O fim das comemorações de gol



Na Copa de 82, duas comemorações de gol ficaram para a história: Falcão ao fazer o gol de empate contra a Itália nas quartas de final e Tardelli ao fazer o segundo gol italiano contra a Alemanha na final.

Momentos únicos de fibra, alegria, incredulidade… difícil descrever. Melhor é ir no Youtube e achar. E cada vez mais teremos que recorrer ao Youtube atrás de uma comemoração de gol emocionante. Porque elas estão desaparecendo.

Atualmente, há basicamente quatro maneiras de se comemorar no Brasil, escolha a sua: 1) bonde de alguma coisa; 2) mão em formato de coração; 3) Dancinha com os cotovelos; 4) João Sorrisão.

Escrevo esta coluna no exato momento em que olho para a TV e vejo a espetacular comemoração do gol de Júnior na final do Brasileiro de 92 contra o Botafogo. Aos 37 anos, pulando como uma criança. Emociona cada vez que se assiste.

Outro dia, uma comemoração fugiu do padrão. O vascaíno Alecsandro saiu fazendo uma careta em homenagem a seu pai, Lela, também jogador que festejava seus gols desta maneira.

Acabou levando cartão de um árbitro mal-humorado, perdeu a coragem e só repetiu o gesto uma vez mais.

Mas quem disse que a festa por um gol deve respeitar alguma regra? As comemorações mais lembradas são justamente aquelas que quebraram padrões. Algumas delas acabaram virando marca registrada.

Pelé eternizou o seu soco no ar depois de fazer um gol em uma partida em que vinha sendo vaiado. O camaronês Roger Milla, na Copa de 90, saiu dançando na bandeirinha de es-canteio. Viola, nos anos 90, criou coreografias que causaram frisson. Depois, de tanto serem imitadas perderam a espontaneidade no corpo de outros jogadores.

Na despedida de Ronaldo, Fred comemorou seu gol como o Fenômeno fez em toda sua carreira. Dedo indicador para o alto. Isso só aconteceu porque Ronaldo criou algo único.

Se o gol é o momento mágico do futebol, a comemoração é sua assinatura. Que deveria ser encharcada de emoção, não de regras ou padrão.



  • Hugo Nilsen

    Olhe eu vou dizer uma coisa que todos já sabem, até as crianças já nascem sabendo, tudo nesse pais é uma palhaçada, eles implantam coisas absurdas próprias de um pais de terceiro mundo, eu me envergonho por cada decisão tomada neste pais, são ridículos, como falou Tironi “O gol é o momento mágico, e a comemoração é a sua assinatura”. Estamos parecendo com a Korea do Norte, onde coriografam ate como os jogadores devem se alongar, Eu tenho vergonha dos cabeças deste pais, seja em qual modalidade for, desde de futebol ate outros escalões.

  • VINI-CE

    olá,
    não entendo também porquê existe ‘penalidade’ em comemoração de gols…
    1. Quando tirar camisa, após ter feito um gol, muitas vezes decisivo, tem o mesmo peso de uma falta intencional para matar um contra-ataque, é pq algo está errado…
    2. Quando o jogador, após fazer um gol, não pode sair para a torcida adversária, que passa + de 90minutos xingando o cara e toda a sua família, apenas o cara é punido…
    3. Quando a comemoração não pode ter nenhum tipo de ‘provocação’, em um jogo onde há todo um fator psicológico envolvido, aleja-se o futebol.

    Primeiramente, quando um jogador tira a camisa em uma comemoração emocionada, naquele momento, não deveria ser passível de uma punição esportiva, principalmente com um cartão de advertência. Há quem irá defender o lado das empresas patrocinadoras que gastam os tubos para expor sua marca na camisa, e no momento alto, não apareceria. Bem isso, a meu ver, deveria ser um assunto tratado internamente, e não estar em um regulamento. Seria uma qustão relativamente simples de resolver: basta a empresa patrocinadora ‘descontar’ uma porcentagem da quantia a ser paga, caso isso aconteça. Garanto que os dirigentes iriam repassar a multa ao jogador, e este nunca mais se repetiria. Não a toa, em campos de várzea, essa regra também é mantida, mesmo sem ter um patrocinador. Pior que isso, é na saída para o vestiário, durnate entrevista in loco, os jogadores tirarem seus uniformes e posar com outras marcas de material esportivo (vide ‘ratboy’, camiseta da nike, etc.). No caso de um selecionado, fica mais evidente, ainda, o absurdo desta ‘regra’, onde a seleçao não possui PATROCINADOR ( e sim material esportivo), e o jogador é passível de punição caso cometa essa ‘falta’. etc. etc…
    2.O jogador passa 90minutos sendo xingado, e quando finalmente consegue ‘descontar’, é repreendido pelo árbitro, isso é brincadeira. O certo seria o árbitro relatar em súmula e o jogador ser julgado,ou não. Nada de punição esportiva. Lembro de casos como o do richarlyson (sou cearense, mas ‘torço tbm pelo palmeiras, e lógico pelo CEARà), onde os torcedore cantam, entoam: ” richarlyson, Viad0000, richarlyson, viad000;
    ou no caso do Júlio Cesar (seleçao)
    “o Julio cesar,qual é, o ronaldinho já comeu tua mulher…”

