Cortina de fumaça



Uma cortina de fumaça. Assim pode ser definido o Estadual do Rio de Janeiro (como o de outros grandes centros do futebol nacional, mas o assunto aqui é o Rio).
Foi o indefensável estadual de 16 clubes que mostrou ao Brasil um Flamengo imbatível. Campeão invicto, aumentou sua superioridade local mais ainda, se tornando um verdadeiro bicho-papão por aqui e transformando os rivais grandes em coadjuvantes, papel que no passado era destinado apenas aos clubes pequenos.
Indefensável porque até o maior amante dos estaduais há de concordar que não há cabimento em ter 16 clubes nesta disputa.
Mais da metade são quase amadores, que não cabem nem no papel de sparring para os grandes que disputam a primeira divisão nacional, a que realmente interessa.
Assim, uma pergunta é inevitável: para que servem estes estaduais? A última boia de salvação dos defensores  do torneio (que um dia foi muito importante) é o de que serve como preparação para o restante da temporada.
Mas como explicar a enorme dificuldade que o campeão carioca invicto teve diante do primeiro e único adversário de Série A que enfrentou na Copa do Brasil? (Falo do Ceará).
Ou como explicar a eliminação do Botafogo na Copa do Brasil para o Avaí? Isso sem falar que foi graças ao fracasso no Estadual de “preparação” que Joel Santana caiu.
Um novo treinador chegou, com novos métodos, atrasando o ano em pelo menos três meses.
Já passou da hora de se pensar seriamente no futuro dos estaduais. Novo formato, menos datas para os grandes, menos prejuízo e, principalmente, lhe creditar menor importância. Afinal, ele hoje não passa de uma cortina de fumaça.


  • Na minha opinião o campeonato estadual precisa existir sim.
    Antigamente o estadual servia, como trampolim para disputar a Copa do Brasil. O campeão e o vice disputava o torneio, que era interessante esse formula, o torneio era bem disputado e como o numero de times reduzido. O que não pode é uma copa do brasil ser disputada com 64 times ou 72 times. Eu prefiro assistir um Botafogo x America , do que Botafogo X River PI. Com todo respeito ao River. Flamengo X Horizonte, é brincadeira. Realmente o Estadual do Rio é fraco e dos outros estados? Minas só tem a dupla Cruzeiro X Atlético, todo ano sabem qual vai ser a final do Gaúchão, dupla Gre-Nal. O que precisa acontecer no Rio é apenas uma redução de times, assim ia ser mais atraente a disputa do campeonato. Uma forma interessante seria fazer uma seletiva, só pequenos jogariam, classificavam 4 times para jogar com grandes na 1º e 2º turno do estadual no total de 8 times. Formato na Copa do Brasil com 24 times só os campeões de cada estado.
    Um Abraço a todos.

  • Pingback: Cortina de fumaça | Blog do Tironi | Link Mundial()

  • Mauro

    Torcedores ofendem os nordestinos via Twitter
    12 de Maio de 2011 04:59.

    Dois torcedores do Flamengo exageraram, com palavras preconceituosas em relação aos nordestinos, em seus comentários publicados no Twitter, no final da noite de ontem, durante os momentos finais da partida entre o rubro-negro da Gávea e o Ceará, jogo de volta válido pelas quartas-de-final da Copa do Brasil.

    A torcedora, que se identifica no microblog como Amanda Régis, escreveu: “Esses nordestinos pardos, bugres, indios acham que tem moral, cambada de feios. Não é atoa que não gosto desse tipo de raça”. Minutos antes, Amanda já havia publicado outras na twittada anterior, ela já havia escrito: ” Esse povinho falando do meu time, são tudo uns mal amados, invejosos!!!”

    Outros comentários de cunho preconceituoso partiram do torcedor que se identifica como Lucian Farah. Em três deles, ele diz: “Acho que eh soo .. bando de viado que roobaram esse jogo .. nordestinos burros!”; “Ei, nordestinos, eu quero eh que vcs se fodam, fmz? seus nordestinos filhos da puta”; além de “Só vim no twitter falar o qnto os NORDESTINOS é a DESGRAÇA do brasil.. pqp ! bando de gnt retardada qe acham que sabe de alguma coisa”.

    http://br.esportes.yahoo.com/noticias/esportes-torcedores-ofendem-nordestinos-via-twitter-12052011-25.html

    —————————————————————————————-

    Chocante. Revoltante. Mas não inteiramente surpreendente, em se tratando do hoje considerado “clube popular” Flamengo…

    O Flamengo volta às suas origens, de clube elitista e rascista, que chegou a boicotar o campeonato carioca de 1924, pelo fato de o Vasco da Gama contar com jogadores negros em seus quadros.

    A profissionalização do futebol, e sua transformação em business, levou o clube de elite carioca Flamengo a aceitar jogadores negros e a procurar ampliar a sua legião de torcedores no RJ e em todo o Brasil.

    Mas, como se vê nessas lamentáveis manifestações de rubro-negros após a eliminação frente ao Ceará, “uma vez Flamengo, sempre Flamengo”…

  • santos

    cbf esta uma goiabada pois colocando arbitros sem nenhuma qualidade para apitar jogos da importancia da copa do brasil.e campeonato brasileiro,pois abitros de brasilia estão acostumados a apitar jogos do ceilandia, time de sobradinho do samambaia, time do candangolandia,jogos sem nenhuma espressão ,ai federação de arbitragens coloca um arbitro destes pa apitar jogos de espressão nacionalsou daqui e sei que arbitro de brasilia não tem condições nenhuma de apitar jogos do campeonato brasileiro, ou copa do brasil

  • Ademir Santino de Lima

    Ora, no jogo Flamengo X Ceara, faltou o apito amigo (do Fla). Se essa imprensa esportiva não fosse tão nociva, estaria noticiando um fato inédito no Campeonato Carioca: Todos os jogos do Flamengo teve a interferência direta da arbitragem a favor do Flamengo. Desafio a qualquer jornalista parcial ou imparcial a provar o contrário.

  • santos

    ceara , flamengo eliminação na copa do brasil em vista .em primeiro lugar e preciso que ronaldinho comece a jogar bola por que ate agora ele não mostrou nada ,luchemburgo inciste em escalar deivid ,fernando, welington, galhardo, jogadores que comprovadamente não estão acrescentando nada ao time do flamengo.deixando de fora alguns jogadores como botineli, e fierro , negueba,vanderley,e diego mauricio. que comprovadamente ja mostraram sua garra e força de vontade nos jogos que disputaram,o time prescisa de jogadores que realmente se entreguem ao embate a peleja com garra e muita força de vontade

  • renato

    Esse interesse dos veículos de comunicação em extinguir os Estaduais é vergonhoso! Há muito a mídia vem tirando o foco dos Estaduais e tentando mudar ou moldar a opinião dos torcedores. A questão, é claro, apenas econômico-financeira. Cobrir os clubes Grandes (todos sediados em grandes centros) é muito mais barato e o principal, rende muito mais a estes veículos!

  • ramiro

    Além de todos estes profissionais que vc citou podiam empregar também um professor pra vc nunca mais escrever fisiologista com “z”.
    Regional só é importante para alguns times falarem que ganharam algum título no ano (Sul e Minas p.ex)
    Deixa essa porcaria para os times do interior e ressuscitem o Rio-São Paulo que vai servir muito melhor como preparação.

  • Tricolor sincero

    Olha, o futebol brasileiro está tão ruim que os últimos campeões são do Rio de Janeiro. Acho que você deveria lavar a boca antes de falar do campeonato mais antigo e respeitado do país. Só faltou isso. Afinal, se até capenga, os cariocas são campeões brasileiros.

