Clubes deveriam ter elencos melhores. Já é possível



Jogando com seu time reserva, o Vasco perdeu para o Universitário do Peru em Lima e complicou sua vida na Copa Sul-Americana. Claro que pode inverter o placar em São Januário, com seus titulares em campo e contando com o apoio da torcida.

Porém, a derrota vascaína ou a eliminação do Botafogo são motivos para reflexão. Com cofres muito mais lotados e com a perspectiva de que estejam mais cheios ainda a partir do ano que vem, com o novo contrato de TV, não está na hora de os times brasileiros montarem elencos mais competitivos? Não times titulares, mas elencos mais fortes.

Vasco e Botafogo (para ficarem apenas nestes dois exemplos, mas a conversa serve para qualquer clube grande) já sabiam desde o fim de 2010 que teriam uma Sul-Americana para disputar no segundo semestre de 2011.

Dirigentes, comissão técnica e jogadores até discursaram sobre a importância da conquista da vaga na competição internacional na ocasião. Eles deveriam colocar em seu planejamento, portanto, a montagem de um elenco suficientemente forte para encarar diferentes torneios sem a necessidade de priorizar este ou aquele.

Há alguns anos, dava para entender isso não ser feito. O dinheiro era mais curto e os clubes lutavam para fazer um time titular, que encarava a frente principal do ano. O restante que viesse era lucro.

Agora, o cenário mudou. Já é possível planejar a temporada olhando todas as competições que o clube terá pela frente. O elenco deve ter o tamanho e a qualidade dos desafios que o clube terá. O momento econômico do futebol brasileiro já admite que isso seja feito.



  • alex

    Prezado Daniel
    Seu florminense não tem nem meio time pra jogar uma pelada de society se não fosse o patrocinador.
    Se a unimed for embora o fluzinho deixa de existir, e ainda espera uma esmola da prefeitura pra comprar um terreninho na barra pra construir o tal CT, que esta “quase” concretizado.
    Só rindo….quinta força

  • Helder

    Com cada pereba, brucutu e perna de pau ganhando 300 paus por mês?

    Ter um bom elenco só se for mesclado com bons jogadores formados pelo clube, mais alguns bons jogadores garimpados e 3 ou 4 “diferenciados”, mas o que adianta isso tudo nas mãos de um treineiro meia-boca?

    Aposto com qualquer um que passado o contrato leonino de tv e a copa vários clubes vão estar com o piris na mão, o contrato foi bom na medida do possível, imagine se lá atrás ganhasse o candidato do Ricardo Teixeira, os clube iam ganhar uma paçoca de aumento e se dariam por satisfeitos.

  • marcelo

    Acho q os clubes deveriam investir em estrutura principalmente os clubes do rio

  • anderson

    Nossa, ontem eu vi o jogo e pensei “porra, o Vasco não teria dinheiro para ter um elenco um pouco mais forte?” Tenho certeza que poderia ter reservas melhores em campo, é falta de competência de quem está lá para montar o elenco.

  • Thiago Affonso

    Não acho que seja elenco, mas o problema é calendário. É jogo em cima de jogo onde os clubes não possuem nem pré temporada como o europeu. Diante disso tudo, é impossível se dedicar a competições simultâneas sem que haja baixas.

  • ALBERTO/CACHOEIRO

    O futebol no Brasil está nivelado. Mesmo os grandes times, com um poder econômico maior não conseguem se destacar, mantendo-se num nível superior aos menores. Basta olhar os confrontos do grupo da Z-4 com os do G-4.

    Invariavelmente estes estão perdendo pontos para aqueles ou na melhor das hipóteses ganhando com grande sacrifício. Não há jogo em que os do G-4 ganhem com facilidade. O mesmo ocorre quando nos confrontamos com times do nosso continente. Aí, podemos perceber quão frágeis são as nossas equipes.

    Quando os clubes revelam um jogador de bom nível técnico, ele vira moeda para sanear as combalidas finanças dos clubes. Qualquer time mediano do resto do mundo vem aqui no Brasil e leva os destaques, quando abre a janela de negociação, por valores ínfimos.