    aí o cara faz um gol e nãopode retaliar… dálicença…

    att,

  • luiz eduardo

    goooooollllllllllll mesmo é quando è do vascoooooooooo em sâo janu Sò o machâo da gama tem estàdio aki no rio.choraaaaaaaaaaaaaaaaa flamenguinho chora flor minense

  • Luciano Henrique Pinto

    Outra coisa sobre as comemorações: Tem jogador que faz um gol, e ao invés de receber os abraços dos amigos, corre para perto da placa de publicidade para fazer uma propagandazinha… dai fica aquelas cenas horriveis do cara evitando os abraços na hora do gol… ridiculo!

  • Luciano Henrique Pinto

    Não da para esquecer o gol do Eder, na copa de 1982, contra a então União Soviética, correndo que nem um louco… extravazando toda emoção de ter feito um gol pelo Brasil

    Não da para esquecer o Dadá, que já começava comemoração antes de fazer o gol, dando nome aos mesmos…

    Tinha o Reinaldo, que comemorava com o braço erguido, em protesto contra o regime político em voga nos anos 70…

    Hoje em dia os atletas se limitam a imitar um “João Bobo Sorrisão” (nem sei se imitam ou são de fato), ou fazer trenzinhos onde a disputa é para ver quem é o primeiro da fila…

    É f* viu…

  • Thyago Jensen

    Todos falam das comemorações de antigamente, que passavam emoção…
    Mas, hoje, a comemoração que mais emociona é a de um jovem jogador do Flamengo: Wanderlei
    Mesmo não sendo flamenguista, fico empolgado toda vez que vejo aquele moleque correndo em volta da torcida, quase dando a volta no estádio cada vez que marca um gol… Lindo!!!

  • junior

    voce esqueceu de falar da comemoraçao do cristian do corinthians contra o sao paulo no paulistao 2009…
    ainda temos bastante comemoraçoes boas, nao como antigamente porque naquela epoca existia o amor pelo time. hoje é só negocio

  • sylvio beato

    Não Tirone, a comemoração do Ronaldo ao marcar um gol, levantando o dedo indicador não tinha nada de espotaneidade.Era uma Jogada de marketing da Brahma em menção da Cerveja número um.LEMBRAM ?

  • Eu, como botafoguense, lembro das comemorações: Garrincha pulando de alegria na final de 62, Mendonça correndo em zigue-zague após entortar Junior, Maurício enlouquecido em 89, Túlio comendo grama em 95 (Dimba repetiu em 97) e Renato Silva repetindo Maurício, na final da Taça Rio de 2008.

  • Flavio Ferreira

    Uma outra que lembrei foi a do loco Abreu diante de vasco,mostrando que tinha “culhones”
    E teve aquela, depois da cavadinha no flamengo foi show

  • Flavio Ferreira

    Sou botafoguense mas uma comemoraçao q me marcou muito foi a do washigton coraçao valente pelo fluminense diante do sao paulo aqui no maraca se nao me engano numa semi de libertadores aquilo me emocionou

  • como conrinthiano gostaria de lembrar a explosão de Rivelino, ou ainda a comemoração de Neto. Marcaram época!!!!

  • Thiago

    Bom post, contudo gostaria de lembrar que o Ronaldo criou sua comemoração depois de ser patrocinado por uma cerveja que mandava ele comemorar como o dedo levantado. O N° 1.

  • alessandro mendes

    O único jogador que comemora um gol como se fosse de titulo do mundial é o wanderlei do Flamengo…. que saudades eu tenho do romario, edmundo, tulio, viola, paulo nunes, renato gaucho…. era legal até quando o gol era contra o meu time.. rs rs rs.. hoje se o cara vibra ele toma amarelo, outros sem personalidade ficam fazendo fazendo coreografias de programas…

  • Pablo Diego

    Os árbitros são cheios de exigir, sem fazer o trabalho deles bem feito. Comemoração tem de ser livre, gol é gol, e a criatividade do atleta não pode ser ofuscada por regras idiotas e sem sentido.A federação de arbitragem poderia se precoupar mais com a qualidade na formação dos árbitros, para os erros diminuírem, e não aplicar regras , barrando a felicidade do atleta na hora do gol. ás vezes o jogador passa noites pensando em um jogo, fica tenso, aí chega na hora e ajuda seu time com um gol que tanto se preocupou em fazer, fica aliviado, depois de tanta preocupação. Já os arbitros não, não se precoupam em errar pouco, apitam os jogos de qualquer jeito e que se dane o time prejudicado. Gol e gol!

