Nenê não deve ser descartado da Seleção de basquete



Mano Menezes explicou a ausência de Marcelo na Seleção: o jogador havia mandado um email por engano ao próprio técnico brasileiro dizendo que havia conseguido se livrar de um chamado. Em resumo: foi punido pela falta de comprometimento e descaso com a camisa amarela.

Só que a situação começou a ficar complicada. O futebol do time de Mano não evoluía. Veio a Copa América: um pênalti chutado na Lua contra o Paraguai. Dias depois, uma bobeada na zaga e gol da Alemanha. E estes foram os dois últimos lances marcantes que sepultaram a passagem de André Santos pela Seleção.

A pressão pela volta de Marcelo ao time, que já existia, só aumentou. O lateral do Real Madrid voltou contra Gana.

Nenê recusou seguidas convocações para a Seleção Brasileira de Basquete. Sem a sua presença, o time está classificado para os Jogos Olímpicos de Londres.

Qual a diferença entre o caso de Marcelo no futebol e de Nenê no basquete? Se o julgamento for pelo ponto de vista patriótico, nenhuma. Os dois se recusaram a servir o país.

Mas no julgamento sumário do torcedor apaixonado, Nenê já está condenado por deserção. Já Marcelo voltou ao time de Mano e a torcida respirou aliviada por não ter que aturar mais André Santos.

Por mais paradoxal que seja, julgar esta questão pelo lado patriótico é o pior para o país. Porque tecnicamente Nenê pode fazer falta à Seleção de basquete. Não há um jogador no elenco com suas características.

Antes de descartar o pivozão da NBA, comissão técnica e jogadores devem avaliar se a volta dele seria benéfica. E depois perguntar ao jogador se ele quer ser convocado. O que não pode é abrir mão em nome do “grupo fechado que roeu o osso”.

Aliás, Dunga foi massacrado exatamente por defender este conceito de grupo fechado e descartar Neymar e Ganso, não foi?

No calor da classificação para Londres, fica fácil descartar Nenê. Na fria em que se encontra a Seleção de futebol, não se abre mão de Marcelo. O julgamentos da torcida e parte da mídia não têm o mesmo peso para um e outro caso.



  • lukaas

    Os dois deviam se naturalizar angolanos , assim iriam pra olimpiada.Pelo Brasil nunca !!!Agora que classificou vai com quem ganhou a vaga, o resto é NBA, já avisaram os dois que na seleção só tem ajuda de custo??? Caso contrario eles podem deixar o time na mão no meio da competição por que o premio não agrada

  • Julio

    Neymar e Ganso nunca se negaram a defender a seleção. Não roeram o osso porque o Dunga não quis.
    Por mais que Nenê tenha tidos seus motivos, outros jogadores em situação parecida – Spliter, Varejão (mesmo machucado sempre esteve com o grupo) e Leandrinho (em outras oportunidades, é verdade) – puseram o seu na reta.
    Soa meio estranho. Parece arrogância o cara nem dar satisfação ao se negar defender a seleção num momento tão estratégico (e por Ani brasilait: eu sou brasileiraseguidas vêzes).
    A (re)consolidsçào do basquete se faz também com nons exemplos para os jovens praticantes. A comparação com a seleção de futebol é infeliz , pois todos sabem que as participações têm sido oportunistas, muito mais atravessadas por interesses marqueteiros (nada contra) do que a bem do esporte. Todo mundo prefere os times à seleção. Aí você forçou…

  • TIRONI:
    GOSTARIA DE FAZER UM MEA CULPA E LHE PEDIR DESCULPAS PELAS MÁS PALAVRAS NÃO TÃO EDUCADAS COMO AS DISCUSSÕES EM GRANDE NÍVEL DEVEM SER.

    MAS NO CALOR DA DISCUSSÃO, VENDO ESSA BOA GAROTADA DO BASQUETE ROENDO O OSSO, E PERDENDO A FINAL DA ARGENTINA NOS DETALHES, E O PRÓPRIO PRESIDENTE DA CBB DIZENDO QUE COMO TORCEDOR, Ñ LEVARIA NENÊ E O LEANDRINHO, MAS DEIXARIA A RESPONSABILIDADE PARA O MAGNANO E A COMISSÃO TÉCNICA EU SINCERAMENTE EXTRAPOLEI !!!!!

    ACEITE MINHAS SINCERAS DESCULPAS, COMO LEITOR E SEU COLEGA DE FORMAÇÃO, MAS SINCERAMENTE ESPERO QUE ESTA DISCUSSÃO QUE JÁ ESTÁ HAVENDO NA IMPRENSA ESCRITA, FALADA E TELEVISADA NÃO DIVIDA O GRUPO DE COM UM LADO DOS A FAVOR E DO OUTRO DOS CONTRAS OS DOIS.

    O QUE VOCE ACHA ???? UM FORTE ABRAÇO COM MUITO RESPEITO,
    DO AMIGO,
    MESTRE DA BOLA

  • Marcelo Tevez

    Depois de ler e reler todos os comentários quero frisar que:
    1º O seguro de Nenê e Leandrinho (caso fosse, pois se disse meia-boca) estava virtual/te pago, isso foi dito na própria transmissão do Sportv. Como eles não foram e o dinheiro não caiu na conta de ninguém inventaram essa de que a CBB não pagou (e olhe que abomino a CBB por tudo que já fez pelo nosso basquete);
    2º Real/te, acompanho muito esporte e vi poucas vezes o Leandrinho em quadra e não me lembro de ter visto o Nenê (só na NBA). O próprio Marcelinho disse ter jogado 02 vezes com ele!!!
    3º Olímpiadas é o supra-sumo do esporte mas uma coisa é vc deixar o Federer de fora pq fez biquinho pra federação e levar o rabagésimo do ranking no lugar, outra coisa é vc lidar com esportes coletivos. Quem me garante que esses dois não podem se machucar? Não podem jogar mal uma partida e afundar o time? Não podem errar aquele lance capital a 01 seg. do final? Não podem rachar a seleção e fazer o grupo entrar desunido em todas as partidas? Isso seria muito mais perigoso pois nos esportes coletivos nem sempre a grandeza de um jogador leva o time nas costas. Federer ir à olimpiada é garantia de medalha pra Suiça. Nenê e Leandrinho irem pra Londres não é garantia de nada, exceto grupo “rachado”. Quem jogou esporte coletivo sabe do que tou falando.
    Ahhhhhhhhh e se isso fosse nos EUA eles seriam xingados na rua, pq odeio os americanos, mas eles tem de sobra algo que não temos, que é patriotismo!

  • Leandro

    Sou totalmente favorável à convocação do Nenê e do Leandrinho. Marquinhos e até o fraco Nezinho SE RECUSARAM À ENTRAR EM QUADRA, e tiveram nova oportunidade. Outra, o Leandrinho sempre esteve presente às convocações.

  • Tironi

    Resposta do blogueiro.

    Pedro
    Respeito todas as suas argumentações, mas não concordo com uma: humildade e vontade não são as qualidades principais de um jogador de seleção. humildade e vontade vc pode achar em qualquer cabeça de bagre peladeiro.
    Um abraço
    Tironi

  • marcos

    Bom dia Tironi.
    Ultimamente, após a conquista da vaga olimpica, abriu-se uma discussão eufórica sobre a convocação ou não do Nene e Leandrinho. Uns a favor, pelo “bem” do basquete, e outros contra, pelo bem do grupo que suou a camisa. Os que estão a favor, defendem o suposto melhor resultado que a equipe teoricamente alcançaria com a presença destes dois atletas. Esquecem-se no entanto de nomear quem deixaria o grupo para a entrada destes dois. Eu te pergunto, quem você tiraria do grupo para colocar estes dois atletas?? Dizer que esta tarefa não é sua, eu não concordo, pois se defende a entrada deles, deve também nomear quem sai. Aliás, estes dois atletas não são nenhum Pelé do basquete. Concordo que são bons jogadores, mas, excetuando a parte técnica, será que agregariam força ao grupo? Você diz do Ganso e Neymar em 2010, mas o Romario não foi em 2002 e mesmo assim ganhamos. O que vale são as convicções do grupo e do técnico de que estão fazendo a coisa certa. Por mim, indo ou não Nene e Leandrinho, torcerei com o mesmo entuasiasmo pelo Brasil.

