Perigo! Seleção Brasileira só tem UM craque



A sapecada do Barcelona sobre o Santos acendeu a luz amarela sobre a situação de nosso futebol. Estamos regredindo? Temos menos craques do que no passado? Todo mundo evoluiu menos o futebol brasileiro?

Estas foram as perguntas que martelaram na cabeça de torcedores e pessoas ligadas ao esporte. A convocação de Mano Menezes na manhã de ontem na CBF para o amistoso contra a Bósnia, sem grandes novidades e com algumas poucas contestações, deu mais combustível para a discussão.

Isso porque dos 23 convocados, apenas um é possível apontar o dedo e dizer: “Este é craque”. Neymar. Entre os outros 22 podemos pontar alguns muito bom jogadores, outros que compõem bem o elenco e Ronaldinho Gaúcho, jogador que um dia foi um cracaço, mas hoje está muito longe disso.

A convocação de R10 é emblemática. Sem craques de verdade, aposta-se no ex-craque, na esperança de que ele volte a ser o que já foi.

Claro que no grupo de Mano Menezes há gente que pode virar craque ainda. Ganso, por exemplo. A questão é que não é e ninguém é capaz de garantir que será. E na ânsia de que ele seja “o cara”, queimou-se etapas e depositou-se uma enorme responsabilidade sobre suas costas: a de ser o camisa 10 desaparecido de nossos gramados.

Houve Seleção Brasileira em Copa do Mundo em que era possível apontar pelo menos três monstros do futebol no time, por baixo. Alguns exemplos: em 82, Falcão, Sócrates e Zico; em 70, Pelé, Rivellino e Gerson; em 2002 Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho (este, na ocasião, com status de craque); Em 58, Didi, Pelé e Garrincha.

Se a Copa fosse hoje, a esperança brasileira estaria depositada apenas no nome de Neymar e na sorte de que outros muito bons jogadores estejam em fase exuberante quando a bola rolar. É pouco.

O grande diferencial do Brasil sempre foi a maior quantidade de craques no time. Hoje, de verdade, só temos um, o que nos torna uma seleção parecida com outras fortes, na melhor das hipóteses.



  • Tony Soares

    Sera’ que eh soh eu que vejo os erros do Daniel Alves?
    Todas as vezes que ele joga pela selecao eh um desastre. Passes errados, perde a bola e soh complica.
    Veja as vezes que ele tocou na bola e o resultado…
    Serah que o Brasil nao tem alguem melhor que ele? Seria melhor jogar com 10 jogadores!

  • Caro Tironi,

    Com relação ao Neymar, não o vejo como um craque. Suas participações na Copa América e no Mundial Interclubes foram pífias. Vale ressaltar que essa frustração foi causada pela imprensa esportiva, que alimentou a ideia do confronto entre Messi, um craque, com o jovem jogador do Santos, um projeto. O interessante é que essa mesma imprensa não revê seus conceitos, o que é ruim para a Seleção Brasileira, que há muito perdeu o encanto. É isso.

  • Chang

    A de 70, faltou citar o Tostão, que na minha opinião foi a melhor seleção brasileira de todos os tempos. Eu não considero a de 82 melhor que a de 70 pois a geração tri-campeã jogou uma Copa na altitude em território mexicano e ainda levou o caneco em cima da Itália com folga e a de 82 tomou uma sapecada do Rossi! A atual seleção sem comentários…

  • Elvis

    Boa tarde AMIGO.

    Será que você poderia informar ao adminstrador do SITE que o jogo entre a PARMA x JUVENTUS corrida pela 21ª RODADA foi 0 x 0. A pontuação esta CERTA, porém o número de JOGOS esta ERRADO.

    Tive que comentar aqui, pois não encontrei no SITE o FALE CONOSCO.

  • J.F. de Souza

    Bom, Tironi… Ganso só não é cravado como craque hoje, junto com Neymar, por uma única diferença: sofreu uma contusão feia e ficou boa parte do ano passado sem jogar. Justamente o tempo em que Neymar se firmou como craque. E é o tempo que Ganso também vai precisar.

  • temos mais u craque ai…DEDÉ O MITO, melhor do mundo!

  • João Sardinha

    Até que enfim alguem faz um comentário lúcido e de visão na míope mídia esportiva brasileira. Parabéns ao jornalista Tironi. Eu tenho a sua opinião. O mais grave meu caro Tironi é que o treinador da seleção não enxerga isso. Vítima do paradigma do futebol defensivo que caracteriza a escola gaucha, Mano como seu antecessor Dunga aposta não nos craques que ainda existem, porém, nos chamados “homens de grupo e de confiança”. Não sei realmente aonde vmos prar com convoações absurdas de jogadores como Sandro, Elias, Fernandinho, Ralf e vai por ai afora. Como é possível alguem de bom senso que conhece o futebol achar que com esses moços a seleção irá ganhar a copa aqui no Brasil.
    Para ganhar aqui em casa o Brasil como fez a Argentina em 78 tem que ter um time ofensivo, rápido e que se imponha aos adversários. Jogadores há, porém, o técnico está mais preocupado em ganhar com o “esquema dele” e seus soldados. Assim fica difícil.

  • acompanho futebol a muito tempo e a solução me parece óbvia. Se os treinadores da base dos clubes brasileiros deixassem de se preocupar com titulos e formassem jogadores de futebol, tudo seria diferente. É frequente o aproveitamento de garotos desprovidos de técnica e com muita força física, principalmente de alta estatura. Esses jovens ocupam posições de destaque nas categorias de base pela sua força e, na medida que a idade vai avançando e as estaturas vão se igualando, nas categorias de juvenil em diante, fica muito dificil encontrar um verdadeiro talento no futebol, pois, aquele garoto fera,que esbanjava velocidade e dribles desconsertantes, ficou treinando sem oportunidades, devido a sua baixa estatura, desistiu pelo caminho e agora acompanha o futebol pela televisão. Aposto, como voce que está lendo meu comentário, conhece um craque com estas características.

  • juneba

    Desde q a Globo, NIKE e o Roubando Teixeira estiverem a frente, sempre serão convocados os mesmo bolhas de sempre…
    Time de empresários… e não de jogadores.
    R10, Neymar, ganso entre outros, são tudo tanga frouxa…. não merecem vestir a amarelinha….
    Por mim, q se exploda a copa, e a seleção.

  • Rodrigo

    O que os técnicos brasileiros fazem quando um lateral se machuca? – Colocam um zagueiro no lugar! O que os técnicos brasileiros fazem quando um meia se machuca? – Colocam um volante no lugar (Aliás, temos muitos volantes jogando de meia e muitos meias jogando no ataque)!; O que significa esquema tático para um treinador brasileiro? – Quase nada… Eles montam equipes na cabeça imaginando que suas equipes vão jogar contra cones. – Nossos jogadores se tornaram os mais medrosos e individualistas do mundo. – Como vc disse; – Tirando o Neymar, o resto é resto. – Um monte de fominhas que querem imitar o Ronaldo. Mas não aparece um Ademir da Guia, um Zico, um Raí, um Pépe, um Sócrates, um Tustão; um jogador que jogue com inteligência.

  • Daniel Bornholdt

    Neymar craque?? Meu DEUS, o jornalismo nacional sucumbiu a globo, galvão e amestrados em geral!
    Neymar no máximo será mais um Robinho. QUEM (jornalistas) se esqueceram de como o Robinho era o próximo Pelé, que no primeiro ano no futebol europeu seria eleito o melhor do mundo, e blá, blá, blá…

    O futebol nacional é vitima de um tipo de arbitragem que privilegia os “foquinhas” da vida e quando estes chegam a Europa, onde se joga futebol sério, apanham sem dó.

