O gol contra da Fifa



No dia 7 de dezembro de 2010 o escritor inglês David Goldblatt postou na internet um artigo com o título “Gol contra da Fifa”. A primeira frase do texto dizia o seguinte: “Não há nada como uma derrota catastrófica para forçar a radicalização”.

Em 2 de dezembro, portanto cinco dias antes, a Inglaterra havia sido humilhada na escolha da sede da Copa do Mundo de 2018. Com apenas dois votos no Comitê Executivo da Fifa, foi preterida pela Rússia.

Quem quiser ler o texto, em inglês, basta clicar aqui:

Inglês, Goldbatt defende em seu artigo que a derrota da Inglaterra colocava em xeque de uma vez por todas a Fifa, seus processos pouco democráticos, sua estrutura fechada e blindada de qualquer tipo de investigação. A candidatura inglesa era certamente a melhor, mas quem levou foi a Rússia.

Ninguém soube como o comitê executivo chegou a este veredicto, mas a escolha foi tão estapafúrdia que causou espanto no mundo todo. O momento era oportuno para que imprensa, amantes do futebol e sociedade civil clamassem por mudanças.

Goldblatt antecipava o gol contra da Fifa. Ao dar a Copa a uma candidatura pior do que a inglesa, provocou suspeita. A derrota trouxe a radicalização (e esta é uma ótima notícia).

As denúncias transbordam da entidade, a imprensa londrina (a influente BBC em particular) investiga a entidade com apetite voraz e se as provas de corrupção aparecerem, o castelo chamado Fifa tremerá como nunca.

E deverá respingar em gente como Ricardo Teixeira e João Havelange, dois dos nomes citados como envolvidos em assombroso esquema de propina.

No Brasil, se acontecer, a revolução será de fora para dentro. Assim como os ventos democráticos levaram regimes ditatoriais do mundo árabe, o que acontecer lá fora será determinante para o que poderá acontecer aqui dentro. Por enquanto, a estrutura está blindada. Mas uma hora não dará mais para fingir que nada está acontecendo.



  • Peimeiro quero dizer que sou flamengista. Segundo que não coloco a paixão acima das coisas serias e terceiro me envergonho de ser brasileiro e ao mesmo tempo fazer parte de uma nação em que os grandes, os ricos, os poderosos fazem o que bem querem e tudo continua como se nada estivesse acontecendo é nessa hora que nos falta o nacionalismo, pois, se fossemos realmente nacionalistas de verdade não teriamos aceito sediar dois eventos que vão consumir mares de deinheiro. Como sediar uma copa e uma olimpiada com o nosso povo passando fome? Sem falar no “sem” educaçao, segurança, saúde, nada. Para finalizar se alguem concorda com o que escrevi e realmente tem a vondade que tudo isso mude, vamos aproveitar a propria internet para divulgarmos, fazernos abaixo assinados, entrar com processo no misterio público de todo país contra o governo e essa loucura de gastar o nosso dinheiro com coisa que não vai trazer beneficio algum, vamos fazer uma corrente vencermos essa loucura estafundia vamos juntos mostrar que nós o povo tem poder.

  • Tironi

    É difícil prever neste momento. Vai depender de muitos fatores:
    1) No que vai desembocar estas investigações na Fifa
    2) De como for a Copa no Brasil. Um mau desempenho da Seleção vai destruir a blindagem em torno de Ricardo Teixeira, por exemplo. Dependerá também de como for a copa. Se for uma boa copa, organizada, será positivo para a candidatura dele. Se não for, pode ser ruim para ele.

  • “Realmente Tironi, está difícil.
    Esse caso da eleição da cede só foi mais um caso…
    Até quando o Poder passará por cima dos valores éticos e óbvios?

    Acho que hoje eu encontrei a resposta:

    Quando alguém mais poderoso ainda se manifestar…
    E as pessoas começaram a entender que juntos somos mais e temos muito mais voz.”

    APROVEITANDO… MUITO OBRIGADO TIRONI PELA PRESENÇA NO COMUNICAÇÃO EM FOCO…
    PRA MIM FOI UM PRAZER TE CONHECER PESSOALMENTE, QUE DEUS O ABENÇOE…
    @luciannok estamos lá…

  • Tironi, você acredita que Ricardo Teixeira será o próximo presidente da FIFA?
    Li boatos sobre a falcatrua e tenho receio se isso é verdade.