    Isto, Caro Tirone, infirma a sua afirmação de que os clubes estão com as finanças saudáveis. Segurar um jogador é muito difícil. Salvo o esforço recompensado que o Santos está fazendo pra segurar suas estrelas, os demais perdem jogadores pra Rússia, Coreia, China, Catar e outros recantos remotos onde se pratica futebol em condições climáticas adversas.

    Aqueles que retornam, são os que não se adaptaram ao futebol, como é o caso do Diego Tardeli que amarga a suplência naquele time horroroso da Rússia, não sendo sequer relacionado para os jogos. Outros não tem mais nenhuma aspiração profissional. Os demais, como Alex Cabeção (ex-palmeiras, cruzeiro etc) e outros que conseguem algum sucesso, jamais serão repatriados em razão do alto valor dos seus passes.

    Na verdade, existe um planejamento mais criterioso pelos clubes brasileiros, do que outrora. Mas, é impossível montar um elenco onde o reserva corresponda à ausência do titular, por mais que se esforcem. O segredo ainda está na base, mesclando os garotos com três ou quatro jogadores já consagrados e outros descobertos nas séries B e C, disponibilizando bons olheiros por este país afora.

  • Geova

    Meu caro TIRONi concordo plenamente c vc, agora me diga pq vc nao montou um time competivo, ja q tem essa visao.

  • Victor

    Que os times aprendam com o Carinthians, o Andres sem desespero de outros dirigentes ajeitou a casa, fez do Corinthians o clube com a marca mais valiosa e o que tem a maior receita do Brasil, com o time ele vem modelando desde a serie B, descarta os ruinzim, vende caro os jogadores que querem jogar fora porem mantem a base e qualifica ano a ano. Todos verão em 2012 a potencia que vai ser o Timão, eu estou tão tranquilo que tenho confiança que Libertadores vão vir de baciada.

  • daniel

    O Banco do FLU normalmente tem He Man, Souza, Martinuccio, Lanzini (a joia), etc…

  • daniel

    Antes de usar o dinheiro da TV pra comprar jogador tem que -ao menos – arrumar a casa.
    Os times do Brasil devem milhoes, os do Rio devem centenas de milhoes…O correto é mater um time forte mas nao é a prioridade. A prioridade do Flu, por exemplo, é acabar com as penhoras na renda, voltar a pagar as dividas trabalhistas (coisa que esta prestes a acontecer), construir o CT na Barra (prestes a acontecer), melhorar a estrutura de Xerem (prestes a acontecer) e o resto vem sozinho….

    De que adianta esses clubes pedintes do Brasil formarem seleções com jogadores sabe-se la de onde, se nao tem nem como pagar suas dividas…

  • francisco o verdadeiro

    tirone,nao esqueça que da mesma forma que os times arrecadam mais,os jogadores pedem mais.exemplificando;na argentina os jogadores mais bem pagos ganham no maximo 200 mil por mês,pelas cotas de tv menores.

  • os clubes já deveriam ter elencos melhores sim como o flamengo.

  • Fernando Vai

    a grande problema pra c montar elenco eh q no Brasil c fizer rodizio os caras ja fazem corpo mole pra derrubar tecnico, e la eles aceitam numa boa, os jogadores tinham q ser eh + humildes….agora Morais jogador diferenciado, sou corinthiano mas o Morais num serve nem pra eskenta banco. aff

  • dough

    seo cruzeiro tivesse pelo menos um jogador no nivel reserva (tirando fabio,fabricio e montillo ) nao estaria brigando contra a degola.