    Neymar dificilmente será mais do que isso que é hoje no Santos, e fez bem em ficar por aqui, porque lá fora sua falta de objetividade em jogadas sérias será rapidamente exposta.

    Só mais um Robinho. Acorda jornalismo!

  • Marcos

    Neymar é tão craque quanto Michel Teló cantor.

  • Meu caro Reinaldo o Péle jogava com grandes craques e o futebol deixava jogar na época duas copas o Garrincha destrui e a de 70 o time só tinha craques, se o Brasil não está conseguindo com a molecada tem que chamar os caras KaKA, Ronaldinho e quem mais precisar nem que seja para ficar no banco.O Mano tem que abrir o olho e começar a montar a base do time ou então cai fora que o PAPAI JOEL tá no pedaço.

  • PAULO

    O Klisman, alemão que é técnico da fraquíssima seleção dos EUA disse exatamente isso. Com um amistoso marcado contra o Brasil, ele disse que não tem medo do Brasil, que o futebol brasileiro parou no tempo e é decadente. Por mais que torça o nariz com o comentário do alemão, é fato. Assim como importamos jogadores, está na hora de importar técnicos, alguém que resgaste e realce o que de melhor há no futebol brasileiro. “Técnico de seleção tem de ser brasileiro”. Por que? Onde está escrito isso? Técnico assim como jogador devem ser os melhores, com a excessão que para técnico há possibilidade de ser um estrangeiro. Mano Menezes? Ganhou o que que de fato tenha importancia? Muricy? Bom o último episódio mostra o quão defasado ele está…e qual mais outro?? Assim como jogadores na descendente, os técnico também estão. Assim quem vai ter MEDO da seleção brasileira seremos NÓS e não os adversários. Eu já tenho medo.

  • André Pessoa

    Tudo bem que o R10 não esteja jogando tudo que sabe, e nem se esforçando para tal…MAS qual camisa 10 no futebol brasileiro hoje joga mais que ele ? Ganso ????

  • Ronaldinho é pra vender camisa da seleção, só isso.

  • wellington kyusk

    Concordo plenamente com vc! mas se o Luisão,Julio Cesar eo Daniel alves não são craques de suas posições quem são?

  • Guilherme

    Reinaldo…..

    Que tal compararmos com a copa de 2002….em que tinhamos um RONALDO?

    HAHAHAHAHAHHAHA

    SERÁ QUE O NEYMAR MATA O RONALDO DE INVEJA?

  • Alberto

    Caros, não sou defensor do Mano, sou corinthiano e mesmo quando ele era técnico do meu time não o via como um Luxemburgo de 1996, um Parreira de 2002 ou um Felipão também de 2002. Porém gostaria de levantar uma questão, que os jornalistas ditos “especialistas” mostrassem suas listas de jogadores de hoje para a copa de 2014, pois pelo que tenho visto tanto aqui no Brasil quanto o pouco que vejo do futebol de fora, não tenho visto jogadores com qualidade para se comparar com qualquer outra seleção brasileira das copas de 2006 e as anteriores (a de 2010 era um vergonha, diga-se de passagem). É só compararem os jogadores posição por posição das seleções anteriores, e verão que não conseguimos hoje uma seleção que não chega nem perto. Tínhamos no mesmo time Ronaldo em grande fase, Rivaldo em grande fase, R.Gaúcho em grande fase, Roberto Carlos, Cafú, Marcos no gol (os reservas eram Dida e Rogério Ceni), não dá pra comparar com o que temos hoje, sem chance…

  • rafael

    “Claro que no grupo de Mano Menezes há gente que pode virar craque ainda. Ganso, por exemplo. A questão é que não é e ninguém é a-paz de garantir que erá.”

    ??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

  • GEORGE ALBERTO

    veja só vcs não podem comparar o futebolzinho de hoje com o de antes zico,romário,roberto dinamite e outros jogavam muito melhor do que neymar e nunca tiveram esta puxação de saco me poupe meus amigos.me mostre quem esta jogando no momento na posição do ronaldinho para ser escalado.

  • Henrique

    Em resposta a Reynaldo de Barros:
    Em primeiro lugar gostaria que você soubesse que sou casado, portanto, não tenho namorada, tenho uma esposa, que, por sinal, detesta futebol e acha que o Neymar é um cantor afinal de contas ele só aparece agora em shows de música sertaneja. Outra coisa é você sair em defesa de uma pessoa que nem sabe que você existe. Agora eu te pergunto: Quem está apaixonado pelo Neymar? Sai do armário meu amigo, e, “RESPEITE A OPINIÃO DOS OUTROS”. Não sou obrigado a concordar com tudo que me dizem, tenho minha própria visão das coisas.

  • Marcelo

    Tironi,

    Sem querer ser chato, porém já sendo:

    Dá uma resisada nos seus textos antes de publicar cara. O que tá falando de letra, tá um horror. Parei de ler na metade.

    Marcelo

  • Herman HC

    Esse REINALDO DE BARROS é a namorada do Neymar?

  • Luiz

    Mas sim muitos nomes são contestaveis, Julio Cesar sempre foi jogador de faze, não da para ficar de goleiro da Seleção Jefferson, Diego Alves (ta pegando tudo na temporada, e já tinha pegado tudo com o modesto Almeria) estão jogando muito mais que ele a um bom tempo.

    Ronaldinho vive de lampejos sim, mas o brasil não tem mais meias, jogo por jogo thiago neves foi mais importante ao Fla que o próprio ronaldinho.

  • Andre Demoner

    R10 pode não estar em boa fase neste momento, mas de uma hora para outra decide partidas e pode fazer jogos espetaculares. Ano passado falava-se a mesma coisa ( só queria farra e noitadas) e, de repente, vimos o que ele fez em alguns jogos do brasileirão, em especial contra o Santos.

    Dele podemos esperar algo sempre. Já Neymar, apesar de ser um excepcional jogador, tem que correr muito. A mídia supervaloriza este aspirante a craque mundial, mas na verdade eles está a quilometros do que foi o R10 um dia e do que é o Messi hoje

  • Luiz

    Complicado isso porque vejamos Daniel Alves, não é craque mas é o melhor do mundo na posição (eu acho) não porque é craque e sim porque os outros são piores, David Luiz Thiago são grandes zagueiros (não são craques) e por ai vai.
    Eu não vejo assim o problema sendo exclusivo do Brasil, isso se passa pelo futebol mundial.
    A única que destoa disso por seguir um estilo de jogo é Espanha (tem o mesmo estilo do Barca), mas se olharmos até a própria Espanha não é recheada de craques, e sim de ótimos jogadores.
    Pra mim o problema esta no estilo de jogo que se estabeleceu no Futebol , onde um jogador com melhor porte físico estatura e resistência tem muito mais oportunidades que um jogador como o Messi por exemplo que baixo rápido e super talentoso.

    Hoje grandes potencias do futebol como Brasil, Argentina, Inglaterra, Italia, Espanha
    Craque, caraque não vai passar de 1, 2 chutando o balde.
    Como diria Socrates o futebol hoje ta chato pra c.

  • Antonio Prado

    as seleções de 58, 70 e 82 tinham pelo menos 11 cracassos… por favor não reduza aquela época ao mesmo nivel da geração do penta que contou com gilberto silva e lúcio…

  • Felipe

    Bruno Falque disse:
    15 de fevereiro de 2012 às 13:23

    ========

    Amigo, por um acaso a verdade dói? Por um acaso ele jogar bem aqui é ser craque? Você acha mesmo que ele ia jogar no Barcelona e ia se salientar como acontece aqui?