  • Ricardo Ferreira

    Louvo o esforço da Glenda e da Fernanda Gentil com as promoções que elas criaram para promoverem os seus programas, mas, estão acabando com as comemorações espontâneas e que marcam as nossas mentes e certos jogadores.
    Que tal, alguma outra maravilhosa apresentadora, criar a promoção para a comemoração mais bonita, de gestos marcantes e que valorizam o goleador e associam ao feito de um guerreiro, de um conquistador, como no caso do Ronaldo, do Pelé, do Reinaldo, do Zico, do Rivelino, do Washington (coração valente) e do Neto, para não ficar citando algumas dezenas.
    Todos estes tinham a sua marca registrada que estão até hoje na minha mente.
    Só desculpo as esforçadas e competentes meninas, porque elas são maravilhosas demais.
    Saudações Tricolores!!

    Ricardo Ferreira

  • Leandro

    Cara, a graça do futebol é o gol e a graça do gol é a comemoração, o cara vai fazer o gol e sair todo tristão por que o time dele ta na frente ou ta se recuperando no jogo, faz um favor viu, os caras ficam inventando picuínha, em vez de se preoculpar com coisas mais úteis.

  • Junior Cavalcanti

    Pra mim um dos poucos que comemoram com Emoção hoje é o Willian do Corinthians ! Mostra muuita vontade ao comemorar o gol e isso passa uma energia positiva pro torcedor !

  • Leandro

    Quem manda no futebol é a Globo!!!

  • edu machado

    isso é culpa de tudo o que o flamengo lança os outros imitam. ainda bem que ninguém imita a sambadinha do r10 e nem o “encaixa nela e sarra” do TN7

    e pessoal fala de tirar a camisa, td bem é marca do patrocinador e talz mas tem certas horas k pedem

    o adriano mandando o hulk ano passado num dos poucos lampejos de jogador de futebol vindos dele nos ultimos anos foi d+

    mas a mais marcante de todos os tempos aconteceu aos 43 minutos do segundo tempo no ano de 2001 durante a final do estadual do rio de janeiro, feitas por um gringo simpático e invocado

    beutiful

  • Emilio

    É verdade Tironi, mas lembro também o Fred jogando o coração para galera em 2009 também foi muito linda!

  • júnior

    Fiquei puto com essa palhaçada de João Sorrisão. Ah, vai pagar pau da Globo assim lá longe!!!

  • O Mais triste de tudo é ver a total intolerancia dos arbitros brasileiro com esse momento maior do futebol.

    Quando o juiz vai dar um cartão amarelo ou vermelho q seja, ele faz gestos pra cá, gestos pra lá, impoe um autoridade desnecessaria, e gasta qnto tempo for preciso.

    Mas qndo ocorre o um gol…o jogador tem q comemorar rapido, não pode ir até a torcida(que é o motivo pelo qual os jogos acontecem) se demorar mais d meio minuto já recebem cartão amarelo.

  • Bruno Manna

    Jogador tem mais é que comemorar o gol sim. . .
    Mas sem tirar a camisa! ! !
    Afinal de contas, é nessa hora que a marca do patrocinador da equipe, que paga parte do salário do jogador, fica mais evidente. . .
    Mas como já disseram em algum post anterior, a mentalidade da comição de arbitragem é tão pequena que, com as penalizações impostas por ela, a tendencia é que a comemoração do gol acabe! ! !
    Alem disso, os próprios autores dos gols andam sem criatividade para comemorá-los. . .
    Vou um pouco alem, lembrando de uma comemoração que virou marca registrada em outro esporte: o peixinho da seleção masculina de voley! ! !

  • Denis

    Comentarista chato reclama até de comemoração de gol… Cada um comemora do jeito que quiser… Se nao gostou, vá ver o Canal 100 com os jogos de antigamente…
    Falta de assunto…

  • Alexandre Bondioli

    Eu como Corinthiano lembro de dois espetaculares, o de Neto deslizando de joelhos pela grama e de Marcelinho Carioca girando os braços, tem também Rai correndo com o braço erguido, comemoraçoes que marcam !!!

