Seleção: o elenco é esse. A paixão diminui



O gramado era ruim, o goleiro adversário jogou muito, o Brasil perdeu uma quantidade absurda de chances. Tudo é verdade. Mas isso não alivia em nada o vexame que passamos na Copa América, um dia depois de boa parte da torcida brasileira rir à toa com a eliminação argentina (não foi o meu caso).

Analisando friamente, em quatro jogos o Brasil jogou bem cerca de 30 minutos contra o fraquíssimo Equador. Criou chances, mas não conseguiu furar o bloqueio paraguaio. Volta pra casa de cabeça inchada e com as barbas se preparando para entrar no molho.

O período é de renovação, Mano Menezes teve ainda pouco tempo para trabalhar. Tudo isso pode ser levado em conta. Porém, o elenco é esse aí. Ou alguém consegue achar uma grande injustiça nesta convocação? Alguém que pudesse mudar nosso destino na terra dos hermanos?

Há tempo para evoluir. Não dá ainda para duvidar da capacidade desta geração, Neymar e Ganso principalmente.

Mas é necessário colocar este time para rodar, treinar, enfrentar adversários duros. E ver no que vai dar.

Muito se fala da falta de sintonia que a Seleção Brasileira tem com a torcida e como a paixão pela amarela vem diminuindo rapidamente ano após ano.

Só há um jeito deste fogo renascer: com um time que jogue bem e encante. Isso é diferente de ganhar.

A Seleção de Dunga ganhou tudo até a Copa de 2010 e nem por isso caiu nas graças do povo brasileiro.

A questão aqui é encantar. Se a Seleção de Mano tivesse feito uma primeira fase boa, jogado como jogou hoje e, num sopro de azar, fosse desclassificada, a derrota teria sido mais doída. Mas exatamente o sofrimento de perder jogando bem poderia ajudar trazer a Seleção para dentro de nossos corações novamente.

Do jeito que foi, o torcedor passa a borracha e vai cuidar da sua vida sem nem sequer discutir a eliminação.

No fim, ele só lembra mesmo que o Brasileirão terá seus princi-pais jogadores de volta agora que a Seleção se desmanchou. E acaba vendo vantagem nisso.



  • fábio fonseca

    Olá Eduardo,

    Vejo que alguem postou um artigo meu que foi publicado no Observatório da Imprensa (Globo, CBF e COI, tudo a ver). Ontem eu publiquei outro texto no mesmo Observatório, então fique a vontade para postar meu artigo no seu blog. Aqui está o link do meu atual artigo

  • ANDRE DIAS

    Globo, CBF e COI, tudo a ver
    20 de julho de 2011

    Do OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA

    http://observatoriodaimprensa.com.br/news/view/globo-cbf-e-coi-tudo-a-ver

    Por FÁBIO FONSECA FIGUEIREDO*

    A filosofia nos ensina que devemos perguntar sobre todas as coisas, das mais simples às mais complexas. O método socrático, conhecido como maiêutica, implica que o pensamento se constrói a partir de uma questão, que elaborada/pensada se constitui em uma pergunta. Conforme salienta a filósofa Marcia Tiburi, toda dúvida exercita-se pela pergunta, que se desdobra em muitas outras e para as quais não há uma única resposta. A proximidade da Copa de 2014 e Olimpíadas 2016 e o consequente direcionamento das políticas públicas para a realização dos dois megaeventos esportivos nos levam a pedir emprestada a maiêutica socrática para lançarmos perguntas sobre/para estes megaeventos.

    Uma jornalista do jornal austríaco Derstandart (ver aqui) comentou comigo que não há pergunta tola em jornalismo; por mais banal e torpe que pareça, a pergunta deve ser realizada. Percebo um movimento interessante de parte da mídia brasileira que questiona e pergunta sobre as articulações políticas que se desenvolvem para garantir financiamento público para a realização da Copa de 2014 e Olimpíadas 2016. Não raro, segmentos destacados da imprensa nacional vêm divulgando corriqueiramente os arranjos realizados pelo ministro dos Esportes para garantir a liberação de verbas para a construção de estádios para a Copa de 2014 e Complexo Olímpico no Rio de Janeiro. Tanto Ricardo Teixeira (presidente da Confederação Brasileira de Futebol), quanto Carlos Arthur Nurzman (presidente do Comitê Olímpico Brasileiro), são citados veementemente por seus supostos conchavos com prefeitos e deputados federais em troca de garantias/regalias para seus eventos.

    “Perguntem à Globo”

    Nessa maiêutica jornalística destaco os blogs de Juca Kfouri, José Cruz e Mauro Cezar Pereira, dentre alguns poucos outros. Não menos importante, o site de Andrew Jennings, jornalista britânico que há mais de três décadas se dedica ao jornalismo investigativo das grandes entidades internacionais que dirigem o esporte (Fifa e COI). Assim, o fato de o Brasil hospedar a próxima Copa e Olimpíada de 2016 faz com que este jornalista direcione suas investigações para nosso âmbito brasileiro.

    Em outra oportunidade, dissemos neste Observatório que a Globo é o primeiro poder no país. Sua influência nos diversos segmentos sociais e sobre os poderes constituídos da República faz desse meio de comunicação um dos mais poderosos instrumentos da democracia brasileira. Em recente entrevista à revista piauí, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, fala abertamente não temer as acusações contra a sua gestão visto que a proximidade com a Globo faz com que tais acusações não sejam divulgadas em horário nobre do Jornal Nacional. Em meio a uma verborragia de palavras de baixo calão, Teixeira ameaça os maiêuticos jornalistas com maldades durante a Copa de 2014.

    Em seu blog, Xico Malta lança uma campanha curiosa: “Perguntem à Globo”. Nela, Malta disponibiliza Twitter e e-mail dos principais jornalistas esportivos da Rede Globo e pede para que questionemos o porquê de estes profissionais não divulgarem/comentarem/analisarem… ou pelo menos citarem, os processos, as acusações e as notícias sobre Ricardo Teixeira. Vale mencionar reportagem produzida por Andrew Jennings para a BBC, que escancara a participação de Ricardo Teixeira e seu ex-sogro João Havelange no escândalo de venda de votos na Fifa para a definição das sedes das Copas de 2018 e 2022.

    Quais os legados da Copa e Olimpíadas?

    Será que falta maiêutica jornalística a Galvão Bueno, Milton Leite, Alex Escobar, Sidney Garambone, Léo Batista, Tino Marcos, Cleber Machado, Ivan Moré, Mauro Naves, Bruno Laurance, Marcos Perez…?

    Evidentemente que a Rede Globo, como entidade privada, necessita e preza o lucro econômico da sua atividade comercial. Entretanto, quando se trata de jornalismo, a ética da informação deve se sobrepor ao espírito do capitalismo. Ao não noticiar os acontecimentos políticos e econômicos que se sucedem para a realização da Copa de 2014 devido a contratos milionários de direito de transmissão de eventos, malgrado sua postura, a Globo exerce novamente sua função de primeiro poder no país. Desta feita, por não induzir o “povão” (desculpem o baixo calão) a perguntar a políticos que posam ao lado de Ricardo Teixeira e Carlos Arthur Nuzman: por que gastar tanto dinheiro público para a construção de equipamentos esportivos se a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016 são eventos promovidos por entidades privadas internacionais e com fins lucrativos? Quais os reais legados que a Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016 deixarão para a população brasileira? Há alguma relação entre a crise econômica da Grécia e a realização dos Jogos Olímpicos de 2004? Será que o dinheiro público a ser gasto nos dois megaeventos esportivos poderia ser usado na melhoria da educação básica, no fortalecimento do setor público de saúde e na universalização dos serviços de saneamento do país?