  • RENOR J. SAMPAIO

    ACHO MUITO BOA A DISCUCAO, SO ACHO QUE OS CLUBES NAO TEM COMO MANTER UM PLANTEL DE ALTO NIVEL O ANO INTEIRO, NOSSO CALENDARIO E MUITO RUIM. ACHO QUE SE OS CLUBES MANTIVER 15 ATLETAS DE NIVEL DE TITULARIDADE E TIVER UMA BASE BOA DA PARA ENFRENTAR O CAMPEONATO PARA SER CAMPEAO. O MEU BOTAFOGO, NAO TEM UM PLANTEL PARA DISPUTAR O CAMPEONATO E GANHAR APESAR QUE ESTA BEM PROXIMO E TEM CONDICOES DE CHEGAR, MAS NO BANCO SO TEM UNS QUATRO TEM ALGUNS GAROTOS COMO O CIDINHO, O ZEN , ALEX. O RESTO QUE ESTAO NO BANCO NAO TEM COMDICOES DE JOGAR NO BOTAFOGO SALVO ALGUMAS FIGURINHAS QUE POR VENTURA POSA TER PASSADO DESAPERCEBIDO.
    NAO FALEI DO TIME TITULAR, PARA A ZAGA SO TEMOS O ANTONIO CARLOS QUE E MAIS OU MENOS CONFIAVEL, NA LATERAL O LUCAS TEM QUE SER TITULAR, E NAO E LA ESTAS COISAS, O ALESSANDRO CAIU EM DESGRACA COM A TORCIDA NAO TEM MAIS CONDICOES NAO ACERTA NEM COBRANCA DE LATERAL, NA ESQUERDA SO TEM O CORTEZ, O MARCIO AZEVEDO NAO TEVE PERSONALIDADE PARA JOGAR NO BOTAFOGO, NO MEIO DE CAMPO PARA SUBSTITUIR O M. MATOS E O RENATO, SO TEM O LEU QUE AINDA NAO APARECEU, COMO VEMOS O PLANTEL E FRACO

  • naamãm martins de oliveira

    OS TIMES MAIS FAMOSOS COMPRAM OS MELHORES JOGADORES,DEPOIS OS OUTROS CLUBES FICAM BATENDO CABEÇA PARA CONTRATAR, E OS EMPRESÁRIOS FICAM FAZENDO LEILÃO COM OS JOGADORES, AÍ VIRA UMA GUERRA SALARIAL, PRA VER QUEM PAGA MAIS PELO JOGADOR, NA MINHA OPINIÃO, OS CLUBES MAIS ENDINHEIRADOS VÃO SEMPRE TER OS MELHORES TIMES E OS OUTROS VÃO SEMPRE BRIGAR POR MIGALHAS E OUTRA NÃO TEM TANTO JOGADOR DE NÍVEL PARA TODOS OS CLUBES GRANDES DO BRASIL.MAS EU ACHO TAMBÉM QUE O NOSSO FUTEBOL VAI FICAR MUITO FORTE NO FUTURO, PORQUE TODO MUNDO PERCEBEU QUE É UMA MINA DE OURO O FUTEBOL, MAS ESPERO QUE NOSSOS CARTOLAS NÃO ESTRAGUEM TUDO.

  • Michel Holanda

    Tironi, na sua opnião o que significa elencos melhores?
    Temos um campeonato brasileiro com 20 clubes , sendo 12 times com grande poder de compra. Desses 12 clubes além de Corinthians e Inter quem tem elenco forte? Nenhum correto? Olhando os demais 8 clubes da série A e os demais da B você realmente acha que há condições no mercado de um time se reforçar e manter 20 jogadores de alto nível? Não existem mais jogadores decentes no país, e se vc olhar na América do Sul também não há. O que existe hoje é o fator casa e motivação. Se um time brasileiro jogar para valer ele quase sempre ganhará. O time reserva do Vasco é pior do que o Universitário do Peru? Claro que não! O que realmente faz a diferença é a motivação da disputa , o treinamento e a cancha que os times reservas não tem justamente por serem reservas. A criação de equipes B disputando campeonatos como ocorre na Europa ajudaria a resolver este problema, pois vc teria uma equipe treinada sempre atuando.

  • TIRONI TEM JOGADOR AI QUE TRABALHA SO UM ANO E PRONTO GANHA O QUE TALVES NUNCA FOSSE GANHAR EM SUA VIDA O FUTEBOL E COISA DE DEUS ELE TALVES NEM ESTIVESE PREPARADO PARA GANHAR TANTO O QUE OS JOGADORES DE HOJE GANHA, EU ACREDITO QUE O FUTEBOL DEVE SER COM MENOS GANHOS E CONTRATOS DE RISCO GANHA QUANTO JOGA GANHOU TITULO E CAMPEAO AI SIM DEVER SE CONVERSAR E VER QUANTO O CLUBE PODE PAGAR PORQUE TEM TIME AI PAGANDO NADA E DEVENDO MUITO ENTAO CONTRATO DE RISCO NESTA TURMA QUE O FUTEBOL MELHORA