  • marcus dantas

    PERFEITO VOU ALEM VAMOS FAZER A CAMPANHA “COMEMORAÇÃO DE GOL EU APOIO”

  • Ben Domingues

    O Rogério Ceni, é na minha opinião uma pessoa muito equilibrada e excelente profissional, pelo tempo que atua pelo Glorioso São Paulo Futebol Clube e pelo exemplo que passa aos futuros postulantes a jogador de Futebol, ele merece todo o respeito e parabéns pela marca centésima numa carreira que quem já seria muito lembrado apenas pelas suas defesas.

  • Coringão Maringá

    CONCORDO PLENAMENTE,OS JOGADORES DEVERIAM FAZER UM PROTESTO CONTRA A PROIBIÇÃO DAS COMEMORAÇÕES…SÓ QUEM TEM MENTE FRACA ACHA Q QQR COISA É PROVOCAÇÃO POO VAMO PARA COM ISSO,NUM PODE TIRA A CAMISA POR CAUSA DO PATROCIONIO,NUM PODE FAZE CARETA E ETC PQ SE NÃO TOMA CARTÃO,UMA VERDADEIRA PALHAÇADA

  • Ben Domingues

    Gostaria de pedir desculpas pelo erro gráfio Eduardo Tironi e não Tirone como escrevi

    Abraços

    Ben Domingies Vitória ES

  • Sidão

    E o que você me diz do centésimo gol do Rogério Ceni ?

    Aguardo uma resposta, “um abraço”

  • Ben Domingues

    Tirone, isso é bater numa tecla cada vez mais que gasta e suja, Suja.. pela falta de critério por parte dos árbitros e pelos Fracos, fraquinhos departamento de arbitragem do Planeta bola, principalmente o do Brasil, veja você o Luxemburgo atacou covardemente o responsável pela arbitragem da CBF, ao Vivo pela poderosa Globo, aliás a Globo também é responsável por quase tudo que acontece no nosso futebol, bem mas deixa pra lá né, Vejamos a questão:

    Pelo ponto de vista do espectador,

    O que é mais ofensivo, tirar a camisa e extravasar toda a alegria ou a ARBITRO DEIXAR DE MARCAR CORRETAMENTE O LANCE E MUITAS VEZES TENDENCIALMENTE.

    Ao levantar a sua camisa o jogador homenagear um Evento, Um ente querido, Suas origens, ou a ARBITRAGEM NÃO ESTABELECER UM CRITÉRIO MUITAS DAS VEZES POR QUE VEM DE CENTROS LONGINCUOS E DEVIDO A EMOÇÃO DE ESTAR NUM CENTRO DE MAIOR DESTAQUE QUEIRA ELA CHAMAR A ATENÇÃO.

    Olha Tirone, o Brasil tem 200 milhões de treinadores, 200 milhões craques, 200 milhões torcedores, 200 milhões de repórter esportivo, e apenas e somente um dirigente o grandioso, magnânimo, poderoso, intocável Presidente da CBF RICARDO TEIXEIRA, que se nós fossemos lembrar as palavras de Charlles Degaule o Brasil não é um país sério, e talvez nunca será.

    Os culpados?

    Somos nós que fomentamos esses indivíduos, é a imprensa, por que o poder da informação ainda que em mãos muitas vezes suspeitas seria dona do único e infalível modo de buscar junto a opinião pública uma formula para banir de uma vez por todas quem realmente prejudica nosso Futebol, nossa cultura, nossa economia, nossa dignidade, nossa cidadania, nosso direito, e eu conclamo aos membros da imprensa séria que comecem a convocar o Povo para a realidade dos fatos doa a quem doer, …. Eu acho que muitos profissionais vão perder o emprego ou até podem morrer no ostracismo da ignorância e do esquecimento, mas o dia em nós nos tornamos um País sério talvez a seriedade não seja mais necessária.

    Meu caro amigo Tirone, infelizmente não muito que possa fazer, mas eu acredito que alguma coisa deva mudar nos próximos anos, quem sabe os caras pintadas não resolvam aparecer…..

    Fica meu alerta, o dia que a sociedade civil organizada e unida arregaçar as mangas e partir para o tudo ou nada, muita coisa desaparecerá.

    Um grande Abraço

    Ben Domingues, paulista, residente em Vitória ES um “BRASILEIRO COM MUITO ORGULHO”

    Ah, se quiser pode me responder via e-mail

  • rogerio

    prefiro as comemorações da epoca do viola ou então do paulo nunes

  • Belim

    Primeiramente parabéns pelo post. Gostaria de dizer que concordo plenamente com você, mas queria ressaltar que como corintiano que sou, me senti honrado ao ver as comemorações de gol do Willian diante do Fluminense. Bastante vibração, muito emocionante, assim como fazia o Elias.

