesse país e gente honesta de verdade que trabalha por elas e pelos sem vergonha, porque apesar deles, todo ano tem riqueza pra eles desviarem pros bolsos. Vamos parar com isso e ir atrás de resolver esse problema de vez, porque tem que ser a gente, temos que aceitar essa responsabilidade e parar de ficar agindo feito um bando de bandeirantes. Tah na hora de pararmos de viver o cada um por si e queremos construir algo de fato e direito. É papel nosso. Até lá, vamos ter que aturar ouvir piadinha desses gringos medíocres.

  • Marcos

    Está na cara como os olhos crescem quando se fala em dinheiro.

    Acredito que se levantar o tapete de todo este arsenal que está sendo montado para a Copa2014, o mensalão, vai virar um pequenosmallmensalinho!!

    O plano de poder do PT está bem ancaminhado, a Copa e as Olimpíadas juntas trará para este governo um mar de dinheiro, de desvios e bla-bla-blas e o melhor tudo com o aval da Fifa!!!!

  • Dorival

    Give then a monkey, you can explode anything, Stalone, O Brasil ganhou a olimpiada com muito po e prostitutas, Robin Williams, kick in the ass, Jerome Valcke interesante que ele disse em ingles e se explicou em frances, e tudo termina em pizza como sempre.
    Temos o governo mais incompetente de todos os tempos, corrupcao a zir, quem garantiu tudo esta vendo de camarote a Virma espernear e rindo pra valer, e tem gente que acredita em Papai Noel, Fada madrinha, saci perere por que nao acreditar nos politicos tambem, quem vota em tiririca nao merece coisa melhor. Vai chorar na cama que e lugar quente.
    Soberamia e um governo que tenha um plano de governo e nao de poder, vamos ter de engulir como um certo personagem da selecao e ainda achar graca.
    Brasil o pais dos Tolos!!!!!!!!

  • Renato

    Acho o seguinte: ninguém obrigou o Brasil a sediar a copa, nós é que quisemos e topamos as regras, então cumpra-se.

    E mais não vejo nenhum problema em vender cerveja nos estadios, isso tira o povo da rua e põe dentro do estadio mais cedo, evitando confusões.

MaisRecentes

A torcida que salvou um time salvará de novo em 2018?



Continue Lendo

A lição de Carille e o que vem por aí



Continue Lendo

Em onze dias, o Brasileiro mudou



Continue Lendo