  • Até que enfin caro tirone um assunto digno de debate parabens.
    Vou da a minha opinião com referença ao meu botafogo um clube que vem tendo uma ótima administração em: estrutura e marketing mas que não tem na administração do futebol a mesma competencia, é o caso dos nossos vice presidente e gerente de futebol que disem faser administração profissional quando na verdade usam a politicagem para faser contratação de atletas
    pertencentes a empresarios amigos e a qualidade do atleta é o que menos interessa.
    Neste caso forma-se um grande elenco de pouca qualidade que é o nosso caso o nosso time reserva
    é uma piada aem graça, ao meu vê este é o ponto fraco do nosso presidente ser um pouco mais exirgente mais energico neste setor não significa intromissão e sim voz de comando para com todos os setores pois qualquer leigo vê que este setor não funciona bem no botafogo.
    abç.

  • Rodolfo Martins

    Ótimo tema para um debate. Acho que antes demais nada, temos que quebrar a idéia no Brasil de time reserva e time titular, ou seja, devemos começar a falar sobre elenco (já que quando ganha um título, ganha todos), como já feito em outros lugares. Quando cai nessa rotina, de agora joga o time reserva ou até mesmo é dado o nome de time B, soa para os jogadores que agora é catatão e vamos que vamos….. é tão verdade que alguns times chega colocar o dente de leite para completar o time.
    Mesmo com dinheiro, na minha opinião, senão mudar a forma de pensar (e isso engloba todos os setores, torcida, clube, imprensa, etc…) sempre vamos ter investimento para 11 jogadores do time titular e os reservas vão ser daquele jeito.
    Ah somente um outro ponto a ser pensado, investir em jogadores para compor um time ou até mesmo um elenco, para que na janela de transferencias voce corra um enorme risco de perder eles para o mercado Europeu?
    Mas concordo com o texto, para um campeonato longo e equilibrado como este, os clubes devem ter elenco para aguentar.

  • Corinthians

    Julio Cesar ( boa Fase )
    Renan ( tem potencial a se desenvolver )

    Alessandro ( em baixa no futebol , porem um lider nato )
    Welder ( em melhor fase que alessandro )

    Chicao ( ex capitao )
    Paulo Andre (em alta)
    Leandro castan ( Revelaçao defensiva do ano )
    Wallace ( firme ,simples e efetivo )

    Fabio Santos ( otimo defensor , e apoio mediano
    Ramon ( Otimo Apoiador e defensor mediano )

    Ralf ( Cao de guarda )
    Bruno Octavio ( e mt bom jogador , teve problemas com lesoes)

    Paulinho ( outro que surpreendeu pelo bom momento )
    Ednilson ( BBB , Bom , boleiro e barato )

    Alex ( Decisivo )
    Danilo ( Peça fundamental na criaçao e contençao )

    Morais ( Hiper habilidoso talvez o mais do grupo , precisa apenas jogar com mais objetividade)
    Luis Ramires ( Peruano mediano )

    Willian ( Revelaçao do Br 11 )
    Jorge Henrique ( Em baixa , porem importante )
    Emerson ( deixa para tras muitos garotos de 18 anos )
    Liedson ( Matador e jogar no corinthians e que nem andar de bicicleta )
    Adriano ( em baixa , porem Vai se recuperar , e ser nossa principal arma na libertadores 2012

    Isso sim e elenco , sem citar algumas peças boas ainda .
    ( Marecelo Oliveira ) Emprestado
    ( Edno ) Na Portuguesa emprestado
    ( Sousa ) Ate que ta fazendo gol no Bahia

  • bruno

    O botafogo o vasco devem até a alma! Alias, todos os clubes devem até a alma .. fora o fato de a maioria tem quase uma estrutura de times da várzea. Que primeiro ajeitem a casa , tenham boas condições de treino , tenham uma medicina esportiva de qualidade , formem bons jogadores …. o resto é consequência .