  • JOSÉ EDUARDO LOPES (ZÉ LÓCA)

    Sem maiores comentários – Só mesmo um idiota como esse Tironi para fazer um comentário desses – Se o Magnano convocar os traíras eu vou torcer contra na olimpiada..

  • J.Rodrigues

    Os dois mascarados Leandrinho e Nenê, fora! Aliás, não fizeram a mínima falta. O Varejão veste a camisa, não foi ao Pré-Olímpico pq estava machucado. O Leandrinho poderia para fazer a cirurgia após o torneio.

  • Sandro

    Ah, sem falar que essa comparação é totalmente descabida, o MArcelo refugou a seleção em uma, talvez duas oportunidades. esse Nenê diz não há dez anos praticamente.

  • Pedro

    Primeiramente Tironi. Vamos colocar um ponto central que me incomodou um pouco no seu texto, com relação a comparação com o gruppo fechado do Dunga. O Dunga não convocou o Neymar e o Ganso porque não quis, em momento nenhum tanto Neymar quanto Ganso não disseram que não queriam ser convocados, ou que não serviriam à seleção. Diferentemente do caso do Leandrinho e do Nenê no basquete.

    Agora um outro ponto: eu era fã incondicional do Nenê, especialmente quando foi Draftado para a NBA, torcia muito para que ele se desse bem no Denver, e sentia-me feliz especialmente ao ver que logo em seguida o Leandrinho também conseguiu seu espaço. A Seleção com os dois tinha uma qualidade tecnica muito boa, e a experiência de ambos no melhor basquete do mundo somaria e muito nos jogos da seleção. O tempo foi passando e não sei se foi a febre da NBA, ou os problemas políticos na CBB, ou os dois, que fizeram com que tanto Nenê quanto Leandrinho achassem que o seus respectivos nomes seriam mais importantes que a defesa do seu país de origem.

    A seleção não pode ficar à mercê de jogadores assim, seja no basquete, no volei, ou no futebol. Por mais habilidosos e bons jogadores que sejam. Eu não concordo inclusive com a volta do Marcelo à seleção de futebol, acredito que garimpando no próprio futebol nacional você encontra jogadores capazes de suprir as necessidades da posição (e não estou falando do botocudo do Cleber, aquilo lá é a volta ao atraso mais que perfeito).

    Enfim, não sou a favor do Nenê e do Leandrinho na Seleção. Provaram não ter as qualidades principais de um jogador de seleção: Humildade, e Vontade.

    …Quanto ao Varejão, volte logo, esse sim mostra que tem todas as qualidades que a seleção precisa.

    Ps.: Acho que o Ruben Magnano precisa se preocupar mais com uma posição fundamental: A armação. O Huertas não pode ficar sobrecarregado como ficou no Sulamericano. Nézinho e Rafael Luz mostraram que ainda não estão no nível necessário para substituir o nosso titular a altura, embora sejam muito esforçados e ótimos carateres.

    Resposta do blogueiro.

    Pedro
    Respeito todas as suas argumentações, mas não concordo com uma: humildade e vontade não são as qualidades principais de um jogador de seleção. humildade e vontade vc pode achar em qualquer cabeça de bagre peladeiro.
    Um abraço
    Tironi

  • Sandro

    Esse Nenê é um supervalorizado, não acrescentou NADA ao basquete brasileiro, e na NBA não passa de um mero coadjuvante, bem meia boca. Por mim ele mode morrer lá nos EUA.

  • Pedro Igor

    Então façamos a mesma coisa, chama um Nenê pra um amistoso ridículo e veja se ele se dispõe ai ir. O Marcelo não está garantindo na Copa, nem por isso Nenê deve estar em Londres, vai ter ai Pan-Americano, chame ele, se vier conte com o grupo senão… Perdeu e nunca mais.

  • Zeca

    Nesse caso, tenho certeza que abraçariamos a seleção mesmo que essa caísse na 1ª fase das Olimpiadas. Pois o que esses dois fizeram e fazem , ao ligar o F…. para a seleção, é digno de nojo !!!!

    E quanto ao
    “Aliás, Dunga foi massacrado exatamente por defender este conceito de grupo fechado e descartar Neymar e Ganso, não foi?”

    Foi massacrado pq perdeu a copa , simples, pq até a copa, ele triturou todos os adversários da seleção e nunca se rendeu a apelos de ninguém e nem abaixou a cabeça para corporações. Dunga representou muito bem o nosso país enquanto foi jogador, e foi bravo e guerreiro quando técnico. Cabeça dura ??? Todos eles são, Felipão , Parreira …

    Voltando ao basquete, não sei que falta esses dois farão pois nunca mostraram nada para nós.

  • Valdir

    Só faço um questionamento, à quanto
    tempo ouvimos falar de Leandrinho e Nenê?
    O que eles acrescentaram ao Basquete brasileiro?
    Creio que nada pois quando jogaram decepcionaram, e agora
    que conseguimos nos classificar com um time moderno e esforçado,
    vamos retroceder e chamar jogadores que só se preocupam
    mesmo com suas contas bancárias, e porque quem roeu o osso não tem o direito
    de ir as Olimpíada?
    E creio que a maior falha no seu comentário é tentar comparar o Dunga(que nem técnico é) ao experiente Ruben Magnano.

  • marcelo

    Prezado Tironi,

    A função da imprensa é informar e esclarecer todos os lados da questão. Li uma entrevista do Leandrinho e ele tem uma versão diferente daquela propagada pela “crônica” esportiva. Afirmam que trata-se de um anti-patriota, ou coisa parecida. Será? Ele relata um problema médico em seu punho, que o impediria de jogar em bom nível.
    Em relação ao Nene também ainda não temos as informações completas. É preciso saber das suas razões.
    Depois, avaliar e decidir.
    Penso que este atual técnico tem experiência e conhecimento para isto.
    Abs

  • Eduardo

    Sem noção a comparação entre o Marcelo e o Nenê…

    A seleção de Futebol ta uma m…. e os amistosos pior ainda, o marcelo pediu recusa de 1 AMISTOSO.
    Esse Nenê já foram varias recusas a servir ao Brasil…. ele não tinha que ser convocado nunca mais, mesmo que ele fosse o melhor jogador de basquete do mundo !!

  • Leonardo

    Até que enfim um cara consciente, o Nenê faz muita falta (14 de setembro de 2011 às 16:37).

    Compare esta Copa América com as Elimitatórias da África para a Copa do Mundo de Futebol. Tem um monte de time mais ou menos. Sempre os mesmos vão para a Copa e tem uma ou outra surpresa. Chega na Copa, os caras quando chegam nas quartas estão bem a beça. É a mesma coisa este time brasileiro de basquete. Mto esforçado, mas muito limitado. Nene, Leandrinho e Varejão são INDISPENSÁVEIS para sonharmos em ganhar que seja um bronze.

  • Renato Isac

    Discordo, pois o Marcelo pediu dispensa de um amistoso e o Nenê de uma competição.

    O Marcelo atua em um esporte que são 11 jogadores todos com sua importancia, mas diferente do basquete que são apenas 5.

    O Marcelo é bom jogador e não estrela, o Nenê é considerado estrela. É como se o Ronaldinho Fenomeno ou o Gaucho em seu auge negasse a Seleção Brasileira nas Eliminatórias da Copa sem o Brasil se classificar a 16 anos, o caso do Nenê é similar pois ele é importantíssimo e a Seleção precisava dele.

    Agora chamá-lo, fica fácil demais!!! A equipe roeu o osso mesmo, pois jogou de igual para igual contra a Argentina na casa deles ganhando 1 e perdendo a outra!

    FORA NENÊ, ASSISTA COMO NÓS TORCEDORES PELA TV!!!! (até rimou…rs)

    Abraços!!!

  • Rogério

    Discordo integralmente de seu comentário.
    Acho o Nenê um bom jogar e ponto final. Não estamos falando de nenhum Michael Jordan indispensável para qualquer time.
    Ele rejeitou a convocação, isto ficou claro…
    Para o Nenê entrar alguem deverá sair e isso provavelmente geraria um ambiente desconfortável para o grupo.

  • Ulisses

    Nem pensar! Prefiro perder com raça e dignidade. Não precisamos do Nenê e Leandrinho. Vamos com esse time que temos que tem raça. É o suficiente.