    Contra o Barcelona, realmente, foi o ÚNICO JOGO, porém, o ÚNICO JOGO QUE ELE TINHA QUE DEMOSTRAR QUE É CRAQUE, e o que fez? PEIDOU NA FAROFA. É simples assim.

    Me diz quem foi Neymar no mundial??? Então menos hipocrisia por favor. Ele não passa de um jogador acima da média (pelo menos por enquanto) que pode vir a se dar bem, ou a ser o novo Robinho… ou vai me dizer que ele joga muito mais do que Robinho jogava na sua época de Santos? Robinho é craque hoje? Era craque a 2 anos atrás? Ah tá… então vamos falar menos merda e aprender a usar um pouco a cabeça.

  • glauco

    Jornalista acha que só pode ser craque quem é atacante, ou no máximo um meia…

    Thiago Silva é craque, hoje o melhor zagueiro do mundo, D. Alves é craque, hoje o melhor lateral do Mundo..

    OBS: não torço p/ o Fluminense, pelo contrário, odeio esse time

  • Jose Dias

    Com este tecnico aposto mil contra dez que o Brasil não vai chegar ao novo maracanã….

  • Rogério

    “Neymar craque”!
    O Neymar só será craque quando disputar uma competição européia. Os melhores jogadores do Mundo estão concentrados na Europa (principalmente Espanha e Itália) ou pela seleção brasileira em um campeonato ou torneio com as melhores seleções do mundo. Ele se destacando nestes campeonatos (fazer gols não é craque e sim goleador) poderão chamá-lo de craque. Paulistão, Brasileirão e Libertadores são competições que não pode determinar a condição de craque (competições que estão nivelada para baixo).

  • Artur

    Só para avisar ao cidadão de cima que o craque dele não foi eleito o Melhor do Brasileirão 2011. Dedé foi.

  • Eduardo

    Meu… Mano Menezes não é técnico para Seleção Brasileira, essa convocação não existe. E que história é essa de não convocar ninguém do Corinthians? O Neymar ele convoca, o Lucas ele convoca, e do corinthians não. Pô, assim não da! Eu não aguento isso. O Brasil não ter um craque de bola, com isso o país ta perdendo a identidade. CBF?! Marca amistoso contra espanha, tira o Mano Menezes, para com essa Mafia. Todo mundo sabe que o corinthians tem mafia com a Globo e com a CBF. Brasileiros, prestem atenção, precisamos de ajuda urgente, pois assim não dá. E outra coisa, assunto Neymar, ele não vai ser craque, porque craque não fica na mídia, fica no campo treinando e jogando bola, vê se o Messi é tão badalado quanto Neymar. Pelé, male má concedia entrevistas, Zico então… Gente, jogador, joga bola, não fica de palhaçadinha na Tv e na internet pra chamar atenção. Fim de Papo!

  • REINALDO DE BARROS

    UMA COISA É CERTA, TODOS ESTAO ESPERANDO UMA FINAL COM O BRASIL NO MARACANA, MAS SE A CBF NAO ACORDAR, O BRASIL NAO VAI JOGAR ESSA COPA NO MARACANA, O MAN O NAO CONSEGUE DEFINIR UM MEIO DE CAMPO AGIL E COMPACTO, POIS ESSA AREA É TUDO QUE O TIME PRECISA PARA SER CAMPEAO, ELE AINDA NAO SABE QUEM SAO ESSES JOGADORES, E QUANDO CONVOCA, SEMPRE CONVOCA JOGADORES MORTOS E INCOPETENTES, QUE GOSTAM DE JOGAR DANDO TOQUINHOS DE LADOS E CHUTOES PRA FRENTE.
    POR ISSO A ESPANHA É LIDER DO RANKLING USANDO A BASE DO BARCELONA, SÓ QUE A ESPANHA É UMA GRANDE SELEÇÃO E O TAL GENIO MESSI NAO JOGA LA, JOGA NA ARGENTINA QUE NOS ULTIMOS A NOS É UMA NHACA, E COMO O MESSI PODE SER CRAQUE SE NA SUA SELEÇÃO NAO JOGA NADA ? NO BARCELONA É O GRUPO QUEJOGA BEM, ENTAO O FUTEBOL DELE APARECE, E NA ARGENTINA ELE MOSTRA QUE NAO É CRAQUE, NAO CONSEGUE FAZER A ARGENTINA JOGAR. O PELÉ EM 3 COPAS GANHOU AS 3, NUNCA PIPOCOU, ATE O RONALDO JA PIPOCOU EM DUAS COPAS.

  • REINALDO DE BARROS

    Esses caras que estao só falando mal do Neymar no minimo suas namoradas saop apaixonadas pelo Neymar, do jeito que falam só podem, pois falam com tanta raiva como se o neymar é culpado dessa badalação toda, ele nunca pediu badalação, sao o publico que os badalam.
    Quem culpa ele tem se sabe driblar, marcar gols, ganhar titulos, ganhar um monte de trofeus ?
    E ai nao ser craque ? Qual jogador aqui do Brasil que aos 19 anos ganhou 5 titulos incluindo a libertadores ?
    2 paulistas
    1 copa do Brasil
    1 libertadores
    1 copa sub 20 pela seleção.
    melhor do paulista de 2011
    melhor da libertadores de 2011
    melhor suilamericano
    melhor das americas
    melhor do brasileirao de 2011
    gol mais bonito do mundo em 2011.
    10º melhor jogador do mundo em 2011
    Tudo isso com apenas 19 anos.
    E tem muito chao pela frente.
    ENTAO ESSE MOLEQUE MATA QUALQUER UM DE INVEJA.

  • Claudiano

    a verdade é que precisa mudar primeiro por etapas, por hierarquia, o Presidente, que manda no treinador, a melhor Solução seria o ZICO, depois mudar toda Diretoria a Comecar pelo o Andrés, depois o treinador que é o observador e é quem convoca, nas palavras do Saudoso Sócrates, a melhor solução seria o Guardiola, eu acrescento ainda os nomes de Joel Santana, Muricy e Felipão o respo pode tocar fogo.

  • Renan

    Lamentável sua análise caro jornalista! A seleção não é mais a mesma, mas seu comentário foi muito superficial. Julio Cesar é um dos melhores goleiros que a seleção já teve, Thiago Silva é o melhor zagueiro do mundo a muito tempo, Daniel Alves evolui mais e mais a cada dia e é o destaque do barça junto com messi, isso sem falar no potencial de Ronaldinho e Ganso
    A seleção já não é tão forte, mas o seu comentário também não foi dos melhores. Abç

  • jeferson – dede – thiago silva -dani alvers – marcelo – ralf – elias – ganso – willian – neymar e pato – para o banco teriamos nomes como : felipe (fla),david luiz, andre santos, paulinho(timão)ronaldinho gaucho(ele não joga mais o fino da bola mas ainda só dá passe perfeito),daria uma chance para o EMERSON DO TIMÃO JOGA MUITO!

    vale a pena lembrar que na ultima copa havia um clamor gigante do publico para o dunga levar RONALDINHO GAUCHO sendo q agora ele é covocado e todos pedem para não convocar mais pois ele não joga tudo isso mais, mas infelizmente nos não temos um meia armador que saiba meter as polas perfeitas para os atacantes, temos o ganso que pintou como craque mas parou por ai, só pintou e não deu sequencia, vamos torcer para que ele melhore e bastante.

