Cadê a torcida pela Seleção?



Quem viu a cena na TV sem saber do que se tratava imaginou que era o público na porta do hotel antes do show do Restart no Rock in Rio (sim, eu sei que o Restart não tocou no Rock in Rio, foi só um exemplo).

Mas na verdade o hotel ficava bem longe do Rio de Janeiro e o som que exalava -para ficar na linguagem dos boleiros- era o pagode.

Estou falando das meninas histéricas que receberam a Seleção em Belém do Pará e depois foram para o Mangueirão ver o treino e gritar um pouco mais.

Tietagem é algo natural para adolescentes, cheias de sonhos na cabeça e hormônios nervosos. Já era assim quando os Beatles pisavam no palco, há quase cinquenta anos.

Estranho é o fato de que todas as últimas vezes em que a Seleção visitou algum lugar pelo país, a torcida enlouquecida que apareceu era formada basicamente por meninas com suas cartinhas perfumadas de 500 metros, cartazes, mãozinhas em formato de coração, vozes agudas e choro fácil.

Figurinhas carismáticas como a de Neymar ajudam a explicar essa fascinação das meninas. Ele é o galã do momento, o Colírio da revista “Capricho”. Para os meninos ainda não adultos ele é “o cara”: com o cabelo legal e muita grana.

Para os barbados, é um baita jogador, mas estes não costumam levar cartinhas nem cartazes para o hotel, muito menos fazer coraçãozinho com as mãos. E têm um senso crítico maior quando ele não joga o que se espera dele.

Talvez porque a torcida desses seja pela Seleção e não pelo Neymar, o Fred, o Ronaldinho Gaúcho.

Este é o ponto: onde está a torcida para a Seleção e seu futebol? Onde está a torcida que ama a Seleção mais do que ama as estrelas de que ela é formada?

Um amistoso mal-ajambrado com a Argentina apenas com jogadores que atuam no Brasil é um convite para a não-torcida.

Não, não acho que o estádio hoje estará vazio. Pelo contrário, deve estar lotado. De gente que foi lá mais para ver o Neymar, o Fred, o Ronaldinho Gaúcho do que de gente que foi lá para ver a Seleção em campo.

Esta é mais uma faceta do distanciamento da Seleção da torcida e até dos nossos tempos. Vivemos um mundo muito mais individualista. O sucesso da Seleção é um detalhe diante do brilho de Neymar e companhia.

 



  • Skorzeny

    O Ralf foi convocado , feliz agora??? O Corinthians também esta sendo prejudicado , vé se vc informe ou se retrate com a Fiel…

  • Alessandro

    ATENÇÃO: Como que pode o Flamengo não ter nenhum “penalty” marcado a seu favor no campeonato brasileiro e o cúrinthia teve 11 marcados…… Domingo no pacaembu cúrinthia e Atlético-go é o típico jogo que vai ter ajuda da arbitragem , com penalty a favor do cúrintia , gol mau anulado do atlético, expulsões etc….etc…. A CBF e o cúrinthia André Sanches são ligados e a ajuda é muito grande…Temos que fazer barulho divulgar na internet para todo mundo comentar !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! FLAMENGO + DE 40 MILHÕES DE TORCEDORES…….

    Responder

  • Gilmar Oliveira

    Bom dia Tironi, estou esperando algum comentário seu ou de qualquer outro blogueiro que usam blogs para falar besteira. Eu explico um montão de blogueiro aí escreveu que o Mano convocava a Seleção para beneficiar o Corinthians… (é a falta de noção e o anti-corinthianismo chegou a esse ponto). Agora ele convocou o Ralf, um dos maiores desermadores deste campeonato, se não for o maior (quem duvida veja as estatisticas do campeonato). E mais, todas as vezes que ele foi convocado ele jogou os noventa minutos e não ficou apenas no banco descansando como quase todos os outros “grandes desfalques”. Perai meu vamos analisar com mais inteligência as coisas, e o pior é que têm um montão de babaca que escuta essas coisas e acredita. É por causa de profissionais assim que hoje em dia não é preciso nem estudar pra ser jornalista.