  • Cristiano José

    Quem acompanhou o pre-olimpico sabe q Nene não fez falta alguma, o time é esse e pronto… apenas com uma ressalva pro Varejão que merece uma vaga sim

  • luiz

    Tironi discordo de vc, por favor à tempos que o futebol da nossa seleção perdeu o “brilho”, não acompanho mais, fico louco quando a seleção joga , pois o brasilerião para, não faça isso com o nosso querido basquete, não tire o suor dos nossos jogadores que nesse pré olimpico honraram a camisa da seleção, Leandrinho e principalmente o limitado nenê não trarão beneficios pro time,nunca fizeram jogos memoráveis pela seleção,,,,,,
    Fora leandrinho, fora nenê……….

  • Rodrigo

    Tirone meu caro… veja voce ser mandado pro Afeganistão cobrir a guerra no lugar de um repórter estrelinha que se recusou a ir. O tiro comendo solto, bomba pra tudo que é lado e você felizmente consegue o objetivo (da seleção a vaga olímpica) e faz uma excelente cobertura ao seu jornal. Legal né?? sim.

    Aí vem a festa de premiação dos melhores e você acharia legal o seu jornal te deixar em casa e convidar o repórter estrelinha que se recusou a ir e ficou em casa vendo seu esforço tomando limonada???

    Pense bem Tirone, poucos na vida são insubstuíveis, ainda mais o no esporte.

    Abraço companheiro!

  • Rodrigão

    Não cabe ao torcedor discutir se a seleção deve ou não levar tais jogadores. Isso é decisão do técnico. A trajetória e trabalho do Ruben é vitoriosa. Foi com seu trabalho que nosso time mudou de postura e evoluiu bastante (vide o mundial de 2010).

    Quanto a comparação com o futebol, os palpiteiros viram cair por terra as comparações do fiasco do Brasil em não ter levado o Ganso, o Neymar, até mesmo o Fred, na época estavam jogando d+.

    Que a discussão seja produtiva, mas que a responsabilidade seja de quem entende: do técnico.

  • MEU MAIOR DESGOSTO É QUE ESTE JORNAL LANCE NÃO TEM NENHUMA CARATERISCA DO GRANDE JORNAL QUE FOI O JORNAL DOS SPORTS EM MATÉRIA DE JORNALISTAS ?? QUE FAZEM NOSSO OUVIDO DE PENICO. É UMA MOLECADA ESCOLHIDA A DEDO Q PENSA Q SABE COMENTAR QUALQUER ASSUNTO !!!!!
    METIDOS (TODOS ELES ) A POLITICAMENTE CORRETOS SÓ FALAM MERDA !!!! QUANDO NENE ATENDEU A UMA CONVOCAÇÃO SEM PEDIR DISPENSA? E LEANDRINHO A MESMA COISA !!! A GAROTADA ROEU O OSSO E AGORA VEM UM BABACA DESSES FAZER DEFESA DESSES “FDP”.

    SERGIO CABRAL, LUCIO LACOMBE, MARIO FILHO, ARMANDO NOGUEIRA, SANDRO MOREIRA, OTELO CAÇADOR, ZÉ DE SÃO JANUÁRIO, NELSON RODRIGUES, ROBERTO PORTO, PAULO STEIN, AHHH CHEGA !!!! OLHA A DIFERENÇA QUE A GENTE TEM ATURAR DESSES MERDINHAS DO LANCE QUE PENSAM QUE SABEM COMENTAR FUTEBOL ( E QUALQUER OUTRO ESPORTE !!!)

    ASSINADO: MESTRE DA BOLA

    Resposta do blogueiro

    Caro Mestre da Bola
    O Sergio Cabarl escreve no LANCE! aos domingos. Não perca!
    Abs

  • HUGO MAUAD

    tironi, a questao nao e se este ou aquele vai ou nao.
    a questao envolve o modelo implantado pela cbb que e um fracasso.
    o mesmo dirigente que detona nene e leandrinho faz parte da turma que deixou erica lesionada e nao pagou o seguro da mesma e deixou a mesma a ver navios.
    o que adianta ir para olimpiada para ficar em 10, 15 lugares, chegar no mundial e ser eliminado na 1 fase.
    acho que falta muito para o basquete do brasil chegar a ser um basquete confiavel.

  • jean

    Tironi eu vou ter que discordar da sua linha de raciocinio!! como já foi falado em alguns comentarios a vontade do Nenê em servir a seleção e consequentemente ao seu país é nula. acho que ai ta a diferença perguntar se ele que ir, pô no leva a mal não mais é o maior dos absurdos. acho que ele não sente falta disso e não acrescenta pra vida dele então, melhor ele ficar em casa né!!!!

  • Kleber de Aguiar

    Tironi,
    Com todo o respeito, nessa você mandou muito mal. Nenê e Leandrinho são pseudo-americanos, não devem vestir nunca mais a camisa da Seleção!
    Nada a ver a comparação com o Dunga, pois nem de longe Neymar e Ganso fizeram o que esses, principalmente o Nenê, fizeram.

    Em nome do bom ambiente e da união do grupo só convocaria o Varejão e portanto levaria 99% desse time que honrou as cores do Brasil ao conseguir a tão sonhada vaga para as Olimpíadas!

    O Brasil tem muito mais chance de conseguir uma medalha do que com Nenê e Leandrinho.

  • Guilherme

    Você foi infeliz no seu texto tironi. Comparou duas situações que nao tem nada a ver. O basquete vive uma situação totalmente diferente da seleção brasileira de futebol. Que texto infeliz…

  • Olajuwon

    Primeiro temos que saber que a grande maioria esta excluindo Nenê e Leandrinho sem nem mesmo saber o que é basquetebol , nem digo Varejão porque por unaminidade dos que realmente acompanham a seleção ele será convocado.

    Pergunto : O quer será melhor para o basquete brasileiro ? O que será melhor para o futuro do nosso basquetebol ?

    Estamos pensando na emoção , e é claro que a emoção do momento , da euforia de ir novamente aos jogos olímpicos nos leva a exigir que os dois nunca mais vistam a camisa da seleção, mas não é bem assim , devemos também olhar pelo lado da razão.

    Jogar tudo ao ar no momento não vai levar a nada , a emoção vai baixar e pensamentos vão mudar até 2012 .

    Creio que Ruben Magnano e a comissão técnica decidirão o melhor para o nosso basquete.

    O que eles decidirem , gere ou não polêmica , sendo Ruben um cara muito inteligente e correto concerteza será o melhor para nosso basquete .

  • EL BORACHO 88

    SÃO DOIS ESPORTES TOTALMENTE DIFERENTES, OS MEDALHÕES (JOGADORES DA NBA) DE OUTROS PAÍSES VIERAM NUMA BOA, SOMENTE O TIAGO SPLITTER E ANDERSON VAREJÃO DERAM AS CARAS, LEADRINHO E NENÊ SÃO UMAS VERGONHAS, VAI SER MUITA SACANAGEM DO RUBEM MAGNANO CONVOCÁ-LOS.

    SAUDAÇÕES RUBRO-NEGRAS.

  • rodrigo prado

    Esse Nenê é um bosta. E como disse o Alex: “Estou 11 onze anos na seleção e joguei 2 vezes só com ele”. O cara é 1 amarelão. O Hettsheimer deu conta do recado com apenas 19 anos. Ele e o Varejão devem ser os titulares.
    E outra coisa: basquete é o esporte. Tá na hora do futebol perder o espaço que ocupa injustamente na mídia

  • Cristiano Lemes

    Tironi, se voce é a favor de Nene na Olimpiadas,
    então vai la e fala p/tecnico tirar 1 dos jogadores
    q suou o maximo p/conseguir ir p/Olimpiadas

  • danilo

    Isso é questão de carater , se ele não quiz jogar pelo BRASIL em um epoca complicada, agora nas olimpiadas vai querer? ele que vá pro inferno!! e sobre o baba ovo de argentino ai… Mude pra argentina rapaz, fica na vontade não!!! seja feliz lá … ou venha pra São Paulo , porque a economia de São Paulo é maior que a argentina inteira.. ficadica baba ovo!.

  • danilo

    Isso é questão de carater , se ele não quiz jogar pelo BRASIL em um epoca complicada, agora nas olimpiadas vai querer? ele que vá pro inferno!! e sobre o baba ovo de argentino ai… Mude pra argentina rapaz, fica na vontade não!!! seja feliz lá … ou venha pra São Paulo , porque a economia de São Paulo é maior que a argentina inteira.. ficadica baba ovo!