  • Brazopolitano

    Levando em consideração que o framengo é o campeão carioca, tendo como grande atração o ex-jogador em atividade ronaldinho gaúcho, a coisa ta feia mesmo, quanto aos paulistas a coisa piora, Parmeira leva de 6 e os bambys empacam como burros véios com o gol contra do adversário avai, pelo andar da carruagem e com as “brilhantes” analises dos comentaristas Cariocas e Paulistas, o Ceara é o favorito a ser campeão do Brasileiro. rsrsrssr

  • José Eduardo

    É uma tremenda babaquice acabar com os estaduais. Time pequeno revela sempre jogadores.
    Alem do mais vamos empregar jogaDORES, MEDICOS PREPARADORES FISICO,ROUPEIRO,MASSAGISTA,FIZIOLOGISTA,TECNICOS ETC,ETC.
    Estes profissionais merecem todo o respeito

  • Saulo

    Bom! Primeiro nem sei seu nome, nunca tinha lido nenhuma noticia ou post seu.
    E acho que não perdi nada levando em consideração se todos for igual a esse.
    Mais que o Flamengo não esta jogando nada não esta, que demorou para enchergar que o Ronaldinho ta mal demoro, que o fluminense (meu fluminense) saiu mercido da libertadores sai, alias ta uma bagunça as larangiras graças ao senhor Peter pan, que o vasco não tem time e vai berrar no brasileiro vai e que o botafogo ta igual avai, sport, figueirense ou goias esta, time pequeno esse botafogo.
    Mais dai criticar o campeonato carioca, amigo o boa vista deu sufoco no 4 grades, o olaria tambem chegou. E em São paulo? os pequenos ficaram pelo caminho! ninguem chegou.
    E ta todo mundo no Brasil uma porcaria, o BADALADO Cruzeiro perdeu para o once caldas em casa, perdeu a primeira da final para o Galo, o Bahia nem na final chegou, e la deve ter só uns 3 times.
    E em São paulo? esse ano o curinthians ficou pelo caminho na libertadores nem passou pelo Tolima.

    Me diz qual o melhor time do Brasil? Quem é imbativel? quem ta melhor? Se me disser Coritiba já te adianto que nem fica entre os seis melhores no brasileiro.
    Gente no Brasil os craques estão em decadencia, o que vale é fisico (vide adriano, ronaldo,Ronaldinho, Deco, Valdivia entre outros).

    Ta tudo uma porcaria, assim com sua material….
    Salve Neymar…. (só cuidado com lesão pois o ratão do Burricy, elevou ela para vila e mostrou que o problema não era o gramado das laranjeiras, Elano e ganso foram os primieiros).

  • PÇaulo

    “mostrou ao Brasil um Flamengo imbatível” Parei de ler aqui.

    Imbatível mas que não bateu em ninguém também só nos pré-amadores. Invicto pois não ganhou nenhum clássico.

    E o outro ainda acha que vai “sapecar” três ou quatro no Ceará. Pretensão e água benta não fazem mal a ninguém. Vai lá Vovô!!

  • o estaduais é o seguinte: todos dizem que nao valem nada, mas todos querem ganhar em qualquer estado, ou seja, os estaduais sao validos sim, pois na pior das hipoteses serve de avaliaçao dos times para o brasileirao

  • Felipe

    Compreendi o comentário e aprovo.
    Nenhum estadual, em todo o Brasil, serve para nada.
    A não ser para aquele bom e velho sarro que os torcedores tiram um com o outro.
    Sendo assim, competições mais enxutas seriam bem-vindas.
    Acredito que, no Rio, 12 clubes está de bom tamanho.
    São quatro jogos a menos e, logo, duas semanas a mais de pré-temporada.
    Isso é o que realmente importa. O time treinando todo dia, concentrado.
    A consequencia disso seria jogadores melhores preparados.
    Enfim, nossa cartolada nunca iria permitir isso.
    Afinal, existem sempre aqueles bobos que aplaudem o falido formato do Estadual.

  • Nayron

    Sinceramente não sei aonde você quer chegar, se você defende o fim dos estaduais seja mais direto e aproveite para bolar uma maneira de substituí-lo, pelo menos opine, não só critique, pois assim fica fácil se opor. Com relação a sua tese do campeonato estadual ser ou não parâmetro para o campeonato brasileiro (e nessa linha todo paulista adora citar o carioca como exemplo), ela não deve ser respeitada ou acatada, pois se assim pensarmos, nesse ano deveríamos, após a Copa Libertadores, repensar a fórmula do brasileiro. Outra colocação a ser feita é de que nenhum momento nós flamenguistas pensamos ser imbatíveis ou que sobramos no estadual, apenas gozamos dos torcedores rivais como é tradicional em todas as regiões do nosso Brasil, agora transformar o time do flamengo em um time fraco como vocês estão querendo é inaceitável, caso chegarmos a Fortaleza e sapecarmos 3 ou 4 no ceará seremos o quê? Vou aguardar para saber.

  • Eu

    “aumentou sua superioridade local mais ainda, se tornando um verdadeiro bicho-papão por aqui e transformando os rivais grandes em coadjuvantes”

    Um time que não ganhou nenhum um clássico decisivo? Para com isso! nem vou comentar o resto?

  • Guto

    Engraçado você só ter falado do Flamengo e do Botafogo! Ou você acha que Fluminense e o Vasco fizeram grandes coisas até agora ? O Flamengo teve dificuldades diante do Ceará sim, mas ser comparado ao botafogo que fez a pior campanha entre os grandes é brincadeira. Tirar o Fluminense e o Vasco desse seu comentário meio “arco iris” também é outra brincadeira.
    E tem mais uma coisa, não tem ninguém no Brasil inteiro que esteja jogando muito. Não tem nada demais em São Paulo, em Minas (aliás o “grande cruzeiro” é brincadeira), no Rio Grande do Sul e em lugar algum. Menosprezar a campanha do Flamengo alegando que pegou adversários fracos e coisa e tal e excluir de um artigo que fala sobre isso os “grandes times” do Vasco e do Fluminense que também pegaram adversários tão fracos quanto os do Flamengo e não ganharam nem a metade, só mostra a má vontade que integrantes da imprensa arco iris tem com o Flamengo. Mas vão malhando a vontade por que o jogo ai não acabou!!

  • Ilton

    Boa Tirone! Muito oportuno este seu post. Há muito que estes estaduais já estão ultrapassados, não servem nem para preparação, porque eu nunca vi um técnico “cair” na pré-temporada. O estadual do Rio é um verdadeiro me engana que eu gosto, os clubes aqui são os verdadeiros papões, mas no Brasileirão brigam para não cair. É um absurdo pré temporada de dez dias, eu creio que em nenhum lugar do mundo alguém conseguiria montar um time técnica e fisicamente em dez dias. Só servem para promover dirigentes aproveitadores e oportunistas que gostam de aparecer, como o presidente da Federação paulista que disse que teria que haver mais datas para os estaduais, é brincadeira! Estaduais bem curtinhos e mais datas para as pré-temporadas, aí sim, teremos times melhores, jogadores se contundindo menos e rendendo muito mais dentro da quatro linhas e espetáculos, que é o que o povão gosta.

  • marcelo curitiba

    o cara levou a bola com a mão no segundo gol do ceara nitidamente…

    o botafogo foi outro que passaram a mao escandalosamente com aquele penalti sinistro no final!

    os times do rio estao jogando bem, mas nao ao ponto de vencer 11 + juiz… alias ng no Brasil tá.