    ***

    *[Fábio Fonseca Figueiredo é professor de Geografia e economista, Viena, Áustria]

  • lucas de lion

    Tinhamos jogadores que podiam mudar esse panorama ridículo. Vamos lá

    Retire : – Adriano (Barça) / A.Santos (Fenerbahçe) / Luisão (Benfica) / Ramires (Chelsea) / Jadson (Shaktar) / Elias (A.Madrid) / Fred (Fluminense) / Robinho (Milan)

    Coloque : – Marcelo (Real Madrid) / Fábio (Manchester Utd) / Breno (Bayern Munique) / Arouca (Santos) / Hernanes (Lazio) / Casemiro (São Paulo) / Hulk (Porto) / Leandro Damião (Inter)

    Pelo menos estaríamos com maiores recursos…

  • Marcelo

    O elenco é esse?………

    Mais ou menos. Faltou Marcelo lateral do Real que joga muito mais que os convocados. Faltou mais um meia, só jadson no banco é pouco, principalmente sabendo-se dos problemas de Ganso. Faltou um centro-avante em boas condições físicas (o único que foi, Fred, não estava).
    Mas faltou acima de tudo um grupo comprometido e com mentalidade vencedora, como Dunga fez.
    Neimar ainda não pode ser titular da seleção, não tem maturidade nem comprometimento e nem sei se terá algum dia, temo que não.
    Mano convocou a seleção da mídia e se deu mal!!

  • Uma homenagem a seleção de Ricardo Teixeira e Mano Menezes http://migre.me/5ikoC

  • fabinho

    Quando é que esse Mano Meneses vai parar de levar os amigos dele pra seleção e convocar quem realmente joga bola. ta de brincadeira em senhor mano!!!!!!! levou André santos e elias só pq ja jogaram no corinthians e o kleber não levou pq é do Palmeiras? ele é anos luz melhor que o fred bichado e esse pato perna de pau. Vê se escolhe bem agora pq com a Alemanha a história vai ser diferente. o Murici e o Felipão só estão esperando vc sair pra um deles assumir. cuidado ehm!!!!!!!

  • João

    Caro Eduardo…
    Seus comentários sobre essa situação, na minha opnião, são perfeitos!
    O comentário postado pelo leitor Marcelo, abaixo do meu, também foi muito bem feito. Como ele falou, o futebol, seja de seleção ou clube, nada mais é do que entretenimento e lazer, e deve ser tratado como tal.
    Enfim, reclamam muito da convocação. Com exceção de um ou outro jogador, os melhores estavam lá. Concordo que o marcelo, lateral do real madrid, e o hernanes, da lazio, deveriam ser convocados. Entretanto, não se pode esquecer que o marcelo, lateral, tem uma insdisposição com o mano menezes, o qual afirmou que o jogador teria uma má vontade em atuar pela seleção. Em relação ao hernanes, acho que ele mesmo se colocou fora da lista, pelo menos por enquanto, pois aquela grande besteira que ele fez no jogo contra a França teve consequencias negativas para ele. Apesar da grande besteira do hernanes, acho que ele merece uma nova chance, pois é um grande jogador. Em relação ao Marcelo, fica mais dificil de opinar, pois não se sabe até que ponto a informação dada pelo tecnico corresponde a realidade. Entretanto, se a informação sobre a má vontade em atuar pela seleção for verdadeira, seja por qual motivo for, nada mais justo que deixar o lateral do real de fora, mesmo ele sendo o melhor lateral esquerdo do Brasil. No mais, existem bons jogars que poderia compor a lista, mas como foi falado, nenhum traria acréscimos significativos. Achar que o hulk, que é bom jogador, ou outro da categoria dele iriam mudar a situação, sinceramente, é ser iludido!

  • Paulo

    Lembrem-se crianças o Brasil perdeu de 2 X 0, para a Honduras e foi eliminada treinada pelo Felipão, e depois ganhou a copa do mundo

  • marcelo

    Prezado Eduardo,

    A verdade é esta:é o que temos. Na verdade, com o desenvolvimento da preparação física, o futebol ficou mais nivelado. É difícil estabelecer uma superioridade muito clara. Vejam que mesmo um jogador como o Messi, em grande forma, não é o suficiente para furar as retrancas com jogadores muito bem preparados.
    Sugestão para a imprensa (você parece ser um dos poucos com bom senso): estimular o brasileiro a ver o futebol como um lazer, não uma batalha. E no caso da Copa, a grande vitória brasileira será conseguir organizar e receber bem os visitantes. O resultado no campo, não é muito importante. Pior que perder, e é muito possível uma derrota, visto que do ponto de vista psicológico vamos entrar muito pressionados, é perder com quebra-quebra. Ai o vexame seria real!

  • Edmilson

    A verdade, meus caros amigos, é que hoje o Brasil não tem ninguém de “peso”, que coloque medo nos adversários!! Não sou fanático e gosto de comentar a realidade…mas essa seleção é medíocre, salto alto….como disse um amigo num comentário abaixo, eles só sabem tomar conta do cabelo deles (Neymar, Robinho, etc..) e de fazer contratos milionários!!!

    Passaremos duas vergonhas em 2014, a copa propriamente dita (ainda tenho dúvidas se teremos aqui no Brasil mesmo..) e os jogadores da seleção!

    Gosto muito do Mano Menezes, mas acho que infelizmente a seleção não é pra ele!!

  • Paulo

    Desde quando um Brasileiro da Série B credencia um técnico para ser da Seleção????????? O Mano conquistou em sua carreira, de “importante”, um brasilerão Série B e uma Copa do Brasil… O marketing do CUrinthians é muito bem mesmo!!!

  • Eduardo

    olha é fácil achar injustiças na convocação, os fracos adriano e andre santos, e nada do marcelo, o tal do elias e nao o hernanes, jadson ao inves de renato augusto, qualquer um seria melhor que o elano ali, inclusive o proprio hernanes caso o mano nao quisesse deixar seu comedor de fora… no ataque o robinho é mediocre, o hulk pelo lado direito é um bilhao de vezes mais jogador, tem objetividade linha de fundo chuta bem, enfim, sem contar no fred, ridiculo, enfim o mano é um bosta, e como achamos que um corinthiano poderia ganhar a america, nunca serão…

  • RODRIGO

    E outra coisa….O Ganso precisa de outro armador para jogar ao lado dele? Entào eu tb vou lá….É só alguém correr, chutar e fazer gols por mim….Ganhar o dinheiro ele quer sozinho, né?

  • Antonio

    Que saudade do Garrincha, Pelé, Jairzinho, Rivelino, Gerson, Rivaldo, Ronaldo, Romário, etc
    Há mais de dez anos não se vê uma grande exibição da seleção. Brasil melhor do mundo é por conta da imprensa e de alguns interessados.

  • RODRIGO

    Uma pergunta? Em que campeonato, o Ganso jogou bola para ser considerado um gênio? Paulistào…Copa do Brasil….O Robinho era o novo Garrincha e hoje só joga no Milan porque ajuda na marcação…O Neymar é um Cristiano Ronaldo filé de borboleta….joga bonito, mas não vai suportar o futebol força da Europa….São esses caras o “Futuro” do Brasil?