  • tretes

    Concordo,descartar é errado,tem que ser expulso,se tiverem vergonha,esse cara não pode voltar na hora do ”filé”.

  • Eduardo

    Por mim nenhum dos dois serviriam as suas respectivas seleções. Se acham que a coisa e dificil sem ele que façam uma preparação melhor dos nossos atletas. O que não pode e a seleção fcar refém de atletas que não tem nenhum comprometimento com ela.

  • antonio sergio

    È por causa de jornalistas ridículos, que alguns “astros” se acham acima do bem e do mal. São dois idiotas e se forem convocado torcerei muito contra o Brasil. Talvez a melhor lição seria convocà-los e no ultimo dia cortá-los por deficiência de forma astrológica e coordenativa.

  • ligia lopes

    Antes de julgar os 2 rapazes do basquete, eu gostaria de ter mais esclarecimentos. À primeira vista, me parece um absurdo, que agora q a seleção se classificou,heroicamente, para as olímpíadas, sem esses dois jogadores; eles resolvam jogar. Mas, parece que essa estória, deles terem se recusado a jogar, não é bem assim. A NBA, liberou ou não eles? E o seguro? Qual é realmente a verdade? A imprensa esportiva, ultimamente, está se portando como algumas revistas de fofocas q existem por aí:qualquer bobagem q acontece é ampliada e ganha uma repercussão sem tamanho. Tirando honrosas exceções, poucos se salvam. O nível anda bem baixo, não só quanto a ética, mas também em relação à “gramática”. Que o torcedor se porte assim, ainda dá prá entender (é só olhar os comentários que respondem aos blogs, prá ver à quantas andas o nível do “português” escrito por aí, fora as baixarias que se escreve à rodo), mas os repórteres e redatores portarem-se como “fofoqueiros”, é uma vergonha!! O papel, de esclarecer e/ou narrar os fatos e analisá-los às vezes, parece ter ficado para trás.
    Más esse, não é o seu caso, Tironi, e essa já é outra discussão. Abraços

  • ligia lopes

    Antes de julgar os 2 rapazes do basquete, eu gostaria de ter mais alguns esclarecimentos. À primeira vista, me parece um absurdo, que agora q a seleção se classificou,heroicamente, para as olímpíadas, sem esses dois jogadores; eles resolvam jogar. Mas, parece que essa estória, deles terem se recusado a jogar, não é bem assim. A NBA, liberou ou não eles? E o seguro? Qual é realmente a verdade? A imprensa esportiva, ultimamente, está se portando como algumas revistas de fofocas q existem por aí:qualquer bobagem q acontece é ampliada e ganha uma repercussão sem tamanho. Tirando honrosas exceções, poucos se salvam. O nível anda bem baixo, não só quanto a ética, mas também em relação à “gramática”. Que o torcedor se porte assim, ainda dá prá entender (é só olhar os comentários que respondem aos blogs, prá ver à quantas andas o nível do “português” escrito por aí, fora as baixarias que se escreve à rodo), mas os repórteres e redatores portarem-se como “fofoqueiros”, é uma vergonha!! O papel, de esclarecer e/ou narrar os fatos e analisá-los às vezes, parece ter ficado para trás.
    Más esse, não é o seu caso, Tironi, e essa já é outra discussão. Abraços

  • rodrigo

    Há diferença entre Nenê e Marcelo. A seleção de basquete conseguiu o seu resultado, diferentemente da seleção de futebol. Logo, as necessidades e as urgências são diferentes.

    Além disso, na posicão de pivô contamos com Splitter e Varejão, fora a revelação Rafael Hettsheimeir que parou Scola. Quem sofreria seria o Marcelo Uertas, que não tem um substituto à altura, que seria Leandrinho.

    Contudo, a conversa entre técnico e jogadores da NBA é necessária.O Ruben ja demonstrou que tem personalidade e , com certeza, definirá o melhor pra seleção. Se deixar Leandrinho e Nenê de fora não será igual a Dunga, que deixara Neymar e Ganso fora da Copa.Isso porque os dois primeiros demonstraram que NÃO tem vontade de servir o Brasil, diferentemente dos dois jogadores de futebol, que diziam sonhar com a Copa da Africa do Sul.

  • Mauricio Cabral

    E indiscutível que ele é o pivô-pontuador, diferente do varejão que é um pivô-marcador, mais o que ele fez é sem dúvida nenhuma mostra de anti-patriotismo. Nós agimos pelo fogo da emoção, mas temos que ver qual será o bem em conta com as estrelas da NBA. Sem dúvida nenhuma que a qualidade deles é superior a dos outros, mais a raça e a vontade de vestir e representar o Brasil pode superar a qualidade deles. É ver o q vai acontecer, os brasileiros de uma classificação para as olímpiadas e jogo de decisão como foi aquele Brasil e Argentina, em que perdendo como uma diferença de 8 pontos a 30 seg, o no final, com uma reuperação relâmpago, e a diferença cair pra 2 pontos, ficaremos esperando atuações de protagonistas nas olímpiadas. O que a CBB e o técnico decidirem irei apoiar pois será para o bem do nosso basquete, e eu quero o bem dele como eles, então espero pela decisão e pela Olimpíadas, orgulhoso pela volta. Foi um dos sabados mais feliz da minha vida.

  • André do Nascimento Pereira, São Paulo/SP

    A eventual lembrança dos nomes de Leandrinho e Nenê para os Jogos Olímpicos de Londres deveria seguir apenas os critérios e objetivos de Ruben Magnano e da CBB para a seleção. Se eles acreditarem que o Brasil pode atingir um nível de excelência em curto prazo e buscar as melhores classificações no torneio – podium até o 6º lugar (o que é muito difícil no atual estágio!) – deveriam convocá-los para o período inicial de treinamentos e avaliá-los sob todos os aspectos. Se aprovados, integrariam normalmente a delegação nacional. Porém, caso entendam que Londres-2012 deve servir apenas como uma preparação mais forte e de amadurecimento para os jovens jogadores rumo ao Rio-2016, ambos poderiam ficar de fora e os mais novos, mesclados com os veteranos já conhecidos (Marcelinho Machado, Alex, Guilherme Giovannoni, Ânderson Varejão, Marcelinho Huertas e Tiago Splitter) formariam a equipe. É uma escolha a se basear exclusivamente no real potencial que o basquete brasileiro pode oferecer agora, em menos de um ano, ou daqui quase cinco.

    Forte Abraço.

  • fernando

    foda-se o basquete é uma bosta, e eu torço pra argentina

  • Claudio Filho

    Discordo totalmente de seu pensamento Tironi! Marcelo foi convocado após uma eliminação ridícula da seleção brasileira, ou seja, em um momento em que até o Ronaldinho Gaúcho com sua idade é elevado como esperança de uma seleção sem nenhum talento! Agora no basquete o clima é completamente diferente! Após 16 anos o time volta a disputar uma olimpíada e fez jogos espetaculares contra a Argentina jogando de igual para igual com uma seleção candidata a medalha olímpica! Destas supostas “estrelas” que jogam na NBA deveria apenas se juntar ao time o Anderson Varejão que sempre lutou muito em quadra e só não participou desta Copa América pois estava realmente contundido! Nenê como seu próprio sobrenome já diz é Hilário se voltar a jogar com a camisa da Seleção já que sempre renegou a mesma!
    Aproveitar agora para fazer seu nome numa Olimpíada é fácil, difícil mesmo era conseguir uma das duas vagas para tal competição!
    Resumindo Nenê Hilário na Olimpíada é no mínimo Hilário!!

  • Lucas P9

    Tironi, é muito diferente avaliar um jogador que pede dispensa de um treinamento totalmente infrutífero à outro que em anos praticamente nunca jogou pela Seleção. Quantas vezes o Nenê recusou vestir a camisa da Seleção? Não foi só essa, e ele nunca vem a público pra justificar…

  • Pedro Carvalho

    Eu faria diferente…

    Sou uma pessoa má (RS) e gostaria muito de ser Rubem Magnano…

    1 – Convocaria Leandrinho e Nênê para os treinos dos jogos olímpicos e os colocaria para treinar NORMALMENTE …

    2 – No último dia de treinos(aquele em que você deve entregar a lista final dos convocados) EU CORTARIA ESSES DOIS FDP E MANDARIA ASSISTIREM PELA TELEVISÃO!!!!!!
    A pergunta que não quer calar:TEVE ALGUÉM QUE LEU ISSO E NÃO DEU AQUELE SORRISO MALDOSO??