  • Gilberto Wayand

    Não concordo com você, o estadual do Rio de Janeiro e o mais charmoso do brasil e dito isso pela própia midia. O Estadual Carioca é a forma de se ver aqueles jogadores que vão servir para o brasileirão, Fora você veja, o Botafogo foi campeão direto em 2010, e no brasileirão uma campanha média. Sem não houvese o estadual, a torcida não comemoraria nada sem contar a rivalidade. O que falta são as gestões inteligentes profissionalizando os clubes, com investidores estrangeiros para gerir os clubes e por que não? ganhar dinheiro também, nossa materia prima é comprovadamente de primeira e bem administrado da sim.

  • Silas

    Acho que precisa ser repensado sim, colocar menos jogos, por exemplo, fazer um campeonato paulista com 12 times jogando contra si, e o campeão se da pelos pontos corridos, em paralelo ao paulista fazer um torneio curto, tipo torneio rio-sp, duas chaves com os grandes, os 08 times fazem dois grupos..os dois melhores de cada grupo se enfrentam. num mata-mata ida e volta.

  • Paulo Henrique

    Quando vejo esse tipo de comentário, a primeira coisa que me vem à cabeça é o que seria dos times pequenos se o mesmo deixasse de existir? Os times não conseguiriam sobreviver e o futebol brasileiro ficaria muito carente. Está faltando um pouco de análise nos comentaristas, o futebol brasileiro precisa dos times pequenos, ou todos os craques brasileiros surgiram de times grandes?
    Acho que tudo merece um pouco mais de reflexão. O Juninho Paulista tentou iniciar a carreira em clubes grandes e não conseguiu, foi pra um time pequeno e de lá se destacou, conseguindo assim ir para o São Paulo, mas se não houvesse o time de menor expressão ele nunca teria tido uma chance.

  • DÓRI

    Vitor em São Paulo, também não é muito diferente, veja o retrospecto dos ultimos dez anos 2000 (São Paulo), 2001 (Corinthians), 2002 (Ituano), 2003 (Corinthians), 2004 (São Caetano), 2005 (São Paulo), 2006 (Santos), 2007 (Santos), 2008 (Palmeiras), 2009 (Corinthians), 2010 (Santos) e 2011 (Corinthians e/ou Santos);

    Já foi a epoca dos times do interior fazer frente aos grandes, até porque hoje nos times do interior tem vários jogadores renegados dos grandes que estão emprestado e muitas vezes não podem atuar contra seus ex-times;

    Abaixo os estaduais!!

    Abraços

  • A agenda da discussão sobre o futebol brasileiro inclui:

    1) Primeiro Semestre: debater se estadual é bom ou não, se vale a pena mantê-lo e como.

    2) Segundo Semestre: (primeira parte) debater se devemos ou não adaptar nosso calendário ao europeu;
    (segunda parte) essa ganhou corpo no ano passado: Pontos corridos até o fim ou mata-mata? Tomara a última rodada com estaduais resolva a questão.

    E aí, se resolver a questão, acho que ajudará a fortalecer a percepção de que estadual é muito bacana e, por uma questão cultural e não meramente econômica, deve ser mantido.
    Confesso que não sei os dados econômicos e peço ajuda nesse ponto. Mas acho que, seja lá o que os números mostrem, há muitas variáveis e fórmulas para resolver questões econômicas. Já as culturais são forjadas no tempo da natureza… em eras geológicas. Acho que sabemos bem o valor de uma tradição.

    Viva os estaduais que permitiram que Vovô e Coxa nos deixassem tão alegres nesta temporada.

    E viva meu timão, que teve sua dor bastante amenizada nessa última semana, culminando numa atuação de respeito ontem contra o inspirador Peixe.

  • Os estaduais, como preparação, deveriam ser tonreios de intertemporada. Já passou da hora do brasileirão ser que nem os campeonatos nacionais da europa e da argentina. No modelo atual, os clubes brasileiros chegam na libertadores em inicio de temporada e os concorrentes dos demais paises já estão entrando na forma física ideal. O início dos estaduais deveria coincidir com o início da janela de transferencias para a europa (em julho) e serviria como preparo para o brasileirão, que se iniciaria pouco mais de 2 a 3 meses após.

  • Olá boa tarde,,,,,!

    Tudo no Rio de Janeiro e , Maior do Mundo, ajá visto esse campeonatozinho de mer….a,a onde eles valorizam o campeão ,flamengo ( minusculo mesmo ) quando enfrentou alguém com pouco mais de tarimba,,dançou ,viva o Céara, e o que esperar daquele jogador que foi o maior do Mundo,,,e agora o MAIOR DO MUNDO, jogando aquela bolinha, fez o gol de falta,,,,nossssssssssssssssssssssssa a urubuzada foram aos delirios, meu DEUS, quanta ( s ) pobresa ( s), acham que tem time…..flamenguinho….campeão das dividas,isso simmm…pague

  • David

    estadual não tem peso para comparações com campeonatos nacionais. nem para elevar um time a condição de favorito, nem para considera-lo candidato ao rebaixamento. times que foram mal no estadual já se tornaram campeões ou da copa do brasil ou do brasileiro e vice-versa. na verdade tem que analisar o time em si, o que apresenta dentro de campo. o coritiba que vinha jogando só o paranaense – um campeonato de quinta categoria – está mostrando que tem força para disputar entre os favoritos no brasileiro.

    estadual só é parametro pro resto do ano pra quem não entende de futebol….

  • Marcondes wilmar B. Mendes

    Os estaduais (todos eles são importantes) poderiam trazer de volta as partidas preliminares, com os jogos do campeonato de Juniores (aspirantes), com pontos corridos em turno e returno sendo declarado campeão quem obtivesse mais pontos durante a competição e haveria partidas extras, somente se mais de um clube terminasse com o mesmo número de pontos, como qualquer campeonato (italiano, espanhol etc) mas querem fazer finais, onde o cheiro de armação é maior do que colher umas moedas à mais… sim, Rio e São Paulo poderia ter ascesso/descenso de 04 clubes.
    – Taças regionais (participaçãos dos quatro clubes melhores clasificados, exceto campeão e vice estaduais) com jogos de ida e volta eliminatórios, finalizando com a Taça Brasil entre campeões e vice dos regionais.
    – Copa Brasil com os critérios e nos moldes atuais. (participação doscampeões e vice estaduais)
    Campeonato brasileiro continuaria nos moldes atuais com ascenso e descenso de 06 clubes.
    – Taça Libertadores, nos moldes atuais participantes Campeão da Taça Brasil, caampeão e vice da Copa Brasil Campeão e vice do campeonato Brasileiro
    – Campeonato Sul americano com pontos corridos participação do 3º e 4º do campeonato Brasileiro e da Copa Brasil e, o vice da Taça Brasil.
    Isto com imprensa tendo liberdade para atuar, e não com o monopólio atual da Globo que acaba com a possibilidade de emprego de mais e melhores jornalistas, acabaria com a parcialidade global que tem prejudicado e muito o meu time… Sou flamenguista, mas brincadeira, qualquer estadual colocam meu time já nas finais, a direção, técnico e atletas até acreditam que são os maiores… nós torcedores acreditamos até que estamos no nível do Barça… aí vem o Brasileiro e é um deus nos acuda… se falar em sulamericana, então, é brincadeira…. vemos que nosso time é fraco e está cercado por um monte de incompetentes e aproveitadores… Eita Globo, quando deixarás de ser parcial e deixar que observemos nossos erros para podermos consertá-los?!?

  • Johnson

    Caro Toroni, desculpe-me a franqueza, mais vc deve ser um paulista recalcado. Quando se fala de campeonato paulista enchem a bola, só para gerar uma análise veja as duas últimas edições do Brasileiro os “grandes” paulistas levaram coro até do Botofago, se tratando dos grandes do Rio.

  • Dodô

    modelo europeu.
    lá sao disputados a copa do país, o nacional e a champions ou a UEFA.

    o unico campeonato que presta, e pouco, é o paulista.