  • Estamos no BRASIL, e J A M A I S estas pessoas serão presas!!!!!
    RICARDO TEIXEIRA só DEIXARÁ A CBF, DEPOIS DE MORRER!!!!!
    BRASIL é o país da F A L C A T R U A, e jamais pegarão qqr S A F A D O!!!!!
    Vcs virão o PALOCCI??????? Acham que vai acontecer qqr coisa CONTRA ELE?????
    J A M A I S!!!!!!! Ele é do PT, partido do LULA.
    Enfim, o PAÍS ainda tem S A Í D A. É o AEROPORTO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    FELICIDADES

  • Thales Rocha

    Uma entidade comandada tanto tempo por um brasileiro, certeza que ia dar merda…

  • Mário Wagner Dias

    Para o tal de Edu Machado: Voce reparou que de todos os comentários aqui, o seu foi o único idiota. Tudo bem que vc é “framenguista”, mas não precisa mostrar o ódio que vc tem pelo Botafogo ser o clube que mais humilhou o seu na história do futebol. Só vc e os “framenguistas” acham que a CBF é contra voces. O clube mais beneficiado na história do futebol brasileiro. Até o presidente da CBFla é “Framengo”. Procura esquecer seu lado burro-negro e opinar sobre futebol com mais inteligencia, pois mesmo você, com um pouquinho de esforço deve conseguir.

  • Marcos

    Toda essa conversa é papo furado. O Blatter está usando as denúncias dos ingleses para desestabilizar a candidatura do adversário nas próximas eleições da FIFA. Já deve ter feito um acordo com os ingleses, é capaz até de anularem a escolha do Qatar e substituir pela Inglaterra (o que convenhamos seria muito melhor). Quanto a punição de Teixeira e Havelange, onde vocês pensam que estão? O Congresso Nacional tem 505 ladrões e corruptos e não acontece nada com eles, por que aconteceria com os dois gatunos do futebol? Gostaria de ver a mesma revolta de vocês em prol de punir os demais corruptos do futebol (presidentes de federações e de clubes) e os nossos políticos sem-vergonha.

  • Pablo

    Fedeu, e se Deus ( que é grande ) quiser, federá muito mais !

    Não dá pra entender como esse verme do RT que pinta e borda no futebol brasileiro, leia-se CBF, e nada

    lhe acontece, deve ter as costas muito quente, haja vista; como um suposto cidadão comum ( sabemos que

    ele não é – putz ) fica tanto tempo à frente da confederação do futebol mais vencedor do mundo, compra

    brigas políticas com quem ousar lhe desafiar, não faz nada de bom para a evolução do futebol fora de campo,

    deixa os clubes as mínguas enquanto ela linda e formosa com faturamento anual com patrocinadores que

    nenhum clube possui. Tem que acabar com essa perpetuação de cartolas no poder, com um mandato de 3/4

    anos, com no máximo 1 reeleição, e sem direito de depois ir para outra de outro esporte, pq eles são muito

    ” espertinhos ” ….

  • sandro fla

    Somos cegados pelo amor que temos ao futebol. Se abríssemos realmente os olhos não torceríamos mais para ninguém, pois é difícil não acreditar que 90% dos resultados de jogos no mundo todo são manipulados!
    Todos ou amaioria dos clubes principalmente os grandes já se beneficiaram de alguma armação vindas de confederações nacionais ou internacionais!

  • Roberto

    Na minha humilde opinião, o absurdo mesmo foi a escolha do Qatar para a Copa de 2022 e não a Rússia 2018.

  • vinicius leal

    Só há um jeito de tirar o Ricardo Teixeira de la, e esse jeito não é cordialidade e investigações não, porque sujeitos como ele tem a proteção de muita gente influente, são mafiosos, eles tem carta branca pra roubar, porque muita gente ganha com isso.
    O jeito é os torcedores de todos os clubes esquecerem um pouco a rivalidade e o bairrismo e começar a protestar no estádios e na porta da CBF todos os dias, se em todos os jogos surgirem cartazes e bandeiras pedindo a saída dele, musicas sendo cantadas contra ele, aí sim eu vejo uma chance dele jogar a toalha.

  • vinicius leal

    E desde quando aqui no Brasil alguem está interessado em investigar essas coisas?
    Se nem na política estão interessados em investigar falcatruas, quanto mais no futebol.
    Os cara la da Inglaterra tiveram que fazer oque aqui ninguem faz.