  • Diego

    Eu até concordo que ele seja craque, mas não no futebol e sim na publicidade e propaganda ahh e sem falar em craque das noitadas, jogador que é craque tem que ser exemplo dentro e fora de campo, como Messi é, a humildade é o fator mais importante para ser um craque e o neymar de humilde não tem nada, é um jogador acima da média e só.

  • IRAN BARBOSA LEÃO

    Voce só pode estar de brincadeira, dizendo que na seleção só tem um craque……..se voce citasse que só tem um jogador em grande forma, tudo bem, agora craque por craque o Ronaldinho não deixa nada a desejar frente ao Neimar, a única diferença é a idade e a fase, fala sério…………….ou está todo mundo errado quando o premiaram como o melhor do mundo pór 2 vezes, enquanto isto, o outro, nunca teve este título………vamos parar de hipocrisias.

  • Bruno Falque

    Quem diz que Neymar não craque, ou não entende de futebol, ou tem muita inveja e é burro. Ele já provou de todas as formas o quanto é bom de bola, foi o melhor jogador e artilheiro de quase todos os campeonatos que disputou na vida, incluindo seleção de base.

    Joga em todos os lados do campo, bate com as duas pernas, dribla como ninguém hoje no futebol brasileiro. Fez seu time ganhar a Libertadores sendo destaque, e tambem artilheiro da competição.

    O fato dele não ter jogado contra o Barcelona não diz nada. Foi UM UNICO JOGO. E se trocassemos ele pelo Messi? O Santos é um time médio sem o Neymar, e o Barcelona continua uma constelação sem o Messi. Será que o Messi no time do Santos teria ganhado do Barcelona? Comparar um único jogo simplesmente é coisa de quem não entende nada.

    O que me preocupa na seleção é a máfia que está sendo feita em favor de alguns clubes. Um para falar a verdade. O técnico da seleção era do Corinthians, com grande ligação com o Andrés. O mesmo Andrés, que agora é diretor de seleções, com alto cargo na CBF. O responsável pela Copa no Brasil é o Ronaldo, ídolo Corinthiano. Eu achava que não influenciaria nada, até que vi a ultima convocação.

    Mano, no jogo contra a BÓSNIA, no meio da Libertadores, por que convocou Neymar, Ganso e Rafael do Santos, Lucas do São Paulo, e do nada esquece Ralf e Paulinho, que eram titulares da seleção??????? Não convocar ninguem do Corinthians mostra que a palhaçada já começou.

    Mano, espero que você saia antes da Copa, quem sabe assim temos alguma esperança…

  • SOUZA

    O futebol Brasileiro está decadente sim, e o problema é bem mais extenso, começamos pelas: confederação, federações, desacreditadas, seguindo por seus dirigentes sempre suspeitos, alem do mais a TV faz uma montagem de dois times no Brasil que em nada representam a formação e a evolução do futebol brasileiro e sim uma fantasia de audiencia e nos enfia guela abaixo, todas as quartas e domingos como se fossemos todos idiotas sem visão e sem conhecimentos, times estes que não formam jogadores e nem ajudam em nada a seleção brasileira e por fim, os tecnicos de futebol que querem ganhar fortunas, sem fazer o menor esforço, vou citar um exemplo, um time que disputa todas as competições por mérito com um elenco formado em sua maioria na base, o tecnico deste mesmo time fica procurando contratar jogadores veteranos, viciados que ele mesmo indica ao clube, em vez de explorar e dar mais experiências aos jogadores formados no próprio clube.

  • LILIAN

    BOA TARDE !!!

    PRA MIM ESSE NEYMAR NAO PASSA DE UM JOGADOR MASCARADO , A IMPRENSA FICA UMA FALAÇAO DESSE JOGADOR DIZENDO QUE É UM CRAQUE!!! FALA SÉRIO NO MUNDIAL DE CLUBES O CARA NAO FEZ ABSOLUTAMENTE NADA, ELE PRA MIM NAO JOGA 30 % DO QUE JOGOU RONALDO FENOMENO NA SUA IDADE, !!!

  • Luiz Eduardo

    Ja estou vendo a reprise de 1050 com essesm jogadores que o tecnico MANO tem convocado 01EX-craque (R10) +01 projeto de craque ( NEYMAR) +01 que so o pessoal da SPORTV e paulista acha que ecraque (ganso) e o resto esta lista ja vejo uotro vexame a vista

  • Henrique

    Neymar? Cracaço? Até agora só mostrou que joga contra times nacionais. Se não fosse o estardalhaço da Globo seria apenas mais um bom jogador. O problema é que temos que fabricar até a copa um jogador de nome, uma chamado Craque, e pelo que vejo está muito difícil. Quem sabe o Michel Teló seria uma boa opção? “Ai se eu te pego”

  • paulo lopes

    O problema não é ter ou não ter craque, o problema é que a seleção brasileira é dirigida por mano menezes. Esse é que é o problema.

  • Igor Machado

    Tiago Silva, para muitos o melhor zagueiro da europa (logo, do mundo), é craque. Só que é zagueiro, não tem toda a fama do jogadores do meio de campo. Mas acho que ele e Neymar são os únicos que jogar em qualquer seleção e time do mundo.

  • wandemberg

    pra mim não existe esse negocio de ex craque, pra mim e craque ou não e,voces deveriam para com essa peseguisao com r10,ele nao vai ser mais aquele do barcelona mais ainda pode ser bem util na seleçao e no flamengo, a idade chegar pra todo mundo e pra ele nao e diferente e ele nao vai ser o mesmo de seis anos atras mais ele tem um passe refinado e muita visao de jogo e tambem ele nao perdeu a abilidade ,voces nao podem fica esperando uma partida ingual na epoca do barcelona por que isso nao vai acontecer

  • roberto

    É como muita coisa neste momento que vive o nosso país: já naõ dá mais para contar com que Deus é brasileiro, contar com a sorte, com que “tudo vai dar certo”. A cultura do tudo bem, dos amiguismos estéreis, da inconsciência feliz, acabaram. Agora, ou nos organizamos e maximizamos o nosso potencial (em tudo), ou seremos medíocres (em tudo), inclusive no futebol.

  • um craque? seleção brasileira? Para começo de conversa isto nunca foi, é ou será seleção brasileira, isto não passa de um time da rede de tv que manda no futebol brasileiro e da CBFLATIMÃO…portanto para os devidos propósitos, isto aí tá muito bom…afinal alguém ainda se importa com o time da rede de TV e da CBFLATIMAO? eu não mesmo…

  • master

    é…faltou um cara sério ae no grupo..o Kaka…só tem estrelinha neste time…
    Lucas, neymar, ganso, Gaucho…ta na hora de por um cara sério como lider deste time…e só tem um que pode ser..Kaka

  • Felipe

    Fico impressionado com a babação de ovo do Neymar… quem é Neymar? Na moral, onde ele é craque? Considerando um mlk que nasceu ontem pro futebol de o craque da seleção então realmente, santa decadência!

    Não acho que a seleção tem nenhum craque atualmente, porém, não quer dizer que ela seja fraca, o Brasil tem grandes jogadores que se bem escolhidose esquematiozados, podem bater de frente com qualquer seleção.

    Não esqueçamos que a atual campeã mundial é a espanha, ou seja, o Barcelona vestindo outra camisa. Aquele que deu de 4 a 0 no Santos, porém o Santos está anos luz de ser o melhor time do Brasil. É uma equipe muito fraca.