  • ps

    Os regionais estão em baixa!
    http://blogchoquerei.blogspot.com/

  • Rafael Bittencourt

    Primeiramente você Não é do Rio ou é?! Flamenguista? Porque Flamengo imbatível? Flamengo imbatível porque Fluminense com muitos problemas internos que afetaram sim seu jogadores, Vasco em pleno momento de restruturamento, mas ainda não bate de frente com os outros 2 times melhores financeiramente, Botafogo meu glorioso. Sua Diretoria Atestou seu Amadorismo. Sem nem um planejamento para o primeiro semestre e a Falta de Rendimento (Seu Financeiro e Baixa) irá provar no Brasileiro que será mais uma equipe. Flamengo mais Sorte e o que desequilibrou seus talentos individuais ex: Thiago Neves, Léo Moura e outros. Mais sua Grande Estrela (Ronaldinho Gaúcho) Não veio de Milão só sua imagem. Até poderia dizer que seria seu clone. Mas voltando ao Flamengo Ganhado de Botafogo, Fluminense e Vasco nos Pênaltis e Sofrendo para ganhar do Boavista no primeiro turno e outros clubes pequenos. Flamengo não foi Superior a e nem outros clubes Grande e sim Eles que tropeçaram em sua próprias pernas. Os times Pequenos são só para fazer números. São verdadeiros Figurantes alguns aparece menos desfocados. Já passou da hora de acabar os campeonatos estaduais (campeonatos envelhecidos sem nem tipos de charme) e estudar a melhor forma de aproveitar o primeiro semestre com a criação de campeonato Nacional englobando times de menor investimento como a copa do Brasil ou Revesando os times com a mesma com um novo tipo de disputa ou a melhor preparação para a Libertadores, para a Copa do Brasil, para o Brasileiro e a Sulamericana assim evitaria o grande numero de jogos e o desgaste dos atletas e as inúmeras contusões nos campos não conservados no Brasil.

  • Peter

    Os estaduais são muito importantes pela rivalidade local, não dá para simplesmente não ter, como alguns sugerem.

    Além disso, não considero o campeonato carioca fraco como dizem. Muitos clubes de menor expressão montam bons times para os estaduais e conseguem ser competitivos. Aí todos dizem: “Como pode o Resende ganhar do Flamengo?” ou “Como pode o Botafogo ficar fora das semi-finais?”. Os times menores contratam e investem, trazem bons jogadores só para o campeonato carioca e conseguem sim ser competitivos apesar de não terem sucesso nas divisões nacionais.

    E o Ceará que se cuide porque se o Flamengo esteve invicto no Carioca é porque fez por onde e é um time muito difícil de ser batido. Ser um time da primeira divisão coloca o Ceará em posição mais favorável do que os menores clubes do Rio, mas não o torna um adversário mais complicado do que o Fluminense, o Vasco ou o Botafogo.

    Que se cuide!

  • valdão josé costa

    na final só dá crássico.

  • Caro Tironi. Gostei do seu texto mas tenho algumas ponderações a fazer. Sobre os Estaduais tenho a mesma opinião, ou seja, já deram o que tinham que dar. Novas fórmulas seriam a solução? Não sei, talvez. Mas existe um fato que contradiz a isto tudo. Se o campeonato carioca não serve pra nada, é ruim para os clubes do Rio, como explicar que os 2 últimos campeões do Brasil são da Cidade Maravilhosa? (Inclusive os dois, um ano antes, lutavam para não cair para a segundona).Um grande abraço.

  • francisco g m oliveira

    LI alguns comentarios alguns realmente interessantes o que fala sobre o interior paulista eu tanbem frequentava o Pacaembu pra ver o meu Timaõ e agora estou no interior as pessoas nda capital naõ tem ideia como os times grandes agitam as pequenas cidades e´comum eu assitir jog os dao Timaõ em um bar de corinthianos e do outro lado o bar dos Palmeirenses tudo numa boa agora todos querem acabar com o Paulistaõ como se isso resolvesse todos os problemas do nossofutebol onde so tem 2 jogadores que realmente decidem o resto saõ 12 times meia boca escale uma seleçaõ tirando 11 jogadores desses times (eu disse onze menos aqueles dois )pra ver oque que ganha naõ ganha de nimguem pobre futebol brasileiro

  • Rodrigo

    Agora me respondam, como é que pode um time ser campeão sem ganhar ???

    O Flamengo não ganhou suas ultimas três pertidas e mesmo assim foi campeão, que formula é essa dessse campeonato.
    Vale lembra que o caixa dágua morreu, e a formula de disputa continua ruim.

  • Alex

    Se você acha realmente isso, como explicar os dois últimos campeões brasileiros serem cariocas? Não seria o campeonato paulista uma enganação????? O Palmeiras, por exemplo, estava nas finais do Paulistinha e tomou uma enfiada de 6×0 do Côxa. E aí?

  • Na minha opinião o campeonato estadual precisa existir sim.
    Antigamente o estadual servia, como trampolim para disputar a Copa do Brasil. O campeão e o vice disputava o torneio, que era interessante esse formula, o torneio era bem disputado e como o numero de times reduzido. O que não pode é uma copa do brasil ser disputada com 64 times ou 72 times. Eu prefiro assistir um Botafogo x America , do que Botafogo X River PI. Com todo respeito ao River. Flamengo X Horizonte, é brincadeira. Realmente o Estadual do Rio é fraco e dos outros estados? Minas só tem a dupla Cruzeiro X Atlético, todo ano sabem qual vai ser a final do Gaúchão, dupla Gre-Nal. O que precisa acontecer no Rio é apenas uma redução de times, assim ia ser mais atraente a disputa do campeonato. Uma forma interessante seria fazer uma seletiva, só pequenos jogariam, classificavam 4 times para jogar com grandes na 1º e 2º turno do estadual no total de 8 times. Formato na Copa do Brasil com 24 times só os campeões de cada estado.
    Um Abraço a todos.

  • Joab

    Alguns comentaram que o calendário tem que ser como o europeu, ACHO que não. O que deveria mudar é a nossa janela de transferência. Entrada no inicio do brasileiro até agosto, não só em agosto.

  • Beto

    Hoje em dia é muito blabla, misturado com mimimi, quando é Barcelona e Real Madrid não tem problema jogar de quarta e sabado, o Corinthians que é meu time não esta jogando quarta e Domingo por incopentecia dele mesmo, que perdeu para o Tolima se o time é grande e quer chegar de todos os campeonatos vai ter jogo de quarta e sabado, tem que parar o chororo se o time jogar de quarta e sabado é o time que teve copetencia de chegar mais longe em suas competições na europa é assim tambem com os times bons.

  • Joab

    Acho que o Estadual pode mudar para mata-mata, se começar com 32 times depois de 4 jogos, semi finais e FINAIS com dois jogos (casa / Fora). Total de 8 jogos. Curto e emocionante – torneio preparatório é isso.

  • vinicius leal

    Esse é o glorioso campeonato carioca, disputado na sua grande maioria por cegos.
    A mesma torcida que estava eufórica no domingo, após vim de uma série de empates contra os grandes, estava de boca aberta quarta feira, por ter perdido para o Ceará, com todo respeito ao Ceará, mas o Ceará disputa meio de tabela no brasileiro, a torcida se sentiu enganada pelo time?? ou será que a torcida é que se deixou enganar?? pois pelo futebol que vinha jogando, eu acredito que quem entende de futebol ja sabia que o fla não tem esse time que muitos inistem em dizer que tem.