    Abraço.

  • RENOR J. SAMPAIO

    NAO PODE ESQUECER DA COMEMORACAO DO REINALDO COM UM PUNHO ERGUIDO E A OUTRA MAO ABAICHADA ACHO QUE ERA UM PROTESTO, MAS ERA MUITO LEGAL.

  • sandro fla

    Edmundo quando marcava um gol saia mandando beijo para sua torcida, aquilo era emocionante.
    Acho que o que não vale é menosprezar a torcida rival após um gol, o resto tem de valer!!!

  • diego suarez

    oi vc esqueceu do armeration do armero ex palmeiras faz sucesso até lá na itália

  • Purcino

    100% de acordo com você, meu caro.

    Os programas de TV estão cheios de coreógrafos fantasiados de artistas e de profissionais de esporte que estão apresentadores.

  • Marcos

    As comemorações emocionantes estão cada vez mais raras.
    Só não concordo com os jogadores que tiram a camisa na hora de comemorar.

  • Marcos

    emocionantes estão cada vez mais raras.
    Só não concordo com os jogadores que tiram a camisa na hora de comemorar.

  • matheus

    Perfeito! Hj em dia as comemorações são padronizadas e patrocinadas! Bons tempos também em que o Romário fazia gol em clássico e mandava a torcida adversária ficar em silêncio ou o Viola imitava um porco diante de um gol contra o Palmeiras! Hj não pode nada… como vc disse, uma simples careta do Alcsandro o fez levar um cartão amarelo! Absurdo!

  • VALDIR

    EI, TIRONE . VOCE ESQUECEU DA COMEMORAÇÃO DO ARMERO RECENTEMENTE.
    AINDA ACHO MELHOR DO QUE A DO PELÉ.
    SEM FANATISMO PALMEIRENSE.

  • Tiago

    Meu Deus. Até que enfim achei alguém com a mesma opinião que eu. Concordo com cada vírgula.

  • Feliciano Caruso

    Aproveitando o gancho do meu comentário anterior, Tironi, oferece um kit do Lance! com chaveiro, mochila e boné pra quem fizer a comemoração com um “L” com os dedos indicador e polegar… já pensou a propaganda do Lance! na tv, em troca de um kit?!

  • Feliciano Caruso

    Tironi, essa comemoração do João Sorrisão é o que há de pior. Os jogadores fazem uma espécie de dança, seguindo a orientação de um programa de uma determinada emissora, acabam fazendo uma “propaganda” da emissora, em troca de… um boneco João Bobo.
    Os caras cobram cachês milionários para emprestar sua imagem a um produto e não percebem que estão fazendo uma propaganda de uma grande emissora em troca de um boneco de plástico… francamente!

  • A MAIOR COMEMORAÇÃO QUE JÁ VI ,FOI A DO MAURÍCIO EM 1989,AQUELA SIM FOI COMEMORAÇÃO.
    TE AMO FOGÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • WiLL

    A porcaria da FIFA não deixa fazer mais porra nenhuma. Não existe mais tesão no jogador de futebol p/ comemorar gol. Se eu fosse jogador profissional eu não comemoraria gol algum, e ainda faria cara de sério ou triste p/ deixar o momento bem sem graça tanto p/ tv quanto p/ fifa, quanto p/ quem tiver me vendo.

  • Thiago

    Essa onda do politicamente correto realmente está assolando o futebol

    Muita coisa na verdade é politicamente babaca como essa de se regular as comemorações

  • vinicius leal

    As comemorações estão morrendo muito em função dos árbitros que dão cartão pra qualquer comemoração que fuja o padrão e não o agrade, e outra coisa, a REDE GLOBO de televisão com seus programas esportivos influencia os jogadores, pedindo que eles comemorem os gols de acordo com o que ela gosta, pra ganhar ibope em seus programas esportivos, e os jogadores burro que são ajudam a levantar o ibope da emissora mesmo que sem saber, ela praticamente monopolizou as comemorações de gol a seu gosto, a cada semana cria um brinde novo a dar aos jogadores e os mesmos fazem, como cordeirinhos, a autenticidade não existe mais no futebol. Odeio essas comemorações combinadas, de dancinhas, eu ja vi essa comomemoração do Tardelli da Italia é de arrepiar mesmo, um das comemorações marcantes tambem é a do Mauricio do botafogo após a quebra do jejum do botafogo, o cara sai como um louco comemorando, isso sim é gol, gol tem que ter alma, espírito, é isso que move o futebol.

  • A verdade é uma só. O futebol está careta. Estão matando o futebol em sua magica e alegria. Aquele matéria do jornal inglês foi exagerada, porém tem um ponto de verdade.