  • Fogão sadio

    nene e leandrinho: DOIS PIPOQUEIROSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

    varejão não, estava machucado msm e nunca fez boquinha. Varejão em Londressss

  • Guilherme

    Ser chamado e ver se ele quer ir?? COMO ASSIM? O cara é maior que a seleção brasileira então??
    Neymar e Ganso não foram por burrice ou não do Dunga já que ambos na seleção tem lá seus problemas como o Messi na Argentina, não é de hoje que o Nene abandona o Brasil, esse é o problema dos brasileiros ficam mendigando por algo…Não leva e vai com quem merece ir, afinal o patriotismo desses jogadores poderão servir de combustível a mais por uma medalha mesmo que não seja a de ouro!

  • tm

    Descordo de você.
    O Nenê não quis participar da campanha. Os jogadores devem ser recompensados.
    Como disse o amigo acima, o Marcelo não foi pra um joguinho amistoso com importância zero.
    Sob o ponto de vista de não servir ao país, concordo com você.
    Mas eu não chamaria.

  • Paulo

    Dane-se… neste caso prefiro fazer figuração a ter que ver Nene e Leandrinho na seleção… e chega a ser engraçado falar em negar patriotismo quando o assunto são dois caras que não fazem a menor questão de vestir a camisa da seleção… vc ficaria felicissimo se abrisse mão de sua vida particular para se dedicar a uma decisão de vaga e na hora do file vem uma “estrela” que nunca fez questão tomar a sua vaga? essa discussão sai da quadra e atinge ate comportamento social onde o que vale é ser esperto? trabalho arduo, dedicação não tem recompensa?

    …desculpe, mas quero que Nene e Leandrinho se f… !

  • Nenê faz muita falta

    Alguém ouvir o Nenê dizer que não queria ser convocado?
    Ele não jogou porque a CBB se recusou a pagar o seguro dele.
    A imprensa faz a cabeça do povo (que não entende de basquete) e todo mundo adota o mesmo discurso.
    A posição mais carente é a de pivô, pois os nossos são fraquíssimos, não sabem sequer converter lance livre e é nesse fundamento que se decide uma partida.
    Ou vocês acahm que o fraquíssimo Splitter consegue segurar o Gazol ou o Novitzki? O garrafão foi um desastre para a seleção Brasileira no pré-olímpico, que por sinal é fraquíssimo.
    Só ganhamos de galinha morta, a argentina está em decadência e foi o Scola que salvou os hermanos.
    O basquete brasileiro é fraco, assim como o sul-americano. Olimpíadas é outro nível.
    Os problemas continuam, classificar não foi mais que a obrigação.
    Acordem e caiam na realidade.
    É a seleção que precisa dos 3 da NBA e não o contrário.
    Brasileiro tem mania de ser invejoso e vingativo.
    Espero que o técnico argentino deixe de lado esse espírito vingativo dos brasileiros e convoque os melhores.
    Parabéns Tironi, até que enfim algum jornalsita disse algo que presta.

  • Rodrigo

    Completamente equivocado Tirone sua comparação com Dunga, Ganso e Neymar, já que Ganso e Neymar jamais foram convocados por Dunga e já Nenê várias e sempre meteu o pé fora. Nunca quiz e agora no bem e bom, quer?

    Pense no seu caso, como jornalista, se na Época da Copa do Mundo ou Olimpíadas no seu lugar outra pessoa escrevesse um outro bolg, só durante esses eventos especiais, sendo que essa pessoa nunca deu bola para blog, e você fosse proibido de escrever, opinar sobre os melhores jogos, entendeu agora? E o jogador que saiu, que sempre esteve ali? É justo? Até seria se o Nenê deixasse de participar por algum motivo secundário que tivesse explicação fiel, mas por questão de vontade? Faça me o favor……

    Uma coisa é você promover os jogadores que sempre quiseram estar na equipe, mas que não foram chamados, como Ganso e Neymar, se fosse o caso na Copa; outra completamente diferente é você promover alguém que não quiz e não cooperou por vontade própia.

    Entende?

  • Francisco

    Não é uma questão de características ou potencial, todos sabemos do potencial de Nenê e Leandrinho. Mas e o comprometimento com a seleção e o ambiente do grupo. Ta de sacanagem, esses caras não tem nem que tentar ser convocados. Quem vai pra seleção vai por patriotismo, por vontade e não por interesse. Eles não queriam ir pro pré-olimpico, pq agora querem ir pra olimpiada. Ta de sacanagem.

    Comparar o caso do Neymar e do Ganso com esse é muito errado, eles não jogaram nada na seleção até agora. Absolutamente nada. imagina numa copa do mundo? O Dunga fez certo em náo leva-los, podia ter levados outros jogadores mas eles não.

    A história do MArcelo confirma isso tudo. Meu Deus era a competição que vali uma vaga olímpica, coisa q o Brasil não conquista a 16 anos. Quem são esses caras pra escolher esnobar a seleção bi-campeã mundial? Náo merecem e se forem convocados eu náo me sentirei representado por eles. Será injusto e desmerecedor. Eles não tem direito de ir.

  • Rafael Lopes

    O Nezinho e o Marquinhos fizeram mto pior no último Pré-Olímpico e continua na Seleção.
    Vamos aos nomes, há alguém melhor do q:
    Marcelinho Huertas
    Rafael Luz
    Leandrinho
    Alex
    Marquinhos
    Marcelinho Machado
    Guilherme Giovanonni
    Nenê
    Anderson Varejão
    Tiago Spliter
    Rafael Hertsheimeir
    Restaria apenas uma vaga, da kal acho q o ideal seria o Vitor Benite.
    Ñ tem como ñ levar esses jogadores p as Olímpiadas!!!

  • Ruy_FOGO

    Nenhum dos dois devem ser chamados para Londres. Romário que era Romário não foi para copa com o Felipão por não querer ir a copa América. Lembra? Outra situação. Você acredita que nenê irá lutar por rebotes podendo se machucar, e não jogar pelo seu amado time nos EUA? Quem não tem amor não se doa. Seleção sem os dois. Até o Grande Oscar sabe que esses dois não vão querer nada jogando pela seleção.

  • Lauro

    Lembrando que o episódio do Marcelo não foi nem pra um amistoso e sim para TREINAMENTOS e jogo-treino (COM UNIFORME DE TREINO, SEM TORCIDA) contra o poderoso Barcelona B!

    Não há como comparar com o que Nenê e Leandrinho fizeram seguidas vezes! Teve até o episódio do Leandrinho recusando convocação por “estar machucado” e aparecer dias jogando futebol com o Steve Nash.. Isso é falta de vergonha na cara!

    E pro pessoal falando de patriotismo, de jogar de graça pela seleção: também não vão receber nada jogando nas Olimpíadas, então que fiquem de fora!

  • guilherme moreira

    Eu acho que CBB e este estupendo técnico o sr mangano ( não sei o nome dele certo), que levantou moralmente a nossa seleção de basquete se classificando com homens que respeitam a cor desta maravilhosa camisa, e os MERCENARIOS sem comprometimento com a nossa seleção que vá para….pqp, so assim faremos justiça a esses rapazes que lutaram pela nossa classificação após 16 anos de fora….

  • Marcos Rosanelli

    Se o Nenê voltar pra seleção nosso time de basquete assinará um atestado de corno.
    o Cara não tá nem aí pra seleção e agora, depois de 16 anos, que conseguimos uma vaga nos jogos olímpicos o bonitão do Brás quer jogar?!?!?!
    Faça mil favor…
    Outra coisa. Com ou sem Nenê o Brasil será apenas mais um participante do basquete masculino.
    Penso que os jogadores da seleção devem boicotar a volta de Nenê e Leandrinho.
    Está na hora de ter vergonha na cara e parar de aceitar esses absurdos.
    Tchau Nenê, fica nos EUA jogando seu basquetinho fajuto na NBA e assista as olimpiadas de casa.

  • Pedro – Niterói – RJ

    Leonardo , jogar de graça!!? me diga qual jogador aí é pobre e ganha menos q eu q eu tb jogo de graça na seleção.

    Se vc quer é ficar rico e ser o melhor no q faz sem se importar com teu país ou com os outros vá em frente. Cada um faz o que quer.

    Mas com certeza eu não estarei querendo q vc me represente numa competição internacional ou torcendo por vc. Vc vai em frente sozinho e aproveite sozinho.