  • Eduardo

    há muito tempo, desde a copa/82 q não torço + pela seleção brasileira. são vários motivos: a perda de identidade c/ o verdadeiro futebol-arte, o baixo nível do nosso futebol, nos últimos anos, a pouca vergonha q domina o ambiente (a começar pela presidencia da cbf – eminencia pardsa do futebol brasileiro), passando por jogadores cd vez + mercenários, q estão lá única e exclusivamente por seus interesse comerciais, mandos e desmandos (da nike e de empresários), etc. a verdade é q de 2002 p/ cá, somente o parreira não é gaúcho e gostaria de saber por q praticamente só gaúcho é convocado a dirigir a seleção. gaúcho tem um estilo de jogo + parecido c/ ururguaio e não tem nada a ver c/ o nosso estilo. passaram a valorizar + a força física e bem pouco a habilidade. o resulta é esse: hj os europeus são muito + tecnicos q o brasileiro. neymar ve ganso são bons de bola aki, lá fora serão + um, um quaklquer como quase todos estão sendo. acabou, já faz tempo q o brasil já não é + o melhor do mundo, só temos fama. aos poucos, o medo qw os outro tinham do brasil tá acabando. até a venezuela já ganhou do brasil. daqui há pouco serão papua nova-guiné, sumatra e seychellles.

  • Cristiano Siben

    Fora Mano . . .Fora Mano . . .Fora Mano . . .Fora Mano . . .Fora Mano . . .

    Murici . . .Murici … Murici URGENTE

  • david

    a paixão não diminuí por conta da falta da capacidade de encantar por parte do time. a paixão diminuí e um dia vai acabar de vez por conta da falta de laços entre o time e o povo brasileiro. não nos sentimos representados por esses jogadores como eramos antigamente. a CBF precisará usar a copa tb para esse objetivo. ganhar e reaproximar o povo da seleção. pode dar certo, ou pode dar errado, afastando ainda mais a seleção e tornando seu futuro sombrio.

    sinceramente, a derrota de ontem nem chegou perto de mexer comigo, continuei fzendo o que estava fazendo e depois troquei de canal.

    talvez criando uma regra de convocação PARA A COPA que dê preferencia aos jogadores nacionais sobre os de fora reacenda essa paixão. acho que tá na hora de só convocarmos jogadores estrangeiros se forem CRAQUES de verdade. jogadores mais ou menos, nós temos aqui e com identificação.

  • joubert

    Tironi,

    Não sejamos ingênuos, não podemos duvidar da capacidadede Neymar e Ganso, mas eles estão preocupados é em usar a amarelinha para conseguir grandes contratos no futebol europeu e não só eles. O que justifica o Neymar segurar tanto a bola querendo resolver tudo.
    Sintônia com a torcida isso não vai existir mais, só um idiota não consegue enxergar que a seleção não é nossa, ela pertence a CBF e a REDE GLOBO que só faz atrapalhar nosso futebol.
    O AMOR ACABOU, SELEÇÃO TIRA MÁSCARA.

  • isso ai pessoal chama neymar pra seleçao ao invez do ruck q jogou muito no porto a ulitima temporada… chama o ganso a gasela sei la como chama essa cara…. porra fred ñ da neh.. robinho sem comentarios…. porra quem é jadson caralho… Ramirez esse cara nunca deveria ser convocado pra seleçao… é mais fecil fazer um misto santos e corinthians para jogar essa copa america do q esse timinho q o mano convocou … mais claro sem os malas neymar e ganso…!

    GOLEIROS
    RENAN
    RAFAEL

    ZAGUEIROS
    CHICAO
    DURVAL
    L. CASTAN
    PAULO ANDRÉ

    LATERAIS
    FABIO .S
    LÉO
    ALEX
    JONATHAN
    ALESSANDRO

    VOLANTES
    RALF AROUCA
    PAULINHO
    ELANO
    AROUCA

    MEIAS
    ALEX
    DANILO
    ALAN PATRIK
    DANILO SANT

    ATACANTES
    WILLIAN
    BORGES
    JH
    EMERSON

    ESSE TIME GARANTO Q N IRIA DAR VECHAME… MAIS IRIAM JOGAR PELA CAMISA PELA PATRIA… JOGAR FEIO MAIS AO MESMO TEMPO BONITO GARRA E DERTEMINAÇAO, ALGUM Q O TIME DO MANO N TEVE

  • Wallace Trento

    Acho que o Hernanes seria uma ótima opção no meio campo, em vez de ramires que não sabe nem dominar uma bola direito.

  • john

    TORCER PARA UMA SELEÇÃO COMANDADA POR RICARDO TEIXEIRA PEIXEIRA????
    DEMORA…..
    SELEÇÃO ERAM AS ANTIGAS….
    ATUALMENTE NEM SE DEVE PERDER TEMPO COM ISSO…..

  • Marcelo Luiz

    E que em 2014 a selecinha do Ricardo Teixeira caia nas oitavas de final pra Costa Rica.

  • TOLIMINADO TOLIMA

    RODRIGO: ESSE MOLEQUE O QUAL SE ATREVE CRITICA-LO, EM 18 MESES GANHOU 5 TITULOS, E QUAL DESSES OUTROS DA SELEÇÃO CONSEGUIU ESSA PROEZA? SE NAO FOR ANALISAR POR ESSAS FAÇANHAS QUAL O OUTRO JOGADOR QUE PODERIA SUBSTITUI-LOS SEM GANHAR NEM UM TITULO ? NESSE CASO VEJO QUE SERIA INVEJA, TODOS OS JOGADORES QUE SEMPRE SAO CONVOCADOS É PELO TRABALHO NOS SEUS CLUBES E NAO POR SER DE CLUBE COM TORCIDA GRANDE
    OS QUAIS OS CURINTIANOS ACHAM QUE DEVE SER.

  • José Carlos.

    Tironi.
    Tem razão, pouca coisa a se acrescentar a esse plantel. Falam do Hernanes, mas não é tão superior ao Leiva e ao Ramires. Falam do Marcelo, mas se fosse tão bom o Real não gastaria muita grana para contratar o Coentrão.
    Com o tempo as coisas irão se ajustando. Lembrar quando tempo o Muricy levou para acertar o Flu.
    A seleção não empolga. Amigo, desde os tempos do “pra frente Brasil, salve a seleção” muita coisa mudou. Hoje, a Net e a TV permitem acompanhar campeonatos e seleções do mundo todo e os jovens estão “em outra”. Ficou muito batido, perdeu um pouco a graça. Nada empolga como antes. A novidade foi a Larissa Riquelme. Ehehehehhehe.
    E a universalidade provocada pela evolução das comunicações igualou tudo. Chile, Argentina, Brasil e Colômbia sentiram isso na carne. E ainda sentirão muito mais.
    Agora, contentar a turma que vê tudo pela ótica das paixões clubísticas é impossível. Cada um tem o seu time e o seu técnico capazes de conquistar o planeta e a galáxia…
    José Carlos.

  • TOLIMINADO TOLIMA

    GENTE, LARGUEM MAO DE SEREM BURROS, ASNOS, ONTEM APESAR DO MANO ERRAR NA ESCALAÇÃO, O TIME EN CURRALOU OS PARAGUAIOS, SÓ QUE O GOLEIRO DEFENDEU TODOS OS CHUTES DADOS, TODOS CORRERAM BEM E FORAM PRA CIMA, ERA ISSO QUE TINHAM QUE FAZERE E FIZERAM, APENAS O GOLEIRO DEFENDU TUDO DE FORMA IMPOSSIVEL, QUANTO AO GANSO E NEYMAR O BURRO DO MANO SACOU ANTES DE TERMINAR A PARTIDA E ISSO FACILITOU PARA OS GRINGOS. AGORA, COMO DIZEM UNS BURROS AI EM CIMA, SE TIRANDO O GANSO, NEYMAR QUAL JOGADOR PODERIA SUBSTITUIR ESSES DOIS ? O LULINHA ? O DENTINHO ? TEVE UM, IMBECIL QUE FALOU DO LIEDSON, O LIEDSON ESTA PODRE NO CORINTIAS, NEM GOL MARCA MAIS. FALA SERIO ESSES GAMBAS.
    E O MESSI COM O TEVEZ ? NAO ERAM CRAQUES ? FALAM SÉRIO GAMBAS.