    Temos Neymar e Lucas como as grandes promessas, mas nos anos 90/80/70 tinha um Lucas em cada time.

    Patrocínios, lei pele, corrupção tudo isso se junta e acaba com nosso futebol.

    Dar cartão amarelo por causa de uma careta é foda.

    abs
    http://mestreurbano.com.br

  • paulo de morais

    Acho que as comemorações de antigamente eram muito mais bonitas, os jogadores comemoravam sem debochar de ninguem, hoje existe um certo deboche de alguns jogadores e atitudes muitas vezes até dirrespeitosas com os adversários. Comemorar sim, mais as instituições devem ser respeitadas. Como era lindo ver o Jairzinho se jogar de joelhos na beira do campo e fazer o sinal da cruz, ou ver o pelé sair correndo em direção à torcida e dar um soco no ar. O futebol era mais bonito até nas comemorações.

  • Felipe Müller

    Não concordo, mas cada um tem sua opinião.Comemoração cada um tem a sua, se uns querem imitar os outros, não se pode fazer nada.Podemos exaltar os que comemoram de maneira original, nada além disso.Gosto da comemoração do João Sorrisão, acho que veio em uma hora boa para o futebol, é divertida e o jogador leva um boneco para divertir o filho em casa.

  • ola amigo,

    CONCORDO COM VC , O FUTEBOL A CADA DIA Q PASSA VAI PERDENDO A GRAÇA! OS JOGADORES PODE REPARAR Q NÃO COMEMORA OS SEUS GOLS COM A TORCIDA E SIM COM OS PROPRIOS COLEGAS DE TIME, EU FICO BASTANTE TRISTE COM O FUTEBOL NOS DIA DE HOJE ….
    JOGADORES ALTAMENTE FALSOS COM SEUS CLUBES E TORCIDA ,BEIJAM OS ESCUDOS DOS UNIFORMES E SABEMOS Q NAO É NADA DISSO , TUDO FACHADA. ABRAÇOS

  • Verdade seja dita ques comemorações mais toscas estas da atualidade, estas dançinhas de Neymar e cia, mais esta agora joao sorrisão

  • Tedy

    Meu caro Tironi,
    na minha humilde opinião o Ronaldo não “criou algo único” porcaria nenhuma!!!
    Pode voltar mais um pouquinho que você vê o Romário iniciando essa do dedo indicador
    por volta de 88, ou Copa América de 89 (e olha que sou flamenguista heim).
    Se não me engano quem “assoprou” essa pro Ronaldo foi a Brahma, na época a “nº 1”.
    Aguardo o esclarecimento, grande abraço…

  • O Ronaldo não criou nada único, a comemoração era algo apenas de marketing de uma cervejaria que tinha como slogan a nº 1!

    Vamos nos informar antes de falar algo!

  • Raphael

    Porém o do Ronaldo era ligado ao patrocinio com a AMBEV…não tem nada de unico..outros jogadores tbm faziam isso…

  • Jefferson Amaral

    Concordo plenamente contigo Tironi… As comemorações deicharam de ser uma explosão de emoção, comemoração de momento… Lembro aqui uma comemoração fora do comum… Reinteria quando jogava no Internacional de Porto Alegre, não faz muito tempo… Comemorava com um cachimbo na boca, uma toca de saci e pulando em um pé só… Isso sim é fazer uma coisa diferente… agora tem muitas regras bobas… a torcida pode chingar um jogador o jogo inteiro, e se o jogador marca um gol ele não pode mandar a tordida adversária ficar quieta com aquele sinal muito lembrado, a mão fechada perto dos lábios e o dedo indicador quase nariz… (PSIU…) é uma vergonha o que estão fazendo com o Futebol… e na Copa como vai ser??? Não vão deichar ninguém comemorar gols ? Porque na Europa são inúmeras as formas de se comemorar gols… Fica aqui o meu post… Um Grande Abraço. Jefferson Amaral

  • Jairo Ramalho

    Bela matéria, me lembrou o Cesar Maluco, arrepiante \o/

  • Igor

    A comemoração do dedinho Ronaldo imitou do Romário.

  • Saza

    O gol é um momento único, você só vai saber da emoção se já fez um e deveria ser comemorado de todas as meneiras, mas com respeito é claro.

  • Cleber Monteiro

    Assino embaixo!! Falta criatividade e quando o jogadores usam a criatividade tomam cartão!
    cartão para comemoração só deveria ser dada se o jogador ir na torcida adversaria ao contrário deveria ser totalmente livre!!

  • sergito

    isso é verdade daquia pouco o jogador que fizer o gol vai ter que fazer uma coletiva para pedir desculpas pro advesario

  • Marco Aurélio

    Realmente, essa jogada da Globo de lançar o João Sorrisão foi a maior furada. Muito midiático.