  • Jonnatha

    Se craque ganhasse Copa do Mundo sozinho a de 98 seria do Brasil porque tinhamos BEBETO,EDMUNDO,RIVALDO,RONALDO,GIOVANNI,DENILSON…

  • giovane

    Impressionante.. Vocês acham que neymar é Deus.

  • Boa tarde Tironi. Parabéns pelo assunto. Seleção brasileira é sempre um desafio, haja vista que cada torcedor entende que vários jogadores do seu time deveriam ser convocados. Discutir ponto de vista é perigoso, pois cada um tem o seu. Entendo que, no momento, a carência brasileira é na função de Treinador. Não temos. Veja que a nossa seleção está ocupando agora a sexta posição no ranking da FIFA. No geral, temos algumas posições carentes, é verdade. As laterais são duas dessas posições. Quem já entrou por ali, pela direita, não conseguiu sequer chegar perto do Cafu, imagine do Carlos Alberto Torres ou do Djalma Santos. Pelo lado esquerdo a situação é a mesma. Ninguém convence. É difícil aceitar – para quem está no futebol há muito tempo – que numa posição que já tivemos Zito, Falcão, Clodoaldo, Danilo Alvim e Piazza, há pouco tempo tivemos Felipe Melo, Josué e Anderson. É uma falta de respeito com a camisa da seleção brasileira.
    E o que tem o Treinador com isso? Tem sim. Você, atuante na Imprensa Esportiva, pode nos informar quem é ou quem são os observadores da CBF ou do Mano Menezes, que conseguem sempre a convocação de Elias? Pior, convoca nem que seja para o banco de reservas, mas convoca. Se o goleiro se contundir, quem entra é o Elias. Atualmente, o Renato que está no Botafogo é o melhor jogador da posição, no Brasil. Ele não convoca. Por quê? Quem assegura que o Elias está bem em Portugal?
    Outra coisa: é visível a proteção do Mano com o Corínthians. Senão vejamos: o Santos começou a escalar o time considerado titular e, como você mesmo afirmou na postagem, o craque Neymar, junto com o Ganso, foram convocados. Vão desfalcar o Santos, que iniciou reação em busca da classificação no Paulista. Já do Corínthians, ele não convocou ninguém, para não desfalcar o time. Ou isso é uma dúvida para você?

  • Marcos

    Em 2002 o Brasil tinha craques e tinha vontade de jogar – ganhou
    Em 2006 tinha craques e não tinha vontade de jogar – perdeu
    Em 2010 não tinha craques e tinha vontade de jogar – perdeu
    Em 2012 não tem craques nem vontade de jogar – imagine o que vai acontecer.

  • Ademir

    Acho que todos os comentários são válidos, porém, a falta de técnico, deve ser o mais discutido, Mano Meneses não tem bagagem pra seleção, ele vai cair na mesma armadilha que passou Falcão, Leão…e tantos outro que ficaram inventando jogadores, tem jogador que é de clube e tem aquele que joga nos dois. A convocação do R10, é a mesca coisa do Romario em 2002, o Felipão fechou o grupo e disse não para ele, que já estava em fim de carreira, e queria ir lá para aparecer ou passear. O Mano já convocou quase 100 atletas, alguns sem a menor condição de vestir a camisa da seleção, goleiros por exemplo, tem que escolher três de confiança e acabou, ta parecendo professor pardal inventando um a cada jogo, e este negócio de levar só jogadores do exterior vai acabar com a torcida do brasil, como que eu palmeirense, vou torcer pra um time que tem um elenco com 90% de jogadores que nunca vi jogar na minha vida, mesclem, O Felipão foi inteligente, levou: Marcos, Rogerio Ceni, Ricardinho, Gilberto Silva, Dida, Beletti, Anderson Polga, Ricardinho, Kleberson, Vampeta, Juninho Paulista, Edilson, Luizão e Kaka, (14) todos que jogavam no Brasil e hoje dá pra fazer isto sem errar, só que tem que ter coragem.

  • Wendell Rodrigues

    concordo com vc tironi, já fomos temidos pelo nosso futebol, todos queriam jogar contra nos, e se empatasse entao, pra eles ja estava otimo, e hj em dia ja virou rotina jogar mal, uma prova disso foi ate pouco tempo, ano passado pra ser mais exato, nao ganhamos de nenhuma potencia do futebol, um ano inteirinho so levando porrada e ganhando de pouco contra os times menos badalados, isso é uma vergonha, a cupula do futebol so qr saber de grana no bolso deles, infelizmente nao fazemos mais craques como antes e quando isso acontece, os procuradores do jogador vende pro exterior, parabens para o santos q manteve neymar….
    saudações vascaínas /+/

  • Luiz

    Concordo plenamente…vide a qualidade dos campeonatos nacionais. A exceção do Neymar, nenhum outro jogador brasileiro pode ser chamado de craque. Lucas, Leandro Damião, Ronaldinho, Robinho, etc..são bons jogadores, mas não são craques.

  • Luiz

    Concordo plenamente…vide a qualidade dos campeonatos nacionais. A exceção do Neimar, nenhum outro jogador brasileiro pode ser chamado de craque. Lucas, Leandro Damião, Ronaldinho, Robinho, etc..são bons jogadores, mas não são craques.

  • Rodrigo

    anderson inacio da silva disse:
    15 de fevereiro de 2012 às 11:07

    Meu amigo, voce errou tambem. O barcelona mostrou que nem neymar é craque, e sim um robinho 2.0. Ja disse e repito, voces da imprensa se apressam sempre que surge um jogador mias ou menos bom como neymar e ja o coloquem como novo deus do futebol. neymar vai ser um robinho um pouqinho melhor, mas quem sou eu para saber de futebol, nao? diferente da imprensa eu ja acertei isto com robinho,diego,lucas,fernandinho do sao paulo, tailson,pato, e outros jogadores que voces nem esperaram um ano de bola no exterior para falarem besteira.nunca é tarde para aprender, voces so precisam se esforçar.

    Aew “meu amigo”, concordo plenamente com você quando a questão é esse tal de Neymar, posso não ser grande conhecedor de futebol, de longe hoje assisto tantas partidas, como assistia à alguns anos atrás, mas esse “grande craque”, na minha opinião é um medroso, fica aqui jogando no Santos, faz um golzinho aqui, outro ali, uma “bela jogada”, e todos dizem que é craque, é difícil explicar, mas gostaria de vê-lo jogar lá fora, onde os outros jogadores não tem medo de “quebrar” o jogador, na gíria das peladas, se desse modo ele jogasse o que joga aqui no Santos, poderia mudar meu pensamento. Nesse momento, ele é um jogador “midiatico”! Espero mudar de opinião, até pelo que tenho visto, seremos dependentes dele para quem sabe conquistar a tão sonhada medalha olimpica e mais uma vez conseguir ser Campeões Mundiais, provar que somos e sempre seremos “o país do futebol”, hoje estamos longe disso, por esse motivo, jogamos contra Gabão, Bósnia, e outras Seleções de menor expressão mundial.

    P.S: Precisamos de mudanças urgente, ou veremos um novo fiasco acontecer bem debaixo dos nossos olhos.