  • Paulo

    CAMPANHA DUNGA JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ
    A seleção jogou faz….faz tempo que não vejo isto acontecer ? Mano é tecnico de de futebol….de 10ª divisão ? Ricardo Lalau Teixeira…na cadeia ? Galvão & Globo…acham mesmo que os adversarios nos temem ? CBF peça a exclusão do ” BRAZIW ” desta copa,senão vai ser outro fiasco,faz tempos que sonhamos ser bons,quando na verdade somos apenas mais um time 100……100 hombridade,100 humildade,100 vergonha na cara , agora são os adversarios que contam 3 pontos mais ganhando de nós claro….e a frase clichê que ouço a mais de 30 anos “NÃO EXISTE MAIS NIMGUÉM BOBO NO FUTEBOL” sério …. ow Galvão acorda…Os pop stars deste dmontoado forma um dos times mais fracos dos ultimos 30 anos…..Dunga já….

  • CADE O NEYMAR, GANSO E ETC… TODOS UNS MEDROSOS, PORQUE VCS ACHAM QUE O NEYMAR NÃO QUER IR JOGAR NA EUROPA?…PORQ SABE QUE LA O JOGO É OUTRO NIVEL, LA ELE NÃO VAI FAZER ABSOLUTAMENTE NADA IGUAL NÃO FEZ NA SELEÇÃO BRASILEIRA…ACORDA GENTE ESSE NEYMAR É OUTRO ROBINHO…BASTA SO ELE IR PRA EUROPA QUE O NIVEL VAI CAIR…BANDO DE PIPOQUEIROS…

  • jr

    AGORA EU DOU RAZÃO PARA O DUNGA NÃO TER LEVADOS “OS MENINOS DA VILA” PARA A COPA… QUE VERGONHA!!!!!!!!!!!!

  • WANDERLEY SEVERINO

    A paxão diminuiu? A paixão acabou, com um mandatário do nipe(para não descrever outros “predicados”)desse Ricardo Teixeira, a seleção e o futebol brasileiro estão virando um lixo, é tanta falcatrua que o sentimento de felicidade com a derrota ridícula da seleção é enorme. Prestem bem a atenção com o caminho que o futebol está tomando com esse cara no comando; a respeitabilidade conquistada pelo Brasil ao longo da história está sendo execrada com esse crápula no comando e para fechar o caixão, esta malfadada copa2014 vai acabar de vez com o pouco que resta da moral do nosso futebol, quantas saudades de quando o jogador vestia a camisa amarela com o coração, hoje em dia ?…

  • Diego Ferreira

    pra mim o mano escalou mal esse time

    sera que nao percebeu que pato nao e centro avante? (e a posição mais carente no brasil atualmente)

    julio cesar,robinho e lucio ja passaram o tempo deles na selecao, david luiz e algum outro goleiro de titular

    andre santos e fraquissimo chame o marcelo

    lucas e ramires nao estao dando certo tem que testar outros volantes

    neymar tem que parar de firula e ser mais objetivo

    ganso pra mim vai render desde que jogue com outro armador do lado dele

    enfim não consegui ver um jogo da seleção sem dormir

  • daniel

    Futebol é isso amigos, se ganha e se perde, e as vezes empata rs. Não devemos valorizar a copa américa que não vale nada…mas o futebol da seleção evoluiu..nos penâltis os dois times estavam nervosos..o Brasil deveria bater no meio do gol como os paraguaios..agora é bola pra frente….sairam todos os grandes, salvo o uruguai…então não e surpresa nenhuma a argentina jogou os dois primeiros jogos horríveis tb..e o povo de lá reconheceu e aplaudiu…infelizmente o brasileiro tem essa mania de que”não pode perder” pq acha que a única coisa motivo de orgulho é futebol..fora os torcedores bairristas pedindo jogadores do seus clubes e malhando outros…
    essa era a seleção que td mundo queria ver..os jogadores que lá foram pelo menos a maioria ganharam td..e não pd querer massacrar os mais novos…pq a zaga e os mais velhos falharam muito….

  • E GENTE O FUTEBOL BRASILEIRO ESTA NIVELADO POR BAIXO,AGORA VAMOS DISER O QUE ESTES JOGADORES EO QUE TINHA DE MELHOR SEGUNDO A IMPRENSA DO BRASIL NAO ESTAO VENDO QUE SO PENSAM EM GANHAR DINHEIRO OS TORCEDORES QUE SE FODA FUDERAM O DUNGA AGORA FICAM FALANDO MERDA DISIAM QUE ERA DO EXERCITO E AGORA O QUE VAO DISER TAVA CERTO ELE OU NAO

  • RAFAEL

    Eu estou me f***** pra esta seleçãozinha de merda. Como diz o M1TO, a minha tem três cores.
    Acho sim que alguns jogadores deveriam estar aí, como Hernanes e Kleber por exemplo, mas…mas….quero que o Mano, o Galvao e a CBF se lasquem cada vez mais.

  • luiz

    cade os q queriam o gansono nessa seleçao? nao passa de um jogador mediano,,enquanto essa globo e teixeira estiver a frente da seleçao vou torcer contra

  • MARCO DANTAS (RJ)

    Time fraco, desinteressado, sem raça e ruim de pontaria. Sem dúvida Neymar está com a cabeça fora do Brasil (Real Madrid) e Ganso idem (Milan ou Internazionale). Mano está esquentando a cadeira de Muricy, que é melhor e tem mais estilo de vencedor (Campeão Paulista, Brasileiro e da Libertadores.

  • Sergio

    Sou do Porto e fico muito contente pelo Hulk não ter sido convocado. Aqui na Europa ele tá rebentando e se não for a selecão ficará algum tempo mais no meu Porto. Tenho a certeza que Hulk sozinho teria resolvido o problema com o Paraguai. Abre o olho ó Mano!

  • NEYMAR,GANSO,PATO E LUCAS SÃO JOGADORES DE SELEÇÃO,ROBINHO NÃO.ALGUNS COMENTARISTAS FAMOSOS DA TV E JORNAL GOSTAM DE BADALAR ESSE JOGADOR QUE MAIS ATRAPALHA QUE AJUDA.PELO TEMPO QUE ROBINHO TEM NA SELEÇÃO ERA PARA ELE SE SOBRESSAIR SOB OS DEMAIS,JOGAR A RESPONSABILIDADE NAS COSTAS DO NEYMAR E CIA É MUITO COMÔDO.NÃO ME LEMBRO DE UM JOGO DA SELEÇÃO QUE ROBINHO TENHA FEITO A DIFERENÇA,NO SANTOS SIM JOGOU BEM NA SELEÇÃO DEFINITIVAMENTE NÃO.
    ALGUNS COMENTARISTAS PENSAM QUE SABEM MUITO E PARA DIZER QUE TEM OPINIÃO APOIAM ESSE JOGADOR QUE É UM MALA, DISCIPULO DE RONALDINHO GAÚCHO QUE É VAI ENGANAR ATÉ APARECER UM TÉCNICO QUE TENHA CORAGEM DE SACÁ-LO DE VEZ DA SELEÇÃO.