  • BENZEMA

    O BRASIL É FRACO, DALE FRANÇA

  • Lucas P9

    Belém foi EXEMPLAR ontem. Fantástica! Cantou o hino até o fim, fez uma festa sensacional, e ao contrário dessa torcida prepotente e arrogante daqui do Sudeste, apoiou a Seleção até o fim, sem vaias nem nada. Só deviam haver jogos do Brasil no Norte e no Nordeste, onde há uma valorização bem maior, e não há tantos cornetas babacas, que adoram falar que não torcem pra Seleção, mas basta um errinho durante ou jogo ou uma convocação pra descer a lenha.

  • Resp a Verdade

    Meu caro amigo aqui embaixo… NÃO tem nada haver torcer para a seleção é ser brasileiro… meu velho, os escrotos que estão nela só estão lá por status e grana e mais nada… não querem nem saber se o povo ta maluco por eles ou não.. .só estão ali para se promoverem.. se sentem os Deuses…
    Sou brasileiro e muito brasileiro, sou patriota.. porém não sou nenhum pouco fã da seleção.. prefiro mil vezes meu time de coração e pronto…

  • FORA RICARDO RICARDO TEIXEIRA

    Enquanto não sair Ricardo Teixeira, Mano Menezes, e a máfia que ronda a seleção, eu nao torço! E fodasse quem pensa assim ”não tem nada haver, torço pela seleção” até por que isso eu não chamo de seleção. Seleção é algo que não está no vocabulario de 99% desses jogadores mimados.

  • Marcus

    Cara vc misturou individualismo do mundo moderno com torcida pela seleção brasileira! q besteira! Se vc assim, o grande problema seria do futebol e não da seleção. A questão é q parece q o futebol está se arraigando cada vez mais por meio dos clubes. Então acho que está aí a questão. Inclusive vc mesmo já tocou nesse tema, qdo disse em outros posts q antes ter jogador do clube na seleção era motivo de orgulho, hj é de tristeza.

  • Jr Barbosa

    Essa nao eh a selecao Brasileira.. Eh sim a selecao da CBF

  • Edson

    É por isso que a imprensa esportiva esta indo de ladeira à baixo pq existem comentarista como vc Tironi. A Seleção quase nunca vem aqui na região Norte e quando vem vc ainda tem coragem de dizer que não foi pra ver a Seleção e sim Neymar, Fred, Ronaldinho. Faça mil favor, teve gente que veio de Macapá, São Luís-Ma,localidades distantes da capital mais de 500km, veio de ônibus, de barco e de avião, se prepararam tanto, pagaram ingressos caro e tudo isso não foi pra ver a Seleção. Vc é um brincalhão pra não lhe chamar de outra coisa!!! Pois lhe garanto que se esses jogadores que mencionei anteriormente não tivessem vindo, ainda assim daria casa cheia. Só fatou o Ganso pra festa dos paraenses ficar mais bonita.

  • Tiago Rodrigues

    Acho que a torcida Paraense DESTRUIU seu comentário!

  • DAVID

    EU TENHO VERGONHA DE UNS BRASILEIROS IMBECIS QUE CONFUNDEM TORCIDA POR UMA SELEÇÃOZINHA COM AMOR A PATRIA! DEFENDO MEU PAÍS, GOSTO DO POVO MAS NÃO SUPORTO O SENHOR MANO MENEZES E O PRESIDENTE RICARDO TEIXEIRA, ASSIM COMO ACHO O FUTEBOL JOGADO PELA SELEÇÃO REPUGNANTE. OU SEJA, NEM VEJO OS JOGOS, NEM FICO SABENDO QUANDO SÃO. NO FUTEBOL MINHA PAIXÃO É PELO MEU CLUBE. SELEÇÃO BRASILEIRA SOU EXIGENTE DEMAIS, SÓ TORÇO QUANDO CONSEGUEM FORMAR UM TIMAÇO.