  • tonio cunha

    Na verdade os times realmente precisam montar equipes em condiÇao de cumprir os calendarios, mas é visivel a falta de planejamento. Mesmo o corinthians que mantem um elenco razoavel nao foi bem na Libertadores. é necessario contratar elencos de nivel sim, proem jogadores com espirito profissional. Na europa vemos isso, existem jogadores que disputam algumas competicoes e em outras sao reserva. No Brasil isso é impossivel, pois aqui os jogadores se escalam e os empresarios forçam as diretorias e técnicos para ver seus representantes escalados como titulares. Muitas vezes vemos jogadores que nao possuem condiÇao tecnica jogando de titular por im posiçao de contratos.

  • Rafael Godinho

    Infelizes os exemplos de equipes utilizados e falaciosos os argumentos apresentados. O Vasco da gama, por exemplo, tem hoje um elenco mais qualificado (mais jogadores que participam da maratona de partidas) do que o do Flamengo, o do Palmeiras e o do São Paulo – quantidade de jogadores utilizados com mínima manutenção de qualidade – apesar de contar com menos recursos da cota de televisão.

  • Possível com certeza é! Alias, agregaria muito para o futebol. No entanto, elencos mais fortes, obviamente, demandam mais investimentos; O problema é encontrar um ponto de equilibro entre LUCRO e VITÓRIA, auferindo os retornos dos investimentos nessas duas dimensões.

    Tomemos, como exemplo, o caso Corinthians-Tevez. O Corinthians (junto do Flamengo) terá o maior contrato de televisão pelo próximo triênio, o que por si só possibilitaria o Corinthians (e, obviamente o Flamengo) a contratar qualquer grande jogador; no caso Tevez. Os R$100 Milhões da oferta em julho, seriam facilmente recuperados, analisando do ponto de vista financeiro (venda de material esportivo, licenciamentos, patrocinadores e etc.); já no âmbito do futebol, é um pouco mais subjetivo, mas é de se esperar bons resultados.

    Então, com certeza, a compra de Tevez pelos R$100 Milhões valeriam a pena, mas cada contratação deve ser analisada dentro de suas características – caso a caso.
    Não obstante, poderíamos, ainda, notar, caso houvesse uma busca intensa por jogadores, valores excessivamente inflacionados.

    Com o “dinheiro extra” contratar por contratar não é melhor negócio e sim planejar melhor temporada a temporada, visando resultados melhores e maior desenvolvilmento do Clube.

  • Este q disse o corinthians e time grande nao emtende de futebol. O nosso futebol e muito fraco veja so flamengo toma de 4 de um tal L d u, bota merda toma de 4 o vasco bosta outro timeco o flamendo e um devedor com tudo isto tem a culpa os Empresarios e cartolas feitos urubus atras de diretores mersenarios acabando com o nosso futebol, deichando os estadios vazios e com clubes formando equipe so para o campeonato assim q termina todos no olho da rua. Fica esperto torcedores nao va au estadio as empresas patrocinadores estao dando Milhes de dinheiro para os diretores, adonde va este dinheirao DIGAS. corinthians 60 milhes,flamengo 50 milhes cruzeiro 55 milhes Galo 50 milhoes adonde esta este dinheiro para estes timecos de merdas

  • Vascaíno

    Caro Tironi, você que deveria fazer uma reflexão. Faça uma rápida análise dos elencos de Vasco e Botafogo, comparando os elencos atuais com os elencos dos últimos 5 anos de cada clube. A evolução dos elencos é notória, além de bons titulares podemos afirmar que os times tem boas peças de reposição, talvez não para todas posições, mas isso se deve mais a uma carência do mercado do que propriamente ineficiência das diretorias dos clubes. Nenhum time no mundo tem um elenco com 22 jogadores em condições de serem titulares.
    Eu vejo que os clubes perceberam que a formulação dos elencos é fundamental para a realização de uma boa campanha. Basta olhar para parte de cima da tabela e ver o elenco dos times que brigam por libertadores e títulos, sem dúvidas são os que mais se preparam. Mas mesmo assim todos tem limitações no elenco, pq como eu disse antes, nem sempre existem boas opções disponiveis no mercado.
    Mas com certeza a tendência é que a cada ano os clubes se preparem mais e venham mais fortes. O futebol brasileiro aos poucos está repatriando seus craques, e isso ascende ainda mais a rivalidade entre os clubes, e as torcidas agradecem.