  • Rafitos

    Muitos dizem que o Neymar não é craque, mas um garoto de apenas 20 anos, ter os titulos que tem, e mais, esses titulos foram todos com ele sendo o grande destaque, um repertorio de dribles desconcertantes, enfim, quem diz que Neymar não é craque esta analisando com o coração de torcedor, eu não sou santista, mas ele garoto é um craque sim. Como vimos ele não foi bem contra o Barcelona, mas quando o Messi nem ve a bola em jogos com a Seleção Argentina, alguém cita alguma coisa? Infelizmente ou Felizmente, hoje na seleção o diferente é Neymar, sou São Paulino, o Lucas é um ótimo jogador, mas craque precisa de titulos e isso ele não tem, então ainda é um bom jogador como muitos por ai.
    Bom, para quem acha que o Neymar não é craque, estamos mesmo sem esperanças pois se o melhor jogador em atividade do Brasil não é um craque, é sinal que o 7° no ranking da FIFA ainda é muito bom para nós!
    Abraços.

  • Joelington

    Bom pra quem ainda não acha que Neymar seja um craque, vamos voltar no tempo e analisar se oq Neymar faz hoje no campo Ronaldinho Gaúcho fazia, ou até mesmo o Robinho, para né pessoal o Neymar é craque sim, vamos concordar com isso, é um absurdo, dizer que ele vai ser um jogador mediano, e ele n precisa ir pra Europa pra provar isso já esta provando aqui mesmo no Brasil, campeonato mais difícil do mundo, faz assim colocasse o Messi no Santos e o Neymar no Barça pra quem iria aparecer mais se liguem que fez o Neymar fugir naquele jogo foi o próprio Murici quando recuou o santos logo contra o melhor time do Mundo.

  • Ig

    Concordo com Rei do Rio. Neymar franzino e bom driblador tem futuro parecido com o de Robinho, apostaria mais no Ganso do que nele. Ronaldinho apesar de nao ter mais a dinamica que tinha no Barcelona ainda da passes perfeitos e decide jogos como decidiu em 2011 levando o Flamengo a libertadores mesmo jogando ao lado de pernas de pau do como Renato e David. Ronaldinho continua sendo craque sim, levou o Fla nas costas ano passado mesmo correndo metade do que poderia. Mas a materia esta certa nao fabricamos mais craques, sabem de quem e a culpa? Da midia que nao deixa a garotada evoluir batalhar, treinar e o principal se manter na mesma equipe por mais tempo, jogador novo que vai para Europa nao e mais jogador brasileiro, nao tem mais o nosso futebol. Conclusao, quase todos os citados como estrelas pela materia foram jogares que permaneceram em suas equipes desde a base foram para europa depois da consagracao. Uma epoca que nao haviam so promessas cada um valia o que era!

  • Neto

    Craque? quem? Neymar? Ainda não demonstrou isso, é um dos bons jogadores da nossa seleção, pra ser craque ainda falta muita coisa. Se ele fosse esse cracaço que todos falam, ele tinha pelo menos aparecido naquele jogo do Bracelona, mesmo que o time jogue mal o craque sempre aparece, e ele sumiu. Com esse futebolzinho de cai cai ele só joga aqui no Brasil por que os arbitros daqui marcam tudo, por que fora daqui ele nem anda. Vamos parar com essa besteira de que Neymar é craque, apenas mais um bom jogador.

  • Fabio

    Impressionante como vcs odeiam o São Paulo; o Lucas não é craque (ainda falta algo mesmo), o Hernanes ninguem fala nada, sendo que o cara destroi na Lazio…

    Leva Neymar e gando mesmo, ja afundaram um sub mundial e uma olimpiada,o que é a copa…

    Obs: Mano bandido, sem carater, vagabundo, chulo…

    Volta Dunga, só perdemos por causa do Julio Cesar e da zaga…..e do Felipe

  • marcelo

    Nossa o Rei do Rio está nervosinha!

  • Bruno Santos

    Prezado Tirone,

    Concordo em parte com sua análise a respeito dos craques Brasileiros, entretanto, fora alguns convocados em razão de interesses maiores que o da seleção, diga-se Fernandinho, por exemplo temos alguns jogadores acima da média como Leandro Damião, Hulk, Daniel Alves, Thiago Silva, Marcelo, acredito que essa seleção tem de tudo para ser a principal seleção do planeta, Ainda digo mais , mesmo aos 31 anos o R10 é ainda um craque de bola, mesmo não tendo o profissionalismo de outrora e tendo algumas atuações abaixo da média, tenho certeza que dele os adversários tem medo e que ele pode sim decidir o jogo em uma jogada, Seleção Principal escalação – Julio Cesar – Dani Alves – Thiago Silva – David Luiz – Marcelo – Sandro (Elias)- Hernanes – Ganso – R10 – Neymar – Damião.

  • diego

    esqueci também de citar o William do Shakhtar Donestsk, ótimo jogador e quem sabe um futuro craque. Que se não me engano foi lembrado APENAS uma vez! ABRA OS OLHOS MANO, ABRA OS OLHOS CBF E CIA… A COPA ESTA LOGO AÍ E NÃO TEMOS A IDEIA DE QUAL SERÁ NOSSA SELEÇÃO!

  • Rossano

    Concordo com o que foi dito acima. A figura “Neymar craque” é uma criação forçada do clube e seu nome cresceu abruptamente unicamente pela vaidade da imprensa paulista, de seu ídolo maior (Pelé) e do presidente do Santos (todos iludidos com a não correspondida vocacão de craque do garoto). Forão lhe dados tantos atributos que a meu ver ainda não possue, ou talvez nunca venha a possuir. Pra mim é apenas um jogador pouco acima da média, nada mais do que isso.

  • Guilherme Peres

    Acho muito dificil querer comparar nossa atual seleção com seleções que se consagraram no passado como 58, 82 entre outras, principalmente a de 82 que não ganhou a copa mais não qué dizer que não era um puta de um time, ocorreu a mesma coisa com a Holanda, da época do chamado carrosel Holândes (não lembro o ano), e essa mesma seleção mudou o estilo de se jogar futebol dos dias atuais, prova disso é o próprio barcelona que procura seguir a mesma linha de jogo. O fato é que na minha humilde opinião de um torcedor e antes de tudo apreciador de um bom futebol é que a seleção brasileira precisa rever totalmente seus conceitos, começando pela própria CBF até os jogadores, dar tempo para o atual técnico Mano Menezes trabalhar para que assim ela possa arrumar uma nova cara para seleção brasileira, afinal vale lembrar por mais dificil que sejam os tempos a nossa seleção é unica PENTA campeã.

  • Francesco

    Boa Tarde Tironi.

    Sinceramente não vejo o Neymar como craque, têm um enorme potencial mas ainda é “apenas” um jogador acima da média.