  • Valdir

    Pare com isso. Já não chega a imprensa ter empurrado goela abaixo os pontos corridos? Como se fosse a salvação da lavoura? Diga-me o quanto progrediu o futebol brasileiro, depois dos pontos corridos? Sinceramente, eu não percebi progresso algum. Agora querem acabar com os Estaduais.
    O grande cancer do futebol brasileiro atende pelo nome de corrupção. É isso que enfraquece o futebol, é isso que não permite que os pequenos sejam competitivos.
    Parem de desmerecer os Campeonatos Estaduais.

  • Luís Antonio

    Estaduais e COPA DO BRASIL não passam de campeonatinhos de subúrbio, mas antes de tanta tentativa de favorecer os grandes clubes, estes campeonatos eram muito mais disputados e atraentes. Pois dá pra perceber que:
    1 – O carioquinha tem regulamento que nem torneio de várzea tem, dois grupos e se classificar dois melhores de cada, depois semifinal sem o time de melhor campanha ter alguma vantagem. Indiscutivelmente, regulamento de TORNEIOZINHO.
    No mínimo, deveria diminuir o número de participantes, para 12, e pontos corridos EM CADA TURNO. A final seria entre os dois melhores times, COM VANTAGEM PARA O COM MAIOR NÚMERO DE PONTOS. E SE O MESMO TIME GANHASSE OS DOIS TURNOS ERA CAMPEÃO DO CARIOQUINHA.
    2 – A COPA DO BRASIL já foi muito melhor tecnicamente, qdo se classificava os dois melhores times de cada Estado, dessa forma, para disputá-la o TIME TINHA QUER SER QUALICADO E OS TIMES QUE DISPUTAVAM A LIBERTADORES PODIAM DISPUTÁ-LA. Por isso, A COPA DO BRASIL ERA MAIS VALORIZADA, PORQUE PARA DISPUTÁ-LA OS TIMES TINHAM QUE SER OS MELHORES.
    Mas o que acontece hoje, para favorecer times grandes, não há critérios técnicos, e sim enganação, pois RIO, MG, SP, RS sempre colocam todos os seus times grandes, exceto os que disputam a LIBERTADORES.

    É por isso, que campeão de Estadual e da Copa do Brasil já não tem mais tanto valor assim. Tendo uma leve vantagem pra Copinha que garante uma vaga ao capeão na Libertadores.

  • Dico

    Por que os comentaristas se baseiam unica e exclusivamente no resutado das partidas e criticam tanto os técnicos que pregam o futebol de resultado. O Flamengo vem sendo criticado desde o iníco do ano porque vence mas não convence. Pois bem. Contra o Ceará o Fla fez a sua melhor partida no ano. Tocou bem a bola, criou diversas chances…. Mas perdeu! Pronto. O time é mesmo uma porcaria, bem que todo mundo suspeitava….A graçado futebol está ai: a carroça desembestada pode parar o bonde sem freio. Se assim não fosse, não precisava ter jogo…
    Quanto aos estaduais, concordo que estã omuito inchados e que não são lá essas coisas. Por outro lado trazem à tona aquela rivalidade regional tão saudável e importante para o esporte!

  • Paulo Pinho

    Acredito que os estaduais só vão ter valor novamente quando valer classificação para o Brasileiro. Seria um campeonato mais curto e com poucos clubes, com vagas pré-determinadas para cada estado. Assim vamos ter um estadual que classifica para o brasileiro, que classifica para libertadores, que classifica para o mundial. É só botar no papel.
    EX:
    SP-RJ com 04 vagas
    RS-MG-BA-PR-PE-CE-GO COM 02 VAGAS
    SE-PA-RR-DF-MS-MT-SC-PB-AP-AL-AM-RN-TO-RO-AC-MA-PI-ES com 01 vaga
    O Brasileiro seria disputado em duas chaves de 20 clubes no primeiro turno com jogos entre os clubes da mesma chave e no segundo turno com jogos com os clubes da outra chave. Dois turnos de pontos corridos com uma final do campeão do 1º turno contra o campeão do 2º turno.

  • Bruno

    Discordo de sua opinião, pois o Flamengo (ao contrário de anos atrás que se iludia com o título) sabe muito bem de suas limitações e necessidades: zaga, lateral esquerda e ataque. Além disso, o estadual do RJ mascara?! Tudo bem, mas da forma que o texto foi escrito parece que o estadual do Ceará e de Santa Catarina são muitos fortes, né?! O problema de acertar o time com contratações novas é o ridículo calendário brasileiro que só permite contratações do exterior no segundo turno do campeonato brasileiro. Por isso, o brasileirão é tão instável com um líder a cada dia.

  • Mario Feldhaus

    A maioria dos torcedores só dão valor quando o seu time é campeão!

    Ano passado vi em vários sites comentários de flamenguistas dizendo que o “carioquinha” não valia nada!
    O que importava era a Libertadores!!!
    Esse ano estão se vangloriando de ser campeão invicto!

    Então é assim! Se meu time ganha o campeonato é bom, se perde não vale nada!

    Agora querer comparar os jogos do campeonato carioca com os jogos da Copa do Brasil já é brincadeira!

    Sabemos que o Flamengo perdeu depois da ressaca do carioca onde comemorou 3 dias o Titulo (rsrsrsrs)…

    E o Botafogo que todos sabemos porque não seguiu adiante…

    E o Vasco que não foi campeão, esta atropelando na Copa do Brasil, vc não fala?

    E se fosse obrigação dos times cariocas ganharem todos os jogos da Copa do Brasil, seria bem mais comodo fazer uma copa do Rio de Janeiro… Teria graça?
    E a vida continua!

  • Perfeito, Tironi!

    Sinceramente, tá na hora de se fazer um Brasileiro mais longo e tirar os grandes times do Estadual, porque só vale alguma coisa para os times que disputam a Terceira Divisão, portanto é descartável e só serve pra dar prejuízo aos grandes clubes (inclusive com contusões de jogadores com altos salários), além da falsa impressão e o título de campeão, que em nível nacional não significa nada ou alguém acha que o ABC de Natal é melhor que algum clube que não foi campeão no Rio, em SP, no RS ou em MG?

    Fora o fato de que os jogadores brasileiros não descansam, porque termina o Brasileirão e em menos de um mês começa uma temporada vertiginosa, aonde vários clubes podem disputar 4 competições diferente durante o ano.

    Parabéns pelo comentário porque ele traduz o que eu penso há muitos anos.

  • Fernando

    NA BOA, ACHO QUE DEVERIAM FAZER IGUAL O CALENDÁRIO EUROPEU, JUNTAMENTE COM O CALENDARIO DE TRANSFERENCIAS ASSIM O JOGADOR NÃO FICARIA OCIOSO ATE AGOSTO PRA PODER ENTRAR EM CAMPO, E SIM PODERIA JA CHEGAR CHEGANDO E PRONTO, PQ OS EUROPEUS PODEM E NÓS NÃO PODEMOS FALA SÉRIO, COBRAM UM ABSURDO DE DINHEIRO PRA VENDER JOGADOR, TERIA QUE HAVER UM CALENDARIO IGUAL O EUROPEU POREM AKI SERIA COPA DO BRASIL, BRASILEIRO, SULAMERICANA, LIBERTADORES E OS ESTADUAIS SIMPLIFICARIA COLOARIA MENOR A DURAÇÃO ASSIM TUDO FICA LEGAL, JOGADORES NÃO FICAM OCIOSOS, EM FÉRIAS DELES DA PRA DESCANSAR LEGAL E DA PRA FAZER UMA PRÉ- TEMPORADA BOA, É SÓ PENSAR E ANALISAR SEM 2ª INTENÇÕES QUE TUDO MUNDO SAI GANHAM, TORCIDA, CLUBES, JOGADORES SE A CBF FOSSE MAIS ATUANTE SERIA TUDO DIFERENTE POREM GALERA SÓ PENSA NA GRANA E ESQUEÇE Q TODOS SÃO SERES HUMANOS

  • Claudio

    Eu acho que os estaduais, realmente perderam muito em importância, principalmente pela falta de organização do calendário. Seria interessante, repensá-los como uma alternativa para o amadureciemnto de novos jogadores, como um campeonato de aspirantes, podendo ocorrer até de forma paralela ao brasileiro e permitindo aos clubes, o intercambio de jogadores, ao longo da temporada, entre o time principal e o time de aspirantes. Acho também que o campeonato brasileiro por pontos corridos é a melhor forma e não deve mudar. É mais justa apesar de toda a polêmica de entrega de jogos. Acredito ainda, que deveríamos mudar o nosso calendário e ajustá-lo ao europeu, pois fazendo isto, estaríamos no mesmo estágio de preparação física dos nossos concorrentes sulamericanos quando estivéssemos disputando a libertadores, por exemplo.