  • kitano

    a verdade é q não temos mais jogadores q mais pareciam atiradores de elite,jogadores q se tivessem uma chance somente convertiam,ai q saudade do fenomeno,gaucho,romario entre outros…….a verdade q jogadores como pato,fred,não passam de jogadores bons sim,porem não na seleção jogadores de clube…….anos atras tinhamos de duzia jogadores com muito mais talento do q esses q nem sequer tinham a minima chance de vestir a amarela,não sou palmerense muito pelo contrario sou corintiano fanatico mas tenho q admitir o velho evair era infinitamente melhor q fred e companhia muito limitada,sem falar em muller,edilson,edmundo,e muito mais,poderia dizer dezenas de nomes porem como não sou jornalista e sim apenas um torcedor metido a comentarista vou resumir,talvez infelismente nosso problema não seja escalação e sim falta de opção,infelizmente temos q aceitar nossa realidade não somos mais uma fabrica de jogadores fora de série e sim fornecedores apenas de bons e tão somente bons jogadores!!!!!!pra finalizar fiquei muito mais feliz assistindo 15 minutos de fenomeno contra a bolivia do esses quatro jogos do brasil na copa américa,volta fenomeno,romario,rivaldo,gaucho,roberto,………….!!!!!!!!!!

  • LEONARDO

    Voce soh pode estar de brincadeira falando uma coisa dessa. Vc concordar com a convocacao desse banana do Mano Menezes. Estamos vendo com hj em dia eh facil ganhar dinheiro sem saber dar um chutinho na bola. Hoje ser comentarista eh o trabalho mais facil do mundo.

    A selecao joga sem organizacao, sem padrao de jogo eh como se pegasse 11 jogadores e dizer entre e ganhe.,….Mas futebol nao eh mais assim. Pode ter muito talento na geracao Neymar, Ganso, Lucas…..Mas como um tecnico pode transferir a responsabilidades pra este meninos??? que ainda nao provaram nada na selecao. Sera que isso eh pressao da imprensa? Sera que o Mano nao tem coragem de chocar contra a vontade da imprensa??? Sera que o Mano nao tem personalidade pra tirar Robinho, Pato, LUcas?????

    Agora sobre a convocacao vc esta de brincadeira!!! Pelo jeito vc gostou do Jadson, do Fred que nao assusta ninguem, do nossa Andre Santos que soh joga pra tras, do louco do ramires que soh corre….do menino assustado Lucas Leiva ou entao do realmente reserva elias que eh reserva na selacao e no seu clube…..

    Deixa de fora Kaka, Hernanes, MIchel Bastos e o Hulk….
    O kaka nao preciso dizer, o hernanes a melhor compra feita por um clube italiano em 2011, o bastos mais uma vez destaque do campeonato e desejo de muitos clubes grandes…..e o mais incrivel eh o HUlk ganhou td e foi destaque de td…e ontem escutamos nosso locutor dizer falta alguem pra fazer gol….

  • henrique

    eu gostei do jogo… o unico q nao gostei foi do pato… nao me lembro do brasil ter criado tantas oportunidades como ontem….
    tem gente falando do Ronaldinho Gaucho? voces estao zuando neh? Nao consigo imaginar uma pessoa pedindo o ronaldinho gaucho jogando awuele futebol de balada que ele vem jogando

  • Bruno

    Eu não torço mais pra seleção não é por futebol ou feio, nada disso. Não torço mais por causa da roubalheira que a CBF se transformou na mão da globo e do ricardo teixeira. Tem que perder tudo até a coisa voltar a ser honesta!

  • Paulo Henrique

    Tem SIM um jogador que mudaria esse rumo do brasil, um BAITA JOGADOR, HULK! ele, Marcelo e Hernanes, considerados os 3 melhores brasileiros na europa, e ficam fora da eurocopa, OS 3! Mano escalou mal, mas ele teve pouco tempo mesmo, agora é mudar o time, chamar os que ficaram de fora injustamente, treinar e ir pra copa com um time forte! Eu deixei de gostar de ver o Brasil jogar a muito tempo, e sinto falta disso, da paixao e da emoçao de ver o Brasil ganhar, sao sensaçoes que quase ninguem mais sente! Dava pra dar uma chance para os gemeos do manchester, fabio e rafael, para ver como ele iriam se sair, o rafael ta jogando mto no united, e o fabio jogou mto mais que o rafael no sub-19! VAMOS BRASIL, VOLTA A SER O QUE ERA ANTES: A MELHOR SELEÇAO DO MUNDO!

  • Andressa Leme

    Errar 1 penalty é humano

    Errar 3 penalties é Palermo

    agora

    Errar 4 penalties é seleção brasileira

    a única na história a errar 4 cobranças consecutivas.

  • fabinho

    Que time ridiculo Julio Cesar ta bichado ja era. Agora levar Ramires, Elias, André Santos, Fred, Róbinho esse Mano Meneses ta de brincadeira ehm!!!! Pelo jeito deve ter sido a mafia Ricardo Teixeira, Nike e Globo que convocaram esta seleção. Com Tantos jogadores melhores atuando no pais, só nome e fama não ganha jogo. Vou dizer alguns nomes que poderiam estar no lugar desses pernas de pau citados ai em cima.
    Julio Cesar fora entra Fernando Pras ou Fabio do Cruzeiro
    sai Ramires e Elias entra entra Marcos Assunçao ou Juninho pernanbucano
    André Santos fora entra. Marcelo Real, Maxwel ou Adriano do Barça
    Fred e Robinho fora entra kleber do Palmeiras, Liedson do corinthians, ou Jonas ex gremio
    fora Mano Meneses a seleção precisa e do Murici, do Felipão ou do Luxa.

  • paulo césar

    Pra se ver como são as coisas. Tinha muita gente que queria ver o Neymar e o Ganso na seleção. Pois bem, e aí o que vocês acharam? Pra mim foi uma negação. Imaginem esses dois na copa da África, também seriam uma negação maior ainda. Valeu Dunga!!

  • Gabriel Sant Anna

    Concordo com o Sr. Alexandre..Futebol é assim mesmo…ou vao falar que preferiam ronaldinho gaucho(grande merda)? Deus me livre ne…..sdds de romario e ronaldo…entre outros que tinham amor a camisa…

  • Lucas Miranda

    Desde o começo da Copa América, vi um time desinteressado, se preocupando mais em assistir novela, arrumar os cabelos…, do que em jogar futebol, temos uma boa seleção? na minha opnião, sim, mas ainda são jogadores que não ganharam nada(Neymar, Pato, Ganso, Lucas, etc), que já se acham ídolos da exigente torcida brasileira(com motivos, pois somos Pentacampeões Mundiais), concordo com tudo o que o Casagrande falou após o jogo, que se esses caras são conhecidos, mundialmente é por causa da bola, todo o dinheiro que já ganharam, foi pela bola, marketing, propaganda, tudo isso é legal, mas, deveriam se preocupar antes em jogar, e bem, futebol, em honrar essa respeitada camisa, camisa que craques como o Rei Pelé, Zico, Romário, Ronaldo, etc; honraram durante toda a carreira, vemos nos dias de hoje uma seleção sem nenhuma identificação com a torcida brasileira, cada vez fico mais desanimado com a nossa seleção…

  • Rodrigo Alborghetti

    É isso que dá achar que um cara que jogou 6 meses bem, comandando goleadas contra Naviraienses da vida e depois ficou 6 meses baleado é o novo rivelino!
    Que um muleque que destroi a defesa de times do interior de são paulo é comparavel ao Garrincha.
    Que um garoto que faz um golaço driblando 4 jogadores do grande Marilia é craque.
    A imprensa brasileira é muito imediatista, qualquer cara que se destaca por 6meses (principalmente se sair de São Paulo) é um novo gênio, esquecem que os times que enfrentam no Brasil e em toda américa do sul são FRACOS, e que infelizmente hj pra provarem serem bons jogadores mesmo, tem que fazer algumas boas temporadas fora do pais onde estão os melhores jogadores (e isto não inclui Turquia e Ucrânia).
    Ainda fizeram um baita lobby pra eles irem pra Copa do Mundo, e esculhambaram o antigo (e sofrível) treinador por não levá-los, se tivesse levado o papelão seria ainda maior!