    Se a Copa fosse hoje é triste admitir mas nossas chances seriam muito pequenas

    Abraço

  • Tarcísio

    É muito interessante, todos nós confrontamos esta convocação de mano, mas uma grande pergunta é quem convocar se não estes? Eu mesmo não concordei, R10 pra mim, para a seleção não dá mais, pregamos tanto renovação e ainda insistimos em jogadores da velha guarda, tais como Lúcio e Julio Cesar; Jonas, Hulk, Lucas Leiva que é xodó do mano, cara pra mim não dá não.
    Creio que primeiro de tudo o mano tem de achar uma formação concreta e trabalhar em cima dela, um hora a seleção entra com 2 pontas e um centroavante, outrora entra com 2 atacantes e 2 meias tipo a seleção hoje não tem uma cara formada, primeiro de tudo é saber como vai ser a base para somente depois convocar os jogadores. Ele chamou o Vitor goleiro do Grêmio e depois descartou o cara, não entendi nada afinal ele é bom goleiro
    Olha eu vou colocar uma escalação aqui que me agradaria mas que também desagradaria muitos torcedores, que seria assim: Diego Alves (GOL), Danilo (LD), Dedé (Z), Thiago Silva (Z), Marcelo (LE); Ralf (V), Hernanes (V), Oscar (M), Ganso (M); Neymar (A) e Leandro Damião (CA)

    Goleiros: Diego Alves, Rafael e Jeferson
    Laterais E: Marcelo e Adriano
    Laterais D: Danilo e Daniel Alves
    Zagueiros: Dedé, Thiago Silva, David Luiz e Manoel
    Volantes: Ralf, Paulinho, Sandro, Elias e Hernanes
    Meias: Lucas, Ganso, Oscar e Thiago Neves
    Atacantes: Neymar, Leandro Damião, Borges, Pato e Fred

    O por que desta convocação: Diego Alves, Rafael e Jeferson são mais jovens podem chegar preparados para ser titular em 2014; Marcelo e Adriano são os melhores LE que temos da atualidade; Danilo e Daniel Alves, Danilo é uma promessa joga muito bem como lateral, Daniel Alves é mais ala que LD utilizaria ele mas segurando o Ralf pra fazer proteção aos zagueiros e deixando o Hernanes de pegada no meio de campo; Ralf não é craque mas pra conter ali no miolo de zaga é o cara, Hernanes ficou queimado pela expulsão onde ele foi violento, mas é um baita segundo volante, Elias se parece muito com Hernanes substituiria a altura, Sandro se parece com Ralf; Ocar esta jogando muito como um meia que vem por dentro cairia como uma luva, Ganso cadenciaria mais o jogo um pouco mais recuado ele aramaria as jogadas junto com Oscar e Hernanes; Lucas ótimo jogador mas ultimamente não esta jogando tão bem brigaria por uma posição com Oscar, Thiago Neves seria a sombra de Ganso isso se não tomar a vaga dele; Neymar bom acho que nem preciso dizer o por que rsrsrs, Leandro Damião jogador forte, tem habilidade, finaliza bem com as pernas e de cabeça boa estatura mesmo sendo trombador ele consegue ser técnico, Borges é o atual goleador do brasileirão é matador mas creio que seria mais para compor elenco até aparecer um bom centro avante e Pato é tipo assim, pra começar como titular ele não consegue desenvolver não mas para entra no meio da partida e dar uma correria maior la na frente serie ótimo ter ele no elenco e Fred e matador também mas até mesmo pela idade junto com Borges é mais pra compor elenco e dar um pouco mais de experiencia a molecada.
    Um abraço e obrigado pela oportunidade!

  • diego

    PERFEITA AVALIAÇÃO DA ESCALAÇÃO DO MANO! Na boa, levar Ronaldinho Gaúcho pra que? por que? O que ele tem feito no Flamengo que mereça esta convocação? Se o Adriano fizer 1 gol no sábado também será convocado? Até quando nossa seleção vai viver de passado? Infelizmente nossa safra está bem abaixo da qual nos acostumamos a ver, mas se o jogo é contra a Bósnia, não irá valer para avaliar nada, porque não dar este presente há quem está realmente jogando futebol, por exemplo: Marcos Assunção (obs NÃO SOU PALMEIRENSE, SOU CORINTIANO) que tem jogado mto bem, porque não levar também o Thiago Neves? Jogares que tem mostrado mais futebol que o R10 e o Ganso. Agora se fosse um jogo preparatório para alguma coisa, ai sim OUTRA HISTÓRIA, e nem assim o R10 seria merecedor, quem tem jogado mais, e mostrando mais bola é o Kaká. Enfim, não podemos esperar vários CRAQUES juntos na seleção, como outrora mas podemos e devemos cobrar jogadores que realmente estão jogando futebol, que realmente desejam mostrar algo, que ainda sintam o PRAZER DE JOGAR PELA SELEÇÃO BRASILEIRA.

    PRA FINALIZAR, VAI CORINTHIANS! rs

  • Lean Blanh

    Realmente só tem um craque, porque Dedé é MITO!!

    SV!

  • Nem cheguei a ler tudo, mas Não concordo com você. Um time não precisa de 11 craques para se dar bem…e o R10 continua fazendo a diferença, mesmo com os seus 32 anos de idade.

  • FabioTremems

    Eu me lembro de um tempo onde, para se escrever sobre futebol, o pré-requisito era entender de futebol!

  • Tri Campeão Continental!

    #ForaMano !!!
    #ForaMano !!!
    #ForaMano !!!
    #ForaMano !!!
    #ForaMano !!!
    #ForaMano !!!

    O melhor tecnico seria o Muricy, mas não quero que ele saia do meu Santos,,

    Felipão Seria a Solução, ele ta mal pois esta no comando de um elenco muito fraco, mas daria certo de novo na seleção !

  • Nem cheguei a ler tudo, mas concordo com você. Um time não precisa de 11 craques para se dar bem…e o R10 continua fazendo a diferença, mesmo com os seus 32 anos de idade.

  • Valdir Bhering

    Acho q o Daniel Alves poderia entrar nessa lista ai…jah q vc considerou o Gerson… O Daniel Alves hj é para mim, o quarto melhor jogador do Barcelona, e se isso não é ser craque…

  • A palavra

    Grande craque Neymar, perguta pro Puyol e pro Pique o que eles acham desse post

  • PAULO BRUNORO

    Só acho que em 2002 e em 58 R10 e Pelé (respectivamente) só foram considerados craques após o mundial, o que ambém pode acontecer com Ganso!

    Ainda, acho um grupo forte, equilibrado e unido mais eficiente que diversos craques sem comprometimento, vide 2006.

  • Rodrigo

    Vc ta de brincadeira, não apontar o Lucas como craque é muita hipocrisia. Vc chegou a ver os jogos do são paulo?…. acho que não!

    Realmente não concordo a persistência com o Ronaldinho… o cara não serve mais… o Kaka deveria ter chances, não esse mala do Ronaldinho que não é homem para botar a cara pra bater, quem tem que falar é o irmão medíocre dele…

  • Claudio Santastico

    Nossa acabei de assistir o Sportv…e os comentaristas falaram a mesma coisa, dos 23 convocados para a seleção brasileira, só um pode se chamar de “CRAQUE”, NEYMAR, E O OUTRO “EX-CRAQUE”, RONALDINHO GAUCHO, porque a midia está tão pessimista em relação aos jogadores da seleção brasileira, muitos comentaristas dizem que não são “CRAQUES”, mas sim bons jogadores, que só cumprem o seu papel e nada mais que isso, será que o Brasil estão tão ruim assim de revelar novos talentos???, está tão atrasado em relação ao futebol que é hoje praticado na Europa, mais precisamente na Espanha???…se no caso esse pessimismo por parte da midia esportiva em geral é tão ruim…como será daqui para frente até a COPA DO MUNDO EM 2014 NO BRASIL….não vejo então que o selecionado brasileiro seja uma das favoritas para conquistar a COPA DE 2014 NO BRASIL, pela maneira de pensar da midia em geral…será que vamos dar o maior vexame, justamente quando a COPA de 2014, será realizada no Brasil??? sinceramente não duvido muito disso não, ja que Mano Menenzes, até agora não tem uma equipe base da seleção brasileira, todo amistoso que o Brasil joga, existem novas caras na seleção brasileira…ai fica dificil…

  • anderson inacio da silva

    Meu amigo, voce errou tambem. O barcelona mostrou que nem neymar é craque, e sim um robinho 2.0. Ja disse e repito, voces da imprensa se apressam sempre que surge um jogador mias ou menos bom como neymar e ja o coloquem como novo deus do futebol. neymar vai ser um robinho um pouqinho melhor, mas quem sou eu para saber de futebol, nao? diferente da imprensa eu ja acertei isto com robinho,diego,lucas,fernandinho do sao paulo, tailson,pato, e outros jogadores que voces nem esperaram um ano de bola no exterior para falarem besteira.nunca é tarde para aprender, voces so precisam se esforçar.