    ESTOU EM COMA VERDE E AMARELO, SÓ ACORDAREI COM O TITULO DE 2014 OU ENTÃO FICAREI MAIS UNS ANOS FORA DO AR PRA SELEÇÃO…

  • Drumond

    Ridiculo é um peão que acha que ser brasileiro é torcer para a porcaria da seleção de futebol.

    Só vai em estádio ver jogo da seleção periguete que sonha em engravidar de jogador ou pessoas que por não ter nada melhor para fazer na vida, nem time para torcer (vide Belém do Pará) vai lá pensando que vai ser um espetáculo, e o legal é que eles vibram com cada canelada, cada passe torto.

    Como diria um sábio, em terra de saci, qualquer chute é voadora.

  • Júlio César

    Este jogo foi muito bom …..pra dormir !!!

  • Alexandre

    Um jogo desses é p valorizar quem joga nos paises, e ver que por exemplo o Cortes pode sim ser um reserva do Marcelo, ou que o Lucas nunca na vida pode ser reserva do Robinho! Agora, a torcida sumiu pq td mundo associa a seleção a convocaçoes armadas e corrupçoes, mesmo que treinador ou jogadores nao façam isso, criou-se uma cultura de que “é tudo arrumado” e afastou os ‘corneteiros’ da paixao pela seleção. E acho tbm que a falta de um Ronaldo, um Romario ajuda, o gaucho nao tem a personalidade dos 2, ai sobra p Neymar, e esse muleque vai ser o cara ainda!

  • DungaDeus

    e vc estava com toda razão, deploravel o estadio ontem, quando o Neymar foi trocar a camisa então! parecia show dos coloridos restarst, e o Galvão então, Lucas toca pra Neymar, Lucas toca pra Neymar, Lucas toco Gooooooollll, o cara nem passou pro Neymar, alias o Neymar não tem culpa de nada, é a midia que da esse status pra ele, eu me cag* de rir das meninas falando linnndoooo, se fosse “simplismente” mais um cidadão brasileiro duvido que alguma delas falaria isso, e dizem que dinheiro não traz felicidade

  • Torcemos de fato para Neymar, Lucas, Ronaldinho porque a seleção deixou de ser brasileira. A maioria dos jogadores jogam na Europa e não estão preocupados com a seleção. Os amistosos também são realizados fora do Brasil. O que tem de brasileira esta seleção???? a camisa????

  • Tironi, tu achas que os mais de 40 mil cabanos no Mangueirao nao entendem pn de futebol e que foram suspirar somente por Neymar. Tais enganado!!..
    O distanciamento do selecionado tem um nome- Ricardo Peixeira- e mais a multidado de corruptos que existem no Brasil.
    E isso que vemos com Naymar, aconteceu com os Ronaldinhos e muitos outros. faz parte..

  • Lupes Lopes

    Você se ligou no que o pessoal fez em Belém ontem né? Então, para de falar groselha, ou melhor, PARA DE FALAR, além de irritante e pedante, você não entende piças de futebol…..vai dormir que o mundo ganha mais!

  • Junior

    Mesmo com toda adversidade da federação contra si, a torcida paraense demonstra seu amor ao pais, e cantando o Hino (sem a apresentação da musica no estadio) e pede, assim como em 15 de Agosto de 1823, a ADESAO DO BRASIL A SUA INDEPENDENCIA.

  • fabio

    Parabens Belem, a torcida deu exemplo de amor ao pais, independente de ser sacaneado pelo Estado.

  • Ricardo

    Mas será que temos algo melhor do que isso fora do Brasil? cmparado ao desempenho da Copa América, essa seleção parece-me bem melhor! Com certeza ainda há muito para melhorar, entretanto acredito que os melhores, atualmente, estão aqui!