    Esquecem q esporte só existe por causa da torcida, se não houvesse paixão e torcida não existiria esporte no mundo. Seriam malucos competindo quem cospe mais forte.

  • mkm

    a apenas alguns caras que tem que estar na olimpiada: magnano, huertas, machado, alex, marquinhos, giovannoni e hetsheimer. sao 7. faltam 5.

  • Eu convocaria o Nenê fácil, só acho que o cara não aceitará mais uma vez.
    O papel de Nenê foi fundamental pro início da queda do Grego e que venham outros com a mesma coragem pra dar rumo de vez à CBB.
    E pelos torcedores mais radicais o Marcelinho Machado – um fracassado! – já teria sido sido cortado das convocações há séculos e ele foi bastante útil à classificação.
    E lembro também que o ato muito mais explícito do Nezinho foi perdoado.
    Portanto, se quiser, Nenê, seria muito útil à seleção sim…

  • Marco Brasil

    tem que se encontrar um meio termo. O nene nao pediu dispensa de um simples amistoso ou panamericano. Ele pediu dispensa do pre-olimpico, fazendo todo mundo achar que o Brasil inclusive nao tinha a menor chance de se classificar. Assim como nao devemos esquecer o lado tecnico, tambem nao devemos esquecer o comprometimento! Nao convocaria o Nene!

    obs: no caso do marcelo e dificil julgar sem saber os detalhes, mas olhando so o dito na imprensa tambem nao o convocaria.

  • Rafael Lopes

    Vamos ser sinceros, qm vcs preferem na Seleção: Nezinho ou Leandrinho? Caio Torres ou Nenê?
    Esses 2 citados ñ chegam nem aos pés do nível técnico da dupla da NBA, sendo patriotas ou ñ.
    Temos q ir p as Olímpiadas ñ somente p participar, mas p tentar chegar longe.
    E p isso, precisamos dos 2!!!!!!!!

  • alex campeao

    Nenê, quem é este cara ? Foi campeao aonde ? Nao sabem ? Entao nao faz falta !!!

  • insubstituível nessa seleção somente o técnico, esse Magnano é o cara.

  • Rubem da Silva Moreira Neto

    Varejão merece e deve ser convocado.
    Nenê não merece mais seria importante.
    Leandrinho não merece e não faz falta nenhuma.

  • mano

    não concordo com vc. Esses jogadores fizeram várias vezes boquinha p não defender o Brasil, então que se jogue a olimpíada sem pivô se for necessário, mas que não se convoque esse sujeira (esse é o nome que se dá no meio do basquete a jogadores traíras).

  • Fabiano_RJ

    Concordo, em parte. Não temos como comparar o futebol com o basquete. Apesar que ambos tem semelhanças recentes que podem servir de exemplo sobre pessimos administradores que estão mais preocupados com seus bolsos do que com o desenvolvimento do esporte. A CBF está com o mesmo presidente a anos. O mesmo acontecia com a CBB. A seleção de futebol sempre esteve em todas as copas. O basquete não. Devido a vitrine e retorno financeiro todos querem ser jogadores de futebol. Hoje, os “altões” estão migrando para o vôlei que dá mais dindin e visibilidade, além de estar melhor estruturado( CT, títulos,etc).Vejo uma era de renovação. Assim espero que, apenas, os atletas que querem mudar este cenário estejam neste time. Quando não conseguiram a vaga, malharam. Agora, enaltecem. A vida é assim. Como diz o Chapolim colorado: SIGAM-ME OS BONS!!!

  • Thiago Teixeira

    Concordo totalmente com o texto acima!! Se por acaso nossa seleção de basquete tivesse 12 nomes de confiança essa história poderia até ser dado por encerrada… Mas na nossa seleção temos 3 nomes que muito pouco contribuiram no ultimo pré-olimpico (exs Caio Torres e Augusto Lima – esse último com muito potencial mas ainda muito novo…) ou que em nada contribuiram (como nezinho que só esquentou o banco o campeonato inteiro e nem nos jogos fáceis não ajudou… além do mais já esqueceram que ele já se recusou a entrar em quadra pela seleção…). Portanto deixar de levar os 3 da NBA pra levar esses jogadores só porque eles estavam em Mar del Plata é abdicar de chance de medalha por mais remota que seja (é só ver o nível do basquete no campeonato europeu ….). Nenhum treinador do mundo deixaria em sã consciência de levar leandrinho pra levar nezinho a uma olimpiada ou caio torres por nenê. Até porque a situação só mudou para nossa seleção porque veio o resultado então nada melhor do que buscar um resultado ainda melhor numa olimpiada com o melhor time possivel para reerguer mais ainda o basquete. É obvio se tais jogadores estiverem bem fisicamente e quiserem jogar!!!!

  • Fred Mengotti (Kilinho)

    O Tironi tem razão ao dizer que a torcida se comporta conforme a necessidade e todos os comentários acima só confirmam isso.

    Mas vendo os fatos em maiores detalhes posso concluir que o único vilão que amarelou foi o Leandrinho, porque o Varejão estava contundido mesmo e o Nenê não foi por priorizar o nascimento do filho (após um tratamento de cancer de testículo) e principalmente para a negociação de Free Agent quando fica submetido as regras de controle de entrevistas da NBA.

    Acontece que as pessoas acham que esses caras são o máximo, superstars só porque estão na NBA, eles são ótimos jogadores, mas não precisamos deles para conseguir a vaga e a presença deles não mudaria muito o resultado nesta competição.

    Mas como o basquete depende muito mais de conjunto do que no futebol, os três fazem falta para a seleção e devem ser convocados, mas repito eles não são protagonistas de suas equipes e na seleção também não vão ser, e sem protagonista o que salva é o conjunto, Leandrinho tentou ser o protagonista no mundial e não deu conta, será que foi por isso que ele amarelou agora?

    Interessante é que o Rubén tem que decidir se vai ser um Dunga (“grupo fechado”) ou Manô (“vai com a torcida”), mas desculpe porque com ou sem os três o Brasil não tem chance de medalha em Londres, não se iludam, temos que fazer uma base para o Rio 2016 e só.

  • Marcuscapo

    Como dizem os Argentinos: Ni olvido, ni perdón!! (Não esquecemos, não perdoamos)

    Agora que fiquem vendo as olimpíadas pela TV.

    Babacas.

  • Paulo Cunha

    Não vou nem perder tempo rebatendo seus argumentos tamanho foi o absurdo deste POST.
    Está provado que estamos perdendo todos os nossos valores. E parece que o Blogueiro já não os tem faz tempo.

  • Paulo Camurugi

    Já que eles estão dizendo que amam o Brasil e blablabla, então convoca eles para roer o osso do PAN junto com alguns garotos. Se recusarem é porque querem é aparecer nas Olímpiadas ´para engordar seus já gordos salários. Simples.

  • Fogão sadio

    DISCORDO PLENAMENTE do blogueiro. A seleção de basquete é muitoooooo mais importante do q o Nenê e do Leandrinho, não esqueçam desse PIPOQUEIRO tbém….agora q a vaga p/ Londres/2012 ta garantida, os dois PAÇOQUEIROS mudam o discursso. NAO a nene e leandrinho em 2012……………chega de TRAÍRAS e PIPOQUEIROS DE MERDA

  • CARLOS DE JESUS

    CONCORDO INTEIRAMENTE COM O VALDINEI E COM O PEDRO. O NENÊ E O LEANDRINHO JÁ ESNOBARAM A SELEÇÃO DIVERSAS VEZES, POR JOGAREM NA NBA SE ACHAM MELHORES QUE OS OUTROS, NÃO SÃO! ESTÁ PROVADO QUE COM UMA EQUIPE QUE TEM AMOR POR SEU PAÍS E COM MUITA RAÇA, NÃO PRECISAMOS DE FALSAS ESTRELAS. ELES NÃO PODEM SER CHAMADOS! VAMOS LEVAR O GRUPO QUE CONSEGUIU A VAGA. ESTES SIM, MERECEM SER CONVOCADOS. O VAREJÃO POR TER SE APRESENTADO, MESMO ESTANDO LESIONADO, É UM CASO A PENSAR. OS OUTROS NÃO! NENÊ E LEANDRINHO NÃO TEM AMOR POR SEU PAÍS, NÃO TEM RESPONSABILIDADE, COMPROMETIMENTO, E ISTO JÁ FICOU PROVADO DIVERSAS VEZES. SE CHAMAREM OS DOIS, SERÁ UM TIRO NO PÉ! FORA NENÊ E FORA LEANDRINHO. VIVA O BRASIL!