  • William

    Realmente Eduardo, seu artigo não condiz com a realidade. O que tem a ver o Santos com a Seleção Brasileira.
    Vale lembrar que este time do Santos que enfretou o Barcelona, estava no auge do futebol continental e o único erro que cometeu, foi jogar de igual pra igual com o Barcelona, time épico, que dificilmente veremos novamente.
    Porém com a Seleção é diferente, e esta reformulação se tornou necessária não após a derrota do Santos, e sim após a eliminãção na última Copa do mundo, conquistada justamente pela seleção da Espanha.
    Mas como é de costume, a torcida brasileira, muitas vezes impulsionada por artigos com opniões pessoais, e não baseado em fatos, acabam cobrando mais do que o necessário cobrar.
    Inclusive destas seleções que você cita com pelo menos 3 jogadores épicos, vale algumas informações:

    Seleção de 58 – se reformulou totalmente após o fracasso de 50 e colhemos bons frutos.
    Seleção de 82 – Ganhou a Copa?
    Seleção de 2002 – tabém foi toda reformulada após fiasco de 98. E após o fiscao, liamos artigos como este seu, quando por exemplo o Brasil perdeu para Honduras.

    Por isso digo, vamos dar tempo para o Manos Menezes trabalhar.

  • Willy Milane

    Concordo com o autor deste texto. Faz tempo, aliás, faz anos, que penso dessa forma. É muito evidente que o Brasil deixou de fabricar os melhores craques do mundo. O último foi Ronaldo Fenômeno e agora talvez e somente talvez, Neymar depois de ganhar experiência internacional. É preocupante. Há muito tempo, e novamente tenho que dizer, “aliás”, que o povo brasileiro deixou, até, de admirar a seleção brasileira. A referência agora é a Espanha com seus times milionários. Nunca vi tanto brasileiro com camisa de Barcelona, Real Madrid e outros europeus pelas ruas tupiniquins. Que estranho! Brasileiros buscando referência na Europa? É no mínimo incoerência.

  • ALGUEM TOME UMA ATITUDE POR FAVOR……………

  • TODAS SELEÇOES CAMPEAES DE 58,62,70,94 E 2002 TIVERAM EM COMUM QUE TODAS TINHAM UM BOM TECNICO,DIFERENTE DE AGORA QUANDO POR MARKETING POLITICO E POR GOSTAR DO CORINTHANS CHAMARAM ESSE TAL DE MANO MENEZES,QUE POUCO ENTENDE DE FUTEBOL,A GOTA DAGUA FOI A CHAMADA DE RONALDO G. QUERENDO QUE ELE VOLTE A SER O QUE FOI A DEZ ANOS ATRAS,SO SE DIMINUISSE A IDADE DELE EM 10 ANOS ,

  • Rei do Rio

    O pior de tudo é ler uma palhaçada dessas vindo de um jornalista de merda, porque se fosse um bom jornalista não estava escrevendo em blog do Lance net dizendo que dos 23 convocados só tem um craque e esse craque é o Neymar. Se você não coloca o Ronaldinho nessa lista como craque é melhor tirar o Neymar (futuro Robinho) da lista também, porque de craque ele não tem nada. Seu lugar é nos estádios gritando quando ele pega na bola junto com um bando de garotas otárias e não escrevendo sobre futebol.

  • Fala Tironi…

    Bacana o post… suas colocações foram óbvias.
    Só que isso não é de hoje, e não vem acontecendo com o Mano
    Vem lá do tempo do Dunga…

    Se lançam um Iphone 30 nos EUA, todos nós queremos comprar
    Se o Guns n Roses decide voltar e fazer um show em Illsburg – Germany, todos nós queremos ir…
    Se o Messi se “formou” na escola esportiva da Espanha, todos querem levar seus filhos para lá!

    Enfim… o Brasil, não só no futebol, mas em quase tudo não tem autenticidade e está sempre buscando no alheio as respostas e soluções, as novidades que quase nunca encaixam-se com nosso contexto.

    O mesmo vem acontecendo com o nosso futebol, se assim podemos chamar…

    Eu não sei se você se lembra do sumido “Quaresma” na época do Porto, o cara fazia quase o que o Hulk está fazendo hoje, carregando o time sozinho… mas ele era muito bom nos cruzamentos e dribles rápidos e os grandes europeus ficaram malucos com isso e trataram logo de pegar ele.

    Resultado: NADA… ele não conseguiu se adaptar e acabou esquecido na Inter

    O Brasil perdeu o mesmo quando resolveu pegar esses jogadores esquecidos e juntar isso tudo achando que vai dar certo…

    Kaká no banco, Robinho sem velocidade, Ronaldo gordo, Adriano é o que é…. e por ai vai…

    Sem contar que os técnicos estão muito fracos…

  • Gabriel Coloradão

    Não acham no mínimo “curioso” o mano Menezes não convogcar ninguém do cohrintians?? não esquecendo que o “coordenador de seleções” é o gângster sanchez.

  • Thiago G.

    A resposta é muita clara. Estamos colhendo os frutos podres da ultima década, onde exportamos aos montes os nosso jogadores. Alguns em inicio de carreria, outros ainda em formação de base. O Brasil sempre teve craque atuando fora, mas eram formados aqui, e saiam daqui com identificação do público brasileiro. Hoje a seleção tem jogadores que ninguém viu jogar no Brasil. Isso atrasou o nosso futebol e consequentemente a nossa seleção. É só olhar a Espanha que percebemos isso. Ela é soberana na Europa, entre os grandes campeonato, seus clubes são os que tem mais atletas locais, e muitos vindo da base.

  • James

    Ainda acho que jogadores como Neymar, Ganso, Hernanes, deveriam formar a base, juntamente com Thiago Silva,por serem jogadores diferenciados que podem contribuir tanto no coletivo quanto no improviso, mantendo assim uma sequência, Não sou a favor de termos “cabeça de Bagre”, o Kaka tem q estar no elenco!

  • Tuffy

    vamos dar uma corrigida na sua análise… craque hoje??? só 1. Correto
    em 58 e 62… não 3 mas vários D Santos, N Santos, Zito, Didi, Dida, Garrincha e Pelé
    em 70 outros tantos… C Alberto, Clodoraldo, Gerson, Tostão, Rivelino e Pelé
    em 82 … Leandro, Junior, Cerezo, Falcão, Socrates e Zico
    em 94.. a mais pobre, mesmo assim…. Jorginho, Bebeto e Romário
    daí pra frente menos craques porem alguns…. Juan, Rivaldo, Ronaldo, Ronaldinho, Adriano… e agora???? cadê-los????????????????? melhor futebol do mundo. kkkkkkkkkkkkk

  • Rafael

    Não sei se podemos chamar o Neymar de craque ainda. O mundial do ano passado mostrou que ainda falta um pouco pra isso!

  • Concordo plenamente com o seu ponto de vista e parabéns pelo post!

MaisRecentes

Só punição pode acabar com a cafajestagem



Continue Lendo

Ainda é cedo para tudo



Continue Lendo

Nove verdades (ou não) e uma mentira (ou não) do mundo do futebol



Continue Lendo