  • e so ir buscar naquele time que jogou contra barça o futebol br forte e o sul-americano tambem
    vai buscar no anzi no spartak , a liga europa voces acham uma maravilha aquele jogo do barça
    eu nao consegui assistir jogo de um time so essa liga sou mas a libertadores a so mas uma o chelsea
    e rico mas e time pequeno e ouitros mas ai voces da emprensa ficam colocando la em cima so para
    assistimos igual futebol sul-americano nao tem e viva o melhor futebol que e o brasileiro

  • Francisco Alves

    Morais jogador diferenciado???? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK meu deus ate engasguei com um pedaço de pao aqui…hahahahaha …po sou corintiano, mas não força a barra…Ramon e Morais são jogadores bons para o banco…de um time da SERIE B

  • Vinícius

    Esse timinho aí disputaria pra não cair na Série B.

  • Vinícius

    Como se o time sub-20 do Vasco fosse inferior ao Universitário… Só jogam se foco, é isso. E essas competições sul-americana nunca tem muito sentido, não dá pra avaliar nada.

  • Rafael Xavi

    Olha sou Vascaíno concordo que o o elenco do Vasco não e essa mil maravilha … mais e bem razoável… e do Timão falta zagueiros decentes o time só tem uma das melhores defesa pois tem dois ótimos volantes e os laterais não sobem muito …. mais isso e crônico do futebol brasileiro jogadores não sabem fica na reserva!!!!! Daí essa dificuldade de monta elenco

  • Yhel Esteves

    Eu discordo em parte. Acho que o Fluminense, Internacional e Corinthians têm bons elencos.

  • Chafundi

    A montagem de um elenco forte e competitivo não é tão simples assim. Dinheiro em caixa não é sinônimo de elenco forte. Precisa haver competência dos dirigentes na hora de escolher jogadores para não jogar dinheiro fora achando que contrataram um bom reserva. Na minha opinião, para se fazer um elenco forte tem que ir atrás dos jogadores como se todos fossem para formar o time titular, ou seja, não olhar para jogador A com o pensamento de ‘esse será titular’ e jogador B com o pensamento de ‘esse é pra compor elenco’. Se os dirigentes escolherem jogador médio achando que será um bom reserva, o elenco vai ficar de acordo com o perfil dos jogadores que eles escolheram: médio. Verdade que nenhum time no Brasil tem dinheiro suficiente para rechear o elenco de jogadores consagrados. Isso é coisa para time europeu. Mas é possível ter mais competência e olho clínico na hora de escolher jogadores para a composição do plantel.
    No caso do Vasco, acredito que eles conseguem reverter esse placar no jogo de volta em São Januário. O time reserva podia ter feito melhor (ou menos pior) e tentado segurar um empate ou ao menos perder por só 1 gol de diferença. Mas é praticamente impossível (ainda mais para clubes brasileiros) ter um time reserva com a mesma competitividade do titular.

  • Muito bom o artigo! Os clubes grandes, não podem mais focar especificamente em um ou outro torneio. Com patrocínios, marketing feito com a imagem dos principais jogadores dentre outros. O lucro obtido anualmente é suficiente para montar equipes competitivas. Um grande exemplo disso é o Corinthians (pelo menos neste ano de 2011). O elenco conta com jogadores reservas que tem totais condições de assumirem a titularidade. na lateral esquerda temos o Fábio Santos e seu reserva é o Ramon (destaque do Vasco da Gama na última temporada), nos reservas para o meio campo temos jogadores como Morais, que é sem dúvida um jogador diferenciado. Sem falar na linha de frente, que tem Emerson, Liédson, Willian, Adriano (embora não esteja 100% ainda), Jorge Henrique, enfim. É o que todo time grande, com real interesse de títulos, deveria fazer. E como você colocou, muito bem por sinal, atualmente é possível.

MaisRecentes

Quando a arte valeu mais do que a vitória



Continue Lendo

Futebol ofensivo: todos querem, poucos praticam



Continue Lendo

Segue a tempestade no São Paulo



Continue Lendo