  • Gabriel

    Meu deus, que comaparação ridicula.

    O Nenê optou por não disputar o pré-olímpico. Não tem que ir às Olimpíadas agora e ponto final. O Marcelo fez isso num amistoso. Se tivesse feito numa eliminatória de Copa do Mundo tambem não deveria ser chamado pra Copa.

    Agora vem a questão, será que o grupo da Seleção de Basquete quer contar com Nenê e Leandrinho? Como isso foi digerido por eles?

    Sò joga quem quer…

  • Leonardo

    Só para complementar o que vocês que escrevem no blog e não entendem.

    http://balanacesta.blogosfera.uol.com.br/2011/08/17/lista-coloca-nene-como-24%C2%BA-melhor-jogador-da-nba-lebron-e-o-melhor/

    Nenê é o melhor jogador brasileiro na NBA em 24º. Varejão, que é MTO bom, é apenas o 68º. O Leandrinho, que todos referenciam (e que joga muito sim) junto com o Splinter, nem aparecem na lista dos 100 mais.

    Vai dispensar o cara?? Vai dispensar o nosso R. Gaucho, Neymar ou qq coisa por patriotismo? O importante é a qualidade. Se o cara for lá e for nosso cestinha, rei de assistencias ou coisas assim, todo mundo falará que ele é importante. Seleção não é de patriotistas. Seleção é dos melhores.

  • Fernando

    Pré-olímpico no qual o país não consegue vaga olímpica a 16 anos é uma coisa,
    amistosinho para arrecadar fundos para o Ricardo Teixeira e para a Nike é outra!

  • Leonardo

    Patriotismo é muito bonito de se falar. Mas muitos pensam diferentes. Será que alguem trabalharia de graça pela nossa pátria, além do seu trabalho normal? Eu não faria isso. Pq a pátria não pensa em mim. O que me enche os olhos não é um titulo e sim ser o melhor e consequentemente encher o bolso de dinheiro.

    Achamos que qq jogador deveria jogar de graça, por amor. Isso não existe. O cara é profissional e pronto. E joga muito. Alguns falaram que o Marcelo é mais importante que o Nene. Quem fala isso, não sabe o que é Nenê. Ele joga MTO!!!! Com esse timeco, não conseguiremos NADA nas olimpiadas. O que vcs querem, um time patriota que não vai ganhar uma medalha, ou um time não patriota que ganhe nem que seja bronze (pq dificilmente o EUA não será ouro). Imagina, chegarmos a final contra os EUA? Nenê, Leandrinho, Alex, M. Machado, T. Splinter, Varejão… Contra Kobe, Le Bron, Carmelo, Wade…

    Jogar contra esses caras não tem que ter patriotismo. Tem que ter qualidade. Se não, a Seleção será um fiasco. Como efeito de comparação… Essa Copa (que o brasil foi 2º), o Brasil não conseguia se classificar a muitos anos. No futebol, a nossa seleção é uma das melhores do mundo. E sempre passou. No Basquete, nossa seleção não é referencia. Apenas um time esforçado. Vamos dispensar os melhores?

  • Essa comparação não tem nada a ver, o caso do Marcelo foi isolado, ela já havia defendido a seleção anteriormente e nunca se recusou a jogar ao ser convocado. O Nenê é diferente, ele não quer e não gosta de jogar pela seleção, para ele é mais importante jogar pela NBA do que pelo Brasil, isso é fato. Acho que se a CBB e a comissão técnica da seleção juntamente com os atletas que participaram do Pré-olimpico tiverem vergonha na cara não vão deixar o Nenê fazer parte da seleção brasileira, qual comprometimento ele vai ter com o grupo??? Ele é um ótimo jogador, mas vai desagregar.

    Abraço a todos!!!

  • Felipe Menezes

    Discordo plenamente. O caso do Marcelo se deve pela carência na posição. Além do mais, o jogador nunca admitiu a versão do Mano Menezes. Ademais, os jogos que ele não atuou foram amistosos apenas.
    Já o Nenê, era peça fundamental nas concovações de competições importantes, que ele recusou a se apresentar sem ao menos justificar. E hoje o Brasil está muito bem servido da posição. Na minha opinião, só não se deve misturar os casos do Nenê com o do Leandrinho, pois acho que o caso do último ainda pode ser resolvido em benefício do Brasil.

  • Wellington Azeituna

    Pois na minha opinião tanto ele, quanto o Leandrinho, que são para mim “desertores” mercenários, e também o Varejão, que não se esforça muito para estar na seleção, nunca mais deveriam ser convocados. E mais, deveriam ser hostilizados cada vez que aparecessem em público. Sem violência, só protestos.

  • Felipe

    “Aliás, Dunga foi massacrado exatamente por defender este conceito de grupo fechado e descartar Neymar e Ganso, não foi?”

    Mas Neymar e Ganso nunca fizeram pouco caso da seleção. Pelo contrário, sempre tiveram muita vontade de vestir a amarelinha.

    A comparação aí tornou-se indevida.

  • Valcir Ramos

    Meu caro Tirone acho que você não viu o Pré Olímpico de Basquete pois dos ausentes somente Anderson Varejão foi que fez falta , posição de pivô temos o Thiago Spliter e Rafael Monstro Hettsrainer e outra coisa com Ruben Magmano de técnico com os jogadores que conseguiram a vaga para a Olímpiada de 2012 temos sim muita chance de medalha pois o time esta marcando muito , e você ja viu o Nene jogando na NBA ?
    Então o estilo de jogo dos Mercenários Nene e Leandrinho não se encaixam no estilo que Ruben Magmano adotou e que vem dando muito certo .
    E outra quem você vai cortar para levar jogadores que nem satisfação deu para o grupo e para o povo Brasileiro , trata-se dois Mercenários que não merecem vestir a camisa da seleção Brasileira diferente dos casos que você citou o Ruben convocou os dois mas por causa de $$$ não quiseram ir , agora na hora de aparecer numa Olìmpiada eles querem ir ?
    NEGATIVO .

  • Carlos

    Bom dia, para os comentaristas que julgam entnder de basquete 9porque não entendem) leiam dois blogs que tratam esclusivamente de basquete e que mostram os motivos de Nenê não se apresentar a seleção. Se fosse pra alguém ser massacrado seria a CBB (que é tão rui ou pior do que a CBF). Seguem os links
    http://cravada.blogspot.com/
    http://colunistas.ig.com.br/fabiosormani/
    Att.,
    Carlos

  • Roberto

    Quanta babaquisse num só texto. Pelo amor de Deus, pare de falar tanta besteira, não tem nada a ver uma coisa com a outra, o NENE deve ficar MTOOOOO LONGE da seleção de basquete do Brasil, pois ele e o Leandrinho não quiseram ir para uma competição pq tinham convicção de que o Brasil não conseguiria a classificação, agora que os outros conseguiram ele vai la comer o filé-mingnom ????????

    ACORDA MEU AMIGO…………. POST SEM NOÇÃO !!!!!!!!!!!!!!!!!!

    PS: O MARCELO É OUTRO TB QUE NUNCA + DEVERIA VESTIR A CAMISA DA SELEÇÃO !!!

  • Fabio Fontes

    Acho a historia do Nene na seleçao muito mal contada, ele nao veio por um motivo, nao tem contrato com nenhum time da nba no momento ja que decidiu ser agente livre, se ele se machuca jogando pela seleçao e essa lesao o obriga a ficar muito tempo parado, tchau contrato futuro. Mas ao mesmo tempo ele tinha dito que nao escolherá seu proximo time por dinheiro, que ja tem o suficiente pra se aposentar se quiser, entao ao meu ver ele vai para um time competitivo ganhando bem menos. Traduzindo, pra ele um titulo da NBA é mais importante do que uma Olimpiada com o Brasil.

    E a comparaçao com grupo fechado do Dunga nao serve, para a comparaçao ser igual Neymar e Ganso deveriam ter sido convocados pras eliminatorias e nao quiseram, ai gostariam de voltar no Copa do Mundo.

  • André Alves

    Comentário infeliz, disputar a Olimpiada é o sonho de qq jogador, se classificar para ela é obrigação…
    O Nene em nenhum momento nos últimos anos, se esforçou para ajudar a seleção, portanto no momento de glória, não deve nem ser cogitado.