  • Marcus

    Novamente você confunde as coisas Tironi. Concordo com você quando usa seu argumento para o Flamengo, realmente constata-se que o campeonato é fraco quando o campeão invicto perde em casa para o Ceará. Mas colocar o Borafogo no mesmo balaio foi besteira. No caso do Fogão é pq o time é muito ruim mesmo. O time era do mesmo nível pra baixo em relação ao Avaí. Dos 12 grandes é o pior… tranquilamente…

    A respeito dos estaduais acho que ele é tão presente que não penso em como seria sem ele. Não vejo como na Europa com um Campeonato Nacional de 1 ano… Acabou, deu 1 mês e começou de novo… que graça, fora que os estaduais são importantes pra revelar garotos pros grandes e pro futebol de uma maneira geral… Aqui em SP temos a vantagem de os nossos pequenos serem mais bem estruturados do que o de vocês, então aqui a questão é mudar a fórmula…

    O que você sugere volta dos regionais? Copiar a Europa? Abs

  • Brazopolitano

    Se a recíproca é verdadeira, todos estaduais deveriam acabar, agora que ganhar estadual é muito bom é, falar o contrario é hipocrisia dos “entendidos”, sou a favor dos estaduais sim, gosto de assistir os jogos principalmente contra os maiores rivais, não sou do Rio de Janeiro mas que o Estadual mais charmoso é o Carioca ninguém conscientemente duvida e o mais chato é o Paulista e o brasil inteiro sabe disso.

  • Bruno Romanelli

    Nossa, teve um cara que disse que os cariocas nunca venceram um Rio-SP, ele só pode estar de brincadeira, inclusive nas últimas edições, Vasco e Botafogo foram campeões. Quanto aos Estaduais, acho que deveriam acabar sim, deveriam virar campeonatos eliminatórios para a primeira divisão de acesso ao Brasileiro, sei lá, divisão E por exemplo e ai por diante. Só teriamos que rever os critérios de classificação para a Copa do Brasil, pois ela é sensacional, justamente por trazer surpresas trazidas por pequenos contra times grandes. Grande abraço.

  • A RIVALIDADE DO CAMPEONATO CARIOCA É MUITO IMPORTANTE E O TORCEDOR GOSTA PENA QUE APOS A ENTRADA DESTES CLUBES DO INTERIOR MUITOS DE EMPRESARIOS DIMINUIU A SUA IMPORTANCIA QUE VOLTE PORTUGUESA C.GRANDE BONSUCESSO OLARIA S.CRISTOVÃO BANGU E COM JOGO EM SEUS ESTADIOS COM PEQUENAS OBRAS E JUNTOS COM AMERICA FLAMENGO FLUMINENSE VASCO E CLARO O BOTAFOGO E FARIA UM CAMPEONATO COM EQUIPES DO INTERIOR

  • Cara que mentalidade pequena essa sua! Vc realmente conhece os estaduais??
    Pra não dizer que discordo de tudo que vc falou, admito que 16 no Rio é um número excessivo 12 no máximo, mais saiba vc que o carioca e acho que nos outros estados também há muito mais prazer com o seu estadual do que o tal brasileirão chato, extenso, uma procissão sem fim com entregação e tudo mais.
    Pro torcedor e muito mais legal vc sacanear o teu vizinho, o porteiro o amigo no dia dia, ou então ter que ouvir quando teu time perde pra um pequeno, enquanto no brasileiro, tá ganhei do Ceará, ganhei do Palmeiras e daí!!!
    Agora Tironi, leitores e comentaristas elitistas entendam de uma vez por todas os estaduais são adorados por cariocas, paulistas, mineiros, nordestinos, etc.., o que falta é organização de datas e principalmente a diminuição desse CHATÉRRRIMO campeonato brasileiro (8 meses) uma procissão interminável, com arbitragens suspeitíssimas, entregação e favorecimento explícito a Flamengo e Corinthians por parte da poderosa dona do campeonato (Globo). Esse sim deveria ser diminuído, e feito nos moldes do melhor campeonato do mundo A CHAMPIONS que vcs comentaristas também adoram. Já pensaram em uma Champions 8 meses com turno e returno e sem mata mata?
    Então amigo, Estaduais sim e mais enxutos, Copa do Brasil com todos os times inclusive da libertadores, Campeonato brasileiro com mata mata e final, Rio São Paulo sim, excursões européias como era no passado jogando com os grandes da europa. É só organizar um calendário decentemente, sem vender a alma pra televisão que dá.

  • walter

    O CARIOCA COM 16 CLUBES E SUICIDIO,NAO TEM A MINIMA CONDIÇAO TECNICA PARA CONTINUAR COMO ESTA,E UM CAMPEONATO QUE JA TEVE SEU CHARME HJ EM DIA NINGUEM DA MAS IMPORTANCIA PARA O ESTADUAL E O FLA VAI COLECIONANDO TITULO AQUI DESDE A ARBITRAGEN MUITO TENDENCIOSA AOS GRANDES AOS PESSIMOS ESTADIO TUDO E RUIM NADA FUNCIONA,GRAMDOS HORROROSOS NADA FUNCIONA SE QUEREM CONTINUAR COM O ESTADUAL AQUI NO RIO,TEM QUE TER NA MAXIMO 12 CLUBES O IDEAL SERIA 10,AI O NIVEL PODERIA MELHORAR

  • Futebol é assim, acho que não tem nada a ver fazer comentários por que o Flamengo perdeu um jogo para o Ceará…

    se for assim o que falar do “super” Cruzeiro que foi eliminado da libertadores ou do Inter e Grêmio…

    Do Corinthians, Palmeiras, etc.

    Futebol não é assim “time A é melhor que time B, logo time A vai ganhar” isso é lógica, não futebol…

  • Charles

    Dirigentes incapazes , que só querem levar vantagem……….montam times fracos , assinam documentos sem ler.
    Aceitam qualquer coisa por um boné cheio de moedas , pouco se importam com o preço do ingresso e com a torcida.

    Ai vc vem e diz que a culpa é dos estaduais?

    Tá bom!!!

    Quem te boca fala o que quer.

  • Gustavo

    Acho que o estadual vale para revelar valores.

  • concordo com jose alberto.
    a favor dos estaduais mas, no caso dos grandes clubes exclusivamente com time (B). e no segundo simestre seriam disputado estadul de juniors e nacional de serie (B), (C). e(D), e os atletas dos times (B) que se destacassem seriam reforso para os grandes na serie (A) os demais voltariam para os juniors ou emprestados para as serie (B) ou (C) conforme o caso de cada um.