  • edu machado

    esse texto só prova que a origem do botafogo é inglesa. só tem um titulo importante, vive chorando e acusando os outros de lhe roubar mas vive roubando a tudo e todos.

    as unicas 3 verdades são: a russia não deveria ter ganho (assim como aquela lá no oriente médio), a fifa é corrupta, e a CBF mais ainda e só faltou a 4, a CBF tenta ferrar o flamengo mas como viram k tem risco de o ventilador receber munição tão meio arregados.

    ah, queria ver o mr. teixeira explicar como que o flamengo tem divida de 8 milhões com a CBF e a CBF tem uma com o flamengo de 32 milhões. é algo muito engraçado

  • Jacques A. de Melo

    Infelizmente eu acho que essas denuncias só estão acontecendo pelo fato da Inglaterra ter perdido a indicação. Se tivesse ganho, hoje estaria “Tudo como Dantes no quartel de Abrantes”, ou seja, ninguém investigaria nada, o Blatter é o melhor, o Havelange é um “semi-Deus” da FIFA, o Ricardo Teixeira seria apontado como provável futuro candidato ao cargo máximo do futebol e por aí vai….
    Galera, essa gente é tudo mafiosa. Fazem o que querem e ninguém se interessa em mudar esse “Status Quo” pois tá todo mundo no bolso. É de Federação, Confederação, Clubes, etc, etc, etc.

    Sabem quando vocês verão o R. Teixeira se dando mal??? NUNCA, haja visto as CPI’S da Nike e outras que nem sequer o dito cidadão compareceu para “prestar esclarecimentos”.

  • Henrique

    gol contra???? a FIFA e a CBF estão tomando é de goleada, 2 entidades sujas e corruptas.

  • Paulo Pinho

    Vi na Tv a entrevista do jornalista inglês, e como brasileiro fiquei extremamente envergonhado e me senti irremediavelmente lesado por esse bando de gatunos que diariamente nos roubam sem que nada aconteça. Lamentável, mas é fato que o brasileiro já acha isso normal. Se nós, que amamos o futebol acima de quase tudo, nada fazemos sobre os fatos citados, imaginem o resto.

  • Leo

    Espero pelo dia em que o Ricardo Teixeira será preso. Não é possível que ele saia impune diante de todas as falcatruas que seu nome é ligado.

  • Nilson Campos

    Aposto o que quiser que vai dar em nada. São muitos interesses e muito dinheiro em jogo. Interesses de muitos contra os interesses da Inglaterra. Não vão mudar o “Status Quo”.
    Apostei também (e ganhei) que nada iria acontecer em um julgamento ontem no TJD do Técnico e do goleiro de um time grande do Rio por invasão de campo, xingarem, acusarem o juiz de ladrão e outras coisas mais. Todo mundo viu. Foi gravado.
    Enquanto outro jogador de um time pequeno twittou que foi ao Rio e aconteceu com ele o que acontece com muitos “foi roubado”. Pegou seis jogos de gancho.
    Mude isso!

  • Mário Wagner Dias

    Sempre houve muita coisa errada lá. Se investigarem com afinco, muita coisa virá à tona. Será que na CBF é diferente? A diferença é só na impunidade, pois quem comanda o futebol brasileiro não tem interesse de fazer uma limpa lá dentro.

  • ADILSON SOUZA

    E alguem duvida dos dois maiores ladrôes do futebol brasileiro,basta levantar o patrimonio dos coiotes,e o FLUMINENSE que o diga quando a RAPOSA VELHA foi o grande presidente.O BRASIL precisa tirar estes dois VAGABUNDOS da frente do nosso FUTEBOL.

  • Bebiano

    Maravilhoso , comentário ! Pena que alguns brasileiros “apaixonados ” quando é para compra ou vende de jogador entram nos blogs escrevem besteiras estapafurdias e quando um assunto sério como esse nem ligam , porém é BRASIL onde a corrupção invade nossas casa a troca de “balas”.
    A terra da rainha vai estar mais uma vez , em cima da FIFA e dessa vez “como vc mesmo disse Voraz para apontar as irresponsabilidades , e isso chama atenção pois o BRASIL esta com a Copa parada , e como os Ingleses criaram o futebol , a paixao deles deve ser maior que a nossa , pois tratam de uma forma responsavel e lucrativa onde o publico vem em primeiro lugar.

    Sds

  • E alguém tava esperando honestidade da Fifa?????

    abs
    http://mestreurbano.com.br

  • ótimo, ótimo, ótimo texto, preciso guardar isso,
    pra mostrar ao meu filho no futuro, q um dia os corruptos
    caem.

    pegaram o “otário” errado, uma coisa é lesar X ou Y,
    mas tentaram dar golpe logo na Inglaterra, e sobretudo
    no assunto caríssimo à eles: futebol.

    lá futebol é coisa séria – na Itália também, a Juve q
    o diga!!!!-

    no Brasil, não, é usado sempre pra esconder certos
    acontecimentos políticos com pane et circus.

    com permissão, gostaria de republicar o texto no meu blog,
    com os devidos créditos.

MaisRecentes

E se der tudo errado?



Continue Lendo

Muita calma com Rueda



Continue Lendo

Muitos jogadores, nenhuma ideia



Continue Lendo