  • rannier

    E ai tirone? Viu a torcida em Belém ou não? E na hora do jogo!!! Independente de seleção aqui se tem orgulho de ser brasileiro de verdade!

  • carlos

    que post mais ridiculo, cara, os jogadores que vc citou sao a seleçao brasileira, logo o povao foi pra ver a seleçao, que comentario mais idiota, em todos os tempos iam para ver pelé , garrincha didi, e por ai vai, claro que é pelos jogadores, que formam um grupo, um time , uma seleçao, quanta palhaçada de um bando de babacas que ficam malhando a seleçao, a camisa canarinha tem um peso que nenhum time ou seleçao te no mundo, e os propios brasileiros a desprezam bando de ridiculo, se a politicagaem é suja nos bastidores, a seleçao nao tem culpa disso pois representa a naçao, nosso povo, nossa maior manifestaçao de nossa arte, que é o futebol, ela pode estar ruim ou boa, nunca malharei a seleçao como certos babacas os fazem, primeiro porque amo esse pais, bem ou mal é minha casa, quem nao esta contente que se mude pra fora, vao pra europa…

  • daniel

    Amor pelo Pais????? Meu querido, vc que fala em ter amor ao pais pela seleçao deveria AMAR DE VERDADE A SUA PATRIA e se enfurecer com o dia de hoje. Enquanto vc tava preocupado com futebol o conselho de etica acabou em Pizza novamente e arquivou um caso, mais um, seríssimo de corrupçao no Ministerio dos transportes com o vagabundo Valdemar Costa Neto…

    Amar ao pais nao é perder meu tempo com timinho de empresario e mafioso da CBF, amar o Pais é fazer algo para mudar o que realmente importa..

  • daniel

    Que se dane a seleçao meu querido, essa seleçao nao é do Brasil, é o time da CBF, entidade privada que ta se lixando pro povo brasileiro, como deixou bem claro seu presidente Ricardo Teixeira…

    Grande parte do povo ja nao tem qualquer vínculo com esse time de camisa amarela que finge representar o Brasil mas que na verdade serve para engordar o bolso de emissora de TV, de mafioso da CBF, de empresario e mais nada!
    Que se dane a seleçao do teixeira…Prefiro 1 brasileiro do FLU a 5 copas do mundo…

  • vespa

    seleçao brasileira??? vc ta de brincadeira comigo,presidente corrupto ricardo bosteira,seleçao da nike lixo isso

  • Thiago

    Brasil país, não tem nada a ver com confederação brasileira de futebol, esse time é o que menos importa para o país, fato !!!

  • Roberto Junior

    Tironi, tá em Belém. Acabei de crer que esse afastamento se dá mais no eixo sul-sudeste. Agora, se isso é certo ou errado é outra conversa. Abraço!

  • João

    CBF não é Brasil, não é a pátria. Organização corrupta, sedenta de lucro a qualquer custo. Ser patriota passa longe de torcer para essa bos ta de time. Torço pra quem eu quero, e isso não muda em nada minha cidadania e patriotismo.

  • Lucas

    Se o assunto aqui fosse relacionado com o cabelo do Neymar os comentários aqui estariam bobando, mas como é algo criticando os pseudos torcedores da seleção, muita gente foje do debate.

  • Tiago de Almeida

    Verdade, você deve ser uma pessoa bem intencionada, mas infelizmente deve ser do tipo que só se informa via rede globo, jornal nacional… não existe seleção brasileira de futebol, e sim seleção do Ricardo Teixeira, que serve a seus próprios interesses bem como de seus parceiros, claro. Esta é a razão pela qual perdeu a graça torcer pela antiga seleção.