  • Urubulino

    Se o futebol brasileiro fosse deficitário já teriam mudado a fórmula.
    Nínguém está ligando para torcida, bando de trouxas

  • Thiago Derfel

    Urubu Rei; deixe de falar bobagens. A média de público do São Paulo esse ano é bem maior que desse seu time de torcida comprada… Isso mesmo torcida comprada! E mais, esses estaduais são lixos arcaicos. O mundo evolui só essa merda de Brasil que regride, regride para dar suporte a times de moda como seu time e o Corinthians, que são times comuns como todos os outros do Brasil (incluindo o São Paulo) e dependentes do marketing da rede globo.

    O nível do futebol brasileiro é decadente, enganador. E engana mesmo as pessoas como vc.

  • Suds

    Os estaduais servem para que o futebol Brasileiro não fique como o Europeu, com 5 clubes favoritos ao titulo (qdo muito) e o resto somente como coadjuvante. Os estaduais além de preparar, dão a chance a clubes pequenos, que representam suas cidades e de mostrar talentos que vão parar na série A mtas vezes. Por isso o Brasil é tão rico de jogadores talentosos e todo ano surge uma revelação… graças aos estaduais surgiram: Ronaldo, Adriano, Zico, Falcão, Toninho Cerezo, Serginho Chulapa, Careca, Rivaldo… todos começaram em times pequenos ou foram lançados nos estaduais…

    PS:Dizer que os regionais so quem ganha é a maior bobagem que eu já li… Botafogo é tetra campeão desse torneio! O último campeão foi o São Paulo em cima do próprio Botafogo qdo Kaká arrebentou com o campeonato!

  • herrera

    Os estaduais são lixo. O paulista arrebentou com o Santos, lesões pelo excesso de partidas decisivas como as do Ganso, Aroucoa, Elano, Léo, Maikon Leite e Diogo (se bem que esse não é desfalque) tem em seu bojo esse trágico e decadente estadual, um monte de partidas que de nada valem (19) e a hora que vale algo, parelha-se com os campeonatos importantes. Se quer ter os tais dos estaduais, aqui em São paulo, por que que se não se faz dois ou quatro grupos, classificando 1 ou dois times de cada chave, para as partidas deisivas? isso faria que caísse em, pelo menos, pela metade o tempo gasto com esse lixo e sobraria mais tempo para pré-temporada e não teria essa extenuação com times importantes. O estadual, aqui em São Paulo, só é bom para o Curintinha, que adora ganhar títulos sem expressão, pois está em sua essência à mediocridade inerente aos em história.

  • letal

    Por causa das festas pré e pós-jogos da conquista do Carioca, simples assim. Na quarta a gente conversa. Lembre-se q o Bangu enfiou o cacete na Portuguesinha. Vc é péssimo.

  • Flurucava

    Como já comentei antes: alguém já ouviu falar em Campeonato de Milão? Ou Romano? Ou de Madrid? da Catalunha, de Dortmund, de Munique, etc, etc, etc. Por isso, os campeonatos são muito mais valorizados. Olha na Inglaterra, por exemplo, quantas Ligas existem antes da Premier. E são todos amadores exceto, claro, a Premier. Agora, para fazer este tipo de coisa no Brasil, teríamos que ter uma nova política que não tivesse nada a ver com CBF nem Clube dos 13. CBF cuidaria apenas da seleção brasileira e clube dos 13 acabaria, pois considero apenas uma máfia em favor de alguns interesses. Quanto ao fato de desclassificação dos brasileiros na libertadores, nada mais foi do que sapato alto, excesso de orgulho e menosprezo pelo futebol. O Internacional já passou por isso no Mundial, não se pode menosprezar adversários, independente de onde ou qual divisão venham. Que o digam Flamengo e Palmeiras. Se não tiverem humildade e apresentarem futebol de verdade, vão cair nesta fase da copa do brasil com certeza. Está ficando parelho o futebol? Sim. E acho que nós brasileiros deveríamos rever a forma de disputa dos campeonatos. Devemos PROFISSIONALIZAR quem organiza os campeonatos brasileiros e dar fim aos estaduais. Instituições centenárias talvez caiam e deixem de existir, mas não se faz um omelete sem quebrar os ovos. STS.

  • Ednaldo Ribeiro Santos

    Sem contar que a preparação para o BRASILEIRO ESTÁ COMPLETAMENTE ERRADA. VEJA O SANTOS POR EXEMPLO, VAI SAIR AGORA NO JANELA, NEYMAR, GANSO E ZÉ LOWE, e i? o que fica serve pra que? O BOTAFOGO É OUTRO QUE ESTÁ PERDIDO ESTÃO TREINANDO AH 19 DIAS E NADA, VÃO TREINAR MAIS 12 DIAS, E NADA SERÁ RESOLVIDO POR QUE OS REFORÇOS SÓ VEM NA SEMANA DA ESTRÉIA NO MÍNIMO, QUANDO ENTRAREM EM CAMPO O TIME JÁ ESTARA NA ZONA DE REBAIXAMENTO, E OS REFORÇOS JOGARAM SOBRE UMA FORTE PRESSÃO DA TORCIDA, AI NÃO É CORTINA, É FOGO MESMO

  • William

    É um mais um Bambi querendo diminuir o Paulistão só porque foi eliminado!
    chororo e mimimi!

  • Jefferson kishibe

    Sou um grande opositor seu, mais preciso começar a levantar bandeira, senão irão acabar com o futebol brasileiro, que diga se de passagem não tá com essa bola toda faz tempo..!!!
    e se o povo não começar a se ligar, o futebol brasileiro cai pra segunda divisão do futebol mundial…
    eu nasci e fui criado em São Paulo, vivi sempre no Pacaembu assistindo meu Timão..!!
    a um tempo mudei para o interior de são paulo, em Presidente Prudente, e fiquei um tempo em Marília na fase da Série A.
    e digo, é OBRIGATÓRIO a permanência dos estaduais, talvez os estádios não ficam lotados pelo preço do ingresso, que é caro pelos padrões do interior, mais mexe muito com a cidade, as crianças ficam entusiasmadas!!! e ai que está o perigo, com o final dos estaduais, as crianças não irão querer mais ser jogador de futebol, e com isso o futebol brasileiro vai acabar, só irão existir 4 times por estado pra lançar jogadores, então esqueçam os anos 70 e 80 com jogadores sendo formados por Guarani, Ponte preta, Juventos, Novorizontino, XV, Ituano(falei só times de São Paulo, por eu ser Paulistano.)
    deixaremos 2 terços dos time formadores fora do futebol, ai pode escrever, em 2 gerações o futebol brasileiro acaba!!! graças as pessoas que desejaram o fim dos Estaduais…
    se o calendário do futebol brasileiro é uma bagunça, culpe a CBF, não os tão agora falidos estaduais, que começaram a ser destruídos no começo do milênio e com isso o fim do futebol Brasileiro.
    Mas tudo bem, por que voce Tirone, como todo bom brasileiro, não sabe pensar a longo Prazo. e se seu neto perguntar se voce viu o Brasil ser Campeão Mundial, voce vai responder que sim, e ter lembranças do futebol que voces querem acabar..!!
    Continuem assim…..

  • Belgrin

    Não sou favorável a extinção dos estaduais, mas a diminuição de datas é extremamente necessária.
    O estadual do Rio, com 16 clubes, sendo os 4 grandes só serve pra gerar crises e desvirtuar foco de competições mais importantes (e mais rentosas, de maior visibilidade, maior expressão).

    Baixar de 16 pra 12 times seria o melhor. (2 grupos de 6 e fórmula igual. Proporcionalmente mais clássico – mesmo n° em menos jogos – e TODOS importantes, pois dificilmente um já estará classificado).