  • Victor/botafoguense

    Os “comandantes” do futebol brasileiro estao tornando o futebol uma coisa chata de se ver, daqui a pouco o jogador nao podera mais comemorar um gol,pois sera desrespeito ao adversario, a torcida, a patrocinadores, juizes, etc… e o futebol cada vez mais se transforma em uma coisa monotona..

  • Esse é mais um dos fatores que tornam o futebol contemporâneo cada vez mais chato e nos deixa saudosistas cada vez amis cedo.

  • Marcos Casali

    Das comemorações mais feitas, vc esqueceu de citar a de apontar os dedos para o céu

  • Marcos

    Concordo que as comemorações estão deixando de lado a raça e outros pontos em comum com o futebol. Mas isso é ocasionado pela midia que da espaço para os jogadores que se comportem como ela mesmo quer, como por exemplo as “dançinhas do É gol”, onde dançou igual eles querem, ganha mais segundos de fãma.
    Em outro ponto, penso que isso não tem nada que ser discutido, e que ainda há tantas questões a serem levantadas pelos jornalistas que poderiam levar ao futebol nacional a uma melhora e não são debatidas devido a publicações como essas, que nada mudam, tanto para o futebol, como para a massa que o assiste.

  • Caio Sipos

    O futebol perdeu a graça.
    Muita política, safadeza e corrupção em um único ambiente.

  • alexandre salomão de castro

    cada vez mais me desiludo mais com o futebol ,ao ver comentaristas dizerem tantas bobagens na tv,ja vi o pcvasconcellos com seu ar de sabio (que na verdade de sabio não tem nada ) dizer que jogador deve ser punido até pelo clube se fugir a regra ,que jgdr que imita matador está encentivando o crime,quando o proprios meios de comunicação so falam sobre o assunto para venderem mais,comentaristas que nem o citado é que me fazer pensar ,sera que vale a pena torcer?para um cara que nunca chutou uma bola vir e falar tanta abobrinha ,o duro que os jgs so passam na blobo

  • danilo sanches

    Concordo com vc tironi. atualmente hj no futebol as comemoracoes estao cada vez mais pateticas,essa de bondes sao comicas,coracao eh meio bambi.saudade do xodo da fiel neto quando marcava um gol sai correndo e caia d joelho e com o seu punho no ar,marcelinho carioca correndo e dando bracadas no ar,viola cada gol uma comemoracao diferente sempre com o seu bom humor,o fenomeno com o seu dedo indicador para o alto,hj no futebol atual os caras estao mais preocupados e mandar um recado para a sua esposa ou namorada oq eu nao acho errado mas da pra ser um pouco mais criativo pela a grana q vcs estao ganhando.q saudade da decada de 90.saudacoes corinthiana.

  • O futebol esta se tornando uma coisa chata, primeiro vem os tecnicos com os tal sistema ferrolho, e quando um atleta consegue furar e quebrar tudo isso, não tem o direito de comemorar, pois tudo e desrespeito, enfim os que ficam no gabinete engravatado, dita as normas e ganham muito dinheiro e ainda assim, não estão satisfeito querem mais escravos para satisfazer os seus egos, enfim no final vão todos a pqp.

  • Chicão

    Concordo plenamente, mas creio que deva-se coibir apenas os abusos, em relação a quando se perde muito tempo comemorando, mas no geral tem que comemorar mesmo. Lembro quando no Maracanã o Renato Gaucho fez um gol e foi falar no orelhão atrás das traves, muito legal essas coisas, fazem parte do futebol. Agora o cara tirar a camisa e subir no alambrado, demora uns dois ou tres minutos para o jogo recomeçar e, neste caso, o time que toma o gol sai prejudicado né… Então acho muito legal as comemorações, mas também acho que tem que haver bom senso.

  • gilson

    Outras comemorações memoráveis, em minha modesta opinião :
    -Juari , em 78 , dando voltinhas na bandeirinha.
    -Serginho, erguendo o guarda-sol do representante da FPF numa final !
    -Alcino, da Portuguesa dançando (estava dopado como se viu depois)
    – A frieza de Sócrates, somente erguendo o braço, diferente da firmeza de Reinaldo do Atletico-MG.
    – Neto e Schachner da Austria em78, ambos deslizando de joelhos pela grama

    E sobre a vibração, o gol de Messi , na final da UCL, sincera manifestação !
    Pobres meninos que até pra comemorarem gol não estravazam sentimento tão importante do jogo: 0 gol.