    O Varejão cumpriu seu papel, o Leandrinho pisou na bola, mas em outras oporunidades ele se apresentou…

  • Carlos Andre

    Bom Dia

    Não concordo com voçe , o nene deve ficar fora , e que sirva de exemplo para outros que não tem humildade , assim e facil comer so o file , leandrinho fora tambem , varejão a se pensar , temos que aprender a valorizar pessoas poucos conhecidas mais que deram um sague danado pela classificação , fora nene ! fora leadrinho !

  • Emerson

    Sem o Nenê a vaga para a Olimpiada foi conseguida, e sem ele a seleção deve seguir.
    Está arrogante porque acha que é o melhor por jogar na NBA, fique por lá. É só mais um.

    A seleção é do Brasil, quem suou não pode ser deixado de lado para um merdinha entrar só porque é da NBA.

  • araujo

    Não quiseram nunca roer o osso, porque agora terão o filé? O Leandrinho Raptors, pele de cordeiro, já amaciou o discurso dele. Mas é puro pânico: vai ter de correr esse Brasil inteiro vestindo a camisa do Flamengo na próxima Liga, e treme só de pensar que vai ser vaiado em cada canto. Com enorme prejuízo pro time dele, não é? Então agora vem com essa de “não era bem isso”, e a midia omissa vai ajudar com o tradicional “deixa prá lá”.
    Fora com os dois. O que o Brasil fizer em Londres estará bem feito só com os que conseguiram a classificação.

  • Tiago

    Esqueçam, pelas decloarações do Magnano que vi ontem na Espn, ele e o Leandrinho não serão chamados. Aliás, é a coisa certa a se fazer, não queriam antes, já Elvis.

  • Pablo

    Não concordo.

    Diferente de Neymar e Ganso que não vieram antes porque não foram chamados.

    Já Marcelo faz mais falta à seleção de futebol que Nenê na de basquete.

    Rafael (sobrenome alemão) e Thiago Splitter não são piores que ele tecnicamente não. Podem não ter tanta “cancha” , mas quer saber, quando na última vez que Nenê jogou também não acrescentou nada à seleção.

    Ele que veja as olimpíadas pela tv!

  • Alberto

    Descordo da sua colocação. Não dá pra comparar seleção de basquete com seleção de futebol, primeiro porque o Marcelo recusou só uma vez em um amistoso que não valia nada, já o Nenê se recusou várias vezes, inclusive valendo vaga pra Olimpíada. Depois, a seleção brasileira já estava com vaga garantida na Copa, diferente da seleção de basquete que tinha grandes chances de ficar de fora, e ganhou na base da superação, sem o “desertor” Nenê.

  • claudio

    Lamentavel esta coluna. O Nenê como também o Leandrinho não são esses jogadores maravilhosos tecnicamente que alguns nos faz crer. Os dois jamais e em tempo algum conseguiram fazer ótimos. O Leandrinho então nem se fala. Já o Nenê na temporada passada na NBA pode até ter feito bons jogos, mas chegar a dizer que ele é imprescindível para o Brasil já é demais. Que haja bom senso e que os mesmos não sejam convocados para Londres.

  • Carlos China

    Boa Tironi, oportuno e necessário!

  • Danilo

    Tironi,

    Acho que são casos diferentes. O Marcelo recusou a seleção apenas uma vez, em um amistoso, sem muita importância para o Brasil.

    Já o Nenê não quis vir em um Pré-olímpico (e tantas outras vezes), sendo que o Brasil não participa de uma olímpiada desde 96 em Atlanta. Era o momento em que mais precisávamos dele e ele disse não.

    Para mim, Nenê fora!

    Abs

  • Valdinei Couto

    Sr. Tirone, uma coisa é você pedir dispensa de um simples amistoso caça-níquel, a outra é virar as costas para a seleção num momento decisivo, onde estava em jogo uma classifição para as olímpíadas de Londres em 2012, coisa que não acontecia desde 1996, inclusive com esse mesmo desertor participando dos vexames. Comparação, no mínimo ridícula essa sua. O que aconteceu foi que esse mercenário, juntamente com seu amiguinho, se recusaram a participar do pré-olímpico, com medo de não conseguirem novamente a classificação e, assim, seriam poupados de mais essa vergonha. Eles amarelaram, foram covardes e, por isso devem ficar de fora. Temos que dar valor a quem tem. Pergunte ao Oscar se ele gostaria de ficar de fora da seleção brasileira, ainda que fosse de uma competição de par ou ímpar?

  • Pedro – Niterói – RJ

    tudo depende de como vc vê a vida e seu trabalho.
    Se vc não se importa com caráter, responsabilidades, compromisso e sim com resultados vc faz o q for preciso pra ter os resultados, não importando os meios.

    Na minha opinião não estamos numa guerra, estamos no meio do esporte, e pra mim importa mais os meios do que o resultado final.

    Prefiro não ganhar medalha mas ter um time comprometido e unido do que conquistar uma medalha com um babaca q não tá nem aí pro seu país.

    Pra eu sentir q ganhei uma medalha como brasileiro primeiro tenho q me sentir representado na competição e não me sinto nem um pouco representado por uma atleta como o nenê.

    Como disse antes, cada um deve avaliar o que importa mais para si. O resultado ou o caminho a ser percorrido ?

  • Leone

    É injusto,Nenê tem que ficar longe,é muito injusto convocar alquem que se recusou a jogar pela seleção na vaga de qualquer jogador que devolveu o brasil para as olimpiadas,o único que pode ir ainda é o Varejão,ele nem pensar.

  • Rafael_TricolorBSB

    Tironi, não concordo.

    No caso do Marcelo, apenas em UMA situação tivemos a certeza da falta de comprometimento com o País, e o Nenê se arrasta nesta situação há um bom periodo.

    Outro fato que discordo: Todos nós sabemos que é muito mais importante para um jogador como o Marcelo, que já está no Real Madrid, defender o seu clube em uma Liga dos Campeões, do que perder tempo com amistosos no Zimbabue, em Londres e/ou Cingapura. Sou toda razão para o jogador preterir a seleção, obvio, por conta do momento atual. É acho que todos os clubes deveriam se voltar contra esta ‘merda’ também. Não tenho o minimo saco para Seleção Brasileira de Futebol, mas não me sinto como um ‘não patriota’. Acompanho volei, basquete, tenis…o que mais tiver. Me emociono, passo raiva, e torço como nunca. O que quero dizer com isso: O sentimento do Marcelo é o mesmo que dos muitos torcedores brasileiros (parece que estamos começando a enxergar o que é a CBF).

    Voltanto ao Nenê, como coloquei acima, não vejo como uma situação especifica. Na minha visão, é nitido que ele não quer integrar o grupo, e eu não convocaria mesmo sendo o contrário. Ah, podiamos estar bem servidos? Que seja…mas eu iria de Rafael, Tiago, Murilo, Varejão e cia.

    E até no caso do Leandrinho, há de se avaliar, pq alegar uma contusao cronica e dias depois estar treinando no Flamengo, é piada.

    Abs

  • Osvaldo

    Concordo que não temos um talento como Nenê, naquela posição.

    Mas se ele não quer servir o País, que não seja chamado, pois seleção não é o exército.

    Eu, sinceramente, prefiro que o Brasil tenha uma campanha fraca nas Olimpíadas, mas com Rafael e Splitter, do que faça meia duzia de pontos a mais com Nenê.

    A diferença da seleção de Dunga, é que tínhamos chances de sermos campeões, principalmente com os garotos Ganso e Neymar.

    Agora, Nenê vai ser a diferença entre o Brasil ficar em 7º ou 8º, ou seja, nenhuma. Dessa forma, penso ser mais do que merecido levar aqueles que “roeram o osso”, para “comerem o filé”.

    Abraços!

  • Concordo com cada palavra que o Tironi escreveu. Não há nenhum pivô com as características do Nenê na Seleção. Com a conversa entre comissão técnica e jogadores, eles devem avaliar se aceitam uma possível convocação do NBA Star. O Brasil não pode se contentar apenas em se classificar para Londres, deve buscar voos mais altos e para isso, deve levar o que tiver de melhor para a disputa.

MaisRecentes

Posse de bola ‘suicida’



Continue Lendo

Campanha do Corinthians é um tapa na cara geral



Continue Lendo

Eficácia no Brasileirão



Continue Lendo