    Enfim, para ganhar a Copa américa, não basta um time com nível de campeonato brasileiro!

  • RODRIGO SANTOS FC

    ENGRAÇADO, TODO MUNDO RECLAMA DE ELANO, NEYMAR E GANSO, SÓ ELES JOGARAM? OS CURITIANOS DE PLANTÃO QUE TANTO FALAM EM VEXAME. JÁ ESQUECERAM DO TOLIMA, DA SEGUNDA DIVISÃO. SELEÇÃO NÃO ME INTERESSA PELO MENOS ATE RICARDO TEIXEIRA ESTIVER ESCOLHENDO ESSES TÉCNICOS DE TIME DE SEGUNDA DIVISÃO. DA ESSE TIME PRO MURICY OU FELIPÃO…… A DIFERENÇA COM CERTEZA SERÁ ENORME.

  • wil

    gramado ruim não é desculpa pra derrota, tem jogar em qualquer lugar…neymala nao serve pra seleçao, se acha muito assim nao vai pra frente…ser eliminado em 2014 vai ser feio

  • millton

    De tudo isso, quem tem menos culpa é o técnico…afinal não era o time do povo…acorda Brasil, já foi o tempo que eramos os melhores do mundo, acabou…o futebol hoje é equilibrado, nivelado por baixo, graças a preparação fisica…muito comentaristasinho safado, vendo o jogador jogar duas partidas e chamar o cara de genio, os jornalistas de antes levavam um ano pra formar uma opinião concreta pra saber se o cara é craque…empresário mequetrefe empurrando jogadorzinho de playground…não temos mais varzea, onde se revelavam os grandes jogadores, não temos mais os interiores do país onde iam os olheiros…acabou, hoje é jogo de interesses…

  • cade os jornalistas que queimaram o dunga !!!
    estão todos la do jeito que jogaram ate agora não ganhariam nenhum jogo na copa!!!
    este fantoche (mano) não manda nem na casa dele e nem entende nada de futebol !!!

  • Junior Mendes

    A pelo amor de Deus!!!Cá pra nós….Ramires e Leiva,melhor do que Anderson e Sandro??Não mesmo…Robinho já deu,não dá mais pra aguentar!!!!André Santos melhor do que Marcelo e Adriano???Que isso!!E o Kleber Gladiador?Será que tem menos chance do que os que ali estiveram?Precisamos de futebol mas,de raça e vontade também!!!Será que o Jonas ex Grêmio não pode jogar com a amrelinha?Ou o Hulck,não tem a cara da seleção??Se juntasse a equipe do Coritiba com a do Corínthians,acho que ganharíamos a copa américa!!!Ah!!Que saudades dos velhos tempos em que o treinador da seleção,não se importava se um jogador que ele convocava,jogava no Bangu ou no América!!!Se o jogador era bom de bola e raçudo,teria a chance de vestir a amarelinha !!É temos que aturar esse imbecil do Teixeira e mais um fantoche no comando da seleção!!!!

  • Felipe Menezes

    “Do jeito que foi, o torcedor passa a borracha e vai cuidar da sua vida sem nem sequer discutir a eliminação.

    No fim, ele só lembra mesmo que o Brasileirão terá seus princi-pais jogadores de volta agora que a Seleção se desmanchou. E acaba vendo vantagem nisso.”

    Não poderia resumir melhor meu pensamento! Parabéns pelo comentário!

  • renato

    sempre gostei do futebol do elano, mas desde q ele voltou pro santos e virou celebridade, não joga nada.
    ele nao merece mais ir pra seleção não.
    nossa geração não é boa, mas o mano convoca mto mal.
    o dunga convocava bem no início, depois fez a panela dele e deixou de convocar outros q mereciam mais…

  • quanta bosta em campo neymar ganso elano fred pato so lixo parabens mano acabou com tudo seu fdp

  • Alfredo

    Vexame mesmo é perder para o TOLIMA!!!!!!

  • Paulo Pinheiro

    Não é que houvesse uma “grande injustiça” na convocação.

    Mas vejo o Brasil muito fraco nas alas. Todo nosso poderio de ataque se concentrou no meio.

    Maicon é um excelente ala, mas está voltando à forma depois de longo tempo parado.

    Na ala esquerda a coisa tá sofrível…

    Também é bom lembrar que tanto Brasil como Argentina trouxeram seus principais jogadores depois de terminada a temporada européia, o que pode explicar o bom desempenho de seleções ditas “menores”.

  • Joaquim Nabuco

    Seleção Brasileira=Salão de Beleza=Mercernários. A Seleção precisa é de um Técnico macho, acabar com essa palhaçada de cabelinho moicano, pintadinho etc…etc…, jogar bola que é bom nada. Seleção que perde 4 Pênaltis é simplesmente Ridículo. Esses Perebas, Neimar, Ganso, Pato,Robinho, André Santos, Ramires, Fred etc…etc… não podem vestir a camisa da seleção, o único que não vê isso é o Competente técnico Mano Menezes. Vou afirmar mais uma vez: 2014 será igual 1950, quem viver verá. Parabéns ao “Dono do Brasil” (presidente da CBF) pela brilhante eliminação. Ricardo Teixeira/Rede Globo tudo a ver.

  • camisa 12

    Foi uma copa america ridicula que essa seleção fez, esses jogadores precisam olhar pra nós torcedores e ver o amor que temos com nossa seleção, não queremos ver penteados exóticos ou atletas que vem ano e vai ano ainda são colocados como promessas (Pato), queremos ter a alegria de volta de um futebol que está longe de ser interessante.

  • maik

    AMIGO PAULO HENRIQUE VC ESTÁ CERTO QDO DISSE Q O STOS NAO ENFRENTOU NENHUM ADVERSARIO DE PESO NA LIBERTADORES ELE NAO SERIAM CAMPEOES SE TIVESSEM ENFRENTADO O TOLIMA! RSRSRSRS CHORA NENEM CHORA.

  • maiko

    Leva ai marcelo e Hernanes pra ver se não melhora muito essa equipe… e na frente vc tem um Hulk voando no Porto, e leva um fred que só vive bixado….

  • Flavio Drumond

    Esta seleção muito fraca, tem jogadores que nem merenciam ser lembrados para uma convocação!!! o Melhor e Trocar o Tecnico e colocar uma mais experiente,um tecnico compeão de verdade, Muricy Ramalho.

  • Caio Oliveira

    Mudar nomes não significa renovar. A seleção mudou para pior. Lucas Leiva e Ramires não tem condições de serem titulares da seleção brasileira. E quem eram os reservas? Sandro e Elias!!!!
    Como é que se quer chegar a algum lugar com estes jogadores. Outra coisa, está me parecendo que Ganso é o novo Pita, joga muito no Santos e nada na Seleção.