  • Jefferson kishibe

    perfeito… só esqueceu de dizer das comemorações em frente as cameras pra mandar recado… sendo que milhares de torcedores estão ali passando energia a eles…
    na minha opinião são muito ingênuos …
    vou dar o exemplo do Souza quando jogava pelo Corinthians…
    nunca marcava gol, e quando marcava ficava quieto e falava que era por que “meia duzia” criticava ele…!!!
    aquele era o momento de ele subir no alambrado!!! gritar e vibrar com a torcida e ganha-la de volta…!!
    mais como ele, infelizmente existem mais milhares de jogadores assim..!!
    a mais marcante dos últimos tempo, foi o Fenômeno quebrando o Alambrado em Presidente Prudente, sinal de renascimento, alegria, êxtase total…!!! e infelizmente denovo, levou um amarelo, vide Alessandro e Neymar com a máscara…

  • Jamelão

    Eu não acredito que o Tirone perdeu todo seu tempo pra escrever essas asneiras!!!
    Ao invés de contratar jogador que é bom!!! NADA!!! Na minha opinião Tirone, se você quer ver GOLS! contrate jogador!

  • Victor

    Como não lembrar da comemoração de Bebeto na copa-94 em homenagem ao seu filho recém-nascido!

  • Moysés Gustavo Tavares Cohen

    Meu amigo vc esqueceu a comemoração fantastica do Pet em 2001 naquele golaço de falta contra a bacalhoada no Tri do MENGÃO. Aquilo foi lindo a corrida para perto da galera braços estendidos e a caida de costas demonstrando a vitoria do guerreiro.

    Saudações RUBRO NEGRAS

  • Neto

    Vem com o joao sorrisao,Vem com o joao sorrisao.

  • Pedro Tonet

    Me recordo uma comemoracao com certa emocao, recente!

    A comemoração do Pablo Armero, diante do gol feito contra o Santos no ano passado

    hehe Dale Verdao

  • Paulo Pinho

    Como não lembrar do furacão na copa de 70, do Gerson na mesma copa, Assis da Fluminense na final com o Flamengo, quem esquece o Bebeto no embalo da criança. Pura emoção. O Futebol, as torcidas e os jogadores de antigamente eram muito melhores do que hoje, infelizmente as comemorações tabém.

  • gustavo

    Concordo plenamente

  • Antonio

    É verdade. Concordo plenamente com tudo que você disse. Só acho que tem que acabar com o costume (mau, por sinal) de tirar a camisa. Todos sabem que a arbitragem está seguindo a lei (certa ou errada, mas é a lei!) que manda punir com cartão amarelo esse hábito. De resto, tudo certo!

  • Kiefer

    Realmente, um saco!
    Aliás, futebol tá um saco, a midia tá um lixo, quero só futebol de volta e o velho Placar, Gazeta Esportiva, que se preocupavam com futebol e não com fofoca pra tudo que é lado, ti ti ti da bola, intriga, especulação…um lixo.

    Vai Corinthians !!!!

  • Lucas

    Concordo plenamente, até o Futebol, que seria o momento de descontração e alegria, está se tornando monótono e marrento, perdendo suas características e raízes do verdadeiro futebol muleque, futebol malandro!
    Não se ve no futebol atual, exceto Neymar e Lucas, jogadores que arrancam suspiros, driblam, passam a bola por baixo da perna do adversário ou mesmo o verdadeiro chapéu/lençol, o que realmente deixa o futebol alegre e divertido.
    O que Mané Garrincha diria ao ver jogadores sendo polidos/moldados a não terem esse tipo de característica?

    Será o fim do futebol alegre?Futebol muleque? Futebol ARTE?

    Até porque, ultimamente não tem nada de Futebol ARTE e sim FUTEBOL BUROCRÀTICO!

    Abraços

  • Ale

    Não, o Fred seguiu o pedido de um grupo de jogadores q comemoravam ao lado dele. Dá p/ ver q eles puxam o dedo, falam e aí ele faz. Com jumento é assim, tem que ensinar até como se faz marketing.

  • kleber

    ô Inveja! huahua

  • (Clap, Clap, Clap, Clap) Concordo plenamente com suas palavras. Assunto que estava no meu subconsciente, mas eu não saberia colocar no papel com tanta maestria, igual as comemorações ora citadas.

  • Glauber Molinari

    Concordo, primeiro não pode levantar camisa, agora não pode fazer careta… depois não poderá sair das 4 linhas, depois ?! fazer GOL é sua obrigação e fica quieto.

MaisRecentes

Ainda é cedo para tudo



Continue Lendo

Nove verdades (ou não) e uma mentira (ou não) do mundo do futebol



Continue Lendo

É o melhor. Não é mais. É de novo



Continue Lendo