  • A VERDADEIRA VERDADE

    VEJO AQUI COMENTARIOS ULTRANACIONALISTAS…TIPICO DE GENTE IGNORANTE…SIMPLES CORDEIROS QUE SEGUEM POR SEGUIR…NÃO IMPORTANDO A PODRIDÃO OCULTA NAS ENTRELINHAS…QUE FAZ JUS A O SLOGAN: SOU BRASILEIRO, SOU IGNORANTE, SOU CEGO E APAIXONADO…TORCER PARA ESSA PORQUEIRA DESSA SUPOSTA SELEÇÃO, É COISA DE QUEM NÃO ENTENDE NADA DE FUTEBOL…DE QUEM NÃO CONHECE O LIXO HUMANO, BATIZADO DE RICARDO TEIXEIRA, DE QUEM ACREDITA QUE A SELEÇÃO REUNE OS MELHORES DO PAÍS AO INVES DE OS MELHORES EMPRESARIADOS…DE QUEM NÃO VÊ QUE PRESIDENTES DE AGREMIAÇÕES COMO O SR. ANDRES SANCHEZ, CRAPULA DA PIOR ESPECIE, SE VENDER DESCARADAMENTE, TANTO PRA CBF, QUANTO PARA A GLOBO, AMBOS CANCERS NACIONAIS, TUDO EM TROCA DE BENEFICIOS QUE O AJUDEM A AUMENTAR A TÃ PIFIA HISTORIA DE SEU CLUBE QUE SE DIZ O MAIOR…QUANDO NA REAL É O CLUBE MAIS VENDIDO DO BRASIL…MAS AQUI SE FAZ, AQUI SE PAGA…E CHUPA SELEÇÃO DA CBF…E DA-LHE ARGENTINA, ARRANQUE ESSE TUMOR DO POVO BRASILEIRO.

  • EU TENHO VERGONHA É DESSES TORCEDORES QUE VIVEM FALANDO MAL DA NOSSA SELEÇÃO , NÃO TEM AMOR NENHUM PELO NOSSO PAÍS , NÃO ENTENDO PORQUE AINDA ESTÃO AQUI, DEVERIAM MORAR EM OUTRO PAÍS , JÁ QUE NÃO GOSTAM DO PAÍS ONDE NASCERAM E CRIARAM OU ESTÃO CRIANDO OS FILHOS , ISSO SIM É FEIO. TORCEDOR TEM QUE APOIAR A SELEÇÃO EM TODOS OS MOMENTOS , AFINAL ESSES JOGADORES ESTÃO REPRESENTANDO A NOSSA PÁTRIA.PERDENDO OU GANHANDO , ESTOU COM A SELEÇÃO SEMPRE .”A MINHA CONSCIÊNCIA TEM PARA MIM, MAIS PESO DO QUE A OPINIÃO DO MUNDO INTEIRO. EM FRENTE BRASIL .

  • EGPINHEIRO

    Torço muito pela seleção brasileira gostaria que ela viesse muitas vezes a fortaleza os cara jogam muito, sou torcedo do time de maior torcida do estado(FORTALEZAEC), e a seleção que eu falo e a do volei, pois a do futebol e pifia.

  • tino

    Acho que esse Superclássico pode reaproximar o torcedor da seleção, que se tornou algo tao distante dos proprios brasileiros

  • danilo

    Seleção??? que seleção é essa que nunca joga no Brasil? que você nota claramente que os jogadores não estão nem ai pra camisa que veste e muito menos com as 5 estrelas que há nela.., sinceramente deu orgulho de assistir a seleção de basquete do Brasil, jogando como Brasil mesmo, com a vontade que o Brasil sempre teve..! agora brasil de futebol enquanto continuar a corja cbf e globo ( não vou torcer contra) mais vai continuar ladeira abaixo…

  • Isso tudo,a falta de amor a nossa maravilhosa camisa verde e amarela,é resultado de jogadores mediocres e mercenários; futebol burocrático e sem brilho…além de um treinador muito esnobe,orgulhoso e imensamente arrogante.Por isso pra cima deles…ermanos soy argentino hoje…

MaisRecentes

A torcida que salvou um time salvará de novo em 2018?



Continue Lendo

A lição de Carille e o que vem por aí



Continue Lendo

Em onze dias, o Brasileiro mudou



Continue Lendo