  • Emerson campos

    Fora Ricardo ladrão Teixeira,Andres,manos,Globo,galvão…….Sou Uruguai campeão!!!!

  • Oduvaldo Attilio

    Todo mundo falando da seleção e um borra-botas lá em cima cita o Flamengo. Cara, deixa o Flamengo em paz…será que causamos tanta inveja assim? Talvez a Globo passe mais jogos do Flamengo porque serão mais telespectadores assistindo. Lei da oferta e demanda…agora: são 31 estaduais, uma Copa Ouro, duas Copas do Brasil, um hexacampeonato Brasileiro, um Rio são-Paulo, uma Mercosul, uma Libertadores e um Mundial…é…realmente a Globo nos ajuda desde o início de nossa história. Peço perdão….

  • fabio jose dos santos

    FIQUEI MUITO FELIZ COM ESSA ELIMINAÇÃO DO BRASIL,,SABE PORQUE???? MAFIA, FUTEBOL E UMA DROGA LEGALIZADA , E CORRUPIÇÃO , CBF, FIFA , REDE GLOBO,ETC,!!! COPA DO MUNDO JA E ESQUEMATIZADO QUEM VAI SER O CAMPEÃO,EM 2014 O BRASIL LEVA A COPA, A COPA DO RICARDO TEIXEIRA,E QUEM VAI PAGAR A CONTA SOMOS NOS QUE PAGAMOS VARIOS IMPOSTOS E SOMOS ROUBADOS POR ESSA TRANQUEIRADA!!!A FIFA VAI FAZER A COPA AQUI , E NÃO VAI PAGAR UM CENTAVO DE IMPOSTOS ISSO FOI COMBINADO COM O PRESIDENTE LULA, NOS VAMOS PAGAR A CONTA!!!!!ACORDA MEU POVO !! ESSE BANDIDO QUE EO O DONO DO FUTEBOL BRASILEIRO EM 2014 VAI TENATAR SER PRESIDENTAE DA FIFA!!!!!AQUI NESTE PAIS TUDO TERMINA EM NADA CPI!!! SO VAI PARA A CADEIA POBRE E NEGRO!!!!!!!!!

  • Luciano

    Primeiro a seleção não era do Dunga era nossa e segunda não caiu nas graças de voces, IMPRENSA, e por favor tenha a coragem de adimitir.

    A seleção do mano é a de voces a que voces queriam.

    Segundo voces da IMPRENSA nós perdemos a copa da Africa por que o Dunga não levou o Ganso o Neymar, e agora voces vão falar o que?

    Para que esperar pelo Ganso se ele não tem coragem e vontade para aguentar o tranco de uma decisão?

    Por que os “craques” da imprensa não ficaram até o final do jogo??

    Que elenco é esse que não consegue fazer gol nem de penalti??

    E não me fale do time mediocre do Equador , pois eu considero uma ofensa.

    Esta seleção da impensa, de voces, não consegue ganhar de qualquer adversario que ofereça a menor dificuldade . NÃO CONSEGUE SE QUER FAZER GOL.

    Voces crucificaram o DUNGA simplesmente porque ele não os bajulava, mas com o Dunga a seleção nunca foi humilhada como com estes imbecis que voces escolheram.

    Voces estam felizes com os jogadores que voces escolheram??

  • BETTHO BAPTIStA

    O BRAZIL QUE NAO ENCANTA O BRASIL !

  • CANUTO

    AMIGOS ESSES QUATRO HEROIS TEM QUE SEREM BANIDOS DA SELEÇAO BRASILEIRA.

  • bETTHO bAPTIStA

    QUE VOLTA PRA CASA O QUE….90% DOS JOGADORES VÃO PRA EUROPA E NAO ESTAO LIGANDO PRO POVO BRASILEIRO….ACORDA!

  • luizxviii@hotmail.com

    poxa meu, boa a tua opiniao, mas eu acho q essa selecao faltou, vamos lá: um time inteiro despreocupado em imagem, em cabelinho diferente, em olhar para cameras e ver como estao no telao, faltou o pessoal sujar o uniforme, como antigamente, aqueles volantes grossos q fazem o servico sujo d desarmar uma jogada, pondo o pé em bolas dificeis, nao arregando em divididas, pq lucas leiva é uma piada pra marcar e segurar adversario no meio…entao nessa funcao temos o arouca, o hernanes, o rodrigo souto, ralf,cristian, nossa varios bons volantes q nao ligam em jogar pro time….faltou akele baita centroavante q peita zagueiro, q resolva, pq fred é piada (cbf*ricardo teixeira)…enfim, acho q ia ficar ate amanha pra azeitar a selecao, mas um treinador macho tipo muricy e felipao q peite ricardo teixeira….alguem lembra do time d 2002?qtos talismas da cbf o felipao deixou d fora? (dida,romario….)entendeu?o muricy recusou por isso mesmo….pq nao ia ser do jeito dele…o Santos agradece!!!!

  • Bastos

    “paulo roberto azevedo pimentel”. O q o Flamengo tem a ver com essa história ???
    Pelo jeito vc eh um indivíduo incapaz de ter qqr pensamento racional !!!
    Qto ao Mano Menezes e seu time bairrista indicado pela Globo e blogueiros estúpidos, perderam pq fizeram o Neymar e Cia. se acharem melhor do são. O Mano ñ tem pulso p/ ser técnico de seleção. Ele conseguiu fazer até o Lúcio jogar mal.
    Bom lembrar-mos q o Dunga tinha razão.
    E achar q o “time é esse msm” é um erro. Temos outros jogadores de qualidade. Só precisamos de um técnico de mente aberta e coragem p/ por os jogadores nos seus lugares e ñ ser bairrista.

  • Venerando Martins

    E piada essa seleção, a começar pelo tecnico. Andre Santos, Robinho, Lucas Leiva, me faça o favor, vão jogar em seus times, seleção e coisa seria. Robinho ha mais de 5 anos esta matando a seleção entra ano e sai ano, entra tecnico e sai tecnico e nao o saca do time, jogadores de midia, vergonha nacional!

  • gracy

    criticaram mto o dunga pq ele ñ levou neymar e ganso pra a copa, a rede globo caiu encima dele por conta disso, o mano fez como a globo pediu, levou os meninos, e o q os meninos fizeram?nadaaaaaaaaaa, neymar fez gol contra o equador pq o time deles é mtooooooooooo ruimmmmmmmm.enfim eu torci pra a seleçao brasileira cair fora, enquanto estiver no comando gente como ricardo teixeira, rede globo e o andrés como convidado eu me recuso a torcer pra um bando de ladroes e manipuladores.ou vcs acham q o fato de o morumbi ñ sediar jogos da copa ñ teve dedo do ricardo ladrão teixeira pra viabilizar o estadio dos gambá pra ser construido com dinheiro publico.e agora estao comprando um jogador e vao pagar um valor ezorbitante.mto estranho tudo isso, mas q a cbf hj é uma intituição mto suja isso é.

  • Rafael Vieira de Assis

    Bom a seleção não vou nen comentar… agora parece que todos sabemos quem é ricardo teixeira certo??? então pq não vamos protestar e tirá-lo da cbf? eu creio que o futebol é patrimônio do povo brasileiro! lendo o LANCE! de domingo tinha lá um cidadão do lance activo chamado Welington Arruda que deu uma idéia! que tal quando tiver jogos da seleção tudo mundo boicotar e não perder seu tempo assistindo??? ai eu quero ver como irá reagir a globo!!! fica a dica!!!!

  • Eu

    Não é a seleção eu o Brasil queria, cadÊ Hernanes? Cadê Hulk? Cade Marcelo?