    Isso diminuiria a quantidade de jogos, diminuindo lesões, dando mais tempo para treino para as finais, ou para jogos importantes de outras competições. Isso aumentaria a imprevisibilidade tb, já que times menores que começam a se estruturar antes, tendem a começar melhor, o que faria com que o tiro curto, fosse mais curto ainda e mais imprevisível. Ou o time se dedica e vai as semi, ou perde 2 e já roda de cara…

    Acho que os regionais são caça-níqueis. A rivalidade entre paulistas e cariocas já existe no brasileiro e acho que está muito bom. E se pensar assim, clubes de menor expressão (americano, américa, macaé, voltaço, duque e outros) acabariam sumindo.

    Acho a fórula do estadual do Rio a melhor, mas acho inchado demais.

  • Tri-hexa

    Ai Urubuzinho, golaço contra, mas ao menos ganhamos, não levamos uma sova em casa como o seu flazinho, o futebol carioca é motivo de piada, e o Tricolor só não disputou a Copa do Brasil nos últimos anos porque estavamos na Libertadores, só para lembrá-lo, Saudações Tricolores.

  • gerson

    É IMPRESSIONANTE COMO ESTE CARA NÃO ENTENDE NADA DE FUTEBOL. A PORTUGUESA É TIME DE SERIE B E FOI ELEIMINADO NA COPA DO BRASIL PELO BANGU QUE QUASE FOI REBAIXADO NO CAIOCA E A PORTUGUESA ESTE ENTRE OS OITO PAULISTA, MAS ISSO É FUTEBOL NEH, AGORA TEM UMS VASCAINOS MORRENDO DE INVEJA. DA-LHE FLAMENGO

  • jcarruti rey

    Talvez a melhor solução seja os campeonatos regionais.Sul,Sudeste,Centro Oeste Norte e Nordeste.Talvez por ai façamos uma boa intertemporada e preparação dos elencos.Mas o melhor mesmo é terminar os estaduais e melhorar a COPA do Brasil.

  • Ric

    Voltar a disputar Copa Rio-São Paulo é vergonhoso para o Rio.

    Se não me engano os Paulistas ganharam TODAS as edições desse tipo de campeonato.
    Talvez foi por isso que pararam.

  • Os estaduais tem o seu charme. Acho que os estaduais devem continuar, porém com menos times. Campeonatos que durem no máximo 3 meses. Com jogos decisivos. Capeonatos curtos iguais ao antigo Torneio Rio-São Paulo antigamente.

  • nilo Olmedo

    Campeonato Carioca com 16 clubes, Paulista com 20, Paranaense com 12 mas com turno e returno RIDICULOS. Houve jogos aqui no Paraná com menos de 200 (DUZENTOS) PAGANTES. Isso é PROFISSIONALISMO ??????

  • nilo Olmedo

    O Comentario do EDISON propondo que os estaduais fossem uma especia de serie C do Campeonato Brasileiro, para acesso à SERIE B, é PERFEITO

  • Fabio

    André, se não me engano Macaé e Madureira estão na série C do Brasileiro e o Boavista na Série D.

  • Vanderson

    Bom, acredito eu que um estadual no molde do paulista é sim, importante, pois como temos no Rio e São Paulo quatro clubes de massa, e em são paulo se classificam oito clubes para as quartas de final, sobram quatro vagas para os clubes de médio e pequeno porte, em um campeonato que dá vaga para a copa do brasil, tentarem alcançar uma final de estadual, e consequentemente maior visibilidade. Podemos observar a diferença nos clubes “pequenos” paulistas e cariocas, quando volta e meia temos três pequenos paulistas na séria A do Brasileirão, e enquanto o maximo que conseguimos no Rio, é o Duque na serie B e o Macaé na Serie C

  • Urubu Rei

    O São Paulo penou para vencer o Avaí (só venceu com um golaço contra); o Cruzeiro, apontado como o melhor brasileiro na Libertadores, foi eliminado na oitavas; o Fluminen-C, campeão brasileiro 2010, também foi eliminado… por um time paraguaio…
    O Fla perdeu, mas ainda tem chance de reverter o resultado ruim do Engenhão. Se vc acompanhou mesmo o Crioca, não pode dizer que o Boavista, por exemplo, tem um time ruim. Tem jogadores que, individualmente, não se comparam aos jogadores de Fla, Flu, Vasco e Botafogo, mas como equipe, conjunto, jogam bem, entrosados, encaixados. O Estadual do Rio, realmente, não serve de parâmetro para o Brasileiro, mas serve,sim, para entrosar, testar, dar ritmo aos elencos dos quatro grandes. O Flamengo jogou contra o Campeão Brasileiro (Flu), contra o competitivo Botafogo, contra o Vasco de Dedé (zagueiro que vem jogando cada vez melhor) e Diego Souza (já foi eleito o melhor do Brasilerão). Além disso, são mais três taças para a nossa GIGANTESCA E ABARROTADA sala de troféus. Mas sempre q o Fla vence, o título é desmerecido pelos recalcados de plantão… A torcidinha do São Paulo (torcida que só existe e apóia quando o time está em final), que sempre menosprezou a Copa do Brasil, está eufórica com a possibilidade de o time de Bambis conquistar o título, que garante uma vaga na Liberta do ano que vem…

  • DÓRI

    Também defendo esta tese, ou seja, nos dias de hoje os estaduais não agregam nada aos clubes e torcedores, seria muito mais interessantes termos as copas (Rio-São Paulo), (Sul – Minas) e (Norte e Nordeste), com os campeões e melhor 2º colocado em indice técnico, dando direito a um quadrangular, que valesse um vaga para libertadores, pois só assim os clubes dariam importância aos torneios!! Quanto aos times pequenos, também poderia-se criar um sistemática classificatória para os Torneios regionais, para ser tipo um efeito escadinha

  • ps
  • Sergio

    Fim dos estaduais para os grandes.
    Brasileirão com series A, B, C, D, E……..
    18 times cada serie.
    Inicio em agosto e fim em maio como o calendario europeu (vamos cair na real).
    Jogos só nos fins de semana.
    Valorizar mais Copa do Brasil, Sulamericana e Libertadores.
    Mais espetaculos e menos peladas!!!!!

  • Andre

    Estaduais servem para estimular uma rivalidade estadual que deveria ser alimentada apenas nas competições nacionais. Tirando os 4 grandes, e o Duque que está na segundona, os demais não estão nem na série D do Brasileiro. São menos que semi-amadores, e colocamos competições como Libertadores e Copa do Brasil no mesmo grau de importância. Por mim, deveriam deixar de existir URGENTE,ou melhor, deveria ser tratada como uma série D ou E do Brasileiro, divisão estadual, porta de entrada para clubes pequenos. Quer jogar contra Flu, Fla, VAsco e Botafogo? Vá pra primeira divisão!

  • Jefferson

    Na minha opinião eles tinham que voltar com o Rio-São Paulo,iriam ter mais jogos emocionantes e lucros nos públicos….por favor dirigentes acabem com esses estaduais enganosos para o torcedor.

  • José Alberto Pavinato

    Concordo plenamente com sua opinião. Vale, também, para o estadual de São Paulo. Acredito que
    os grandes clubes deveriam disputar os regionais com a equipe sub-20 + atletas voltando de lesão + atletas subaproveitados. Daria tempo para os jogadores da equipe principal fazerem pré-
    temporada descente e excursionar ao exterior, ou, fazer preparação como fazem os clubes argentinos, com os torneios de verão.

  • Edison

    na minha humilde opinião, acho que os estaduais deveriam virar uma espécie de ‘série C’ do campeonato brasileiro, servindo de acesso para a Série B do campeonato nacional.

MaisRecentes

A lição de Carille e o que vem por aí



Continue Lendo

Em onze dias, o Brasileiro mudou



Continue Lendo

‘Doping’ estimula jogadores do São Paulo



Continue Lendo