  • Murilo

    “A Seleção de Dunga ganhou tudo até a Copa de 2010 e nem por isso caiu nas graças do povo brasileiro.”

    Não concordo, Tironi. Achava a seleção do Dunga muito mais raçuda, com mais vontade de jogar do que essa que vemos hoje, um desfile de vaidade, ego e pretensão. E tinha muito mais apego com aquela derrotada pela Holanda.
    Mas concordo com o fimda paixão.
    Hoje a “Seleção” foi eliminada, fiquei “p” da vida, mas só. Tenho, hoje, muito mais apego ao meu Timão do que ao escrete canarinho. E aposto que são-paulinos, palmeirenses, flamenguistas pensam/sentem o mesmo. Um bando de jogadores sem identificação com o povo Brasileiro, que raramente jogam em um Pacembu ou um Olímpico da vida, uma Seleção vendida e coberta de corrupção, com um porco sujo de lama no comando. Não da vontade nenhuma de aompanhar mesmo.

  • fora galvão bueno puxa-saco voce não engano más os brasileiros todos já sabem quem voce é fico triste com casagrande ter que aguenter uma mala como ti

  • jo carl

    é rapaziada ta brabo…tem alguem triste pela eliminação? sejamos sinceros…cade a magia?
    como se pode ficar triste com a seleção brasileira? joga sem alma, vibração como se estivesse fazendo um grande favor!! O problema é que não tem mais identificaçaõ com a torcida e vice versa.
    A seleção é a cara do seu dirigente, a criatura com a semelhança do seu criador.

  • Ana Silva

    Hã??!! O André Santos jogava aonde mesmo, antes de ir p/ o futebol europeu? Concordo com o q o PHenrique falou… Alguns dos jogadores nem quiseram falar ao final do jogo, só se estivessem sendo patrocinados pra falarem alguma coisa! É o Neymar e o PHGanso deixaram a desejar…
    Vamos aguardar os próximos capítulos…

  • jose celso bento

    é bom mesmo que aconteceu isso, tomara que perdemos tudo, esse ricardo teixeira não ganhará mais nada com essa cbf corrupta, titrou o dunga pq não ageadava a globo nem os patrocinadores e colocou esse mano que faz parte de esquema. deixando empresários ficarem a vontade dentro do hotel da seleção, bem feito, quero que perca tudo, eles merecem.

  • o brasil não .os ratos safados de ricardo teixeira,e quadrilha perdeu ou seja rede globo flamengo, nike, times de são paulo a capital do nordeste.

  • Márcio Ricardo A. Costa

    Que vergonha!
    Vejo a nossa seleção em decadência, infelizmente. Não dá mas ter alguns jogadores nessa seleção, caso de Elano, Robinho, Fred, André Santos…esses caras são enganação pura. O técnico Mano Menezes mecheu mal no time. Acho que ele não deve ficar até a copa do mundo. Como diz o Romário:”Seleção de merda”.

  • Phil Anselmo

    A empresa amarelinha do Sr. Ditador Ricardo Teixeira jogou bem somente um jogo nessa copa América, mas há de se destacar que o Paraguay se defendeu com maestria, tanto em desarmes como em defesas sensacionais do goleiro paraguaio. Agora acho que cabe um carinho do supra-citado ditador nos patrocinadores que devem estar irritados. Eita paixão nacional

  • paulo roberto azevedo pimentel

    nunca fiquei tão alegre com uma derota do brasil? ou seja da quadrilha de `ricardo ladrão,e rede globo de flamengo safados. o povo acordou fora ricardo,manos e mafia

  • MARCOS

    BANDO DE MERCENARIOS, MARKETEIROS,……….. ROBINHO, NEYMAR, FRED, E POR AÍ AFORA…………. NÃO ESTÃO NEM AÍ PELA DERROTA……
    NÃO JOGARAM CONTRA NINGUEM………. SÃO TODOS ‘”FRUTOS” DA REDE GLOBO E DO GALVÃO BUENO (MALA)

  • xiu vei

    seu santos fica mais forte?
    só com o Neymar né ?
    elano coco
    ganso bostinha

    como o amigo ali em cima disse,
    AINDA BEM Q NAO TINHA NENHUM JOGADOR DO MEU TIMAO NESSE VEXAME ,

  • Marcio Wilk

    Kadê o sujeito que queria “os meninos da vila” na copa de 2010???? E agora?? vão reclamar que o Técnico não chamou quem??? Jornalista esportivo, blogueiro é ,meio empresário mesmo né?

  • cff

    Enquanto este verme do Ricardo Texeira estiver manipulando o futebol, a minha torcida sera sempre contra a corrupção.Se ja naõ bastasse os politicos… agora estes malditos no futebol…

  • charles fla

    a verdade é qui ganso nem neymar podem ser titulares de seleçao, soa bons jogadores e só , estao em formação,, muito jogadores no brasil podem faser melhor qui eles,, R10 do flamengo, wilian do corinthians e tantos outros…

  • Vilmar Boni

    Seleção ridícula, treinador ridículo! Aliás, o currículo do Mano é invejável: campeão da segunda divisão pelo Corinthians… Com tão expressivo título, foi parar na seleção brasileira. André Santos… Lucas Leiva… Ramires… Ninguém merece!!!

  • Creyson Tabajara

    Faltou o Ronaldinho Gaúcho (R10) e Hernanes!!!!!!!!!

  • paulo henrique

    temos q aceitar q ha tempos o brasil nao poe mais medo em ninguem, cade o romario o zico o ronaldo cade os genios? hj e isso ai, meninos q nao podem ser cobrados, mais q podem fazer filhos,ganhar fortunas,brigar com tecnico,fazer mil propagandas,isso pode, agora joga bola,decidir na seleçao,isso nao pode sao meninos, o pele foi pra Copa com 16 e fez gol na final, q dizer q quem sabe jogar bola so pode ser cobrado depois de velho,conversa furada, nossa geraçao e fraca,esses meninos nao ganharam e nem jogaram com ninguem, o santos nao enfrentou nenhum argentino e nenhum brasileiro na libertadores,e todos amistosos com grandes seleçoes eles nao jogaram n

  • Alexandre

    O Brasil jogou bem melhor que o Paraguai. O goleiro paraguaio fez uma ótima partida, e quando a bola passou por ele, os zagueiros salvaram em cima da linha. Acontece. Claro que as cobranças de pênalti foram muito ruins, mas é comum o time que jogou melhor entrar psicologicamente abalado (vide EUA no mundial feminino). Futebol é assim mesmo.

  • Edmar Rocha da Silva

    Não sou santista nem 5ão paulino mais pelo menos meus amigos vão parar de reclamar dizendo que estão sem seus principais jogadores pra disputa do Brasileirão, é até melhor ganhar deles com todos os titulares pra não ficarem chorando depois….ainda bem que não tinha ninguém do Timão nesse vexame histórico!!!!!

  • Junior Freitas

    Perfeito comentário e muito bem colocado! O Mano fez aquilo que estava ao seu alcance, e tentou chamar todos os jogadores que estavam em destaque.
    O povo precisa abaixar o topete e perceber que o brazil não é mais um seleiro de craques e que não somos tão melhores assim que a Venezuela

  • ja foi tarde, pelo menos o meu time fica mais forte. “SANTOS”.

MaisRecentes

Quando a arte valeu mais do que a vitória



Continue Lendo

Futebol ofensivo: todos querem, poucos praticam



Continue Lendo

Segue a tempestade no São Paulo



Continue Lendo